Alguns sinais em Libras iniciam sua produção com a letra do alfabeto manual equivalente à letra inicial da própria palavra em português.
Assinale a alternativa com a dupla em que ambas apresentam um exemplo nestes termos.
Em termos linguísticos há uma característica que foi observada na Libras que se refere aos classificadores.
Assinale a alternativa que traz a definição de classificador gramatical.
O sinal em Libras ilustrado ao lado refere-se ao sentido em português de:
Podemos realizar uma série de sinais em Libras usando a configuração de mão (CM) em “U”.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo com esta CM.
Assinale a alternativa que apresenta dois verbos em Libras que são realizados com o uso das duas mãos simultaneamente.
Observe a ilustração com sinais em Libras abaixo:
Assinale a alternativa que traduz para o português os dois verbos, da esquerda para a direita, e que estão respectivamente inseridos no contexto de uma das frases.
No tocante ao histórico das línguas de sinais, observamos na literatura uma oscilação entre métodos e abordagens. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) Os surdos sempre receberam instrução via língua de sinais no Brasil, apenas as abordagens educacionais se distinguiam.
( ) Hoje reconhece-se que a comunicação total foi o melhor método de educação para surdos, pois os surdos precisam falar a língua portuguesa para viverem melhor.
( ) A Libras é uma língua rica, com inúmeras características observadas também nas línguas orais, e seu estatuto linguístico foi reconhecido na década de 60.
( ) As famílias ouvintes de crianças surdas são todas bem esclarecidas quanto à surdez, a língua de sinais e as características culturais da comunidade surda.
( ) O intérprete de Libras é uma grande conquista para a formação do surdo, mas ainda há muitas confusões em relação ao seu papel profissional e às formas de atuação nas escolas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Em Libras, na descrição gramatical “configuração da mão em ‘S’ e orientação da mão para dentro e movimento simétrico para dentro e para fora”, temos em português o sentido de:
Observe os três sinais em Libras retirados de Capovilla & Raphael:
Assinale a alternativa que traduz o campo semântico dos sinais em questão.
Leia a soletração manual abaixo:
Assinale a alternativa que corresponde ao sentido em português.
De acordo com Isaac Newton, na Segunda Lei Fundamental da Mecânica podem ser feitas previsões a respeito dos movimentos dos corpos, pois qualquer alteração de velocidade de uma partícula é atribuída, sempre a um agente denominado Força.
Dessa forma, o que produz mudanças na velocidade são forças que agem sobre a partícula. Sobre esse assunto, marque a alternativa CORRETA.
No estudo de Ciências a importância dos alunos tem seu papel, uma vez que como sujeitos, os mesmos estão inseridos no meio natural (âmbito científico), no meio artificialmente construído (âmbito tecnológico) e no meio social (âmbito social) o que desse modo podem ter condições de avaliar e participar das decisões que interferem no seu próprio contexto. O pensamento das Ciências em uma perspectiva cidadã é pensar além dos conhecimentos isolados, sendo necessário articular esses conhecimentos aos aspectos da inter-relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Sendo que essa inter-relação é a base que constitui a CTS defendida por muitos pesquisadores da área de Ciências.
Dessa forma, alguns objetivos estão correlacionados ao CTS, EXCETO:
Dentre os elementos que compõem os gases atmosféricos, podemos citar o _______________ que apresenta as seguintes características:
1.Abundância: é o 3º gás atmosférico mais abundante, representando 0,94% da composição da atmosfera, é proveniente do decaimento radioativo do potássio-40 e pode ser obtido comercialmente pela destilação do ar líquido.
2.Propriedades: Devido a sua alta estabilidade química, possui uma vasta aplicação no que se refere à conservação de materiais oxidáveis, sendo utilizado, por exemplo, na conservação de obras artísticas em museus.
3.Usos: é utilizado como gás de preenchimento dos tubos de lâmpadas fluorescentes, garantindo uma atmosfera inerte no interior da lâmpada.
Fonte: Santos, Alda Ernestina dos. Tabela periódica: curiosidades que você precisa saber sobre os elementos químicos: Instituto Federal de Minas Gerais, 2021.
Complete a lacuna com o elemento atmosférico e marque a opção CORRETA:
As substâncias químicas são formadas por unidades químicas iguais, por isso apresentando propriedades físicas e químicas próprias. Dessa forma, estão entre essas propriedades o ponto de fusão, o ponto de ebulição, a densidade, o fato de ser inflamável ou não, a cor, o odor etc. Abaixo está um exemplo prático:
Um grupo de cientistas extraiu uma substância química de determinado ambiente, os mesmos estavam em dúvida se aquela seria uma nova substância química ainda não descrita ou se já era uma substância conhecida.
Como os cientistas farão para avaliar se aquela é uma nova substância ou alguma que já foi descrita? Marque a alternativa CORRETA.
A estratégia de ensino por investigação centra seu foco no aluno, proporcionando o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de resolver problemas. O papel do professor nas atividades de ensino por investigação é muito importante, sendo que as atitudes do professor dentro da sala de aula diferem da forma como um professor tradicional trabalha.
É correto afirmar que a atitude do professor dentro da sala de aula, que não se baseia no ensino por investigação, objetiva
No nosso dia a dia estamos o tempo todo fazendo uso ou mesmo preparando soluções. Soluções são preparadas com um solvente e um soluto e, quando o solvente é a água, chamamos de solvente aquoso.
A sequência que apresenta corretamente os exemplos de soluções presentes no nosso cotidiano está indicada em
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Assinale a alternativa que apresenta a correta função sintática da oração sublinhada no trecho a seguir: “começamos a suspeitar de que existe algo mais importante” (l. 07).
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Assinale a alternativa na qual a palavra “que” (em destaque) NÃO tenha sido empregada como pronome relativo.
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas nas linhas 11, 19 e 38.
O vocábulo "concluída" está corretamente acentuado por pertencer à regra especial dos hiatos. Assinale a alternativa cujas palavras deveriam ser todas acentuadas e pela mesma regra dos hiatos tônicos:
Analise a classe gramatical das palavras retiradas do texto:
I-suas - alguns - essas - onde
II-com - de - em - as
III-não - já - tipicamente - afirmativa
IV-e - que - ou - os
V-novo - comuns - atual - aparentes
Pertencem à mesma classe gramatical:
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
Nesta quinta-feira, dia 9, ____14h, a Secretaria da Família (Pró-família) faz a doação de mais de 50 produtos, entre bonecas de panos e naninhas (travesseirinhos), ____ integrantes do Clube de Mãe da Hermann Barthel, na Associação de Moradores da Rua Hermann Barthel, no bairro Velha Central.
O objetivo é de contemplar as crianças em situação de vulnerabilidade social e que residem na região com os produtos doados. De acordo com a Pró-família, o próprio Clube de Mãe do local fará a entrega ____ população, em um evento programado para ser realizado já no sábado, dia 11, ____ 16h.
A confecção das bonecas de pano contou com a participação de idosas assistidas pela Pró-família, incluindo integrantes de Clubes de Mães e voluntárias da comunidade. Além de ajudar quem precisa de atenção, tem como objetivo também de resgatar ____ tradição cultural da confecção de bonecas de pano, que foram feitas totalmente com materiais recicláveis doados por empresas parceiras. [...]
Disponível em: https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-pro-familia/ pro-familia/secretaria-da-famailia-faz-doaacaao-de-bonecas-de-pano-ao-clubede-maae-da-hermann-barthel17 Acesso em: 07/dez/2021. [adaptado]
No texto, os verbos "residir" e "contar" são, respectivamente:
Assinale a alternativa em que se tenha optado corretamente por utilizar ou não o acento grave indicativo de crase.
Leia o texto, para responder à questão.
Malandro, preguiçoso, astuto e dado a ser fanfarrão: eis a figura do Arlequim. Sedutor, ele tenta roubar a namorada do Pierrot, a Colombina.
Ele seduz porque é esperto (mais do que inteligente), ressentido (como quase todos nós), cheio de alegria (como desejamos) e repleto de uma vivacidade que aprendemos a admirar na ficção, ainda que um pouco cansativa na vida real. Como em todas as festas, admiramos o palhaço e, nem por isso, desejamos tê-lo sempre em casa.
Toda escola tem arlequim entre alunos e professores. Todo escritório tem o grande “clown”. Há, ao menos, um tio arlequinal por família. Pense: virá a sua cabeça aquele homem ou mulher sempre divertido, apto a explorar as contradições do sistema a seu favor e, por fim, repleto de piadas maliciosas e ligeiramente canalhas. São sempre ricos em gestos de mímica, grandes contadores de causos e, a rigor, personagens permanentes. Importante: o divertido encenador de pantomimas necessita do palco compartilhado com algum Pierrot. Sem a figura triste do último, inexiste a alegria do primeiro. Em toda cena doméstica, ocorrem diálogos de personagens polarizadas, isso faz parte da dinâmica da peça mais clássica que você vive toda semana: “almoço em família”.
O Arlequim é engraçado porque tem a liberdade que o mal confere a quem não sofre com as algemas do decoro. Aqui vem uma maldade extra: ele nos perdoa dos nossos males por ser, publicamente, pior do que todos nós. Na prática, ele nos autoriza a pensar mal, ironizar, fofocar e a vestir todas as carapuças passivo-agressivas porque o faz sem culpa. O Arlequim é um lugar quentinho para aninhar os ódios e dores que eu carrego, envergonhado. Funciona como uma transferência de culpa que absolve meus pecadilhos por ser um réu confesso da arte de humilhar.
Você aprendeu na infância que é feio rir dos outros quando caem e que devemos evitar falar dos defeitos alheios. A boa educação dialogou de forma complexa com nossa sedução pela dor alheia. O que explicaria o trânsito lento para contemplar um acidente, o consumo de notícias de escândalos de famosos e os risos com “videocassetadas”? Nossos pequenos monstrinhos interiores, reprimidos duramente pelos bons costumes da aparência social, podem receber ligeira alforria em casos de desgraça alheia e da presença de um “arlequim”. Os seres do mal saem, riem, alegram-se com a dor alheia, acompanham a piada e a humilhação que não seria permitida a eles pelo hospedeiro e, tranquilos, voltam a dormir na alma de cada um até a próxima chamada externa.
Olhar a perversidade do Arlequim é um desafio. A mirada frontal e direta tem um pouco do poder paralisante de uma Medusa. Ali está quem eu abomino e, ali, estou eu, meu inimigo e meu clone, o que eu temo e aquilo que atrai meu desejo. Ser alguém “do bem” é conseguir lidar com nossos próprios demônios como única chance de mantê-los sob controle. Quando não consigo, há uma chance de eu apoiar todo Arlequim externo para diminuir o peso dos meus.
O autoconhecimento esvazia o humor agressivo dos outros. Esta é minha esperança.
(Leandro Karnal, A sedução do Arlequim. O Estado de S.Paulo, 26.12.2021. Adaptado)
Assinale a alternativa que expressa, nos colchetes, construção de acordo com a norma-padrão de colocação pronominal, a partir de enunciados adaptados do texto.
"O relatório com as tendências para 2022 é uma luz."
Assinale a opção CORRETA:
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), é direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA.