Resolver o Simulado VUNESP - Nível Médio

0 / 69

Redação Oficial

1

Suponha que Luana é servidora da Unesp e precisa enviar uma comunicação com agilidade expondo um projeto novo para uma outra servidora também da Unesp que está hierarquicamente em nível diferente do seu. Com base no Manual de Redação Oficial e Padronização de atos administrativos da Unesp, é correto afirmar que Luana deverá utilizar

  • A um ofício, que deve ser escrito com linguagem simples e direta.
  • B uma representação, que deve ser escrito com linguagem formal e rebuscada.
  • C um memorando, que deve ser escrito em linguagem simples, direta e clara, com objetividade e precisão.
  • D um comunicado, que deve ser escrito com linguagem formal.
  • E uma cota, que deve ser escrita com linguagem simples, direta e clara, com objetividade e precisão.
2

Assinale a alternativa em que o emprego da expressão destacada atende à orientação do Manual de Redação Oficial e de Padronização de Atos Administrativos da Unesp.

  • A Acusamos o recebimento da documentação necessária à progressão docente.
  • B Seguem anexos os documentos comprobatórios da titulação docente exigida.
  • C No que diz respeito ao assunto em tela, reitera-se a necessidade de orientações.
  • D Vimos, através desta, solicitar a Vossa Senhoria a assinatura dos documentos.
  • E Devido à pandemia, as atividades presenciais serão suspensas temporariamente.
3

No que diz respeito à identificação do expediente, o Manual de Redação da Presidência da República orienta que os documentos oficiais devem ser identificados com o nome do documento, a indicação de numeração e as informações do documento, que estão corretamente exemplificados em:

  • A OFÍCIO NÚMERO 652/SAA/SE/MT.
  • B OF. NÚM. 652/2018/SAA/SE/MT.
  • C OFÍCIO Nº 652/2018/SAA/SE/MT
  • D OFC. N. 652-SAA-SE-MT.
  • E OFÍCIO NRO. 652/SAA-SE-MT.
4

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, no padrão ofício, o vocativo e o fecho do documento são:

  • A opcionais: o primeiro, na forma de tratamento “Vossa Senhoria”, independentemente de quem receberá o expediente; o segundo, limitado à forma “Atenciosamente”, colocada sempre após a forma “Sem mais”.
  • B obrigatórios: o primeiro, na forma de tratamento adequada para quem receberá o expediente, observando o correlato pronome de tratamento; o segundo, limitado às formas “Respeitosamente” e “Atenciosamente”, conforme a relação hierárquica.
  • C dispensáveis, uma vez que a redação oficial visa alinhar-se à comunicação contemporânea, que se configura por ser mais ágil, reforçando os aspectos de concisão para a elaboração de textos mais claros e precisos.
  • D obrigatórios: o primeiro, na forma de tratamento “o/a Senhor/a”, conforme quem receberá o expediente; o segundo, limitado à forma “Reiteramos nossos votos de estima e admiração”, que reforça a relação hierárquica entre as partes.
  • E opcionais: o primeiro, na forma de tratamento “o/a Senhor/a”, conforme quem receberá o expediente; o segundo, limitado à forma “Respeitosamente”, colocada sempre após a forma “Subscrevemo-nos”.
5

Uma característica da redação oficial é a impessoalidade, devidamente exemplificada com o seguinte enunciado:

  • A Encaminho o relatório no qual se faz uma análise admirável do perfil dos candidatos aprovados no último concurso.
  • B A inauguração do posto de saúde foi emocionante, sobretudo nesse triste momento de pandemia que estamos vivendo.
  • C Com a sua contratação, este departamento espera que aqui você atue como em sua vida particular, alegre e vivaz.
  • D A relação dos candidatos aprovados na primeira fase do concurso será divulgada uma semana após a realização da prova.
  • E Os funcionários públicos sabemos da relevância do nosso trabalho para sociedade e do amor que esta tem por nós.
6

Assinale a alternativa em que o emprego da expressão destacada está em conformidade com as orientações do Manual de Redação da Presidência da República.

  • A Os documentos foram todos apresentados, posto que a contratação ainda demore.
  • B O domínio da rotina administrativa melhora na medida em que o tempo transcorre.
  • C Quanto ao cheque e ao recibo, é lícito citar que ambos os dois foram apresentados.
  • D A área de educação não precisa de concurso, enquanto que a saúde vai realizar dois.
  • E As alterações dos documentos devem ser feitas a partir das orientações do Manual.
7

A coesão e a coerência são atributos da redação oficial e estão devidamente preservadas no enunciado:

  • A Convidamos Vossa Senhoria a compor a mesa-redonda sobre educação ambiental, aonde suas pesquisas na área se delineiam relevantes no contexto atual. O evento, no qual outros pesquisadores de renome nacional e internacional virão, talvez seja uma oportunidade para que a sociedade discuta a questão, com o intuito de imputar às próximas gerações um mundo melhor.
  • B Convidamos Vossa Senhoria para compor a mesa-redonda sobre educação ambiental, tanto que suas pesquisas na área são relevantes no contexto atual. O evento, o qual participarão outros pesquisadores de renome nacional e internacional, certamente será uma oportunidade para a sociedade repensar a questão, com o intuito de restringir às próximas gerações um mundo melhor.
  • C Convidamos Vossa Senhoria para a composição da mesa-redonda de educação ambiental, que suas pesquisas na área emergem relevantes no contexto atual. O evento, que haverá outros pesquisadores de renome nacional e internacional, onde obviamente será uma oportunidade para a sociedade repensar a questão, com o intuito de oferecer às próximas gerações um mundo melhor.
  • D Convidamos Vossa Senhoria a compor a mesa-redonda para educação ambiental, a qual suas pesquisas na área se configuram relevantes no contexto atual. O evento, do qual outros pesquisadores de renome nacional e internacional estarão presentes, certamente será uma oportunidade da sociedade dirimir a questão, ainda que não se garanta às próximas gerações um mundo melhor.
  • E Convidamos Vossa Senhoria para compor a mesa-redonda sobre educação ambiental, uma vez que suas pesquisas na área se mostram relevantes no contexto atual. O evento, que contará com outros pesquisadores de renome nacional e internacional, certamente será uma oportunidade para que a sociedade repense a questão, com o intuito de garantir às próximas gerações um mundo melhor.
8

De acordo com o Manual de Redação Oficial e Padronização de atos administrativos da Unesp, os atos administrativos internos, pelos quais os chefes de órgãos, repartições ou serviços expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados, ou designam servidores para funções e cargos secundários, são denominados de

  • A deliberações.
  • B regimentos.
  • C regulamentos.
  • D resoluções.
  • E portarias.
9

A respeito da Redação Oficial, assinale a alternativa que está de acordo com o Manual de Redação Oficial e Padronização de atos administrativos da Unesp.

  • A Deve-se utilizar sempre letra maiúscula quando quiser demonstrar mais modernidade, simplicidade e menos “poluição” nos atos oficiais.
  • B Deve-se utilizar o pronome de tratamento Vossa Excelência nas comunicações direcionadas aos Reitores.
  • C Na redação oficial é inoportuno o uso do plural de modéstia.
  • D Nas comunicações oficiais, deve-se sempre utilizar digníssimo (DD) e mui digno (MD), assim como o superlativo ilustríssimo (ILMO) para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria.
  • E Deve-se utilizar o pronome de tratamento Vossa Senhoria para autoridades como Pró-Reitores, Assessores, Diretores, Coordenadores, Chefes de Departamento, Supervisores de Seções, servidores em geral e particulares.
10

Suponha que Maurício, servidor da Unesp, encaminhou um ofício a um outro servidor da Universidade. Um dos trechos do ofício estava assim redigido: “Com o propósito de ilustrar os assuntos em tela, através desta comunicação encaminhamos anexo contendo os memoriais descritivos. [...] Conforme o assunto em epígrafe, outrossim comunicamos que no dia 05 de dezembro haverá suspensão do sinal do wi-fi por 30 (trinta) minutos, com o propósito de atualizar o sistema interno”. Em face da modernização e atualização das comunicações, assinale a alternativa que está de acordo com o Manual de Redação Oficial e Padronização de atos administrativos da Unesp.

  • A Maurício redigiu o ofício em consonância com o que propunha o Manual de Redação, uma vez que o trecho destacado foi escrito respeitando a modernização necessária dos atos oficiais.
  • B A única expressão que deveria ser trocada no texto é “conforme assunto em epígrafe”, que deveria ser substituída por “em referência”.
  • C “Com o propósito de”, “assuntos em tela”, “através desta”, “encaminhamos anexo”, “conforme o assunto em epígrafe”, “outrossim” e “com o propósito de” são todas expressões que deveriam ser substituídas, tendo em vista a modernização e atualização necessárias das comunicações.
  • D Apenas “outrossim” não deveria estar no texto, que poderia ser substituído por “igualmente”.
  • E Somente “conforme assunto em epígrafe” e “outros-sim” não deveriam estar na comunicação encaminhada por Maurício.
11

A respeito da Composição e Padronização dos Atos Administrativos, assinale a alternativa que está de acordo com o Manual de Redação Oficial e Padronização de atos administrativos da Unesp.

  • A Para a digitação dos documentos da Universidade deve-se utilizar a fonte Times New Roman ou Arial, de corpo 12, entre linhas, simples.
  • B Deve-se sempre ser empregado negritos, itálicos, sublinhados e bordas, para dar personalidade para o ato administrativo.
  • C A identificação dos documentos administrativos e de comunicação é alinhada à direita da página.
  • D O vocativo é constituído pelo pronome de tratamento devidamente adequado, devendo ser alinhado à direita da página e finalizado por ponto final (.).
  • E Os fechos devem ser centralizados na folha e finalizados com ponto final (.).
12

Assinale a alternativa que apresenta todos os elementos e estrutura de um Comunicado, de acordo com o Manual de Redação Oficial e Padronização de atos administrativos da Unesp.

  • A Timbre, identificação do documento, ementa, contexto, local e data, identificação do signatário.
  • B Timbre, identificação do documento, texto, local e data, identificação do signatário.
  • C Timbre, identificação do documento, preâmbulo, considerandos, expressão de comando, local e data, identificação do signatário.
  • D Timbre, identificação do documento, referência, interessado, assunto, texto, local e data, identificação do signatário.
  • E Timbre, identificação do documento, vocativo, assunto, texto, fecho, local e data, identificação do signatário.
13

No Capítulo II – Redação Oficial, o Manual de Redação Oficial e de Padronização de Atos Administrativos da Unesp assevera que a linguagem dos documentos oficiais deve

  • A incorporar traços dominantes da oralidade.
  • B alinhar-se à escrita das mídias sociais.
  • C primar pelo padrão mais formal da língua.
  • D valer-se de neologismos e gírias, se preciso.
  • E fortalecer o rebuscamento linguístico.
14

Leia o texto.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Supondo-se que o texto tenha sido encaminhado para o reitor de uma universidade, as lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com: 

  • A Magnífico Reitor ... Vossa Magnificência
  • B Ilustríssimo Senhor Reitor ... Vossa Senhoria
  • C Excelentíssimo Senhor Reitor ... Sua Magnificência
  • D Magnífico Senhor Reitor ... Sua Magnificência
  • E Excelentíssimo Reitor ... o Senhor
15

Como Proposição em Regime de Urgência, discussão e votação do Projeto de Lei nº 569, de 1997, que trata do orçamento. Pela ordem, o Senhor Deputado LUIZ CARLOS DA SILVA requereu Verificação de Presença, sendo observado quórum. A PRESIDÊNCIA anunciou a visita do Deputado Federal Salvador Zimbalde. Pela ordem, o Senhor Deputado MILTON FLÁVIO solicitou a prorrogação da sessão por duas horas e trinta minutos, o que foi anotado. O Senhor Deputado CAMPOS MACHADO discutiu a matéria. A votos, a prorrogação dos trabalhos por 2 horas e 30 minutos foi aprovada. Pela ordem, o Senhor Deputado SALVADOR KHURIYEH solicitou verificação de Votação, o que foi deferido. Nos termos regimentais, a PRESIDÊNCIA convocou os Senhores Deputados para uma Sessão Extraordinária, a realizar-se 60 minutos após o término da presente, com a mesma Ordem do Dia. Pelo processo eletrônico, a votação acusou a participação de 53 Senhores Deputados, mais a PRESIDÊNCIA, tendo 20 votado SIM, 32 NÃO, sendo anotadas 20 abstenções, resultado que rejeitou a prorrogação. Esgotado o tempo, o Senhor PRESIDENTE, antes de encerrar os trabalhos, às 19 horas e 05 minutos, lembrou os Senhores Deputados da Sessão Extraordinária já aprazada e convocou-os ainda para a próxima sessão ordinária, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia.

(Manual de redação administrativa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo)

O modelo de texto elaborado corresponde ao seguinte documento oficial: 

  • A ata.
  • B ofício.
  • C memorando.
  • D comunicado.
  • E requerimento.
16
Leia o texto para responder à questão.

   ____________ seu comparecimento, no prazo de 15 (quinze) dias a contar da data do recebimento deste, à Divisão de Finanças e Contabilidade desta Secretaria, a fim de recolher ao Erário Estadual importância que lhe foi paga a maior.
   Cumpre-nos esclarecer que sua não-apresentação no prazo mencionado implicará seja a cobrança efetuada, nos termos da Lei, pela Procuradoria Fiscal do Estado.

(Manual de redação administrativa da Assembleia
Legislativa do Estado de São Paulo. Adaptado)

Com concisão e clareza, a lacuna do texto deve ser preenchida com:

  • A Vimos, pelo presente, solicitar
  • B Solicitamos
  • C Vimos solicitar humildemente
  • D Pelo presente, solicitamos
  • E Solicitamos com a presente
17
Leia o texto para responder à questão.

   ____________ seu comparecimento, no prazo de 15 (quinze) dias a contar da data do recebimento deste, à Divisão de Finanças e Contabilidade desta Secretaria, a fim de recolher ao Erário Estadual importância que lhe foi paga a maior.
   Cumpre-nos esclarecer que sua não-apresentação no prazo mencionado implicará seja a cobrança efetuada, nos termos da Lei, pela Procuradoria Fiscal do Estado.

(Manual de redação administrativa da Assembleia
Legislativa do Estado de São Paulo. Adaptado)

Considerando-se as informações apresentadas, o vocativo e o fecho para a comunicação apresentada são, correta e respectivamente:

  • A Senhor; Sem mais.
  • B Caro Senhor; Respeitosamente.
  • C Prezado Senhor; Respeitosamente.
  • D Prezado Senhor; Atenciosamente.
  • E Ilustríssimo Senhor; Nossos votos de apreço.
18

É correto afirmar que, na elaboração de um ofício,

  • A o dia do mês deve ser grafado em algarismo romano.
  • B o nome da cidade deve ser seguido da sigla do estado.
  • C o local e a data do documento devem ser apresentados.
  • D o nome do mês deve ser com todas as letras em maiúscula.
  • E os dias do mês devem ser escritos em numeral ordinal.
19

O objetivo de um comunicado é

  • A transmitir a informação a fim de esclarecer a comunidade interna sobre algum fato não habitual, gerando efeito imediato ou em futuro próximo.
  • B solicitar, determinar ou informar algo, gerando efeito imediato, sendo um documento de redação breve e pouco circunstanciado.
  • C fazer uma petição formal em que o interessado, por si ou por seu procurador, requer da autoridade competente algo que julga de direito.
  • D submeter projeto de ato normativo à consideração de instâncias superiores no âmbito da administração pública.
  • E estabelecer a comunicação entre diferentes órgãos da administração pública, desde que de mesmo nível hierárquico.
20

Os manuais de redação asseveram que a ordem direta dos termos nas orações é necessária e imprescindível à compreensão das comunicações oficiais, tal como se apresenta em:

  • A O funcionário a diretora chamou para saber das dificuldades dele.
  • B Estava sob a mesa a documentação exigida pelo setor administrativo.
  • C Durante o expediente, chegou a cópia dos recibos pelo malote.
  • D Aos questionamentos respondem-se para que se dirimam as dúvidas.
  • E O cuidado com a organização da documentação cabe ao escriturário.

Arquivologia

21

Arquivo é o conjunto organizado de documentos acumulados por uma pessoa ou instituição ao longo de suas atividades. O conjunto de documentos mantidos sob a guarda de um arquivo é denominado

  • A compêndio.
  • B acervo.
  • C documentação.
  • D dossiê.
  • E juntada.
22

Ao conjunto de procedimentos técnicos e operacionais referentes às atividades de produção, tramitação, classificação, avaliação e arquivamento de documentos, dá-se o nome de

  • A metodologia documental.
  • B gerenciamento de arquivos.
  • C gestão de documentos.
  • D organização de arquivos.
  • E codificação de documentos.
23

O Protocolo compreende um conjunto de operações que possibilita o controle do fluxo documental, viabilizando a sua recuperação e o acesso à informação, e pode ser

  • A centralizado ou descentralizado.
  • B corrente ou permanente.
  • C direto ou indireto.
  • D analógico ou digital.
  • E público ou privado.
24

Há três tipos de arquivos: ativo ou temporário, inativo ou intermediário, morto ou permanente. Arquivo morto é aquele que contém documentos

  • A históricos, essencialmente relevantes.
  • B relacionados a situações, processos e contratos já findados.
  • C raramente procurados, pesquisados ou verificados.
  • D de antigos colaboradores, fornecedores e parceiros da instituição.
  • E referentes ao início das atividades da instituição.
25

Os métodos mais comuns de arquivamento são:

  • A corrente, mediano e temporário.
  • B digital, analógico e automático.
  • C direto, indireto e variável.
  • D alfabético, numérico e alfanumérico.
  • E ativo, inativo e permanente.
26

As saliências colocadas na parte superior das pastas de arquivo, em que se colocam os nomes pertinentes a cada uma, são denominadas

  • A projeções.
  • B guias.
  • C etiquetas.
  • D rótulos.
  • E notações.
27

As operações intelectuais e físicas realizadas de forma sequencial atendendo a um quadro ou plano elaborado para organizar documentos de um arquivo referem-se a

  • A notação.
  • B arranjo.
  • C descarte.
  • D custódia.
  • E índice.
28

O conjunto de documentos organicamente vinculados às entidades que os produziram e podem representar uma parcela significativa do patrimônio cultural de uma cidade ou instituição define

  • A museu.
  • B escritório.
  • C cartório.
  • D arquivo.
  • E secretaria.
29

Assinale a alternativa correta sobre documentos de arquivo.

  • A O documento oficial por suas características intrínsecas, e pela natureza de seu conteúdo sofre restrição de acesso.
  • B O documento sigiloso é definido como aquele produzido, recebido e acumulado pelos órgãos do poder público no exercício de suas atividades.
  • C O documento público em função de seu formato diferenciado e suas grandes dimensões exige procedimentos específicos para sua organização.
  • D O documento especial é um gênero documental integrado por documentos manuscritos, datilografados ou impressos.
  • E O documento múltiplo é o conjunto de itens materialmente indissolúvel ou resultado de acumulação de vários documentos simples, no decorrer de sua trajetória.
30

Documentos reunidos com valor primário, em processo de tramitação ou não, consultados frequentemente na entidade que os produziu e os administra, denominam-se arquivo

  • A jurídico.
  • B inativo.
  • C corrente.
  • D privado.
  • E histórico.
31

A atividade que dá apoio e suporte à consecução das atividades-fim de uma instituição denomina-se

  • A atividade de classificação.
  • B atividade-meio.
  • C inventário de acervo.
  • D ordenação de arquivo.
  • E juntada de documentos.
32

Assinale a alternativa que apresenta exclusivamente princípios fundamentais relacionados às especificidades dos documentos de arquivo.

  • A Proveniência, unicidade, organicidade e indivisibilidade.
  • B Autenticidade, historicidade, tematicidade e veracidade.
  • C Conservação, titulação, declaração e comunicação.
  • D Conteúdo, redação, formatação e suporte.
  • E Autorização, emanação, elaboração e certificação.
33

Assinale a alternativa que apresenta exclusivamente espécies documentais.

  • A Alvará de funcionamento, ata de reunião, atestado de saúde, conta de luz.
  • B Certificado, minuta, nota, ofício.
  • C Atestado, aviso, contrato de trabalho, correspondência interna.
  • D Certidão de nascimento, consulta pública, norma de conduta, ordem do dia.
  • E Convênio de saúde, diretriz orçamentária, extrato bancário, planilha de cálculo.
34

O arquivo corrente institucional consiste em um conjunto de

  • A cópias que são arquivadas em local diverso daquele em que os respectivos originais foram arquivados a fim de garantir a integridade da informação.
  • B documentos de valor secundário que são originários dos arquivos ativos com pouco uso que aguardam destinação.
  • C documentos de valor primário que estão em tramitação ou não, e que são consultados com frequência na entidade produtora.
  • D documentos predominantemente de valor permanente decorrentes do exercício das atividades-fim de uma instituição.
  • E documentos preservados em caráter permanente devido às suas características de valor primário e secundário.
35

A tabela de temporalidade de documentos de arquivo pode ser definida como

  • A um plano de proteção aplicado aos arquivos, que estabelece medidas preventivas e de emergência em caso de sinistros.
  • B um instrumento de distribuição de documentos em classes conforme métodos de arquivamento específicos.
  • C um esquema que apresenta a disposição das estantes, de outros equipamentos de armazenamento e o espaço disponível para ocupação futura de depósitos.
  • D uma sequência de operações que estabelece a disposição dos documentos uns em relação aos outros e a identificação de cada unidade.
  • E um instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente na instituição, que determina prazos e condições de guarda.
36

Preencha, correta e respectivamente, as lacunas com os significados constantes das duas práticas arquivísticas aplicadas na gestão de documentos, a seguir apresentadas:


“A(O) _______ é a organização _______ do(dos) ______ de um(uns) _____, de acordo com um(uma) ______ É um procedimento que se realiza pela análise e identificação do dossiê ou do conteúdo dos documentos para, em seguida, se atribuir um código correspondente ao assunto identificado. Já a _______ é a organização _________ dos documentos visando à sua recuperação. É complementar à ________.” 

  • A protocolo … espacial … arquivo … documentos … plano de classificação … ordenação … lógica … ordenação
  • B arquivamento … lógica … documentos … arquivo … tabela de temporalidade … ordenação … espacial … classificação
  • C classificação … lógica … documentos … arquivo … plano de classificação … ordenação … espacial … classificação
  • D recuperação … espacial … arquivo … documentos … plano de classificação … ordenação … lógica … ordenação
  • E recuperação … lógica … documentos … arquivo … tabela de temporalidade … ordenação … espacial … classificação
37

O princípio da arquivística que determina que os documentos de arquivo devem conservar seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos é o princípio

  • A da Unicidade.
  • B da Proveniência.
  • C do Respeito pela Ordem Original.
  • D da Organicidade.
  • E da Indivisibilidade ou Integridade.
38

O documento digital (nato) é produzido em formato digital por meio de um sistema informatizado ou de um equipamento computacional, enquanto o documento digitalizado é gerado a partir de um

  • A documento ostensivo convertido para o formato digital por meio de microfilmagem.
  • B arquivo corrente convertido para o formato digital por meio de criptografia.
  • C arquivo intermediário convertido para o formato digital por meio de microfilmagem.
  • D documento analógico convertido para o formato digital por meio de dispositivo apropriado.
  • E arquivo permanente convertido para o formato digital por meio de criptografia.
39

Para a arquivologia, a definição de documento é: “o registro de uma informação, independente da natureza do suporte que a contém”. Quando se tem em mãos um mapa para ser tratado e arquivado, o suporte que se encaixa nele tem o nome de

  • A iconográfico.
  • B textual.
  • C macrográfico.
  • D imagético.
  • E cartográfico.
40

Quando se trata da gestão de documentos, aqueles que, por não serem de uso corrente nos órgãos produtores, e, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente, são classificados como

  • A históricos.
  • B correntes.
  • C intermediários.
  • D descartáveis.
  • E obsoletos.

Noções de Informática

41

Usando o Microsoft Word 2016, em sua configuração original, um usuário criou um e imprimiu um documento de 10 páginas, contendo um rodapé com a numeração das páginas. No entanto, após a impressão, o usuário notou um erro e teve que alterar um conteúdo nas páginas 3, 5 e 6, e também no rodapé. Depois de serem feitas as correções, o usuário precisou imprimir novamente o documento. Considerando que o rodapé não tem nenhuma configuração especial na primeira página, tampouco é diferente nas páginas pares e ímpares, assinale a alternativa que indica o conteúdo a ser informado no campo Páginas, destacado a seguir na janela Imprimir, para imprimir as páginas que foram alteradas.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Deixar o campo vazio.
  • B 3-5-6
  • C 3,5,6
  • D 3,5-6
  • E 3-6
42

Tem-se a seguinte planilha criada com o Microsoft Excel 2016, em sua configuração padrão:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Assinale a alternativa com o resultado correto ao inserir o conteúdo =PROCURAR("SR0";B2) na célula C2.

  • A SR0138293
  • B VERDADEIRO
  • C SR0
  • D SR0138293 foi resolvido com sucesso
  • E 8
43

Um usuário criou a seguinte planilha no Microsoft Excel 2016, em sua configuração original, e a partir dela criou um gráfico, conforme imagem a seguir:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Esse gráfico contém

  • A legenda, apenas.
  • B título e legenda, apenas.
  • C título, legenda e rótulos de dados, apenas.
  • D título, legenda, rótulos de dados e linhas de grade, apenas.
  • E título, legenda, rótulos de dados, linhas de grade e tabela de dados.
44

Tem-se a seguinte planilha, criada no Microsoft Excel 2016, em sua configuração original:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Considerando que a célula A4 possui a mesma formatação das células A1 até C2, assinale a alternativa com a resposta quando o usuário insere na célula A4 o conteúdo =MAIOR(A1:C2;1)

  • A 14
  • B 14/12/2021
  • C 12
  • D 01/12/2021
  • E 2021
45

Em um computador com Microsoft Windows 7 instalado, em sua configuração padrão, uma pasta contém os seguintes arquivos, todos criados com o Bloco de Notas:


Arq1.txt        

Arq2.txt        

Arquivo A.txt

Arquivo B.txt


Assinale a alternativa que apresenta o resultado correto, ao selecionar todos os arquivos e pressionar a tecla ENTER.

  • A Será aberta apenas uma janela do Bloco de Notas, com o primeiro arquivo apenas, o Arq1.txt.
  • B Será aberta apenas uma janela do Bloco de Notas, com o último arquivo apenas, o Arquivo B.txt.
  • C Serão abertas quatro janelas do Bloco de Notas, cada uma delas com um dos arquivos.
  • D Será aberta apenas uma janela do Bloco de Notas, mesclando o conteúdo dos 4 arquivos selecionados.
  • E Serão abertas quatro janelas do Bloco de Notas, mas todas sem nenhum conteúdo.
46

No Microsoft Word 2010, em sua configuração original, um usuário vai configurar as margens de um documento. Ao ________ a margem esquerda, _________ a área disponível para digitação de texto. Ao _________ a margem direita, _________ a área disponível para digitação de texto.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado.

  • A aumentar … aumenta-se … diminuir … aumenta-se
  • B aumentar … reduz-se … diminuir … aumenta-se
  • C diminuir … reduz-se … aumentar … reduz-se
  • D diminuir … aumenta-se … diminuir … reduz-se
  • E diminuir … reduz-se … diminuir … aumenta-se
47

No Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração original, em uma apresentação contendo 10 slides, a quantidade máxima de slides que podem ser configurados como ocultos é

  • A 0.
  • B 1.
  • C 2.
  • D 5.
  • E 10.
48

Tem-se a seguinte planilha, criada no Microsoft Excel 2010, em sua configuração padrão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Assinale a alternativa que apresenta a função correta a ser inserida na célula B7 para calcular o tempo médio de duração das chamadas telefônicas.

  • A =MÉDIA(B2:B6)
  • B =MÉDIA(A1:B6)
  • C =TELEFONE(B2:B6)
  • D =MÉDIA(B7)
  • E =TELEFONE(B7)
49

Utilizando o Microsoft Internet Explorer 11, em sua configuração padrão, um usuário, visitou os seguintes sites, nesta ordem:


https://www.google.com.br               

http://www.camarasuzano.sp.gov.br

 https://www.uol.com.br                     


Depois de carregado o último site, o usuário clicou no botão voltar, que é a seta para a esquerda, e o resultado é ilustrado na imagem a seguir, parcialmente extraída do aplicativo.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Assinale a alternativa que indica qual é o resultado ao se clicar no botão avançar, que é uma seta para a direita.

  • A Atualiza a página http://www.camarasuzano.sp.gov.br.
  • B Insere o site http://www.camarasuzano.sp.gov.br nos Favoritos.
  • C Abre o site https://www.google.com.br.
  • D Abre o site https://www.uol.com.br
  • E Remove o site http://www.camarasuzano.sp.gov.br do histórico de navegação.
50

A Área de Transferência do MS-Windows 10, em sua configuração padrão, permite que o conjunto de aplicativos do MS-Office 2016 possa copiar itens de documentos do Office, e os cole em outro documento do Office.
Em relação à quantidade máxima de itens que podem ser copiados na Área de Transferência, tem-se que ela

  • A é maior ou igual 100 e inferior a 1 000 itens.
  • B depende do tamanho da memória do computador.
  • C é maior ou igual a 20 e inferior a 100 itens.
  • D depende do tamanho do disco do computador.
  • E é maior ou igual a 1 000 itens.
51

O sistema operacional MS-Windows 10 permite a criação de um atalho para um programa na Área de Trabalho. Para tanto, uma das formas de se realizar tal tarefa é localizar o programa por meio do Explorador de Arquivos e, utilizando o mouse em sua configuração padrão,

  • A clicar duas vezes com o botão esquerdo no nome do programa, posicionar o mouse na Área de Trabalho e clicar duas vezes.
  • B clicar com o botão esquerdo no nome do programa e arrastá-lo para a Área de Trabalho.
  • C selecionar o programa, pressionar o botão direito e, na janela exibida na tela, selecionar a opção Criar atalho na Área de Trabalho.
  • D selecionar o programa, pressionar o botão direito e, na janela exibida na tela, selecionar a opção Propriedades e em seguida, selecionar Atalho.
  • E selecionar o programa, selecionar as teclas Ctrl + C, posicionar o mouse na Área de Trabalho e selecionar as teclas Ctrl + V.
52

Um usuário de um computador com o sistema operacional MS-Windows 10, em sua configuração padrão, deseja criar uma nova pasta na Área de Trabalho.
Uma das formas de criar essa pasta é com o mouse, em sua configuração padrão, selecionar

  • A um espaço vazio na Área de Trabalho, pressionar o seu botão direito e, na janela que surge na tela, selecionar o Explorador de Arquivos e selecionar a opção Criar nova pasta.
  • B o Explorador de Arquivos e selecionar a opção Criar nova pasta e, em seguida, selecionar Área de Trabalho.
  • C o Explorador de Arquivos e selecionar a opção Área de Trabalho e, em seguida, selecionar Criar pasta.
  • D um espaço vazio na Barra de Ferramentas, pressionar o seu botão esquerdo e, na janela que surge na tela, selecionar Nova Pasta.
  • E um espaço vazio na Área de Trabalho, pressionar o seu botão direito e, na janela que surge na tela, selecionar Novo e selecionar a opção Pasta.
53

No sistema operacional MS-Windows 10, selecionou-se uma pasta com o botão direito do mouse, este em sua configuração padrão, e selecionou-se Propriedades na relação de opções que foi exibida.
Na janela que se abriu, há a possibilidade de se escolher os atributos da pasta, que são:

  • A Somente escrita e Somente leitura.
  • B Compactada, Criptografada e Protegida.
  • C Oculto e Visível.
  • D Somente leitura (arquivos da pasta) e Oculto.
  • E Compactada e Somente leitura (arquivos da pasta).
54

Um usuário do MS-Word 2016, em português e na sua configuração padrão, selecionou uma palavra de um parágrafo que estava com estilo normal de fonte. A seguir, com essa palavra selecionada, escolheu, na guia Página Inicial, grupo Fonte, um efeito de fonte que deixou essa palavra com letras bem pequenas acima da linha de texto.
O efeito selecionado foi o

  • A Sobrescrito.
  • B Subscrito.
  • C Tachado.
  • D Todas em maiúsculas.
  • E Versalete.
55

Deseja-se, no MS-Word 2016, em português e na sua configuração padrão, imprimir um documento que possui mais de 20 páginas. Ao se navegar no aplicativo via Arquivo > Imprimir, pode-se configurar a impressão. Em particular, a opção de configuração Impressão Personalizada permite, por exemplo,

  • A configurar uma marca d´água no documento a ser impresso.
  • B inserir numeração de páginas no documento a ser impresso.
  • C imprimir somente as páginas e/ou intervalo de páginas digitadas no quadro “Páginas:”.
  • D colocar uma cor de fundo no documento a ser impresso.
  • E inserir data de impressão no documento a ser impresso.
56

No MS-Excel 2016, em português e na sua configuração padrão, elaborou-se a seguinte planilha, contendo as atividades a serem desenvolvidas em uma empresa, as descrições dessas atividades e o responsável por cada atividade.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Deseja-se inserir, na célula D2, uma fórmula que junte os conteúdos das células B2 e C2, que devem ficar separados pelo caractere ´-´, gerando o seguinte resultado em D2: Planejamento-André A fórmula que se inserida na célula D2 produz esse resultado é:

  • A =CONCATENAR(B2-C2)
  • B =CONCATENAR(B2;"-";C2)
  • C =SOMASE(B2-C2)
  • D = SOMASE(B2;"-";C2)
  • E =CONCATENAR(B2,-,C2)
57

Em uma planilha do MS-Excel 2016, em português e na sua configuração padrão, as colunas C e D foram selecionadas. Em seguida, na guia Página Inicial, grupo Células, clicou-se sobre o botão Inserir, selecionando-se no menu que aparece a opção Inserir Colunas na Planilha.
Assinale a alternativa que apresenta a ação decorrente da operação realizada.

  • A Uma coluna nova foi criada entre as colunas B e C originais. As colunas C e D originais passaram a ser as colunas D e E, respectivamente.
  • B As colunas C e D foram eliminadas, sendo criadas nos seus lugares duas novas colunas vazias.
  • C A coluna B foi eliminada, sendo criada no seu lugar uma nova coluna vazia.
  • D Duas colunas novas foram criadas entre as colunas B e C originais. As colunas C e D originais passaram a ser as colunas E e F, respectivamente.
  • E A coluna C foi eliminada, sendo criada no seu lugar uma nova coluna vazia.
58

No MS-Excel 2016, em português e na sua configuração padrão, tem-se as guias com os nomes das planilhas existentes no arquivo aberto, localizadas na parte inferior da janela do aplicativo. Ao se clicar com o botão direito do mouse (em sua configuração padrão) sobre o nome de uma planilha, por exemplo, de nome P1, pode-se realizar algumas ações sobre ela, como:

  • A mudar a cor da guia de P1.
  • B inserir linhas de grade em P1.
  • C enviar P1 para outro usuário por e-mail.
  • D imprimir P1.
  • E limpar todo o conteúdo de P1.
59

Considerando-se os softwares de correio eletrônico, suponha que um usuário recebeu duas mensagens diferentes de um mesmo remetente, cada uma contendo um arquivo anexo. Esse usuário deseja retransmitir esses dois arquivos, como anexos, para outro destinatário. Nesse caso,

  • A será necessário enviar cada um desses dois arquivos anexos em duas mensagens separadas, ainda que destinadas ao mesmo destinatário.
  • B o envio dos dois arquivos estará sujeito a uma aprovação prévia a ser gerada pelo sistema operacional do computador do usuário.
  • C será possível enviar esses dois arquivos em uma mesma mensagem desde que ambos tenham a mesma extensão (por exemplo, txt, doc, etc.).
  • D será possível enviar ambos os arquivos em uma mesma mensagem, porém o software de correio eletrônico irá impor uma defasagem mínima de 1 minuto entre o envio de cada um dos dois arquivos.
  • E é possível reunir ambos os arquivos em uma mesma mensagem, desde que a soma de seus tamanhos não ultrapasse o limite imposto pelo software de correio eletrônico.

Português

60

Investimento em educação na primeira

infância como “estratégia anticrime”


            James Heckman já era vencedor do Nobel de Economia quando começou a se dedicar ao assunto pelo qual passaria a ser realmente conhecido: a primeira infância (de 0 a 5 anos de idade), sua relação com a desigualdade social e o potencial que há nessa fase da vida para mudanças que possam tirar pessoas da pobreza.

            Em grande parte por causa de seus estudos, o assunto tem ganhado mais atenção nos últimos anos. Heckman concluiu que o investimento na primeira infância é uma estratégia eficaz para o crescimento econômico. Ele calcula que o retorno financeiro para cada dólar gasto é dos mais altos.

            Isso ocorre porque, na etapa entre o nascimento e os cinco anos de idade, o cérebro se desenvolve rapidamente e é mais maleável. Assim, é mais fácil incentivar habilidades cognitivas e de personalidade – atenção, motivação, autocontrole e sociabilidade – necessárias para o sucesso na escola, saúde, carreira e na vida.

            No início dos anos 2000, Heckman começou a se debruçar sobre os dados do Perry Preschool Project, experimento social que mudou a vida de seus participantes. Ele funcionou assim: em 1962, na pequena cidade de Ypslanti, no Estado do Michigan, nos Estados Unidos, 123 alunos da mesma escola foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um deles, com 58 crianças, recebeu uma educação pré-escolar de alta qualidade, e o outro, com 65, não participou das mesmas atividades – este último é o grupo de controle. A proposta era testar se o acesso a uma boa educação infantil melhoraria a capacidade de crianças desfavorecidas de obter sucesso na escola e na vida.

            “O consenso quando comecei a analisar os dados era de que o programa não tinha sido bem-sucedido porque o QI dos participantes era igual ao de não participantes”, lembra ele, anos depois, em conversa com a BBC News Brasil.

            Heckman e colegas resolveram analisar os resultados do experimento por outro ângulo. “Nós olhamos não para o QI, mas para as habilidades sociais e emocionais que os participantes demonstraram em etapas seguintes da vida e vimos que o programa era, na verdade, muito mais bem-sucedido do que as pessoas achavam. Constatamos que os participantes tinham mais probabilidade de estarem empregados e tinham muito menos chance de ter cometido crimes”, diz o economista.

            Sua análise do programa Perry chegou à conclusão de que houve um retorno sobre o investimento de 7 a 10% ao ano, com base no aumento da escolaridade e do desempenho profissional, além da redução dos custos com reforço escolar, saúde e gastos do sistema penal.

(Luiza Franco. BBC News Brasil. 21 de maio de 2019. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a frase está correta quanto à concordância verbal e nominal.

  • A Os resultados do experimento de Heckman, conduzido nos Estados Unidos, confirma a tese do pesquisador e ganhador do Nobel de Economia.
  • B O retorno financeiro dos investimentos realizados na primeira infância fazem com que essa estratégia seja economicamente vantajosa.
  • C A diferença entre o QI das crianças participantes e o das não participantes da pesquisa foi quase nulo.
  • D Fazem mais de 50 anos que a pesquisa foi realizada, e ainda hoje os resultados são relevantes para as políticas públicas.
  • E Não é incorreto afirmar que os investimentos em educação na primeira infância têm impactos econômicos relevantes.
61

Uma geração de extraterrestres


            Penso que Michel Serres seja a mente filosófica mais aguda na França de hoje e, como todo bom filósofo, é capaz de dedicar-se também à reflexão sobre a atualidade. Uso despudoradamente (à exceção de alguns comentários pessoais) um belíssimo artigo de Serres publicado em março de 2010 que recorda coisas que, para os leitores mais jovens, dizem respeito aos filhos e, para nós, mais velhos, aos netos.

            Só para começar, estes filhos ou netos nunca viram um porco, uma vaca, uma galinha. Os novos seres humanos não estão mais habituados a viver na natureza, e só conhecem as cidades. Trata-se de uma das maiores revoluções antropológicas depois do neolítico* .

            Há mais de sessenta anos, os jovens europeus não conhecem guerras, beneficiam-se de uma medicina avançada e não sofrem como sofreram seus antepassados. Então, que obras literárias poderão apreciar, visto que não conheceram a vida rústica, as colheitas, os monumentos aos caídos, as bandeiras dilaceradas pelas balas inimigas, a urgência vital de uma moral?

            Foram formados por meios de comunicação concebidos por adultos que reduziram a sete segundos o tempo de permanência de uma imagem e a quinze segundos o tempo de resposta às perguntas. São educados pela publicidade que exagera nas abreviações e nas palavras estrangeiras e faz com que percam o senso da língua materna. A escola não é mais o local da aprendizagem e, habituados aos computadores, esses jovens vivem boa parte da sua vida no virtual. Nós vivíamos num espaço métrico perceptível, e eles vivem num espaço irreal onde vizinhanças e distâncias não fazem mais a menor diferença.

            Não vou me deter nas reflexões de Serres acerca das possibilidades de administrar as novas exigências da educação. Em todo caso, sua panorâmica nos fala de um período semelhante, pela subversão total, ao da invenção da escrita e, séculos depois, da imprensa. Só que estas novas técnicas hodiernas mudam em grande velocidade. Por que não estávamos preparados para esta transformação?

            Serres conclui que talvez a culpa seja também dos filósofos, que, por profissão, deveriam prever as mudanças dos saberes e das práticas e não o fizeram de maneira suficiente porque, “empenhados na política de todo dia, não viram chegar a contemporaneidade”. Não sei se Serres tem toda razão, mas alguma ele tem.

*Última divisão da Idade da Pedra, caracterizada pelo desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais.

(Umberto Eco. Pape Satàn aleppe: crônicas de uma sociedade líquida.

2 ed. – Rio de Janeiro: Record, 2017. Excerto adaptado)

Considere a passagem do penúltimo parágrafo:


•  Não vou me deter nas reflexões de Serres acerca das possibilidades de administrar as novas exigências da educação.


Assinale a alternativa em que, com a substituição dos verbos destacados, a redação atende à norma-padrão de regência verbal.

  • A Não vou me demorar das reflexões de Serres acerca das possibilidades de tratar às novas exigências da educação.
  • B Não vou me ocupar para as reflexões de Serres acerca das possibilidades de resolver das novas exigências da educação.
  • C Não vou me prender nas reflexões de Serres acerca das possibilidades de governar das novas exigências da educação.
  • D Não vou me dedicar das reflexões de Serres acerca das possibilidades de cuidar as novas exigências da educação.
  • E Não vou me ocupar com as reflexões de Serres acerca das possibilidades de conduzir as novas exigências da educação.
62
Leia o texto, para responder a questão.

China ultrapassa os EUA na produção científica

    Pela primeira vez, a China superou os EUA em produção científica. Em 2020, instituições chinesas publicaram 788 mil artigos contra 767 mil das americanas. É possível relativizar esse dado.
    A China tem uma população quatro vezes maior que a americana, de modo que a produção per capita dos EUA ainda é superior. A China também não tem ganhado tantos prêmios Nobel quanto os EUA, o que faz supor que, nas áreas mais relevantes, os americanos liderem. Tudo isso é verdade, mas o fato é que a ciência chinesa vem evoluindo de forma robusta. Nada indica que um apagão esteja próximo.
    A questão é relevante para os economistas liberais, particularmente os da escola institucionalista*. Para eles, o crescimento sustentável só é possível quando as instituições políticas de um país são inclusivas e seus cidadãos gozam de liberdade para decidir o que farão de suas vidas e recursos. Isso ocorre porque a prosperidade duradoura depende de um fluxo constante de inovações, que resulte em ganhos de produtividade. Ainda segundo os institucionalistas, regimes autoritários, como o chinês, não asseguram a liberdade necessária para que ciência e tecnologia se desenvolvam.
    É possível que tais economistas tenham razão e que a China, por um déficit de liberdade, não consiga manter o ritmo. Já vimos ditaduras colapsarem porque ficaram para trás na corrida tecnológica. O caso mais notório é o da URSS, que, embora tenha chegado a liderar a ciência espacial, não foi capaz de manter-se competitiva em outras áreas, com reflexos na economia. Mas não dá para descartar a hipótese de que os institucionalistas estejam errados. Não me parece em princípio impossível para um regime assegurar as liberdades necessárias para manter a ciência e a economia funcionando sem estendê-las à política. Ditaduras podem se reinventar.

*Corrente de pensamento econômico que analisa o papel instituições para o comportamento da economia.

(Hélio Schwartsman. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2021/12/china-ultrapassa-os-eua-na-producao-cientifica.shtml. 31.12.2021. Adaptado)

O autor do texto discute a

  • A disputa acirrada pela hegemonia no desenvolvimento científico, que já compromete o crescimento sustentável dos Estados Unidos.
  • B decadência econômica e científica dos Estados Unidos, cada vez menos relevantes comparados a países como Rússia e China.
  • C evolução da China no campo da produção científica, que ultrapassou as publicações norte-americanas em números absolutos.
  • D produção científica chinesa, que parece caminhar para o mesmo destino da antiga URSS, em vista de decisões políticas equivocadas.
  • E maneira como mudanças profundas no regime político tiveram papel preponderante para o atual avanço científico na China.
63
Leia o texto, para responder a questão.

China ultrapassa os EUA na produção científica

    Pela primeira vez, a China superou os EUA em produção científica. Em 2020, instituições chinesas publicaram 788 mil artigos contra 767 mil das americanas. É possível relativizar esse dado.
    A China tem uma população quatro vezes maior que a americana, de modo que a produção per capita dos EUA ainda é superior. A China também não tem ganhado tantos prêmios Nobel quanto os EUA, o que faz supor que, nas áreas mais relevantes, os americanos liderem. Tudo isso é verdade, mas o fato é que a ciência chinesa vem evoluindo de forma robusta. Nada indica que um apagão esteja próximo.
    A questão é relevante para os economistas liberais, particularmente os da escola institucionalista*. Para eles, o crescimento sustentável só é possível quando as instituições políticas de um país são inclusivas e seus cidadãos gozam de liberdade para decidir o que farão de suas vidas e recursos. Isso ocorre porque a prosperidade duradoura depende de um fluxo constante de inovações, que resulte em ganhos de produtividade. Ainda segundo os institucionalistas, regimes autoritários, como o chinês, não asseguram a liberdade necessária para que ciência e tecnologia se desenvolvam.
    É possível que tais economistas tenham razão e que a China, por um déficit de liberdade, não consiga manter o ritmo. Já vimos ditaduras colapsarem porque ficaram para trás na corrida tecnológica. O caso mais notório é o da URSS, que, embora tenha chegado a liderar a ciência espacial, não foi capaz de manter-se competitiva em outras áreas, com reflexos na economia. Mas não dá para descartar a hipótese de que os institucionalistas estejam errados. Não me parece em princípio impossível para um regime assegurar as liberdades necessárias para manter a ciência e a economia funcionando sem estendê-las à política. Ditaduras podem se reinventar.

*Corrente de pensamento econômico que analisa o papel instituições para o comportamento da economia.

(Hélio Schwartsman. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2021/12/china-ultrapassa-os-eua-na-producao-cientifica.shtml. 31.12.2021. Adaptado)

Para o autor, embora a produção científica chinesa tenha

  • A atingido bons resultados, eles poderiam ser muito mais expressivos se a análise dos dados não viesse de instituições americanas.
  • B obtido certo avanço, o país vive uma realidade socioeconômica que inviabiliza a manutenção desse quadro de desenvolvimento.
  • C estagnado, a ampliação das liberdades da população poderia reconduzir o país a uma situação sustentável de progressos.
  • D superado em quantidade a norte-americana, estes últimos ainda estariam na dianteira em relação à produção mais importante.
  • E alcançado resultados expressivos, ela só será sustentável se esse avanço for acompanhado de mudanças no regime político do país.
64
Leia o texto, para responder a questão.

China ultrapassa os EUA na produção científica

    Pela primeira vez, a China superou os EUA em produção científica. Em 2020, instituições chinesas publicaram 788 mil artigos contra 767 mil das americanas. É possível relativizar esse dado.
    A China tem uma população quatro vezes maior que a americana, de modo que a produção per capita dos EUA ainda é superior. A China também não tem ganhado tantos prêmios Nobel quanto os EUA, o que faz supor que, nas áreas mais relevantes, os americanos liderem. Tudo isso é verdade, mas o fato é que a ciência chinesa vem evoluindo de forma robusta. Nada indica que um apagão esteja próximo.
    A questão é relevante para os economistas liberais, particularmente os da escola institucionalista*. Para eles, o crescimento sustentável só é possível quando as instituições políticas de um país são inclusivas e seus cidadãos gozam de liberdade para decidir o que farão de suas vidas e recursos. Isso ocorre porque a prosperidade duradoura depende de um fluxo constante de inovações, que resulte em ganhos de produtividade. Ainda segundo os institucionalistas, regimes autoritários, como o chinês, não asseguram a liberdade necessária para que ciência e tecnologia se desenvolvam.
    É possível que tais economistas tenham razão e que a China, por um déficit de liberdade, não consiga manter o ritmo. Já vimos ditaduras colapsarem porque ficaram para trás na corrida tecnológica. O caso mais notório é o da URSS, que, embora tenha chegado a liderar a ciência espacial, não foi capaz de manter-se competitiva em outras áreas, com reflexos na economia. Mas não dá para descartar a hipótese de que os institucionalistas estejam errados. Não me parece em princípio impossível para um regime assegurar as liberdades necessárias para manter a ciência e a economia funcionando sem estendê-las à política. Ditaduras podem se reinventar.

*Corrente de pensamento econômico que analisa o papel instituições para o comportamento da economia.

(Hélio Schwartsman. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2021/12/china-ultrapassa-os-eua-na-producao-cientifica.shtml. 31.12.2021. Adaptado)

A expressão destacada em negrito na passagem do segundo parágrafo “A China tem uma população quatro vezes maior que a americana, de modo que a produção per capita dos EUA ainda é superior.” estabelece relação com sentido de

  • A consequência.
  • B comparação.
  • C proporção.
  • D condição.
  • E oposição.
65
Leia o texto, para responder a questão.

China ultrapassa os EUA na produção científica

    Pela primeira vez, a China superou os EUA em produção científica. Em 2020, instituições chinesas publicaram 788 mil artigos contra 767 mil das americanas. É possível relativizar esse dado.
    A China tem uma população quatro vezes maior que a americana, de modo que a produção per capita dos EUA ainda é superior. A China também não tem ganhado tantos prêmios Nobel quanto os EUA, o que faz supor que, nas áreas mais relevantes, os americanos liderem. Tudo isso é verdade, mas o fato é que a ciência chinesa vem evoluindo de forma robusta. Nada indica que um apagão esteja próximo.
    A questão é relevante para os economistas liberais, particularmente os da escola institucionalista*. Para eles, o crescimento sustentável só é possível quando as instituições políticas de um país são inclusivas e seus cidadãos gozam de liberdade para decidir o que farão de suas vidas e recursos. Isso ocorre porque a prosperidade duradoura depende de um fluxo constante de inovações, que resulte em ganhos de produtividade. Ainda segundo os institucionalistas, regimes autoritários, como o chinês, não asseguram a liberdade necessária para que ciência e tecnologia se desenvolvam.
    É possível que tais economistas tenham razão e que a China, por um déficit de liberdade, não consiga manter o ritmo. Já vimos ditaduras colapsarem porque ficaram para trás na corrida tecnológica. O caso mais notório é o da URSS, que, embora tenha chegado a liderar a ciência espacial, não foi capaz de manter-se competitiva em outras áreas, com reflexos na economia. Mas não dá para descartar a hipótese de que os institucionalistas estejam errados. Não me parece em princípio impossível para um regime assegurar as liberdades necessárias para manter a ciência e a economia funcionando sem estendê-las à política. Ditaduras podem se reinventar.

*Corrente de pensamento econômico que analisa o papel instituições para o comportamento da economia.

(Hélio Schwartsman. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2021/12/china-ultrapassa-os-eua-na-producao-cientifica.shtml. 31.12.2021. Adaptado)

Para o autor, a posição defendida por economistas de que a ausência de instituições políticas livres compromete a prosperidade econômica

  • A mostra-se acertada, dada a dificuldade que a China já demonstra para conseguir manter o crescimento vigoroso de sua economia.
  • B é refutável, já que as barreiras ao progresso científico são da mesma natureza em ditaduras e em nações em que se tem liberdade.
  • C é equivocada, ao vaticinar que, via de regra, a prosperidade econômica de uma nação demandaria inovação científica permanente.
  • D despreza o fato de que, justamente por se tratar de regimes fechados, os dados econômicos de tais países não refletem a realidade.
  • E é discutível, sendo possível a um governo conceder liberdades apenas o suficiente para manter a produção econômica e científica.
66
Leia o texto, para responder a questão.

China ultrapassa os EUA na produção científica

    Pela primeira vez, a China superou os EUA em produção científica. Em 2020, instituições chinesas publicaram 788 mil artigos contra 767 mil das americanas. É possível relativizar esse dado.
    A China tem uma população quatro vezes maior que a americana, de modo que a produção per capita dos EUA ainda é superior. A China também não tem ganhado tantos prêmios Nobel quanto os EUA, o que faz supor que, nas áreas mais relevantes, os americanos liderem. Tudo isso é verdade, mas o fato é que a ciência chinesa vem evoluindo de forma robusta. Nada indica que um apagão esteja próximo.
    A questão é relevante para os economistas liberais, particularmente os da escola institucionalista*. Para eles, o crescimento sustentável só é possível quando as instituições políticas de um país são inclusivas e seus cidadãos gozam de liberdade para decidir o que farão de suas vidas e recursos. Isso ocorre porque a prosperidade duradoura depende de um fluxo constante de inovações, que resulte em ganhos de produtividade. Ainda segundo os institucionalistas, regimes autoritários, como o chinês, não asseguram a liberdade necessária para que ciência e tecnologia se desenvolvam.
    É possível que tais economistas tenham razão e que a China, por um déficit de liberdade, não consiga manter o ritmo. Já vimos ditaduras colapsarem porque ficaram para trás na corrida tecnológica. O caso mais notório é o da URSS, que, embora tenha chegado a liderar a ciência espacial, não foi capaz de manter-se competitiva em outras áreas, com reflexos na economia. Mas não dá para descartar a hipótese de que os institucionalistas estejam errados. Não me parece em princípio impossível para um regime assegurar as liberdades necessárias para manter a ciência e a economia funcionando sem estendê-las à política. Ditaduras podem se reinventar.

*Corrente de pensamento econômico que analisa o papel instituições para o comportamento da economia.

(Hélio Schwartsman. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2021/12/china-ultrapassa-os-eua-na-producao-cientifica.shtml. 31.12.2021. Adaptado)

A forma verbal destacada na frase “Mas não dá para descartar a hipótese de que os institucionalistas estejam errados” exprime a ideia de possibilidade, assim como a forma verbal destacada em:

  • A Pela primeira vez, a China superou os EUA em produção científica.
  • B ... o que faz supor que, nas áreas mais relevantes, os americanos liderem.
  • C Isso ocorre porque a prosperidade duradoura depende de um fluxo constante de inovações...
  • D ... não asseguram a liberdade necessária para que ciência e tecnologia se desenvolvam.
  • E Já vimos ditaduras colapsarem porque ficaram para trás na corrida tecnológica.
67
Leia o texto, para responder a questão.

China ultrapassa os EUA na produção científica

    Pela primeira vez, a China superou os EUA em produção científica. Em 2020, instituições chinesas publicaram 788 mil artigos contra 767 mil das americanas. É possível relativizar esse dado.
    A China tem uma população quatro vezes maior que a americana, de modo que a produção per capita dos EUA ainda é superior. A China também não tem ganhado tantos prêmios Nobel quanto os EUA, o que faz supor que, nas áreas mais relevantes, os americanos liderem. Tudo isso é verdade, mas o fato é que a ciência chinesa vem evoluindo de forma robusta. Nada indica que um apagão esteja próximo.
    A questão é relevante para os economistas liberais, particularmente os da escola institucionalista*. Para eles, o crescimento sustentável só é possível quando as instituições políticas de um país são inclusivas e seus cidadãos gozam de liberdade para decidir o que farão de suas vidas e recursos. Isso ocorre porque a prosperidade duradoura depende de um fluxo constante de inovações, que resulte em ganhos de produtividade. Ainda segundo os institucionalistas, regimes autoritários, como o chinês, não asseguram a liberdade necessária para que ciência e tecnologia se desenvolvam.
    É possível que tais economistas tenham razão e que a China, por um déficit de liberdade, não consiga manter o ritmo. Já vimos ditaduras colapsarem porque ficaram para trás na corrida tecnológica. O caso mais notório é o da URSS, que, embora tenha chegado a liderar a ciência espacial, não foi capaz de manter-se competitiva em outras áreas, com reflexos na economia. Mas não dá para descartar a hipótese de que os institucionalistas estejam errados. Não me parece em princípio impossível para um regime assegurar as liberdades necessárias para manter a ciência e a economia funcionando sem estendê-las à política. Ditaduras podem se reinventar.

*Corrente de pensamento econômico que analisa o papel instituições para o comportamento da economia.

(Hélio Schwartsman. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2021/12/china-ultrapassa-os-eua-na-producao-cientifica.shtml. 31.12.2021. Adaptado)

Substituindo-se a expressão destacada por um pronome, a frase “A China também não tem ganhado tantos prêmios Nobel...” atende à norma-padrão de uso e de colocação dos pronomes em:

  • A A China também não os tem ganhado...”
  • B A China também não tem-lhes ganhado...”
  • C A China também não tem ganhado-lhes...”
  • D A China também não tem ganhado-os...”
  • E A China também não lhes tem ganhado...”
68
Leia o texto, para responder a questão.

Direto da Zona Fantasma

    Leio que a TV a cabo será o novo telefone fixo. Má notícia para os que, como eu, ainda veem nela uma alternativa aos programas de auditório que infestam a TV aberta. O telefone fixo, por sua vez, já é um fóssil paleozoico contemporâneo.            
    Nada como o avanço da tecnologia para redefinir as relações sociais. Há décadas na praça, acumulei uma razoável quantidade de amigos com quem continuei mais ou menos em contato pelos canais convencionais – telefone, e-mail, telegrama, uma ou outra carta e, em caso de viagem, o querido cartão postal. Mas todos esses amigos devem ter se mudado para a Zona Fantasma, porque telegramas, cartas e cartões postais são coisas que não recebo há 20 anos. E só agora me dou conta de que também não os envio, donde, para eles, já devo ter sido despachado, idem, para a Zona Fantasma.
    Estamos aprendendo a dispensar coisas que até há pouco eram corriqueiras no cotidiano. Faz tempo que, por falta de ofertas, não compro um CD ou DVD. Por sorte, ainda tenho milhares, mas não sei até quando existirá equipamento para tocá-los.
    Há pouco, na rua, perguntei as horas a uma jovem com um relógio de pulso. Em vez de consultá-lo, ela tirou do bolso um celular e olhou para a tela. Eram 9h30. Seu relógio deve estar na categoria de seus brincos e pulseiras.

(Ruy Castro. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2022/01/ direto-da-zona-fantasma.shtml/. 30.01.2022. Adaptado)

No texto, o autor trata

  • A da obsolescência da TV aberta, que vem perdendo direito de transmissão inclusive de programas de auditório.
  • B do avanço da tecnologia, destacando a forma como tal evolução o reaproximou de antigos amigos.
  • C da opção pessoal por adotar a tecnologia em substituição ao antigo hábito de se comunicar por cartas.
  • D das mudanças no que diz respeito à forma como nos relacionamos com objetos de uso cotidiano.
  • E do descaso com que pessoas sem habilidade com a tecnologia são tratadas, especialmente pelos mais jovens.
69
Leia o texto, para responder a questão.

Direto da Zona Fantasma

    Leio que a TV a cabo será o novo telefone fixo. Má notícia para os que, como eu, ainda veem nela uma alternativa aos programas de auditório que infestam a TV aberta. O telefone fixo, por sua vez, já é um fóssil paleozoico contemporâneo.            
    Nada como o avanço da tecnologia para redefinir as relações sociais. Há décadas na praça, acumulei uma razoável quantidade de amigos com quem continuei mais ou menos em contato pelos canais convencionais – telefone, e-mail, telegrama, uma ou outra carta e, em caso de viagem, o querido cartão postal. Mas todos esses amigos devem ter se mudado para a Zona Fantasma, porque telegramas, cartas e cartões postais são coisas que não recebo há 20 anos. E só agora me dou conta de que também não os envio, donde, para eles, já devo ter sido despachado, idem, para a Zona Fantasma.
    Estamos aprendendo a dispensar coisas que até há pouco eram corriqueiras no cotidiano. Faz tempo que, por falta de ofertas, não compro um CD ou DVD. Por sorte, ainda tenho milhares, mas não sei até quando existirá equipamento para tocá-los.
    Há pouco, na rua, perguntei as horas a uma jovem com um relógio de pulso. Em vez de consultá-lo, ela tirou do bolso um celular e olhou para a tela. Eram 9h30. Seu relógio deve estar na categoria de seus brincos e pulseiras.

(Ruy Castro. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2022/01/ direto-da-zona-fantasma.shtml/. 30.01.2022. Adaptado)

A frase “O telefone fixo, por sua vez, já é um fóssil paleozoico contemporâneo.” é empregada pelo autor para expressar a ideia de que, no tempo atual,

  • A as pessoas ainda apreciam o telefone fixo.
  • B a dependência do telefone fixo persiste.
  • C o telefone fixo é um objeto antiquado.
  • D o telefone fixo conseguiu reinventar-se.
  • E o fim do uso do telefone fixo é injustificável.