Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Assinale a alternativa que apresenta a correta função sintática da oração sublinhada no trecho a seguir: “começamos a suspeitar de que existe algo mais importante” (l. 07).
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Assinale a alternativa na qual a palavra “que” (em destaque) NÃO tenha sido empregada como pronome relativo.
Marque a opção em que as palavras levam acento pela mesma razão.
Perguntas de criança…
Há muita sabedoria pedagógica nos ditos populares. Como naquele que diz: “É fácil levar a égua até o meio do ribeirão. O difícil é convencer ela a beber a água…” De fato: se a égua não estiver com sede ela não beberá água por mais que o seu dono a surre... Mas, se estiver com sede, ela, por vontade própria, tomará a iniciativa de ir até o ribeirão. Aplicado à educação: “É fácil obrigar o aluno a ir à escola. O difícil é convencê-lo a aprender aquilo que ele não quer aprender…”
Às vezes eu penso que o que as escolas fazem com as crianças é tentar forçá-las a beber a água que elas não querem beber. Brunno Bettelheim, um dos maiores educadores do século passado, dizia que na escola os professores tentaram ensinar-lhe coisas que eles queriam ensinar, mas que ele não queria aprender. Não aprendeu e, ainda por cima, ficou com raiva. Que as crianças querem aprender, disso não tenho a menor dúvida. Vocês devem ser lembrar do que escrevi, corrigindo a afirmação com que Aristóteles começa a sua “Metafísica”: “Todos os homens, enquanto crianças, têm, por natureza, desejo de conhecer…”
Mas, o que é que as crianças querem aprender? Pois, faz uns dias, recebi de uma professora, Edith Chacon Theodoro, uma carta digna de uma educadora e uma lista de perguntas anexada a ela, que seus alunos haviam feito, espontaneamente. “Por que o mundo gira em torno dele e do sol? Por que a vida é justa com poucos e tão injusta com muitos? Por que o céu é azul? Quem foi que inventou o Português? Como foi que os homens e as mulheres chegaram a descobrir as letras e as sílabas? Como a explosão do Big Bang foi originada? Será que existe inferno? Como pode ter alguém que não goste de planta? Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Um cego sabe o que é uma cor? Se na Arca de Noé havia muitos animais selvagens, por que um não comeu o outro? Para onde vou depois de morrer? Por que eu adoro música e instrumentos musicais se ninguém na minha família toca nada? Por que sou nervoso? Por que há vento? Por que as pessoas boas morrem mais cedo? Por que a chuva cai em gotas e não tudo de uma vez?”
José Pacheco é um educador português. Ele é o diretor (embora não aceite ser chamado de diretor, por razões que um dia vou explicar…) da Escola da Ponte, localizada na pequena cidade de Vila das Aves, ao norte de Portugal. É uma das escolas mais inteligentes que já visitei. Ela é inteligente porque leva muito mais a sério as perguntas que as crianças fazem do que as respostas que os programas querem fazê-las aprender. Pois ele me contou que, em tempos idos, quando ainda trabalhava numa outra escola, provocou os alunos a que escrevessem numa folha de papel as perguntas que provocavam a sua curiosidade e ficavam rolando dentro das suas cabeças, sem resposta. O resultado foi parecido com o que transcrevi acima. Entusiasmado com a inteligência das crianças – pois é nas perguntas que a inteligência se revela – resolveu fazer experiência parecida com os professores. Pediu-lhes que colocassem numa folha de papel as perguntas que gostariam de fazer. O resultado foi surpreendente: os professores só fizeram perguntas relativas aos conteúdos dos seus programas. Os professores de geografia fizeram perguntas sobre acidentes geográficos, os professores de português fizeram perguntas sobre gramática, os professores de história fizeram perguntas sobre fatos históricos, os professores de matemática propuseram problemas de matemática a serem resolvidos, e assim por diante.
O filósofo Ludwig Wittgenstein afirmou: “os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo”. Minha versão popular: “as perguntas que fazemos revelam o ribeirão onde quero beber…” Leia de novo e vagarosamente as perguntas feitas pelos alunos. Você verá que elas revelam uma sede imensa de conhecimento! Os mundos das crianças são imensos! Sua sede não se mata bebendo a água de um mesmo ribeirão! Querem águas de rios, de lagos, de lagoas, de fontes, de minas, de chuva, de poças d’água… Já as perguntas dos professores revelam (Perdão pela palavra que vou usar! É só uma metáfora, para fazer ligação com o ditado popular!) éguas que perderam a curiosidade, felizes com as águas do ribeirão conhecido… Ribeirões diferentes as assustam, por medo de se afogarem… Perguntas falsas: os professores sabiam as respostas… Assim, elas nada revelavam do espanto que se tem quando se olha para o mundo com atenção. Eram apenas a repetição da mesma trilha batida que leva ao mesmo ribeirão…
Eu sempre me preocupei muito com aquilo que as escolas fazem com as crianças. Agora estou me preocupando com aquilo que as escolas fazem com os professores. Os professores que fizeram as perguntas já foram crianças; quando crianças, suas perguntas eram outras, seu mundo era outro…Foi a instituição “escola” que lhes ensinou a maneira certa de beber água: cada um no seu ribeirão… Mas as instituições são criações humanas. Podem ser mudadas. E, se forem mudadas, os professores aprenderão o prazer de beber de águas de outros ribeirões e voltarão a fazer as perguntas que faziam quando eram crianças.
(Adaptado do texto “Perguntas de criança…” de Rubem Alves, Folha (sinapse) – terça-feira, 24 de setembro de 2002, p.29)
Em uma planilha do Excel temos B2=30 e C2=27 aplicando a função “=SE(C2>B2,10,15)”, o valor retornado será:
Sobre os Sistemas Operacionais, assinale a alternativa correta:
Com base nas definições de Batista (2012), analise o texto abaixo:
• Os ________________são arquivos texto (.txt) enviados pelo servidor web para os browsers que visitam suas páginas.
• Os ________________ servem para informar aos servidores web quantas vezes uma mesma página é acessada pelo mesmo browser.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho acima.
A leitura de um levantamento topográfico indicou um valor de azimute 48°17'45''. Logo, pode-se afirmar que o valor de rumo, para este azimute é igual a:
O valor do máximo momento fletor positivo da viga é aproximadamente igual a:
Os valores aproximados das reações verticais nos apoios A e B são respectivamente iguais a:
Um projeto X possui no seu 3º mês de execução um Valor Agregado igual a R$460.000,00 e um Valor Planejado igual a R$400.000,00. Logo, sobre o projeto X, é CORRETO afirmar que:
Uma das atividades da avaliação de imóveis rurais é a caracterização das terras. Nesse sentido, as alternativas a seguir apresentam alguns exemplos de caracterização destas terras, EXCETO:
As alternativas a seguir apresentam alguns dos princípios fundamentais de uma instalação elétrica de baixa tensão, segundo a ABNT NBR 5410/2004, EXCETO:
No que ser refere a licitações públicas, as alternativas a seguir apresentam exemplos de serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual, EXCETO:
Em termos de acessibilidade em edificações, analise as afirmações a seguir e responda conforme orientado:
I.Entende-se como sendo adaptável o espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características possam ser alteradas para que se torne acessível.
II.A área com acesso direto para uma saída, destinada a manter em segurança pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, enquanto aguardam socorro em situação de sinistro, denomina-se como área de transferência.
III.O elemento edificado ou instalado junto aos limites laterais das superfícies de piso, destinado a definir claramente os limites da área de circulação de pedestres é denominado como guia de balizamento.
Dentre as afirmações anteriores, quais estão CORRETAS?
Em edificações as saídas de emergência são pontos importantes em projetos de prevenção e combate a incêndios. Logo, sobre este item pode-se afirmar que
Em relação a proteção sanitária da água potável em instalações prediais de água fria, analise as afirmações a seguir e responda conforme orientado:
I.Deve ser prevista uma proteção localizada contra refluxo em cada ponto de utilização e de suprimento de água, constituída por dispositivo de prevenção ao refluxo instalado em local o mais próximo possível do ponto de utilização ou de suprimento.
II.Os sistemas projetados não podem afetar a qualidade da água, como por exemplo através de um refluxo de água para a fonte de abastecimento.
III.Os pontos de utilização de uma instalação hidráulica em situações de conexão cruzada não necessitam de proteção contra o refluxo.
Dentre as afirmações anteriores, quais estão CORRETAS?
Em instalações prediais de esgoto sanitário a declividade máxima a ser considerada para subcoletores e a declividade mínima, para ramais de descarga com diâmetro de 100 mm, são respectivamente iguais a:
No que se refere a terminologia técnica utilizada na serie de normas de desempenho ABNT NBR 15575, relacione as colunas 1 e 2 entre si e responda conforme orientação.
Coluna 1
1.Envoltória.
2.Barreira radiante.
3.Temperatura de setpoint.
4.Temperatura operativa.
Coluna 2
(__)Temperatura preestabelecida para o funcionamento de um sistema de controle automático.
(__)Valor médio entre a temperatura do ar e a temperatura radiante média do ambiente.
(__)Conjunto de planos que separam o ambiente interno do ambiente externo.
(__)Materiais de baixa emissividade incorporados em câmaras de ar, como, por exemplo, em áticos.
A sequência CORRETA que preenche a coluna 2 de cima para baixo é:
Em estruturas de concreto armado, a área mínima admissível da seção transversal de pilares e o cobrimento nominal mínimo de vigas aéreas sujeitas a classe de agressividade I, segundo a ABNT NBR 6118/2014, são respectivamente iguais a:
Analise as afirmações a seguir acerca de fundações e responda conforme orientado:
I.Uma fundação é solicitada por carga excêntrica quando estiver submetida a qualquer composição de forças que incluam ou gerem momentos na fundação.
II.A cota de apoio de uma fundação deve ser tal que assegure que a capacidade de suporte do solo de apoio não seja influenciada pelas variações sazonais de clima ou por alterações de umidade.
III.No dimensionamento de fundações as equações dinâmicas, baseadas na nega ou no repique elástico, visam principalmente assegurar a homogeneidade das estacas cravadas.
Dentre as afirmações anteriores, quais estão CORRETAS?
No que se refere a licitações de obras públicas analise as afirmações a seguir e responda conforme orientado.
I.Em licitações, para a execução de obras, deve-se obedecer à seguinte sequência: projeto executivo, projeto básico e execução das obras.
II.As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório.
III.O conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas é denominado como Projeto Executivo.
Dentre as afirmações anteriores, quais estão CORRETAS?