Resolver o Simulado Engenheiro Civil - Nível Superior

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Português

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Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que apresenta a correta função sintática da oração sublinhada no trecho a seguir: “começamos a suspeitar de que existe algo mais importante” (l. 07).

  • A Complemento Nominal.
  • B Objeto Indireto.
  • C Objeto Direto.
  • D Aposto.
  • E Predicativo do Sujeito.
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Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa na qual a palavra “que” (em destaque) NÃO tenha sido empregada como pronome relativo.

  • A Linha 07.
  • B Linha 09.
  • C Linha 12.
  • D Linha 14.
  • E Linha 18.
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Marque a opção em que as palavras levam acento pela mesma razão.

  • A preferível – já – máxima – petróleo
  • B célebre – cibernético – ministério – Ucrânia
  • C petróleo – Rússia – inevitável - prejuízo
  • D cibernético – hábito – estratégia – válida
  • E célebre – cibernético – filantrópica – válida
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   Depois de caminhar por alguns metros, Edgar Wilson percebe ao longe a carcaça de um animal. Segue pela estrada de terra batida, que fica deserta a maior parte do tempo e é usada como atalho pelos motoristas que conhecem bem as imediações. Edgard fora atraído para esse trecho por causa de uma revoada de abutres. Assim como a podridão os atrai, os que se alimentam dela atraem Edgard. Tanto as aves carniceiras quanto ele se valem dos próprios sentidos para encontrar os mortos, e ambas as espécies sobrevivem desses restos não reclamados. 
   Todo nascimento é também um pouco de morte. Edgar já viu algumas criaturas nascerem mortas, outras, morrerem horas depois. Sua consciência sobre o fim de todas as coisas tornou-se aguçada desde que abatia o gado e principalmente agora, ao recolher todas as espécies em qualquer parte. Assim como não teme o pôr do sol, Edgar Wilson entende que não deve temer a morte. Ambos ocorrem involuntariamente num fluxo contínuo. De certa forma, o inevitável lhe agrada. Sentir-se passível de morrer fortalece suas decisões. Não importa o que faça, seja o bem, seja o mal, ele deixará de existir.
   Distrai-se dos voos dos abutres e caminha mais alguns metros em outra direção, para a caveira de uma vaca atirada no meio da estrada. Nota que não foi atropelada. Os ossos estão intactos, nenhum sinal de fratura. O couro foi levemente oxidado, consumido pela exposição climática. Não há sinal de vermes necrófagos ou pequenos insetos a devorá-la. Edgar Wilson inclina ainda mais o corpo ao perceber uma colmeia presa às costelas da vaca. Apanha um galho de árvore caído no chão e cutuca a colmeia, mesmo sabendo que é perigoso. Nada acontece. Cutuca-a com mais força e a colmeia se parte. Não há abelhas. Percebe algo pastoso e brilhante. Leva a mão até a colmeia e arranca um favo de mel. Cheira-o. Toca a ponta da língua. Diferente do que imaginou, não está podre. Come um pouco do mel. Agradam-lhe as pequenas explosões do favo rompendo em sua boca, algumas lascas muito finas que se prendem entre os molares superiores. Lambe o excesso de mel nos dedos e os limpa no macacão.

(MAIA, Ana Paula. Enterre seus mortos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 71-72)
Na oração “Edgard fora atraído para esse trecho”(1º§), a forma verbal destacada está flexionada no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo. No contexto em que se encontra, constata-se que ela expressa uma ação:
  • A futura que se relaciona com um fato do passado.
  • B hipotética que poderia ter ocorrido no passado.
  • C passada e anterior a outra ação também passada.
  • D incompleta porque interrompida num momento passado.
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Perguntas de criança…


        Há muita sabedoria pedagógica nos ditos populares. Como naquele que diz: “É fácil levar a égua até o meio do ribeirão. O difícil é convencer ela a beber a água…” De fato: se a égua não estiver com sede ela não beberá água por mais que o seu dono a surre... Mas, se estiver com sede, ela, por vontade própria, tomará a iniciativa de ir até o ribeirão. Aplicado à educação: “É fácil obrigar o aluno a ir à escola. O difícil é convencê-lo a aprender aquilo que ele não quer aprender…”

       Às vezes eu penso que o que as escolas fazem com as crianças é tentar forçá-las a beber a água que elas não querem beber. Brunno Bettelheim, um dos maiores educadores do século passado, dizia que na escola os professores tentaram ensinar-lhe coisas que eles queriam ensinar, mas que ele não queria aprender. Não aprendeu e, ainda por cima, ficou com raiva. Que as crianças querem aprender, disso não tenho a menor dúvida. Vocês devem ser lembrar do que escrevi, corrigindo a afirmação com que Aristóteles começa a sua “Metafísica”: “Todos os homens, enquanto crianças, têm, por natureza, desejo de conhecer…”

       Mas, o que é que as crianças querem aprender? Pois, faz uns dias, recebi de uma professora, Edith Chacon Theodoro, uma carta digna de uma educadora e uma lista de perguntas anexada a ela, que seus alunos haviam feito, espontaneamente. “Por que o mundo gira em torno dele e do sol? Por que a vida é justa com poucos e tão injusta com muitos? Por que o céu é azul? Quem foi que inventou o Português? Como foi que os homens e as mulheres chegaram a descobrir as letras e as sílabas? Como a explosão do Big Bang foi originada? Será que existe inferno? Como pode ter alguém que não goste de planta? Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Um cego sabe o que é uma cor? Se na Arca de Noé havia muitos animais selvagens, por que um não comeu o outro? Para onde vou depois de morrer? Por que eu adoro música e instrumentos musicais se ninguém na minha família toca nada? Por que sou nervoso? Por que há vento? Por que as pessoas boas morrem mais cedo? Por que a chuva cai em gotas e não tudo de uma vez?”

        José Pacheco é um educador português. Ele é o diretor (embora não aceite ser chamado de diretor, por razões que um dia vou explicar…) da Escola da Ponte, localizada na pequena cidade de Vila das Aves, ao norte de Portugal. É uma das escolas mais inteligentes que já visitei. Ela é inteligente porque leva muito mais a sério as perguntas que as crianças fazem do que as respostas que os programas querem fazê-las aprender. Pois ele me contou que, em tempos idos, quando ainda trabalhava numa outra escola, provocou os alunos a que escrevessem numa folha de papel as perguntas que provocavam a sua curiosidade e ficavam rolando dentro das suas cabeças, sem resposta. O resultado foi parecido com o que transcrevi acima. Entusiasmado com a inteligência das crianças – pois é nas perguntas que a inteligência se revela – resolveu fazer experiência parecida com os professores. Pediu-lhes que colocassem numa folha de papel as perguntas que gostariam de fazer. O resultado foi surpreendente: os professores só fizeram perguntas relativas aos conteúdos dos seus programas. Os professores de geografia fizeram perguntas sobre acidentes geográficos, os professores de português fizeram perguntas sobre gramática, os professores de história fizeram perguntas sobre fatos históricos, os professores de matemática propuseram problemas de matemática a serem resolvidos, e assim por diante.

        O filósofo Ludwig Wittgenstein afirmou: “os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo”. Minha versão popular: “as perguntas que fazemos revelam o ribeirão onde quero beber…” Leia de novo e vagarosamente as perguntas feitas pelos alunos. Você verá que elas revelam uma sede imensa de conhecimento! Os mundos das crianças são imensos! Sua sede não se mata bebendo a água de um mesmo ribeirão! Querem águas de rios, de lagos, de lagoas, de fontes, de minas, de chuva, de poças d’água… Já as perguntas dos professores revelam (Perdão pela palavra que vou usar! É só uma metáfora, para fazer ligação com o ditado popular!) éguas que perderam a curiosidade, felizes com as águas do ribeirão conhecido… Ribeirões diferentes as assustam, por medo de se afogarem… Perguntas falsas: os professores sabiam as respostas… Assim, elas nada revelavam do espanto que se tem quando se olha para o mundo com atenção. Eram apenas a repetição da mesma trilha batida que leva ao mesmo ribeirão…

        Eu sempre me preocupei muito com aquilo que as escolas fazem com as crianças. Agora estou me preocupando com aquilo que as escolas fazem com os professores. Os professores que fizeram as perguntas já foram crianças; quando crianças, suas perguntas eram outras, seu mundo era outro…Foi a instituição “escola” que lhes ensinou a maneira certa de beber água: cada um no seu ribeirão… Mas as instituições são criações humanas. Podem ser mudadas. E, se forem mudadas, os professores aprenderão o prazer de beber de águas de outros ribeirões e voltarão a fazer as perguntas que faziam quando eram crianças.

(Adaptado do texto “Perguntas de criança…” de Rubem Alves, Folha (sinapse) – terça-feira, 24 de setembro de 2002, p.29) 

Observe a sentença retirada do texto “Às vezes eu penso que o que as escolas fazem com as crianças é tentar forçá-las a beber a água que elas não querem beber”. Justifica-se o ‘a’ craseado, pois:
  • A a crase está posterior a uma locução adverbial de tempo o que significa que a expressão não traz o efeito de sentido como sinônimo a “de vez em quando” ou “por vezes”, e também, “ocasionalmente”. Nunca haverá crase quando houver expressão com sentido de tempo.
  • B a crase está anterior a uma locução adverbial de tempo o que significa que a expressão traz o efeito de sentido como sinônimo a “de vez em quando” ou “por vezes”, e também, “ocasionalmente”. Haverá crase sempre que a expressão sugerir sentido de tempo.
  • C a crase está precedida de nome de estado e cidade, por ser um adjunto adverbial de lugar, prevê o uso permanente da crase.
  • D a crase está antecedida de nome de estado e cidade, por ser um adjunto adverbial de lugar, prevê o uso permanente da crase.

Noções de Informática

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Em uma planilha do Excel temos B2=30 e C2=27 aplicando a função “=SE(C2>B2,10,15)”, o valor retornado será:

  • A 5.
  • B 10.
  • C 11.
  • D 15.
  • E 18.
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Sobre os Sistemas Operacionais, assinale a alternativa correta:

  • A O Sistema operacional pode ser considerado um software aplicativo.
  • B São dispositivos lógico-físicos que realizam trocas entre o usuário e o computador.
  • C Windows e Linux são exemplos de sistemas operacionais de código aberto.
  • D Dentre as distribuições do Linux está a Tiger.
  • E Todos os sistemas operacionais que já existiram ou existem possuem interface gráfica.
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Com base nas definições de Batista (2012), analise o texto abaixo:

 Os ________________são arquivos texto (.txt) enviados pelo servidor web para os browsers que visitam suas páginas.
 Os ________________ servem para informar aos servidores web quantas vezes uma mesma página é acessada pelo mesmo browser.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho acima.

  • A cookies
  • B hubs
  • C plug-ins
  • D spans
  • E emoticons
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O Windows 10 é um sistema operacional que fornece ao usuário diversos recursos que podem ser usados para facilitar o seu dia a dia. Um exemplo de recurso é a possibilidade de escolher uma impressora padrão. Assinale o caminho mais indicado, ou seja, as ações iniciais que o usuário pode executar para definir uma impressora como padrão.
  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Conhecimentos Gerais

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Durante o mês de junho de 2012 o Brasil sediou um dos principais eventos na agenda dos organismos de governança global sobre o desenvolvimento sustentável, a Rio+20. Os números relativos ao evento permitem dimensioná-lo. Mais de uma centena de chefes de Estado estiveram presentes e, juntos, assinaram acordos e compromissos de defesa ambiental do planeta que implicarão um gasto de 513 bilhões de dólares nos próximos anos (Rio+20 em números, 2012). Duas décadas após a realização da Eco-92, a conferência de 2012 estava dirigida, sobretudo, à renovação de compromissos políticos com o desenvolvimento sustentável a partir da chamada economia verde.
“Fonte: STEIL, Carlos Alberto; TONIOL, Rodrigo. Além dos humanos: reflexões sobre o processo de incorporação dos direitos ambientais como direitos humanos nas conferências das Nações Unidas. Horizontes antropológicos, v. 19, n. 40, p. 283-309, 2013.”
Marque a alternativa correta:
  • A Questões ecológicas, de um modo amplo, têm sido tematizadas como tópico incontornável na elaboração de políticas com capacidades variadas de abrangência ao menos desde a década de 1980.
  • B Existe a adesão de países como Estados Unidos e China em todos os acordos internacionais ambientais
  • C Do grupo dos oito países que compõem o G8 todos os chefes de Estados estevam presente no evento.
  • D Hillary Clinton versou sobre o papel dos EUA nos acordos que estavam sendo firmados, bem como articulou questões ecológicas com outras relacionadas aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.
  • E O Vaticano assistiu com bons olhos o discurso de Hillary Clinton, porquanto a ideia dela reforça a ideia da Igreja Católica em relação aos temas de direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.
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PIAUÍ ADERE AO PROTOCOLO DO CONSÓRCIO NORDESTE PARA AQUISIÇÃO DE VACINA CONTRA A COVID-19
O protocolo de adesão está em fase preliminar. A obtenção acontecerá após a aprovação e regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O governador Wellington Dias anunciou nesta terça-feira (15) que o Piauí aderiu ao protocolo do Consórcio Nordeste para a futura aquisição de 50 milhões de ampolas da vacina russa contra a Covid-19. O acordo com o Governo da Rússia ainda está sendo feito pelo grupo formado pelos governadores do Nordeste. O protocolo de adesão está em fase preliminar. Fonte: G1. Acesso em. 15 set 2020.
O instituto jurídico do consórcio público tem previsão no artigo 241 da Constituição Federal de 1988 e foi regulamentado pela Lei nº 11.107/2005, e tem sido mais utilizado na esfera municipal, principalmente para a gestão associada de serviços.
Acerca de consórcios públicos, indique a alternativa correta.
  • A A natureza jurídica dos consórcios públicos é de negócio jurídico plurilateral de direito privado com o objetivo de cooperação mútua entre os pactuantes.
  • B O consórcio público com personalidade jurídica de direito privado integra a administração indireta de todos os entes da Federação consorciados.
  • C O consórcio público está sujeito à fiscalização contábil, operacional e patrimonial pelo Tribunal de Contas competente para apreciar as contas do Chefe do Poder Executivo do primeiro estado a aderir ao consórcio.
  • D As contratações e aquisições realizadas pelo consórcio público não se submetem ao regime de licitações previstos na Lei 8666/93.
  • E O consórcio público constituirá associação pública ou pessoa jurídica de direito privado.
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O meio ambiente, seja natural ou artificial, é um bem jurídico transindividual, pertencente a todos os cidadãos, indistintamente. Todavia, a preocupação com a sua preservação também é coletiva, sendo um dever jurídico de toda a sociedade. Cumpre ressaltar que a Constituição consignou que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A Ação popular visa à anulação de ato lesivo ao patrimônio público e ao meio ambiente.
PORQUE
II. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, o Poder Público deve exigir estudo prévio de impacto ambiental para autorizar a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.
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Qual dos produtos abaixo tem sido um tema frequente de discussões sobre a soberania brasileira versus o desempenho financeiro de uma de suas principais estatais, qual seja a autossuficiência nacional na maior parte da cadeia de produção em contraposição à política de acompanhar os preços do mercado internacional cotados em dólar? Assinale a alternativa correta:
  • A Carvão.
  • B Madeira.
  • C Nióbio.
  • D Granito.
  • E Petróleo.
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Recentemente, uma denúncia acusou o Ministro da Educação de usar as verbas de seu ministério para favorecer prefeitos aliados e pastores evangélicos alinhados com seu programa de governo – ferindo princípios como a isonomia constitucional –, além de possível propina em barras de ouro, num contexto de desvalorização da moeda nacional. Pouco mais de uma semana depois, o chefe do Ministério pediu exoneração da pasta para elaborar sua defesa. Quem era o ministro? Assinale a alternativa correta: 
  • A Fernando Haddad.
  • B Cristovam Buarque.
  • C Renato Janine Ribeiro.
  • D Milton Ribeiro.
  • E Abraham Weintraub.

Engenharia Civil

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A leitura de um levantamento topográfico indicou um valor de azimute 48°17'45''. Logo, pode-se afirmar que o valor de rumo, para este azimute é igual a:

  • A 311°37'45'' NW
  • B 228°42'15'' SW
  • C 138°42'15'' SE
  • D 48°17'45'' NE
  • E 221°37'45'' SW
16
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

A figura a seguir representa uma viga isostática biapoiada com comprimento total igual a 5,00 m.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O valor do máximo momento fletor positivo da viga é aproximadamente igual a:

  • A 20,05 kN*m
  • B 18,51 kN*m
  • C 22,11 kN*m
  • D 16,57 kN*m
17
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

A figura a seguir representa uma viga isostática biapoiada com comprimento total igual a 5,00 m.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Os valores aproximados das reações verticais nos apoios A e B são respectivamente iguais a:

  • A 41,33 kN e 48,67 kN
  • B 32,10 kN e 57,90 kN
  • C 33,33 kN e 56,67 kN
  • D 25,50 kN e 74,50 kN
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Um projeto X possui no seu 3º mês de execução um Valor Agregado igual a R$460.000,00 e um Valor Planejado igual a R$400.000,00. Logo, sobre o projeto X, é CORRETO afirmar que:

  • A Está adiantado pois seu índice de desempenho de prazos é igual a 1,15.
  • B Está adiantado pois seu índice de desempenho de prazos é aproximadamente igual a 0,87.
  • C Está atrasado pois seu índice de desempenho de prazos é aproximadamente igual a 0,87.
  • D Está atrasado pois seu índice de desempenho de prazos é igual a 1,15.
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Uma das atividades da avaliação de imóveis rurais é a caracterização das terras. Nesse sentido, as alternativas a seguir apresentam alguns exemplos de caracterização destas terras, EXCETO:

  • A Identificação pedológica.
  • B Aspectos funcionais.
  • C Aspectos físicos
  • D Condicionantes legais.
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As alternativas a seguir apresentam alguns dos princípios fundamentais de uma instalação elétrica de baixa tensão, segundo a ABNT NBR 5410/2004, EXCETO:

  • A A alimentação da instalação elétrica, de seus circuitos e de seus equipamentos não deve poder ser seccionada a fim de não prejudicar os processos de manutenção e reparos.
  • B Sempre que forem previstas situações de perigo em que se faça necessário desenergizar um circuito, devem ser providos dispositivos de desligamento de emergência, facilmente identificáveis e rapidamente manobráveis.
  • C Condutores que não os condutores vivos e outras partes destinadas a escoar correntes de falta devem poder suportar essas correntes sem atingir temperaturas excessivas.
  • D A instalação elétrica deve ser concebida e construída livre de qualquer influência mútua prejudicial entre instalações elétricas e não elétricas.
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No que ser refere a licitações públicas, as alternativas a seguir apresentam exemplos de serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual, EXCETO:

  • A Pareceres, perícias e avaliações em geral.
  • B Construção de estradas convencionais em concreto.
  • C Fiscalização, supervisão e gerenciamento de obras e serviços.
  • D Restauração de obras de arte e de bens de valor histórico.
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Em termos de acessibilidade em edificações, analise as afirmações a seguir e responda conforme orientado: 

I.Entende-se como sendo adaptável o espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características possam ser alteradas para que se torne acessível.
II.A área com acesso direto para uma saída, destinada a manter em segurança pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, enquanto aguardam socorro em situação de sinistro, denomina-se como área de transferência.
III.O elemento edificado ou instalado junto aos limites laterais das superfícies de piso, destinado a definir claramente os limites da área de circulação de pedestres é denominado como guia de balizamento.

Dentre as afirmações anteriores, quais estão CORRETAS?

  • A Apenas, I e II.
  • B I, II e III.
  • C Apenas, I e III.
  • D Apenas, II e III.
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Em edificações as saídas de emergência são pontos importantes em projetos de prevenção e combate a incêndios. Logo, sobre este item pode-se afirmar que

  • A A largura mínima das saídas de emergência para permitir a passagem de macas para edificações do grupo H-3, hospitais e assemelhados, deve ser de 2,20 m.
  • B A largura mínima das saídas de emergência para permitir a passagem de macas para edificações do grupo H-3, hospitais e assemelhados, deve ser de 1,5 vezes a unidade de referência.
  • C A largura mínima das saídas de emergência para permitir a passagem de macas para edificações do grupo H-3, hospitais e assemelhados, deve ser de 1,50 m.
  • D A largura mínima das saídas de emergência para permitir a passagem de macas para edificações do grupo H-3, hospitais e assemelhados, deve ser de 5 vezes a unidade de referência.
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Em relação a proteção sanitária da água potável em instalações prediais de água fria, analise as afirmações a seguir e responda conforme orientado:

I.Deve ser prevista uma proteção localizada contra refluxo em cada ponto de utilização e de suprimento de água, constituída por dispositivo de prevenção ao refluxo instalado em local o mais próximo possível do ponto de utilização ou de suprimento.
II.Os sistemas projetados não podem afetar a qualidade da água, como por exemplo através de um refluxo de água para a fonte de abastecimento.
III.Os pontos de utilização de uma instalação hidráulica em situações de conexão cruzada não necessitam de proteção contra o refluxo.

Dentre as afirmações anteriores, quais estão CORRETAS?

  • A I, II e III.
  • B Apenas, I e III.
  • C Apenas, II e III.
  • D Apenas, I e II.
25

Em instalações prediais de esgoto sanitário a declividade máxima a ser considerada para subcoletores e a declividade mínima, para ramais de descarga com diâmetro de 100 mm, são respectivamente iguais a:

  • A 2% e 1%.
  • B 5% e 1%.
  • C 4% e 2%.
  • D 7% e 3%.
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No que se refere a terminologia técnica utilizada na serie de normas de desempenho ABNT NBR 15575, relacione as colunas 1 e 2 entre si e responda conforme orientação.

Coluna 1
1.Envoltória.
2.Barreira radiante.
3.Temperatura de setpoint.
4.Temperatura operativa.

Coluna 2
(__)Temperatura preestabelecida para o funcionamento de um sistema de controle automático.
(__)Valor médio entre a temperatura do ar e a temperatura radiante média do ambiente.
(__)Conjunto de planos que separam o ambiente interno do ambiente externo.
(__)Materiais de baixa emissividade incorporados em câmaras de ar, como, por exemplo, em áticos.

A sequência CORRETA que preenche a coluna 2 de cima para baixo é:

  • A 3, 4,1, 2.
  • B 4, 3, 2, 1.
  • C 4, 3, 1, 2.
  • D 3, 4, 2, 1.
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Em estruturas de concreto armado, a área mínima admissível da seção transversal de pilares e o cobrimento nominal mínimo de vigas aéreas sujeitas a classe de agressividade I, segundo a ABNT NBR 6118/2014, são respectivamente iguais a:

  • A 400 cm² e 25 mm
  • B 400 cm² e 30 mm
  • C 360 cm² e 25 mm
  • D 360 cm² e 35 mm
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Analise as afirmações a seguir acerca de fundações e responda conforme orientado:

I.Uma fundação é solicitada por carga excêntrica quando estiver submetida a qualquer composição de forças que incluam ou gerem momentos na fundação.
II.A cota de apoio de uma fundação deve ser tal que assegure que a capacidade de suporte do solo de apoio não seja influenciada pelas variações sazonais de clima ou por alterações de umidade.
III.No dimensionamento de fundações as equações dinâmicas, baseadas na nega ou no repique elástico, visam principalmente assegurar a homogeneidade das estacas cravadas.

Dentre as afirmações anteriores, quais estão CORRETAS?

  • A Apenas, I e II.
  • B Apenas, I e III.
  • C I, II e III.
  • D Apenas, II e III.
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No que se refere a licitações de obras públicas analise as afirmações a seguir e responda conforme orientado.

I.Em licitações, para a execução de obras, deve-se obedecer à seguinte sequência: projeto executivo, projeto básico e execução das obras.
II.As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório.
III.O conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas é denominado como Projeto Executivo.

Dentre as afirmações anteriores, quais estão CORRETAS?

  • A Apenas, I e III.
  • B I, II e III.
  • C Apenas, I e II.
  • D Apenas, II e III.