Resolver o Simulado Professor - Pedagogia - IADES - Nível Superior

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Pedagogia

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A Lei no 9.394/1996 estabelece as diretrizes e bases da educação e, em seu art. 24, estão descritas as regras comuns da organização da educação básica. Acerca dessa organização, assinale a alternativa correta.

  • A A carga horária mínima anual será de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 180 dias de efetivo trabalho escolar, incluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
  • B A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola.
  • C À Secretaria de Educação cabe expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis.
  • D A verificação do rendimento escolar terá como um dos seus critérios a avaliação classificatória realizada ao final do bimestre.
  • E O controle de frequência fica a cargo da escola, sendo exigida a frequência mínima de 65% do total de horas para aprovação.
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De acordo com o art. 6o da Lei no 4.751/2012, a autonomia da gestão financeira das unidades escolares de ensino público do Distrito Federal será assegurada pela administração dos recursos pela respectiva unidade executora, nos termos de seu projeto político-pedagógico, do plano de gestão e da disponibilidade financeira nela alocada, conforme legislação vigente. Para essa lei, a unidade executora é

  • A a direção da escola, eleita democraticamente por todos os segmentos da comunidade, que tem por finalidade fazer a gestão dos aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros da unidade escolar.
  • B uma pessoa jurídica de direito público, vinculada à Secretaria de Educação, que tem por finalidade dar transparência ao uso dos recursos financeiros por parte da escola.
  • C uma pessoa jurídica de direito privado, de fins não econômicos, que tenha por finalidade apoiar as unidades escolares ou diretorias regionais de ensino no cumprimento de suas respectivas competências e atribuições.
  • D um órgão ou uma entidade da Administração Pública do Distrito Federal, ou um consórcio público, que celebra convênio com as unidades escolares para prestar cooperação financeira na gestão da escola.
  • E a Coordenação Regional de Ensino de cada cidade do Distrito Federal, responsável pelo levantamento das necessidades das escolas sob sua coordenação, cuja finalidade é distribuir os recursos equitativamente entre as escolas e fazer o controle do seu uso.
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A gestão democrática do sistema de ensino público do Distrito Federal foi estabelecida pela Lei no 4.751/2012. Acerca dos princípios estabelecidos nessa lei para a gestão democrática, assinale a alternativa correta.

  • A Participação da comunidade escolar nas decisões pedagógicas, administrativas e financeiras, por meio de órgãos colegiados.
  • B Definição de currículo próprio, a partir dos interesses da comunidade que atende.
  • C Responsabilização da equipe gestora pelos resultados obtidos pelos estudantes na Prova Brasil.
  • D Instituição do orçamento participativo como instrumento para a definição e implementação de decisões financeiras.
  • E Definição, a cada ano, de um plano de cargos e salários para os professores.
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Condicionantes de ordem econômica, política e cultural afetam a prática escolar, implicando diferentes concepções de sociedade, de homem, de escola e de educação. Essas concepções se materializam em tendências pedagógicas que se fazem presentes, explícita ou implicitamente, no cotidiano das escolas. Segundo a tendência progressista crítico-social dos conteúdos, o papel da escola

  • A fundamenta-se na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura.
  • B consiste na adequação das necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida.
  • C é organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global.
  • D consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
  • E é propor questionamentos acerca das realidades das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando a uma transformação.
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Diversas teorias buscam explicar os processos de desenvolvimento e aprendizagem humanos. Uma dessas teorias considera que a aprendizagem decorre da relação estímulo-resposta e das consequências das ações praticadas, tendo como objetivo a aquisição de novos comportamentos ou a modificação dos já existentes.

Os aspectos descritos estão coerentes com as teorias

  • A comportamentistas.
  • B maturacionais.
  • C psicanalíticas.
  • D fenomenológicas.
  • E interacionistas.
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Em seus pressupostos teóricos, o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal (DF) dispõe que, na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, o estudo dos conteúdos curriculares adotará a prática social dos estudantes como elemento para a problematização diária na escola e sala de aula e se sustentará na mediação necessária entre os sujeitos, por meio da linguagem que revela os signos e sentidos culturais.

Para o Currículo em Movimento da Educação Básica do DF, a prática social é o conjunto de

  • A saberes científicos construídos pela humanidade e que devem ser o ponto de partida para orientar o trabalho pedagógico com os estudantes.
  • B crenças e atitudes que compõem os processos de socialização dos estudantes.
  • C determinações econômicas e culturais que modelam a forma de viver dos membros da comunidade escolar.
  • D saberes, experiências e percepções construídas pelo estudante em sua trajetória pessoal e acadêmica, e que é transposto para o estudo dos conhecimentos científicos.
  • E conhecimentos, regras e competências que o setor produtivo espera que a escola desenvolva, visando à formação do cidadão e à qualificação para o trabalho.
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A psicologia histórico-cultural faz parte dos pressupostos teóricos que fundamentam o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal. Em relação à psicologia histórico-cultural, é correto afirmar que a aprendizagem

  • A ocorre quando o indivíduo encontra-se em um estado de prontidão física e intelectual adequado para assimilar novos conhecimentos.
  • B e o sucesso escolar decorrem de fatores da vivência do aluno fora do contexto da intervenção do ensino.
  • C decorre de interações de estudantes com o mundo, com seus pares, com objetos, com a linguagem e com os professores em um ambiente favorável à humanização.
  • D decorre prioritariamente dos processos orgânicos do indivíduo.
  • E ocorre por meio de contingências, surgimentos ao acaso, estímulos e respostas dos organismos.
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A educação integral nas escolas públicas do Distrito Federal está fundamentada nos seguintes princípios: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo entre escola e comunidade, territorialidade e trabalho em rede. A esse respeito, é correto afirmar que o princípio da transversalidade deve ser entendido como um princípio que busca

  • A dar a devida atenção para todas as dimensões humanas, organizando o trabalho pedagógico de forma equilibrada para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais.
  • B assegurar, no âmbito do governo, a articulação entre as diferentes políticas públicas, tais como as relacionadas a projetos sociais, econômicos, culturais e esportivos.
  • C transformar a escola em um polo de trocas culturais e de afirmação de identidades sociais dos diferentes grupos presentes, com abertura para receber e incorporar saberes próprios da comunidade, resgatando tradições e culturas populares.
  • D romper com os muros escolares, entendendo a cidade como um rico laboratório de aprendizagem, pois reconhece que a educação não se restringe ao ambiente escolar e pode ser realizada nos mais diversos espaços sociais.
  • E vincular a aprendizagem aos interesses e aos problemas reais dos alunos e da comunidade, a partir de uma concepção interdisciplinar do conhecimento.
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A trajetória do atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais é marcada pela luta em busca da garantia do direito de todos estarem na escola. Esse direito deverá extrapolar a demanda do acesso, na direção das demandas relacionadas ao fluxo desses estudantes no ambiente escolar, garantindo-lhes condições reais, complementares ou suplementares ao currículo para o desenvolvimento pessoal e para as aprendizagens equivalentes aos demais estudantes. Nesse sentido, a oferta de educação especial deverá contemplar

  • A a constituição de turmas especiais em cada escola, em função do tipo de necessidades educacionais e do nível de desempenho escolar dos estudantes, de modo a favorecer uma ação pedagógica centrada em um currículo específico para o tipo de deficiência apresentada pelos estudantes.
  • B o encaminhamento dos estudantes que não cabem nas determinações de homogeneidade para classes e escolas especiais, a fim de garantir atendimento especializado em função do tipo de necessidade especial apresentada e, ao mesmo tempo, não comprometer a aprendizagem dos demais estudantes.
  • C a escolha de currículo, métodos, recursos e organização específicos para atender às necessidades dos estudantes; a garantia da terminalidade específica àqueles que não atingiram o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências; e, a garantia da aceleração de estudos aos estudantes superdotados para conclusão do programa escolar.
  • D a constituição de turmas homogêneas para favorecer a dinamização das atividades, a funcionalidade do trabalho pedagógico e o sucesso escolar, pois grupos com um mesmo nível de desenvolvimento favorecem relações menos assimétricas e possibilitam desenvolver os conteúdos com níveis de complexidade comuns a todos os estudantes.
  • E um currículo que prioriza a instrução básica, centrado no aprendizado de noções da língua portuguesa e da matemática, e no desenvolvimento de habilidades manuais e treino de habilidades de higiene, alimentação e de comportamentos sociais.
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O art. 14 da Lei no 9.394/1996 estabelece que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

No que se refere à participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, é correto afirmar que cabe aos professores

  • A participar da elaboração da proposta pedagógica da escola.
  • B gerir os recursos financeiros da instituição, pois são eles que conhecem melhor a realidade da escola e dos alunos.
  • C cumprir com as diretrizes estabelecidas pela direção da escola no projeto pedagógico da instituição.
  • D cuidar, por um lado, da aprendizagem dos alunos, e à direção da escola, por outro lado, dos aspectos administrativos e financeiros da instituição.
  • E notificar ao Conselho Tutelar do município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.
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O projeto político-pedagógico deve ser construído coletivamente pelos atores escolares. Nesse movimento de construção, a escola deve elaborar um plano de ação no qual explicitará objetivamente como pretende alcançar os próprios objetivos e resolver as questões apresentadas a partir do diagnóstico de sua realidade. Acerca desse tema, é correto afirmar que a definição de objetivos no plano de ação tem a função de expressar

  • A as atividades e os procedimentos exequíveis propostos para o alcance de uma meta.
  • B a área de abrangência, a quantidade do efeito e o período previsto para alcançar certo resultado.
  • C a forma de acompanhamento e a avaliação do trabalho pedagógico da escola como um todo.
  • D os resultados esperados com o desenvolvimento do projeto ou da ação.
  • E as ações que possibilitarão o alcance das finalidades da escola.
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A Lei no 9.394/1996, no art. 23, dispõe que “a educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.”

No que diz respeito à organização da educação básica por ciclos, é correto afirmar que os ciclos de aprendizagem

  • A são uma forma de organizar o trabalho pedagógico para favorecer aos estudantes a promoção automática ao longo do ensino fundamental.
  • B têm por finalidade viabilizar o fluxo dos estudantes no processo de escolarização, garantindo a redução da distorção idade/série.
  • C compreendem momentos formativos intercalados ao longo do ano letivo, ora de convivência na sala de aula, ora de convivência no campo, para aplicação dos conhecimentos escolares.
  • D pressupõem tempos e espaços especiais para o trabalho pedagógico, ficando sob a responsabilidade da escola definir o intervalo de tempo de duração de cada ciclo.
  • E são uma forma de reorganizar o tempo e o espaço escolar, bem como a prática pedagógica, em um processo contínuo, respeitando a diversidade e os diferentes ritmos de aprendizagens dos alunos.
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Considerando que a avaliação realizada em sala de aula pode assumir diferentes funções, assinale a alternativa correta quanto à função formativa da avaliação.

  • A Diferencia-se da avaliação diagnóstica por seu caráter qualitativo e por meio de um processo contínuo e comprometido com as aprendizagens do estudante.
  • B Oferece informações ao professor e ao estudante, que propiciam a regulação de suas ações em prol da aprendizagem.
  • C Não se opõe à avaliação classificatória, uma vez que, a partir dessa, é possível determinar exatamente o que os alunos sabem e são capazes de fazer sem interferência de natureza subjetiva por parte dos avaliadores.
  • D Seus objetivos são voltados ao dimensionamento dos resultados da aprendizagem dos estudantes, obtidos após o desenvolvimento dos conteúdos curriculares, de forma a retomá-los posteriormente.
  • E As informações coletadas por meio da avaliação formativa têm a finalidade de sustentar a aprovação ou a reprovação dos estudantes, formando um conceito a respeito da aprendizagem do estudante.
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O comportamento humano nas organizações não é mais regido, simplesmente, pela vontade do cliente, mas sim pela forma como agem seus colaboradores, como se relacionam, como reagem e como produzem a cada tarefa. Assinale a alternativa que apresenta os aspectos que definem as crenças, o clima, as relações, enfim o comportamento das pessoas nas organizações.

  • A Natureza do negócio, valores e investimentos necessários.
  • B Pesquisa de clientela, missão e local de comercialização.
  • C Quantidade de empregados, visão e processo de comercialização.
  • D Missão, visão e valores organizacionais.
  • E Escolaridade dos colaboradores, missão e custos rotativos.
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Sabe-se que, há tempos, as organizações de trabalho começaram a importar-se com os métodos e com as técnicas de produção de produtos e serviços. Nesse sentido, passaram também a preocupar-se com as relações humanas e com os motivos que levam os seres humanos à ação. Formar grupos de trabalho passou a ser uma oportunidade de entender e coordenar o alcance dos objetivos organizacionais. Com base nesse assunto, assinale a alternativa que apresenta o conceito de grupo nas organizações.

  • A Combinado de pessoas que realizam tarefas separadamente.
  • B Conjunto de pessoas que se reúnem a fim de realizarem atividades e tarefas para o alcance do objetivo organizacional, estabelecendo o bom relacionamento interpessoal.
  • C Conjunto de pessoas que realizam tarefas juntas, porém não estabelecem um bom relacionamento interpessoal.
  • D Pessoas de determinado setor da empresa que exercem várias atividades individuais e sem um objetivo comum na entrega delas.
  • E Conjunto de pessoas que obedecem a determinada regra ou norma para se relacionar.
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Sabe-se que as organizações procuram desenvolver-se de forma sustentável a fim de que as futuras gerações possam usufruir dos mesmos recursos que hoje são utilizados. Assim, é importante que se aplique a sustentabilidade também dentro da organização, e não somente para que ela sobreviva em sua comunidade e para seus clientes. Assinale a alternativa que apresenta as ações que exemplificam a sustentabilidade organizacional.

  • A Uso racional da água e da energia elétrica, reciclagem do lixo sólido, reaproveitamento do material de consumo.
  • B Reutilização do lixo sólido e reaproveitamento da água e energia elétrica.
  • C Reciclagem das sobras e aproveitamento da água e da energia elétrica
  • D Aproveitamento do lixo sólido e reciclagem da água.
  • E Dispensa do lixo sólido para decomposição.
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Segundo Zarifian (2005), é uma inteligência de características práticas, que tem origem nos conhecimentos que já foram adquiridos e transformados e (ou) adaptados. Hoje é de fundamental importância para que os objetivos de uma organização sejam alcançados. As informações apresentadas referem-se à

  • A inteligência.
  • B pro-atividade.
  • C co-responsabilidade.
  • D competência.
  • E satisfação.
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Como relação ao clima e a cultura organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A Clima e cultura definem-se como a mentalidade coletiva que distingue os membros de uma organização dos membros de outra organização concorrente.
  • B A cultura e o clima organizacional podem ser representadas por perspectivas de ação disseminadas e consistentes, quando as práticas são consistentes em todos os diferentes níveis e são iguais em toda a organização.
  • C A cultura organizacional está fundamentada nos valores, nas crenças e nas suposições dos membros da empresa, enquanto o clima retrata o ambiente organizacional com base nos valores da organização, representando o ambiente social.
  • D Entende-se por clima o padrão de valores básicos que o grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com os problemas na organização, enquanto a cultura está na adaptação externa e interna dos novos membros.
  • E Clima e cultura são o conjunto de características chave que a organização valoriza e a diferenciam das demais empresas.
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Nos dias de hoje, muito pensa-se a competência como o conjunto de características que os seres humanos têm e que entregam para as organizações no sentido de juntos alcançarem os objetivos essenciais. Outro aspecto que tem sido muito considerado é como as pessoas entregam suas competências para a organização e como elas podem fazer isso de forma confortável, ou seja, usando seus pontos fortes e tendo maiores possibilidades de realização e felicidade. (SCHEIN, 1990; DERR, 1988. In: DUTRA, 2006). Isso significa dizer que é necessário considerar uma relação entre a capacitação e a complexidade das atividades de um determinado cargo ou função.

A esse respeito, é correto afirmar que, em forma de bem-estar, fluência e efetividade, na entrega das competências humanas, se alcança o conforto quando o conjunto de

  • A capacidades não está alinhado com as responsabilidades e os desafios que o colaborador tem em seu trabalho.
  • B capacidades está alinhado com as responsabilidades e os desafios que o colaborador tem em seu trabalho.
  • C responsabilidades está alinhado com os desafios que o colaborador tem em seu trabalho.
  • D capacidades está muito acima das responsabilidades e dos desafios que o colaborador tem em seu trabalho.
  • E capacidades está abaixo das responsabilidades e dos desafios que o colaborador tem em seu trabalho.
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Segundo Schumpeter (1949), o empreendedor é o indivíduo que desconstrói a ordem econômica já estabelecida pelo desenvolvimento e comercialização de novos produtos e serviços por dar origem a novos métodos e técnicas de organização e exploração de novos recursos e materiais. Esse é um dos mais antigos conceitos, porém, para muitos estudiosos, é o que melhor descreve o espírito empreendedor. Com relação a esse conceito dentro das organizações de trabalho, é correto afirmar que o gestor empreendedor é, aquele que

  • A segue o que comanda a sua clientela interna e externa e as pesquisas orientadas pela concorrência.
  • B Aquele que promove o desequilíbrio, em condições e métodos do ambiente hostil, seja ele interno ou externo.
  • C encontra as, oportunidades, agindo positivamente e de forma holística, mesmo quando elas não estão visíveis, ao mesmo tempo em que mantem sua liderança efetiva e produtiva.
  • D consegue identificar uma oportunidade mesmo quando ela é muito remota, e mesmo sem planejamento e análise, persegue-a até alcançá-la.
  • E analisa uma oportunidade de forma eficaz, porém não tem capacidade de implementá-la ou de desenvolver técnicas para que ela seja efetivamente aproveitada.

Conhecimentos Gerais

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Leia o texto que problematiza a desigualdade no país:


Reconhecer que a igualdade de oportunidade entre os cidadãos — base de quase todas as democracias modernas — não será alcançada na prática, se o Estado e a sociedade não passarem a tratar de forma diferenciada, pelo menos temporariamente, aqueles que se encontram nos estratos menos favorecidos da população.

(www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u434.shtml. Acesso: 17/09/2011. Adaptado.)


A construção dos direitos civis, políticos e sociais na República brasileira tem sido discutida para atender demandas sociais e jurídicas. Como são denominadas as ações necessárias para resolver o problema da desigualdade no Brasil?

  • A Ações afirmativas
  • B Ações comunicativas
  • C Ações participativas
  • D Ações partidárias
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O que é alteridade? É ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença.
(Frei Beto. In: http://www.adital.com.br/SITE/noticia2.asp?lang=PT&cod=7063. Acesso em: 20 mar. 2010.)
De acordo com Frei Beto, uma relação baseada na alteridade exige

  • A ação etnocêntrica.
  • B reconhecimento da superioridade.
  • C respeito às diferenças.
  • D relação à base de conflitos.
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Em 1891, o Estado republicano brasileiro promulgou uma nova Carta constitucional, para substituir a de 1824. A Constituição do Império dividia o poder em quatro instâncias, mas a republicana consagrou a divisão em três poderes e extinguiu o quarto poder que caracterizou o período imperial. A instância de poder abolida pela Constituição republicana foi a do poder

  • A Executivo.
  • B Judiciário.
  • C Legislativo.
  • D Moderador.
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Leia a crônica publicada em um jornal no século XIX sobre o carnaval carioca:


O Carnaval de rua foi o que costuma ser todos os anos. Grupos de zé-pereiras a zabumbarem por aí além; dominós em quantidade e mudos como frades de pedra; homens vestidos de mulher; mulheres vestidas de homens; sujos a dar com o pau. Repetiu-se este ano a brincadeira de mau gosto que hoje quase faz parte integrante do Carnaval do Rio de Janeiro – a guerra às cartolas, da qual muitas vezes são vítimas os cidadãos que passeiam com suas famílias.

(In: CUNHA, M. C. P. Ecos da folia: uma história social do Carnaval carioca entre 1880 e 1920. SP: Companhia das Letras, 2001. p. 50.)


De acordo com imprensa carioca, o carnaval do Rio no século XIX

  • A apresentava brincadeiras de bom gosto, e por isso merecia elogios da imprensa.
  • B era entediante porque repetia as mesmas brincadeiras todos os anos.
  • C era uma manifestação cultural popular, da qual a elite não participava.
  • D tinha as suas brincadeiras amplamente praticadas nas ruas da cidade.
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De acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o Estado de Goiás ultrapassou a marca dos 6 milhões de habitantes. Quanto à dinâmica demográfica do Estado, assinale a alternativa correta.

  • A O crescimento da população goiana no intervalo censitário de 1991 a 2010 não foi suficiente para ultrapassar a média nacional.
  • B Em razão da forte pujança do setor agropecuário registrada no Estado, houve uma queda do índice de urbanização e consequente crescimento da população rural.
  • C Como consequência do saldo migratório positivo, houve mudanças disruptivas na pirâmide etária do Estado, com aumento da população jovem e queda no grupo dos idosos.
  • D O censo demográfico do IBGE 2010 para Goiás demonstrou uma tendência de incremento da população dos Municípios da porção norte, noroeste e oeste do Estado, antigamente caracterizados por baixa densidade demográfica.
  • E A periferia da Região Metropolitana de Goiânia registrou aumento da respectiva fatia populacional, enquanto o núcleo metropolitano, representado pelo Município sede, apresentou queda, significando que os pesos populacionais do núcleo metropolitano e da periferia seguem caminhos inversos.
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Durante a Conferência de São Francisco, realizada em junho de 1945 nos Estados Unidos, representantes de 50 países redigiram a carta das Nações Unidas, que daria origem, no mesmo ano, à Organização das Nações Unidas (ONU).


Sobre a ONU e sua atuação, é INCORRETO afirmar que:

  • A Os anos da Guerra Fria, sucessores aos da criação da ONU, por dividirem o mundo em dois polos de influência distintos, limitaram o papel da organização no campo de segurança internacional.
  • B A ação da ONU, devido à influência da Guerra Fria, se restringiu a intervenções de paz apenas quando estas não colidiam com os interesses das grandes potências que a manipulavam, assistindo passivamente, devido aos vetos do Conselho de Segurança, a conflitos que resultaram em milhares de mortos.
  • C A primeira e maior missão de observação da ONU, que pedia um cessar-fogo em 1948, ocorreu na região da Coreia do Sul e da Coreia do Norte.
  • D O Conselho de Segurança da ONU é atualmente composto por cinco membros permanentes e dez membros eleitos de dois em dois anos. Os membros permanentes são: Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, França e China.
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Com relação ao Brexit, assinale a alternativa correta.

  • A Significa a saída apenas da Inglaterra da União Europeia.
  • B Apesar da saída de um membro, tal fato gerou um cenário de estabilização do bloco econômico.
  • C Os empresários brasileiros são afetados pelo Brexit, pois muitos deles utilizam a Inglaterra como porta de entrada para negócios na Europa.
  • D O Brasil não será afetado, já que tem como principal parceiro comercial a China.
  • E O Brexit foi um fato aceito de forma positiva pelos investidores estrangeiros
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O movimento Black Lives Matter (em tradução livre, Vidas Negras Importam), nos Estados Unidos, marcou os anos recentes, com manifestações contra a violência policial dirigida especialmente à população afro-estadunidense. O movimento alastrou-se principalmente pelo uso das redes sociais, com a hashtag #BlackLivesMatter. Uma inspiração histórica para o Black Lives Matter foi a campanha pelos direitos civis nos Estados Unidos, nos anos 1960. Q principal líder dessa campanha, assassinado por sua atuação em prol do fim da segregação racial nos Estados Unidos, foi:

  • A Barack Obama.
  • B Emiliano Zapata.
  • C Charlie Chaplin.
  • D Martin Luther King Jr.
  • E Donald Trump.
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As últimas décadas do século XX e o início do século XXI foram marcados, no Brasil,
  • A pela redução do papel do Estado na economia e pela flexibilização das leis trabalhistas.
  • B pelo colapso do neoliberalismo e da globalização, que levou o Estado a nacionalizar as grandes empresas internacionais.
  • C pelo processo de redemocratização, com a queda do regime militar, graças à intensa pressão norte-americana, que incluiu a punição rigorosa dos envolvidos em crimes de tortura.
  • D pelo controle inflacionário resultante dos planos econômicos das eras Collor e Sarney, que permitiram o sucesso do Plano Real implantado no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso.
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A regularização da ocupação do solo no Distrito Federal é um processo multidisciplinar que envolve diferentes órgãos da administração pública e é formado por várias etapas/estágios. No processo de regularização de determinada área, a etapa que deve vir em primeiro lugar é a (o)

  • A aprovação dos projetos de infraestrutura.
  • B análise da situação fundiária.
  • C registro cartorial do empreendimento.
  • D implantação de obras de infraestrutura.
  • E comercialização ou o repasse das unidades imobiliárias.
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Não há dúvida quanto à importância da produção energética no mundo atual, para gerar desenvolvimento econômico ou para os debates e as ações em relação à proteção ambiental. As tecnologias aceleram as transformações nesse setor e, ao mesmo tempo, degradam e comprometem a vida no planeta. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
  • A A produção de xisto tem provocado uma revolução na produção de energia nos Estados Unidos e no mundo; contudo, não chega a ameaçar a hegemonia do petróleo, que mantém, ainda hoje, produção e preços crescentes.
  • B O Brasil é, na atualidade, o maior produtor de etanol do mundo, sendo a soja e a mamona as matérias-primas mais utilizadas para esse produto no País, além de serem menos poluentes que os derivados do petróleo
  • C A região do pré-sal continua a ser a principal área produtora de petróleo do Brasil. A produção possui custos menores que nas regiões marítimas tradicionais, além de o País possuir tecnologia de ponta para o setor.
  • D A principal vantagem da instalação de uma usina hidrelétrica, em qualquer parte do mundo, é que não há impactos socioambientais, fator relevante para a escolha de uma política energética nacional.
  • E A produção de carvão vegetal ainda é um sério problema socioambiental para o Brasil, pois, além de provocar grande devastação da vegetação, há uma grave violação dos direitos humanos, quando observada a presença de trabalho análogo ao escravo em algumas áreas exploradas.
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Unicef distribui kits em Recife para estimular crianças afetadas pelo Zika
(30/11/2016) Em Recife, o projeto Redes de Inclusão — do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros — distribuiu, na terça-feira (29), kits para estimular o desenvolvimento de crianças com a síndrome congênita do Zika. A ação é uma das diversas iniciativas promovidas pela agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para levar atenção humanizada a gestantes, famílias e cuidadores de crianças que foram afetadas neurologicamente pelo vírus. Desde o início de 2016, recém-nascidos e seus familiares já frequentam consultas semanais no serviço público de saúde da capital pernambucana e de Campina Grande, cidade da Paraíba que também participa do Redes de Inclusão. Nos centros de atendimento, são recebidos por profissionais especializados da Atenção Básica, dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O objetivo dos kits é complementar os encontros com médicos e ampliar os cuidados com as crianças no ambiente domiciliar. Cada kit é composto por dez itens, concebidos para favorecer a estimulação cognitiva, visual, motora e auditiva dos bebês. Os brinquedos e objetos vêm acompanhados de um informativo com instruções para a respectiva utilização.
Disponível em:https://nacoesumdas.org/unicefdistribui-kits-em-recife-para estimular-criancas-afetadas-pelo-zika/ . Acesso em: 21 dez. 2016, com adaptações.
A respeito da relação do Zika vírus e da microcefalia, assinale a alternativa correta.
  • A Gestantes ou mulheres que desejam engravidar devem tomar precauções adicionais para evitar as picadas - pelos efeitos que o vírus Zika pode causar no bebê - e contar com a ajuda de familiares, amigos e vizinhos para destruir os lugares de reprodução dos mosquitos.
  • B Microcefalia é uma malformação congênita, causada apenas pelo vírus da Zika, em que o cérebro de bebês, ainda no período de gestação, não se desenvolve de maneira adequada; por isso, é importante que gestantes façam um pré-natal qualificado e todos os exames previstos nessa fase, além de relatarem aos profissionais de saúde qualquer alteração que perceberem durante a gestação.
  • C Uma prevalência para a distribuição dos kits em regiões do nordeste do País é observada, no entanto, sabe-se que os estados com maiores registros da doença foram o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que leva a entender que as ações da UNICEF deveriam, estrategicamente, iniciar na região sul do País.
  • D Os kits distribuídos a todas as famílias pernambucanas com crianças até 3 anos de idade é uma forma eficaz de assegurar que essas sejam imunes à microcefalia, uma vez que, utilizando os brinquedos e objetos conforme as instruções, os bebês estarão mais fortes contra a picada de insetos.
  • E As crianças com microcefalia precisam de estimulação precoce para redução do comprometimento no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente da malformação. O período mais importante para essa estimulação é na puberdade, fase de maior resposta aos estímulos, segundo Piaget. Por isso, o objetivo dos kits é complementar.
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Quando a menina nasceu, nenhum vizinho foi dar os parabéns aos seus pais. Em regiões do Paquistão como o Vale do Swat, onde ela vivia, só o nascimento de meninos é celebrado. Das meninas, espera-se apenas que vivam quietinhas atrás das cortinas, cozinhem e tenham filhos – preferencialmente antes dos 18 anos de idade. Aos 12 anos, para poder continuar indo à escola, desafiou uma das mais cruéis e violentas milícias em ação, o fundamentalista Talibã. Aos 15 anos, foi baleada na cabeça em uma tentativa do grupo de silenciá-la. Sobreviveu ao atentado e, aos 16 anos, tornou-se porta-voz mundial de uma causa até há pouco quase obscura, entre outros motivos, por ter surgido em uma região que já parecia ter problemas a tratar: as milhares de meninas no Afeganistão e no Paquistão que, graças a uma interpretação do Islã eivada de ignorância e ódio, são impedidas de ter acesso à educação e a um futuro melhor.

Revista Veja, 16/10/2013, edição 2.343. Editora Abril, pag. 86, com adaptações.

Essa autobiografia da jovem paquistanesa é narrada no livro.

  • A Afeganistão depois do Talibã.
  • B O caçador de pipas.
  • C A costureira de Khair Khana.
  • D Em que acreditam os muçulmanos.
  • E Eu sou Malala.
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Leia o fragmento abaixo e marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

“O nome de Miguel Servet, ou Michael Servetus em latim, acha-se definitivamente incorporado à história da medicina. Servet foi um precursor de Harvey na descoberta da___________________. Foi quem primeiro descreveu a circulação pulmonar com exatidão. Espírito irrequieto, combativo, devotado a questões transcendentais de natureza religiosa e filosófica, viveu de_____________, em meio às disputas religiosas resultantes da Reforma liderada por____________ e ________________.”
(Fonte: REZENDE, Joffre Marcondes de. A Sombra do Plátano. São Paulo: FAP/UNIFESP, 2009)

  • A Instabilidade uterina; 437 a 485; Lutero, Francisco de Assis.
  • B Insuficiência renal; 838 a 903; Lutero, Alexandre Bórgia.
  • C Pressão craniana; 1207 a 1247; Witclif, Pico de La Mirandola.
  • D Circulação sanguínea; 1511 a 1553; Lutero, Calvino.
  • E Necrose hepática; 1947 a 1998; Lutero, Jim Jones.
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Leia o fragmento abaixo e responda à questão .


“A exclusão das mulheres da vida política se deu praticamente em todos os países ocidentais até os primeiros decênios do século passado. O direito da mulher de escolher os seus representantes políticos foi encarado com desconfiança, pois poderia pôr em risco a família, desagregando-a.”


(Fonte: KARAWEJCZYK, Mônica. “O Voto de saias”. História, imagem e narrativas, v. 2, n. 3, set. 2006)


No Brasil, o voto feminino foi legitimado no governo do presidente:

  • A Rodrigues Alves.
  • B Getúlio Vargas.
  • C Juscelino Kubitschek.
  • D Jânio Quadros.
  • E Ernesto Geisel.
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Leia o texto abaixo e assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do mesmo.

“Um soldador americano de 59 anos contraiu uma versão da peste negra (também chamada de ____________), causada pela bactéria Yersinia pestis – presente nas pulgas de roedores – e responsável pela morte de um terço da ____________no fim da Idade ___________. Paul Gaylord pegou a doença ao tentar retirar um rato da boca de seu gato, Charlie, que se engasgou com o roedor e acabou morrendo depois disso. O americano vive no estado do Oregon, e já perdeu a ponta dos dedos das mãos e os dedões do pé”.

(Fonte: Disponível no site: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07.html. Acessado em 15/10/2012)

  • A Malária; Amazônia; Contemporânea.
  • B Bubônica; Europa; Média.
  • C Gripe Espanhola; América; Média.
  • D Rubéola; África; Moderna.
  • E Gripe A; Europa; Contemporânea.

Sociologia

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Segundo Durkheim, “Mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva; pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação [...]. Assim também o devoto, ao nascer, encontra prontas as crenças e as práticas da vida religiosa; existindo antes dele, é porque existem fora dele.
No trecho de “As Regras do Método Sociológico”, esse autor explica a exterioridade do fato social.
Sobre o papel da sociedade no processo educacional, a partir das análises desse autor, é correto afirmar:
  • A A ação individual, quando engajada, não corresponde aos costumes e modos do ser social de um período e lugar, já que a estatística constata que o fato social não é explicável por manifestações particulares.
  • B A educação produz, em cada pessoa, o ser social, combinando os estados mentais próprios de uma pessoa única às ideias eaos hábitos próprios do grupo a que pertence.
  • C A socialização faz parte de um mecanismo de conservação da sociedade e a educação faz parte dos processos de modificação da cultura herdada.
  • D O fato social se opõe a um processo educativo por ser exterior e coercitivo.
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A partir das teorias sociológicas que enfocam o tema cultura e diversidade, analise as afirmações a seguir e marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.



( ) As populações indígenas brasileiras foram corretamente classificadas de naturalmente primitivas pelos colonizadores devido ao seu atraso cultural.


( ) A religião não pode ser analisada sociologicamente por não ser uma relação social, e sim uma ação de fé.


( ) O simbolismo e a linguagem são as mais importantes ferramentas de ressignificação do mundo e produção de subjetividades.


( ) As culturas são códigos e convenções que medeiam as formas de viver, produzir e se relacionar, regulando e conduzindo as expectativas com base nos limites estabelecidos pela vida cotidiana.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A V F F F
  • B V F V V
  • C F F V V
  • D F V V F
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Nas últimas décadas, o modelo tradicional de família sofreu profundas alterações. Crianças acostumaram-se a ter duas casas por causa do divórcio dos pais. Mães e pais solteiros começaram a tornar-se comuns. Mulheres entraram no mercado de trabalho e passaram a sustentar suas casas. Casais homossexuais saíram do armário e adotaram filhos... Nos próximos 20 anos, segundo vários pesquisadores, a tendência é que esses novos modelos familiares se consolidem. Todos eles.


Tendo por base as informações apresentadas e as análises sociológicas contemporâneas sobre a instituição Família, é correto afirmar:

  • A A baixa taxa de fecundidade atual é decorrente do enfraquecimento da instituição familiar.
  • B Um dos fenômenos sociais que influenciou os novos modelos de instituição familiar foram as transformações nas relações de gênero.
  • C A mudança nos modelos de família demonstra que essa instituição está enfraquecida na modernidade.
  • D A associação que é composta por amigos sem grau de parentesco não pode ser considerada uma instituição familiar.