Resolver o Simulado Agente Administrativo - CAIP-IMES - Nível Médio

0 / 20

Português

1
   Depois de caminhar por alguns metros, Edgar Wilson percebe ao longe a carcaça de um animal. Segue pela estrada de terra batida, que fica deserta a maior parte do tempo e é usada como atalho pelos motoristas que conhecem bem as imediações. Edgard fora atraído para esse trecho por causa de uma revoada de abutres. Assim como a podridão os atrai, os que se alimentam dela atraem Edgard. Tanto as aves carniceiras quanto ele se valem dos próprios sentidos para encontrar os mortos, e ambas as espécies sobrevivem desses restos não reclamados. 
   Todo nascimento é também um pouco de morte. Edgar já viu algumas criaturas nascerem mortas, outras, morrerem horas depois. Sua consciência sobre o fim de todas as coisas tornou-se aguçada desde que abatia o gado e principalmente agora, ao recolher todas as espécies em qualquer parte. Assim como não teme o pôr do sol, Edgar Wilson entende que não deve temer a morte. Ambos ocorrem involuntariamente num fluxo contínuo. De certa forma, o inevitável lhe agrada. Sentir-se passível de morrer fortalece suas decisões. Não importa o que faça, seja o bem, seja o mal, ele deixará de existir.
   Distrai-se dos voos dos abutres e caminha mais alguns metros em outra direção, para a caveira de uma vaca atirada no meio da estrada. Nota que não foi atropelada. Os ossos estão intactos, nenhum sinal de fratura. O couro foi levemente oxidado, consumido pela exposição climática. Não há sinal de vermes necrófagos ou pequenos insetos a devorá-la. Edgar Wilson inclina ainda mais o corpo ao perceber uma colmeia presa às costelas da vaca. Apanha um galho de árvore caído no chão e cutuca a colmeia, mesmo sabendo que é perigoso. Nada acontece. Cutuca-a com mais força e a colmeia se parte. Não há abelhas. Percebe algo pastoso e brilhante. Leva a mão até a colmeia e arranca um favo de mel. Cheira-o. Toca a ponta da língua. Diferente do que imaginou, não está podre. Come um pouco do mel. Agradam-lhe as pequenas explosões do favo rompendo em sua boca, algumas lascas muito finas que se prendem entre os molares superiores. Lambe o excesso de mel nos dedos e os limpa no macacão.

(MAIA, Ana Paula. Enterre seus mortos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 71-72)
Na oração “Edgard fora atraído para esse trecho”(1º§), a forma verbal destacada está flexionada no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo. No contexto em que se encontra, constata-se que ela expressa uma ação:
  • A futura que se relaciona com um fato do passado.
  • B hipotética que poderia ter ocorrido no passado.
  • C passada e anterior a outra ação também passada.
  • D incompleta porque interrompida num momento passado.
2
É proibido chorar 

        Em um dos meus textos em que eu falava sobre as dificuldades de lançar meu livro e, ao mesmo tempo, de suportar as dores diárias da sobrevivência, muita gente se identificou com a minha luta.   
           
         Nenhuma surpresa nisso, pois desde que nascemos as pedras espreitam nosso caminho. 
           
         E a briga pelo leite, o choro, já era o nosso grito de que não aceitaríamos tudo calados.   
         
        Infelizmente, alguns deixaram de gritar, por isso, choram até hoje. Não tenho dó de quem sofre, tenho raiva de quem faz sofrer.   
       
        Sei de vários que estão na luta e merecem o meu e o nosso respeito: são os quixotes da periferia.   

       Não só os da periferia geográfica, mas todos os que vivem no centro do esquecimento da humanidade, quer seja artista (?), ou não. Aliás, ser artista neste país não é um privilégio, e sim um castigo, não sei por que tem tanta gente metida a besta só por conta disso.   
   
         Tristes figuras. Às vezes, os vejo por aí, os guerreiros, correndo atrás de sonhos e também me vejo neles, sou um deles também, nunca deixei de sonhar, coleciono pedras, mas também semeio quimeras. Vejo e me identifico com a luta, outras vezes, observo-os em silêncio e penso no que será que eles estão pensando, ou como deve ser a casa deles, e, na maioria das vezes, quantos inimigos devem ter. E a única coisa da qual tenho certeza e sei é sobre o que eles comem: poeira e lama. Seja procurando um emprego no centro da cidade, um CD demo debaixo do braço, uns poemas numas folhas de sulfite amareladas e sujas ou um simples bico de pedreiro, boa parte desses guerreiros passa a vida lutando e não se importa com as portas pesadas que cada vez se fecham mais para a nossa gente, que nasce sem as chaves certas e programadas.   

           A chave de tudo é não desistir, não há outra saída que não a ousadia, a perseverança e a teimosia. [...]

(VAZ, Sérgio. Literatura, pão e poesia: histórias de um povo lindo e inteligente. São Paulo: Global Editora, 2020, p. 39-40)
Todos os vocábulos abaixo, retirados do texto, recebem o acento gráfico em razão da mesma regra de acentuação, exceto:
  • A diárias.
  • B sobrevivência.
  • C geográfica.
  • D privilégio.
3

No que se refere ao correto uso da crase, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Fomos à Pirapora.
II – Eles foram à Moldávia.
III – Os professores foram à Tailândia.

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens II e III são verdadeiros.
  • E Nenhum dos itens é verdadeiro.
4

Assinale a opção que apresenta a frase em que o gerúndio está bem empregado.

  • A O policial viu o assaltante correndo pela ponte.
  • B O professor entrou em sala abrindo o livro de chamada.
  • C O turista saiu do museu sorrindo.
  • D Tirou o dinheiro do bolso, comprando o livro a seguir.
  • E Pensou um pouco sobre o assunto, decidindo fugir.
5
“Cansei de ser pobre e desconhecido!”
Essa frase, de um cantor famoso, mostra a conjunção e com valor de adição, somando dois adjetivos; assinale a frase abaixo em que essa mesma conjunção mostra outro sentido.
  • A Comprei lápis e caneta.
  • B Vesti terno e gravata.
  • C Li jornais e revistas.
  • D Dormi triste e preocupado.
  • E Cheguei cansado e feliz.
6
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Como a integridade pode te ajudar a realizar teus sonhos.

Por Danilo España

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


(Disponível em: https://exame.com/colunistas/o-que-te-motiva/ − texto adaptado especialmente
para esta prova).

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas nas linhas 11, 19 e 38.

  • A a − à − à
  • B a − a − à
  • C à − à − a
  • D à − à − à
  • E à − a − a
7

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Grande Barreira de Corais da Austrália sofre 'branqueamento massivo'

Reconhecida como Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Grande Barreira de Corais da Austrália está sofrendo um "branqueamento massivo", devido às altas temperaturas do mar - alertou o órgão que administra a reserva marinha.

Uma inspeção aérea mostrou que esse fenômeno tem ocorrido em vários recifes, "confirmando um episódio massivo de branqueamento, o quarto desde 2016", anunciou a Autoridade do Parque Marinho da Grande Barreira de Corais.

Os cientistas afirmam que a mudança climática e o consequente aquecimento dos oceanos estão entre as principais causas do branqueamento dos corais, que acontece quando esses organismos, submetidos ao estresse térmico, expulsam as algas que vivem em seus tecidos e dão a eles suas cores brilhantes.

Os corais podem se recuperar desse branqueamento, embora precisem de tempo e de temperaturas mais moderadas, disse este órgão.

"Os padrões climáticos nas próximas duas semanas continuam sendo críticos para determinar o alcance global e a severidade do branqueamento de coral no Parque Marinho", afirmou.

Lar de cerca de 1.500 espécies de peixes e 4.000 tipos de moluscos, a Grande Barreira de Corais da Austrália é o maior sistema de recifes do mundo, com uma extensão de mais de 2.300 quilômetros ao longo da costa nordeste da Austrália.

Esta notícia surge quatro dias depois do início de uma missão da Unesco para determinar se este ecossistema listado como Patrimônio da Humanidade está sendo suficientemente protegido pelo governo australiano da mudança climática.

Este relatório deve servir ao Comitê do Patrimônio Mundial para decidir, em junho, se deve colocar este ecossistema na lista de lugares "ameaçados".

De acordo com a diretora-executiva do órgão australiano de ação climática Climate Council, Amanda McKenzie, os oceanos do mundo atingiram temperaturas recordes no ano passado. Para ela, a única maneira de enfrentar o problema é combater a mudança climática.

Um aumento médio de +1,5°C acima dos níveis pré-industriais deixaria mais de 99% dos recifes de coral do mundo sem condições de se recuperarem das ondas de calor marinhas cada vez mais frequentes, como advertiu um grupo de pesquisadores, no mês passado, no periódico PLOS Climate.

(Disponível em: https://www.msn.com/pt-br/noticias/meio-ambiente/grande -barreira-de-corais-da-austr%C3%A1lia-sofre-branqueamento-massivo/arAAVu8F6?ocid=winp1taskbar. Adaptado.)

De acordo com a diretora-executiva do órgão australiano de ação climática Climate Council, 'Amanda McKenzie', os oceanos [...]
A expressão destacada na frase (Amanda McKenzie), sintaticamente, é:

  • A Vocativo.
  • B Pleonasmo estilístico.
  • C Sujeito próprio.
  • D Aposto.
8

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Grande Barreira de Corais da Austrália sofre 'branqueamento massivo'

Reconhecida como Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Grande Barreira de Corais da Austrália está sofrendo um "branqueamento massivo", devido às altas temperaturas do mar - alertou o órgão que administra a reserva marinha.

Uma inspeção aérea mostrou que esse fenômeno tem ocorrido em vários recifes, "confirmando um episódio massivo de branqueamento, o quarto desde 2016", anunciou a Autoridade do Parque Marinho da Grande Barreira de Corais.

Os cientistas afirmam que a mudança climática e o consequente aquecimento dos oceanos estão entre as principais causas do branqueamento dos corais, que acontece quando esses organismos, submetidos ao estresse térmico, expulsam as algas que vivem em seus tecidos e dão a eles suas cores brilhantes.

Os corais podem se recuperar desse branqueamento, embora precisem de tempo e de temperaturas mais moderadas, disse este órgão.

"Os padrões climáticos nas próximas duas semanas continuam sendo críticos para determinar o alcance global e a severidade do branqueamento de coral no Parque Marinho", afirmou.

Lar de cerca de 1.500 espécies de peixes e 4.000 tipos de moluscos, a Grande Barreira de Corais da Austrália é o maior sistema de recifes do mundo, com uma extensão de mais de 2.300 quilômetros ao longo da costa nordeste da Austrália.

Esta notícia surge quatro dias depois do início de uma missão da Unesco para determinar se este ecossistema listado como Patrimônio da Humanidade está sendo suficientemente protegido pelo governo australiano da mudança climática.

Este relatório deve servir ao Comitê do Patrimônio Mundial para decidir, em junho, se deve colocar este ecossistema na lista de lugares "ameaçados".

De acordo com a diretora-executiva do órgão australiano de ação climática Climate Council, Amanda McKenzie, os oceanos do mundo atingiram temperaturas recordes no ano passado. Para ela, a única maneira de enfrentar o problema é combater a mudança climática.

Um aumento médio de +1,5°C acima dos níveis pré-industriais deixaria mais de 99% dos recifes de coral do mundo sem condições de se recuperarem das ondas de calor marinhas cada vez mais frequentes, como advertiu um grupo de pesquisadores, no mês passado, no periódico PLOS Climate.

(Disponível em: https://www.msn.com/pt-br/noticias/meio-ambiente/grande -barreira-de-corais-da-austr%C3%A1lia-sofre-branqueamento-massivo/arAAVu8F6?ocid=winp1taskbar. Adaptado.)

'Os padrões climáticos nas próximas duas semanas continuam sendo críticos para determinar o alcance global.
A frase que possui o sentido de futuro do pretérito do indicativo é:

  • A Os padrões climáticos nas próximas duas semanas continuarão sendo críticos para determinar o alcance global.
  • B Os padrões climáticos nas próximas duas semanas continuaram sendo críticos para determinar o alcance global.
  • C Os padrões climáticos nas próximas duas semanas continuavam sendo críticos para determinar o alcance global.
  • D Os padrões climáticos nas próximas duas semanas continuariam sendo críticos para determinar o alcance global.
9

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Grande Barreira de Corais da Austrália sofre 'branqueamento massivo'

Reconhecida como Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Grande Barreira de Corais da Austrália está sofrendo um "branqueamento massivo", devido às altas temperaturas do mar - alertou o órgão que administra a reserva marinha.

Uma inspeção aérea mostrou que esse fenômeno tem ocorrido em vários recifes, "confirmando um episódio massivo de branqueamento, o quarto desde 2016", anunciou a Autoridade do Parque Marinho da Grande Barreira de Corais.

Os cientistas afirmam que a mudança climática e o consequente aquecimento dos oceanos estão entre as principais causas do branqueamento dos corais, que acontece quando esses organismos, submetidos ao estresse térmico, expulsam as algas que vivem em seus tecidos e dão a eles suas cores brilhantes.

Os corais podem se recuperar desse branqueamento, embora precisem de tempo e de temperaturas mais moderadas, disse este órgão.

"Os padrões climáticos nas próximas duas semanas continuam sendo críticos para determinar o alcance global e a severidade do branqueamento de coral no Parque Marinho", afirmou.

Lar de cerca de 1.500 espécies de peixes e 4.000 tipos de moluscos, a Grande Barreira de Corais da Austrália é o maior sistema de recifes do mundo, com uma extensão de mais de 2.300 quilômetros ao longo da costa nordeste da Austrália.

Esta notícia surge quatro dias depois do início de uma missão da Unesco para determinar se este ecossistema listado como Patrimônio da Humanidade está sendo suficientemente protegido pelo governo australiano da mudança climática.

Este relatório deve servir ao Comitê do Patrimônio Mundial para decidir, em junho, se deve colocar este ecossistema na lista de lugares "ameaçados".

De acordo com a diretora-executiva do órgão australiano de ação climática Climate Council, Amanda McKenzie, os oceanos do mundo atingiram temperaturas recordes no ano passado. Para ela, a única maneira de enfrentar o problema é combater a mudança climática.

Um aumento médio de +1,5°C acima dos níveis pré-industriais deixaria mais de 99% dos recifes de coral do mundo sem condições de se recuperarem das ondas de calor marinhas cada vez mais frequentes, como advertiu um grupo de pesquisadores, no mês passado, no periódico PLOS Climate.

(Disponível em: https://www.msn.com/pt-br/noticias/meio-ambiente/grande -barreira-de-corais-da-austr%C3%A1lia-sofre-branqueamento-massivo/arAAVu8F6?ocid=winp1taskbar. Adaptado.)

Os corais podem se recuperar desse branqueamento, 'embora precisem de tempo e de temperaturas mais moderadas'.
O termo destacado é uma oração subordinada:

  • A Completiva nominal.
  • B Adverbial concessiva.
  • C Reduzida de infinitivo.
  • D Adverbial causal.
10

Atenção: Leia a crônica “Cobrança”, de Moacyr Scliar, para responder à questão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Empresas de cobrança usam técnicas abusivas” (1º parágrafo).

Transpondo a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será: 

  • A é usado.
  • B foi usado.
  • C são usados.
  • D foram usadas.
  • E são usadas.

Conhecimentos Gerais

11

O mundo sofre com os efeitos do aquecimento global e no Brasil, em especial, as estiagens provocadas pelo desequilíbrio climático afetam diretamente a produção de energia elétrica, gerando transtornos e gastos para toda a população. Por que o fornecimento de energia é tão prejudicado pelas crises hídricas no Brasil?

  • A Porque o fornecimento de energia de todo o país vem das usinas nucleares, que dependem da água para resfriar os reatores.
  • B Porque o país é dependente da energia maremotriz.
  • C Porque a energia termelétrica, que abastece todo o país, é produzida a partir da força das águas.
  • D Porque na geração da energia eólica, responsável pelo abastecimento de mais de 90% do país, a força das águas é responsável por fazer com que as hélices do sistema se movimentem.
  • E Porque a maior parte da energia consumida no país vem das hidrelétricas.
12

O Brasil é o maior país em extensão territorial da América do Sul, fazendo divisa com quase todos os outros, EXCETO com:

  • A Chile e Equador.
  • B Uruguai e Paraguai.
  • C Chile e Bolívia.
  • D Equador e Peru.
  • E Peru e Bolívia.

História e Geografia de Estados e Municípios

13

"A divisão político-administrativa inclui Ipumirim na Microrregião, pertencente à":
Disponível em: https://ipumirim.sc.gov.br/pagina-1002/

  • A AMOSC - Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina.
  • B AMERIOS - Associação dos Municípios do Entre Rios.
  • C AMEOSC - Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina.
  • D AMNOROESTE - Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense.
  • E AMAUC - Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense.

Conhecimentos Gerais

14

O Brasil possui três poderes, definidos na Constituição Federal como independentes e harmônicos entre si, que são o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, distribuídos nas esferas federal, estadual e municipal. Quem é o atual chefe do Poder Executivo Federal Brasileiro?

  • A Rodrigo Pacheco.
  • B Hilario Reffatti.
  • C Jair Messias Bolsonaro.
  • D Arthur Lira.
  • E Carlos Moisés.
15

O mundo sofre com os efeitos do aquecimento global e no Brasil, em especial, as estiagens provocadas pelo desequilíbrio climático afetam diretamente a produção de energia elétrica, gerando transtornos e gastos para toda a população. Por que o fornecimento de energia é tão prejudicado pelas crises hídricas no Brasil?

  • A Porque a energia termelétrica, que abastece todo o país, é produzida a partir da força das águas.
  • B Porque o país é dependente da energia maremotriz.
  • C Porque o fornecimento de energia de todo o país vem das usinas nucleares, que dependem da água para resfriar os reatores.
  • D Porque a maior parte da energia consumida no país vem das hidrelétricas.
  • E Porque na geração da energia eólica, responsável pelo abastecimento de mais de 90% do país, a força das águas é responsável por fazer com que as hélices do sistema se movimentem.
16

O Brasil é o maior país em extensão territorial da América do Sul, fazendo divisa com quase todos os outros, EXCETO com:

  • A Uruguai e Paraguai.
  • B Peru e Bolívia.
  • C Equador e Peru.
  • D Chile e Equador.
  • E Chile e Bolívia.
17

O Brasil possui três poderes, definidos na Constituição Federal como independentes e harmônicos entre si, que são o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, distribuídos nas esferas federal, estadual e municipal. Quem é o atual chefe do Poder Executivo Federal Brasileiro?

  • A Arthur Lira.
  • B Rodrigo Pacheco.
  • C Carlos Moisés.
  • D Hilario Reffatti.
  • E Jair Messias Bolsonaro.

História e Geografia de Estados e Municípios

18

"A divisão político-administrativa inclui Ipumirim na Microrregião, pertencente à":
Disponível em: https://ipumirim.sc.gov.br/pagina-1002/

  • A AMEOSC - Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina.
  • B AMAUC - Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense.
  • C AMNOROESTE - Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense.
  • D AMOSC - Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina.
  • E AMERIOS - Associação dos Municípios do Entre Rios.
19

Sobre os aspectos socioeconômicos do município de Guarujá do Sul-SC, sabemos que a geração de empregos está na indústria de transformação. Assinale abaixo a única opção que NÃO corresponde a uma dessas indústrias geradoras de postos de trabalho no município:

  • A Automobilística.
  • B Indústria de móveis.
  • C Estofados.
  • D Marcenaria.
20

O município de Guarujá do Sul-SC foi colonizado no ano de 1940 por imigrantes advindos de descendentes:

  • A Africanos.
  • B Asiático.
  • C Europeus.
  • D Americano.