Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de São Paulo - Professor de Educação Infantil - FGV - Nível Fundamental

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Matemática

1

Um capital de R$ 15.000,00 foi aplicado no sistema de capitalização simples por 3 meses, com taxa de 12% ao ano. Nessas condições, o valor do montante, ao final do período da aplicação, é de:

  • A R$ 15.300,00
  • B R$ 15.820,00
  • C R$ 15.600,00
  • D R$ 15.750,00
  • E R$ 15.450,00
2

Considere o comprimento de 1 milha igual a 1610 metros. Um avião está voando com velocidade de 500 milhas por hora.

Essa velocidade em quilômetros por minuto é, aproximadamente, igual a

  • A 10,6.
  • B 12,2.
  • C 13,4.
  • D 14,8.
  • E 16,0.
3

Geralmente, determinado serviço é realizado em 5 horas. Entretanto, devido a uma necessidade excepcional, esse serviço tem que ser realizado em 3/4 do tempo em que é geralmente realizado, mas mantendo-se a segurança necessária de todos os trabalhadores. Nessa ocasião especial, o serviço deverá ser realizado em

  • A 3 horas e 15 minutos.
  • B 3 horas e 30 minutos.
  • C 3 horas e 45 minutos.
  • D 4 horas e 00 minuto.
  • E 4 horas e 15 minutos.
4

Em um refeitório há, ao todo, 40 funcionários almoçando, sendo que o número de homens é maior que o número de mulheres em 12 funcionários. O número de mulheres almoçando nesse refeitório, em relação ao número total de funcionários no refeitório, corresponde a:

  • A 7/20
  • B 3/10
  • C 1/4
  • D 1/5
  • E 3/20
5

Ao se estudar o sinal de y = x2 - 5x + 6, pode-se concluir que

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
6

Sabe-se que 12 pessoas de certo grupo possuem carro e moto, 34 possuem carro e 26 possuem moto. Considerandose que todas as pessoas desse grupo possuem pelo menos um dos dois veículos, ao todo, quantas pessoas há nesse grupo?

  • A 42
  • B 44
  • C 46
  • D 48
  • E 50
7

Considerando-se a função abaixo, assinalar a alternativa que apresenta os valores dos zeros dessa função: 
f(x) = x² - 3x - 10

  • A 5 e 2
  • B 2 e -5
  • C -2 e -5
  • D -2 e 5
  • E 3 e -2
8

A área de um retângulo é 225cm2 e um dos seus lados mede 50cm. Nessas condições, o perímetro do retângulo é igual a:

  • A 100
  • B 109
  • C 150
  • D 159
  • E 160
9

Em certo depósito, há caixas grandes, todas com o mesmo peso, e caixas pequenas, todas com o mesmo peso também. Para certa entrega, foram colocadas, em uma balança, 6 caixas grandes e 4 caixas pequenas, totalizando 200kg. Para uma segunda entrega, foram colocadas, na balança, 2 caixas grandes e 8 caixas pequenas, totalizando 120kg. Sendo assim, assinalar a alternativa que apresenta o peso de cada uma das caixas de maneira CORRETA:

  • A Grande 26kg e pequena 10kg.
  • B Grande 28kg e pequena 8kg.
  • C Grande 28kg e pequena 10kg.
  • D Grande 26kg e pequena 8kg.
  • E Grande 18kg e pequena 10kg.

Pedagogia

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Julgue as seguintes afirmativas:

I-Quando alguém precisa chamar a atenção de algum aluno indisciplinado, sempre o fazer mantendo o controle emocional, sem gritar ou ofender o aluno.
II-Quando não há um bom relacionamento no âmbito escolar, todo o processo educativo é prejudicado, pois geram conflitos e problemas num ambiente hostil.
III-Quando as crianças se sentem acolhidas e respeitadas dão uma melhor resposta em seu desempenho, mas quando são desrespeitas agem de outra maneira, talvez seja uma autodefesa, uma maneira de ignorar o que sofrem, pois em muitos casos as crianças ficam reprimidas elas não conseguem agir frente ao abuso de poder do adulto.
IV- As interações e socializações são de suma importância no processo de ensino e de aprendizagem.

São corretas as afirmativas:

  • A I, II e III.
  • B II, III e IV.
  • C I, III e IV. 
  • D todas afirmativas estão corretas.
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Sobre o inspetor de alunos é INCORRETO afirmar que:

  • A Deve estar inserido no contexto social da escola, interagindo com todos os atores, e através dessa interação os problemas certamente serão identificados e as ações serão todas em uma mesma direção de forma democrática em uma sociedade multicultural.
  • B É apenas um fiscalizador pois não possui graduação adequada para interferir na aprendizagem dos alunos.
  • C É um colaborador que se constitui na somatória de esforços e ações desencadeados com sentido de promover e desenvolver a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
  • D Participa de uma estratégia de ação que não só facilita a assistência preconizada, como também revigora o desenvolvimento da escola como um todo, promovendo e reforçando o ponto de vista de ações integradas.
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Com relação à Educação Inclusiva, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – Não permite o convívio entre crianças. II – É uma forma de inserção em que a escola comum tradicional é modificada para ser capaz de acolher qualquer aluno e de lhe propiciar uma educação de qualidade. III – No Brasil, só engloba estudantes de até 8 (oito) anos de idade.

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens I e III são verdadeiros.
  • E Todos os itens são verdadeiros.
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Precisamos conscientizar as crianças nas escolas quanto à importância da higiene para o corpo e que hábitos diários e rotineiros podem contribuir para nossa saúde e bemestar. No horário do recreio, por exemplo, de que forma podemos orientar as crianças antes das refeições?

  • A Pedindo para colocar o lanche na mesa e comer imediatamente
  • B Orientando a lavar as mãos e após a refeição escovar os dentes
  • C Mandando lavar as mãos somente após comer
  • D Pedindo para brincar com massa de modelar ou terra
  • E Orientando a comer alimentos ricos em gorduras
14

A partir de março de 2019, surgiu à obrigatoriedade de todas as escolas do Brasil de ensino básico e recreação infantil terem professores e colaboradores capacitados/treinados em primeiros socorros, após a aprovação da Lei 13.722 denominada lei:

  • A João.
  • B Lucas.
  • C José.
  • D Antônio.
  • E Gaspar.
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Uma das atribuições do inspetor de pátio de escola é passar orientações diariamente sobre a segurança dos alunos nas dependências e proximidades da escola. Existem algumas medidas que devem ser seguidas para que os alunos não se machuquem gravemente e que podem minimizar os riscos de segurança. Que medida seria essa?

  • A Não correr nos corredores e escadas
  • B Desamarrar os tênis para evitar tropeços
  • C Utilizar sandálias para as práticas esportivas
  • D Retirar as telas de proteção
  • E Correr nos corredores e escadas
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O Estatuto da Criança e do Adolescente instituiu um novo paradigma na construção de políticas públicas voltadas para a garantia de direitos, regras e deveres para dispor a respeito dos princípios básicos às:

  • A crianças e adolescentes brasileiros.
  • B famílias brasileiras.
  • C escolas particulares e públicas.
  • D mulheres brasileiras.
  • E atividades escolares.
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Formalmente garantida pela Constituição, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, reafirma como um dos mediadores, juntamente com a família que vão dar à criança condições para o exercício da cidadania é o direito para:

  • A recreação.
  • B escola pública e gratuita.
  • C ficar em casa.
  • D brincar no recreio.
  • E comer balas.
18

A concepção democrático-participativa auxilia na compreensão de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar. O inspetor de pátio na hora da saída da escola, deparou-se com duas crianças discutindo e imediatamente procurou solucionar a situação com o professor, conversando e tentando acalmar as crianças. Para alternativas de intervenção de conflitos na escola, o trabalho coletivo é o instrumento para buscar na disciplina, o respeito como condição principal nas relações escolares. Desta forma, a inspeção escolar está ligada à um fator que contribui com a/o:

  • A indisciplina escolar.
  • B trabalho individual da inspeção escolar
  • C processo democrático da comunidade escolar.
  • D aumento de Bullying entre os alunos.
  • E aumento das brigas entre os alunos.
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Entende-se como um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro, que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expandindo encaminhamento para o juiz e é o marco legal e regulatório dos direitos de crianças e adolescentes. Assinale a alternativa correspondente.

  • A Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
  • B Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB)
  • C Constituição Federal de 1988
  • D Código Brasileiro de Trânsito (CBT)
  • E Lei nº 13.508/14 - Guarda compartilhada

Português

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“Cansei de ser pobre e desconhecido!”
Essa frase, de um cantor famoso, mostra a conjunção e com valor de adição, somando dois adjetivos; assinale a frase abaixo em que essa mesma conjunção mostra outro sentido.
  • A Comprei lápis e caneta.
  • B Vesti terno e gravata.
  • C Li jornais e revistas.
  • D Dormi triste e preocupado.
  • E Cheguei cansado e feliz.
21

Assinale a alternativa em que se tenha optado corretamente por utilizar ou não o acento grave indicativo de crase.

  • A Vou à Brasília dos meus sonhos.
  • B Pretendo viajar a Paraíba.
  • C Ele gosta de bife à cavalo.
  • D Ele tem dinheiro à valer.
22
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que indica o número de artigos definidos presentes no trecho a seguir: “Pedro tem seu pai, Henrique, assassinado em uma operação policial, tal fato o leva para o recolher-se e assim poder nascer para o novo momento que irá viver”.

  • A 0.
  • B 1.
  • C 2.
  • D 3.
  • E 4.
23
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que indica o número correspondente ao termo que tem a função sintática de adjunto adnominal no trecho a seguir. Atenção: os termos estão sublinhados e os números correspondentes a eles estão colocados imediatamente após esses termos. “A ameaça(1) real é simplesmente(2) a existência(3) de pessoas negras(4) nas ruas(5).”

  • A 1.
  • B 2.
  • C 3.
  • D 4.
  • E 5.
24
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Imagem relacionada à questão do Questões EstratégicasImagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Analise as assertivas a seguir a respeito da palavra “memorialística”:

I. A palavra possui o mesmo número de fonemas e letras.
II. Trata-se de palavra paroxítona terminada em ”a”, daí o acento gráfico.
III. Trata-se de adjetivo uniforme.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas I e III.
  • E Apenas II e III.
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Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas correspondentes.

A arma ____ se feriu desapareceu.
Estas são as pessoas ____ lhe falei.
Aqui está a foto ____ me referi.

Encontrei um amigo de infância ____ nome não me lembrava.

  • A que, de que, à que, cujo.
  • B com que, que, a que, cujo.
  • C com o qual, de que, que, do qual.
  • D com que, das quais, a que, de cujo.
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Um casal pretendia assistir a determinado filme, mas, à porta do cinema, para sua surpresa, havia uma fila incomensurável de pessoas nos guichês. Diante disso, o marido declarou:
– Puxa! Eu esqueci que eram férias das crianças!
Com essa frase, o marido indica que:

  • A não gostaria de ter vindo em função do grande número de crianças na plateia;
  • B arrependeu-se de não ter trazido o filho para o cinema;
  • C lembrou-se de que o filme a ser assistido era destinado especialmente ao público infantil;
  • D se enganou na opção do filme a ser assistido em função de informações incompletas dos jornais;
  • E entendeu a razão do grande número de pessoas nas filas.
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Por que a Lua é importante para a Terra?   

           Durante séculos, o homem vem estudando a Lua e tentando descobrir como ela se formou e como passou a orbitar a Terra. O que se sabe, no entanto, é que nosso satélite natural é essencial para que haja vida por aqui. 
           A força da gravidade que a Lua exerce sobre a Terra e que a Terra exerce sobre a Lua causa uma espécie de cabo de guerra – chamado de puxão ___________. Isso faz com que grandes massas de água, como os oceanos, se movam dependendo da posição da Lua em relação à Terra. 
            Essa movimentação também acontece no material que existe no interior da Terra. Ao se mover, ele se torna muito aquecido, derretendo o silicato presente ali e formando o manto e o magma. Isso faz com que o planeta se mantenha vivo, em constante movimento. 
            A gravidade também estabiliza o movimento de rotação do nosso planeta, evitando mudanças em seu eixo. E é graças a esse eixo de rotação que, durante o ano, há uma alternância dos ____________ que se voltam para o Sol. É também por isso que existem as quatro estações do ano, que mantêm as zonas climáticas em equilíbrio. Tudo isso é essencial para que os seres vivos tenham condições de se desenvolver. 
            A  Lua também funciona como um escudo para a Terra, protegendo nosso planeta de grandes asteroides ou cometas.
(Fonte: Recreio - adaptado.)

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

  • A gravitacional | emisférios
  • B gravitassional | hemisférios
  • C gravitascional | hemesférios
  • D gravitacional | hemisférios
  • E gravitassional | emisférios
28
Por que a Lua é importante para a Terra?   

           Durante séculos, o homem vem estudando a Lua e tentando descobrir como ela se formou e como passou a orbitar a Terra. O que se sabe, no entanto, é que nosso satélite natural é essencial para que haja vida por aqui. 
           A força da gravidade que a Lua exerce sobre a Terra e que a Terra exerce sobre a Lua causa uma espécie de cabo de guerra – chamado de puxão ___________. Isso faz com que grandes massas de água, como os oceanos, se movam dependendo da posição da Lua em relação à Terra. 
            Essa movimentação também acontece no material que existe no interior da Terra. Ao se mover, ele se torna muito aquecido, derretendo o silicato presente ali e formando o manto e o magma. Isso faz com que o planeta se mantenha vivo, em constante movimento. 
            A gravidade também estabiliza o movimento de rotação do nosso planeta, evitando mudanças em seu eixo. E é graças a esse eixo de rotação que, durante o ano, há uma alternância dos ____________ que se voltam para o Sol. É também por isso que existem as quatro estações do ano, que mantêm as zonas climáticas em equilíbrio. Tudo isso é essencial para que os seres vivos tenham condições de se desenvolver. 
            A  Lua também funciona como um escudo para a Terra, protegendo nosso planeta de grandes asteroides ou cometas.
(Fonte: Recreio - adaptado.)

Em conformidade com o texto, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A O puxão gerado pela gravidade faz com que grandes massas de água se movam dependendo da posição da lua em relação à Terra.
  • B Não ocorre movimentação do material existente no interior da Terra.
  • C Proporcionando mudanças no eixo da Terra, a gravidade desestabiliza o movimento de rotação do nosso planeta.
  • D Somente no último século é que homem começou a estudar a Lua e tem tentado descobrir como ela se formou e como passou a orbitar a Terra.
  • E A Lua exerce força de gravidade sobre a Terra, mas a  Terra não exerce essa força sobre a Lua.
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Por que a Lua é importante para a Terra?   

           Durante séculos, o homem vem estudando a Lua e tentando descobrir como ela se formou e como passou a orbitar a Terra. O que se sabe, no entanto, é que nosso satélite natural é essencial para que haja vida por aqui. 
           A força da gravidade que a Lua exerce sobre a Terra e que a Terra exerce sobre a Lua causa uma espécie de cabo de guerra – chamado de puxão ___________. Isso faz com que grandes massas de água, como os oceanos, se movam dependendo da posição da Lua em relação à Terra. 
            Essa movimentação também acontece no material que existe no interior da Terra. Ao se mover, ele se torna muito aquecido, derretendo o silicato presente ali e formando o manto e o magma. Isso faz com que o planeta se mantenha vivo, em constante movimento. 
            A gravidade também estabiliza o movimento de rotação do nosso planeta, evitando mudanças em seu eixo. E é graças a esse eixo de rotação que, durante o ano, há uma alternância dos ____________ que se voltam para o Sol. É também por isso que existem as quatro estações do ano, que mantêm as zonas climáticas em equilíbrio. Tudo isso é essencial para que os seres vivos tenham condições de se desenvolver. 
            A  Lua também funciona como um escudo para a Terra, protegendo nosso planeta de grandes asteroides ou cometas.
(Fonte: Recreio - adaptado.)

Na frase “Tudo isso é essencial [...]”, a palavra sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:

  • A Acidental.
  • B Dispensável.
  • C Ocasional.
  • D Complementar.
  • E Fundamental.

História

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“Neste país, que se presume constitucional, e onde só deverão ter ação poderes delegados, responsáveis, acontece por defeito do sistema que só há um poder ativo, onímodo, onipotente, perpétuo, superior a lei e à opinião, e esse é justamente o poder sagrado, inviolável e irresponsável.” (Trecho do Manifesto Republicano, publicado no jornal A República, do Rio de Janeiro, em dezembro de 1870). A crítica apresentada pelo Manifesto Republicano de 1870 pode ser associada:

  • A ao despotismo de Dom Pedro II, no desrespeito à Constituição Imperial.
  • B aos amplos e ilimitados poderes garantidos ao Imperador pelo Poder Moderador.
  • C à irresponsabilidade de Dom Pedro II no trato com o dinheiro e com as finanças públicas.
  • D ao estado de corrupção e fraudes que envolvia Dom Pedro II e grande parte de seus assessores.
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Durante a Primeira República (1889 – 1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE revoltas dessa natureza:

  • A Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.
  • B Revolta Federalista e Guerra do contestado.
  • C Revolta da Vacina e Revolta da Armada.
  • D Revolta da Chibata e Revolta Federalista.
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Assinale a alternativa que contém uma assertiva falsa:

  • A A Ditadura Militar, no Brasil, foi instaurada por meio de um golpe — organizado pelos militares, a partir de 31 de março de 1964, e concluído por meio do golpe parlamentar, que se deu em 2 de abril de 1964. Esse golpe, orquestrado não só por militares mas também pelo grande empresariado do Brasil, com o apoio dos Estados Unidos, visava à derrubada de João Goulart e do projeto trabalhista — um projeto político voltado para o desenvolvimentismo e para a promoção de bem-estar social.
  • B A Era Vargas foi o período de quinze anos da história brasileira que se estendeu de 1930 a 1945 e no qual Getúlio Vargas era o presidente do país. A ascensão de Vargas ao poder foi resultado direto da Revolução de 1930, que destituiu Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes (presidente eleito que assumiria o país).
  • C O Estado Novo foi a fase ditatorial da Era Vargas e estendeu-se por oito anos. Nesse período, Vargas reforçou o seu poder, reduziu as liberdades civis e implantou a censura. Também foi o período de intensa propaganda política e um momento em que Vargas estabeleceu sua política de aproximação das massas. No campo político, Vargas governou a partir de decretos-leis, ou seja, as determinações de Vargas não precisavam de aprovação do Legislativo, pois já possuíam força de lei. O Legislativo, por sua vez, foi suprimido e, assim, o Congresso e as Assembleias Estaduais e Câmaras Municipais foram fechadas. Todos os partidos políticos foram fechados e colocados na ilegalidade.
  • D O aparato de repressão da ditadura deu-se por meio de diversos mecanismos, dentre eles, existiram os chamados Atos Institucionais, que nada mais era do que o suporte jurídico que possibilitava aos militares perseguir e aprisionar todos os que eram considerados opositores do regime. Exemplificando, o AI-1 permitiu à ditadura aprisionar pessoas, indiscriminadamente, em locais como navios e estádios de futebol, mas não permitia se expurgar pessoas do serviço público. Com o tempo, o direito da população de escolher seu presidente foi retirado por meio do AI-2, decretado no final de 1965, e o AI3 estabeleceu um sistema bipartidário no Brasil.
33

Sobre a Primeira República, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:

I – O esquema político-eleitoral por meio do qual as oligarquias exerceram sua dominação durante a Primeira República funcionava da seguinte maneira: os chefes políticos locais, chamados na época de coronéis, coagiam os eleitores a votarem nos candidatos indicados por eles ou conseguiam o voto por meio da “troca de favores”. Esse voto imposto e controlado pelo coronel é chamado voto de cabresto.
II – Em virtude da política dos governadores, Campos Sales não aumentou o controle do presidente sobre a Comissão de Verificação de Poderes, órgão responsável pela diplomação dos candidatos eleitos.
III – As oligarquias estaduais mantinham-se no poder por meio de alianças e favores que uniam municípios, estados e governo federal. O coronelismo era a coluna mestra desse edifício baseado na fraude eleitoral e na corrupção.

  • A Apenas o item I está correto.
  • B Apenas os itens I e II estão corretos.
  • C Apenas os itens I e III estão corretos.
  • D Apenas os itens II e III estão corretos.
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Sobre a Primeira República, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:

I – O esquema político-eleitoral por meio do qual as oligarquias exerceram sua dominação durante a Primeira República funcionava da seguinte maneira: os chefes políticos locais, chamados na época de coronéis, coagiam os eleitores a votarem nos candidatos indicados por eles ou conseguiam o voto por meio da “troca de favores”. Esse voto imposto e controlado pelo coronel é chamado voto de cabresto.
II – Em virtude da política dos governadores, Campos Sales não aumentou o controle do presidente sobre a Comissão de Verificação de Poderes, órgão responsável pela diplomação dos candidatos eleitos.
III – As oligarquias estaduais mantinham-se no poder por meio de alianças e favores que uniam municípios, estados e governo federal. O coronelismo era a coluna mestra desse edifício baseado na fraude eleitoral e na corrupção.

  • A Apenas o item I está correto.
  • B Apenas os itens I e II estão corretos.
  • C Apenas os itens I e III estão corretos.
  • D Apenas os itens II e III estão corretos.
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O general Emílio Garrastazu Médici deu poucas declarações durante seu governo, mas todas as vezes em que o fez, disse coisas memoráveis. Em 22 de março de 1973, por exemplo, comentou: “Sinto-me feliz, todas as noites, quando ligo a televisão para assistir ao jornal. Enquanto as notícias dão conta de greves, agitações, atentados e conflitos em várias partes do mundo, o Brasil marcha em paz, rumo ao desenvolvimento. É como se eu tomasse um tranquilizante após um dia de trabalho”.

Considerando o comentário do General Emílio Garrastazu Médici sobre sua aparente tranquilidade em relação ao Brasil na época em questão, é correto afirmar:

  • A A felicidade que o Gal. Médici sentia era baseada em uma perspectiva real da sociedade brasileira, já que os órgãos de imprensa eram totalmente livres para noticiar o que quer que ocorresse no Brasil naquele tempo.
  • B Por não existir nenhum tipo de censura ou restrição à atuação do jornalismo naquele período, que foi de 1º de abril de 1964 até 15 de março de 1985, o Brasil viveu um tempo de plena democracia, liberdade e paz social.
  • C A sensação de que o Brasil era uma ilha de tranquilidade, em um mundo de agitações e conflitos, deviase à censura aos veículos de comunicação estabelecida pela Lei de Imprensa, em 1967, pelo AI-5, em 1968 e pela nova Lei de Segurança Nacional, em 1969.
  • D Na época, enquanto as produções artísticas, tais como músicas, peças de teatro e até mesmo novelas de TV eram submetidas à censura, a atuação da imprensa era poupada por ser atividade protegida por lei.
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Um tratado assinado em 1494 entre Portugal e Espanha dividiu, por meio de uma linha imaginária, as terras da América do Sul (incluindo o atual território do Brasil) entre estas duas nações. Assinale a alternativa que indica o nome deste tratado.
  • A Tratado de Tordesilhas
  • B Tratado de Madrid
  • C Tratado de Versalhes
  • D Tratado de Petrópolis
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Leia os textos abaixo:


Texto 1

"No início do século XIX, as condições para a emancipação brasileira estavam maduras e foram precipitadas pela conjuntura criada pelas guerras napoleõnicas e pela Revolução Industrial inglesa. Com a invasão de Portugal, a sede do reino transferiu-se para o Brasil, suprimindo-se a situação colonial, que não foi passivei restaurar quando D. João retornou ao território português."


História do Brasil. CAMPOS, Raymundo.


Texto lI

"Depois de 7 de setembro de 1822, o Brasil continuou numa situação semelhante àquela que se estabelecera com a abertura dos portos. Durante o Primeiro Reinado Persistiu a ameaça da recolonização, só totalmente superada com a abdicação de D. Pedro, em abril de 1831. Mesmo assim, foram dados importantes passos no sentido de organizar a vida social, polltica e jurídica da nova nação."


História do Brasil. CAMPOS, Raymundo

O Brasil, hoje, constituiu-se numa República Presidencialista, porém, foi um longo processo até chegarmos à atual configuração política e administrativa. Em relação à vinda da Família Real Portuguesa e o consequente período Joanino desenrolaram-se ações pollticas, econômicas e sociais que resultaram na Independência do país e o curto período denominado Primeiro Reinado. Assim, marque a opção que apresenta, corretamente, os eventos decorridos entre a vinda da família real e o fim do Primeiro Reinado.

  • A Um dos fatores que motivou a vinda da família reaí para o Brasil recai sobre a ameaça inglesa de se aliar a Napoleão Bonaparte a fim de, após invadir e dominar o país lusitano, dividir esse pequeno, mas estratégico país, como também dividir a América Portuguesa entre Ingleses e Franceses.
  • B Em 1822, deu-se um novo e decisivo passo para consolidar a independência do Brasil, que, a rigor, começou a se desenhar em 1808, com as medidas que fortaleceram a política do pacto colonial. Entre os Anos de 1820 e 1822, as lutas dos brasileiros resultaram, em grande parte, das tentativas portuguesas de recolonização.
  • C Durante a Guerra da Independência, algumas partes do país tentaram resistir à emancipação, mas foram vencidas. Os maiores focos de resistência estavam instalados na Bahia, Pará, Província Cisplatina, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Foram lutas longas, terminando somente com o fim do Primeiro Reinado.
  • D Em relação aos tratados firmados entre Portugal e Inglaterra, destaca-se o que estabeleceu as taxas vantajosas para mercadorias importadas da Inglaterra em relação aos produtos oriundos de outros países. Esse ato de D. João, dentre outros, representou um dos fatores que favoreceria, num futuro próximo, o processo de independência do Brasil.
  • E A Constituição promulgada de 1824 e a derrota na Guerra Cisplatina, mesmo com apoio inglês ás tropas brasileiras, foram fatores que impulsionaram a abdicação de D. Pedro I ao Trono Brasileiro. Internamente, a pacificação da Confederação do Equador mitigou a oposição ao Rei por um longo período.
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Leia o texto a seguir.

República Velha ou Primeira República do Brasil

"A partir de 15 de novembro de 1889, o Brasil adotou o modelo republicano como forma de governo. O período conhecido como República Velha durou de 1889 até 1930. Historicamente, este período é chamado de República Velha em contraposição ao período pós-revolução de 1930, que é visto como um marco na história da República, uma vez que provocou grandes transformações no Estado brasileiro."

Disponível em: <https://www.politize.corn.br/republica-velha/>. Acesso em 23. mar. 2021.

Sobre o período que abrange a República Velha, marque a opção correta.

  • A O primeiro período vai de 1889 a 1894. Chamado de República do Café com Leite, foi a fase dominada pelos militares do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Ganhou esse nome porque o Brasil foi governado por dois militares: Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, grandes aliados dos cafeicultores e dos produtores de leite.
  • B Nesta fase, a política econômica dos governos estava alicerçada na emissão de papel-moeda, o que acabou gerando grande riqueza, consumo de massa e redução da inflação devido à grande circulação de dinheiro, reduzindo inclusive a divida pública. Essas ações resolver.am o problema da inflação e da instabilidade social para os governantes republicanos.
  • C A economia brasileira, neste período, esteve ligada à origem de nossa industrialização. Desde a chegada da família real, ,passando pelo período Imperial até a República Velha (1889-1930), a economia brasileira teve forte investimento no setor industrial para mitigar a dependência do bom desempenho de suas exportações, as quais, durante todo período, restringiam-se a alguns produtos agrícolas, sem nenhum processamento.
  • D O segundo período vai de 1895 a 1930. Chamado de República Oligárquica, foi o período dominado pela política dos governadores. Essa manobra polltica entre o Poder Executivo Federal e o Poder Executivo Estadual garantia a escolha do Presidente e a não intervenção nos Estados. Foi denominada fase oligárquica, devido, em grande parte, à alternância no poder do Executivo Federal ter ocorrido entre políticos de Minas Gerais e de São Paulo.
  • E Com a proclamação da República, seria necessária uma nova Constituição que fosse republicana, mesmo que a democracia e a representatividade já estivessem estabelecidas na Constituição de 1824 como forma de governo. No período entre a proclamação da República e promulgação da Constituição republicana, o Brasil foi governado provisoriamente pelo Marechal Deodoro da Fonseca.