Resolver o Simulado Professor - Pedagogia - FAFIPA - Nível Médio

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Pedagogia

1
A Educação em Saúde é uma prática social, cujo processo:
  • A Contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas sociais.
  • B Contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas de saúde.
  • C Contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas culturais.
  • D Contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas financeiros.
2
Com relação aos métodos e técnicas de pesquisa, assinale a alternativa INCORRETA:
  • A Pesquisas exploratórias têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito.
  • B Pesquisas explicativas têm como propósito identificar fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de fenômenos.
  • C Pesquisas descritivas visam a descrever as características de determinada população e identificar a existência de relações entre variáveis.
  • D As pesquisas do tipo levantamento propiciam grande profundidade no estudo da estrutura e dos processos sociais.

Matemática

3
Qual é o volume do prisma da figura a seguir, sabendo que ele é um prisma reto e sua base é quadrada?
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • A 20.000 cm³.
  • B 25.120 cm³.
  • C 27.870 cm³
  • D 30.195 cm³.
  • E 31.250 cm³.
4

Usando um chuveiro elétrico 1 hora por dia, durante 20 dias, o consumo de energia elétrica é de 15 kw/h. Se o mesmo chuveiro elétrico for usado 130 minutos por dia, durante 30 dias, qual será o consumo de energia elétrica?

  • A O consumo de energia elétrica será de 120 kw/h.
  • B O consumo de energia elétrica será de 90,76 kw/h.
  • C O consumo de energia elétrica será de 60,30 kw/h.
  • D O consumo de energia elétrica será de 48,75 kw/h.
  • E O consumo de energia elétrica será de 35,29 kw/h.
5

O quadrado da idade do meu filho menos a idade que ele tinha 8 anos atrás é igual a 20. Quantos anos ele tem agora?

  • A 4 anos.
  • B 7 anos.
  • C 10 anos.
  • D 15 anos.
  • E 21 anos.
6
Uma fábrica de alto-falantes recebeu uma encomenda de uma determinada quantidade de alto-falantes para serem entregues com urgência. Sabe-se que na primeira quinzena essa fábrica produziu 3/8 da quantidade total de alto-falantes encomendados, na segunda quinzena foram produzidos mais 2/4 da quantidade total de alto-falantes encomendados e ficou faltando produzir na próxima quinzena uma quantidade de 400 alto-falantes. De acordo com essas informações, é CORRETO afirmar que a quantidade de alto-falantes produzidos na primeira quinzena é igual a:
  • A 1040 alto-falantes.
  • B 1100 alto-falantes.
  • C 1160 alto-falantes.
  • D 1200 alto-falantes.
  • E 1400 alto-falantes.
7

Analise os itens a seguir sobre produtos notáveis e assinale a alternativa CORRETA:


I. A expressão C3 B3 + 2C2 B2 - 39CB + 72 é o resultado da operação: (CB + 8).(CB - 3)2.

II. A expressão C4 D4 - 18C3 D3 + 77C2 D2 + 72CD -324 é o resultado da operação: (C2 D2 - 4).(CD - 9)2.

III. Após resolver a operação: (AD - 6).(AD + 8)2 , o resultado obtido é igual a: A3 D3

+ 10A2 D2 - 34AD - 392.




  • A Somente o item I está correto.
  • B Somente os itens I e II estão corretos.
  • C Somente o item II está correto.
  • D Somente os itens I e III estão corretos.
  • E Nenhum item está correto.
8
Analise os itens a seguir sobre equações do primeiro grau e assinale a alternativa CORRETA:
I. Resolvendo a equação: 11x + 15 = 143 + 3x, obtemos como resultado o valor 18. II. Após resolver a equação: 19x + 43 = 271 + 7x, obtemos um resultado igual a 19. III. Resolvendo a equação: 37x + 51 = 426 + 12x, obtemos um valor para x igual a 15.
  • A Somente os itens I e II estão corretos.
  • B Somente o item II está correto.
  • C Somente os itens II e III estão corretos.
  • D Somente o item III está correto.
  • E Nenhum item está correto.
9

Analise os itens a seguir e em seguida assinale a alternativa CORRETA:


I. A expressão algébrica: Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas possui um valor numérico igual a 31 para A = 2 e B = -3.

II. O valor numérico da expressão: Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas para A = -3 e B = 4 é igual a -4.

III. O valor numérico da expressão:. Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas é igual a 15 para C= -1 e D= 2.

  • A Somente os itens I e II estão corretos.
  • B Somente o item II está correto.
  • C Somente os itens II e III estão corretos.
  • D Somente o item III está correto.
  • E Nenhum item está correto.
10
Em uma indústria são necessários 9 máquinas idênticas operando juntas e no mesmo ritmo por um período de 8 horas por dia durante 6 dias, para produzirem 300 extintores de incêndio. Sabe-se que essa indústria terá que aumentar sua produção para conseguir produzir 700 extintores em 21 dias, operando 4 horas por dia. Com base nessas informações, podemos afirmar que o número de máquinas necessárias para que essa indústria consiga produzir todos esses extintores é igual a:
  • A 11 máquinas.
  • B 12 máquinas.
  • C 14 máquinas.
  • D 17 máquinas.
  • E 20 máquinas.
11
Um grupo de ciclistas entre amadores e profissionais se programaram para fazer um determinado trajeto passando por várias cidades do sul do Brasil e, ao fazer esse trajeto, eles percorreram uma distância de 918 km em 17 dias. Se esse grupo de ciclistas mantiver esse mesmo ritmo, podemos afirmar que esse grupo conseguirá percorrer uma distância de 1566 km em uma quantidade de dias igual a:
  • A 22 dias.
  • B 24 dias.
  • C 27 dias.
  • D 29 dias.
  • E 32 dias.
12
O proprietário de um estacionamento contratou 5 funcionários para fazer uma calçada e eles trabalharam 10 horas por dia, durante 6 dias para receber juntos uma quantia total de R$ 2400,00. Se esses 5 funcionários fizerem outra calçada idêntica a essa trabalhando 8 horas por dia e receberem juntos uma quantia de R$ 2900,00 podemos afirmar que eles trabalharam uma quantidade de dias igual a:
  • A 8 dias.
  • B 9 dias.
  • C 12 dias.
  • D 14 dias.
  • E 15 dias.

Português

13

Nova bateria deve manter carga do celular por cinco dias

A durabilidade seria tão ruim quanto a das baterias de hoje, mas, sim, elas podem ser revolucionárias.

Sair de casa sem um carregador para o celular vai deixar de ser problema. Pesquisadores da Universidade Monash, em Melbourne (Austrália), desenvolveram uma bateria com capacidade quatro vezes maior do que as utilizadas hoje.

Trata-se de uma bateria de Lítio-Enxofre (Li-S). Elas já existem – e por serem bem leves já foram usadas em aviões movidos a energia solar. Mas por que o seu celular não tem uma dessas, então?

Porque elas se desintegram. Depois algumas poucas cargas e recargas elas não aguentam o tranco, começam a se romper, e a bateria morre. Isso acontece porque as partículas de enxofre lá dentro praticamente dobram de tamanho quando a bateria está carregada – isso acontece nas baterias de lítio comum também, mas aí a dilatação é de apenas 10%.

A equipe, porém, encontrou uma solução esperta para esse problema: criaram uma estrutura interna bem intrincada, que oferece mais espaço para a expansão do enxofre. Dessa forma, ela consegue uma durabilidade equivalente à de uma bateria comum, com a vantagem de durar assombrosamente mais.

Isso não seria interessante só para quem sai de casa sem carregador. O maior impacto seria nos carros elétricos. Os melhores de hoje têm autonomia de mais ou menos 300 km. Baterias assim elevariam tal autonomia para 1.500 km – bem mais que a de qualquer veículo com motor a combustão interna.

Elas também ajudariam em outra frente: a das baterias que armazenam energia solar para uso doméstico, como a Powerwall, da Tesla. Ela armazena o equivalente a um dia e 17 de horas de energia. Com o lítio-enxofre de alta durabilidade, essa capacidade saltaria para uma semana.

Os pesquisadores estão otimistas. Dizem que, além de tudo, as baterias seriam mais baratas que as de hoje – pelo fato de o enxofre ser um elemento mais abundante que os metais das baterias de lítio comum. Mas o fato é que a tecnologia ainda está engatinhando – eles esperam testar protótipos por mais alguns anos até apresentar uma bateria capaz de chegar ao mercado.

Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/nova-bateria-deve-manter-carga-do-celular-por-cinco-dias/>. Acesso em: 20 jan.

Assinale a alternativa que apresenta um hiato, um ditongo e um dígrafo, nessa ordem:

  • A Aí; depois; carregador.
  • B Bateria; ainda; praticamente.
  • C Metais; deixar; erradas.
  • D Veículo; aviões; testar.
  • E Isso; elevariam; bateria.
14

Esta startup compra roupas usadas e devolve para as fabricantes revendê-las

Britânica Stuffstr desenvolveu um negócio que tem como objetivo finalizar o ciclo de uso das vestimentas. Adidas já é uma das parceiras

    Pelo menos uma vez por ano, algumas pessoas fazem aquela limpeza no guarda roupas e pensam no que fazer com peças que não servem mais ou que já não combinam com o novo estilo de vida. A partir daí, as roupas são direcionadas para doação ou para revenda em sites ou brechós. Muitas, ainda, acabam sendo descartadas, mesmo com condições de uso. Enquanto isso, a fabricante não tem ideia de qual fim tiveram as peças produzidas.

    De olho nessa oportunidade, a startup britânica Stuffstr resolveu aprimorar o trabalho de recolhimento e repasse de roupas de segunda mão. Eles coletam e armazenam dados dos produtos por até cinco anos. Os clientes então podem pesquisar para descobrir quanto a empresa pagará para comprar o item de volta.

    A startup coleta o item do consumidor e leva para o local de triagem, que analisa se a peça ainda tem condições de uso. As que têm são direcionadas de volta às empresas; já as que têm perda total vão para reciclagem. A Stuffstr, então, envia essas informações de volta às marcas, com base nas condições das roupas devolvidas.

    As marcas podem usar essas informações para planejar o desenvolvimento futuro de produtos, visando melhor durabilidade, e ajustar os preços que oferecem aos consumidores pelos itens usados.

    Com isso, a startup argumenta que os consumidores ganham um dinheiro extra, o desperdício é reduzido e as marcas obtêm dados e informações valiosas sobre as peças e os clientes. As primeiras parcerias da Stuffstr foram com as empresas John Lewis e Adidas. Ao entrar no site das marcas, o cliente se depara com a possibilidade de vender peças usadas para a startup.

     À Forbes, o co-fundador da Stuffstr, John Atcheson disse que a startup está “em uma posição única para poder oferecer aos consumidores um nível sem precedentes de transparência sobre o que acontece com o material – onde é revendido e por quanto – e até o que acontece se não puder ser revendido e for direcionado para a reciclagem. 70% de tudo o que estamos comprando vai para aterros, mesmo que ainda seja utilizável”, diz. De acordo com ele, a ideia é fechar o ciclo de uso das peças e reduzir o descarte desnecessário.


Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Moda/noticia/2020/01/esta-startup-compra-roupasusadas-e-devolve-para-fabricantes-revende-las.html>. Acesso em: 29 jan. 2020

Em qual dos trechos a seguir estão destacados um artigo, um adjetivo e um substantivo, nessa mesma ordem?
  • A As marcas podem usar essas informações para planejar o desenvolvimento futuro de produtos...
  • B Ao entrar no site das marcas, o cliente se depara com a possibilidade de vender peças usadas para a startup.
  • C 70% de tudo o que estamos comprando vai para aterros, mesmo que ainda seja utilizável.
  • D A partir daí, as roupas são direcionadas para doação ou para revenda em sites ou brechós.
  • E De olho nessa oportunidade, a startup britânica Stuffstr resolveu aprimorar o trabalho de recolhimento e repasse de roupas de segunda mão.
15

Infância


Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.

Minha mãe ficava sentada cosendo.

Meu irmão pequeno dormia.

Eu sozinho menino entre mangueiras lia a história de Robinson Crusoé,

comprida história que não acaba mais.


No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu

chamava para o café.

Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.


Minha mãe ficava sentada cosendo

olhando para mim:

- Psiu... Não acorde o menino.

Para o berço onde pousou um mosquito.

E dava um suspiro... que fundo! 


Lá longe meu pai campeava

no mato sem fim da fazenda.


E eu não sabia que minha história

era mais bonita que a de Robinson Crusoé.


Carlos Drummond de Andrade. Antologia poética. Rio de Janeiro:Record,2000 p. 67



Analise as proposições sobre o texto e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:


( ) O eu lírico narra momentos frágeis da infância, e encontra semelhanças com a infância de Robinson Crusoé.

( ) Para o eu lírico, a recordação de uma cena da sua infância gera um momento de reflexão.

( ) No poema, o passado recebe o reconhecimento da sua importância no presente.

( ) O autor expõe as mazelas da infância monótona e infeliz do autor, através do seu modo simples de levar a vida.


A ordem CORRETA, de cima para baixo, é:



  • A F – F – V – F.
  • B V – F – F – V.
  • C V – V – F – F.
  • D F – V – V – F.
  • E V – F – V – V.
16

Infância


Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.

Minha mãe ficava sentada cosendo.

Meu irmão pequeno dormia.

Eu sozinho menino entre mangueiras lia a história de Robinson Crusoé,

comprida história que não acaba mais.


No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu

chamava para o café.

Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.


Minha mãe ficava sentada cosendo

olhando para mim:

- Psiu... Não acorde o menino.

Para o berço onde pousou um mosquito.

E dava um suspiro... que fundo! 


Lá longe meu pai campeava

no mato sem fim da fazenda.


E eu não sabia que minha história

era mais bonita que a de Robinson Crusoé.


Carlos Drummond de Andrade. Antologia poética. Rio de Janeiro:Record,2000 p. 67



“Minha mãe ficava sentada cosendo”. Assinale a alternativa que possui o mesmo sentido da palavra em destaque:

  • A Minha mãe ficava sentada escrevendo.
  • B Minha mãe ficava sentada costurando.
  • C Minha mãe ficava sentada cozinhando.
  • D Minha mãe ficava sentada cantando.
  • E Minha mãe ficava sentada rezando.
17

Infância


Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.

Minha mãe ficava sentada cosendo.

Meu irmão pequeno dormia.

Eu sozinho menino entre mangueiras lia a história de Robinson Crusoé,

comprida história que não acaba mais.


No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu

chamava para o café.

Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.


Minha mãe ficava sentada cosendo

olhando para mim:

- Psiu... Não acorde o menino.

Para o berço onde pousou um mosquito.

E dava um suspiro... que fundo! 


Lá longe meu pai campeava

no mato sem fim da fazenda.


E eu não sabia que minha história

era mais bonita que a de Robinson Crusoé.


Carlos Drummond de Andrade. Antologia poética. Rio de Janeiro:Record,2000 p. 67



Assinale a alternativa CORRETA sobre a pontuação empregada no poema:
  • A O travessão serve para introduzir a fala da mãe e poderia ser substituído por aspas.
  • B As reticências foram empregadas para dar destaque à fala da mãe.
  • C Os dois-pontos foram usados para dar ênfase ao discurso direto.
  • D Todas as vírgulas do poema separam uma enumeração.
  • E O ponto de exclamação marca o sentimento de tristeza na fala da mãe.
18

Infância


Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.

Minha mãe ficava sentada cosendo.

Meu irmão pequeno dormia.

Eu sozinho menino entre mangueiras lia a história de Robinson Crusoé,

comprida história que não acaba mais.


No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu

chamava para o café.

Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.


Minha mãe ficava sentada cosendo

olhando para mim:

- Psiu... Não acorde o menino.

Para o berço onde pousou um mosquito.

E dava um suspiro... que fundo! 


Lá longe meu pai campeava

no mato sem fim da fazenda.


E eu não sabia que minha história

era mais bonita que a de Robinson Crusoé.


Carlos Drummond de Andrade. Antologia poética. Rio de Janeiro:Record,2000 p. 67



Nos versos:


“Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.” As palavras em destaque pertencem à classe dos:

  • A Artigos.
  • B Pronomes.
  • C Substantivos.
  • D Adjetivos.
  • E Advérbios.
19

Infância


Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.

Minha mãe ficava sentada cosendo.

Meu irmão pequeno dormia.

Eu sozinho menino entre mangueiras lia a história de Robinson Crusoé,

comprida história que não acaba mais.


No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu

a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu

chamava para o café.

Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.


Minha mãe ficava sentada cosendo

olhando para mim:

- Psiu... Não acorde o menino.

Para o berço onde pousou um mosquito.

E dava um suspiro... que fundo! 


Lá longe meu pai campeava

no mato sem fim da fazenda.


E eu não sabia que minha história

era mais bonita que a de Robinson Crusoé.


Carlos Drummond de Andrade. Antologia poética. Rio de Janeiro:Record,2000 p. 67



Assinale o que for CORRETO sobre o tempo verbal empregado, predominantemente, no poema:
  • A Os verbos estão empregados, predominantemente, no pretérito perfeito, pois indicam ações que aconteciam com certa frequência.
  • B Os verbos estão empregados, predominantemente, no presente, pois indicam ações que ainda estão vivas nas lembranças do eu lírico.
  • C Os verbos estão empregados, predominantemente, no pretérito imperfeito, pois indicam ações que aconteciam com certa frequência.
  • D Os verbos estão empregados, predominantemente, no pretérito perfeito, pois indicam ações inteiramente concluídas no passado.
  • E Os verbos estão empregados, predominantemente, no futuro do pretérito, pois indicam hipotéticas na infância do eu lírico.
20
Em cada período a seguir, as orações se articulam por meio de uma conjunção. Relacione as colunas indicando o valor que cada conjunção em destaque tem no seu contexto:
1. Em toda reunião, Antônia não comparece nem justifica sua ausência. 2. Fique em silêncio, que elas estão estudando. 3. Não foram aprovados, todavia apresentaram boas notas. 4. Guardarei um bom dinheiro esse ano, logo poderei viajar para a Europa.
( ) Contraste. ( ) Adição. ( ) Conclusão. ( ) Explicação.
A sequência CORRETA é:
  • A 1 – 3 – 4 – 2.
  • B 2 – 1 – 3 – 4.
  • C 3 – 2 – 1 – 4.
  • D 2 – 4 – 3 – 1
  • E 3 – 1 – 4 – 2.
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Leia a tirinha:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Sobre o conteúdo do texto, é CORRETO afirmar:




  • A A tirinha aponta que não podemos confiar nas palavras das pessoas.
  • B A tirinha ironiza o uso de palavras desconhecidas da língua portuguesa.
  • C A tirinha ilustra que a escolha equivocada de uma palavra pode causar um desastre.
  • D A tirinha estabelece divergências entre palavras de origem holandesa e portuguesa.
  • E A tirinha mostra o significado de uma palavra de origem estrangeira, incorporada à língua portuguesa.
22

Analise os períodos abaixo:


I. As praias por que passamos eram de uma beleza encantadora.

II. Os diretores não compareceram à reunião por quê?

III. Não diga o que você não sabe porque pode causar confusão.

IV. Eu gostaria de saber o porquê você não vai à festa hoje.


O uso dos “porquês” foi empregado CORRETAMENTE em:

  • A Todas as assertivas.
  • B I, III e IV, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e IV, apenas.
  • E III e IV, apenas.