Resolver o Simulado Pesquisador - FEPESE - Nível Superior

0 / 54

Português

1

Leia o texto de Luís Fernando Veríssimo.

Foi numa festa de família, dessas de fim de ano. Já que o bisavô estava morre não morre, decidiram tirar uma fotografia de toda a família reunida, talvez pela última vez.

A bisa e o bisa sentados, filhos, filhas, noras, genros e netos em volta, bisnetos na frente, esparramados pelo chão. Castelo, o dono da câmara, comandou a pose, depois tirou o olho do visor e ofereceu a câmara a quem ia tirar a fotografia. Mas quem ia tirar a fotografia? – Tira você mesmo, ué. – Ah, é? E eu não saio na foto?

O Castelo era o genro mais velho. O primeiro genro. O que sustentava os velhos. Tinha que estar na fotografia. – Tiro eu - disse o marido da Bitinha. – Você fica aqui - comandou a Bitinha. Havia uma certa resistência ao marido da Bitinha na família. A Bitinha, orgulhosa, insistia para que o marido reagisse. “Não deixa eles te humilharem, Mário Cesar”, dizia sempre. O Mário Cesar ficou firme onde estava, do lado da mulher.

A própria Bitinha fez a sugestão maldosa: – Acho que quem deve tirar é o Dudu… O Dudu era o filho mais novo de Andradina, uma das noras, casada com o Luiz Olavo. Havia a suspeita, nunca claramente anunciada, de que não fosse filho do Luiz Olavo. O Dudu se prontificou a tirar a fotografia, mas a Andradina segurou o filho. – Só faltava essa, o Dudu não sai.

E agora? – Pô, Castelo. Você disse que essa câmara só faltava falar. E não tem nem timer!

O Castelo impávido. Tinham ciúmes dele. Porque ele tinha um Santana do ano. Porque comprara a câmara num duty free da Europa. Aliás, o apelido dele entre os outros era “Dutifri”, mas ele não sabia.

– Revezamento - sugeriu alguém. – Cada genro bate uma foto em que ele não aparece, e… A ideia foi sepultada em protestos. Tinha que ser toda a família reunida em volta da bisa. Foi quando o próprio bisa se ergueu, caminhou decididamente até o Castelo e arrancou a câmara da sua mão. – Dá aqui. – Mas seu Domício… – Vai pra lá e fica quieto. – Papai, o senhor tem que sair na foto. Senão não tem sentido! – Eu fico implícito - disse o velho, já com o olho no visor. E antes que houvesse mais protestos, acionou a câmara, tirou a foto e foi dormir

Analise as afirmativas abaixo, tomando por base o texto.

1. O texto mostra uma situação típica de família de classe abastada.

2. No texto, percebem-se, nos personagens, alguns sentimentos como inveja, orgulho e ciúme.

3. Há, no texto, uma crítica velada às relações familiares.

4. A foto seria tirada para cumprir um ritual natalino.

5. O casal idoso considerava relevante o registro de toda a família.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
2

Leia o texto de Luís Fernando Veríssimo.

Foi numa festa de família, dessas de fim de ano. Já que o bisavô estava morre não morre, decidiram tirar uma fotografia de toda a família reunida, talvez pela última vez.

A bisa e o bisa sentados, filhos, filhas, noras, genros e netos em volta, bisnetos na frente, esparramados pelo chão. Castelo, o dono da câmara, comandou a pose, depois tirou o olho do visor e ofereceu a câmara a quem ia tirar a fotografia. Mas quem ia tirar a fotografia? – Tira você mesmo, ué. – Ah, é? E eu não saio na foto?

O Castelo era o genro mais velho. O primeiro genro. O que sustentava os velhos. Tinha que estar na fotografia. – Tiro eu - disse o marido da Bitinha. – Você fica aqui - comandou a Bitinha. Havia uma certa resistência ao marido da Bitinha na família. A Bitinha, orgulhosa, insistia para que o marido reagisse. “Não deixa eles te humilharem, Mário Cesar”, dizia sempre. O Mário Cesar ficou firme onde estava, do lado da mulher.

A própria Bitinha fez a sugestão maldosa: – Acho que quem deve tirar é o Dudu… O Dudu era o filho mais novo de Andradina, uma das noras, casada com o Luiz Olavo. Havia a suspeita, nunca claramente anunciada, de que não fosse filho do Luiz Olavo. O Dudu se prontificou a tirar a fotografia, mas a Andradina segurou o filho. – Só faltava essa, o Dudu não sai.

E agora? – Pô, Castelo. Você disse que essa câmara só faltava falar. E não tem nem timer!

O Castelo impávido. Tinham ciúmes dele. Porque ele tinha um Santana do ano. Porque comprara a câmara num duty free da Europa. Aliás, o apelido dele entre os outros era “Dutifri”, mas ele não sabia.

– Revezamento - sugeriu alguém. – Cada genro bate uma foto em que ele não aparece, e… A ideia foi sepultada em protestos. Tinha que ser toda a família reunida em volta da bisa. Foi quando o próprio bisa se ergueu, caminhou decididamente até o Castelo e arrancou a câmara da sua mão. – Dá aqui. – Mas seu Domício… – Vai pra lá e fica quieto. – Papai, o senhor tem que sair na foto. Senão não tem sentido! – Eu fico implícito - disse o velho, já com o olho no visor. E antes que houvesse mais protestos, acionou a câmara, tirou a foto e foi dormir

Assinale a alternativa correta.

  • A A última frase do texto é um período composto por três orações.
  • B Na frase: “Caminhou decididamente até o Castelo”, temos um verbo transitivo direto, quanto à sua predicação.
  • C Na frase: “A própria Bitinha fez a sugestão maldosa”, a palavra “maldosa” é um substantivo comum e se refere à palavra “sugestão” e também a “Bitinha”.
  • D A frase “Tiro eu, a foto” e “Tiras tu, a foto”, são idênticas quanto à estrutura e há nelas uma inversão do termo essencial: o sujeito, representado por um pronome pessoal do caso reto.
  • E Na frase: “E antes que houvesse mais protestos.”, o verbo “haver” pode ser trocado por “existir” sem prejuízo de sentido e de acordo com a norma-padrão, assim: “E antes que existisse mais protestos.”
3

Leia o texto de Luís Fernando Veríssimo.


Foi numa festa de família, dessas de fim de ano. Já que o bisavô estava morre não morre, decidiram tirar uma fotografia de toda a família reunida, talvez pela última vez.

A bisa e o bisa sentados, filhos, filhas, noras, genros e netos em volta, bisnetos na frente, esparramados pelo chão. Castelo, o dono da câmara, comandou a pose, depois tirou o olho do visor e ofereceu a câmara a quem ia tirar a fotografia. Mas quem ia tirar a fotografia? – Tira você mesmo, ué. – Ah, é? E eu não saio na foto?

O Castelo era o genro mais velho. O primeiro genro. O que sustentava os velhos. Tinha que estar na fotografia. – Tiro eu - disse o marido da Bitinha. – Você fica aqui - comandou a Bitinha. Havia uma certa resistência ao marido da Bitinha na família. A Bitinha, orgulhosa, insistia para que o marido reagisse. “Não deixa eles te humilharem, Mário Cesar”, dizia sempre. O Mário Cesar ficou firme onde estava, do lado da mulher.

A própria Bitinha fez a sugestão maldosa: – Acho que quem deve tirar é o Dudu… O Dudu era o filho mais novo de Andradina, uma das noras, casada com o Luiz Olavo. Havia a suspeita, nunca claramente anunciada, de que não fosse filho do Luiz Olavo. O Dudu se prontificou a tirar a fotografia, mas a Andradina segurou o filho. – Só faltava essa, o Dudu não sai.

E agora? – Pô, Castelo. Você disse que essa câmara só faltava falar. E não tem nem timer!

O Castelo impávido. Tinham ciúmes dele. Porque ele tinha um Santana do ano. Porque comprara a câmara num duty free da Europa. Aliás, o apelido dele entre os outros era “Dutifri”, mas ele não sabia.

– Revezamento - sugeriu alguém. – Cada genro bate uma foto em que ele não aparece, e… A ideia foi sepultada em protestos. Tinha que ser toda a família reunida em volta da bisa. Foi quando o próprio bisa se ergueu, caminhou decididamente até o Castelo e arrancou a câmara da sua mão. – Dá aqui. – Mas seu Domício… – Vai pra lá e fica quieto. – Papai, o senhor tem que sair na foto. Senão não tem sentido! – Eu fico implícito - disse o velho, já com o olho no visor. E antes que houvesse mais protestos, acionou a câmara, tirou a foto e foi dormir.

Preencha as lacunas das frases com o que está colocado entre parênteses.

 Informei .............. (aos/os) professores sobre o possível concurso para efetivos.

 Mora ........... (à/na) Rua das Torres e prefere ônibus ..........  (a/do que) carro particular para ir ......... (no/ao) centro da cidade.

 Gostaria de pedir peixe e carne bem ................... (passada/passados).

 Maria estava .............. (meio/meia) cansada, tomou apenas .......... (meio/meia) xícara de chá e foi dormir, dizendo  ............ (obrigado/obrigada) ao seu pai que .............. (a/lhe) olhava com carinho.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.

  • A os • à • do que • ao • passada • meio • meia • obrigado • a
  • B os • na • a • ao • passada • meio • meia • obrigada • a
  • C aos • à • do que • no • passados • meio • meia • obrigado • lhe
  • D aos • na • a • ao • passados • meia • meia • obrigado • lhe
  • E aos • na • a • ao • passada • meio • meia • obrigada • a
4
Leia o texto.

(…) era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas das mãos. As portas das latrinas não descansavam, era um subir e fechar a cada instante, um entrar e sair sem tréguas. Não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou as saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo no capinzal dos fundos, por trás da estalagem ou no recanto das hortas.

Aluísio Azevedo. O cortiço – fragmento

Assinale a alternativa correta, considerando o texto.

  • A O texto desnuda a atitude de pessoas que vivem em comunidades carentes.
  • B O texto mostra a conduta de pessoas que vivem em condições desfavoráveis.
  • C O texto explora a condição que vivem pessoas com pouca educação.
  • D No texto, há o relato de uma comunidade composta por pessoas despreocupadas com o lugar onde vivem.
  • E O texto mostra a conduta de pessoas que agiam com simplicidade e resignação.
5
Leia o texto.

(…) era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas das mãos. As portas das latrinas não descansavam, era um subir e fechar a cada instante, um entrar e sair sem tréguas. Não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou as saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo no capinzal dos fundos, por trás da estalagem ou no recanto das hortas.

Aluísio Azevedo. O cortiço – fragmento

Assinale a alternativa em que a expressão/frase está corretamente reescrita, considerando o sentido no texto.

  • A Esfregavam com força as ventas e as barbas. Lavavam com debilidade o nariz e a barba.
  • B O chão inundava-se. O chão descarregava-se de água.
  • C … era um subir e fechar a cada instante. Os chuveiros ficavam no alto e as pessoas precisavam subir para usá-las quando então fechavam suas portas.
  • D … não se davam ao trabalho. As crianças não tinham vez, frente à fila de adultos para usar as latrinas.
  • E Via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço. Os braços e pescoço morenos ficavam à mostra.
6
Leia o texto.

(…) era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas das mãos. As portas das latrinas não descansavam, era um subir e fechar a cada instante, um entrar e sair sem tréguas. Não se demoravam lá dentro e vinham ainda amarrando as calças ou as saias; as crianças não se davam ao trabalho de lá ir, despachavam-se ali mesmo no capinzal dos fundos, por trás da estalagem ou no recanto das hortas.

Aluísio Azevedo. O cortiço – fragmento

Analise as afirmativas abaixo:

1. Há algumas palavras no texto que caracterizam como animais as pessoas descritas.
2. As pessoas eram conformadas com a condição que tinham para viver.
3. Na frase: “via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço”, há uma colocação pronominal que poderia ser em próclise.
4. Na frase: “os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo”, há um pleonasmo vicioso.
5. A frase: “As portas das latrinas não descansavam, era um subir e fechar a cada instante” é um período composto por orações coordenadas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • E São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Raciocínio Lógico

7

Para ir da cidade A para a cidade B, existem 6 caminhos, dos quais 2 são asfaltados e os outros são de estrada de chão. Para ir da cidade B para C, existem 5 caminhos, dos quais 3 são asfaltados e os outros são de estrada de chão.

Desta forma, ao escolher aleatoriamente um caminho da cidade A para a cidade C, passando por B (e usando somente os caminhos mencionados), a probabilidade de o caminho escolhido conter apenas estradas asfaltadas é: 

  • A Maior que 27%.
  • B Maior que 25% e menor que 27%.
  • C Maior que 23% e menor que 25%.
  • D Maior que 21% e menor que 23%.
  • E Menor que 21%.
8

Para uma ceia de final de ano, um restaurante dispõe de 6 opções de entradas, 5 opções de prato principal e 8 opções de sobremesa. Uma pessoa quer montar uma ceia contendo 3 entradas distintas, 2 pratos principais distintos e 4 sobremesas distintas.

De quantas maneiras diferentes esta pessoa pode montar a referida ceia?

  • A Mais de 14.000
  • B Mais de 12.000 e menos de 13.000
  • C Mais de 11.000 e menos de 12.000
  • D Mais de 10.000 e menos de 11.000
  • E Menos de 10.000
9

Doze colegas (entre eles Rafael e Bruno) vão jogar uma partida de futebol. Para isto, devem formar dois times de 6 jogadores cada time. Porém, Rafael e Bruno devem ficar em times diferentes.

Levando as informações acima em consideração, de quantas formas distintas os times podem ser formados?

  • A Mais de 270
  • B Mais de 260 e menos de 270
  • C Mais de 250 e menos de 260
  • D Mais de 240 e menos de 250
  • E Menos de 240
10

Assinale a alternativa que representa uma sentença logicamente equivalente à afirmação “Se João é ágil ou Laura é calma, então Maria não é observadora e Camilo é pacato”

  • A Se Maria não é observadora e Camilo é pacato, então João não é ágil e Laura não é calma.
  • B Se João não é ágil ou Laura não é calma, então Maria é observadora e Camilo não é pacato.
  • C Se Maria é observadora ou Camilo não é pacato, então João não é ágil e Laura não é calma.
  • D Se João não é ágil e Laura não é calma, então Maria não é observadora e Camilo é pacato.
  • E Se Maria é observadora ou Camilo é pacato, então João não é ágil ou Laura não é calma.
11

Uma empresa divide seus vinte funcionários em quatro grupos com o mesmo número de funcionários em cada grupo.
Ao escolher aleatóriamente duas pessoas entre os 20 funcionários da empresa, a probabilidade de as duas pessoas pertencerem ao mesmo grupo é:

  • A Menor que 17,5%.
  • B Maior que 17,5% e menor que 20%.
  • C Maior que 20% e menor que 22,5%.
  • D Maior que 22,5% e menor que 25%.
  • E Maior que 25%.
12

Uma pessoa vai a uma loja para comprar 2 máscaras grandes e 2 máscaras pequenas. A loja disponibiliza máscaras grandes nas cores branca, amarela e verde e máscaras pequenas nas cores vermelha, azul, marrom, laranja e roxa.
De quantas maneiras diferentes esta pessoa pode escolher as máscaras, de maneira que todas as máscaras tenham cores distintas?

  • A Menos de 24
  • B Mais de 24 e menos de 28
  • C Mais de 28 e menos de 32
  • D Mais de 32 e menos de 36
  • E Mais de 36
13

Uma pessoa vai a uma feira onde tem a sua disposição 8 tipos de frutas e 7 tipos de verduras.

De quantas maneiras diferentes esta pessoa pode montar uma cesta, consistindo em 3 frutas de tipos distintos e 2 verduras de tipos distintos?

  • A Mais de 1300
  • B Mais de 1200 e menos de 1300
  • C Mais de 1100 e menos de 1200
  • D Mais de 1000 e menos de 1100
  • E Menos de 1000
14

Assinale a alternativa que representa uma afirmação logicamente equivalente a “Se Victor é inteligente e Joana não é ponderada, então Sabrina é bonita ou Bernardo é narcisista”.

  • A Se Sabrina não é bonita ou Bernardo não é narcisista, então Victor não é inteligente e Joana é ponderada.
  • B Se Victor não é inteligente e Joana é ponderada, então Sabrina não é bonita ou Bernardo não é narcisista.
  • C Se Victor não é inteligente ou Joana é ponderada, então Sabrina não é bonita e Bernardo não é narcisista.
  • D Se Sabrina não é bonita e Bernardo não é narcisista, então Victor não é inteligente ou Joana é ponderada.
  • E Se Sabrina é bonita ou Bernardo é narcisista, então Victor é inteligente e Joana não é ponderada.
15

Em um restaurante a quilo são oferecidos 5 tipos de comida sem glúten e 8 tipos com glúten. Uma pessoa deseja montar uma marmita com 3 tipos distintos de comida, de maneira que no máximo uma contenha glúten.

Quantas marmitas diferentes esta pessoa pode montar, obedecendo às restrições descritas anteriormente?

  • A Mais de 105
  • B Mais de 95 e menos de 105
  • C Mais de 85 e menos de 95
  • D Mais de 75 e menos de 85
  • E Menos de 75
16

Em uma academia com 80 alunos, dos quais 50 são mulheres e 30 são homens, são sorteadas duas massagens para pessoas distintas.

A probabilidade de as duas pessoas sorteadas serem mulheres é:

  • A Maior que 40%.
  • B Maior que 37,5% e menor que 40%.
  • C Maior que 35% e menor que 37,5%.
  • D Maior que 32,5% e menor que 35%.
  • E Menor que 32,5%.

Inglês

17

Comics: Trash or Treasure


In Japan, they call them ‘manga’; in Latin America, ‘histotietas’; in Italy, ‘fumetti’; in Brazil, ‘história em quadrinhos’; and in the U.S., ‘comics’. But no matter what you call them, comics are a favorite source of reading pleasure in many parts of the world.

In case you are wondering how popular comics are, the best-selling comic title in the U.S. sells about 5 million copies a year. All of Mexico’s comic titles together sell over 7,5 million copies a week. But Japan is        far the leading publisher of comics       Manga account     the world.  nearly fifty percent of all the books and magazines published in Japan each year. And few magazines of any kind in the world can match this number: Shonen Jump, the leading comic title, has a circulation of 6.5 million copies       week!

Ever since comics first appeared, there have been people who have criticized them. In the 1940s and 50s, many people believed that comics were immoral and that they caused bad behavior among young people. Even today, many question whether young people should read them at all. They argue that reading comics encourages bad reading habits.

But some educators see comics as a way to get teenagers to choose reading instead of television and video games. And because of the art, a number of educators have argued that comics are a great way to get children to think creatively. More recent research has suggested that the combination of visuals and text in comics may be one reason young people handle computers and related software so easily.

In Japan, the Education Ministry calls comics ‘a part of Japan’s national culture, recognized and highly regarded abroad’. Comics are increasingly being used for educational purposes, and many publishers there see them as a useful way of teaching history and other subjects.

No matter how you view them, comics remain a guilty pleasure for millions worldwide.

The reason why people criticized comics is because they:

  • A encouraged teenagers to choose TV and video games instead of reading.
  • B caused bad behavior among young people.
  • C provides good behavior among young people.
  • D made people who read them feel guilty.
  • E weren’t a pleasure to read.
18

Comics: Trash or Treasure


In Japan, they call them ‘manga’; in Latin America, ‘histotietas’; in Italy, ‘fumetti’; in Brazil, ‘história em quadrinhos’; and in the U.S., ‘comics’. But no matter what you call them, comics are a favorite source of reading pleasure in many parts of the world.

In case you are wondering how popular comics are, the best-selling comic title in the U.S. sells about 5 million copies a year. All of Mexico’s comic titles together sell over 7,5 million copies a week. But Japan is        far the leading publisher of comics       Manga account     the world.  nearly fifty percent of all the books and magazines published in Japan each year. And few magazines of any kind in the world can match this number: Shonen Jump, the leading comic title, has a circulation of 6.5 million copies       week!

Ever since comics first appeared, there have been people who have criticized them. In the 1940s and 50s, many people believed that comics were immoral and that they caused bad behavior among young people. Even today, many question whether young people should read them at all. They argue that reading comics encourages bad reading habits.

But some educators see comics as a way to get teenagers to choose reading instead of television and video games. And because of the art, a number of educators have argued that comics are a great way to get children to think creatively. More recent research has suggested that the combination of visuals and text in comics may be one reason young people handle computers and related software so easily.

In Japan, the Education Ministry calls comics ‘a part of Japan’s national culture, recognized and highly regarded abroad’. Comics are increasingly being used for educational purposes, and many publishers there see them as a useful way of teaching history and other subjects.

No matter how you view them, comics remain a guilty pleasure for millions worldwide.

According to the text, it’s correct to infer that:

  • A Mangas encourage young teenagers to play video games.
  • B Comic strips do not provide useful way to teach academic subjects.
  • C Manga strips do not prepare young people to handle TVs easily.
  • D Comics don’t get children to think creatively.
  • E Comics don’t encourage teenagers to play video games.
19

Comics: Trash or Treasure


In Japan, they call them ‘manga’; in Latin America, ‘histotietas’; in Italy, ‘fumetti’; in Brazil, ‘história em quadrinhos’; and in the U.S., ‘comics’. But no matter what you call them, comics are a favorite source of reading pleasure in many parts of the world.

In case you are wondering how popular comics are, the best-selling comic title in the U.S. sells about 5 million copies a year. All of Mexico’s comic titles together sell over 7,5 million copies a week. But Japan is        far the leading publisher of comics       Manga account     the world.  nearly fifty percent of all the books and magazines published in Japan each year. And few magazines of any kind in the world can match this number: Shonen Jump, the leading comic title, has a circulation of 6.5 million copies       week!

Ever since comics first appeared, there have been people who have criticized them. In the 1940s and 50s, many people believed that comics were immoral and that they caused bad behavior among young people. Even today, many question whether young people should read them at all. They argue that reading comics encourages bad reading habits.

But some educators see comics as a way to get teenagers to choose reading instead of television and video games. And because of the art, a number of educators have argued that comics are a great way to get children to think creatively. More recent research has suggested that the combination of visuals and text in comics may be one reason young people handle computers and related software so easily.

In Japan, the Education Ministry calls comics ‘a part of Japan’s national culture, recognized and highly regarded abroad’. Comics are increasingly being used for educational purposes, and many publishers there see them as a useful way of teaching history and other subjects.

No matter how you view them, comics remain a guilty pleasure for millions worldwide.

Choose the alternative that presents the correct words to complete the blank spaces in the text.

  • A for • on • for • a
  • B by • in • at • for
  • C by • in • for • per
  • D in • by • on • over
  • E the • at • of • per
20

Comics: Trash or Treasure


In Japan, they call them ‘manga’; in Latin America, ‘histotietas’; in Italy, ‘fumetti’; in Brazil, ‘história em quadrinhos’; and in the U.S., ‘comics’. But no matter what you call them, comics are a favorite source of reading pleasure in many parts of the world.

In case you are wondering how popular comics are, the best-selling comic title in the U.S. sells about 5 million copies a year. All of Mexico’s comic titles together sell over 7,5 million copies a week. But Japan is        far the leading publisher of comics       Manga account     the world.  nearly fifty percent of all the books and magazines published in Japan each year. And few magazines of any kind in the world can match this number: Shonen Jump, the leading comic title, has a circulation of 6.5 million copies       week!

Ever since comics first appeared, there have been people who have criticized them. In the 1940s and 50s, many people believed that comics were immoral and that they caused bad behavior among young people. Even today, many question whether young people should read them at all. They argue that reading comics encourages bad reading habits.

But some educators see comics as a way to get teenagers to choose reading instead of television and video games. And because of the art, a number of educators have argued that comics are a great way to get children to think creatively. More recent research has suggested that the combination of visuals and text in comics may be one reason young people handle computers and related software so easily.

In Japan, the Education Ministry calls comics ‘a part of Japan’s national culture, recognized and highly regarded abroad’. Comics are increasingly being used for educational purposes, and many publishers there see them as a useful way of teaching history and other subjects.

No matter how you view them, comics remain a guilty pleasure for millions worldwide.

The underlined word in “Even today, many question whether young people should read them at all”, can be correctly classified as a(n):

  • A interrogative pronoun
  • B noun
  • C adverb
  • D verb
  • E relative pronoun
21

Comics: Trash or Treasure


In Japan, they call them ‘manga’; in Latin America, ‘histotietas’; in Italy, ‘fumetti’; in Brazil, ‘história em quadrinhos’; and in the U.S., ‘comics’. But no matter what you call them, comics are a favorite source of reading pleasure in many parts of the world.

In case you are wondering how popular comics are, the best-selling comic title in the U.S. sells about 5 million copies a year. All of Mexico’s comic titles together sell over 7,5 million copies a week. But Japan is        far the leading publisher of comics       Manga account     the world.  nearly fifty percent of all the books and magazines published in Japan each year. And few magazines of any kind in the world can match this number: Shonen Jump, the leading comic title, has a circulation of 6.5 million copies       week!

Ever since comics first appeared, there have been people who have criticized them. In the 1940s and 50s, many people believed that comics were immoral and that they caused bad behavior among young people. Even today, many question whether young people should read them at all. They argue that reading comics encourages bad reading habits.

But some educators see comics as a way to get teenagers to choose reading instead of television and video games. And because of the art, a number of educators have argued that comics are a great way to get children to think creatively. More recent research has suggested that the combination of visuals and text in comics may be one reason young people handle computers and related software so easily.

In Japan, the Education Ministry calls comics ‘a part of Japan’s national culture, recognized and highly regarded abroad’. Comics are increasingly being used for educational purposes, and many publishers there see them as a useful way of teaching history and other subjects.

No matter how you view them, comics remain a guilty pleasure for millions worldwide.

Study the following sentence:
“Ever since comics first appeared, there have been(1) people who(2) have criticized(3) them(4).”

Pay attention to the underlined words and decide if they are true ( T ) or false ( F ). 

( ) the word who(2) is a relative pronoun.
( ) there have been(1) is the present perfect tense of there to be.
( ) the word them(4) is an example of personal pronoun.
( ) the underlined words have criticized(3) is being used in the simple past tense.

Choose the alternative which presents the correct sequence, from top to bottom.

  • A T • T • T • F
  • B T • F • F • T
  • C F • T • F • F
  • D F • F • T • T
  • E F • F • F • T
22

Comics: Trash or Treasure


In Japan, they call them ‘manga’; in Latin America, ‘histotietas’; in Italy, ‘fumetti’; in Brazil, ‘história em quadrinhos’; and in the U.S., ‘comics’. But no matter what you call them, comics are a favorite source of reading pleasure in many parts of the world.

In case you are wondering how popular comics are, the best-selling comic title in the U.S. sells about 5 million copies a year. All of Mexico’s comic titles together sell over 7,5 million copies a week. But Japan is        far the leading publisher of comics       Manga account     the world.  nearly fifty percent of all the books and magazines published in Japan each year. And few magazines of any kind in the world can match this number: Shonen Jump, the leading comic title, has a circulation of 6.5 million copies       week!

Ever since comics first appeared, there have been people who have criticized them. In the 1940s and 50s, many people believed that comics were immoral and that they caused bad behavior among young people. Even today, many question whether young people should read them at all. They argue that reading comics encourages bad reading habits.

But some educators see comics as a way to get teenagers to choose reading instead of television and video games. And because of the art, a number of educators have argued that comics are a great way to get children to think creatively. More recent research has suggested that the combination of visuals and text in comics may be one reason young people handle computers and related software so easily.

In Japan, the Education Ministry calls comics ‘a part of Japan’s national culture, recognized and highly regarded abroad’. Comics are increasingly being used for educational purposes, and many publishers there see them as a useful way of teaching history and other subjects.

No matter how you view them, comics remain a guilty pleasure for millions worldwide.

Which method can be defined as a particular form of procedure for accomplishing or approaching something,  whose focus is on memorization and on grammatical rules and, that is still used in language teaching in Brazil?

  • A The Notional-Functional Method.
  • B The Direct Method.
  • C The Series Method.
  • D The Classical Method.
  • E The Audiolingual Method.
23

Comics: Trash or Treasure


In Japan, they call them ‘manga’; in Latin America, ‘histotietas’; in Italy, ‘fumetti’; in Brazil, ‘história em quadrinhos’; and in the U.S., ‘comics’. But no matter what you call them, comics are a favorite source of reading pleasure in many parts of the world.

In case you are wondering how popular comics are, the best-selling comic title in the U.S. sells about 5 million copies a year. All of Mexico’s comic titles together sell over 7,5 million copies a week. But Japan is        far the leading publisher of comics       Manga account     the world.  nearly fifty percent of all the books and magazines published in Japan each year. And few magazines of any kind in the world can match this number: Shonen Jump, the leading comic title, has a circulation of 6.5 million copies       week!

Ever since comics first appeared, there have been people who have criticized them. In the 1940s and 50s, many people believed that comics were immoral and that they caused bad behavior among young people. Even today, many question whether young people should read them at all. They argue that reading comics encourages bad reading habits.

But some educators see comics as a way to get teenagers to choose reading instead of television and video games. And because of the art, a number of educators have argued that comics are a great way to get children to think creatively. More recent research has suggested that the combination of visuals and text in comics may be one reason young people handle computers and related software so easily.

In Japan, the Education Ministry calls comics ‘a part of Japan’s national culture, recognized and highly regarded abroad’. Comics are increasingly being used for educational purposes, and many publishers there see them as a useful way of teaching history and other subjects.

No matter how you view them, comics remain a guilty pleasure for millions worldwide.

Which statement below can be inferred from the text?

  • A The Education Ministry calls comics a trash.
  • B The Japanese Ministry views comics as a treasure.
  • C Japan’s national culture is part of comic strips.
  • D Comics are most popular in Mexico.
  • E Educational systems are using comics to teach Japanese.
24

Read the following text:
“In Japan, they call themmanga’; in Latin America, ‘histotietas’; in Italy, ‘fumetti’; in Brazil, ‘história em quadrinhos’; and in the U.S., ‘comics’.”; ” All of Mexico’s comic titles together.

The words in bold are respectively:

  • A possessive pronoun • personal pronoun •  conjunction • possessive
  • B object pronoun • subject pronoun •  adverb • verb to be
  • C subject pronoun • possessive adjective • preposition • possessive case
  • D possessive pronoun • personal pronoun •  conjunction • verb to be
  • E subject pronoun • object pronoun •  preposition • genitive case
25

Read the following sentence:
“Teaching of reading skills is an important aspect of language            . The learning of this skill is especially essential for            a second language. This is also so because most of the teachinglearning           is in the written form, either in the form of books or computer based material. Reading and literacy are thus interdependent.”

Choose the alternative which contains the correct words to complete the sentence.

  • A speaking • learning • book
  • B learning • providing • activity
  • C learning • acquiring • material
  • D training • improving • test
  • E acquiring • learning • material
26

Comics: Trash or Treasure


In Japan, they call them ‘manga’; in Latin America, ‘histotietas’; in Italy, ‘fumetti’; in Brazil, ‘história em quadrinhos’; and in the U.S., ‘comics’. But no matter what you call them, comics are a favorite source of reading pleasure in many parts of the world.

In case you are wondering how popular comics are, the best-selling comic title in the U.S. sells about 5 million copies a year. All of Mexico’s comic titles together sell over 7,5 million copies a week. But Japan is        far the leading publisher of comics       Manga account     the world.  nearly fifty percent of all the books and magazines published in Japan each year. And few magazines of any kind in the world can match this number: Shonen Jump, the leading comic title, has a circulation of 6.5 million copies       week!

Ever since comics first appeared, there have been people who have criticized them. In the 1940s and 50s, many people believed that comics were immoral and that they caused bad behavior among young people. Even today, many question whether young people should read them at all. They argue that reading comics encourages bad reading habits.

But some educators see comics as a way to get teenagers to choose reading instead of television and video games. And because of the art, a number of educators have argued that comics are a great way to get children to think creatively. More recent research has suggested that the combination of visuals and text in comics may be one reason young people handle computers and related software so easily.

In Japan, the Education Ministry calls comics ‘a part of Japan’s national culture, recognized and highly regarded abroad’. Comics are increasingly being used for educational purposes, and many publishers there see them as a useful way of teaching history and other subjects.

No matter how you view them, comics remain a guilty pleasure for millions worldwide.

In the textt, the number 6.5 million refers to:

  • A copies of ‘Shonen Jump’ sold each week.
  • B Japanese people who buy manga each week.
  • C comic books sold in Japan each year.
  • D copies of manga sold each year.
  • E comic books sold in Japan each month.

Engenharia Agronômica (Agronomia)

27

Para determinar a quantidade mínima de sementes a ser distribuída em uma área para a implementação de pastagem, é necessário, dentre outras, conhecer o %VC (valor cultural) do lote de sementes.
O %VC mede o percentual de:

  • A sementes puras capazes de germinar do lote em análise.
  • B sementes com as características de pureza da cultura.
  • C sementes capazes de chegar na fase adulta.
  • D sementes capazes de completar o ciclo da cultura.
  • E sementes capazes de produzir plantas com qualidade mínima em termos de produção de massa verde.
28

Em sistemas de irrigação por aspersão, alguns cálculos são necessários para o gerenciamento da irrigação.
Considere a equação Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Onde:
LR = fração de lixiviação mínima requerida. Ea = eficiência de aplicação de água do sistema de irrigação. LRN = lâmina de água real necessária.
Nesses casos, a equação acima pode ser utilizada para calcular:

  • A A lâmina de água real necessária.
  • B O limite técnico nutricional de água.
  • C A vazão de água por minuto nos bicos.
  • D O limite de irrigação até o ponto de saturação.
  • E A lâmina total de água a ser aplicada por irrigação.
29

É correto afirmar que:

  • A Com o “Programa Irrigar” em Santa Catarina, é possível subvencionar juros de financiamentos agrícolas que se enquadrarem no PRONAF, porém com limite máximo de cobertura no valor de R$ 12.800,00, com juros de até de 1,9% ao ano.
  • B Com os incentivos fiscais e adoção da tributação verde, o Estado de Santa Catarina atualmente mantém a tributação de 23% para agrotóxicos em geral.
  • C A política pesqueira e aquícola de Santa Catarina contempla somente os processos de exploração e aproveitamento de recursos pesqueiros entre as fases de captura e transformação.
  • D Dentre as linhas de apoio subsidiadas pelo Programa “Menos Juros Agricultura e Pesca” de Santa Catarina, encontram-se: turismo rural, plantas ornamentais e energia alternativa.
  • E Observada a legislação federal, a comercialização de produtos vegetais e animais no Estado de Santa Catarina, seus derivados e resíduos de valor econômico, far-se-á atendendo aos padrões de qualidade e sanidade estabelecidos oficialmente, cabendo estritamente aos municípios a sua fiscalização, inspeção e classificação.
30

Sobre índices e/ou indicadores zootécnicos utilizados em rebanhos leiteiros, é correto afirmar que:
1. A percentagem de vacas em lactação é obtida dividindo-se o número de vacas em lactação pelo número total de vacas do rebanho, multiplicado por 100. 2. A taxa de natalidade é o número de bezerros nascidos vivos durante o ano dividido pelo número médio mensal de vacas (média do total de vacas do rebanho de cada mês), multiplicado por 100. 3. A percentagem de prenhez representa o número de vacas prenhas dividido pelo número total de vacas do rebanho em condições de cobertura (exceto vacas vazias do rebanho), multiplicado por 100. 4. A taxa de gestação é obtida com o número de vacas gestantes, dividido pelo número de vacas inseminadas, multiplicado por 100.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
31

Na aplicação de herbicidas com pulverizadores de barra, o desvio da trajetória das partículas liberadas pelo processo de aplicação que não atingem o alvo, e podem ocasionar perda de produto fora da área desejada, é denominado:

  • A Exoderiva
  • B Lixiviação
  • C Endoderiva
  • D Evaporação
  • E Evapotranspiração
32

Sobre a produção de cebola em Santa Catarina, recomenda-se:

  • A Manter o pH do solo inferior a 5,5, pois a cultura da cebola é relativamente resistente à acidez.
  • B O transplante de mudas quando o pseudocaule atingir de 4 a 6 mm de diâmetro.
  • C Para sistemas convencionais, espaçamentos de 20 cm entre linhas e 3,5 cm entre plantas.
  • D Nos sistemas agroecológicos, para o manejo de doenças, o uso preventivo de calda bordalesa a 3% acrescida de cinza vegetal na dose de 480 g/ m2 de canteiro.
  • E Para o preparo do solo, realizado sempre antes do transplante, profundidades mínimas de 30 cm.
33

. Sobre a flora catarinense, é correto afirmar que o Plantago rahniana:
1. É uma erva perene encontrada no topo da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra e nos Campos de Santa Bárbara (entre Urubici e Bom Jardim da Serra), em áreas de campos de altitude. 2. Desenvolve-se preferencialmente em solos profundos, arenosos e isentos de pedregulhos, motivo de ser encontrada no litoral catarinense. 3. Prefere locais de grande incidência de neblina com altitudes inferiores a 600 metros. 4. Prefere altitudes entre 1600 e 1750 metros com incidência de neblina, solo pedregoso e extremamente profundo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 2.
  • C É correta apenas a afirmativa 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
34

Sobre plantas medicinais encontradas na Ilha de Santa Catarina, o Acheillea millefolium é recomendado para:

  • A Fraqueza, colesterol e diabetes
  • B Gripe, dor de estômago, dor de cabeça e cólicas.
  • C Transtornos mentais e comportamentais, diabetes e colesterol.
  • D Aparelho geniturinário, verrugas e auxilia na cicatrização.
  • E Doenças infecciosas, auxílio no parto, melhora do aparelho circulatório e redução dos sintomas da menopausa.
35

Analise as afirmativas abaixo sobre a cultura do milho em Santa Catarina.
1. Segundo recomendações técnicas, o rendimento de grãos de alguns híbridos responde positivamente ao incremento na densidade de plantas até 12 a 16 plantas/m2 . 2. Quanto maior a densidade de plantas/m2 , maior será o índice de área foliar e consequentemente menor será o consumo de água da cultura, devido a maior absorção de umidade. 3. Com espaçamentos entre linhas de 40 a 60 cm, e densidades de plantas superiores a 5 plantas/m2 , em condições favoráveis de clima, é possível alcançar rendimentos de grãos superiores a 7.000 kg/ha.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 2.
  • C É correta apenas a afirmativa 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
36

Nas hortas comunitárias:
1. Espécies como alecrim espantam muitos animais devido ao cheiro forte, evitando possíveis ataques. 2. O cultivo de plantas nativas da região representa uma das maneiras de economizar trabalho e recursos, pois necessita de menos cuidados e menos manejo para seu desenvolvimento. 3. Faz-se aproveitamento racional do uso do solo urbano para a produção de alimentos, podendo contribuir com a alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional, auxiliando na redução da fome da população.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 2
  • B É correta apenas a afirmativa 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
37

Analise as afirmativas abaixo sobre produção na agricultura orgânica.
1. Um dos biofertilizantes utilizados, conhecido pela denominação de “super magro”, é uma mistura de materiais orgânicos, minerais, esterco e água, podendo ser aplicado na adubação foliar. É considerado um biofertilizante proteico e serve para melhorar a saúde e o crescimento das plantas. 2. A calda bordalesa é um fungicida eficiente contra várias doenças de hortas e pomares, e resulta da mistura de sulfato de magnésio com cal virgem, diluídos em água. É recomendado na agricultura orgânica por ser o sulfato de magnésio um produto pouco tóxico para as plantas. 3. A calda sulfocálcica é um dos mais antigos biofertilizantes utilizados na agricultura orgânica, rica em cálcio, e contribui para o equilíbrio nutricional das plantas agrícolas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 2.
  • C É correta apenas a afirmativa 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • E São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
38

O Estado de Santa Catarina já liderou o mercado produtivo nacional de alho e cebola.
Essas duas culturas apresentam, segundo recomendações da EMPRAPA, as seguintes épocas de plantio:

  • A Alho de janeiro a abril; cebola de março a maio e outubro a dezembro.
  • B Alho de janeiro a abril; cebola de março a maio e julho a setembro.
  • C Alho de maio a junho; cebola de março a outubro.
  • D Alho de maio a junho; cebola de março a maio e outubro a dezembro.
  • E Alho de dezembro a abril; cebola de janeiro a abril e outubro a dezembro.
39

Sobre criação de pequeno animais, é correto afirmar:

  • A Na reprodução de coelhos, o período de gestação é de 45 a 48 dias, podendo estender-se até 52 dias.
  • B Na avicultura de corte, o índice de conversão alimentar do lote é a relação entre o consumo total de alimento do lote dividido pelo ganho de peso individual de cada animal.
  • C No manejo de caprinos, deve-se respeitar as características regionais do litoral catarinense. Como exemplo, sugere-se a raça Anglo-Nubianos por apresentar baixa rusticidade e adaptabilidade a mudanças térmicas, utilizando-se a relação de um macho para cada 2 fêmeas.
  • D Na apicultura, tratando-se de manejo correto do mel, a colheita deve ser realizada em dias chuvosos ou com alta umidade relativa do ar, para a manutenção dos índices de umidade do mel.
  • E Sobre manejo da produção de suínos, a duração ideal de uma monta deve variar entre 15 a 20 minutos. Qualquer cobertura com tempo inferior a 12 minutos deve ser repetida.
40

Algumas plantas possuem características que permitem sua recomendação para arborização urbana; dentre elas, podem-se citar:

  • A Pitangueira-do-mato (Myrcia palustres), Leucena (Leucaena leucocephala), Pinus (Pinus spp.) e Uva Japonesa (Hovenia dulcis).
  • B Jasmim-catavento (Tabernaemontana catharinensis), Espirradeira (Nerium oleander), Falso Ipê de Jardim (Tecoma stans).
  • C Caúna (Ilex dumosa), Flamboyant (Delonix regia), Paineira (Chorisia speciosa) e Tulipa Africana (Spathodea campanulata).
  • D Araçazeiro (Psidiumestockianum), Guamirim (Eugenia catharinae), Ipê-verde (Cybistax antisyphilitica) e Pitangueira (Eugenia uniflora).
  • E Baga-de-tucano (Byrsonima ligustrifolia), Seafórtia (Archontophoenix cunninghamii), Chapéu de Napoleão (Thevetia peruviana) e Espirradeira (Nerium oleander).
41

Analise as afirmativas abaixo sobre o ciclo estral dos bovinos.
1. Na primeira fase, denominada “fase folicular”, ocorre o desenvolvimento do folículo, estrutura no ovário que contém o óvulo, e culmina com a ovulação. 2. A primeira fase, denominada fase luteínica, caracteriza-se pelo desenvolvimento do corpo lúteo, estrutura que produz progesterona, hormônio responsável pela manutenção da gestação. 3. Se na primeira fase o óvulo for fertilizado, ocorrerá a regressão do corpo lúteo, dando continuidade à fase folicular.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 2
  • C É correta apenas a afirmativa 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
42

No manejo correto da produção de suínos, para evitar perdas na maternidade, deve-se: ] 1. Manter a temperatura do local entre 32 a 36°C, clima úmido, evitando o choque térmico e a hipotermia dos recém-nascidos. 2. Orientar a primeira mamada dos leitões, estimulando os menores a consumir o colostro. 3. Evitar o consumo de ração para as porcas com grandes leitegadas para não alterar a temperatura do leite, evitando diarreia nos leitões.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 2.
  • C É correta apenas a afirmativa 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
43

Analise as afirmativas abaixo sobre as principais raças de animais bovinos produtores de leite.
1. As vacas da raça Jersey apresentam baixa estatura, úbere quadrado mas bem irrigado e volumoso, com tetas pequenas e espaçadas. É considerada a mais precoce das vacas leiteiras. Nas regiões tropicais mostra elevada tolerância ao calor. 2. As vacas da raça Holandesa são conhecidas pelo seu potencial para produção de leite. Com pelagem branca e preta ou branca e vermelha, seu úbere possui grande capacidade e boa conformação. Em média, os bezerros nascem com mais de 30 kg. 3. As vacas da raça Pardo Suíça possuem pelagem parda-clara a cinzenta-escura, com tetas grandes e bem anatômicas. É considerada uma raça de aptidão única para leite. Produz acima de 18 kg de leite/dia e as novilhas são cobertas aos 12 meses, o que faz da raça uma das mais precoces para cobertura.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
44

Sobre as raças de suínos e suas aptidões, a raça mais produzida no Brasil, de origem dinamarquesa, com pele branca, com capacidade de produção de carne magra, ótima capacidade reprodutiva, e que pode chegar aos 300 kg de peso vivo, é denominada:

  • A Duroc.
  • B Landrace.
  • C Canastrão.
  • D Hampshire.
  • E Large White.
45

Sobre os índices zootécnicos, ao se dividir no de bezerros nascidos × 100/no fêmeas em cobertura, obtém-se:

  • A Índice de eficiência do rebanho.
  • B Índice de mortalidade
  • C Taxa de fertilidade.
  • D Taxa de desmame.
  • E Taxa de natalidade.
46

Pedogênese é:

  • A A influência do clima na formação dos solos.
  • B O processo físico de degradação das rochas.
  • C O processo de origem e formação dos solos.
  • D O processo químico de degradação das rochas.
  • E O processo mecânico de degradação das rochas.

Conhecimentos Gerais

47

Milhares de pessoas em todo o mundo, fugindo das guerras, das perseguições políticas ou vítimas de cataclismos naturais, buscam recomeçar a sua vida em um novo país.

Assinale a alternativa que indica países de onde vieram os maiores grupos de refugiados para o Brasil, nos últimos 10 anos.

  • A Israel • Kosovo • Irlanda
  • B Palestina • Zaire • Ucrânia
  • C Estados Unidos • Venezuela • Haiti
  • D Grécia • Angola • Cabo Verde
  • E Síria • Venezuela • Haiti
48

Analise as afirmativas abaixo:

1. Os impactos causados pela ação do homem no mundo estão diminuindo a cada dia, pela conscientização das pessoas, de que é preciso salvar o planeta.

2. Grande parte das florestas tropicais do planeta foram destruídas.

3. As reservas de água potável estão sendo contaminadas por agentes químicos.

4. A emissão excessiva de carbono está ligada ao aquecimento terrestre e às mudanças climáticas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
49

Migrante é forma genérica de se referir a uma pessoa que se desloca do seu país, estado ou região em que nasceu. As pessoas migram por diversos motivos todos os anos. O refugiado é uma categoria específica de emigrante.
Analise as afirmativas abaixo sobre os problemas do mundo contemporâneo que levam as pessoas a migrarem: 
1. Pessoas podem mudar de região ou país para fugir de guerras, conflitos internos, perseguição (política, étnica, religiosa, de gênero etc,), violação de direitos humanos, fome ou catástrofes naturais.
2. O solicitante de asilo, para a Organização das Nações Unidas (ONU), é a pessoa que pediu proteção internacional e aguarda a concessão do status de refugiado.
3. Asilado, para a Organização das Nações Unidas (ONU), é o refugiado aceito oficialmente pelo país ao qual pediu refúgio.
4. O refugiado é um migrante forçado, que teve que fugir do seu país, pois a sua sobrevivência física estava ameaçada, o que é um reflexo de um grande padrão de violação dos direitos humanos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
50

Analise as afirmativas abaixo sobre o conteúdo da Lei 10.639/2003. 1. Alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, ao incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática da História e Cultura Afro-brasileira e Africana. 2. Orientou a criação da oferta de cursos de Licenciatura Plena em História da África e da escravidão no Brasil. 3. Determinou que os conteúdos deverão ser ministrados, em especial, nas disciplinas que tratam de etnias, gênero e saúde, como biologia e filosofia. 4. As políticas de reparações visam a que o Estado e a sociedade tomem medidas para ressarcir os descendentes de africanos dos danos sofridos sob o regime escravista. 5. O conteúdo programático deverá privilegiar a luta dos negros no Brasil, a cultura negra e a formação da sociedade nacional a fim de resgatar a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política da História do Brasil. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1 ,2, 3, 4 e 5.
51

Um dos atentados terroristas mais violentos do século XXI ocorreu no dia 11 de setembro de 2001, na cidade de Nova York, quando 2 aviões, com tripulantes, passageiros e terroristas, foram lançados intencionalmente, por membros da Al-Qaeda, contra as torres:

  • A do World Trade Center.
  • B da Ponte de Manhattan.
  • C do prédio do Pentágono.
  • D da Catedral de São Patrício.
  • E da Paramount Television Network.
52

A morte de Osama bin Laden, um dos líderes do grupo terrorista Al-Qaeda, foi anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no dia dois de maio de 2011. As tropas responsáveis pela morte de Osama bin Laden denominaram o feito:

  • A Operação Raios da Justiça.
  • B Operação Conto das Arábias.
  • C Operação Girassóis do Oriente.
  • D Operação Dente por Dente.
  • E Operação Lança de Netuno.
53

Analise as afirmativas abaixo. 1. A Guerra no Afeganistão envolve um conflito no Oriente Médio, iniciado com a invasão liderada pelos Estados Unidos, após os atentados do 11 de setembro de 2001, com apoio da OTAN e concordância da Assembleia Geral da Organização da Nações Unidas. 2. Foram apresentados como os objetivos principais da invasão do Afeganistão a localização de líderes da Al-Qaeda, como Osama bin Laden, a destruição de sua organização e a remoção do poder do regime Talibã, que dera apoio a Al-Qaeda. 3. A presença de tropas russas no território afegão, e o apoio dado por suas tropas aos americanos e seus aliados, foram decisivas para derrotar os grupos talibãs e restabelecer a ordem social e a paz no país. 4. Em 2021, com a aproximação das tropas talibãs, com o objetivo de retomar o controle da capital do país, houve o deslocamento de uma multidão que invadiu o aeroporto de Cabul, numa tentavam fugir do exterior. 5. Após quase duas décadas de disputas, e com a retirada das tropas estadunidenses do país, o grupo extremista islâmico Talibã retomou o poder em Cabul, em 2021. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
54

Os parâmetros curriculares nacionais indicam como objetivo para o ensino fundamental de geografia que os alunos sejam capazes de: 1. Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como um meio de construir de maneira progressiva a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertencer ao país. 2. Utilizar as diferentes linguagens verbal, musical, matemática, plástica, gráfica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. 3. Saber utilizar diferentes formas de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos. 4. Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.