Resolver o Simulado Professor - Pedagogia - MS CONCURSOS - Nível Superior

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Matemática

1
Um grupo de 7 turistas pretende fazer um passeio à Casa de Pedra. Sabendo-se que só podem entrar de duas em duas pessoas na edificação, quantas combinações serão possíveis para a entrada?
  • A 49
  • B 21
  • C 14
  • D 28
  • E 42
2
Em um Concurso de Carnaval no Município de Três Rios, um dos candidatos tirou a nota 3/4 e o outro 7/5. Qual o resultado da soma das notas dos dois candidatos?
  • A 43/20.
  • B 10/9.
  • C 21/20.
  • D 10/20.
  • E 21/9.
3
Em uma fábrica de biscoitos são produzidas 900 embalagens de 150 gramas cada uma. Caso queira produzir embalagens de 100 gramas, quantas embalagens iremos obter?
  • A 600
  • B 1.350.
  • C 750
  • D 900
  • E 1.020.
4
A palavra CÂMARA tem quantos anagramas?
  • A 160
  • B 720
  • C 240
  • D 120
  • E 360
5
Uma das mais conhecidas comidas típicas do Estado de Minas Gerais é o arroz com pequi. Sabendo-se que em determinada confraternização deseja-se fazer o prato arroz com pequi, e que são necessários 5 kg de arroz para servir 30 pessoas, quantos kg são necessários para servir 72 pessoas?
  • A 11
  • B 15
  • C 12
  • D 13
6
Supondo que o Município de Chiador possui 2.790 eleitores no total, o resultado das eleições para Prefeito desse Município, foi apresentado conforme a figura a seguir:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Supondo que todos os eleitores votaram, quantos votos obteve o candidato 1?
  • A 1.860.
  • B 930.
  • C 1.395.
  • D 465.
7
Quantos anagramas tem a palavra PREFEITURA?
  • A 100
  • B 10.000.000.000.
  • C 3.628.800
  • D 907.200.
8
Marque a alternativa que apresenta uma sentença aberta.
  • A Se Maria for à Ponte de Ferro, em Santa Fé, então, Matilde não vai à Lagoa de Furnas, em Chiador.
  • B Bambá de Couve e Lombo de Chico Mineiro são comidas típicas de Minas Gerais.
  • C Ele quer te encontrar na Antiga Estação Ferroviária, em Penha Longa.
  • D Joana fará Panelada de Campanha, se e somente se, não tiver Leitão à Pururuca, na feira.
9
O Arraial de Chiador é uma das festas mais esperadas por Leonardo. Ele deseja ir a ele e levar 6 opções de comida para casa; sabendo-se que o arraial possui no total 13 opções de comida, de quantas maneiras diferentes Leonardo poderá escolher 6 opções para levar para casa?
  • A 1.716.
  • B 65
  • C 720
  • D 1.235.520.
10

Uma das mais conhecidas comidas típicas do Estado de Minas Gerais é o arroz com pequi. Sabendo-se que em determinada confraternização deseja-se fazer o prato arroz com pequi, e que são necessários 5 kg de arroz para servir 30 pessoas, quantos kg são necessários para servir 72 pessoas?

  • A 11.
  • B 15.
  • C 12.
  • D 13.

Pedagogia

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“É direito da criança ter acesso a uma prática educativa de qualidade, compatível com o ritmo de seu desenvolvimento nos primeiros anos de vida, respeitadas suas competências e limitações.” Partindo desta afirmação, analise as demais, julgando-as (V) verdadeiras ou (F) falsas, depois aponte a alternativa correta:


( ) Desde muito pequenas, entre pares, família, pessoas da comunidade, da escola, assistindo a produções dos diferentes meios de comunicação, as crianças são capazes de estabelecer múltiplas relações, construir saberes, reproduzir e criar brincadeiras, modos de viver e de pensar o mundo.

( ) A criança observa, narra, questiona, toma decisões e constrói conhecimento sobre a natureza e a sociedade, reproduzindo e produzindo cultura.

( ) O contato com os livros, as leituras feitas pelos adultos, a multiplicidade de gêneros textuais, ampliam significativamente as experiências infantis e aprofunda os conhecimentos.

( ) Reconhecer o que as crianças sabem e considerar suas experiências sociais, enriquecem o trabalho da escola, aproximando currículo escolar e vida social.

  • A V – V – V – V.
  • B V – F – V – F.
  • C F – V – V – V.
  • D V – V – F – V.
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A literatura não é um texto acabado que obriga a criança a aceitá-lo de forma passiva, mas um processo contínuo de descoberta e de autocriação. As primeiras experiências da criança com a leitura de textos literários tornam-se significativas por apresentarem duas dimensões primordiais: a da sensibilidade para o estético e a do conhecimento. Aprende-se e conhece-se por meio da leitura do texto literário, no entanto, não há necessidade de imporem-se conhecimentos, formatando a criança dentro de princípios racionais, que idealizam o ser e o elegem como alguém, que deve tornar-se estritamente cumpridor de deveres (Literatura : ensino fundamental / Coordenação, Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010).

A partir desta reflexão, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e indique a alternativa que apresenta sequência correspondente:


( ) A literatura infantil aponta para outras maneiras de ser, outros caminhos a serem percorridos, que no plano real seria quase impossível.

( ) A origem da literatura infantil está associada à transmissão oral de histórias e à mediação da voz do adulto que oraliza um texto escrito.

( ) A literatura infantil, considerada universal, amplia horizontes, pois sua recepção pela criança é marcada por um profundo sentido de encontro, consigo mesma.

( ) A literatura infantil está vinculada ao belo, ao prazer, ao lúdico, nela a preocupação com o ensinar, não deve ter vinculação com o dever ser, mas com o sensorial e o emocional.

  • A V – V – F – V.
  • B V – F – V – F.
  • C F – V – V – V.
  • D V – V – V – V.
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Assinale a alternativa que traz a relação correta das obras com os respectivos autores:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A (1) Monteiro Lobato – (2) Monteiro Lobato – (3) Ruth Rocha.
  • B (1) Ruth Rocha – (2) Monteiro Lobato – (3) Maurício de Sousa.
  • C (1) Maurício de Sousa – (2) Monteiro Lobato – (3) Ruth Rocha.
  • D (3) Maurício de Sousa – (3) Ruth Rocha – (2) Monteiro Lobato.
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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). (Fonte: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - EDUCAÇÃO É A BASE – MEC).


Sobre a BNCC, responda à próxima questão.

A área de Matemática e, por consequência, o componente curricular de Matemática, devem garantir aos alunos do Ensino Fundamental, o desenvolvimento de oito competências específicas. Dentre elas, não se aplica a citada, na alternativa:
  • A Utilizar unidades de medida e noções de tempo, para responder a necessidades e questões do cotidiano.
  • B Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
  • C Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
  • D Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais, ou não, na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). (Fonte: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - EDUCAÇÃO É A BASE – MEC).


Sobre a BNCC, responda à próxima questão.

Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações, nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes, que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.

Aqui destacamos três direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver, Brincar e Participar. De acordo com eles, marque a alternativa que completa, na sequência correta, as lacunas a seguir:


1- ___________________ com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

2- ___________________ cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

3- ___________________ ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador, quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

  • A 1- Conviver / 3- Participar / 2- Brincar
  • B 2- Brincar / 3- Participar / 1- Conviver
  • C 1- Conviver / 2- Brincar / 3- Participar
  • D 3- Participar / 1- Conviver / 2- Brincar
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Leia os itens e assinale a alternativa que faz afirmações verdadeiras:


(i) Alguns autores classificam o autismo segundo as competências, ou características intelectuais, como de dois tipos: Alto funcionamento (ou Síndrome de Asperger): as pessoas são capazes de acompanhar o currículo do ensino comum, falar, desenvolver-se em uma profissão e criar vínculos afetivos; Baixo funcionamento: acompanhado de deficiência intelectual, ausência de fala e de contato visual, sem demonstrar interesse pelas pessoas, ou pelos objetos.

(ii) Para compreender melhor o autismo, é preciso conhecer a tríade de suas manifestações nas áreas da comunicação, comportamento e interação social, centrando a proposta pedagógica nessas necessidades educacionais especiais e lembrando que a intensidade, duração e frequência dos problemas comportamentais podem interferir no desenvolvimento da aprendizagem.

(iii) Para auxiliar o trabalho pedagógico com aluno autista, devem-se utilizar recursos de comunicação alternativa, como agendas, cadernos e álbuns com imagens do contexto desse aluno, com o objetivo de favorecer a comunicação.

  • A Estão corretas as afirmações constantes nos itens (i), (ii) e (iii).
  • B Estão corretas as afirmações constantes apenas nos itens (ii) e (iii).
  • C Estão corretas as afirmações constantes apenas nos itens (i) e (iii).
  • D Estão corretas as afirmações constantes apenas nos itens (i) e (ii).
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O computador deve ser um recurso que transforma as práticas tradicionais existentes e não apenas um instrumento que repassa informações aos alunos. Para Paulo Freire, “saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção, ou a sua construção” (TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS ESCOLAS - Recursos básicos de acessibilidade sóciodigital para pessoas com deficiência - Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil).


Sobre a utilização do computador na educação, analise as afirmações e marque a alternativa correta:

1- O computador não é o detentor do conhecimento, mas uma ferramenta que permite ao aluno, buscar informações e vivenciar situações-problemas, que possibilitem tirar conclusões e construir novos conhecimentos.

2- Um novo modelo de educação está sendo desenhado a partir das novas tecnologias, alterando os paradigmas da educação e rompendo com os padrões do ensino tradicional, beneficiando as escolas, os educadores e os alunos.

3- É importante que o educador propicie ao aluno, condições e oportunidades de explorar seu potencial intelectual nas diferentes áreas do conhecimento e realizar sucessivas ações e reflexões.

4- O uso do computador em ambientes de aprendizagem deve enfatizar a construção do conhecimento. Como recurso, ele pode ser um grande parceiro do educador no processo de ensino-aprendizagem.

  • A São verdadeiras apenas as afirmações 2 e 3.
  • B São verdadeiras apenas as afirmações 1 e 4.
  • C São verdadeiras apenas as afirmações 2, 3 e 4.
  • D São verdadeiras todas as afirmações.
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Leia as alternativas e nos termos da Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, marque a incorreta.
  • A Estimular a reflexão crítica e propositiva da inserção da Educação Ambiental na formulação, execução e avaliação dos projetos institucionais e pedagógicos das instituições de ensino, para que a concepção de Educação Ambiental, como integrante do currículo, supere a mera distribuição do tema pelos demais componentes, é um dos objetivos da Educação Ambiental.
  • B A Educação Ambiental, respeitando a autonomia da dinâmica escolar e acadêmica, deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada e interdisciplinar, contínua e permanente em todas as fases, etapas, níveis e modalidades, devendo ser implantada como disciplina específica.
  • C A Educação Ambiental deve adotar uma abordagem que considere a interface entre a natureza, a sociocultura, a produção, o trabalho, o consumo, superando a visão despolitizada, acrítica, ingênua e naturalista, ainda muito presente na prática pedagógica das instituições de ensino.
  • D O tratamento pedagógico do currículo deve ser diversificado, permitindo reconhecer e valorizar a pluralidade e as diferenças individuais, sociais, étnicas e culturais dos estudantes, promovendo valores de cooperação, de relações solidárias e de respeito ao meio ambiente.
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A alfabetização é “um processo em permanente construção, que não se inicia em um momento determinado e nem se restringe a rituais repetitivos de leitura e de escrita, mas começa na própria vida, quando as crianças gesticulam, esboçam sorrisos, movimentam seu corpo, situam-se no espaço, no tempo, fazem a leitura de si mesmas, de suas mãos, de seus gestos, de gestos de outros, leem outros sorrisos, expressões de aprovação, desaprovação, processo esse, que segue pelos caminhos do lúdico, de práticas sociais de leitura e escrita, que se relacionam ao grau de letramento da instituição familiar, ou da instituição escolar, ou pré-escolar, dos espaços por onde anda a criança e ao modo como se estabelecem as interações” (Alfabetização – Série Cadernos Pedagógicos – PDE – MAIS EDUCAÇÃO).


Sobre alfabetização, analise as alternativas e indique a que traz informação inverídica.

  • A Os métodos tradicionais de alfabetização, tanto sintéticos quanto analíticos, constituíam sequências rígidas de apresentação da escrita sem levar em consideração o sujeito da aprendizagem.
  • B Uma abordagem psicogenética do processo de alfabetização tem como referência teórica principal, a epistemologia genética de Jean Piaget, aplicada por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, à investigação da aprendizagem da escrita.
  • C Os métodos de alfabetização situam-se, em síntese, em duas categorias: sintético, que vai do todo para as partes; analítico, que vai das partes para o todo.
  • D Quando a psicogênese da língua escrita colocou as concepções sobre a escrita do sujeito não alfabetizado, no centro do processo de alfabetização, passou a não fazer mais sentido, respeitar a rígida ordem proposta pelos métodos, porque se percebeu que só seria possível ensinar, indo ao encontro do que os alunos pensavam.
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Em 18 de fevereiro do presente ano, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Programa Tempo de Aprender, voltado para o aperfeiçoamento, o apoio e a valorização a professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e dos 1º e 2º anos, do Ensino Fundamental. Esse Programa foi instituído através da Portaria nº 280, de 19 de fevereiro de 2020.


Responda à próxima questão, sobre o Programa Tempo de Aprender. 

Qual alternativa não atende ao que preceitua a Portaria nº 280/2020?
  • A A participação no Programa Tempo de Aprender não exime o ente federado das obrigações educacionais estabelecidas na Constituição Federal, na LDB e no PNE.
  • B Instituir o Programa Tempo de Aprender, com a finalidade de melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas e privadas do Brasil.
  • C Considera-se Entidades Executoras - EEs, as secretarias municipais, estaduais e distrital de educação.
  • D O Programa Tempo de Aprender será implementado por meio da colaboração entre União, Estados, Municípios e Distrito Federal.

Português

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Leia o texto para responder à próxima questão.

Vivendo e aprendendo (Victor Hugo).
Na vida temos muitas surpresas, boas, ruins, inesperadas... Temos que estar preparados para reagir a cada uma delas. Chore, ria, faça careta, pule, dance, cante, corra, viva. Não tenha medo de viver e ser feliz! Existem momentos na vida que podem parecer bobos, que podem parecer comuns para você por enquanto, mas um dia você pode olhar pra trás e dizer: esse foi o dia mais feliz de minha vida, "até agora". Por isso, aprecie cada momento na vida como se fosse único e especial, com uma pessoa especial. Não busque a felicidade muito longe, ela pode estar mais perto do que você imagina! Tente apenas ser feliz, faça o que der vontade, não se importe com o que os outros dizem sobre você, porém, tente não dizer nada sobre os outros. Não faça com o próximo o que não quer para si mesmo. 
Marque a alternativa correta, quanto ao número de sílabas, nas palavras do texto (especial, outros, boas, não).
  • A Trissílaba, dissílaba, dissílaba, monossílaba.
  • B Polissílaba, dissílaba, dissílaba, monossílaba.
  • C Polissílaba, trissílaba, dissílaba, monossílaba.
  • D Trissílaba, trissílaba, dissílaba, monossílaba.
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Em se tratando de figuras de linguagem, assinale a alternativa incorreta.
  • A Penetramos no coração da floresta. (Metáfora).
  • B Rios te correrão dos olhos, se chorares! (Hipérbole).
  • C “Som que tem cor, fulgor, sabor, perfume.” (Sinestesia).
  • D “Grande no pensamento, grande na ação, grande na glória, grande no infortúnio, ele morreu desconhecido e só.” (Sínquise).
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Sobre discurso direto, indireto e indireto livre, marque a alternativa incorreta.
  • A O sacerdote, com o coração a sangrar, disse que positivamente aquele país não era amigo de Deus. (Discurso indireto).
  • B O professor afirmou: “Aquele que não sabe obedecer, não deve mandar.” (Discurso direto).
  • C O médico recusou pagamento, acrescentando que era cristão levar a saúde à casa dos pobres. (Discurso indireto livre).
  • D Eu ordenei-lhe: “Venha imediatamente.” (Discurso direto).
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Assinale a alternativa, onde temos uma oração subordinada adverbial consecutiva.
  • A Trabalha muito, a fim de que nada falte à família.
  • B Ele foi tão generoso, que me deixou pasmado!
  • C Assim que o professor entrou, os alunos se levantaram.
  • D Foram tamanhas as suas provações, que o pobre homem sucumbiu de tristeza.
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Quanto à acentuação gráfica, assinale a alternativa incorreta.
  • A Má / rouxinóis / três.
  • B Idéia / jibóia / assembléia.
  • C Só / avó / parabéns.
  • D Vinténs / vê / português.
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Leia o poema para responder à próxima questão.


Eu. (Florbela Espanca).

Eu sou a que no mundo anda perdida,

Eu sou a que na vida não tem norte,

Sou a irmã do Sonho e desta sorte

Sou a crucificada … a dolorida …


Sombra de névoa tênue e esvaecida,

E que o destino amargo, triste e forte,

Impele brutalmente para a morte!

Alma de luto sempre incompreendida!…


Sou aquela que passa e ninguém vê…

Sou a que chamam triste sem o ser…

Sou a que chora sem saber porquê…


Sou talvez a visão que Alguém sonhou,

Alguém que veio ao mundo pra me ver,

E que nunca na vida me encontrou! 

De acordo com o poema, assinale a alternativa incorreta.
  • A Os dois últimos tercetos, falam da vontade do eu lírico encontrar o amor, o desejo de ser notada, compreendida, amada por um alguém, que nunca a encontrou.
  • B O poema trata da fragilidade do Eu, a busca de algo que não se sabe onde está, há dor, incompreensão padecida pelo eu lírico.
  • C Na primeira estrofe, notamos uma mulher perdida, buscando a sua própria identidade, sem rumo na vida.
  • D O poema mostra que o eu lírico é uma pessoa corajosa, cheia de confiança, sabe o que quer, ama e é muito amada.
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Leia o poema para responder à próxima questão.


Eu. (Florbela Espanca).

Eu sou a que no mundo anda perdida,

Eu sou a que na vida não tem norte,

Sou a irmã do Sonho e desta sorte

Sou a crucificada … a dolorida …


Sombra de névoa tênue e esvaecida,

E que o destino amargo, triste e forte,

Impele brutalmente para a morte!

Alma de luto sempre incompreendida!…


Sou aquela que passa e ninguém vê…

Sou a que chamam triste sem o ser…

Sou a que chora sem saber porquê…


Sou talvez a visão que Alguém sonhou,

Alguém que veio ao mundo pra me ver,

E que nunca na vida me encontrou! 

No primeiro terceto (último verso), a palavra porquê aparece acentuada porque:
  • A É uma conjunção coordenativa explicativa.
  • B É uma conjunção subordinativa adverbial causal.
  • C É empregado como substantivo, significa motivo, razão, causa.
  • D Equivale a um pronome relativo.
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Quanto à composição das palavras, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.


( ) Composição é o processo pelo qual palavras novas são formadas pela junção de duas, ou mais palavras, ou seja, de dois, ou mais radicais. Essas palavras são denominadas compostas em oposição às simples, que possuem um só radical.

( ) Composição por justaposição: é a junção em que as palavras não sofrem alteração fonética.

( ) Composição por aglutinação: é a junção em que as palavras sofrem alteração fonética.

( ) Casos especiais de composição: há palavras compostas que não são formadas a partir de outras palavras da língua portuguesa, mas de radicais pertencentes a outras línguas.

  • A F – V – V – V.
  • B V – V – V – F.
  • C V – F – F – V.
  • D V – V – V – V.
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Relacione as colunas sobre verbos e marque a alternativa correta.


COLUNA I.

A- Verbos anômalos.

B- Verbos defectivos.

C- Verbos abundantes.

D- Verbos auxiliares.

E- Verbos pronominais.

F- Verbos impessoais.


COLUNA II.

(1) São os verbos que antecedem o verbo principal nas locuções verbais. Enquanto o verbo principal é apresentado em uma de suas formas nominais (particípio, gerúndio, infinitivo), o auxiliar é flexionado em tempo, modo, número e pessoa.

(2) São os verbos que possuem duas, ou mais formas equivalentes.

(3) São os verbos que não possuem sujeito em nenhuma pessoa do discurso e são conjugados em uma única forma: 3ª pessoa do singular.

(4) São os verbos que não possuem todas as formas de conjugação.

(5) São os verbos conjugados com pronome pessoal oblíquo átono. Esse pronome é parte intrínseca do verbo, ambos se referem à mesma pessoa do discurso.

(6) São os verbos que apresentam irregularidades profundas, como os verbos ir e ser.

  • A A (6) – B (4) – C (2) – D (1) – E (5) – F (3).
  • B A (6) – B (4) – C (2) – D (3) – E (5) – F (1).
  • C A (1) – B (5) – C (3) – D (6) – E (4) – F (2).
  • D A (5) – B (1) – C (6) – D (3) – E (2) – F (4).
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/547820742155774911/


No texto temos:

  • A Quatro orações coordenadas assindéticas.
  • B Três orações coordenadas assindéticas e outra, coordenada sindética adversativa.
  • C Três orações coordenadas assindéticas e outra, coordenada sindética aditiva.
  • D Quatro orações subordinadas adverbiais.