Resolver o Simulado Professor - Pedagogia - FADESP - Nível Superior

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Pedagogia

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Considere o seguinte excerto:
“Ao longo de minha experiência docente, percebi que usar a investigação no ensino de matemática oportuniza aos estudantes um exercício de leitura, de escrita e de discussão das ideias matemáticas, bem como suas relações com outras áreas de conhecimento. Desde as duas últimas décadas (1995- 2005), percebo que tal exercício pode ser mais enriquecido quando, associado, inserimos aspectos históricos que envolvem a produção de conhecimento matemático no tempo, no espaço e nos contextos socioculturais em que esse conhecimento foi produzido e utilizado. Por esse motivo, considero que essa é uma das formas produtivas para se concretizar um ensino de matemática que oportunize uma educação autônoma, criativa e ampliadora da cognição humana. “ MENDES, Iran Abreu. História para o ensino da Matemática: uma reinvenção para sala de aula. Revista Cocar, Belém, v. 1, n. 3, p.145-166, jan. 2017.
Sobre a história da Matemática, pode-se afirmar o seguinte:

  • A só pode ser utilizada pelo professor em sua prática docente para apresentar aos alunos conceitos de geometria, pois desta forma o aluno terá uma educação mais autônoma e criativa, sem ter relação com outras áreas do conhecimento.
  • B se abordada em sala de aula, permite que o professor amplie a compreensão dos estudantes acerca da construção das ideias matemáticas ao longo do tempo e estabeleça conexões com outras áreas do conhecimento.
  • C este recurso metodológico não deve ser aplicado na educação básica, pois neste nível de ensino os alunos precisam ter uma educação voltada para a memorização de equações e conceitos, sem qualquer relação com a História, de modo que o conteúdo programático seja cumprido na íntegra.
  • D ao abordar em sua prática, o professor não deve priorizar a discussão das ideias matemáticas, pois a história da Matemática deve apenas servir para satisfazer a curiosidade.
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De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, uma das práticas leitoras é

  • A identificar os sentidos do texto expressos na superficialidade escrita.
  • B analisar a circulação dos gêneros de texto exclusivamente no campo do trabalho.
  • C excluir as transformações tecnológicas que incidiram sobre as configurações textuais contemporâneas.
  • D estabelecer relações lógico-discursivas variadas.
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Na Base Nacional Comum Curricular, considera-se que uma face do aprendizado da Língua Portuguesa decorre da efetiva atuação do estudante em práticas de linguagem que envolvem a leitura/escuta e a produção de textos orais, escritos e multissemióticos. Já a outra face provém da reflexão/análise sobre/da própria experiência de realização dessas práticas. Nessa segunda dimensão da aprendizagem está envolvido o conhecimento sobre:


I. as formas de composição dos textos;

II. os elementos próprios da fala, assim como os elementos paralinguísticos e cinésicos;

III. as formas de composição e estilo de cada uma das linguagens que integram os textos multissemióticos;

IV. os fenômenos da mudança e da variação linguísticas.


Estão corretos os itens

  • A I, II e III.
  • B II, III e IV.
  • C I, III e IV.
  • D I, II, III e IV.
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De acordo com o artigo 23 da Lei nº 9.394/1996, a educação básica poderá organizar-se em séries _____________, períodos _____________, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos _____________, com base na _____________, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de _____________, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. Os termos que completam corretamente as lacunas do enunciado são, respectivamente,

  • A anuais, semestrais, não-seriados, idade, organização.
  • B semestrais, anuais, seriados, inteligência, ensino.
  • C semestrais, anuais, não-seriados, idade, ensino.
  • D anuais, semestrais, seriados, inteligência, organização.
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Com base no artigo 1º do Decreto Federal Nº 7611/2011, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências, uma das diretrizes sob as quais se efetivará o dever do Estado com a educação das pessoas público-alvo da educação especial é a(o)

  • A garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, baseado nas características familiares e possibilidades de financiamento.
  • B garantia de ensino fundamental gratuito ou pago, compulsório ou optativo, assegurando-se adaptações de excelência de acordo com as necessidades individuais.
  • C adoção de medidas de apoio individualizadas em ambientes reservados que evitem a associação com outras crianças e prejudiquem o desenvolvimento psíquico e cognitivo.
  • D apoio técnico e financeiro pelo Poder Público às instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial.
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“Imagine uma escola com altos índices de evasão, violência, depredação e sob ameaça de fechar as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por todos os problemas anteriores. Há cinco anos essa era a realidade da EM Antônio Matias Fernandes, localizada em uma área violenta de Manaus (AM), onde há elevadas taxas de criminalidade. Esse cenário começou a mudar em 2015, quando o professor de História Rodrigo Froés, na época com apenas 27 anos, assumiu a direção e criou o projeto ‘Escola de Qualidade, Responsabilidade de Todos’, vencedor do Prêmio Educador Nota 10 de 2016. Rodrigo conta que o projeto surgiu da necessidade de colocar a escola para funcionar e, mesmo sem experiência em gestão escolar, ele aceitou o desafio. O primeiro passo para transformar aquele cenário, comum em diversas escolas brasileiras, foi implantar uma gestão democrática. “Havia inúmeros percalços, então percebi que, antes de querer mudar qualquer coisa, era preciso que todos se unissem a fim de equacionar os problemas”, explica. (...) Com o tempo, os resultados foram aparecendo: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da escola, que em 2013 era 3,5, saltou para 4,8 em 2015 e 5,4 em 2017. O rendimento dos alunos também aumentou de 75% em 2015 para 95% em 2017. Nesse mesmo período, a evasão foi zerada no Fundamental 2 e reduzida a 7% na EJA. Após o prêmio, a escola passou a ter 500 alunos, quase 200 a mais, atraídos pelos resultados”.
(In: Revista Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18405/gestao-democratica-muda-a-realidadede-escola-em-regiaoviolenta?gclid=EAIaIQobChMIn46zsKnj5gIVj4ORCh26MgfaEAAYASAAEgLuffD_BwE).
De acordo com o trecho da matéria é correto afirmar que o fundamento para as melhorias experimentadas pela escola foi a(o) 
  • A exigência do cumprimento, pelos professores e demais funcionários, das normas e regulamentos da escola e da secretaria de educação.
  • B trabalho desenvolvido pela coordenação pedagógica, tendo em vista a modificação dos programas e dos conteúdos das disciplinas.
  • C reconhecimento e dimensionamento dos desafios com base em uma gestão colegiada, aliados ao estímulo à participação para a solução dos problemas.
  • D garantia, pelo sistema municipal de ensino, da segurança das pessoas e do combate à violência, com progressivos graus de autonomia financeira.
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A atividade de brincar tem importância fundamental na formação da criança, entre outras razões, porque

  • A a criança aprende regras e sentimentos, como frustrações de perda e alegrias da vitória, descobrindo como lidar com os sentimentos bons ou ruins.
  • B é a maneira mais simples de a criança realizar plenamente todos os seus desejos e anseios, independente de regras e determinações prévias.
  • C a criança interioriza suas vontades e desejos, introjetando ações e emoções e desenvolvendo sua capacidade de receber ordens e sempre fazer o que lhe dizem.
  • D proporciona o desenvolvimento da criança, possibilitando a separação e a clara distinção entre o mundo real e o mundo da imaginação.
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Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de

  • A executar a proposta pedagógica elaborada pela secretaria de educação.
  • B administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
  • C decidir, mediante decisão de seu conselho, a quantidade de dias letivos.
  • D distinguir e separar as atividades dos alunos de menor rendimento.
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A parte de um plano onde se explicita como seus objetivos serão atingidos denomina-se

  • A Cronograma.
  • B Referencial Teórico.
  • C Metodologia.
  • D Justificativa.
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Em conformidade com o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público do Município de Curuá, a progressão funcional do servidor é baseada na

  • A titulação ou habilitação (dispensados quaisquer interstícios), na avaliação do desempenho e na avaliação de conhecimentos, a cada 03 anos.
  • B titulação ou habilitação (dispensados quaisquer interstícios), na avaliação do desempenho e na avaliação de conhecimentos, a cada 05 anos.
  • C titulação ou habilitação, na avaliação do desempenho e no cumprimento de carga suplementar de trabalho, a cada 03 anos.
  • D titulação ou habilitação, na avaliação do desempenho e no cumprimento de carga suplementar de trabalho, a cada 05 anos.

Português

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Mulher sofre

Erberth Vêncio

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Disponível em https://www.revistabula.com/29542-mulher-sofre/ Acessado em 7/03/2020 

Em A dor do parto. A anatomia destroçada. As tetas bufadas de leite. As noites trincadas, não dormidas. Os filhos que ganham o mundo. A síndrome do ninho vazio. A capacidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. A língua destravada. A vocação para o perdão. (linhas 20 a 23), as ideias foram separadas por pontos (e não por vírgulas) para expressar

  • A ironia.
  • B humor.
  • C preconceito.
  • D ênfase.
  • E tristeza.
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Mulher sofre

Erberth Vêncio

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De acordo com o autor do texto, Deus

  • A fez a mulher em um momento de inspiração.
  • B deu à mulher aquilo que faltou ao homem.
  • C fez a mulher esteticamente superior ao homem.
  • D dotou a mulher de harmonia e beleza.
  • E criou a mulher à imagem e semelhança do homem.
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Mulher sofre

Erberth Vêncio

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Para Erberth Vêncio, os problemas

  • A são os mesmos para homens e mulheres.
  • B devem ser objeto de preocupação só dos homens.
  • C podem levar os homens à morte prematura.
  • D são encarados pelas mulheres com mais coragem.
  • E podem causar temor e desespero às mulheres.
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Mulher sofre

Erberth Vêncio

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Segundo o texto, parte do calvário feminino deve-se

  • A à sua natureza frágil.
  • B ao desprezo dos pais.
  • C a convenções sociais.
  • D à prepotência masculina.
  • E à ingratidão dos filhos.
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Mulher sofre

Erberth Vêncio

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Segundo o enunciado O seu talento para lidar com o desespero é inato e vige preso aos cromossomas (linhas 12 e 13),

  • A a mulher já nasce pronta para lidar com os problemas.
  • B as mulheres tendem a se desesperar menos facilmente.
  • C entre os talentos da mulher está a tranquilidade.
  • D os cromossomas femininos determinam sua serenidade.
  • E lidar melhor com os problemas é característica feminina.
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Mulher sofre

Erberth Vêncio


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Segundo o texto, parte do calvário feminino deve-se

  • A à sua natureza frágil.
  • B ao desprezo dos pais.
  • C a convenções sociais.
  • D à prepotência masculina.
  • E à ingratidão dos filhos.
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Mulher sofre

Erberth Vêncio

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Em Fé, menina. (linha 1), a vírgula foi empregada para

  • A isolar um topônimo.
  • B isolar uma expressão explicativa.
  • C separar um aposto.
  • D separar um vocativo.
  • E separar termos coordenados de uma mesma oração.
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Erberth Vêncio

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Sem alterar o sentido do enunciado, em Adultos e meninos devem a sua existência ao domicílio uterino, a despeito da impensável claustrofobia de boiar durante meses dentro de um bolsão líquido nas entranhas maternas (linhas 3 a 5), a locução conjuntiva grifada poderia ser substituída por

  • A apesar.
  • B bem como.
  • C quando.
  • D contanto que.
  • E embora.
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Mulher sofre

Erberth Vêncio

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Em Adultos e meninos devem a sua existência ao domicílio uterino, a despeito da impensável claustrofobia de boiar durante meses dentro de um bolsão líquido nas entranhas maternas (linhas 3 a 5), o pronome sua refere-se a

  • A Deus.
  • B mulher.
  • C tórax masculino.
  • D pedaço.
  • E adultos e meninos.
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Erberth Vêncio

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Em A maioria deles morre primeiro. Muitos ensandecem por não saber relevar a dor da dúvida. (linhas 8 a 10), os dois enunciados poderiam ser ligados pela conjunção

  • A mas.
  • B e.
  • C porque.
  • D portanto.
  • E pois.

Atualidades

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No dia 02 de janeiro do corrente ano, os Estados Unidos desferiram um ataque que resultou na morte do general Qassem Soleimani, o que aumentou a tensão internacional e a preocupação com a possibilidade de uma nova guerra com grandes repercussões em todo o mundo, particularmente na região do Oriente Médio. O país de origem do militar morto, no qual exercia o posto de major-general e com o qual os EUA aumentou seu litígio, é o/a

  • A Iraque.
  • B Irã.
  • C Israel.
  • D Síria.
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A Procuradoria-Geral da República (PGR), em setembro de 2019, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) ação contra medidas que possam limitar a liberdade de professores, incluindo o movimento conhecido como “escola sem partido”. Em coletiva realizada, a ex-Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, disse que o projeto Escola sem Partido “fere a autonomia dos professores, a autonomia de cátedra” e “fortalece um tipo de instrução baseado num pensamento único” (https://www.palmasaqui.com.br/destaque/pgr-ajuiza-acao-no-stf-contra-censura-a-docentes-naabordagem-plural-nas-escolas/). Na sua ação, o Ministério Público argumenta que esse projeto fere os “princípios constitucionais caros à educação, como o preparo para o exercício da cidadania (art. 205), a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a pluralidade de ideias e de concepções pedagógicas, e a gestão democrática do ensino público (art. 206, II, III e VI)”, pois:

  • A incita a “doutrinação” política e ideológica e a emissão de opiniões político-partidárias, religiosas ou filosóficas de professores em sala de aula.
  • B favorece a implantação de práticas de cunho persecutório, de censura e delação em sala de aula.
  • C promove a livre manifestação de convicções morais, religiosas ou ideológicas eventualmente contrárias às de estudantes, pais ou responsáveis por parte de docentes.
  • D autoriza abordagens de questões relacionadas a gênero e sexualidade por parte dos docentes.
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Em 21 de maio, Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, revelou, ao blog de política do G1, que teria rompido relações com o líder do governo Major Vitor Hugo, devido a este

  • A ter incitado a ala mais radical do PSL a se opor à tentativa dos deputados do PMDB de frear a reforma da previdência e a liberação das armas.
  • B ter estimulado críticas e ofensas proferidas pela bancada ruralista contra Maia, devido a sua atitude benevolente para com movimentos ambientalistas.
  • C haver publicado, num grupo do PSL, uma charge em que uma pessoa chega ao Congresso carregando um saco de dinheiro com a inscrição “diálogo”.
  • D revelar indícios de que o PSL estaria forjando dossiê, buscando associar a imagem de Maia a grupos milicianos que atuam nos subúrbios do Rio de Janeiro.
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A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou, em 17 de maio, a quinta pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais. O referido levantamento aponta que

  • A 70,2% dos estudantes das universidades federais brasileiras são de baixa renda, com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo por mês.
  • B os estudantes com rendimento maior que dez salários mínimos é maioria nas universidades, chegando a somar 81% do total.
  • C apenas 12,2% do total de estudantes se autodeclaram negros, número que vem diminuindo principalmente a partir de 2003.
  • D a diminuição de alunos de baixa renda e dos que se declaram negros se deu principalmente por conta da Lei de Cotas.
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Em meados de maio, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, usou o termo “emergência nacional” como justificativa, ao emitir decreto presidencial que

  • A possibilita a aceitação de imigrantes que atravessam ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos, estabelecendo que se destine parte dos impostos federais à sustentação desses cidadãos.
  • B prevê auxílio às populações norte-americanas vítimas de catástrofes naturais, como ciclones e incêndios, devido ao número crescente deste tipo de incidente, principalmente na Califórnia e na costa leste.
  • C determina a criação de forças-tarefas com o intuito de combater a criminalidade e o crescente uso de drogas, nas grandes metrópoles norte-americanas, que afetam principalmente a população mais jovem.
  • D proíbe empresas norte-americanas de utilizarem equipamentos de telecomunicação estrangeiros e que, segundo especialistas, indica guerra comercial envolvendo China e Estados Unidos.
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O aquecimento global foi tópico de um estudo publicado pela Academia de Ciências dos Estados Unidos (PNAS) no segundo semestre. De acordo com os autores, há a possibilidade de que, até 2100, ocorra um

  • A resfriamento radical devido às políticas que preveem o remanejamento das áreas florestais europeias, possibilitando mais áreas verdes no mundo.
  • B considerável decréscimo na emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa, devido à reeducação ambiental das populações.
  • C aumento de aproximadamente dois metros nos oceanos, devido ao degelo das calotas polares da Groenlândia e Antártida.
  • D fluxo migratório de animais oriundos das savanas africanas, devido ao intenso calor que torna a vida desses seres mais difícil.
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“O escritor e compositor ________ foi premiado na 31ª edição do Prêmio ________, importante reconhecimento concedido pelos governos de ________”. Completam corretamente as lacunas do enunciado, respectivamente, os nomes

  • A Caetano Veloso, Jabuti, Rio de Janeiro e São Paulo.
  • B Chico Buarque, Camões, Portugal e Brasil.
  • C Zeca Baleiro, Machado de Assis, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
  • D Aldir Blanc, Goncourt, França e Bélgica.
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Em 2007 foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação, um indicador de qualidade da educação básica brasileira que reúne os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: a taxa de aprovação escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Esse indicador beneficia os governos Federal, estaduais e municipais na formulação de políticas de melhoria de qualidade da educação básica no país. Esse indicador se chama

  • A PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos.
  • B Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, também conhecida como Prova Brasil.
  • C IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
  • D censo educacional.
  • E SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica.
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Conforme a mesma legislação citada na questão anterior, a LDB, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de

  • A educação básica obrigatória e gratuita dos 6 (seis) aos 17 (dezessete) anos de idade.
  • B educação infantil gratuita às crianças de 2 até 7 (sete) anos de idade.
  • C atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades.
  • D ensino superior gratuito para todos os que não o concluíram na idade própria.
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A inclusão digital é o processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação e de comunicação e, apesar do aumento no número de domicílios brasileiros conectados à internet, ainda é um desafio no Brasil. Umas das formas de se promover a inclusão digital é difundindo o uso de softwares de código abertos. Sobre esses softwares, é correto afirmar que são aqueles

  • A que o usuário adquire, passando a ter total liberdade para fazer o que deseja, como alterar o código, repassá-lo ou criar uma versão pessoal.
  • B que são licenciados com direitos exclusivos para o produtor.
  • C cujo código está disponível para download por qualquer pessoa, que passa a ter a possibilidade de desenvolvê-los.
  • D desenvolvidos por empresas que se submeteram a licitações abertas.