Resolver o Simulado Nutricionista - Saúde - FEPESE - Nível Superior

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Nutrição

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Assinale a alternativa correta em relação ao Programa Nacional e Alimentação Escolar (PNAE), considerando a Lei no 11.947, de 16 de junho de 2009.

  • A Cabe aos Secretários de Educação dos Municípios, Estados e Distrito Federal a responsabilidade técnica pela alimentação escolar
  • B A alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública e dever do Estado e será promovida e incentivada com vistas no atendimento das diretrizes estabelecidas nesta Lei. Para fins de definição, é considerada educação básica o ensino infantil (creches e pré-escolas) e o ensino fundamental.
  • C Do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 20% (vinte por cento) deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.
  • D Os cardápios da alimentação escolar deverão ser elaborados pelo nutricionista responsável com utilização de gêneros alimentícios básicos, respeitando-se as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura e a tradição alimentar da localidade, pautando-se na sustentabilidade e diversificação agrícola da região, na alimentação saudável e adequada.
  • E Para os alunos que necessitem de atenção nutricional individualizada em virtude de estado ou de condição de saúde específica, será elaborado cardápio especial com base em recomendações médicas e nutricionais, desde que o escolar tenha diagnóstico confirmado pela Equipe de Saúde da Família.
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Considerando a RDC no 216, de 2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, assinale a alternativa correta sobre a higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios.

  • A As operações de limpeza e, se for o caso, de desinfecção das instalações e equipamentos, quando não forem realizadas rotineiramente, devem ser registradas
  • B As caixas de gordura devem ser limpas mensalmente. O descarte dos resíduos deve atender ao disposto em legislação específica
  • C Os funcionários responsáveis pelas atividades de manipulação de alimentos e de higienização das instalações sanitárias devem utilizar os mesmos uniformes.
  • D A área de preparação do alimento deve ser higienizada com álcool gel e clorexidina quantas vezes forem necessárias e imediatamente após o término do trabalho.
  • E As operações de higienização devem ser realizadas por funcionários terceirizados e com frequência que garanta a manutenção dessas condições e minimize o risco de contaminação do alimento.
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Assinale a alternativa correta em relação à Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN)

  • A A PNAN é uma política de responsabilidades exclusivas do Ministério da Saúde.
  • B A Vigilância Alimentar e Nutricional corresponde a uma das diretrizes da PNAN. Consiste na descrição contínua e na predição de tendências das condições de alimentação e nutrição da população e seus fatores determinantes.
  • C As diretrizes que integram a PNAN indicam as linhas de ações para o alcance do seu propósito, capazes de modificar os determinantes de saúde e promover a saúde da população. São consolidadas sete diretrizes norteadoras da política
  • D A PNAN organiza e orienta, exclusivamente, as linhas de ação para a promoção da saúde e prevenção dos agravos na atenção primária.
  • E A PNAN, além de se constituir como uma referência política e normativa para a realização dos direitos à alimentação e à saúde, também orienta e normatiza dois sistemas: o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
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Assinale a alternativa correta em relação à avaliação nutricional nas diferentes faixas etária.

  • A A região acima do músculo tríceps é utilizada para avaliar as reservas de massa muscular em adultos e em pediatria
  • B Na face de adultos e de idosos, a perda de massa magra pode ser observada principalmente em duas regiões: a suborbital e a bochechas.
  • C Uma criança com 5 anos de idade, em que o peso, quando plotado na curva de peso-para-idade, fica entre ≥ Escore-z -3 e < Escore-z -2 tem diagnóstico nutricional de baixo peso para idade
  • D A circunferência da panturrilha é uma medida rápida, eficaz e validada para avaliação da perda de massa magra em adultos.
  • E O Recordatório Alimentar é um instrumento de avaliação de consumo alimentar considerado rápido, barato e que não apresenta nenhuma limitação para ser utilizado com idosos.
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Considerando a RDC no 63, de 6 de julho de 2000, analise as afirmativas abaixo sobre as atribuições do nutricionista na Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN).
1. Indicar e prescrever a Terapia Nutricional Enteral.
2. Preparar o paciente, o material e o local para o acesso enteral.
3. Assegurar a manutenção da via de administração.
4. Orientar o paciente, a família ou o responsável legal, quanto à preparação e à utilização da NE prescrita para o período após a alta hospitalar.
5. Selecionar, adquirir, armazenar e distribuir, criteriosamente, os insumos necessários ao preparo da NE, bem como a NE industrializada.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 2
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
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Considerando a RDC no 216, de 2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, assinale a alternativa correta sobre matérias-primas, ingredientes, embalagens e preparação do alimento.

  • A Os funcionários que manipulam alimentos crus devem utilizar luvas de látex descartáveis.
  • B As matérias-primas e os ingredientes caracterizados como produtos perecíveis devem ser expostos à temperatura ambiente por, no máximo, duas horas, a fim de não comprometer a qualidade higiênico-sanitária do alimento preparado
  • C Os lotes das matérias-primas, dos ingredientes ou das embalagens reprovados ou com prazos de validade vencidos devem ser imediatamente devolvidos ao fornecedor e, na impossibilidade, devem ser devidamente identificados antes de serem armazenados junto aos demais insumos
  • D O tratamento térmico deve garantir que todas as partes do alimento atinjam a temperatura de, no mínimo, 70°C. Temperaturas inferiores podem ser utilizadas no tratamento térmico desde que as combinações de tempo e temperatura sejam suficientes para assegurar a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos.
  • E As matérias-primas, os ingredientes e as embalagens devem ser armazenados sobre paletes, estrados e ou prateleiras, respeitando-se o espaçamento mínimo necessário para garantir adequada ventilação, limpeza e, quando for o caso, desinfecção do local. Os paletes, estrados e ou prateleiras devem ser de material liso e de fácil higienização, como madeira, plástico ou MDP.
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Analise as afirmativas abaixo em relação à higiene dos alimentos.
1. Desinfecção é a operação que compreende duas etapas, a limpeza e a higienização.
2. Desinfecção é a operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microrganismos em nível que não comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento.
3. Higienização é a operação que compreende duas etapas, a limpeza e a desinfecção.
4. Higienização é a operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microrganismos em nível que não comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento.
5. Limpeza é a operação de remoção de substâncias minerais e ou orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujidades.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 2
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5
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Assinale a alternativa correta em relação à Estratégia Saúde da Família (ESF) e ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

  • A Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais. Para exercer suas atividades, as equipes NASF devem ocupar o espaço físico das unidades às quais estão vinculadas, ou ainda outros espaços disponíveis no território, como o espaço das academias da saúde, escolas, parques, dentro outros
  • B A ESF visa à reorganização do SUS em todos os seus níveis de assistência: atenção primária, secundária e terciária
  • C Atualmente, a equipe de Saúde da Família (eSF) é uma equipe multiprofissional, formada por médico generalista ou especialista em saúde da família, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem, cirurgião dentistas, técnico bucal, nutricionista, psicólogo, educador físico e agentes comunitários
  • D Os NASF configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), com as equipes de Atenção Secundária, e com o Programa Academia da Saúde.
  • E Ainda não existem critérios que definam apropriadamente como deve ser a composição de cada um dos NASF. Dessa forma, a composição é definida exclusivamente de acordo com as prioridades elencadas pelos gestores municipais.
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Analise as afirmativas abaixo em relação à Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) nos serviços de saúde e ao Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).
1. A VAN nos serviços de saúde inclui a avaliação antropométrica (medição de peso e estatura) e do consumo alimentar cujos dados são consolidados no SISVAN.
2. A VAN, na atenção básica, é destinada exclusivamente para crianças, adolescente e gestantes, além de adultos e de idosos beneficiários do Programa Bolsa Família.
3. A avaliação antropométrica, no âmbito do SISVAN, é responsabilidade técnica exclusiva do nutricionista.
4. O SISVAN apoia gestores e profissionais de saúde no processo de organização e avaliação da atenção nutricional, permitindo que sejam observadas prioridades a partir do levantamento de indicadores de alimentação e nutrição da população assistida.
5. Para realizar as ações de VAN é necessário ter equipamentos antropométricos adequados. Os equipamentos mínimos são: balanças, antropômetros, adipômetros e fita métrica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
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De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), assinale a alternativa correta sobre o tratamento dietoterápico da Hipertensão Arterial.

  • A O peso corporal deve ser controlado para a manutenção de IMC ≤ 30 kg/m2 .
  • B O consumo de sal deve ser restrito a 2 g/dia, com substituição de cloreto de sódio por cloreto de potássio, em caso de Doença Renal Crônica
  • C O café, por ser rico em cafeína, está associado à elevação gradual da pressão arterial. Portanto, recomenda-se que indivíduos com hipertensão arterial consumam, exclusivamente, café descafeinado.
  • D Na dieta DASH, o efeito hipotensor decorre do padrão de dieta, mais do que de seus componentes individuais – alto teor de potássio, cálcio, magnésio e fibras, com quantidades reduzidas de colesterol e gordura total e saturada. Portanto, a dieta do tipo DASH deve ser prescrita para o tratamento dietoterápico da hipertensão arterial.
  • E Considerando que a deficiência de vitamina D está associada à elevação da pressão arterial, recomenda-se a suplementação diária de 1000 UI dessa vitamina, para pessoas com mais de 65 anos de idade.
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Analise as afirmativas abaixo sobre o tratamento do diabetes mellitus (DM), de acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2019-2020).
1. A ingestão diária recomendada para o consumo de sacarose é de no máximo 5 a 10% do Valor Energético Total (VET).
2. As recomendações de vitaminas e minerais para indivíduos com DM seguem as recomendações da população sem diabetes.
3. Recomenda-se que indivíduos com DM realizem dieta com baixo teor de carboidratos (< 45 % do VET).
4. Recomenda-se dieta hiperproteica (> 2g/kg) para indivíduos com DM, desde que a fonte de proteína seja vegetal.
5. Recomenda-se a quantidade de 20 g de fibra dietética para cada 1.000 kcal ingeridas para homens e mulheres com DM2 e, no mínimo, 14 g/1.000 kcal para pessoas com DM1 sem síndrome metabólica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 5
  • B São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4
  • E São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
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Assinale a alternativa correta em relação à nutrição na gestação e na lactação.

  • A De acordo com o Ministério da Saúde, as gestantes devem receber suplementação de ferro no período pré-concepção para prevenção de Defeitos de Tubo Neural e durante toda a gestação para a prevenção da anemia
  • B De acordo com o Institute of Medicine (IOM), uma gestante que apresentava Índice de Massa Corporal (IMC) pré-gestacional inferior à 18,5 kg/m2 deve ganhar entre 12,5 a 18,0 kg de peso durante a gestação.
  • C Durante a gestação, o custo energético varia conforme o trimestre gestacional. Para o ganho de peso adequado, recomenda-se que gestantes recebam um aporte energético de aumentado somente a partir do segundo trimestre, sendo 285 kcal no segundo e 483 kcal no terceiro.
  • D Os ácidos graxos essenciais são nutrientes biologicamente importantes e considerados potentes mediadores bioquímicos, relacionados com a resposta imunológica. Portanto, o Ministério da Saúde preconiza a suplementação de 1000 mg ácido docosaexaenoico (DHA) diariamente para todas as gestantes e lactantes
  • E O requerimento de proteínas não sofre alteração no período de lactação, portanto, a recomendação de proteína é a mesma que a realizada para mulheres não lactantes.
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Analise o texto abaixo:
Em relação à avaliação antropométrica de crianças, uma criança de anos, classificada na curva de peso-para- em Escore-z está com para idade.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A 2 • idade • –1 • magreza
  • B 5 • idade • –1 • peso adequado
  • C 5 • estatura • –3 • baixo peso
  • D 5 • idade • +2 • peso elevado
  • E 10 • estatura • +2 • sobrepeso
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Assinale a alternativa correta em relação à avaliação antropométrica de adolescentes.

  • A O IMC para a idade é recomendado internacionalmente para diagnóstico individual e coletivo dos distúrbios nutricionais na adolescência.
  • B Um adolescente classificado com estatura-para-idade acima do percentil 99,9 (Escore-z +3) está com altura adequada para idade.
  • C Um adolescente classificado com IMC-paraidade abaixo do percentil 0,3 (Escore-z –2) está eutrófico
  • D O Ministério da Saúde recomenda a utilização do IMC para avaliação de indivíduos até 18 anos de idade.
  • E Nos procedimentos de diagnóstico nutricional de adolescentes, a Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) recomenda o uso da classificação do IMC proposta pela OMS.
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De acordo com a Resolução n° 465 do Conselho Federal de Nutricionistas de 2010, assinale a alternativa correta em relação às competências do Nutricionista vinculado à Entidade Executora, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

  • A Acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar.
  • B Realizar o diagnóstico clínico de indivíduos com necessidades nutricionais específicas, como obesidade, diabetes e alergia alimentar.
  • C Estabelecer as normas gerais de planejamento, execução, controle, monitoramento e avaliação do PNAE.
  • D Promover estudos e pesquisas que permitam avaliar as ações voltadas para a alimentação escolar, desenvolvidas no âmbito das respectivas escolas.
  • E Propor e realizar ações de educação alimentar e nutricional para a comunidade escolar, inclusive promovendo a consciência ecológica e ambiental, articulando-se com a direção e com a coordenação pedagógica da escola para o planejamento de atividades com o conteúdo de alimentação e nutrição.
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São diretrizes da alimentação escolar, previstas pela Lei n° 11.947, de 2009:
1. A universalidade do atendimento aos alunos matriculados exclusivamente na rede pública de educação infantil. 2. A participação da comunidade no controle social, no acompanhamento das ações realizadas pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios para garantir a oferta da alimentação escolar saudável e adequada. 3. O apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais, priorizando as comunidades tradicionais indígenas e de remanescentes de quilombos. 4. O direito à alimentação escolar, visando a garantir segurança alimentar e nutricional dos alunos, sem que haja distinção em razão de diferenças biológicas de idade, de gênero e de condições de saúde dos alunos. 5. A inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
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Analise as afirmativas abaixo em relação à Lei n° 11.947, de 2009, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica.


1. A alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública e dever do Estado.

2. O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE tem por objetivo contribuir com a cessação da fome dos alunos da educação básica pública, por meio oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

3. O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

4. Qualquer pessoa física ou jurídica poderá denunciar ao FNDE, ao Tribunal de Contas da União, aos órgãos de controle interno do Poder Executivo da União, ao Ministério Público e ao CAE as irregularidades eventualmente identificadas na aplicação dos recursos destinados à execução do PNAE.

5. A responsabilidade técnica pela alimentação escolar nos Estados, no Distrito Federal, nos Municípios e nas escolas federais caberá aos secretários de saúde, que deverão respeitar as diretrizes previstas nesta Lei e na legislação pertinente, no que couber, dentro das suas atribuições específicas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
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Assinale a alternativa correta, considerando a Resolução/CD/FNDE n° 26, de 2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

  • A Os cardápios deverão atender aos alunos com necessidades nutricionais específicas, tais como doença celíaca, diabetes, hipertensão, anemias, alergias e intolerâncias alimentares, dentre outras.
  • B Os cardápios deverão ser planejados para atender no mínimo 20% das necessidades nutricionais diárias quando ofertada uma refeição, para as creches em período parcial.
  • C Os cardápios deverão oferecer, no mínimo, três porções de frutas e hortaliças por semana (200g/ aluno/semana) nas refeições ofertadas, sendo que as bebidas à base de frutas substituem a obrigatoriedade da oferta de frutas in natura.
  • D Os recursos financeiros repassados pelo FNDE no âmbito do PNAE serão utilizados exclusivamente na aquisição de gêneros alimentícios, bem como de equipamentos necessários para o processamento dos alimentos e preparo das refeições.
  • E A Unidade Executora aplicará teste de aceitabilidade aos alunos, independente de faixa etária, sempre que introduzir no cardápio alimento novo ou quaisquer outras alterações inovadoras, no que diz respeito ao preparo, ou para avaliar a aceitação dos cardápios praticados frequentemente.
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São recomendações da Resolução/CD/FNDE n° 26, de 2013 em relação à composição das preparações diárias da alimentação escolar:
1. Máximo de 5% da energia total proveniente de açúcar simples adicionado. 2. Entre 15 a 30% da energia total proveniente de gorduras totais. 3. Máximo de 2.000 mg de sódio per capita, em período integral, quando ofertadas três ou mais refeições. 4. Máximo de 10% da energia total proveniente de gordura saturada. 5. Máximo de 15% de energia total proveniente de proteínas de origem animal.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
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Assinale a alternativa correta em relação às carências nutricionais.

  • A Crianças maiores de 24 meses de vida e adolescentes não compõem o grupo de risco para deficiência de iodo no Brasil.
  • B O Programa Nacional de Suplementação de Ácido Fólico contempla crianças de seis a 24 meses de idade.
  • C O Programa Nacional de Suplementação de Ferro consiste na suplementação profilática de ferro para todas as crianças de seis a 48 meses de idade.
  • D A partir do 6o até o 59o mês de idade, todas as crianças matriculadas em estabelecimentos públicos de ensino do Brasil devem receber doses de vitamina A.
  • E De acordo com o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, os suplementos de vitamina A devem ser oferecidos às crianças de 12 a 59 meses de idade de seis em seis meses.

Português

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Leia o texto de Luís Fernando Veríssimo.


Foi numa festa de família, dessas de fim de ano. Já que o bisavô estava morre não morre, decidiram tirar uma fotografia de toda a família reunida, talvez pela última vez.

A bisa e o bisa sentados, filhos, filhas, noras, genros e netos em volta, bisnetos na frente, esparramados pelo chão. Castelo, o dono da câmara, comandou a pose, depois tirou o olho do visor e ofereceu a câmara a quem ia tirar a fotografia. Mas quem ia tirar a fotografia? – Tira você mesmo, ué. – Ah, é? E eu não saio na foto?

O Castelo era o genro mais velho. O primeiro genro. O que sustentava os velhos. Tinha que estar na fotografia. – Tiro eu - disse o marido da Bitinha. – Você fica aqui - comandou a Bitinha. Havia uma certa resistência ao marido da Bitinha na família. A Bitinha, orgulhosa, insistia para que o marido reagisse. “Não deixa eles te humilharem, Mário Cesar”, dizia sempre. O Mário Cesar ficou firme onde estava, do lado da mulher.

A própria Bitinha fez a sugestão maldosa: – Acho que quem deve tirar é o Dudu… O Dudu era o filho mais novo de Andradina, uma das noras, casada com o Luiz Olavo. Havia a suspeita, nunca claramente anunciada, de que não fosse filho do Luiz Olavo. O Dudu se prontificou a tirar a fotografia, mas a Andradina segurou o filho. – Só faltava essa, o Dudu não sai.

E agora? – Pô, Castelo. Você disse que essa câmara só faltava falar. E não tem nem timer!

O Castelo impávido. Tinham ciúmes dele. Porque ele tinha um Santana do ano. Porque comprara a câmara num duty free da Europa. Aliás, o apelido dele entre os outros era “Dutifri”, mas ele não sabia.

– Revezamento - sugeriu alguém. – Cada genro bate uma foto em que ele não aparece, e… A ideia foi sepultada em protestos. Tinha que ser toda a família reunida em volta da bisa. Foi quando o próprio bisa se ergueu, caminhou decididamente até o Castelo e arrancou a câmara da sua mão. – Dá aqui. – Mas seu Domício… – Vai pra lá e fica quieto. – Papai, o senhor tem que sair na foto. Senão não tem sentido! – Eu fico implícito - disse o velho, já com o olho no visor. E antes que houvesse mais protestos, acionou a câmara, tirou a foto e foi dormir.

Preencha as lacunas das frases com o que está colocado entre parênteses.

 Informei .............. (aos/os) professores sobre o possível concurso para efetivos.

 Mora ........... (à/na) Rua das Torres e prefere ônibus ..........  (a/do que) carro particular para ir ......... (no/ao) centro da cidade.

 Gostaria de pedir peixe e carne bem ................... (passada/passados).

 Maria estava .............. (meio/meia) cansada, tomou apenas .......... (meio/meia) xícara de chá e foi dormir, dizendo  ............ (obrigado/obrigada) ao seu pai que .............. (a/lhe) olhava com carinho.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.

  • A os • à • do que • ao • passada • meio • meia • obrigado • a
  • B os • na • a • ao • passada • meio • meia • obrigada • a
  • C aos • à • do que • no • passados • meio • meia • obrigado • lhe
  • D aos • na • a • ao • passados • meia • meia • obrigado • lhe
  • E aos • na • a • ao • passada • meio • meia • obrigada • a
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Leia o texto.

(…) era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas das mãos. As portas das latrinas não descansavam, era um subir e fechar a cada instante, um entrar e sair sem tréguas. Não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou as saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo no capinzal dos fundos, por trás da estalagem ou no recanto das hortas.

Aluísio Azevedo. O cortiço – fragmento

Assinale a alternativa correta, considerando o texto.

  • A O texto desnuda a atitude de pessoas que vivem em comunidades carentes.
  • B O texto mostra a conduta de pessoas que vivem em condições desfavoráveis.
  • C O texto explora a condição que vivem pessoas com pouca educação.
  • D No texto, há o relato de uma comunidade composta por pessoas despreocupadas com o lugar onde vivem.
  • E O texto mostra a conduta de pessoas que agiam com simplicidade e resignação.
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Leia o texto.

(…) era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas das mãos. As portas das latrinas não descansavam, era um subir e fechar a cada instante, um entrar e sair sem tréguas. Não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou as saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo no capinzal dos fundos, por trás da estalagem ou no recanto das hortas.

Aluísio Azevedo. O cortiço – fragmento

Assinale a alternativa em que a expressão/frase está corretamente reescrita, considerando o sentido no texto.

  • A Esfregavam com força as ventas e as barbas. Lavavam com debilidade o nariz e a barba.
  • B O chão inundava-se. O chão descarregava-se de água.
  • C … era um subir e fechar a cada instante. Os chuveiros ficavam no alto e as pessoas precisavam subir para usá-las quando então fechavam suas portas.
  • D … não se davam ao trabalho. As crianças não tinham vez, frente à fila de adultos para usar as latrinas.
  • E Via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço. Os braços e pescoço morenos ficavam à mostra.
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Leia o texto.

(…) era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas das mãos. As portas das latrinas não descansavam, era um subir e fechar a cada instante, um entrar e sair sem tréguas. Não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou as saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo no capinzal dos fundos, por trás da estalagem ou no recanto das hortas.

Aluísio Azevedo. O cortiço – fragmento

Analise as afirmativas abaixo:

1. Há algumas palavras no texto que caracterizam como animais as pessoas descritas.
2. As pessoas eram conformadas com a condição que tinham para viver.
3. Na frase: “via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço”, há uma colocação pronominal que poderia ser em próclise.
4. Na frase: “os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo”, há um pleonasmo vicioso.
5. A frase: “As portas das latrinas não descansavam, era um subir e fechar a cada instante” é um período composto por orações coordenadas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • E São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
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Leia o texto.

(…) era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas das mãos. As portas das latrinas não descansavam, era um subir e fechar a cada instante, um entrar e sair sem tréguas. Não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou as saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo no capinzal dos fundos, por trás da estalagem ou no recanto das hortas.

Aluísio Azevedo. O cortiço – fragmento

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

( ) No texto, a aglomeração de homens e mulheres gerava uma algazarra que aumentava gradativamente.
( ) A expressão “ali mesmo no capinzal dos fundos” completa o sentido do substantivo “despachar-se”.
( ) O primeiro “que” do texto substitui a palavra “água” imediatamente anterior a ele.
( ) Em: “para não as molhar”, a palavra “as” retoma a palavra “saia”.
( ) Na frase: “prender as saias” temos um exemplo claro de verbo ligado a seu objeto de forma direta.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • F • V • F • V
  • B V • F • F • V • V
  • C F • V • V • F • V
  • D F • V • F • V • F
  • E F • F • V • V • F
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Leia o texto.

(…) era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas das mãos. As portas das latrinas não descansavam, era um subir e fechar a cada instante, um entrar e sair sem tréguas. Não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou as saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo no capinzal dos fundos, por trás da estalagem ou no recanto das hortas.

Aluísio Azevedo. O cortiço – fragmento

Assinale a alternativa em consonância com nossa gramática normativa.

  • A Homens e mulheres ficavam frente à frente diante das latrinas.
  • B Eles obedeciam à regras criadas para aquele ambiente especifico.
  • C Ele se dedicava às boas ações, foi, pois, reconhecido pela comunidade.
  • D Esta é a desculpa que preciso para validar minha atitude: um ambiente hostil.
  • E Via-se na placa diante das latrinas: “É proibido a entrada de crianças neste recinto”.
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Texto 1

Concórdia tem pior dezembro da série  histórica em geração de empregos

Depois de uma sequência de meses com resultados positivos e apresentando uma tendência de crescimento, a geração de empregos de Concórdia registrou uma grande queda. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados na sexta-feira, dia 24, pelo Ministério da Economia, apontam que o município fechou dezembro com saldo negativo de 885 vagas.

Esse resultado é a diferença entre as 839 contratações e os 1724 desligamentos – que podem ser demissões ou mudança de cidade. O saldo de dezembro é, conforme levantamento feito pela reportagem da emissora, o pior da série histórica para este mês do ano desde 2003, ou seja, em 17 anos, desde quando os dados do CAGED começaram a ser divulgados.

Os números, apesar de ruins, somente seguem a tendência de todos os outros meses de dezembro. Historicamente, desde 2003, Concórdia sempre teve saldo negativo no último mês do ano. Isso ocorre por conta dos trabalhos temporários. Nos resultados por setor, chama a atenção que, dos oito analisados, apenas um não teve saldo negativo: que foi a agricultura, que fechou com saldo de zero, ou seja, nenhuma vaga criada. A administração pública foi o que teve o pior resultado.

Em nível nacional, o país também apresentou resultado negativo. Foram fechadas 307.311 vagas formais no período, mas o saldo é melhor do que em 2018. Os dados para Santa Catarina também não são bons. O saldo de dezembro foi de 24,3 mil vagas fechadas, o pior número desde dezembro de 2016. No entanto, o desempenho negativo no último mês do ano é esperado e ocorre em todos os estados por razões sazonais.

BORTOLI, Luan de. Disponível em: <http://www.96fm.fm.br/noticias/36840-concordia-tem-pior-dezembro-da-serie-historicaem-geracao-de empregos>. Acesso em: 23 fev. de 2020. Publicado em 27/01/2020. [Adaptado].

Sobre o texto 1, é correto o que se afirma em:

  • A No mês de dezembro de 2019, em Concórdia não houve novas contratações, apenas demissões.
  • B Historicamente, Concórdia sempre teve saldo negativo de vagas de trabalho em dezembro, exceto em 2003.
  • C Como houve muitas demissões em dezembro, o saldo de empregos em Concórdia no ano de 2019 foi negativo.
  • D Do total de vagas de trabalho fechadas em Santa Catarina em dezembro de 2019, um pouco mais de 3,5% foram em Concórdia.
  • E Dentre todos os setores analisados, apenas em um houve criação de novas vagas de trabalho: o da agricultura.

Saúde Pública

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Biossegurança é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar os fatores de risco inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal, o meio ambiente e a qualidade do trabalho realizado.
Assinale a alternativa correta acerca dos tipos de precauções a serem adotadas pelos profissionais da saúde.

  • A Na precaução por aerossóis está indicado apenas o uso de máscara cirúrgica para o profissional da saúde.
  • B Na precaução de contato devem-se usar luvas apenas quando houver risco de contato com sangue, secreções ou membranas mucosas.
  • C A Precaução Padrão deve ser seguida para todos os pacientes, independente da suspeita ou não de infecções.
  • D A precaução de contato deve ser utilizada diante de doenças como meningites bacterianas, coqueluche, difteria, caxumba, influenza e rubéola.
  • E Na precaução por gotículas, mesmo quando não houver disponibilidade de quarto privativo, o paciente não pode ser internado com outros pacientes ainda que com infecção pelo mesmo microrganismo.
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Sobre o SUS, é correto afirmar:

  • A A fraternidade, igualdade e equidade constituem a base do SUS.
  • B Os gestores do SUS são os representantes dos 2 níveis de governo, ou seja, federal e estadual.
  • C A rede do SUS é organizada de forma centralizada e não regionalizada.
  • D A Desigualdade da assistência é um dos princípios do SUS, uma vez que se defende privilegiar populações mais vulneráveis em detrimento de outras menos necessitadas.
  • E Dentre os princípios do SUS está a integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
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Analise as afirmativas abaixo acerca do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária:
1. A gestão do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária é compartilhada entre o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as Secretarias Estaduais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde.
2. Os órgãos de vigilância epidemiológica e sanitária nas três esferas de gestão do SUS deverão desenvolver ações conjuntas que visem à promoção e à proteção da saúde da população, quando da ocorrência de eventos, com relevância epidemiológica, relacionados com os produtos sob vigilância sanitária.
3. Dentre as atribuições dos gestores municipais está a de identificar e divulgar sinais e ou alertas de alcance municipal, relativos às notificações, bem como alimentar o sistema de informação para suporte às ações do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária.
4. Compete à ANVISA divulgar a identidade dos notificantes e pacientes/usuários, sem necessidade de manter a confidencialidade de identidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
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Em função da pandemia pelo COVID-19, o uso de máscaras tornou-se algo evidente entre a população e os profissionais de saúde, sendo considerado componente essencial quando se fala em Biossegurança.
Assinale a alternativa correta acerca dos tipos de máscaras e equipamentos de proteção respiratória.

  • A Os equipamentos de proteção respiratória, ou respiradores, são conhecidos pela sigla PFF, de Peça Semifacial Filtrante e protegem apenas contra gotículas, não sendo eficaz na proteção contra aerossóis contendo vírus, bactérias e fungos, a depender de sua classificação.
  • B Em ambiente hospitalar, para proteção contra aerossóis contendo agentes biológicos, a máscara mais adequada é a cirúrgica.
  • C A máscara cirúrgica é indicada para proteger o trabalhador da saúde de infecções por aerossóis transmitidas a curta distância e pela projeção de sangue ou outros fluidos corpóreos que possam atingir suas vias respiratórias.
  • D As máscaras cirúrgicas são máscaras faciais confeccionadas em não tecido de uso médico-hospitalar, que devem possuir uma manta filtrante que assegure a sua eficácia em filtrar microrganismos e reter gotículas, devendo ser testadas e aprovadas.
  • E O respirador N95 com filtro PFF2/P2 retém gotículas, porém não é indicado para proteger o trabalhador contra aerossóis contendo vírus, bactérias e fungos.
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Indicadores de Saúde são instrumentos utilizados para medir uma realidade, como parâmetro norteador, instrumento de gerenciamento, avaliação e planejamento das ações na saúde, de modo a permitir mudanças nos processos e resultados.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

  • A Indiciadores demográficos são aqueles que medem a distribuição de fatores determinantes da situação de saúde relacionados à dinâmica populacional na área geográfica referida.
  • B Indicadores socioeconômicos medem os fatores de risco (por ex. tabaco, álcool), e/ou proteção (por ex. alimentação saudável, atividade física, aleitamento) que predispõem à doenças e a agravos ou protegem das doenças e agravos
  • C Indicadores de mortalidade informam a ocorrência e distribuição de doenças e agravos à saúde na população residente na área geográfica referida.
  • D Indicadores de morbidade informam a ocorrência e distribuição das causas de óbito no perfil da mortalidade da população residente na área geográfica referida.
  • E Indicadores de Fatores de Risco e de Proteção medem a distribuição dos fatores determinantes da situação de saúde relacionados ao perfil econômico e social da população residente na área geográfica referida.
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As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são a causa principal de mortalidade e de incapacidade prematura na maioria dos países de nosso continente, incluindo o Brasil.
Destas, o grupo das doenças de maior impacto para a saúde pública são:

  • A O câncer
  • B O Diabetes Mellitus
  • C As doenças cardiovasculares
  • D As doenças respiratórias crônicas
  • E As doença renais, particularmente a insuficiência renal crônica
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Nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), o Câncer merece atenção devido a mudanças nas taxas de mortalidade.
Analise as afirmativas abaixo sobre essas taxas de mortalidade:
1. Análise de tendência da mortalidade indica que, entre homens, as taxas ajustadas por idade segundo a população-padrão mundial por câncer de pulmão, próstata e colorretal estão aumentando.
2. As taxas de mortalidade de câncer de estômago e outras doenças crônicas Diabetes Respiratórias Câncer Cardiovasculares estão diminuindo.
3. Nas mulheres, as taxas de mortalidade por câncer de mama, pulmão e colorretal aumentaram enquanto as de câncer do colo do útero e do estômago diminuíram.
4. A tendência do câncer de pulmão em homens em idades mais jovens até 59 anos é declinante, ao passo que, para homens e mulheres com 60 anos e mais, a tendência é de aumento, o que já pode ser reflexo da diminuição do tabagismo em homens a partir das últimas décadas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
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A portaria no 2.446, de 11 de novembro de 2014 redefiniu a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), detalhando vários Princípios, entre eles o da Equidade. Indique-o

  • A Princípio que considera que intervenções e a visão de diferentes atores, grupos e coletivos na identificação de problemas e solução de necessidades, atuando como corresponsáveis no processo de planejamento, de execução e de avaliação das ações.
  • B Princípio que se refere à autonomia, à identificação de potencialidades e ao desenvolvimento de capacidades, possibilitando escolhas conscientes de sujeitos e comunidades sobre suas ações e trajetórias
  • C Princípio que se refere ao processo de intervenção que estimula os sujeitos e coletivos a adquirirem o controle das decisões e das escolhas de modo de vida adequado às suas condições sócio-econômico-culturais.
  • D Princípio que se baseia nas práticas e as ações de promoção de saúde, na distribuição igualitária de oportunidades, considerando as especificidades dos indivíduos e dos grupos.
  • E Princípio que se refere ao processo de articulação de saberes, potencialidades e experiências de sujeitos, grupos e setores na construção de intervenções compartilhadas, estabelecendo vínculos, corresponsabilidade e cogestão para objetivos comuns.
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As ações em saúde, tanto preventivas quanto curativas, têm sido consideradas, em algumas situações, excessivas e agressivas, tornando-se também um fator de risco para a enfermidade e a doença.
Esse novo nível de prevenção, pressupõe ações clínicas centradas na pessoa, e pautadas na epidemiologia clínica e na saúde baseada em evidências, que caracteriza a prevencão:

  • A primária
  • B secundária
  • C terciária
  • D quaternária
  • E fundamental
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Nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), o Câncer merece atenção devido a mudanças nas taxas de mortalidade.
Analise as afirmativas abaixo sobre essas taxas de mortalidade:
1. Análise de tendência da mortalidade indica que, entre homens, as taxas ajustadas por idade segundo a população-padrão mundial por câncer de pulmão, próstata e colorretal estão aumentando.
2. As taxas de mortalidade de câncer de estômago e outras doenças crônicas Diabetes Respiratórias Câncer Cardiovasculares estão diminuindo.
3. Nas mulheres, as taxas de mortalidade por câncer de mama, pulmão e colorretal aumentaram enquanto as de câncer do colo do útero e do estômago diminuíram.
4. A tendência do câncer de pulmão em homens em idades mais jovens até 59 anos é declinante, ao passo que, para homens e mulheres com 60 anos e mais, a tendência é de aumento, o que já pode ser reflexo da diminuição do tabagismo em homens a partir das últimas décadas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.