Resolver o Simulado Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - FAPEC - Nível Superior

0 / 20

Artes Cênicas

1

Nascido em 1863, Konstantin Stanislavski foi um ator, diretor e praticante de teatro russo. A Técnica Stanislavski deriva de sua prática teatral e ainda é usada por atores em todo o mundo hoje. O método é um sistema de treinamento de atores composto de várias técnicas diferentes destinadas a permitir que os atores criem personagens verossímeis e ajudá-los a realmente se colocarem no lugar de um personagem.

Grande parte da Técnica Stanislavski gira em torno de três pontos:

  • A Enquadramento, voz e tema.
  • B Ação, propósito e circunstância.
  • C Foco, meta e corpo.
  • D Tema, ritmo e situação.
  • E Situação, senso e associação.
2

Acerca da comunicação por meio do Teatro, julgue as frases abaixo:

I.O trabalho com Teatro nas escolas auxilia apenas no aperfeiçoamento da linguagem verbal dos estudantes.
II.A prática do Teatro desperta a consciência corporal.
III.Até mesmo estudantes mais tímidos podem melhorar sua forma de comunicação com a prática do Teatro.

Está (ão) CORRETA (S) a (s) seguinte (s) proposição (ões):

  • A Apenas, II e III.
  • B Apenas, III.
  • C I, II e III.
  • D Apenas, II.
  • E Apenas, I.
3

Para que uma peça de teatro possa ser realizada, é necessário a atuação de diversos profissionais. Sobre esses profissionais, assinale a alternativa CORRETA:

  • A O sonoplasta é responsável por planejar o figurino da peça.
  • B O contrarregra é responsável por marcar a saída e a entrada dos atores na peça.
  • C O ator tem como função compor o texto da peça.
  • D O dramaturgo é responsável por encenar e decorar as falas.
  • E O cenógrafo tem como função fazer a maquiagem dos atores.
4

No contexto da construção coreográfica, o triângulo da composição é formado por:

  • A Imaginário cênico, corporalidade teatral e movimento de dança.
  • B Imaginário criativo, corpo cênico e movimento de dança.
  • C Imaginário cênico, corporalidade teatral e movimento estruturado.
  • D Imaginário criativo, corpo cênico e movimento estruturado.
  • E Imaginário criativo, corporalidade teatral e movimento de dança.
5

Na composição cênica, são considerados elementos, exceto:

  • A Trilha sonora.
  • B Palco.
  • C Figurinos.
  • D Cenário.
  • E Iluminação.
6

Uma das habilidades desenvolvidas, no ensino da linguagem artística “Teatro”, na disciplina de Artes, é explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (________) e reconhecer seus vocabulários.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

  • A espaços convencionais e não-convencionais.
  • B dramaturgias, acontecimento teatral e diálogo com o teatro contemporâneo.
  • C trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • D composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras.
  • E figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia.
7

O Teatro na Educação é uma área nova no Brasil. Nesse sentido, são desafios para uma maior difusão do Teatro na Educação no Brasil, EXCETO.

  • A A escassez de bibliografia sobre o assunto.
  • B A falta de espaço apropriado e materiais de apoio nas escolas.
  • C A falta de interesse dos estudantes.
  • D A falta de formação continuada para os professores de Arte.
8

Assinale a alternativa que apresenta alguns elementos formais do texto teatral.

  • A Palco, camarim e figurino.
  • B Tragédia, Comédia e Tragicomédia.
  • C Tempo, espaço, personagens.
  • D Público, Clímax e Desfecho.
9

Esse tipo de peça teatral, marcado por apresentações musicais e danças, possui um caráter mais popular com vistas a entreter a audiência, podendo, também, apresentar um conteúdo repleto de sensualidade, bem com sátiras sociais e políticas. Estamos falando do:

  • A Auto.
  • B Stand-up comedy.
  • C Teatro de Revista.
  • D Melodrama.
10

Relacione a coluna 1 com a coluna 2:
Coluna 1 (1)Teatro-Educação. (2)Teatro-Pedagógico.
Coluna 2 (__)A elaboração de um novo jogo teatral na aula de Arte. (__)A encenação da chegada dos portugueses ao Brasil na aula de História. (__)A encenação de um trecho da sitcom I Love Lucy na aula de Língua Inglesa. (__)A promoção de um teatro de máscaras na aula de Arte.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A 2, 1, 1, 2.
  • B 1, 1, 2, 2.
  • C 1, 2, 2, 1.
  • D 1, 2, 1, 2.

Educação Artística

11

Considere a seguinte situação:

A professora de Artes pediu para os alunos criarem uma dança em que a primeira posição seriam todos deitados no chão com a barriga para cima em uma posição confortável.
Em termos de posição, o nome técnico dessa postura é:

  • A Posição de litotomia.
  • B Decúbito supino.
  • C Decúbito ventral.
  • D Decúbito prono.
  • E Decúbito lateral.
12

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:

1.( )O Projeto Político Pedagógico é um documento criado pelo gestor escolar.
2.( )Uma das finalidades do Projeto Político Pedagógico é definir as atividades e os projetos educativos a serem desenvolvidos na unidade de ensino.
3.( )Os Planos de Ensino dos professores, com todos os seus detalhamentos, devem ser contemplados no Projeto Político Pedagógico.

A sequência CORRETA é:

  • A V, V, F.
  • B V, F, V.
  • C F, V, F.
  • D V, V, V.
  • E V, F, F.
13

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento. Nesse sentido, NÃO seria uma das dimensões, a seguinte:

  • A Fruição.
  • B Reflexão.
  • C Crítica.
  • D Expressão.
  • E Historicidade.
14

A chamada _____________ se refere a um processo pedagógico pelo qual há uma ligação entre as disciplinas por conta de algo em comum entre elas. Já a ____________ seria uma intercomunicação entre os componentes curriculares de forma, a se abolir complemente as fronteiras entre eles.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente:

  • A intradisciplinaridade - interdisciplinaridade
  • B transdisciplinaridade - interdisciplinaridade
  • C interdisciplinaridade - transdisciplinaridade
  • D interdisciplinaridade - intradisciplinaridade
  • E intradisciplinaridade - transdisciplinaridade
15

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.( )O arte-educador precisa pautar sua prática pedagógica na indústria cultural.
2.( )A indústria cultural não permeia o imaginário dos estudantes.
3.( )O cinema norte-americano é produto da indústria cultural própria do sistema capitalista.

A sequência CORRETA é:

  • A V, V, V.
  • B F, V, F.
  • C V, F, V.
  • D V, V, F.
  • E V, F, F.
16

Sobre a interface entre o Currículo e a Didática, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Enquanto a Didática tem como enfoque os conteúdos a serem ensinados, o Currículo se dedica aos métodos de ensino.
  • B O currículo escolar deve ir além de apenas indicar o que a escola deve ensinar.
  • C O currículo escolar é rígido, ou seja, não é sujeito a mudanças estruturais.
  • D A construção do currículo escolar é pautada, sobretudo, no senso comum.
  • E O Currículo e a Didática apresentam uma mesma identidade e se referem ao mesmo campo do saber pedagógico.
17

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:

1.( )As reflexões sobre a estética no campo da educação percebe o corpo enquanto um recurso no qual a razão e a sensibilidade estão presentes.
2.( )O campo gestual está vinculado à normativas sociais e destituído de percepções e sentidos.
3.( )É premente o rompimento com uma pedagógica que utiliza a dança somente como expressão da racionalidade.

A sequência CORRETA é:

  • A V, F, F.
  • B V, V, V.
  • C V, F, V.
  • D V, V, F.
  • E F, F, V.
18

Acerca da atuação do professor de Arte é importante que ele:

  • A Atue de maneira interdisciplinar.
  • B Dê um enfoque a apenas uma das linguagens da Arte.
  • C Também seja formado em História de modo a ter capacidade de abordar História da Arte em sala de aula.
  • D Seja um artista plástico, músico, dramaturgo ou dançarino.
  • E Não se preocupe em aperfeiçoar a criatividade dos estudantes.
19

Assinale a alternativa que apresenta a melhor e mais usada forma de avaliação para se conhecer o que o estudante aprendeu na série/ano anterior:

  • A Autoavaliação.
  • B Avaliação somativa.
  • C Avaliação comparativa.
  • D Avaliação diagnóstica.
  • E Avaliação formativa.
20

Acerca do Plano de Ensino e do Plano de Aula, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A São alguns elementos de um Plano de Aula: desenvolvimento, recursos didáticos e avaliação.
  • B Um Plano de Ensino deve apresentar o conteúdo programático da disciplina.
  • C Um Plano de Aula deve apresentar a ementa e a carga horária da disciplina.
  • D Tanto o Plano de Aula quanto o Plano de Ensino devem indicar os objetivos.
  • E Via de regra, o Plano de Aula é mais sucinto do que o Plano de Ensino.