Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Biguaçu

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Administração Pública

1
Todo ato praticado no exercício da função administrativa está incluso na categoria atos da administração pública. Estes estão separados por categorias e estão nominadas abaixo nas alternativas. Assinale a alternativa incorreta.
  • A Atos de mera execução, designados atos imateriais
  • B Atos jurídicos de Direito Privado
  • C Atos políticos ou de governo
  • D Atos administrativos

Arquivologia

2
______ é o serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.  Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A Rotina
  • B Protocolo
  • C Preservação
  • D Organização

Administração Pública

3
A Administração Pública deve respeitar alguns princípios para que atenda seu intuito, que é de concretizar o bem-estar social entre outros. Assinale a alternativa incorreta, dentre os princípios abaixo. 
  • A Princípio da legalidade
  • B Princípio da impessoalidade
  • C Princípio da publicidade
  • D Princípio da propaganda
4
Quando a Administração Pública resolve adotar a Administração Indireta, essa opção de descentralização gera a necessidade de se criar uma personalidade jurídica diferente. Aquela que é o ente administrativo autônomo, com capacidade exclusivamente administrativa, criado por lei específica e dotado de personalidade jurídica de Direto Público está descrita em uma das alternativas abaixo. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa correta. 
  • A Agência reguladora
  • B Autarquia
  • C Agência executiva
  • D Fundações públicas

Legislação Estadual

5

Suponha que, por decisão administrativa, a demissão de determinado funcionário público civil do estado de Pernambuco tenha sido considerada ilegal. Nessa situação, o funcionário deverá ser

  • A reintegrado, sem o ressarcimento das vantagens ligadas ao cargo.
  • B reintegrado, com o ressarcimento das vantagens ligadas ao cargo.
  • C revertido, sem o ressarcimento das vantagens ligadas ao cargo.
  • D revertido, com o ressarcimento das vantagens ligadas ao cargo.
  • E aproveitado, sem o ressarcimento das vantagens ligadas ao cargo.

Administração Pública

6

São entidades privadas que celebram contrato de gestão com o Estado para cumprimento de metas de desempenho e recebimento de benefícios públicos

  • A as organizações sociais.
  • B as entidades de apoio.
  • C os serviços sociais autônomos.
  • D as organizações da sociedade civil de interesse público.
  • E as fundações.
7

O controle administrativo exercido por uma entidade administrativa sobre seus órgãos, justificado na hierarquia administrativa, é denominado

  • A supervisão ministerial.
  • B controle externo.
  • C tutela administrativa.
  • D autotutela.
  • E controle social.
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A análise de políticas públicas pode ser entendida como a atividade orientada para a geração e a sistematização de conhecimentos aplicados à resolução de problemas públicos. Para tanto, se faz necessário compreender as diferentes formas de avaliar e identificar ineficiências antes, durante e depois da implementação de políticas públicas. Essa avaliação, quando feita de forma preliminar à tomada de decisão, é denominada ex ante.

Essa metodologia ocorre:

  • A em momento de elaboração e proposição de políticas públicas e visa ao monitoramento da política pública em andamento;
  • B em momento de elaboração e proposição de políticas públicas e visa a orientar a decisão para que a política pública formulada seja a mais efetiva, eficaz e eficiente;
  • C após o momento de elaboração e proposição de políticas públicas e visa a produzir propostas de melhoria de políticas públicas já instituídas;
  • D após o momento de elaboração e proposição de políticas públicas e visa a avaliar os impactos de políticas públicas após sua implementação;
  • E após o momento de elaboração e proposição de políticas públicas e visa a avaliar o custo-benefício da política pública implementada.
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No regime jurídico-administrativo, encontram-se os Poderes da Administração, que consistem em prerrogativas conferidas ao Poder Público para assegurar o exercício de suas funções na busca do atendimento ao interesse público. Sobre tais Poderes, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Poder hierárquico 2. Poder Regulamentar 3. Poder de Polícia 4. Poder Disciplinar 

( ) É o poder conferido ao administrador público de editar normas complementares à lei, permitindo a sua fiel execução.  ( ) É o poder conferido ao administrador, a fim de distribuir e escalonar as funções dos órgãos públicos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, exercendo faculdades de dar ordens e de fiscalizar, bem como as de delegar e avocar atribuições.  ( ) É o poder conferido à Administração Pública, que lhe permite punir a prática de infrações cometidas por servidores ou demais pessoas ligadas aos órgãos e serviços administrativos. 
( ) É a atividade da Administração Pública, que se expressa por meio de atos normativos ou concretos, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, ou condicionando a propriedade dos indivíduos mediante ações fiscalizadoras, preventivas e repressivas.

 
Marque a sequência correta.

  • A 2, 1, 4, 3
  • B 3, 4, 2, 1
  • C 4, 3, 2, 1
  • D 3, 1, 4, 2
  • E 2, 4, 1, 3
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Em conformidade com as diretrizes constitucionais, incumbe ao Poder Público, na forma da lei, a prestação de serviços públicos,

  • A diretamente ou sob regime exclusivo de concessão, sempre através de licitação.
  • B diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação.
  • C diretamente ou sob regime de concessão, permissão ou autorização, sempre através de licitação.
  • D diretamente ou sob regime exclusivo de permissão, através de licitação, exceto nos casos legais de inexigibilidade.
  • E diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, dispensada a licitação sempre que a competição for inviável.

Arquivologia

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Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Trata-se:

  • A dos arquivos públicos.
  • B da gestão de documentos.
  • C dos arquivos privados.
  • D do Conselho Nacional de Arquivos.
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Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos:

  • A que em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.
  • B que não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
  • C de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
  • D que aguardam aprovação para serem eliminados.
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Os documentos de valor permanente são:

  • A inalienáveis e imprescritíveis.
  • B alienáveis e prescritíveis.
  • C inalienáveis e prescritíveis.
  • D alienáveis e imprescritíveis.
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Os documentos podem ser classificados quanto ao gênero, espécie ou natureza. O que determina sua classificação são as características, a forma e o conteúdo. Abaixo, estão algumas classificações quanto ao gênero dos documentos. Assinale a alternativa que apresenta documentos em suportes sintéticos, em papel emulsionado ou não, contendo imagens estáticas.
  • A Textuais
  • B Micrográficos
  • C Informáticos
  • D Iconográficos
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Os documentos em uma empresa podem ser de vários tipos, dependendo da comunicação que se quer obter com ele. Com relação à classificação quanto à espécie de arquivo, assinale a alternativa que apresenta um documento em que se expõe à autoridade superior o desenvolvimento de trabalhos relativos a certos serviços especiais.
  • A Relatório
  • B Requerimento
  • C Despacho
  • D Ofício
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Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros. A importância do arquivo para a instituição está ligada ao aumento expressivo do volume de documentos de que a mesma se utiliza no exercício de suas atividades a necessidade de se estabelecerem critérios de guarda e de eliminação de documentos, quando estes já não são mais úteis para a organização. A adoção de técnicas arquivísticas adequadas permite não apenas a localização eficiente da informação desejada, mas também a economia de recursos para a instituição.
O arquivo tem várias funções entendidas como principais que têm suas finalidades, podendo-se citar dentre elas:
I.Guarda dos documentos que circulam na instituição, utilizando para isso técnicas que permitam um arquivamento ordenado e eficiente.
II.Garantir a preservação dos documentos, utilizando formas adequadas de acondicionamento, levando em consideração temperatura, umidade e demais aspectos que possam danificar os mesmos.
III.Atendimento aos pedidos de consulta e desarquivamento de documentos pelos diversos setores da instituição, de forma a atender rapidamente à demanda pelas informações ali depositadas.
IV.Expedição da correspondência e criação dos modelos para documentos.
V.Criação das normas de gestão documental da instituição.

Marque a alternativa com a sequência de "funções entendidas como principais".

  • A Apenas, I, II e III.
  • B Apenas, II, IV e V.
  • C Apenas, I, III e V.
  • D Apenas, I, II, IV e V.
  • E I, II, III, IV e V.
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A gestão de documentos é essencial para o desenvolvimento dos setores de uma organização e ao receber documentos destas deve-se registrar. Qual opção oferece a resposta CORRETA:

  • A Confiabilidades.
  • B Protocolo.
  • C Devolutiva.
  • D Ata.
  • E Lista de presença.

Administração Geral

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As funções burocráticas são as mais comuns nos setores administrativos, mas para que tudo ocorra de forma correta e em tempo hábil é necessário que:

  • A Excesso de formalismo e papelório.
  • B Despersonalização dos relacionamentos.
  • C Exibição de sinais de autoridade.
  • D Uniformidade de rotinas e procedimentos.
  • E Divisão de trabalho.

Arquivologia

19

O uso de correspondências digitais é regulamentado por leis que prezam a proteção da informação. No caso de e-mail institucional essa informação direcionada para um funcionário ou setor da administração pública deve ser mantido:

  • A Em sigilo por se tratar de informação interna.
  • B Mesmo sem saber se é verídica deve ser repassada.
  • C E-mails são pessoais e não é necessário sigilo.
  • D Pode ser divulgado a qualquer pessoa.
  • E Cabe ao setor decidir se esta informação é sigilosa.
20

O conjunto de ações gerenciais e técnicas exigidas para superar as mudanças tecnológicas e a fragilidade dos suportes, garantindo o acesso e a interpretação de documentos digitais pelo tempo que for necessário chama-se:

  • A Preservação digital.
  • B Digitalização.
  • C Microfilmagem.
  • D Back up.

Direito Administrativo

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A Lei das Estatais (Lei nº 13.303/2016) dispõe sobre as normas de licitações e contratos aplicáveis às Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. Poderão ser adotados os modos de disputa aberto ou fechado, ou, quando o objeto da licitação puder ser parcelado, a combinação de ambos.
II. Quando for adotado o modo de disputa aberto, poderão ser admitidos a apresentação de lances intermediários e o reinício da disputa aberta, após a definição do melhor lance, para definição das demais colocações, quando existir diferença de pelo menos 10% (dez por cento) entre o melhor lance e o subsequente.
III. Consideram-se intermediários os lances iguais ou inferiores ao maior já ofertado, quando adotado o julgamento pelo critério da maior oferta ou iguais ou superiores ao menor já ofertado, quando adotados os demais critérios de julgamento.

Estão corretas as afirmativas:
  • A I, II e III
  • B I e II apenas
  • C II e III apenas
  • D I e III apenas
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A Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC - Lei nº 14.133/2021) alterou diversas normas sobre o assunto e trouxe definições para os fins da lei. Sobre o tema, assinale a alternativa que apresente a definição de contrato de eficiência nos termos da NLLC.
  • A Contrato vinculativo e obrigacional, com característica de compromisso para futura contratação, no qual são registrados o objeto, os preços, os fornecedores, os órgãos participantes e as condições a serem praticadas, conforme as disposições contidas no edital da licitação, no aviso ou instrumento de contratação direta e nas propostas apresentadas
  • B Contrato cujo objeto é a prestação de serviços, que pode incluir a realização de obras e o fornecimento de bens, com o objetivo de proporcionar economia ao contratante, na forma de redução de despesas correntes, remunerado o contratado com base em percentual da economia gerada
  • C Contrato que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo contratado
  • D Contrato de bens, insumos, serviços e obras necessários para atividade de pesquisa científica e tecnológica, desenvolvimento de tecnologia ou inovação tecnológica, discriminados em projeto de pesquisa
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A Lei nº 8.429/1992 dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa e sofreu profundas alterações pela Lei nº 14.230/2021. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Na hipótese de prática de ato de improbidade administrativa que atente contra os princípios da Administração Pública, o agente estará sujeito ao pagamento de multa civil de até 24 (vinte e quatro) vezes o valor da remuneração percebida pelo agente, dentre outras sanções previstas em lei.
( ) A multa pode ser aumentada até o dobro, se o juiz considerar que, em virtude da situação econômica do réu, o valor calculado é ineficaz para reprovação e prevenção do ato de improbidade.
( ) Para efeitos de contagem do prazo da sanção de suspensão dos direitos políticos, não será computado o intervalo de tempo entre a decisão colegiada e o trânsito em julgado da sentença condenatória

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - V
  • B V - F - V
  • C F - F - V
  • D V - V - F
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A Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992) sofreu recentes alterações pela Lei nº 14.230/2021. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 
(  ) Considera-se dolo a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado na lei, não bastando a voluntariedade do agente.
(  ) Aplicam-se ao sistema da improbidade disciplinado na Lei de Improbidade Administrativa os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador.
(  ) O ato de improbidade de lesão ao erário poderá ocorrer por dolo ou culpa do agente público. Já o ato de improbidade que cause enriquecimento ilícito só pode ocorrer se houver dolo. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - V
  • B V - F - V
  • C F - F - V
  • D V - V - F
25

Considere a Administração Indireta. A pessoa jurídica de direito público, criada por lei, com capacidade de autoadministração, para o desempenho de serviço público descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da lei, é:

  • A Sociedade de Economia Mista.
  • B Empresa Pública.
  • C Órgão Público.
  • D Autarquia.
  • E Organização Não-Governamental – ONG.
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Em razão de uma intensa chuva, diversas casas de determinado município foram inundadas, o que obrigou os moradores a deixarem suas residências. Por essa razão, o prefeito do município cogitou abrigá-los no ginásio de uma escola particular que funciona na cidade.
Nessa situação hipotética,

  • A como a situação envolve aspectos meramente particulares, o prefeito não poderia transformar o ginásio em abrigo, sob pena de violação ao direito de propriedade.
  • B o município poderia realizar a ocupação temporária do ginásio particular, independentemente de procedimento administrativo prévio, mas seria devida indenização ao particular caso se constatasse dano decorrente da utilização do referido espaço.
  • C o município poderia realizar a requisição administrativa do ginásio particular, independentemente de procedimento administrativo prévio, até a extinção da situação de perigo, garantindo-se ao particular indenização pelo tempo de uso do bem.
  • D o município poderia realizar a ocupação temporária do ginásio particular, independentemente de procedimento administrativo prévio, mas seria garantida ao particular indenização pelo tempo de uso do bem.
  • E o município poderia realizar a requisição administrativa do ginásio particular, independentemente de procedimento administrativo prévio, até a extinção da situação de perigo, mas seria devida indenização ao particular caso se constatasse dano decorrente da utilização do citado espaço.
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A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
(L8666consol (planalto.gov.br))
Em conformidade com o "Art. 6º Para os fins desta Lei, considera-se:", marque a definição INCORRETA.

  • A Compra - toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente.
  • B Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros.
  • C Seguro-Garantia - o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos.
  • D Serviço - toda atividade destinada a executar os trabalhos das obras públicas com prazos estabelecidos.
  • E Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta.
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O Direito Administrativo se fundamenta em dois princípios: a supremacia do interesse público sobre o privado e a indisponibilidade, pela administração pública, dos interesses públicos. Sobre este tema, analise as afirmativas. 
I. O interesse público, apesar de sua vinculação coletiva, acaba por ser apreendido na órbita de atuação do Estado como ator privilegiado de sua concretização, ou como síntese normatizada de interesses da sociedade, sejam eles de qualquer natureza. 
II. Se os interesses públicos se confundem com os interesses da coletividade e a administração pública é mandatária desses interesses, esta mesma administração não pode dispor dos interesses da coletividade, pois desempenha apenas uma função delegada por todos os que a compõem. 

Assinale a alternativa correta. 
  • A As afirmativas I e II estão corretas
  • B As afirmativas I e II estão incorretas
  • C Apenas a afirmativa I está correta
  • D Apenas a afirmativa II está correta
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Acerca da descentralização e da desconcentração, assinale a afirmativa incorreta.

  • A A desconcentração cria órgãos e distribui a competência dentro da mesma pessoa jurídica.
  • B A descentralização cria entidades e distribui a competência para outra pessoa jurídica.
  • C Na descentralização, há hierarquia.
  • D Na desconcentração, há autotutela.
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Instituídas por lei, têm autonomia administrativa e financeira, mas estão sujeitas ao controle do Estado. São entidades de direito público e sua atividade-fim é de interesse público.
O fragmento acima se refere às

  • A autarquias.
  • B fundações públicas.
  • C empresas públicas.
  • D sociedades de economia mista.