Resolver o Simulado Professor - FAPEC - Nível Superior

0 / 30

Português

1

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que apresenta a correta função sintática da oração sublinhada no trecho a seguir: “começamos a suspeitar de que existe algo mais importante” (l. 07).

  • A Complemento Nominal.
  • B Objeto Indireto.
  • C Objeto Direto.
  • D Aposto.
  • E Predicativo do Sujeito.
2

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa na qual a palavra “que” (em destaque) NÃO tenha sido empregada como pronome relativo.

  • A Linha 07.
  • B Linha 09.
  • C Linha 12.
  • D Linha 14.
  • E Linha 18.
3

Marque a opção em que as palavras levam acento pela mesma razão.

  • A preferível – já – máxima – petróleo
  • B célebre – cibernético – ministério – Ucrânia
  • C petróleo – Rússia – inevitável - prejuízo
  • D cibernético – hábito – estratégia – válida
  • E célebre – cibernético – filantrópica – válida
4
   Depois de caminhar por alguns metros, Edgar Wilson percebe ao longe a carcaça de um animal. Segue pela estrada de terra batida, que fica deserta a maior parte do tempo e é usada como atalho pelos motoristas que conhecem bem as imediações. Edgard fora atraído para esse trecho por causa de uma revoada de abutres. Assim como a podridão os atrai, os que se alimentam dela atraem Edgard. Tanto as aves carniceiras quanto ele se valem dos próprios sentidos para encontrar os mortos, e ambas as espécies sobrevivem desses restos não reclamados. 
   Todo nascimento é também um pouco de morte. Edgar já viu algumas criaturas nascerem mortas, outras, morrerem horas depois. Sua consciência sobre o fim de todas as coisas tornou-se aguçada desde que abatia o gado e principalmente agora, ao recolher todas as espécies em qualquer parte. Assim como não teme o pôr do sol, Edgar Wilson entende que não deve temer a morte. Ambos ocorrem involuntariamente num fluxo contínuo. De certa forma, o inevitável lhe agrada. Sentir-se passível de morrer fortalece suas decisões. Não importa o que faça, seja o bem, seja o mal, ele deixará de existir.
   Distrai-se dos voos dos abutres e caminha mais alguns metros em outra direção, para a caveira de uma vaca atirada no meio da estrada. Nota que não foi atropelada. Os ossos estão intactos, nenhum sinal de fratura. O couro foi levemente oxidado, consumido pela exposição climática. Não há sinal de vermes necrófagos ou pequenos insetos a devorá-la. Edgar Wilson inclina ainda mais o corpo ao perceber uma colmeia presa às costelas da vaca. Apanha um galho de árvore caído no chão e cutuca a colmeia, mesmo sabendo que é perigoso. Nada acontece. Cutuca-a com mais força e a colmeia se parte. Não há abelhas. Percebe algo pastoso e brilhante. Leva a mão até a colmeia e arranca um favo de mel. Cheira-o. Toca a ponta da língua. Diferente do que imaginou, não está podre. Come um pouco do mel. Agradam-lhe as pequenas explosões do favo rompendo em sua boca, algumas lascas muito finas que se prendem entre os molares superiores. Lambe o excesso de mel nos dedos e os limpa no macacão.

(MAIA, Ana Paula. Enterre seus mortos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 71-72)
Na oração “Edgard fora atraído para esse trecho”(1º§), a forma verbal destacada está flexionada no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo. No contexto em que se encontra, constata-se que ela expressa uma ação:
  • A futura que se relaciona com um fato do passado.
  • B hipotética que poderia ter ocorrido no passado.
  • C passada e anterior a outra ação também passada.
  • D incompleta porque interrompida num momento passado.
5

Assinale a opção CORRETA quanto à concordância:

  • A Essas consultas não custam barato.
  • B É vedado ao público a visita ao museu às terças-feiras.
  • C Mostrou-nos que estava quites com os impostos do imóvel.
  • D Em geral, nas estradas, é proibido a ultrapassagem pela direita.
  • E Enviou-lhe, anexas às mensagens, a fotografia que garantia a sua presença.

Artes Cênicas

6

Nascido em 1863, Konstantin Stanislavski foi um ator, diretor e praticante de teatro russo. A Técnica Stanislavski deriva de sua prática teatral e ainda é usada por atores em todo o mundo hoje. O método é um sistema de treinamento de atores composto de várias técnicas diferentes destinadas a permitir que os atores criem personagens verossímeis e ajudá-los a realmente se colocarem no lugar de um personagem.

Grande parte da Técnica Stanislavski gira em torno de três pontos:

  • A Enquadramento, voz e tema.
  • B Ação, propósito e circunstância.
  • C Foco, meta e corpo.
  • D Tema, ritmo e situação.
  • E Situação, senso e associação.
7

Acerca da comunicação por meio do Teatro, julgue as frases abaixo:

I.O trabalho com Teatro nas escolas auxilia apenas no aperfeiçoamento da linguagem verbal dos estudantes.
II.A prática do Teatro desperta a consciência corporal.
III.Até mesmo estudantes mais tímidos podem melhorar sua forma de comunicação com a prática do Teatro.

Está (ão) CORRETA (S) a (s) seguinte (s) proposição (ões):

  • A Apenas, II e III.
  • B Apenas, III.
  • C I, II e III.
  • D Apenas, II.
  • E Apenas, I.
8

Para que uma peça de teatro possa ser realizada, é necessário a atuação de diversos profissionais. Sobre esses profissionais, assinale a alternativa CORRETA:

  • A O sonoplasta é responsável por planejar o figurino da peça.
  • B O contrarregra é responsável por marcar a saída e a entrada dos atores na peça.
  • C O ator tem como função compor o texto da peça.
  • D O dramaturgo é responsável por encenar e decorar as falas.
  • E O cenógrafo tem como função fazer a maquiagem dos atores.
9

No contexto da construção coreográfica, o triângulo da composição é formado por:

  • A Imaginário cênico, corporalidade teatral e movimento de dança.
  • B Imaginário criativo, corpo cênico e movimento de dança.
  • C Imaginário cênico, corporalidade teatral e movimento estruturado.
  • D Imaginário criativo, corpo cênico e movimento estruturado.
  • E Imaginário criativo, corporalidade teatral e movimento de dança.
10

Na composição cênica, são considerados elementos, exceto:

  • A Trilha sonora.
  • B Palco.
  • C Figurinos.
  • D Cenário.
  • E Iluminação.
11

Uma das habilidades desenvolvidas, no ensino da linguagem artística “Teatro”, na disciplina de Artes, é explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (________) e reconhecer seus vocabulários.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

  • A espaços convencionais e não-convencionais.
  • B dramaturgias, acontecimento teatral e diálogo com o teatro contemporâneo.
  • C trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • D composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras.
  • E figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia.
12

O Teatro na Educação é uma área nova no Brasil. Nesse sentido, são desafios para uma maior difusão do Teatro na Educação no Brasil, EXCETO.

  • A A escassez de bibliografia sobre o assunto.
  • B A falta de espaço apropriado e materiais de apoio nas escolas.
  • C A falta de interesse dos estudantes.
  • D A falta de formação continuada para os professores de Arte.
13

Assinale a alternativa que apresenta alguns elementos formais do texto teatral.

  • A Palco, camarim e figurino.
  • B Tragédia, Comédia e Tragicomédia.
  • C Tempo, espaço, personagens.
  • D Público, Clímax e Desfecho.
14

Esse tipo de peça teatral, marcado por apresentações musicais e danças, possui um caráter mais popular com vistas a entreter a audiência, podendo, também, apresentar um conteúdo repleto de sensualidade, bem com sátiras sociais e políticas. Estamos falando do:

  • A Auto.
  • B Stand-up comedy.
  • C Teatro de Revista.
  • D Melodrama.
15

Relacione a coluna 1 com a coluna 2:
Coluna 1 (1)Teatro-Educação. (2)Teatro-Pedagógico.
Coluna 2 (__)A elaboração de um novo jogo teatral na aula de Arte. (__)A encenação da chegada dos portugueses ao Brasil na aula de História. (__)A encenação de um trecho da sitcom I Love Lucy na aula de Língua Inglesa. (__)A promoção de um teatro de máscaras na aula de Arte.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A 2, 1, 1, 2.
  • B 1, 1, 2, 2.
  • C 1, 2, 2, 1.
  • D 1, 2, 1, 2.

Artes Plásticas

16

Assinale a alternativa que NÃO apresenta passos do Ballet Clássico:

  • A Rond de jambe e Fondu.
  • B Jeté e Tendu.
  • C Grand Battement e Adagio.
  • D En dehors e Regardé.
  • E Plié e Frappé.
17

São características da música Barroca:

I.Melodias com muitos ornamentos.
II.Ritmos suaves e poucos instrumentos.
III.Contraste de timbres.
IV.Imitava os ritmos urbanos e não se vinculava aos sons da natureza.

Está (ão) CORRETA (S):

  • A I, II, III e IV.
  • B Apenas, I e IV.
  • C Apenas, II e III.
  • D Apenas, I e III.
  • E Apenas, IV.
18

O documento que lista as músicas que uma banda ou artista musical pretende tocar, ou tocou, durante uma apresentação ou concerto específico é denominado:

  • A Sonata.
  • B Gênero musical.
  • C Repertório musical.
  • D Audição.
  • E Técnica musical.
19

Sobre a chamada formação estética e seus desdobramentos, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A A formação estética auxilia na ampliação do repertório cultural dos indivíduos.
  • B No campo da formação estética, há uma menor valorização do sensível e maior da racionalidade.
  • C Uma das críticas feitas no campo da formação estética se refere à superficialidade do embelezamento.
  • D A experiência estética provoca os sentidos e a imaginação.
  • E A formação estética está diretamente vinculada ao campo da Filosofia, não apenas da Arte.
20

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:

1.( )O timbre musical é uma característica sonora que possibilita apreciar sons variados produzidos por um mesmo instrumento, e que apresenta frequências, balanços e notas distintas.
2.( )A harmonia musical determina a duração de cada som e indica como estes se desencadeiam de maneira sucessiva.
3.( )Melodia e música são conceitos sinônimos.

A sequência CORRETA é:

  • A F, V, F.
  • B V, F, F.
  • C F, F, V.
  • D F, F, F.
  • E V, F, V.
21

Um(a) __________ era um hino cantado em festivais por cinquenta homens ou meninos, sob a liderança de um arconte com o objetivo de homenagear ao deus Dioniso. Esse coral tornou-se uma das principais características da tragédia grega.

Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:

  • A Ditirambo
  • B Theá
  • C Musiké
  • D Didascalia
  • E Archeío
22

Sobre ritmo e movimento, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A A rítmica busca harmonizar as funções motoras e os movimentos corporais.
  • B O ser humano é, naturalmente, dotado de ritmo.
  • C O ritmo pode ser associado à poesia, à música ou à dança.
  • D Não é possível fazer música sem levar em consideração o ritmo.
  • E O termo "ritmo" vem do latim e significa "aquilo que coopera e agrega".
23

Em Artes, seja qual for a linguagem, haverá sempre elementos a serem combinados e compostos visando à criação artística segundo o senso estético.

Nesse sentido, o arranjo de elementos de linguagem e dos assuntos principais que constituem uma obra artística é reconhecido como:

  • A Ideário.
  • B Multimeios.
  • C Composição.
  • D Materialidade.
  • E Enquadramento.
24

A Arte enquanto linguagem se comunica através dos seus processos e produções. Neste aspecto existem várias formas de expor ou apresentar os trabalhos artísticos, porém a ação de concepção, organização e montagem de uma exposição pública, que inclui todos os passos necessários à exposição, quais sejam: conceituação, documentação, seleção da criação artística, produção de textos, publicações e planejamento da disposição física dos objetos, é definida como:

  • A Produção.
  • B Mediação.
  • C Monitoria.
  • D Curadoria.
  • E Montagem.
25

Na contemporaneidade, o termo percursos poéticos, estéticos e criativos é reconhecido como:

  • A Modalidade cênica que se caracteriza pelo menor uso possível de palavras e o maior número possível de gestos, diferenciando-se da Dança e da expressão corporal.
  • B Proposta educativa ou artística que visa fazer um convite ao público em geral ou aos educandos para vivenciarem processos e que propõe conhecer Arte por meio da vivência de conceitos e não pela simples transmissão de conteúdos.
  • C Proposta que utiliza diversos meios e suportes tecnológicos para que durante um período de tempo, a reflexão motivada na perspectiva sensorial se faça presente como determinante na análise crítica da obra de arte.
  • D Proposta metodológica no ensino das Artes Visuais que contempla um olhar sobre a realidade diária, considerando principalmente aspectos estéticos da natureza.
  • E Corrente surgida no final da década de 1960 em que a intervenção sobre a natureza, ao contrário da fisicalidade, enfatiza o processo mental, tendo o lugar como suporte para a experimentação artística.

Educação Artística

26

Considere a seguinte situação:

A professora de Artes pediu para os alunos criarem uma dança em que a primeira posição seriam todos deitados no chão com a barriga para cima em uma posição confortável.
Em termos de posição, o nome técnico dessa postura é:

  • A Posição de litotomia.
  • B Decúbito supino.
  • C Decúbito ventral.
  • D Decúbito prono.
  • E Decúbito lateral.
27

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:

1.( )O Projeto Político Pedagógico é um documento criado pelo gestor escolar.
2.( )Uma das finalidades do Projeto Político Pedagógico é definir as atividades e os projetos educativos a serem desenvolvidos na unidade de ensino.
3.( )Os Planos de Ensino dos professores, com todos os seus detalhamentos, devem ser contemplados no Projeto Político Pedagógico.

A sequência CORRETA é:

  • A V, V, F.
  • B V, F, V.
  • C F, V, F.
  • D V, V, V.
  • E V, F, F.
28

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento. Nesse sentido, NÃO seria uma das dimensões, a seguinte:

  • A Fruição.
  • B Reflexão.
  • C Crítica.
  • D Expressão.
  • E Historicidade.
29

A chamada _____________ se refere a um processo pedagógico pelo qual há uma ligação entre as disciplinas por conta de algo em comum entre elas. Já a ____________ seria uma intercomunicação entre os componentes curriculares de forma, a se abolir complemente as fronteiras entre eles.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente:

  • A intradisciplinaridade - interdisciplinaridade
  • B transdisciplinaridade - interdisciplinaridade
  • C interdisciplinaridade - transdisciplinaridade
  • D interdisciplinaridade - intradisciplinaridade
  • E intradisciplinaridade - transdisciplinaridade
30

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.( )O arte-educador precisa pautar sua prática pedagógica na indústria cultural.
2.( )A indústria cultural não permeia o imaginário dos estudantes.
3.( )O cinema norte-americano é produto da indústria cultural própria do sistema capitalista.

A sequência CORRETA é:

  • A V, V, V.
  • B F, V, F.
  • C V, F, V.
  • D V, V, F.
  • E V, F, F.