Resolver o Simulado Professor - Ensino Infantil

0 / 50

Libras

1

Alguns sinais em Libras iniciam sua produção com a letra do alfabeto manual equivalente à letra inicial da própria palavra em português.
Assinale a alternativa com a dupla em que ambas apresentam um exemplo nestes termos.

  • A Escola e professor
  • B Desculpa e erro
  • C Pizza e briga
  • D Professor e reunião
  • E Feliz e triste
2

Em termos linguísticos há uma característica que foi observada na Libras que se refere aos classificadores.
Assinale a alternativa que traz a definição de classificador gramatical.

  • A É uma forma que existe em número restrito em uma língua e estabelece um tipo de concordância.
  • B É uma forma que existe somente em línguas de sinais e estabelece uma relação temporal.
  • C Atua como componente opcional, e sua constituição é convencionada, sem remeter a qualquer aspecto icônico.
  • D Classificadores são como advérbios, e todos têm uma motivação arbitrária.
  • E Funcionam para determinar o contexto da oração, sem qualquer tipo de descrição tipológica.
3

O sinal em Libras ilustrado ao lado  refere-se ao sentido em português de:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Bode.
  • B Elefante.
  • C Mosca.
  • D Caracol.
  • E Barata.
4

Podemos realizar uma série de sinais em Libras usando a configuração de mão (CM) em “U”.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo com esta CM.

  • A Uva
  • B Nome
  • C Lápis
  • D Urso
  • E Casa
5

Assinale a alternativa que apresenta dois verbos em Libras que são realizados com o uso das duas mãos simultaneamente.

  • A Comprar/desculpar
  • B Desculpar/emprestar
  • C Esperar/estudar
  • D Escolher/caminhar
  • E Esquecer/brincar
6

Observe a ilustração com sinais em Libras abaixo:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Assinale a alternativa que traduz para o português os dois verbos, da esquerda para a direita, e que estão respectivamente inseridos no contexto de uma das frases.

  • A Eu perdi todas as anotações, e decidi reescrever outro texto.
  • B Eu apaguei durante o filme e resolvi assistir novamente.
  • C Eu baguncei minhas ideias e optei por não refazer o cálculo.
  • D Eu arrumei meu cabelo e depois pincei minha barba.
  • E Eu esqueci das leituras indicadas, mas escolhi um livro muito especial.
7

No tocante ao histórico das línguas de sinais, observamos na literatura uma oscilação entre métodos e abordagens. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto. 
(  ) Os surdos sempre receberam instrução via língua de sinais no Brasil, apenas as abordagens educacionais se distinguiam.
(  ) Hoje reconhece-se que a comunicação total foi o melhor método de educação para surdos, pois os surdos precisam falar a língua portuguesa para viverem melhor.
( ) A Libras é uma língua rica, com inúmeras características observadas também nas línguas orais, e seu estatuto linguístico foi reconhecido na década de 60.
( ) As famílias ouvintes de crianças surdas são todas bem esclarecidas quanto à surdez, a língua de sinais e as características culturais da comunidade surda.
(  ) O intérprete de Libras é uma grande conquista para a formação do surdo, mas ainda há muitas confusões em relação ao seu papel profissional e às formas de atuação nas escolas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • F • V • V • V
  • B V • F • F • F • V
  • C F • F • F • F • V
  • D F • F • V • F • V
  • E F • V • V • F • F
8

Em Libras, na descrição gramatical “configuração da mão em ‘S’ e orientação da mão para dentro e movimento simétrico para dentro e para fora”, temos em português o sentido de:

  • A Educação física.
  • B Educação artística.
  • C Geografia.
  • D Química.
  • E Geometria.
9

Observe os três sinais em Libras retirados de Capovilla & Raphael:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que traduz o campo semântico dos sinais em questão.

  • A Animais
  • B Alimentos
  • C Decoração
  • D Aviação
  • E Matemática
10

Leia a soletração manual abaixo:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Assinale a alternativa que corresponde ao sentido em português.

  • A Tato
  • B Mata
  • C Fado
  • D Lapa
  • E Faca

Ciências

11

De acordo com Isaac Newton, na Segunda Lei Fundamental da Mecânica podem ser feitas previsões a respeito dos movimentos dos corpos, pois qualquer alteração de velocidade de uma partícula é atribuída, sempre a um agente denominado Força.

Dessa forma, o que produz mudanças na velocidade são forças que agem sobre a partícula. Sobre esse assunto, marque a alternativa CORRETA.

  • A Todo objeto sobre a superfície da Terra fica sujeito a forças, portanto aqueles que estão em repouso têm uma força resultante nula agindo sobre eles.
  • B A força atribuída à 2° Lei de Newton é representada exclusivamente por uma única força e jamais pode ser resultado da soma de um conjunto de forças.
  • C Quanto menor a massa de um corpo, menor será sua variação de velocidade.
  • D As forças são necessárias apenas para colocar-se um objeto em movimento, mas não são necessárias para trazê-los ao estado de repouso.
12

No estudo de Ciências a importância dos alunos tem seu papel, uma vez que como sujeitos, os mesmos estão inseridos no meio natural (âmbito científico), no meio artificialmente construído (âmbito tecnológico) e no meio social (âmbito social) o que desse modo podem ter condições de avaliar e participar das decisões que interferem no seu próprio contexto. O pensamento das Ciências em uma perspectiva cidadã é pensar além dos conhecimentos isolados, sendo necessário articular esses conhecimentos aos aspectos da inter-relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Sendo que essa inter-relação é a base que constitui a CTS defendida por muitos pesquisadores da área de Ciências.


Dessa forma, alguns objetivos estão correlacionados ao CTS, EXCETO: 

  • A Formar cidadãos científica e tecnologicamente alfabetizados para que sejam capazes de tomar decisões.
  • B Desenvolver o pensamento crítico e a dependência intelectual dos alunos.
  • C Discutir as implicações sociais e éticas relacionadas ao uso da Ciência-Tecnologia (CT).
  • D Desenvolver a capacidade e o interesse dos estudantes em relacionar a Ciência com os aspectos tecnológicos e sociais.
13

Dentre os elementos que compõem os gases atmosféricos, podemos citar o _______________ que apresenta as seguintes características:
1.Abundância: é o 3º gás atmosférico mais abundante, representando 0,94% da composição da atmosfera, é proveniente do decaimento radioativo do potássio-40 e pode ser obtido comercialmente pela destilação do ar líquido.

2.Propriedades: Devido a sua alta estabilidade química, possui uma vasta aplicação no que se refere à conservação de materiais oxidáveis, sendo utilizado, por exemplo, na conservação de obras artísticas em museus.

3.Usos: é utilizado como gás de preenchimento dos tubos de lâmpadas fluorescentes, garantindo uma atmosfera inerte no interior da lâmpada. 
Fonte: Santos, Alda Ernestina dos. Tabela periódica: curiosidades que você precisa saber sobre os elementos químicos: Instituto Federal de Minas Gerais, 2021.

Complete a lacuna com o elemento atmosférico e marque a opção CORRETA:

  • A Oxigênio
  • B Selênio
  • C Nitrogênio
  • D Argônio
14

As substâncias químicas são formadas por unidades químicas iguais, por isso apresentando propriedades físicas e químicas próprias. Dessa forma, estão entre essas propriedades o ponto de fusão, o ponto de ebulição, a densidade, o fato de ser inflamável ou não, a cor, o odor etc. Abaixo está um exemplo prático:

Um grupo de cientistas extraiu uma substância química de determinado ambiente, os mesmos estavam em dúvida se aquela seria uma nova substância química ainda não descrita ou se já era uma substância conhecida.

Como os cientistas farão para avaliar se aquela é uma nova substância ou alguma que já foi descrita? Marque a alternativa CORRETA.

  • A Duas substâncias diferentes apresentaram todas as características diferentes e jamais nenhuma delas será igual, pois se assim o for já podem ser consideradas a mesma substância.
  • B Duas substâncias diferentes podem, eventualmente, possuir uma ou duas propriedades iguais, mas nunca todas elas, portanto os cientistas devem primeiramente determinar as suas propriedades, se elas coincidirem totalmente com as de alguma substância já conhecida, então não se tratará de uma nova substância.
  • C Duas substâncias iguais mas em estados físicos diferentes apresentaram características diferentes, assim, portanto se não houver substância conhecida com essas propriedades, então realmente terá sido descoberta uma nova substância.
  • D Duas substâncias iguais avaliadas pelos cientistas em função exclusivamente de uma característica escolhida por eles, por exemplo, o ponto de fusão que é a característica mais marcante dentre as demais, se esta for igual para as duas substâncias os cientistas já podem considerar que é a mesma substância já descrita.
15
Analise as afirmativas a seguir:

I. Segundo a Lei de Lenz, qualquer corrente induzida tem um sentido tal que o campo magnético que ela gera se opõe à variação do fluxo magnético que a produziu.

II. A Lei de Lenz permite determinar o sentido de uma corrente elétrica induzida, pois, de acordo com essa lei, o sentido da corrente elétrica induzida é tal que, por seus efeitos, opõe-se à causa que lhe deu origem.

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
16
Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA: 
  • A O acesso às informações sobre o processo pedagógico da escola dos filhos é uma informação sigilosa e, portanto, até mesmo os pais ou responsáveis são impedidos de conhecêlas.
  • B O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe as crianças de contestar os critérios avaliativos utilizados na instituição de ensino que frequenta, exceto quando tenham obtido um desempenho médio anual superior a 5 (cinco).
  • C O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que toda criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores, o que contribui para a constituição de um ambiente escolar saudável.
  • D Nenhuma criança pode viajar para fora da comarca onde reside sem estar acompanhada por ambos os pais e portando uma autorização formal e com firma reconhecida de, pelo menos, um representante da instituição escolar que frequenta.
17
Analise as afirmativas a seguir:

I. Um eletroímã consiste uma bobina enrolada em torno de um núcleo de material ferromagnético de alta permeabilidade para concentrar o campo magnético.

II. Os ímãs artificiais são aqueles que adquirem propriedade magnética pela ação de um ímã natural ou pelo efeito magnético da eletricidade.

Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
18

A estratégia de ensino por investigação centra seu foco no aluno, proporcionando o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de resolver problemas. O papel do professor nas atividades de ensino por investigação é muito importante, sendo que as atitudes do professor dentro da sala de aula diferem da forma como um professor tradicional trabalha.


É correto afirmar que a atitude do professor dentro da sala de aula, que não se baseia no ensino por investigação, objetiva

  • A estimular a autonomia do aluno.
  • B encorajar a interação professor-aluno.
  • C incentivar a cooperação entre os alunos.
  • D evitar que os alunos cometam erros durante o processo de aprendizagem.
19

No nosso dia a dia estamos o tempo todo fazendo uso ou mesmo preparando soluções. Soluções são preparadas com um solvente e um soluto e, quando o solvente é a água, chamamos de solvente aquoso.


A sequência que apresenta corretamente os exemplos de soluções presentes no nosso cotidiano está indicada em

  • A água e óleo / sal e água.
  • B suco de laranja / água e gelo.
  • C refrigerante / café com leite.
  • D água mineral / água e gelo.
20
Analise as afirmativas a seguir:

I. De um modo geral, pode-se considerar que os oceanos possuem uma baixa taxa de fotossíntese e poucos nutrientes em suspensão, principalmente em áreas distantes da costa. Entretanto, há regiões onde as correntes marinhas realizam um movimento do fundo em direção à superfície, proporcionando uma alta disponibilidade de nutrientes.
II. O termo “ecossistema” refere-se ao conjunto de relações entre os organismos de uma mesma espécie e seu meio físico, apenas. Assim, no contexto escolar, compreender o conceito de ecossistema permite ao educando entender que todo corpo morre após atingir o ápice do seu metabolismo.

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

História e Geografia de Estados e Municípios

21
A crise da economia da borracha, na década de 1920, foi uma das razões de um movimento tenentista que se desenrolou no Amazonas em 1924. A crise política dos oligarcas, no âmbito das oscilações de preços da borracha no mercado internacional, a crise da segurança alimentar e a expansão do tenentismo em escala nacional ajudaram a promover a rebelião dos militares (SILVA; MONTEIRO, 2020). Assinale a alternativa correspondente ao movimento tenentista ocorrido no Amazonas em 1924.
  • A Revolta da Chibata
  • B Revolta Armada
  • C Comuna de Manaus
  • D Revolta do Amazonas
22
Localizada à margem ______, Manaus teve origem em um pequeno arraial formado em torno da ______, criada para guarnecer a região de possíveis investidas dos inimigos, em 1669. Durante 114 anos, o forte manteve suas atividades de defesa da região (adaptado de AMAZONAS, 2022).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A esquerda do rio Negro / Fortaleza de São José do Rio Negro
  • B direita do rio Negro / Forte de São Marcelo
  • C esquerda do rio Madeira / Real Forte Príncipe da Beira
  • D direita do rio Madeira / Forte São Marcelo
23
O Brasil é um país de dimensões continentais, composto por vinte e seis estados e um distrito federal, e abrange uma área aproximada de 8.500.000 km². Em relação à extensão do estado do Amazonas no contexto brasileiro, assinale a alternativa correta.
  • A É o segundo maior estado do Brasil em extensão territorial, com mais de 2.000.000 km²
  • B É o maior estado do Brasil em extensão territorial, com mais de 1.500.000 km²
  • C É o maior estado do Brasil em extensão territorial, com mais de 3.500.000 km²
  • D É o segundo maior estado do Brasil em extensão territorial, com menos de 4.000.000 km²
24
O estado do Amazonas é cortado pelo (a) ______, sendo assim, parte de seu território está localizado do hemisfério Norte, e parte no hemisfério Sul. As características climáticas predominantes no estado são típicas do clima ______.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A Linha do Equador / Equatorial
  • B Trópico de Câncer / Tropical
  • C Trópico de Capricórnio / Subtropical
  • D Meridiano de Greenwich / Amazônico
25
“O Bioma Amazônico chega ocupar uma área de 4.196.943 Km², que corresponde mais de 40% do território nacional e é constituída principalmente por uma floresta tropical” (IBF 2022). No que se refere à extensão, composição e à conservação da vegetação natural no estado do Amazonas, assinale a alternativa incorreta
  • A O Amazonas é o estado com a maior área original de florestas na Amazônia
  • B O Amazonas é um dos estados com maior área de floresta preservada na Amazônia
  • C As vegetações com fisionomia florestal são as predominantes no Amazonas
  • D Em torno de cinquenta por cento das florestas originais do estado foram desmatadas
26
Pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, a região Amazônica não pertencia a Portugal. Mas desde o início do século XVII, no entanto, passou a ser alvo de incursões portuguesas. As disputas só se encerraram com a assinatura do Tratado de Madri, em 1750, que deu a Portugal a posse definitiva da região (adaptado de IBGE, 2022). Assinale a alternativa correspondente ao país que dominou a região Amazônica nos séculos XVI e XVII, de forma correta.
  • A Rússia
  • B França
  • C Inglaterra
  • D Espanha
27
Devido a sua larga extensão territorial, o estado do Amazonas faz fronteiras com diversos estados brasileiros e com países da América do Sul. Assinale a alternativa incorreta quanto aos estados brasileiros que fazem fronteira com o Amazonas.
  • A Roraima
  • B Mato Grosso do Sul
  • C Acre
  • D Pará
28
“Região em que se localiza o Estado do Amazonas, a Amazônia comporta uma diversidade cultural surpreendente até mesmo para seus próprios habitantes, decorrente, sobretudo, de sua formação étnica” [...] (adaptado de AMAZONAS, 2022). Sobre as manifestações culturais que são tradicionais no estado do Amazonas, analise as afirmativas abaixo.
I. Festival de Parintins. II. Ritual da Moça Nova. III. Festival Amazonas de Ópera. IV. Ciclo do Marambaixo. V. Festa da Caninha Verde. 

Assinale a alternativa correta.
  • A Apenas I, II e V são tradicionais no Amazonas
  • B Apenas I, III e IV são tradicionais no Amazonas
  • C Apenas I, II e III são tradicionais no Amazonas
  • D Apenas II, III, IV e V são tradicionais no Amazonas
29
“A bacia hidrográfica do ______ corresponde a 40% do território brasileiro e 60% da disponibilidade hídrica do país [...]. O principal curso d’água, o rio _____, é o maior do mundo em extensão e volume hídrico transportado [...]” (SILVA; MONTEIRO, 2020). Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A Amazonas / Solimões-Amazonas
  • B São Francisco / São Francisco
  • C Solimões / Rio Negro
  • D Paraguai / Paraguai
30
O estado do Amazonas apresenta caraterísticas climáticas marcantes de um clima equatorial. Em relação às características climáticas no estado, assinale a alternativa correta.
  • A Tem alta amplitude térmica e baixa pluviosidade
  • B Tem baixa amplitude térmica e alta pluviosidade
  • C Tem alta amplitude térmica e alta pluviosidade
  • D Tem baixa amplitude térmica e baixa pluviosidade

Português

31

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que apresenta a correta função sintática da oração sublinhada no trecho a seguir: “começamos a suspeitar de que existe algo mais importante” (l. 07).

  • A Complemento Nominal.
  • B Objeto Indireto.
  • C Objeto Direto.
  • D Aposto.
  • E Predicativo do Sujeito.
32

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa na qual a palavra “que” (em destaque) NÃO tenha sido empregada como pronome relativo.

  • A Linha 07.
  • B Linha 09.
  • C Linha 12.
  • D Linha 14.
  • E Linha 18.
33
“Cansei de ser pobre e desconhecido!”
Essa frase, de um cantor famoso, mostra a conjunção e com valor de adição, somando dois adjetivos; assinale a frase abaixo em que essa mesma conjunção mostra outro sentido.
  • A Comprei lápis e caneta.
  • B Vesti terno e gravata.
  • C Li jornais e revistas.
  • D Dormi triste e preocupado.
  • E Cheguei cansado e feliz.
34
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Como a integridade pode te ajudar a realizar teus sonhos.

Por Danilo España

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


(Disponível em: https://exame.com/colunistas/o-que-te-motiva/ − texto adaptado especialmente
para esta prova).

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas nas linhas 11, 19 e 38.

  • A a − à − à
  • B a − a − à
  • C à − à − a
  • D à − à − à
  • E à − a − a
35

O vocábulo "concluída" está corretamente acentuado por pertencer à regra especial dos hiatos. Assinale a alternativa cujas palavras deveriam ser todas acentuadas e pela mesma regra dos hiatos tônicos:

  • A ruim - cafeina - ruido - saida
  • B proibição - destruição - reunião - sanduiche
  • C poetico - boemio - bau - paraiso
  • D juiz - raiz - juizes - raizes
  • E egoismo - ciume - faisca - ruina
36
Nas primeiras décadas da Colônia Blumenau, as construções tinham características comuns as encontradas em determinadas regiões da atual Alemanha. A tipologia feita com estrutura de madeira encaixada com fechamento de tijolos aparentes não significa que não existia mais capital para "rebocar" a edificação. Os tijolos são os mesmos usados nas construções ou arquitetura Backstein Expressionimus, que, traduzindo do alemão, significa "Arquitetura Expressionista", feita com tijolos, ou expressionismo em ladrilho - arquitetura características do Norte da Alemanha, de onde é oriunda essa forma de construir. Os novos ricos da região do Vale do Itajaí, do início do século XX, e que já adotavam o novo estilo internacional Art Deco e o eclético, rebocavam suas casas urbanas (em enxaimel) e alguns no interior da colônia, criando a falsa afirmativa de que essas edificações eram tipicamente rurais e não urbanas. A Colônia Blumenau teve, em todo o seu território, a presença de edificações construídas com a técnica enxaimel trazida pelos primeiros imigrantes no final do século XIX e início do século XX.


(Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Acervo iconográfico - Fundo Memória da Cidade - Blumenau - Arquitetura - cla: 5.7.49b / Wittmann, Angelina, Revista História Catarina, p.22-4). Disponível em: 0 ttps://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/memaoria-digital-enxaimel10. Acesso em 06/dez/2021.[adaptado]

Analise a classe gramatical das palavras retiradas do texto:

I-suas - alguns - essas - onde
II-com - de - em - as
III-não - já - tipicamente - afirmativa
IV-e - que - ou - os
V-novo - comuns - atual - aparentes

Pertencem à mesma classe gramatical:

  • A I e V, apenas.
  • B III, IV e V, apenas.
  • C I, II, III, IV e V.
  • D I, II e V, apenas.
  • E II, III e IV, apenas.
37

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Nesta quinta-feira, dia 9, ____14h, a Secretaria da Família (Pró-família) faz a doação de mais de 50 produtos, entre bonecas de panos e naninhas (travesseirinhos), ____ integrantes do Clube de Mãe da Hermann Barthel, na Associação de Moradores da Rua Hermann Barthel, no bairro Velha Central.

O objetivo é de contemplar as crianças em situação de vulnerabilidade social e que residem na região com os produtos doados. De acordo com a Pró-família, o próprio Clube de Mãe do local fará a entrega ____ população, em um evento programado para ser realizado já no sábado, dia 11, ____ 16h.

A confecção das bonecas de pano contou com a participação de idosas assistidas pela Pró-família, incluindo integrantes de Clubes de Mães e voluntárias da comunidade. Além de ajudar quem precisa de atenção, tem como objetivo também de resgatar ____ tradição cultural da confecção de bonecas de pano, que foram feitas totalmente com materiais recicláveis doados por empresas parceiras. [...]


Disponível em: https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-pro-familia/ pro-familia/secretaria-da-famailia-faz-doaacaao-de-bonecas-de-pano-ao-clubede-maae-da-hermann-barthel17 Acesso em: 07/dez/2021. [adaptado]

No texto, os verbos "residir" e "contar" são, respectivamente:

  • A Verbo Transitivo Indireto - Verbo Intransitivo
  • B Verbo Transitivo Indireto - Verbo Transitivo Indireto
  • C Verbo Transitivo Indireto - Verbo Transitivo Direto
  • D Verbo Intransitivo - Verbo Intransitivo
  • E Verbo Intransitivo - Verbo Transitivo Indireto
38

Assinale a alternativa em que se tenha optado corretamente por utilizar ou não o acento grave indicativo de crase.

  • A Vou à Brasília dos meus sonhos.
  • B Pretendo viajar a Paraíba.
  • C Ele gosta de bife à cavalo.
  • D Ele tem dinheiro à valer.
39

Leia o texto, para responder à questão. 



      Malandro, preguiçoso, astuto e dado a ser fanfarrão: eis a figura do Arlequim. Sedutor, ele tenta roubar a namorada do Pierrot, a Colombina.


      Ele seduz porque é esperto (mais do que inteligente), ressentido (como quase todos nós), cheio de alegria (como desejamos) e repleto de uma vivacidade que aprendemos a admirar na ficção, ainda que um pouco cansativa na vida real. Como em todas as festas, admiramos o palhaço e, nem por isso, desejamos tê-lo sempre em casa.


      Toda escola tem arlequim entre alunos e professores. Todo escritório tem o grande “clown”. Há, ao menos, um tio arlequinal por família. Pense: virá a sua cabeça aquele homem ou mulher sempre divertido, apto a explorar as contradições do sistema a seu favor e, por fim, repleto de piadas maliciosas e ligeiramente canalhas. São sempre ricos em gestos de mímica, grandes contadores de causos e, a rigor, personagens permanentes. Importante: o divertido encenador de pantomimas necessita do palco compartilhado com algum Pierrot. Sem a figura triste do último, inexiste a alegria do primeiro. Em toda cena doméstica, ocorrem diálogos de personagens polarizadas, isso faz parte da dinâmica da peça mais clássica que você vive toda semana: “almoço em família”. 


      O Arlequim é engraçado porque tem a liberdade que o mal confere a quem não sofre com as algemas do decoro. Aqui vem uma maldade extra: ele nos perdoa dos nossos males por ser, publicamente, pior do que todos nós. Na prática, ele nos autoriza a pensar mal, ironizar, fofocar e a vestir todas as carapuças passivo-agressivas porque o faz sem culpa. O Arlequim é um lugar quentinho para aninhar os ódios e dores que eu carrego, envergonhado. Funciona como uma transferência de culpa que absolve meus pecadilhos por ser um réu confesso da arte de humilhar.


      Você aprendeu na infância que é feio rir dos outros quando caem e que devemos evitar falar dos defeitos alheios. A boa educação dialogou de forma complexa com nossa sedução pela dor alheia. O que explicaria o trânsito lento para contemplar um acidente, o consumo de notícias de escândalos de famosos e os risos com “videocassetadas”? Nossos pequenos monstrinhos interiores, reprimidos duramente pelos bons costumes da aparência social, podem receber ligeira alforria em casos de desgraça alheia e da presença de um “arlequim”. Os seres do mal saem, riem, alegram-se com a dor alheia, acompanham a piada e a humilhação que não seria permitida a eles pelo hospedeiro e, tranquilos, voltam a dormir na alma de cada um até a próxima chamada externa.


      Olhar a perversidade do Arlequim é um desafio. A mirada frontal e direta tem um pouco do poder paralisante de uma Medusa. Ali está quem eu abomino e, ali, estou eu, meu inimigo e meu clone, o que eu temo e aquilo que atrai meu desejo. Ser alguém “do bem” é conseguir lidar com nossos próprios demônios como única chance de mantê-los sob controle. Quando não consigo, há uma chance de eu apoiar todo Arlequim externo para diminuir o peso dos meus.


      O autoconhecimento esvazia o humor agressivo dos outros. Esta é minha esperança.


(Leandro Karnal, A sedução do Arlequim. O Estado de S.Paulo, 26.12.2021. Adaptado)

Assinale a alternativa que expressa, nos colchetes, construção de acordo com a norma-padrão de colocação pronominal, a partir de enunciados adaptados do texto.

  • A Funciona como uma transferência de culpa que revela meus pecadilhos e que absolve meus pecadilhos [absolve-os]
  • B …alegram-se com a dor alheia, fazem piada, acompanham a piada [acompanham-na]
  • C os seres do mal acompanham a humilhação que não seria permitida a eles pelo hospedeiro [seria-lhes permitida]
  • D o que eu temo, o que representa meu desejo e que atrai meu desejo.[ atrai-o]
  • E O Arlequim é engraçado porque representa a liberdade e porque tem a liberdade [tem-na]
40
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS 2022 - texto auxiliar para a questão.


Poder antecipar o futuro é um dos sonhos da humanidade há muito tempo. Hoje, com a capacidade computacional para realizar pesquisas, não é preciso navegar no escuro: o mercado pode ser mais previsível do que aparenta. O relatório com as tendências para 2022 é uma luz, um horizonte para estar à frente na competição.

As doze tendências em tecnologia estão separadas em três grandes esferas: integração tecnológica, pois é preciso construir uma base de TI bem fundamentada; cocriação, já que é preciso trabalhar em conjunto, time de negócios e TI, para construir a inovação; expansão corporativa, em que depois de fundamentar a estrutura e a equipe, é hora de agregar valor.


(Disponível em: https://conteudo.oraex.com.br/12-tendencias-2022? gclid=Cj0KCQiAip-PBhDVARIsAPP2xc3MmTz07q-xR4y5-1DQbWhIkr DGSVzvl3fgIz-Eof8H-Sqx8LlK164aAjPBEALw_wcB. Adaptado.)

"O relatório com as tendências para 2022 é uma luz."

Assinale a opção CORRETA:

  • A A palavra "luz" é predicativo do sujeito.
  • B A expressão "para 2022" é adjunto adnominal.
  • C O predicado é verbal.
  • D A expressão "O relatório" é o núcleo do sujeito.

Pedagogia

41

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), é direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 2 (dois) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • B A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 6 (seis meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • C A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 3 (três) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • D A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 (dezoito meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • E A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 15 (quinze meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
42
A interação social é a premissa para a aprendizagem e o desenvolvimento, propiciando elementos no auxílio à produção da atividade humana. A interação com o meio oportuniza que os estudantes explorem instrumentos para solucionar as tarefas. Utilizar as informações adquiridas pelo meio social e o uso dos mecanismos internos auxiliam na escolha de comportamentos adequados à resolução de uma situação de conflito ou provocação durante o processo para aprender. A interação social é o princípio da teoria, leia atentamente os itens abaixo e assinale a alternativa correta sobre a abordagem tratada e seu autor.
  • A Socioconstrutivismo, de Jean Piaget, enfatizada em seus aspectos histórico-culturalistas
  • B Socioconstrutivismo, de Lev Vygotsky, enfatizada em seus aspectos histórico-culturalistas
  • C Socioconstrutivismo, de Jean Piaget, enfatizada em seus aspectos pedagógicos
  • D Socioconstrutivismo, de Lev Vygotsky, enfatizada em seus aspectos pedagógicos
43
O desenvolvimento das funções psicológicas superiores ocorre no percurso da história social do sujeito, segundo os estudos de Vygotsky. Construído por meio das próprias produções e do estímulo da evolução dos esquemas mentais. Aprimorando o pensar, refletir, organizar, categorizar, generalizar e outros. O suporte das funções psicológicas é biológico, revelado a partir da atividade cerebral e atualizando-se:
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) com o funcionamento psicológico que tem como base as relações sociais dentro de um contexto histórico.
( ) com a cultura que não é parte essencial do processo de construção da natureza humana.
( ) com a relação entre o homem e o mundo. Mediada por sistemas simbólicos, que auxiliam a atividade humana.
( ) com o entendimento de que cérebro não é um sistema aberto. Desprovido de estruturas que moldam o cérebro ao longo da história do homem e de seu desenvolvimento individual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - V - V
  • B V - V - F - F
  • C V - F - V - F
  • D F - F - V - V
44
Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa incorreta.
A concepção construtivista considera importante oportunizar espaços para o estudante construir o próprio conhecimento individual e coletivo. Se contrapondo ao processo de aprender copiando ou reproduzindo. Salientando a participação do estudante durante a evolução das intervenções educativas, como protagonista. O docente assume o papel mediador. 
  • A ao ensinar elaborando uma representação pessoal da realidade a partir de experimentações e conhecimentos prévios
  • B ao ensinar pretendendo não o significado das propostas pedagógicas, mas gerar experiências e regras aculturais
  • C ao exercitar o ato de compartilhar, explorar e registar durante o trabalho em equipe com os pares, construindo o trabalho coletivo
  • D ao estar aberto para a contribuição dos estudantes. Elaborando projetos pedagógicos em um movimento participativo
45
Observar as decisões dos professores, suas atitudes, durante um projeto de pesquisa gerou dados que apontaram quatro tipos diferentes de competência: intuitiva, intelectiva, prática e emocional. Leia abaixo, com atenção, o conceito da competência intelectual, segundo a verificação da autora professora Doutora Ivani Catarina Arantes Fazenda (1998):
“2. Competência intelectiva - A capacidade de ______ é tão forte e presente nele, que imprime esse hábito naturalmente a seus alunos. Analítico por excelência, privilegia todas as ______ que procuram desenvolver o pensamento reflexivo. Comumente é visto como um filósofo, como um ser erudito; logo adquire o respeito não apenas de seus alunos, mas também de seus pares. É aquele que todos consultam quando têm alguma ______. Ele é um ser de esperas consolidadas; planta, planta, planta e deixa a colheita para outrem. Ele ajuda a organizar ideias, classificá-las, defini-las.”

(FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.) Didática e Interdisciplinaridade. Editora: Papirus. P. 15).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A refletir / dúvidas / atividade
  • B analisar / dúvidas / atividade
  • C analisar / atividades / dúvida
  • D refletir / atividades / dúvida
46
É importante instituir espaços para que os estudantes adultos possam decidir e fazer escolhas. O espaço que ajude-os a aprender e identificar melhores formas de expressar-se, seus gostos, suas inclinações. Preservando sua autonomia e a possibilidade de aprender a partir da participação nas ações educativas. O princípio da Andragogia que ampara esta consideração ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A é o Autoconhecimento
  • B é a Prontidão para aprender
  • C é a Orientação para aprender
  • D é o Papel das experiências
47
Leia o trecho a seguir e analise as afirmativas propostas:
A educação andragógica absorve durante o processo de ensino a experiência dos estudantes adultos, também, o ato de criar e o estímulo à reflexão sobre o conteúdo curricular para a transformação da própria realidade e da realidade social. Considera a resolução, a assimilação, a compreensão e a memorização do estudante adulto manifestada por meio das intervenções que amparam.
I. O uso da motivação. Estimulando a criatividade.
II. A prática da pesquisa. Construindo o conteúdo em conjunto.
III. A imersão do diálogo. Mantendo a imersão do esclarecimento.
IV. A participação, a produção e a experimentação.
Estão corretas as afirmativas: 
  • A II e IV apenas
  • B I, II e IV apenas
  • C I, II, III e IV
  • D II e III apenas
48
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
Em publicação no Diário Oficial da União (em 11/06/2021) consta a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), mediante a Lei 14.164/2021, modificando o artigo 26 (currículos para a educação básica) no parágrafo 9º. O texto passa a ter o seguinte registro:
“§ 9º Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher serão incluídos, como temas transversais, nos currículos de que trata o caput deste artigo, observadas as diretrizes da legislação correspondente e a produção e distribuição de material didático adequado a cada nível de ensino”. Nota-se a alteração:
( ) Nas palavras “a criança, o adolescente e a mulher”
( ) Nas palavras “, como temas transversais,”
( ) Nas palavras “nos currículos de que trata o caput deste artigo”
( ) Nas palavras “observadas as diretrizes da legislação correspondente”
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - V - V
  • B V - V - F - F
  • C V - F - V - V
  • D F - F - V - V
49
Leia o trecho a seguir e analise as afirmativas propostas.
Ao tratar sobre a “Organização da Educação Nacional”, disposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº9394/96 - Atualizada) no Artigo 14, a gestão do ensino público na educação básica deve ser democrática. Disposto no artigo 14 está que a estruturação deve ser implementada respeitando “as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:”
I. Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
II. Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
III. Participação dos professores na administração escolar. IV. Participação dos estudantes no planejamento anual da escola.
Estão corretas as afirmativas:
  • A II e IV apenas
  • B I, II e IV apenas
  • C I, II, III e IV
  • D I e II apenas
50
Aprimorar a visão sobre a educação e garantir o respeito à diversidade, equidade, requisitou uma alteração no Artigo 37 disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº9394/96 – atualizada) na Seção V - Da Educação de Jovens e Adultos. Leia abaixo o artigo citado: “Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria ______.
(Redação dada pela Lei nº 13.632, de 2018)
(BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº9394/96 – Atualizada). Seção V – Da Educação de Jovens e Adultos. Artigo 37. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acessado março/22).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida
  • B e constituirá mecanismo para a educação e a aprendizagem ao longo da vida
  • C e constituirá intervenção para a educação e a aprendizagem ao longo da vida
  • D e constituirá fundamento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida