Resolver o Simulado Assistente Administrativo - UNIOESTE - Nível Médio

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Direito Administrativo

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O governo federal, considerando a expansão da linha ferroviária no Brasil, planeja a criação de agência reguladora voltada à regulação e fiscalização do serviço público de transporte ferroviário.

Nessa situação hipotética, tal agência reguladora

  • A deverá ser instituída por meio de decreto, possuindo personalidade jurídica de direito público. 
  • B será dotada de autonomia decisória, administrativa e econômico-financeira, além de poder normativo técnico.
  • C deverá ser subordinada hierarquicamente ao ministério ao qual se vincular.
  • D caracterizar-se-á como autarquia especial, revelando, assim, modalidade de desconcentração da administração pública.
  • E terá dirigente nomeado a critério exclusivo do presidente da República, sem estabilidade, por se tratar de cargo de livre nomeação e exoneração.

Administração Pública

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A desconcentração, no âmbito da administração pública, ocorre, por exemplo, na instituição de

  • A empresa pública.
  • B autarquia.
  • C fundação pública.
  • D sociedade de economia mista.
  • E secretaria executiva.
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O governo de determinado estado, buscando especializar os serviços de fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, pretende criar sociedade de economia mista para efetivar a operacionalização dessas atividades.

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A Os contratos da sociedade de economia mista com terceiros não serão precedidos de licitação.
  • B A criação da sociedade de economia mista somente poderá ser feita por meio de lei.
  • C É possível a utilização de qualquer forma societária na constituição da sociedade de economia mista.
  • D As ações com direito a voto da sociedade de economia mista devem pertencer majoritariamente ao estado.
  • E Por ser a sociedade de economia mista integrante da administração pública indireta, o controle dos seus serviços jurídicos deverá ser realizado pela procuradoria-geral do estado.
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Todo ato praticado no exercício da função administrativa está incluso na categoria atos da administração pública. Estes estão separados por categorias e estão nominadas abaixo nas alternativas. Assinale a alternativa incorreta.
  • A Atos de mera execução, designados atos imateriais
  • B Atos jurídicos de Direito Privado
  • C Atos políticos ou de governo
  • D Atos administrativos

Arquivologia

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______ é o serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.  Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A Rotina
  • B Protocolo
  • C Preservação
  • D Organização

Administração Pública

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A Administração Pública deve respeitar alguns princípios para que atenda seu intuito, que é de concretizar o bem-estar social entre outros. Assinale a alternativa incorreta, dentre os princípios abaixo. 
  • A Princípio da legalidade
  • B Princípio da impessoalidade
  • C Princípio da publicidade
  • D Princípio da propaganda
7
Quando a Administração Pública resolve adotar a Administração Indireta, essa opção de descentralização gera a necessidade de se criar uma personalidade jurídica diferente. Aquela que é o ente administrativo autônomo, com capacidade exclusivamente administrativa, criado por lei específica e dotado de personalidade jurídica de Direto Público está descrita em uma das alternativas abaixo. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa correta. 
  • A Agência reguladora
  • B Autarquia
  • C Agência executiva
  • D Fundações públicas
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O princípio da nova gestão pública que, de acordo com David Osborne & Ted Gaebler, afirma que é melhor empoderar os atores que os servir, transferindo a propriedade das iniciativas públicas para o povo, é o denominado governo:

  • A competitivo
  • B empreendedor
  • C movido por missão
  • D próprio da comunidade
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No que diz respeito às vedações ao servidor público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) É vedado ao servidor público do IBGE apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente.


( ) É vedado ao servidor público do IBGE desviar servidor público para atendimento a interesse particular.


( ) É vedado ao servidor público do IBGE iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V - V - V
  • B V - F - F
  • C F - F - V
  • D V - V - F
  • E F - F - F
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É correto que a Administração Pública é tudo aquilo que se refere à máquina estatal. A Administração Pública Direta abrange

  • A os poderes executivo e legislativo.
  • B o poder judiciário.
  • C o poder executivo.
  • D os poderes: legislativo e judiciário.
  • E os três poderes: executivo, legislativo e judiciário.

Arquivologia

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Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Trata-se:

  • A dos arquivos públicos.
  • B da gestão de documentos.
  • C dos arquivos privados.
  • D do Conselho Nacional de Arquivos.
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Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos:

  • A que em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.
  • B que não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
  • C de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
  • D que aguardam aprovação para serem eliminados.
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Os documentos de valor permanente são:

  • A inalienáveis e imprescritíveis.
  • B alienáveis e prescritíveis.
  • C inalienáveis e prescritíveis.
  • D alienáveis e imprescritíveis.
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Os documentos podem ser classificados quanto ao gênero, espécie ou natureza. O que determina sua classificação são as características, a forma e o conteúdo. Abaixo, estão algumas classificações quanto ao gênero dos documentos. Assinale a alternativa que apresenta documentos em suportes sintéticos, em papel emulsionado ou não, contendo imagens estáticas.
  • A Textuais
  • B Micrográficos
  • C Informáticos
  • D Iconográficos
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Os documentos em uma empresa podem ser de vários tipos, dependendo da comunicação que se quer obter com ele. Com relação à classificação quanto à espécie de arquivo, assinale a alternativa que apresenta um documento em que se expõe à autoridade superior o desenvolvimento de trabalhos relativos a certos serviços especiais.
  • A Relatório
  • B Requerimento
  • C Despacho
  • D Ofício
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Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros. A importância do arquivo para a instituição está ligada ao aumento expressivo do volume de documentos de que a mesma se utiliza no exercício de suas atividades a necessidade de se estabelecerem critérios de guarda e de eliminação de documentos, quando estes já não são mais úteis para a organização. A adoção de técnicas arquivísticas adequadas permite não apenas a localização eficiente da informação desejada, mas também a economia de recursos para a instituição.
O arquivo tem várias funções entendidas como principais que têm suas finalidades, podendo-se citar dentre elas:
I.Guarda dos documentos que circulam na instituição, utilizando para isso técnicas que permitam um arquivamento ordenado e eficiente.
II.Garantir a preservação dos documentos, utilizando formas adequadas de acondicionamento, levando em consideração temperatura, umidade e demais aspectos que possam danificar os mesmos.
III.Atendimento aos pedidos de consulta e desarquivamento de documentos pelos diversos setores da instituição, de forma a atender rapidamente à demanda pelas informações ali depositadas.
IV.Expedição da correspondência e criação dos modelos para documentos.
V.Criação das normas de gestão documental da instituição.

Marque a alternativa com a sequência de "funções entendidas como principais".

  • A Apenas, I, II e III.
  • B Apenas, II, IV e V.
  • C Apenas, I, III e V.
  • D Apenas, I, II, IV e V.
  • E I, II, III, IV e V.
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A gestão de documentos é essencial para o desenvolvimento dos setores de uma organização e ao receber documentos destas deve-se registrar. Qual opção oferece a resposta CORRETA:

  • A Confiabilidades.
  • B Protocolo.
  • C Devolutiva.
  • D Ata.
  • E Lista de presença.

Administração Geral

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As funções burocráticas são as mais comuns nos setores administrativos, mas para que tudo ocorra de forma correta e em tempo hábil é necessário que:

  • A Excesso de formalismo e papelório.
  • B Despersonalização dos relacionamentos.
  • C Exibição de sinais de autoridade.
  • D Uniformidade de rotinas e procedimentos.
  • E Divisão de trabalho.

Arquivologia

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O uso de correspondências digitais é regulamentado por leis que prezam a proteção da informação. No caso de e-mail institucional essa informação direcionada para um funcionário ou setor da administração pública deve ser mantido:

  • A Em sigilo por se tratar de informação interna.
  • B Mesmo sem saber se é verídica deve ser repassada.
  • C E-mails são pessoais e não é necessário sigilo.
  • D Pode ser divulgado a qualquer pessoa.
  • E Cabe ao setor decidir se esta informação é sigilosa.
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O conjunto de ações gerenciais e técnicas exigidas para superar as mudanças tecnológicas e a fragilidade dos suportes, garantindo o acesso e a interpretação de documentos digitais pelo tempo que for necessário chama-se:

  • A Preservação digital.
  • B Digitalização.
  • C Microfilmagem.
  • D Back up.