Resolver o Simulado Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE-PE) - CESPE/CEBRASPE - Nível Médio

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Administração Pública

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Julgue o item subsequente, no que se refere à evolução da administração pública no Brasil, ao modelo de gestão e excelência nos serviços públicos, bem como às convergências e divergências entre gestão pública e privada.


A reforma gerencial ocorrida na administração pública a partir de 1995 possibilitou a seleção de servidores com alta qualidade profissional, favorecendo a busca pela eficiência do Estado.

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Julgue o item subsequente, no que se refere à evolução da administração pública no Brasil, ao modelo de gestão e excelência nos serviços públicos, bem como às convergências e divergências entre gestão pública e privada.


As mudanças de gestão na alta administração de empresas públicas e privadas são frequentes e caracterizam uma descontinuidade que dificulta a execução do planejamento e das ações de longo prazo.

3

Julgue o item subsequente, no que se refere à evolução da administração pública no Brasil, ao modelo de gestão e excelência nos serviços públicos, bem como às convergências e divergências entre gestão pública e privada.


A excelência dos serviços públicos pode ser mensurada e aprimorada a partir da avaliação dos resultados obtidos nas ações dos órgãos administrados pelo governo.

4

Julgue o item subsequente, no que se refere à evolução da administração pública no Brasil, ao modelo de gestão e excelência nos serviços públicos, bem como às convergências e divergências entre gestão pública e privada.


O domínio analítico e restrito aos processos de trabalho sob a gestão de um único servidor público é um dos fundamentos da gestão pública contemporânea.

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A Lei de Acesso à Informação classifica as informações que possam colocar em risco a segurança dos filhos do presidente da República como

  • A reservadas.
  • B secretas.
  • C ultrassecretas.
  • D de sigilo condicionado.
  • E indisponíveis temporariamente.
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A Lei de Acesso à Informação considera como qualidade da informação não modificada

  • A o tratamento da informação.
  • B a integridade.
  • C a autenticidade.
  • D a disponibilidade.
  • E o documento.
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A Lei de Acesso à Informação obriga todos os municípios com até dez mil habitantes a divulgar

  • A sua estrutura organizacional e suas competências.
  • B seus programas, seus projetos e suas ações.
  • C a remuneração e subsídios recebidos pelos ocupantes de cargo público.
  • D as licitações realizadas e as em andamento.
  • E informações relativas à execução orçamentária e financeira.
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O modelo de administração pública no qual não há distinção na forma de gerenciar bens públicos e privados denomina-se

  • A neoliberal.
  • B de bem-estar social.
  • C gerencialista.
  • D patrimonialista.
  • E burocrático.
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O processo de burocratização que instituiu um modelo de gestão pública pautado no uso do poder racional-legal e na incorporação da racionalidade técnica e do profissionalismo ocorreu no governo de

  • A Getúlio Vargas.
  • B Juscelino Kubitschek.
  • C Fernando Henrique Cardoso.
  • D Luís Inácio Lula da Silva.
  • E Eurico Gaspar Dutra.
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O modelo de administração que admite o cidadão como cliente dos serviços do Estado denomina-se

  • A nova governança pública.
  • B patrimonialista.
  • C burocrático.
  • D estado de bem-estar social.
  • E administração pública gerencial.

Arquivologia

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O princípio arquivístico segundo o qual os documentos acumulados por pessoa física ou jurídica não podem ser misturados a conjuntos documentais produzidos e(ou) recebidos por outras pessoas ou organização é o
  • A princípio da proveniência.
  • B princípio da ordem original.
  • C princípio da territorialidade.
  • D princípio da pertinência.
  • E princípio da estrutura interna.
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Os documentos de arquivo recebidos pela instituição devem ser entregues ao setor de protocolo, onde é efetuada a separação entre a correspondência particular e a oficial. Em seguida, são identificadas as correspondências ostensivas e as sigilosas. A primeira etapa que inicia a sequência de procedimentos a serem realizados no protocolo é
  • A a expedição.
  • B o registro.
  • C a tramitação.
  • D a distribuição.
  • E a avaliação.
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A classificação de documentos de arquivo é determinada

  • A pelo tema do documento.
  • B pelo assunto do documento.
  • C pelas funções e atividades da instituição.
  • D pelo ato de recebimento ou pela expedição.
  • E pela pertinência do conjunto documental.
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O modo como o usuário consulta os documentos de arquivo gera indicações acerca da melhor forma de organizá-los. Não ocorrendo tal orientação, o modo-padrão de ordená-los é
  • A numericamente.
  • B alfabeticamente.
  • C geograficamente
  • D cronologicamente.
  • E tematicamente.
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A tabela de temporalidade controla o acúmulo dos documentos, permitindo a eliminação daqueles que não são mais necessários às atividades da instituição e a preservação dos considerados de valor permanente. A fase arquivística que inicia a aplicação da tabela de temporalidade é a do arquivo
  • A permanente.
  • B inativo.
  • C intermediário.
  • D semiativo.
  • E corrente.
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Na organização de documentos, um processo consiste em

  • A um conjunto de documentos que se relacionam entre si por assunto, constituindo uma unidade de arquivamento.
  • B uma representação de documentos ou informações por termos ou descritores que propiciem a recuperação da informação.
  • C um conjunto de documentos oficialmente reunidos no decurso de uma ação administrativa ou judicial.
  • D uma unidade documental fisicamente indivisível.
  • E uma unidade de arquivamento que contém o registro de informações sobre arquivos com vistas ao controle físico e intelectual desses arquivos.
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A autuação de documentos avulsos para a formação de processos é obrigatória quando o assunto, tema ou a solicitação requerer análises, informações, despachos, pareceres ou decisões administrativas dos órgãos e das entidades da administração pública federal. A autuação de processos digitais

  • A e as demais informações de identificação do processo devem ser apresentadas separadas das informações de trâmite do processo digital.
  • B tem de ser precedida pelo encaminhamento do processo digital para a unidade administrativa na qual será instruído.
  • C deve associar os documentos digitais de forma que os documentos integrantes de cada processo sejam apresentados sempre na mesma sequência.
  • D é facultada a usuários autorizados pela unidade protocolizadora, sem a necessidade de monitoramento.
  • E deve identificar o processo criado por seu número, sua data de autuação e seu interessado. O código de classificação e o nome da unidade administrativa são informações opcionais, que podem ser incluídas a qualquer momento.
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Quando receber um processo com autuação e numeração única de processo já feitas por outro órgão, o órgão recebedor deverá

  • A inutilizar a numeração única de processo já existente e adotar uma nova sequência numérica para identificar esse processo.
  • B dar seguimento à tramitação desse processo, sendo dispensável o registro de seu recebimento pelo protocolo.
  • C usar novo número de identificação no processo, alterando também os demais dados de cadastro preexistentes.
  • D inserir nova numeração ao processo, que passará a contar com dois registros, e alterar o nome do interessado, registrando nessa opção o seu próprio nome.
  • E identificar esse processo pelo número de origem além do nome do órgão ou do interessado.
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Com referência a formas de registro e recebimento de documentos digitais, julgue os itens a seguir.


I O recebimento de documentos digitais pode ser centralizado em uma unidade de protocolo.

II O recebimento de documentos digitais pelo correio eletrônico é proibido, pois esse método não oferece garantia de autenticidade e confiabilidade.

III O recebimento de documentos digitais em mídias removíveis poderá ser realizado a critério do órgão ou da entidade, sendo facultada a entrega do objeto na unidade de protocolo ou diretamente na unidade destinatária.

IV O envio de documentos digitais poderá ser realizado de forma descentralizada, diretamente para o destinatário.


Estão certos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C I e IV.
  • D I, II e IV.
  • E II, III e IV.
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Na tramitação de documentos,

  • A a unidade protocolizadora responsável pelo trâmite é dispensada de cadastro prévio.
  • B o controle da tramitação é desnecessário para o caso de documentos digitais, uma vez que não existe movimentação física de documentos.
  • C o registro da movimentação do documento, que facilita investigação posterior em caso de extravio, é facultativo, desde que sejam criados mecanismos de recuperação das informações.
  • D a unidade protocolizadora do órgão destinatário deverá manter registro que permita a identificação do órgão remetente quando ocorrer trâmite externo.
  • E a movimentação do documento deverá ser registrada desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa.

Direito Constitucional

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No que diz respeito à administração pública direta, à administração pública indireta e aos agentes públicos, julgue o item que se segue.


Cargos, empregos e funções públicas devem ser exercidos por brasileiros que preencham as condições estabelecidas em lei, contudo, na forma da lei, há possibilidade de acesso para os estrangeiros.

22

Acerca de direitos e garantias fundamentais, julgue o item a seguir.


Se, com o intuito de eximir-se de obrigação legal a todos imposta, uma pessoa se recusar a cumprir prestação alternativa, invocando convicção filosófica e política ou crença religiosa, os direitos associados a tais convicções poderão ser restringidos.

23

Acerca de direitos e garantias fundamentais, julgue o item a seguir.


Brasileiro naturalizado pode ocupar o cargo de presidente da Câmara dos Deputados.

24

Acerca de direitos e garantias fundamentais, julgue o item a seguir.


A honra e a imagem das pessoas são invioláveis, sendo assegurado o direito de reparação por dano material ou moral em caso de violação.

25

Acerca de direitos e garantias fundamentais, julgue o item a seguir.


Os analfabetos não podem registrar-se como eleitores.

26

Acerca do Poder Judiciário e das funções essenciais à justiça, julgue o item que se segue.


O Ministério Público, observando sua autonomia funcional e administrativa, pode propor ao Poder Legislativo a extinção e a criação de cargos e serviços auxiliares para o próprio Ministério Público.

27

Acerca do Poder Judiciário e das funções essenciais à justiça, julgue o item que se segue.


A Advocacia-Geral da União é responsável por promover inquérito civil e ação civil pública para proteção do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.

28

Acerca do Poder Judiciário e das funções essenciais à justiça, julgue o item que se segue.


Compete ao STF processar e julgar o presidente da República por infrações penais comuns.

29

Acerca do Poder Judiciário e das funções essenciais à justiça, julgue o item que se segue.


O STF é o órgão responsável pelo controle da atuação administrativa e financeira de todo o Poder Judiciário, bem como do cumprimento funcional dos deveres dos juízes.

30

Assinale a opção que apresenta o princípio constitucional que se aplica diretamente à carreira de defensoria pública.

  • A livre exercício da ação penal
  • B independência funcional
  • C inamovibilidade
  • D vitaliciedade
  • E irrecusabilidade

Direito Administrativo

31

Considerando as disposições da Lei n.º 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), julgue o item a seguir.


A transitoriedade do exercício da função pública impossibilita a aplicação das regras relacionadas a improbidade administrativa.

32

Considerando as disposições da Lei n.º 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), julgue o item a seguir.


Lealdade à instituição é um valor que a Lei de Improbidade Administrativa busca resguardar.

33

Considerando as disposições da Lei n.º 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), julgue o item a seguir.


A ocorrência de prejuízo ao erário é condição indispensável para a configuração de qualquer ato de improbidade administrativa.

34

Considerando as disposições da Lei n.º 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), julgue o item a seguir.


O sucessor daquele que enriquecer ilicitamente estará sujeito às cominações da Lei de Improbidade Administrativa até o limite do valor da herança.

35

Considerando as disposições da Lei n.º 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), julgue o item a seguir.
As disposições da Lei n.º 8.429/1992 são aplicáveis àquele que induzir um agente a praticar ato ímprobo.

36

No que diz respeito à administração pública direta, à administração pública indireta e aos agentes públicos, julgue o item que se segue.


Ministros e secretários estaduais e municipais são agentes políticos cujos vínculos funcionais não têm natureza permanente, mas que, com base no seu poder político, traçam e implementam políticas públicas constitucionais e políticas públicas de governo.

37

No que diz respeito à administração pública direta, à administração pública indireta e aos agentes públicos, julgue o item que se segue.


A administração pública indireta é composta por órgãos e agentes públicos que, no âmbito federal, constituem serviços integrados na estrutura administrativa da presidência da República e dos ministérios.

38

Cada um do item a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca dos poderes administrativos.


Um tenente da Marinha do Brasil determinou que um grupo de soldados realizasse a limpeza de um navio, sob pena de sanção se descumprida a ordem. Nesse caso, o poder a ser exercido pelo tenente, em caso de descumprimento de sua ordem, é disciplinar e deriva do poder hierárquico.

39

Cada um do item a seguir apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca dos poderes administrativos.


O corpo de bombeiros de determinada cidade, em busca da garantia de máximo benefício da coletividade, interditou uma escola privada, por falta de condições adequadas para a evacuação em caso de incêndio. Nesse caso, a atuação do corpo de bombeiros decorre imediatamente do poder disciplinar, ainda que o proprietário da escola tenha direito ao prédio e a exercer o seu trabalho.

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À luz das disposições da Lei n.º 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da administração pública, julgue o próximo item.


Caracteriza hipótese de dispensa de licitação a necessidade de contratação de serviços técnicos, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, para restauração de obra de arte, com valor histórico, de determinado museu municipal.