Resolver o Simulado Prefeitura de Governador Celso Ramos - SC - Agente Administrativo - Edital nº 002 - FURB - Nível Médio

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Administração Pública

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Partindo-se de uma perspectiva histórica, verifica-se que a Administração Pública – cujos princípios e características não devem ser confundidos com os da administração das empresas privadas – evoluiu através de modelos básicos, como:
I- Administração Pública Patrimonialista. II- Administração Pública Burocrática. III- Administração Pública Partidária IV- Administração Pública Gerencial.
É correto o que se afirma em:

  • A I, II, III e IV.
  • B I e II, apenas.
  • C I, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.
  • E IV, apenas.
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Em relação à Administração Pública Gerencial, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se for falsa:
( ) A questão da efetividade está diretamente ligada à satisfação do beneficiário. ( ) Emerge na segunda metade do século XX para responder à expansão das funções econômicas e sociais do Estado. ( ) Impõe um aumento no custeio da máquina do Estado sem preocupação com o beneficiário. ( ) Constitui um considerável avanço na gestão pública, reforçado por um certo rompimento com alguns princípios burocráticos. ( ) A estratégia não tem preocupação com controles/resultados posteriores.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A V – V – F – V – F.
  • B F – F – V – F – F.
  • C V – V – F – V – V.
  • D F – V – F – V – V.
  • E V – F – V – F – V.
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Autarquia na administração pública é uma entidade que se caracteriza como:

  • A Autônoma, basilar e centralizada na administração pública, porém fiscalizada e tutelada pelo Estado, com patrimônio formado somente com recursos terceiros, cuja finalidade é executar serviços que interessam a coletividade ou de natureza estatal.
  • B Autônoma, auxiliar e descentralizada da administração pública, porém fiscalizada e tutelada pelo Estado, com patrimônio formado com recursos próprios, cuja finalidade é executar serviços que interessam a coletividade ou de natureza estatal.
  • C Dependente, basilar e centralizada na administração pública, porém fiscalizada e tutelada pelo Estado, com patrimônio formado com recursos próprios, cuja finalidade é executar serviços que interessam a coletividade ou de natureza estatal.
  • D Autônoma, auxiliar e descentralizada da administração pública, sem fiscalização e tutela pelo Estado, com patrimônio formado com recursos próprios, cuja finalidade é executar serviços a um grupo específico.
  • E Autônoma, auxiliar e descentralizada da administração pública, porém fiscalizada e tutelada pelo Estado, com patrimônio formado com recursos próprios, cuja única finalidade é executar serviços que interessam a natureza privada.
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Atualmente o Estado vem reduzindo o seu papel de executor ou prestador direto de serviços, mantendo-se no papel de regulador e provedor desses serviços, principalmente os sociais. Essa nova perspectiva tende a se fortalecer destacadamente na Governança – a capacidade de governo do Estado – através da transição programada de um tipo de administração pública burocrática, rígida e ineficiente, voltada para si própria e para o controle interno [...]. Isso posto, a continuação da sentença é dada na alternativa:

  • A para uma administração pública gerencial, flexível e eficiente, voltada para o atendimento do cidadão.
  • B para uma administração pública burocrática, flexível e eficiente, voltada para o atendimento da organização.
  • C para uma administração pública partidária, flexível e eficiente, voltada para o atendimento dos partidos.
  • D para uma administração pública privada, rígida e eficiente, voltada para o atendimento das empresas privadas.
  • E para uma administração pública racional, resistente e rígida, voltada para o atendimento do cidadão.
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Analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para as verdadeiras, e F, para as falsas, para os princípios da administração pública: ( ) Legalidade ( ) Planejamento ( ) Jurisprudência Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A V – F – V.
  • B F – V – F.
  • C V – F – F.
  • D F – F – V.
  • E V – V – F
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Existem três formas básicas da administração pública: a patrimonialista, a burocrática e a gerencial. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas: I- Na administração pública patrimonialista, o Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, não fazendo grande distinção do que é coisa pública e o que é do soberano. II- Na administração pública burocrática, há uma série de regras definidas a priori, que estabelecem controles rígidos dos processos. III- Na administração pública gerencial, há uma preocupação maior com a eficiência e a qualidade da prestação dos serviços. É correto o que se afirma em:

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I, II e III.
  • D II e III, apenas.
  • E III, apenas.
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Ao que compete à administração pública, o termo accountability significa:

  • A O conjunto formado pelo orçamento e balanço geral das contas públicas.
  • B A capacidade política de governar.
  • C A capacidade financeira e administrativa de governar.
  • D A prestação de contas dos resultados das ações.
  • E As relações entre os poderes.
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A maioria das decisões importantes para as organizações são tomadas por seus órgãos colegiados. Para tanto, são convocadas reuniões em que os assuntos importantes são discutidos e deliberados. Sobre as reuniões, pode-se afirmar que: I- São convocadas através de edital de convocação. II- São convocadas com antecedência máxima de 12 horas. III- Podem ser ordinárias ou extraordinárias. IV- Seus resultados são registrados em ofícios. V- Tem sempre caráter secreto e a divulgação de suas gravações se dá apenas por ordem judicial. Estão corretos os itens:

  • A Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
  • B Apenas os itens I e III estão corretos.
  • C Apenas os itens III, IV e V estão corretos.
  • D Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
  • E Todos os itens estão corretos.
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São deveres dos agentes administrativos: I- Desempenhar as atribuições do cargo ou função. II- Exercer as atribuições com honestidade e probidade. III- Lealdade e fidelidade. IV- Urbanidade. V- Dever do sigilo profissional. Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas os deveres I e II estão corretos.
  • B Apenas os deveres I, III e IV estão corretos.
  • C Apenas os deveres II, e IV estão corretos.
  • D Apenas os deveres I, III e V estão corretos.
  • E Todos deveres estão corretos.

Administração Financeira e Orçamentária

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A Lei de Responsabilidade Fiscal prevê que a lei de diretrizes orçamentárias conterá um anexo em que serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem. Trata-se do:

  • A Anexo de Metas Fiscais
  • B Anexo de Riscos Fiscais
  • C Relatório Resumido dos Riscos Fiscais
  • D Anexo dos Riscos Contingentes
  • E Anexo de Metas Atuariais
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Entre os princípios orçamentários, o da legalidade é o princípio que:

  • A determina que a arrecadação de receitas e a execução de despesas pelo setor público devem ser precedidas de expressa autorização legislativa, sendo vedado, como regra, início de programas ou projetos não incluídos em lei.
  • B sustenta que a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares, ainda que por antecipação de receita.
  • C estabelece que o orçamento deve ter vigência de um ano, sendo que este exercício financeiro deverá coincidir com o ano civil.
  • D permite que a elaboração de orçamentos paralelos não ocorra, procurando harmonizar e compatibilizar as leis orçamentárias constitucionais, conforme uma única política orçamentária.
  • E estabelece que um ente público municipal deve registrar as receitas e as despesas na Lei Orçamentária Anual pelo valor total e bruto, vedadas quaisquer deduções.

Arquivologia

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Segundo a Lei n o 8.159/1991, “considera-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgão públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos”. Como um dos principais objetivos do arquivo é permitir a consulta dos documentos de forma fácil e rápida, são usados vários tipos de classificação que facilitam esta tarefa. Sobre a classificação das idades dos arquivos, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:


I- Os arquivos de primeira idade são os considerados de guarda permanente.

II- Os arquivos de segunda idade são os considerados de guarda por tempo intermediário.

III- Os arquivos de primeira idade são os considerados arquivos correntes.

IV- Os arquivos de terceira idade abrigam arquivos de uso funcional, administrativo ou jurídico.

V- Os arquivos de terceira idade são os arquivos que perderam o uso administrativo.


É correto o que se afirma em:

  • A I, II e IV, apenas.
  • B I, II e V, apenas.
  • C II, III e V, apenas.
  • D III e IV, apenas.
  • E II e IV, apenas.
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Diariamente, as organizações recebem inúmeros documentos e correspondências através de vários tipos diferentes de canais. Todos esses documentos precisam ser selecionados, registrados, encaminhados aos setores competentes ou arquivados. Há também situações em que esses documentos precisam ser rastreados e localizados dentro da organização. Todo esse trabalho é executado pelo setor de:

  • A Protocolo.
  • B Vigilância.
  • C Secretaria geral.
  • D Recursos Humanos.
  • E Arquivo.
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Ao setor de protocolo de uma organização, compete:

  • A Enviar e receber os materiais de consumo diário.
  • B Receber, registrar, distribuir, movimentar e expedir documentos e correspondência.
  • C Promover a divulgação de normas institucionais.
  • D Organizar as rotinas internas da organização.
  • E Registrar a entrada e saída dos funcionários.
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Arquivos são conjuntos organizados de documentos, produzidos ou recebidos pelas organizações, sejam elas públicas ou privadas, ou ainda, por pessoas físicas (MEDEIROS, 2016). Suas principais funções são a guarda e correta conservação de documentos considerados importantes, temporária ou permanentemente e a facilitação ao acesso a eles. Quanto aos métodos de arquivamento mais comumente utilizados, pode-se citar:

  • A Corrente, intermediário e permanente.
  • B Centralizado ou descentralizado.
  • C Alfabético, numérico e alfanumérico.
  • D Direto, indireto e semidireto.
  • E Pastas, guias, tiras de inserção e notações.
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Quando falamos de tabela de temporalidade, nos referimos ao documento que:

  • A Determina os documentos que ficam no arquivo corrente, no intermediário ou no permanente.
  • B Define prazos de guarda e destinação dos documentos.
  • C Define o tempo que cada documento permanece no arquivo corrente.
  • D Determina se os arquivos são franqueados, restritos ou confidenciais.
  • E Classifica os documentos como de valor primário ou secundário.