Resolver o Simulado Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - Professor - FAPEC - Nível Superior

0 / 20

Artes Cênicas

1

Nascido em 1863, Konstantin Stanislavski foi um ator, diretor e praticante de teatro russo. A Técnica Stanislavski deriva de sua prática teatral e ainda é usada por atores em todo o mundo hoje. O método é um sistema de treinamento de atores composto de várias técnicas diferentes destinadas a permitir que os atores criem personagens verossímeis e ajudá-los a realmente se colocarem no lugar de um personagem.

Grande parte da Técnica Stanislavski gira em torno de três pontos:

  • A Enquadramento, voz e tema.
  • B Ação, propósito e circunstância.
  • C Foco, meta e corpo.
  • D Tema, ritmo e situação.
  • E Situação, senso e associação.
2

Acerca da comunicação por meio do Teatro, julgue as frases abaixo:

I.O trabalho com Teatro nas escolas auxilia apenas no aperfeiçoamento da linguagem verbal dos estudantes.
II.A prática do Teatro desperta a consciência corporal.
III.Até mesmo estudantes mais tímidos podem melhorar sua forma de comunicação com a prática do Teatro.

Está (ão) CORRETA (S) a (s) seguinte (s) proposição (ões):

  • A Apenas, II e III.
  • B Apenas, III.
  • C I, II e III.
  • D Apenas, II.
  • E Apenas, I.
3

Para que uma peça de teatro possa ser realizada, é necessário a atuação de diversos profissionais. Sobre esses profissionais, assinale a alternativa CORRETA:

  • A O sonoplasta é responsável por planejar o figurino da peça.
  • B O contrarregra é responsável por marcar a saída e a entrada dos atores na peça.
  • C O ator tem como função compor o texto da peça.
  • D O dramaturgo é responsável por encenar e decorar as falas.
  • E O cenógrafo tem como função fazer a maquiagem dos atores.
4

No contexto da construção coreográfica, o triângulo da composição é formado por:

  • A Imaginário cênico, corporalidade teatral e movimento de dança.
  • B Imaginário criativo, corpo cênico e movimento de dança.
  • C Imaginário cênico, corporalidade teatral e movimento estruturado.
  • D Imaginário criativo, corpo cênico e movimento estruturado.
  • E Imaginário criativo, corporalidade teatral e movimento de dança.
5

Na composição cênica, são considerados elementos, exceto:

  • A Trilha sonora.
  • B Palco.
  • C Figurinos.
  • D Cenário.
  • E Iluminação.
6

Uma das habilidades desenvolvidas, no ensino da linguagem artística “Teatro”, na disciplina de Artes, é explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (________) e reconhecer seus vocabulários.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

  • A espaços convencionais e não-convencionais.
  • B dramaturgias, acontecimento teatral e diálogo com o teatro contemporâneo.
  • C trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • D composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras.
  • E figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia.
7

O Teatro na Educação é uma área nova no Brasil. Nesse sentido, são desafios para uma maior difusão do Teatro na Educação no Brasil, EXCETO.

  • A A escassez de bibliografia sobre o assunto.
  • B A falta de espaço apropriado e materiais de apoio nas escolas.
  • C A falta de interesse dos estudantes.
  • D A falta de formação continuada para os professores de Arte.
8

Assinale a alternativa que apresenta alguns elementos formais do texto teatral.

  • A Palco, camarim e figurino.
  • B Tragédia, Comédia e Tragicomédia.
  • C Tempo, espaço, personagens.
  • D Público, Clímax e Desfecho.
9

Esse tipo de peça teatral, marcado por apresentações musicais e danças, possui um caráter mais popular com vistas a entreter a audiência, podendo, também, apresentar um conteúdo repleto de sensualidade, bem com sátiras sociais e políticas. Estamos falando do:

  • A Auto.
  • B Stand-up comedy.
  • C Teatro de Revista.
  • D Melodrama.
10

Relacione a coluna 1 com a coluna 2:
Coluna 1 (1)Teatro-Educação. (2)Teatro-Pedagógico.
Coluna 2 (__)A elaboração de um novo jogo teatral na aula de Arte. (__)A encenação da chegada dos portugueses ao Brasil na aula de História. (__)A encenação de um trecho da sitcom I Love Lucy na aula de Língua Inglesa. (__)A promoção de um teatro de máscaras na aula de Arte.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A 2, 1, 1, 2.
  • B 1, 1, 2, 2.
  • C 1, 2, 2, 1.
  • D 1, 2, 1, 2.

Artes Visuais

11

Sobre a técnica de encáustica e sua historicidade, é possível afirmar que:

  • A Era muito usada no Império Romano para a criação de mosaicos.
  • B Era uma das etapas para a elaboração de vitrais, sendo muito comum na Alta Idade Média.
  • C Era comum ser usada para a confecção de retratos e murais no Mundo Antigo.
  • D A sua preparação envolvia a mistura de cera com pigmentos coloridos e uma solução a base de silício e ferro.
  • E Ela foi muito usada no mundo greco-romano, mas esquecida na Idade Média.
12

Julgue o excerto abaixo:


"O corpo é uma das primeiras experiências vivenciadas pelo ser humano, as pequenas manifestações antes da aquisição da fala são através da expressão do corpo e do movimento, e logo entra em cena a comunicação que se estabelece com o mundo. Pois, para as crianças, o movimento significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se num espaço. Kuhne e Silva afirmam que 'A corporeidade da criança se constitui a partir do ato de brincar como a linguagem primeira da qual ela lança mão para se relacionar com os outros, com os objetos e consigo mesma' (2006, p.1). [...] o corpo passou a fazer parte das relações entre o sujeito e o meio, através das brincadeiras, objetos e da valorização do mundo simbólico do indivíduo, pois, é a partir do brincar que o sujeito constrói seu conhecimento. Sant'Anna (2006) explicita que o corpo se estabelece como lugar biológico e simbólico, caracterizando-se como ente biocultural."


Fonte (adaptada): SILVA, J. S.; SOUSA, C. M. P. Dança, corpo e movimento: formas de expressão na Educação Infantil. Anais do XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), 2015, p. 8140.


Após análise, assinale a alternativa que condiz com o enunciado acima: 

  • A O excerto está parcialmente incorreto, pois, para as crianças, o movimento significa apenas mexer partes do corpo ou deslocar-se num espaço.
  • B O excerto está parcialmente incorreto, pois, o corpo se estabelece somente como lugar biológico.
  • C O excerto está parcialmente incorreto, pois, a percepção do corpo não está relacionada à prática de brincadeiras.
  • D O excerto está parcialmente incorreto, pois, é a linguagem uma das primeiras experiências vivenciadas pelo ser humano e não o corpo.
  • E O excerto está completamente correto.
13

O ensino da Arte abrange quatro linguagens: a Dança, o Teatro, a Música e as Artes Visuais. Cada linguagem artística possui seus objetos de estudo e seus elementos caracterizadores.

Dentre os objetos de estudo relacionados abaixo, qual é considerado essencial no ensino de Dança?

  • A Som
  • B Forma
  • C Espaço
  • D Movimento
  • E Representação
14

Analise as pinturas a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A esse respeito, analise as asserções e a relação proposta entre elas.


I - Segundo o historiador Ernest Gombrich (2013), ambas pinturas se inserem no contexto da arte experimental moderna



PORQUE



II - apresentam características desse período histórico, como rejeição à decoração; afastamento da tradição ocidental; despreocupação quanto à "fidelidade à natureza" e à "beleza ideal", expressão de sentimentos por meio da escolha de cores e linhas; cores intensas e harmonias ousadas e a importância da experimentação formal supera a temática.


Sobre as asserções, é correto afirmar que

  • A a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
  • B a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
  • C as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • D as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
15

Complete corretamente as lacunas do texto em relação à arte tecnológica.


Segundo Diana Domingues (1997), a arte tecnológica é caracterizada pela passagem da cultura ________________ para a ________________, em que os artistas substituem artefatos e ferramentas por dispositivos em múltiplas conexões de sistemas que auxiliam na produção e na comunicação. Esta arte reorganiza camadas de sensibilidade, ampliando o campo de percepção em trocas e modos de circulação através de ________________ e se coloca de formas diversas de outras modalidades de arte.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

  • A material / imaterial / curadores e marchands
  • B imaterial / material / galerias e museus
  • C imaterial / material / curadores e marchands
  • D material / imaterial / redes e circuitos de informação
16

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre percepção visual.


( ) A experiência psicológica do processo ótico necessita de princípios ordenadores para transformar a infinidade de estímulos individuais nos objetos que vemos.

( ) Os processos correlatos da percepção de formas são quase inteiramente passivos e procedem de um modo linear partindo do registro de elementos menores para a composição de unidades maiores.

( ) Para os fins da vida cotidiana, ver é identificação, no seu sentido simples; é essencialmente um meio de orientação prática, de determinar com os próprios olhos que um certo objeto está presente em algum lugar fazendo uma determinada coisa.

( ) No processo ótico, a luz é emitida ou refletida pelos objetos do ambiente. As lentes dos olhos projetam as imagens desses objetos nas retinas, que transmitem a mensagem ao cérebro. Na percepção visual, é condição suficiente a impressão do mundo das imagens sobre um órgão fielmente sensível.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

  • A V, F, F, V.
  • B V, F, V, F.
  • C F, V, F, V.
  • D F, V, V, F.
17

Sobre as Artes Visuais, podemos afirmar que:

I - são os processos e produtos artísticos e culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão visual como elemento de comunicação.
II - se constituem como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicados no movimento.
III - possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas.

Está correto o que se afirma em:

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D Todos os itens.
  • E Nenhuns dos itens.
18

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Partenon ou Partenão foi um templo dedicado à deusa grega Atena, construído no século V a.C. na Acrópole de Atenas, na Grécia Antiga, por iniciativa de Péricles, governante da cidade. Sobre a arte grega, é correto afirmar que o Partenon, tem características do estilo:

  • A dórico.
  • B bélico.
  • C corfu.
  • D jônico.
  • E coríntio.
19

Na fase antropofágica (1928-1930), Tarsila do Amaral ainda utiliza as cores fortes; porém, sobressaem os elementos oníricos, com clara influência surrealista. O “Abaporu” é a principal obra desse período, contudo, podemos citar, também, obra dessa fase da pintora:

  • A Urutu.
  • B Os operários.
  • C Costureiras.
  • D Bandeira do Divino.
  • E Batizado de Macunaíma.
20

Howard Gardner (1990) aponta três aspectos da competência em artes visuais, sendo eles:

  • A fruição, conceitualização e contextualização.
  • B fruição, percepção e produção.
  • C cooperação, produção e conceitualização.
  • D percepção, conceitualização e produção.
  • E percepção, contextualização e cooperação.