Resolver o Simulado Professor - 1º ao 5º Ano - FADESP - Nível Superior

0 / 21

Pedagogia

1

Considere o seguinte excerto:
“Ao longo de minha experiência docente, percebi que usar a investigação no ensino de matemática oportuniza aos estudantes um exercício de leitura, de escrita e de discussão das ideias matemáticas, bem como suas relações com outras áreas de conhecimento. Desde as duas últimas décadas (1995- 2005), percebo que tal exercício pode ser mais enriquecido quando, associado, inserimos aspectos históricos que envolvem a produção de conhecimento matemático no tempo, no espaço e nos contextos socioculturais em que esse conhecimento foi produzido e utilizado. Por esse motivo, considero que essa é uma das formas produtivas para se concretizar um ensino de matemática que oportunize uma educação autônoma, criativa e ampliadora da cognição humana. “ MENDES, Iran Abreu. História para o ensino da Matemática: uma reinvenção para sala de aula. Revista Cocar, Belém, v. 1, n. 3, p.145-166, jan. 2017.
Sobre a história da Matemática, pode-se afirmar o seguinte:

  • A só pode ser utilizada pelo professor em sua prática docente para apresentar aos alunos conceitos de geometria, pois desta forma o aluno terá uma educação mais autônoma e criativa, sem ter relação com outras áreas do conhecimento.
  • B se abordada em sala de aula, permite que o professor amplie a compreensão dos estudantes acerca da construção das ideias matemáticas ao longo do tempo e estabeleça conexões com outras áreas do conhecimento.
  • C este recurso metodológico não deve ser aplicado na educação básica, pois neste nível de ensino os alunos precisam ter uma educação voltada para a memorização de equações e conceitos, sem qualquer relação com a História, de modo que o conteúdo programático seja cumprido na íntegra.
  • D ao abordar em sua prática, o professor não deve priorizar a discussão das ideias matemáticas, pois a história da Matemática deve apenas servir para satisfazer a curiosidade.
2

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, uma das práticas leitoras é

  • A identificar os sentidos do texto expressos na superficialidade escrita.
  • B analisar a circulação dos gêneros de texto exclusivamente no campo do trabalho.
  • C excluir as transformações tecnológicas que incidiram sobre as configurações textuais contemporâneas.
  • D estabelecer relações lógico-discursivas variadas.
3

Na Base Nacional Comum Curricular, considera-se que uma face do aprendizado da Língua Portuguesa decorre da efetiva atuação do estudante em práticas de linguagem que envolvem a leitura/escuta e a produção de textos orais, escritos e multissemióticos. Já a outra face provém da reflexão/análise sobre/da própria experiência de realização dessas práticas. Nessa segunda dimensão da aprendizagem está envolvido o conhecimento sobre:


I. as formas de composição dos textos;

II. os elementos próprios da fala, assim como os elementos paralinguísticos e cinésicos;

III. as formas de composição e estilo de cada uma das linguagens que integram os textos multissemióticos;

IV. os fenômenos da mudança e da variação linguísticas.


Estão corretos os itens

  • A I, II e III.
  • B II, III e IV.
  • C I, III e IV.
  • D I, II, III e IV.
4

De acordo com o artigo 23 da Lei nº 9.394/1996, a educação básica poderá organizar-se em séries _____________, períodos _____________, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos _____________, com base na _____________, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de _____________, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. Os termos que completam corretamente as lacunas do enunciado são, respectivamente,

  • A anuais, semestrais, não-seriados, idade, organização.
  • B semestrais, anuais, seriados, inteligência, ensino.
  • C semestrais, anuais, não-seriados, idade, ensino.
  • D anuais, semestrais, seriados, inteligência, organização.
5

Com base no artigo 1º do Decreto Federal Nº 7611/2011, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências, uma das diretrizes sob as quais se efetivará o dever do Estado com a educação das pessoas público-alvo da educação especial é a(o)

  • A garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, baseado nas características familiares e possibilidades de financiamento.
  • B garantia de ensino fundamental gratuito ou pago, compulsório ou optativo, assegurando-se adaptações de excelência de acordo com as necessidades individuais.
  • C adoção de medidas de apoio individualizadas em ambientes reservados que evitem a associação com outras crianças e prejudiquem o desenvolvimento psíquico e cognitivo.
  • D apoio técnico e financeiro pelo Poder Público às instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial.
6
“Imagine uma escola com altos índices de evasão, violência, depredação e sob ameaça de fechar as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por todos os problemas anteriores. Há cinco anos essa era a realidade da EM Antônio Matias Fernandes, localizada em uma área violenta de Manaus (AM), onde há elevadas taxas de criminalidade. Esse cenário começou a mudar em 2015, quando o professor de História Rodrigo Froés, na época com apenas 27 anos, assumiu a direção e criou o projeto ‘Escola de Qualidade, Responsabilidade de Todos’, vencedor do Prêmio Educador Nota 10 de 2016. Rodrigo conta que o projeto surgiu da necessidade de colocar a escola para funcionar e, mesmo sem experiência em gestão escolar, ele aceitou o desafio. O primeiro passo para transformar aquele cenário, comum em diversas escolas brasileiras, foi implantar uma gestão democrática. “Havia inúmeros percalços, então percebi que, antes de querer mudar qualquer coisa, era preciso que todos se unissem a fim de equacionar os problemas”, explica. (...) Com o tempo, os resultados foram aparecendo: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da escola, que em 2013 era 3,5, saltou para 4,8 em 2015 e 5,4 em 2017. O rendimento dos alunos também aumentou de 75% em 2015 para 95% em 2017. Nesse mesmo período, a evasão foi zerada no Fundamental 2 e reduzida a 7% na EJA. Após o prêmio, a escola passou a ter 500 alunos, quase 200 a mais, atraídos pelos resultados”.
(In: Revista Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18405/gestao-democratica-muda-a-realidadede-escola-em-regiaoviolenta?gclid=EAIaIQobChMIn46zsKnj5gIVj4ORCh26MgfaEAAYASAAEgLuffD_BwE).
De acordo com o trecho da matéria é correto afirmar que o fundamento para as melhorias experimentadas pela escola foi a(o) 
  • A exigência do cumprimento, pelos professores e demais funcionários, das normas e regulamentos da escola e da secretaria de educação.
  • B trabalho desenvolvido pela coordenação pedagógica, tendo em vista a modificação dos programas e dos conteúdos das disciplinas.
  • C reconhecimento e dimensionamento dos desafios com base em uma gestão colegiada, aliados ao estímulo à participação para a solução dos problemas.
  • D garantia, pelo sistema municipal de ensino, da segurança das pessoas e do combate à violência, com progressivos graus de autonomia financeira.
7

A atividade de brincar tem importância fundamental na formação da criança, entre outras razões, porque

  • A a criança aprende regras e sentimentos, como frustrações de perda e alegrias da vitória, descobrindo como lidar com os sentimentos bons ou ruins.
  • B é a maneira mais simples de a criança realizar plenamente todos os seus desejos e anseios, independente de regras e determinações prévias.
  • C a criança interioriza suas vontades e desejos, introjetando ações e emoções e desenvolvendo sua capacidade de receber ordens e sempre fazer o que lhe dizem.
  • D proporciona o desenvolvimento da criança, possibilitando a separação e a clara distinção entre o mundo real e o mundo da imaginação.
8

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de

  • A executar a proposta pedagógica elaborada pela secretaria de educação.
  • B administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
  • C decidir, mediante decisão de seu conselho, a quantidade de dias letivos.
  • D distinguir e separar as atividades dos alunos de menor rendimento.
9

A parte de um plano onde se explicita como seus objetivos serão atingidos denomina-se

  • A Cronograma.
  • B Referencial Teórico.
  • C Metodologia.
  • D Justificativa.
10

Em conformidade com o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público do Município de Curuá, a progressão funcional do servidor é baseada na

  • A titulação ou habilitação (dispensados quaisquer interstícios), na avaliação do desempenho e na avaliação de conhecimentos, a cada 03 anos.
  • B titulação ou habilitação (dispensados quaisquer interstícios), na avaliação do desempenho e na avaliação de conhecimentos, a cada 05 anos.
  • C titulação ou habilitação, na avaliação do desempenho e no cumprimento de carga suplementar de trabalho, a cada 03 anos.
  • D titulação ou habilitação, na avaliação do desempenho e no cumprimento de carga suplementar de trabalho, a cada 05 anos.

Ciências

11

De um modo geral, as partículas que compõem uma substância podem estar mais unidas ou mais afastadas, de acordo com as condições de temperatura e de pressão a que a matéria esteja sendo submetida. Dois tipos de vaporização que podem ocorrer são

  • A fusão e ebulição.
  • B ebulição e evaporação.
  • C evaporação e liquefação.
  • D condensação e liquefação.

Legislação dos Municípios do Estado do Pará

12

A Lei Orgânica do Município de Marabá dispõe que o Poder Executivo é exercido pelo Prefeito com funções políticas, executivas e administrativas. No que diz respeito às proibições, o Prefeito e o VicePrefeito não poderão, desde a posse, sob pena de perda de mandato,

  • A firmar ou manter contrato com empresas concessionárias de serviço público municipal, salvo se o contrato contiver cláusulas uniformes.
  • B exercer a direção superior da administração pública municipal.
  • C vetar projetos de lei, total ou parcialmente.
  • D prover e extinguir os cargos, os empregos e as funções municipais, na forma da lei.
  • E providenciar sobre a administração dos bens do município e sua alienação na forma da lei.
13
Não é condição essencial para a investidura nos cargos de titulares de autarquias e fundações:
  • A ser brasileiro.
  • B estar no exercício dos direitos políticos.
  • C ser maior de dezoito anos.
  • D ter sido ouvido e seu nome aprovado em sessão plenária da câmara municipal, pela maioria absoluta dos seus membros.
  • E possuir nível superior.

Legislação Municipal

14

Segundo a Lei 228/2003, o Quadro de Servidores da Prefeitura Municipal é constituído dos seguintes cargos:


I - cargos de carreira de provimento efetivo;

II – cargos de carreira com provimento funcional;

III – cargos isolados de provimento em comissão;

IV – cargos funcionais de provimento administrativo.


Estão corretos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e III.
  • D II e IV.
15

De acordo com o Plano de Cargos e Carreiras, a nomeação para o cargo será feita em caráter

  • A institucional, mediante exames aplicados periodicamente ao servidor pelo órgão designado.
  • B ordinário, decorrente de testes acadêmicos e de identificação com as atribuições do cargo.
  • C imediato, em conformidade com a legislação vigente e definição das competências do servidor.
  • D efetivo, mediante prévia aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.
16

De acordo com Lei 228/2003, uma das maneiras de movimentação do servidor dentro da carreira a que pertence pode se dar através do deslocamento do servidor de uma classe para a outra, dentro do mesmo cargo através de ato do Executivo. Essa modalidade se denomina promoção

  • A horizontal.
  • B intraclasse.
  • C vertical.
  • D interclasses.
17

Com base na sua Lei Orgânica é correto afirmar que uma das competências do Município de Ponta de Pedras é

  • A instituir impostos sobre templos de qualquer culto
  • B cobrar tributos sobre livros, jornais e periódicos.
  • C instituir e arrecadar os tributos de sua competência.
  • D utilizar tributos com efeito de confisco.
18

De acordo com a Lei 16/1999, que dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores do Município de Curuá, ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de

  • A 20 meses.
  • B 24 meses.
  • C 36 meses.
  • D 40 meses.
19

Segundo o Regime Jurídico Único dos Servidores do Município de Curuá, readaptação é a forma de provimento do servidor em cargo

  • A anteriormente ocupado, ou resultante de transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial.
  • B extinto ou cuja existência seja declarada desnecessária, podendo o mesmo ser aproveitado em cargo com atribuições e vencimento compatíveis.
  • C semelhante ao ocupado anteriormente quando, por junta médica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria.
  • D de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica.
20

Nas disposições gerais da Lei 54/2000, o quadro de cargos é dividido em

  • A cargos de provimento efetivos, cargos de direção e assessoramento superior e funções gratificadas.
  • B cargos de nomeação efetiva, cargos de alta complexidade e de provisão permanente.
  • C cargos de provimento temporários, cargos da administração indireta e funções de confiança.
  • D cargos de provimento por nomeação, cargos de ocupação permanente e temporários.
21

Com base na Lei 001/1997, é correto afirmar que ao município compete, no âmbito de sua autonomia, promover o bem-estar de sua população, dispor e cuidar de seu peculiar interesse, e em especial

  • A estimular cultos religiosos e subvencioná-los, observando-se seu funcionamento e mantendo-se com eles, ou seus representantes, relações de aliança.
  • B manter publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas de órgãos públicos, divulgando-se nomes, símbolos ou imagens, tendo em vista a promoção de autoridades e dirigentes.
  • C controlar a caça e a pesca, garantir a conservação da natureza, defesa do solo, dos recursos minerais, preservar as florestas, a fauna e a flora.
  • D outorgar anistias fiscais ou permitir a remissão de dívidas sem interesse público justificado e sem pena de nulidade do ato.