Resolver o Simulado MS CONCURSOS - Nível Superior

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Português

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Leia o texto para responder à próxima questão.

Vivendo e aprendendo (Victor Hugo).
Na vida temos muitas surpresas, boas, ruins, inesperadas... Temos que estar preparados para reagir a cada uma delas. Chore, ria, faça careta, pule, dance, cante, corra, viva. Não tenha medo de viver e ser feliz! Existem momentos na vida que podem parecer bobos, que podem parecer comuns para você por enquanto, mas um dia você pode olhar pra trás e dizer: esse foi o dia mais feliz de minha vida, "até agora". Por isso, aprecie cada momento na vida como se fosse único e especial, com uma pessoa especial. Não busque a felicidade muito longe, ela pode estar mais perto do que você imagina! Tente apenas ser feliz, faça o que der vontade, não se importe com o que os outros dizem sobre você, porém, tente não dizer nada sobre os outros. Não faça com o próximo o que não quer para si mesmo. 
Marque a alternativa correta, quanto ao número de sílabas, nas palavras do texto (especial, outros, boas, não).
  • A Trissílaba, dissílaba, dissílaba, monossílaba.
  • B Polissílaba, dissílaba, dissílaba, monossílaba.
  • C Polissílaba, trissílaba, dissílaba, monossílaba.
  • D Trissílaba, trissílaba, dissílaba, monossílaba.
2
Em se tratando de figuras de linguagem, assinale a alternativa incorreta.
  • A Penetramos no coração da floresta. (Metáfora).
  • B Rios te correrão dos olhos, se chorares! (Hipérbole).
  • C “Som que tem cor, fulgor, sabor, perfume.” (Sinestesia).
  • D “Grande no pensamento, grande na ação, grande na glória, grande no infortúnio, ele morreu desconhecido e só.” (Sínquise).
3
Sobre discurso direto, indireto e indireto livre, marque a alternativa incorreta.
  • A O sacerdote, com o coração a sangrar, disse que positivamente aquele país não era amigo de Deus. (Discurso indireto).
  • B O professor afirmou: “Aquele que não sabe obedecer, não deve mandar.” (Discurso direto).
  • C O médico recusou pagamento, acrescentando que era cristão levar a saúde à casa dos pobres. (Discurso indireto livre).
  • D Eu ordenei-lhe: “Venha imediatamente.” (Discurso direto).
4
Assinale a alternativa, onde temos uma oração subordinada adverbial consecutiva.
  • A Trabalha muito, a fim de que nada falte à família.
  • B Ele foi tão generoso, que me deixou pasmado!
  • C Assim que o professor entrou, os alunos se levantaram.
  • D Foram tamanhas as suas provações, que o pobre homem sucumbiu de tristeza.
5
Quanto à acentuação gráfica, assinale a alternativa incorreta.
  • A Má / rouxinóis / três.
  • B Idéia / jibóia / assembléia.
  • C Só / avó / parabéns.
  • D Vinténs / vê / português.
6

Leia o poema para responder à próxima questão.


Eu. (Florbela Espanca).

Eu sou a que no mundo anda perdida,

Eu sou a que na vida não tem norte,

Sou a irmã do Sonho e desta sorte

Sou a crucificada … a dolorida …


Sombra de névoa tênue e esvaecida,

E que o destino amargo, triste e forte,

Impele brutalmente para a morte!

Alma de luto sempre incompreendida!…


Sou aquela que passa e ninguém vê…

Sou a que chamam triste sem o ser…

Sou a que chora sem saber porquê…


Sou talvez a visão que Alguém sonhou,

Alguém que veio ao mundo pra me ver,

E que nunca na vida me encontrou! 

De acordo com o poema, assinale a alternativa incorreta.
  • A Os dois últimos tercetos, falam da vontade do eu lírico encontrar o amor, o desejo de ser notada, compreendida, amada por um alguém, que nunca a encontrou.
  • B O poema trata da fragilidade do Eu, a busca de algo que não se sabe onde está, há dor, incompreensão padecida pelo eu lírico.
  • C Na primeira estrofe, notamos uma mulher perdida, buscando a sua própria identidade, sem rumo na vida.
  • D O poema mostra que o eu lírico é uma pessoa corajosa, cheia de confiança, sabe o que quer, ama e é muito amada.
7

Leia o poema para responder à próxima questão.


Eu. (Florbela Espanca).

Eu sou a que no mundo anda perdida,

Eu sou a que na vida não tem norte,

Sou a irmã do Sonho e desta sorte

Sou a crucificada … a dolorida …


Sombra de névoa tênue e esvaecida,

E que o destino amargo, triste e forte,

Impele brutalmente para a morte!

Alma de luto sempre incompreendida!…


Sou aquela que passa e ninguém vê…

Sou a que chamam triste sem o ser…

Sou a que chora sem saber porquê…


Sou talvez a visão que Alguém sonhou,

Alguém que veio ao mundo pra me ver,

E que nunca na vida me encontrou! 

No primeiro terceto (último verso), a palavra porquê aparece acentuada porque:
  • A É uma conjunção coordenativa explicativa.
  • B É uma conjunção subordinativa adverbial causal.
  • C É empregado como substantivo, significa motivo, razão, causa.
  • D Equivale a um pronome relativo.
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Quanto à composição das palavras, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.


( ) Composição é o processo pelo qual palavras novas são formadas pela junção de duas, ou mais palavras, ou seja, de dois, ou mais radicais. Essas palavras são denominadas compostas em oposição às simples, que possuem um só radical.

( ) Composição por justaposição: é a junção em que as palavras não sofrem alteração fonética.

( ) Composição por aglutinação: é a junção em que as palavras sofrem alteração fonética.

( ) Casos especiais de composição: há palavras compostas que não são formadas a partir de outras palavras da língua portuguesa, mas de radicais pertencentes a outras línguas.

  • A F – V – V – V.
  • B V – V – V – F.
  • C V – F – F – V.
  • D V – V – V – V.
9

Relacione as colunas sobre verbos e marque a alternativa correta.


COLUNA I.

A- Verbos anômalos.

B- Verbos defectivos.

C- Verbos abundantes.

D- Verbos auxiliares.

E- Verbos pronominais.

F- Verbos impessoais.


COLUNA II.

(1) São os verbos que antecedem o verbo principal nas locuções verbais. Enquanto o verbo principal é apresentado em uma de suas formas nominais (particípio, gerúndio, infinitivo), o auxiliar é flexionado em tempo, modo, número e pessoa.

(2) São os verbos que possuem duas, ou mais formas equivalentes.

(3) São os verbos que não possuem sujeito em nenhuma pessoa do discurso e são conjugados em uma única forma: 3ª pessoa do singular.

(4) São os verbos que não possuem todas as formas de conjugação.

(5) São os verbos conjugados com pronome pessoal oblíquo átono. Esse pronome é parte intrínseca do verbo, ambos se referem à mesma pessoa do discurso.

(6) São os verbos que apresentam irregularidades profundas, como os verbos ir e ser.

  • A A (6) – B (4) – C (2) – D (1) – E (5) – F (3).
  • B A (6) – B (4) – C (2) – D (3) – E (5) – F (1).
  • C A (1) – B (5) – C (3) – D (6) – E (4) – F (2).
  • D A (5) – B (1) – C (6) – D (3) – E (2) – F (4).
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/547820742155774911/


No texto temos:

  • A Quatro orações coordenadas assindéticas.
  • B Três orações coordenadas assindéticas e outra, coordenada sindética adversativa.
  • C Três orações coordenadas assindéticas e outra, coordenada sindética aditiva.
  • D Quatro orações subordinadas adverbiais.

Noções de Informática

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O MS-Word 2016 trata um documento como uma única seção até que você insira uma quebra de seção. Cada quebra de seção controla o layout e a formatação da seção anterior à quebra. Por exemplo, se você excluir uma quebra de seção, o texto antes da quebra adquire toda a formatação da seção que segue a quebra. A opção de quebra de seção está disponível na aba:
  • A Página inicial
  • B Inserir
  • C Design
  • D Layout
12
O MS-Word 2016 oferece uma opção de espaçamento capaz de alterar uniformemente o espaçamento entre todas as letras selecionadas (entre caracteres). Este espaçamento é denominado:
  • A Espaçamento de primeira linha
  • B Espaçamento de deslocamento
  • C Espaçamento expandido
  • D Espaçamento 1,5 linhas
13
No MS-Excel 2016, a função ________ é útil quando você precisa ter a data atual exibida em uma planilha, independentemente de quando a pasta de trabalho for aberta. Ela também é útil para o cálculo de intervalos. A função é denominada:
  • A HOJE
  • B DATA
  • C DATA.VALOR
  • D DIA
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Para corrigir erros comuns ao trabalhar com fórmulas/funções no MS-Excel 2016, não deixe de:


1. Iniciar todas as funções com o sinal de igual (=).

2. Combinar todos os parênteses de abertura e de fechamento.

3. Usar dois-pontos para indicar um intervalo.

4. Colocar outros nomes de planilha entre aspas simples.


Está correto o contido:

  • A Apenas nas opções 1 e 2.
  • B Apenas nas opções 2 e 3.
  • C Apenas nas opções 1, 2 e 3.
  • D Em todas as opções.
15
______________________ permite a criação de um lote de documentos personalizados para cada destinatário. Por exemplo, uma carta modelo pode ser personalizada para tratar cada destinatário pelo nome. Uma fonte de dados, como uma lista, uma planilha, ou um banco de dados, está associada ao documento. Os espaços reservados, chamados de campos de mesclagem, informam ao MS-Word 2016 onde o documento deve incluir informações da fonte de dados. O nome do recurso descrito que completa adequadamente a lacuna é:
  • A Banco de Dados
  • B Mala Direta
  • C Referências
  • D Correspondência
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Ao salvar um documento do MS-Power Point 2016 em PDF:


I- A formatação e o layout são congelados.

II- As pessoas podem exibir os slides, mesmo que não tenham o PowerPoint, e podem alterá-los.

III- Não é possível salvar um documento inteiro em PDF.


É correto afirmar que:

  • A Apenas a opção I é verdadeira.
  • B Apenas na opção II é verdadeira.
  • C Apenas na opção III é verdadeira.
  • D Todas as opções são verdadeiras.
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Acerca do uso de correio eletrônico é correto afirmar:
  • A Ao ser enviado um e-mail o campo Assunto é obrigatório.
  • B Na opção de endereçamento de mensagens “Cc.” (Com cópia) uma cópia da mensagem é enviada para um, ou mais destinatários, os nomes destes, não ficam visíveis para outros destinatários da mensagem.
  • C O cliente de e-mail Microsoft Outlook possui opção “Solicitar confirmação de leitura”, que possibilita saber quando a mensagem foi lida pelo destinatário.
  • D O Protocolo IMAP permite que mensagens armazenadas em um servidor de correio eletrônico, sejam acessadas a partir de qualquer máquina.
18
Utilizando o Word 2016, é possível adicionar um índice listando as palavras-chaves e os números de páginas, onde as mesmas aparecem. Em qual guia pode ser localizado essa opção?
  • A Layout.
  • B Exibir.
  • C Design.
  • D Referências.
19
No Word 2016, qual opção da guia Revisão é utilizada para adicionar uma anotação acerca de determinada parte do texto?
  • A Novo Comentário.
  • B Contagem de Palavras.
  • C Mostrar Comentários.
  • D Pesquisa Inteligente.
20
Acerca do Powerpoint 2016, é correto afirmar:
  • A A opção instantâneo localizada na guia Design, adiciona um instantâneo de qualquer janela que esteja aberta na área de trabalho.
  • B Os elementos gráficos SmartArt variam desde listas gráficas e diagramas de processos, mas não trabalham com organogramas.
  • C É possível ocultar o slide, para que o mesmo não seja mostrado durante a apresentação.
  • D A opção Comparar, localizada na guia Animações, compara e combina outra apresentação com a atual.

Enfermagem

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Quando ocorre interrupção após a primeira dose da vacina Hepatite B (recombinante), a segunda dose deverá ser administrada assim que for possível, e deve-se programar a terceira dose para 6 meses, após a primeira dose, mantendo o intervalo de pelo menos 8 semanas, entre a segunda e a terceira doses. Sendo assim, para gestantes em qualquer faixa etária e idade gestacional, administra-se:
  • A Na rotina dos serviços, a vacina não está indicada para gestantes e para mulheres no período de amamentação. No entanto, diante do risco de contrair a doença, a relação risco-benefício deve ser avaliada.
  • B A vacinação está contraindicada para as gestantes, no entanto, na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, ou epidemias, o serviço de saúde deverá avaliar a pertinência da vacinação.
  • C 3 (três) doses da vacina, considerando o histórico de vacinação anterior e os intervalos preconizados entre as doses. Caso não seja possível completar o esquema durante a gestação, deverá concluir após o parto.
  • D A vacina é contraindicada para gestantes, mesmo em situações de surto.
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A vacina varicela deve ser administrada uma dose aos 4 (quatro) anos de idade. Corresponde à segunda dose da vacina varicela, considerando a dose de tetra viral, aos 15 meses de idade. Quanto às particularidades da vacina: I- Crianças não vacinadas, oportunamente, aos 4 (quatro) anos de idade, poderão ser vacinadas com até 6 (seis) anos, 11 meses e 29 dias, incluindo as crianças indígenas, nessa faixa etária. II- Criança a partir de 7 (sete) anos de idade, adolescente não vacinado, ou sem comprovação vacinal, administrar 3 (três) doses com intervalo de 60 dias entre elas, mínimo de 30 dias. III- Na gestante a vacina pode ser administrada a partir da comprovação da gravidez, em qualquer período gestacional. Completar o esquema vacinal, preferencialmente, até 20 dias, antes da data provável do parto. Verificar o período da gestação e indicação da vacina, considerando que toda gestante deve receber pelo menos 1 (uma) dose, durante a gestação. IV- Indígenas a partir dos 7 (sete) anos de idade não vacinados, ou sem comprovação vacinal, administrar 1 (uma), ou duas doses de vacina, a depender do laboratório produtor. V- Profissionais de saúde não vacinados e que trabalham na área assistencial, especialmente, em contato com pessoas imunodeprimidas e os da área de pediatria, devem receber uma, ou duas doses de vacina, a depender do laboratório produtor. Está correto o que se afirma apenas em:
  • A I, II e III.
  • B I, IV e V.
  • C II, III e IV.
  • D II, III e V.
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Sobre a vacina dTpa em gestante, é incorreto afirmar:
  • A Gestante vacinada previamente, administrar 3 (três) doses de vacina contendo toxoide tetânico e diftérico, com intervalo de 60 dias entre as doses. Sendo 2 (duas) doses de dT em qualquer momento da gestação e 1 (uma) dose de dTpa, a partir da vigésima semana de gestação.
  • B Gestante vacinada com 1 (uma) dose de dT, administrar 1 (uma) dose de dT, em qualquer momento da gestação e 1 (uma) dose de dTpa, a partir da vigésima semana de gestação, com intervalo de 60 dias, entre as doses, mínimo de 30 dias.
  • C Gestante vacinada com 2 (duas) doses de dT, administrar 1 (uma) dose da dTpa, a partir da vigésima semana de gestação.
  • D Mesmo com esquema completo 3 (três) doses de dT,, ou dTpa e reforço com dT, ou dTpa, a gestante deverá receber sempre 1 (uma) dose de dTpa, a cada gestação.
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Ao preparar a seguinte prescrição: SG 15% 500 ml + SG 50% 40 ml + KCl 10% 10 ml, na vazão de 40 gts/min e levá-la para ser administrada, o seu paciente ansioso, pergunta quanto tempo levará para finalizar esse soro, pois já está de alta, e quer muito ir para casa, você prontamente calcula o tempo e o informa que levará exatamente:
  • A 5 horas e 30 minutos.
  • B 5 horas e 15 minutos.
  • C 4 horas e 35 minutos.
  • D 4 horas e 05 minutos.
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Você trabalha no setor de nefrologia e foi atender uma prescrição médica imediata: Novalgina® 250mg, IM. Supondo que só estivesse disponível no hospital, frasco em gotas de 50mg/ml e você tivesse que administrar esse medicamento via oral, quantas gotas seriam necessárias?
  • A 25.
  • B 26.
  • C 50.
  • D 100.
26
A administração por via intramuscular é a aplicação de medicamento no tecido muscular, devendo-se levar em conta: massa muscular suficientemente grande para absorver o medicamento, espessura do tecido adiposo, idade do paciente, irritabilidade da droga e distância em relação a vasos e nervos importantes, na escolha do local para a aplicação. Com base no texto, responda à próxima questão. 
Analise as afirmações sobre as regiões intramusculares possíveis para administrar medicação: I- À região vasto lateral da coxa pode ser administrada a medicação no paciente deitado, em decúbito dorsal, ou em pé. II- À região dorso glútea, ou ventro glútea, o paciente pode estar deitado, em decúbito ventral, lateral, ou em pé. III- Antes de administrar medicação na região dorso glútea, colocar a mão, não dominante, no quadril contralateral do cliente (mão esquerda no quadril direito), apoiando a extremidade do dedo indicador sobre a espinha ilíaca anterossuperior e o dedo médio, acima da crista ilíaca, espalmar a mão sobre a base do grande trocanter do fêmur, formando um triângulo invertido em “V”. Aplicar no triângulo formado, ou seja, entre os dedos. IV- Antes de administrar medicação na região ventro glútea, deve-se traçar uma linha imaginária da espinha ilíaca posterossuperior, até o grande trocanter do fêmur e fazer a aplicação intramuscular, acima dessa linha. Ou ainda, dividir a nádega em quadrantes, traçando uma linha horizontal do trocanter do fêmur, até as vértebras sacrais, e uma linha vertical da crista ilíaca, até a parte central do sulco infraglúteo. Aplicar no quadrante supralateral. Está correto o que se afirma apenas nos itens:
  • A I e II.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I e IV.
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A administração por via intramuscular é a aplicação de medicamento no tecido muscular, devendo-se levar em conta: massa muscular suficientemente grande para absorver o medicamento, espessura do tecido adiposo, idade do paciente, irritabilidade da droga e distância em relação a vasos e nervos importantes, na escolha do local para a aplicação. Com base no texto, responda à próxima questão. 
Em clientes que recebem injeções por período prolongado, idosos com massa muscular reduzida e para a aplicação de certos agentes, como o ferro, qual o método mais recomendado para o uso de todas as injeções intramusculares?
  • A Técnica em V.
  • B Técnica em Z.
  • C Técnica vertical.
  • D Técnica horizontal.
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A hanseníase é transmitida por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível com um doente com hanseníase, que não está sendo tratado. Normalmente, a fonte da doença é um parente próximo que não sabe que está doente, como avós, pais, irmãos, cônjuges, entre outros. Sendo assim, responda à próxima questão.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para fins operacionais de tratamento, os doentes são classificados em paucibacilares, quando:
  • A Apresentam até cinco lesões de pele com baciloscopia de raspado intradérmico negativo, quando disponível.
  • B Apresentam mais de cinco lesões de pele com baciloscopia de raspado intradérmico negativo, quando disponível.
  • C Apresentam até duas lesões de pele com baciloscopia de raspado intradérmico negativo, quando disponível.
  • D Apresentam até dez lesões de pele com baciloscopia de raspado intradérmico negativo, quando disponível.
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A hanseníase é transmitida por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível com um doente com hanseníase, que não está sendo tratado. Normalmente, a fonte da doença é um parente próximo que não sabe que está doente, como avós, pais, irmãos, cônjuges, entre outros. Sendo assim, responda à próxima questão.
A hanseníase indeterminada (paucibacilar) acomete todos os doentes inicialmente, entretanto, ela pode, ou não ser perceptível. Geralmente esse tipo da doença afeta qual público?
  • A Adultos com comorbidade existente.

  • B Adultos imunossuprimidos e gestantes, a partir do 2º trimestre.
  • C Crianças de 5 a 10 anos, podendo se estender até o final da adolescência.

  • D Crianças abaixo de 10 anos, ou mais, raramente adolescentes e adultos, que foram contatos de pacientes com hanseníase.
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O uso de vias aéreas avançadas durante a RCP, permite que os profissionais, frequentemente, implantem dispositivos de via aérea avançada durante a RCP, para providenciar uma ventilação adequada e reduzir o risco de broncoaspiração de secreções orogástricas. São possíveis estratégias de manejo de vias aéreas durante a ressuscitação, exceto:
  • A Ventilação com bolsa-máscara.
  • B Ventilação com bolsa-máscara com reinalação.
  • C Implantação de via aérea extraglótica.
  • D Intubação endotraqueal.