Resolver o Simulado Câmara Municipal de Patrocínio - MG - Enfermeiro - Concursos-MS - Nível Superior

0 / 20

Administração Pública

1

A análise de políticas públicas pode ser entendida como a atividade orientada para a geração e a sistematização de conhecimentos aplicados à resolução de problemas públicos. Para tanto, se faz necessário compreender as diferentes formas de avaliar e identificar ineficiências antes, durante e depois da implementação de políticas públicas. Essa avaliação, quando feita de forma preliminar à tomada de decisão, é denominada ex ante.

Essa metodologia ocorre:

  • A em momento de elaboração e proposição de políticas públicas e visa ao monitoramento da política pública em andamento;
  • B em momento de elaboração e proposição de políticas públicas e visa a orientar a decisão para que a política pública formulada seja a mais efetiva, eficaz e eficiente;
  • C após o momento de elaboração e proposição de políticas públicas e visa a produzir propostas de melhoria de políticas públicas já instituídas;
  • D após o momento de elaboração e proposição de políticas públicas e visa a avaliar os impactos de políticas públicas após sua implementação;
  • E após o momento de elaboração e proposição de políticas públicas e visa a avaliar o custo-benefício da política pública implementada.

Legislação Estadual

2

Suponha que, por decisão administrativa, a demissão de determinado funcionário público civil do estado de Pernambuco tenha sido considerada ilegal. Nessa situação, o funcionário deverá ser

  • A reintegrado, sem o ressarcimento das vantagens ligadas ao cargo.
  • B reintegrado, com o ressarcimento das vantagens ligadas ao cargo.
  • C revertido, sem o ressarcimento das vantagens ligadas ao cargo.
  • D revertido, com o ressarcimento das vantagens ligadas ao cargo.
  • E aproveitado, sem o ressarcimento das vantagens ligadas ao cargo.

Administração Pública

3

São entidades privadas que celebram contrato de gestão com o Estado para cumprimento de metas de desempenho e recebimento de benefícios públicos

  • A as organizações sociais.
  • B as entidades de apoio.
  • C os serviços sociais autônomos.
  • D as organizações da sociedade civil de interesse público.
  • E as fundações.
4

O controle administrativo exercido por uma entidade administrativa sobre seus órgãos, justificado na hierarquia administrativa, é denominado

  • A supervisão ministerial.
  • B controle externo.
  • C tutela administrativa.
  • D autotutela.
  • E controle social.
5

No regime jurídico-administrativo, encontram-se os Poderes da Administração, que consistem em prerrogativas conferidas ao Poder Público para assegurar o exercício de suas funções na busca do atendimento ao interesse público. Sobre tais Poderes, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Poder hierárquico 2. Poder Regulamentar 3. Poder de Polícia 4. Poder Disciplinar 

( ) É o poder conferido ao administrador público de editar normas complementares à lei, permitindo a sua fiel execução.  ( ) É o poder conferido ao administrador, a fim de distribuir e escalonar as funções dos órgãos públicos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, exercendo faculdades de dar ordens e de fiscalizar, bem como as de delegar e avocar atribuições.  ( ) É o poder conferido à Administração Pública, que lhe permite punir a prática de infrações cometidas por servidores ou demais pessoas ligadas aos órgãos e serviços administrativos. 
( ) É a atividade da Administração Pública, que se expressa por meio de atos normativos ou concretos, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, ou condicionando a propriedade dos indivíduos mediante ações fiscalizadoras, preventivas e repressivas.

 
Marque a sequência correta.

  • A 2, 1, 4, 3
  • B 3, 4, 2, 1
  • C 4, 3, 2, 1
  • D 3, 1, 4, 2
  • E 2, 4, 1, 3
6

Em conformidade com as diretrizes constitucionais, incumbe ao Poder Público, na forma da lei, a prestação de serviços públicos,

  • A diretamente ou sob regime exclusivo de concessão, sempre através de licitação.
  • B diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação.
  • C diretamente ou sob regime de concessão, permissão ou autorização, sempre através de licitação.
  • D diretamente ou sob regime exclusivo de permissão, através de licitação, exceto nos casos legais de inexigibilidade.
  • E diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, dispensada a licitação sempre que a competição for inviável.

Administração de Recursos Materiais

7

Leia o seguinte texto:

“Bens públicos são todos os bens que pertencem às pessoas jurídicas de Direito Público, isto é, União, Estados, Distrito Federal, Municípios, respectivas autarquias e fundações de Direito Público (estas últimas, aliás, não passam de autarquias designadas pela base estrutural que possuem), bem como os que, embora não pertencentes a tais pessoas, estejam afetados à prestação de um serviço público.
O conjunto de bens públicos forma o ‘domínio público’, que inclui tanto bens imóveis como móveis”.
(MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 15 ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2003).

Considerando a destinação atribuída aos bens públicos, os bens imóveis afetados a um serviço ou estabelecimento público, tais como as repartições públicas, são classificados pela legislação como bens

  • A de uso especial.
  • B de uso comum.
  • C dominicais.
  • D extraordinários.
  • E tradicionais.

Atendimento ao Público

8

Analise as afirmativas a seguir:


I. Acatar todas as sugestões dos usuários dos serviços é sempre uma atitude favorável à melhoria da qualidade no atendimento dos serviços públicos.

II. Cooperar com os outros servidores públicos e trabalhar em equipe são atitudes que podem favorecer a qualidade no atendimento prestado aos usuários dos serviços de uma entidade pública.

III. O usuário dos serviços públicos deve ser atendido com ética, respeito, imparcialidade, sem discriminações, com justiça e colaboração.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.
9

Analise as afirmativas a seguir:


I. Conhecer os requisitos dos cidadãos sobre os serviços prestados na entidade é uma prática útil quando se busca melhorar a qualidade do atendimento em uma organização pública.

II. Satisfazer o usuário dos serviços públicos – buscando atender às expectativas, dentro dos limites da lei – é uma atitude favorável à qualidade no atendimento de uma entidade pública.

III. Trabalhar em favor da construção de uma cultura de melhoria contínua na prestação de serviços aos cidadãos é uma forma de atuar em favor de melhorar a qualidade do atendimento em uma organização pública.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.
10

Analise as afirmativas a seguir:


I. Na realização do seu trabalho, o servidor público deve adotar uma postura e um modo de agir desalinhados das expectativas de atendimento dos usuários dos serviços.

II. Colocar-se no lugar do usuário dos serviços para compreender suas demandas e – quando possível – procurar atender às expectativas dos cidadãos, são formas de melhorar a qualidade no atendimento em uma entidade pública.

III. Ao prestar informações a um usuário dos serviços, o servidor público deve procurar transmitir as informações de maneira imprecisa e pouco clara.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.
11

O atendimento telefônico é muito importante nas organizações. Conforme Neiva e D’Elia (2014), a vantagem competitiva desse atendimento está em resolver as necessidades de quem procura os serviços. Assinale a alternativa que aponta para um atendimento telefônico adequado.

  • A No atendimento telefônico, o funcionário público deve ser simpático e tratar a pessoa pelo primeiro nome, para demonstrar intimidade.
  • B O servidor deve ser prático e objetivo em todas as chamadas telefônicas, recomenda-se atender o telefone com a expressão “Alô”.
  • C No encerramento de uma ligação telefônica, o funcionário público deve ser cordial na despedida e nunca encerrar a ligação de forma brusca.
  • D Ao receber ligações informais, recomenda-se que o secretário seja também informal em sua fala, para demonstrar reciprocidade ao próximo.
  • E No momento que for questionado sobre alguma informação que desconhece, o servidor deve solicitar para que a pessoa aguarde na linha e buscar as respostas.
12

Desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o Kit de Ferramentas Design Thinking aplicado ao Serviço Público, define Design Thinking como “um modelo mental, uma abordagem prática para solucionar problemas complexos por meio de um olhar humano”. De acordo com este Kit, assinale a alternativa abaixo que NÃO faz parte das etapas da abordagem do Design Thinking, aplicado ao contexto do Serviço Público.

  • A Entender.
  • B Definir.
  • C Estudar.
  • D Imaginar.
  • E Testar.
13

O Kit de Ferramentas Design Thinking aplicado ao Serviço Público define seus principais valores. Quais são eles?

  • A Liderança, Comunicação e Transparência.
  • B Empatia, Colaboração e Experimentação.
  • C Cooperação, Experimentação e Liderança.
  • D Transparência, Colaboração e Experimentação.
  • E Nenhuma das alternativas.
14

As decisões de apreçamento de uma empresa são influenciadas por fatores organizacionais internos e fatores ambientais externos. Com essa descrição é possível concluir que existem

  • A fatores internos que influem nos preços: objetivos de marketing, estratégia do mix de marketing, custos e a organização.
  • B fatores externos que influem nas decisões de fixação de preços: natureza do mercado, demanda, concorrência, percepção dos consumidores sobre preço-valor e custos em diferentes níveis de produção.
  • C fatores internos que influem nos preços: custos como função da experiência de produção, estratégias do mix de marketing, análise da relação preço-demanda e as preocupações sociais.
  • D fatores externos que influem na formação dos preços: conjuntura econômica, governo, revendedores e considerações organizacionais.
  • E tanto fatores externos quanto fatores internos que influenciam a relação preço-demanda, quando os diferentes tipos de mercado estabelecem seus preços.
15

A respeito de marketing no setor público, produto, preço, praça, promoção e os elementos physical evidence, processos e pessoas caracterizam

  • A o marketing digital.
  • B a estratégia de marketing.
  • C o composto de marketing.
  • D o plano de marketing.
  • E o processo de marketing.
16

Medir o desempenho das atividades vinculadas à execução ou à forma como o trabalho é realizado para produzir bens e serviços, tais como dias de demora de um processo de compra, percentual de atendimento de um público-alvo e percentual de liberação de recursos financeiros, são características de indicadores de desempenho relacionadas ao fluxo de implementação de um projeto que dizem respeito ao

  • A impacto.
  • B insumo.
  • C processo.
  • D produto.
  • E resultado.
17

Determinada organização quer expandir seus negócios para um novo setor. Pensando nisso, essa organização faz um estudo, pautado no modelo das Cinco Forças de Porter, e opta por buscar um mercado com baixo poder de barganha dos clientes, que tenha como característica

  • A a diferenciação nos produtos.
  • B as economias de escala.
  • C os baixos custos de troca.
  • D a transparência em relação aos preços praticados no mercado.
  • E produtos que representem parte significativa dos gastos dos clientes.
18

Considere uma família que gerencia um pequeno restaurante de comida caseira, no interior do Ceará. Com o início da pandemia e o fechamento do estabelecimento, a família começa a fazer venda de refeições por telefone e, atendendo às demandas dos clientes, desenvolve uma plataforma online para a oferta de cursos de culinária, obtendo grande sucesso com a nova empreitada. Com base no caso apresentado, é correto afirmar que ocorreu o uso de uma estratégia

  • A deliberada.
  • B recorrente.
  • C emergente.
  • D prescritiva.
  • E determinante.
19

A adoção de um Sistema de Educação Corporativa tem se tornado prática cada vez mais comum nas organizações. A mera implantação desse sistema, no entanto, não é suficiente para o sucesso, sendo necessário o atendimento de alguns princípios.
Assinale a opção que indica uma exceção a esses princípios.

  • A A disponibilidade, por meio da praticidade na oferta de recursos educacionais.
  • B A conectividade, fomentando a construção social do conhecimento e aprimorando a rede de relacionamentos.
  • C A competitividade, desenvolvendo o capital intelectual e o transformando em um fator de diferenciação competitiva.
  • D A verificabilidade, permitindo a comparação entre informações de qualidade diferente e averiguando seu valor.
  • E A cidadania, estimulando a formação de atores capazes de modificar a realidade da organização de forma ética e socialmente responsável.
20

Este enfoque da Administração nasce para resolver o problema da uniformidade ou padronização, possui como objetivo principal satisfazer o cliente, evoca a mentalidade preventiva, eliminação de desperdício, o padrão de excelência, especificações, conformidade, regularidade e adequação ao uso. Construiu uma trajetória de aperfeiçoamento que inclui os estágios da era da inspeção, do controle estatístico no qual a ênfase estava no produto e serviço, para um processo sistêmico que abrange todos os aspectos de operações da empresa e de sua cadeia de valor. Trata-se de

  • A Desenvolvimento Organizacional.
  • B Administração da Qualidade.
  • C Aprendizagem Organizacional.
  • D Mudança Organizacional.