Resolver o Simulado Prefeitura Municipal da Estância Turística de Guaratinguetá - Assistente Administrativo - SHDIAS - Nível Médio

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Administração Geral

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Comunicação é o processo de transferir e receber informações. Informações são dados organizados que possibilitam a análise de situações e tomada de decisões. Diante o exposto, analise as afirmativas abaixo.

 I. A comunicação para baixo frequentemente tem caráter diretivo. São ordens, informações sobre políticas e programas que a administração pretende implantar, ou modificações na linha de produtos e nos métodos de trabalho.
II. A comunicação para baixo, muitas vezes procura manter as pessoas informadas para que possam trabalhar direito.

Assinale a alternativa correta:
  • A Apenas a afirmativa I está correta
  • B Apenas a afirmativas II está correta
  • C As afirmativas I e II estão corretas
  • D As afirmativas I e II estão incorretas
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A comunicação tem diferentes conteúdos. Normalmente, seguem informações sobre desempenho e os eventos dos níveis inferiores. Abaixo, estão alguns tipos de comunicação, sobre eles, assinale a alternativa incorreta.
  • A Pesquisas de atitudes
  • B Pedido do cliente enviado ao depósito para entrega
  • C Sugestões de como melhorar o processo produtivo
  • D Sugestão de maneiras diferentes de fazer o produto ou prestar o serviço
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Em uma empresa há o processo de organização, momento em que, dentre outras coisas, se define a divisão do trabalho, por meio da definição das responsabilidades, tarefas, unidades de trabalho, departamentos, cargos e suas descrições e requisitos. Sobre este analise as afirmativas abaixo.
I. As responsabilidades são deveres ou obrigações em relação a resultados, atividades, recursos, pessoas, decisões ou padrões de conduta. E são abrangentes e conceituais, indicam grandes compromissos ou obrigações e definem os problemas que o ocupante de um cargo ou de um grupo de cargos deve resolver.
II. Tarefas são atividades operacionais que os gerentes podem realizar, individualmente ou junto com outras pessoas. São as tarefas que permitem a realização das responsabilidades. As tarefas são específicas e operacionais, indicam atividades intelectuais ou físicas e definem ações quer consomem tempo e recursos.
Assinale a alternativa correta.
  • A As afirmativas I e II estão corretas
  • B As afirmativas I e II estão incorretas
  • C Apenas a afirmativa I está correta
  • D Apenas a afirmativa II está correta
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A importância da consideração e tratamento do fator humano na administração foi constatada há muito tempo, tanto no meio acadêmico quanto no meio empresarial. Sobre essa importância e o como se deve considerar o fator humano nas organizações, analise as afirmativas abaixo.
I. Atualmente sabemos sobre o equilíbrio da motivação e das relações humanas e temos indicações de como trabalhá-las, mas ainda há uma dificuldade em transformar esses conhecimentos em práticas e procedimentos organizacionais mais permanentes.
II. Para aproveitar o máximo do potencial humano deve haver o desenvolvimento de todas as partes envolvidas.

Assinale a alternativa correta.
  • A Apenas a afirmativa I está correta
  • B Apenas a afirmativa II está correta
  • C As afirmativas I e II estão incorretas
  • D As afirmativas I e II estão corretas
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Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Administrar é colocar em prática o planejar, organizar, dirigir e controlar. E para tanto, o administrador necessita realizar algumas operações. Assinale a alternativa incorreta dentre as operações descritas abaixo. 
  • A Elaborar balancetes mensais
  • B Fixação de objetivos
  • C Mensuração e avaliação
  • D Formação de pessoas
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O administrador deve manter em funcionamento diversos fluxos de operação, que ocorrem simultaneamente ou em sequência. Assinale a alternativa incorreta, dentre os fluxos citados abaixo.
  • A Fluxo de recursos materiais
  • B Fluxo de informações
  • C Fluxos macroeconômicos
  • D Fluxo de pessoas
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O Desenvolvimento Organizacional é o processo estudado para consolidar a mudança planejada dos aspectos estruturais e comportamentais nas empresas, com a finalidade de otimizar as resoluções de problemas e os resultados anteriormente estabelecidos nos planejamentos elaborados, sempre com adequado relacionamento interpessoal. O Desenvolvimento Organizacional nasce de quatro atividades realizadas pelas empresas. Assinale abaixo a alternativa incorreta, ou seja, que não contém uma dessas quatro atividades. 
  • A Formação e atuação de equipes multidisciplinares
  • B Pesquisa de ações direcionadas à efetividade empresarial
  • C Desenvolvimento de pesquisas com entrevistas e feedback
  • D Produtividade e qualidade de vida no trabalho.

Direito Administrativo

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Analise as afirmativas abaixo sobre Administração Direta.
I. A Administração Direta compreende as pessoas políticas que integram a Federação, com personalidade jurídica de Direito Público.
II. A Administração Direta consiste no conjunto de pessoas que recebem diretamente da Constituição da República suas competências políticas e administrativas: a União, os Estados, os municípios e o Distrito Federal.
Assinale a alternativa correta.
  • A Apenas a afirmativa I está correta
  • B Apenas a afirmativa II está correta
  • C As afirmativas I e II estão corretas
  • D As afirmativas I e II estão incorretas

Administração Geral

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Em meio à adoção do teletrabalho, um departamento passou a controlar o trabalho semanal de seus técnicos, conforme apresentado na tabela a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Com base exclusivamente na tabela acima, o(a) técnico(a) com maior eficiência na Semana 1 foi: 

  • A João;
  • B Denise;
  • C Rebeca;
  • D Carlos;
  • E Aristides.
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Veja a seguir a tirinha do cartunista argentino Quino. Nela, o termo “burocracia” está sendo usado com um sentido negativo.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Entretanto, conforme elucidado pelo sociólogo Robert Merton, o que é entendido como algo negativo na burocracia são suas disfunções, e não o modelo em si.
Nesse sentido, uma das disfunções da burocracia identificada por Merton é a:

  • A impessoalidade nas relações entre os funcionários;
  • B instabilidade da ordem vigente;
  • C perda da visão do conjunto dos objetivos organizacionais;
  • D baixa conformidade com rotinas e procedimentos;
  • E ausência de sinais de autoridade.

Atendimento ao Público

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Em uma organização a comunicação é muito importante. Em atendimento ao cliente, ao organizar o setor e seus documentos e arquivos. A comunicação pode ser escrita ou verbal, de baixo para cima, de cima para baixo e lateral. Essa comunicação lateral é a que ocorre entre as unidades de trabalho do mesmo nível ou entre unidades de trabalho de níveis diferentes. Os canais de comunicação lateral de todos os tipos permitem o funcionamento dos processos interdepartamentais e a tomada de decisão que envolve diferentes unidades de trabalho. Abaixo estão alguns exemplos de comunicação lateral. Assinale a alternativa que não é uma comunicação lateral.
  • A A reclamação de um cliente de uma empresa é enviada para o atendimento que pede ajuda ao pessoal técnico para resolver
  • B O pedido feito por um cliente de uma empresa é enviado ao depósito para entrega e para cobrança
  • C O chefe solicita do seu empregado um relatório referente aos atendimentos a clientes do mês
  • D Uma informação é solicitada do atendimento para o setor técnico para atender a um cliente
  • E Produtos acabados são transportados pelos caminhões até os depósitos e enviado posteriormente ao cliente
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Assinale a alternativa que revela expressão que pode ser usada na saudação inicial de atendimento telefônico profissional em órgão da administração pública:

  • A Adriana, Departamento de Licitações e Contratos, E aí, magrão? Tudo bem?
  • B Adriana, Departamento de Licitações e Contratos, quem tá falando aí?
  • C Adriana, Departamento de Licitações e Contratos, estou ocupada agora, espera uns minutinhos!
  • D Adriana, Departamento de Licitações e Contratos, fala aí, tchê!
  • E Adriana, Departamento de Licitações e Contratos, bom-dia!
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Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o atendimento profissional ao telefone.

( ) Não se deve tratar o interlocutor como “meu querido” ou “fofinho”.
( ) Usar expressões como “obrigado pela ligação” e “tenha uma boa semana” ao final do atendimento.
( ) Iniciar o atendimento com expressões como: “bom-dia”, “boa-tarde” ou “boa-noite”.
( ) Usar um tom informal no início do atendimento, com expressões como “E aí, meu irmão!?”.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • F
  • B V • V • F • V
  • C F • F • V • V
  • D F • F • V • F
  • E F • F • F • V
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Toda instituição ou empresa exige profissionais da área de telefonia que sejam capazes de atender prontamente e com habilidade qualquer área ou departamento, e, para tanto, é preciso que conheçam as rotinas básicas administrativas. Uma das principais é saber

  • A trabalhar exemplarmente com os softwares avançados, principalmente o Excel.
  • B elaborar planilhas financeiras de cálculos dos projetos em andamento.
  • C redigir relatórios de acompanhamento de casos e/ou processos.
  • D administrar conceitos e ideias que tragam soluções e aprimoramentos.
  • E utilizar devidamente computador, fax, impressora e copiadora.
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A atualização e o controle de reuniões, compromissos e eventos só podem ser feitos eficazmente se for por intermédio de

  • A relatórios.
  • B planilhas.
  • C agendas.
  • D diários.
  • E memorandos.
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A qualidade no atendimento ao público é um dos principais requisitos praticados em todas as áreas das empresas ou instituições. O profissional que busca trabalhar com excelência e competência

  • A atende a todos com muita alegria, descontração e intimidade.
  • B apresenta postura adequada tanto no atendimento telefônico quanto no presencial.
  • C é simpático e trava longas e interessantes conversas com os visitantes.
  • D age com esperteza, questionando o visitante sobre os assuntos em pauta.
  • E trata a todos com muita educação e exige ser tratado da mesma forma.
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Pode-se conceituar como meio de transmissão todo suporte que

  • A transporta as informações entre os terminais telefônicos, desde a origem até o destino da chamada.
  • B desconsidera as centrais telefônicas de origem e de destino para o transporte das informações.
  • C transmite informações solicitadas e emitidas pelos interlocutores, nacional ou internacionalmente.
  • D realiza e pratica o retorno de informações entre os mais diversos meios de comunicação.
  • E permite ao operador redistribuir as chamadas telefônicas por intermédio do notebook. 
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Para poder atender as chamadas internas e externas adequadamente, a telefonista deve

  • A solicitar apoio constante do seu superior imediato para evitar erros e falhas.
  • B conhecer fluentemente mais de um idioma, principalmente o inglês.
  • C aplicar-se na realização de cursos especializados e de pós-graduação.
  • D saber utilizar os mais sofisticados aparelhos de tecnologia avançada.
  • E saber operar em troncos e ramais, transferindo as ligações e prestando informações.
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Obedecendo à fraseologia padrão de atendimento a ligações externas, ao atender, a telefonista deve dizer prontamente

  • A o seu nome e, em seguida, perguntar: “gostaria de falar com quem?”.
  • B o nome da instituição e, em seguida, questionar: “pois não, em que posso lhe ajudar?”.
  • C “bom dia” ou “boa tarde” e, em seguida, o seu próprio nome.
  • D o nome da instituição seguido da expressão “bom dia” ou “boa tarde”.
  • E “bom dia” ou “boa tarde” e, em seguida, questionar: “com quem gostaria de falar?”.
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Além de fazer os atendimentos, a telefonista também deve prestar informações, porém, se for insistentemente questionada sobre assuntos que fogem do seu conhecimento, ela deve

  • A informar delicadamente que as linhas estão ocupadas, solicitando que ligue mais tarde.
  • B dizer que não faz parte de sua função nem é de pertinência da sua área.
  • C transferir imediatamente a ligação para quem possa resolver a questão.
  • D tentar responder alguma coisa, mesmo que desconheça a informação correta.
  • E colocar o interlocutor em espera e encerrar a ligação para evitar constrangimentos.