Resolver o Simulado Professor - Ensino Básico - FGV - Nível Médio

0 / 19

Biologia

1

O processo de replicação do DNA é altamente complexo e envolve uma série de enzimas e proteínas. Cada uma delas apresenta uma função e um local de atuação específicos, primordiais para que o processo de duplicação ocorra sem intercorrências. A figura abaixo demonstra, esquematicamente, processos relacionados à replicação do DNA, inclusive com a presença de algumas dessas enzimas e proteínas.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015 (adaptado).
Sobre as enzimas que atuam no processo de replicação do DNA e suas funções, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A topoisomerase está representada pelo número 1 e sua função é clivar, girar e religar o DNA parental.
( ) O número 5 representa proteínas de ligação que atuam estabilizando as fitas parentais que foram separadas.
( ) O número 3 corresponde à enzima primase, responsável por sintetizar oligonucleotídeos de RNA a partir do DNA parental.
( ) A função da enzima 2, a helicase, é desenovelar e separar as fitas de DNA parental na forquilha de replicação, que está representada, na figura, pelo número 4.
A sequência correta é

  • A F, V, V, F.
  • B V, F, F, V.
  • C F, V, F, V.
  • D V, V, F, F.
  • E V, F, V, F.
2

Associe, corretamente, as alterações da estrutura cromossômica às suas respectivas definições.
ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS (1) Deleção (2) Inversão  (3) Duplicação (4) Translocação
DEFINIÇÕES ( ) oposição de um segmento cromossômico ( ) repetição de um segmento cromossômico ( ) supressão de um segmento cromossômico ( ) movimentação de um segmento cromossômico para um cromossomo não homólogo

 A sequência correta é

  • A 1, 2, 3, 4.
  • B 2, 3, 4, 1.
  • C 2, 3, 1, 4.
  • D 4, 1, 3, 2.
  • E 3, 4, 1, 2.
3

Na figura, estão demonstradas as etapas para o desenvolvimento de uma bactéria geneticamente modificada por meio da inserção de um plasmídeo contendo a informação genética de interesse.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

Em laboratório, para confirmar se o processo de transformação (indicado pelo número 2) foi eficaz, faz-se a extração plasmidial por lise alcalina. O DNA então obtido é submetido à técnica de PCR (Polimerase Chain Reaction) que atesta, por meio de amplificação, se parte da sequência de interesse está presente no material genético analisado.
Com relação à técnica de PCR, a principal enzima utilizada é a ___________ e suas três etapas, em ordem de ocorrência são: __________, ___________ e __________.
Os termos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas são:

  • A isomerase, anelamento, desnaturação e extensão.
  • B DNA Ligase, extensão, anelamento e desnaturação.
  • C DNA Ligase, desnaturação, extensão e anelamento.
  • D Taq Polimerase, extensão, desnaturação e anelamento.
  • E Taq Polimerase, desnaturação, anelamento e extensão.
4

Na figura, estão representados os processos e estruturas que normalmente ocorrem em células de organismos vivos.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015 (adaptado).

De acordo com as informações do desenho, o tipo de célula em que os processos e estruturas estão ocorrendo, bem como os termos que substituem corretamente os números “I”, “II” e “III”, são, respectivamente,

  • A eucariótica, transcrição, tradução, ribossomo.
  • B eucariótica, tradução, transcrição, ribossomo.
  • C procariótica, transcrição, tradução, ribossomo.
  • D procariótica, tradução, transcrição, mitocôndria.
  • E procariótica, transcrição, tradução, mitocôndria.
5

A figura destaca, esquematicamente, duas células estomacais que produzem e secretam substâncias fundamentais para o processo de digestão química do alimento.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

Sobre essas células e as substâncias secretadas por elas, afirma-se que:
I- As glândulas gástricas são compostas por três diferentes tipos de células: chefe, mucosa e parietal.
II- As células mucosas são responsáveis por secretar muco, que protege as células estomacais.
III- As células parietais produzem ácido clorídrico (HCl) responsável por ativar o pepsinogênio em pepsina.
IV- As células-chefe produzem pepsina, enzima que, quando ativada, é responsável pela digestão química das proteínas.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B III e IV.
  • C I, II e III.
  • D I, II e IV.
  • E II, III e IV.
6

Na figura, está representada a relação da área da secção transversal dos vasos sanguíneos com a velocidade do fluxo e a pressão sanguínea.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

Os números de I a VII representam diferentes vasos sanguíneos do corpo humano, sendo que I, III, IV e VI correspondem, respectivamente, a

  • A artérias, capilares, vênulas e veias.
  • B veias, capilares, arteríolas e artérias.
  • C veia cava, vênulas, capilares e artérias.
  • D artéria aorta, capilares, vênulas e veias.
  • E artéria aorta, arteríolas, capilares e veias.
7

As Boas Práticas de Laboratório são uma série de diretrizes que devem ser seguidas para assegurar o bom funcionamento do ambiente laboratorial. Dentre essas diretrizes, a Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR) 10.004/2004 classifica os diferentes tipos de resíduos sólidos e semissólidos em duas classes: I e II; sendo a última, subdividida em IIA e IIB.
Associe, conforme a ABNT 10.004/2004, as Classes de Risco aos seus respectivos exemplos.

CLASSES DE RISCO (1) Classe I (2) Classe IIA (3) Classe IIB
EXEMPLOS ( ) aço ( ) papéis ( ) entulho ( ) lubrificantes ( ) óleo mineral ( ) sucata de ferro ( ) matéria orgânica ( ) produtos químicos

A sequência correta é

  • A 2, 3, 2, 1, 1, 2, 3, 1.
  • B 3, 2, 3, 1, 1, 3, 2, 1.
  • C 1, 2, 1, 3, 3, 1, 2, 3.
  • D 1, 3, 1, 2, 2, 1, 3, 2.
  • E 3, 1, 3, 2, 2, 3, 1, 1.
8

O texto abaixo refere-se ao processo de respiração celular.
Em células eucariotas, podemos ter a síntese de ATP (Adenosina Trifosfato) como resultado de reoxidação de transportadores de elétrons na presença de O2 (Gás Oxigênio). Esse processo denomina-se ____________  e divide-se em dois estágios:
1- ______________: os elétrons de NADH (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo) e FADH2 (Flavina Adenina Dinuclotídeo) passam por uma série de transportadores de elétrons agregados a uma membrana. Sua passagem ao longo desse percurso acarreta o transporte ativo de prótons por meio da membrana interna da mitocôndria, fora da matriz, criando um gradiente de prótons.
2- ______________: os prótons difundem-se de volta para a matriz mitocondrial por meio de um canal que conecta essa difusão à síntese de ATP.

Os termos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas são:

  • A reoxidação; quimiossíntese; cadeia transportadora de átomos.
  • B oxidação degradativa; quimiosmose; cadeia de transporte de prótons.
  • C fosforilação oxidativa; quimiosmose; cadeia de transporte de elétrons.
  • D fosforilação oxidativa; cadeia de transporte de elétrons; quimiosmose.
  • E oxidação degradativa; cadeia de transporte de prótons; quimiossíntese.
9

Os isótopos radioativos decaem regularmente em sucessivos períodos de tempo. Em cada intervalo de decaimento, uma fração de material permanece radioativa enquanto outra fração igual decai, transformando-se em um elemento diferente ou em um isótopo estável do mesmo elemento. O intervalo de tempo que um isótopo necessita para reduzir sua radioatividade à metade é chamado de meia-vida.
SADAVA, D.; HELLER, H. C.; ORIANS, G. H.; PURVES, W. K.; HILLIS, D. M. Vida: a ciência da Biologia. V. 1 8ªed. Porto Alegre: Artmed, 2009.) (adaptado).

Os dois elementos químicos mais usados no estudo para datações da evolução dos seres vivos são

  • A 40K e 3H.
  • B 3H e 14N.
  • C 32P e 14C.
  • D 14C e 14N.
  • E 14C e 40K.
10

Nas comunidades biológicas são observadas inúmeras relações entre indivíduos de uma mesma espécie (homotípicas ou intraespecíficas) ou entre espécies distintas (heterotípicas ou interespecíficas).
Tais relações podem ser harmônicas, quando são benéficas a todos os envolvidos ou a um deles, sem que haja prejuízo ao outro; ou desarmônicas, quando beneficiam um dos envolvidos com prejuízo para o outro.
A relação em que uma espécie tem efeito positivo na sobrevivência e na reprodução de outra, sem uma associação íntima de simbiose, é conhecida como

  • A predação.
  • B herbivoria.
  • C facilitação.
  • D competição.
  • E comensalismo.

Ciências

11
Analise as afirmativas a seguir:

I. De um modo geral, pode-se considerar que os oceanos possuem uma baixa taxa de fotossíntese e poucos nutrientes em suspensão, principalmente em áreas distantes da costa. Entretanto, há regiões onde as correntes marinhas realizam um movimento do fundo em direção à superfície, proporcionando uma alta disponibilidade de nutrientes.
II. O termo “ecossistema” refere-se ao conjunto de relações entre os organismos de uma mesma espécie e seu meio físico, apenas. Assim, no contexto escolar, compreender o conceito de ecossistema permite ao educando entender que todo corpo morre após atingir o ápice do seu metabolismo.

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
12
Analise as afirmativas a seguir:

I. Atualmente, a crítica ao consumismo é frequentemente vista como uma contribuição para a construção de uma sociedade mais sustentável, pois reforça a percepção de que os atuais padrões de consumo estão nas raízes da crise ambiental.
II. O aumento no consumo de energia, da água, dos minerais e dos elementos da biodiversidade elevam as chances de prevenir sérios problemas ambientais em ecossistemas de todo o mundo. Ou seja, essas práticas reduzem as chances de ocorrência de poluição da água e do ar, de contaminação e do desgaste do solo, entre outros efeitos negativos da ação antropomórfica.

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
13
Analise as afirmativas a seguir:

I. Entre as vantagens da reciclagem, pode-se incluir a redução da poluição ambiental, a redução no consumo de energia elétrica e a expansão dos negócios relativos à reciclagem.
II. Em ambientes terrestres, a disponibilidade da água ocorre através da chuva e das características físicas e químicas do solo. Em locais onde há seca prolongada, é comum encontrar plantas chamadas de caducifólias, que perdem suas folhas durante esse período e diminuem bastante suas atividades, para economizar a água que possuem. 

Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
14

Sobre a constituição do sistema solar, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta: (__) Urano, Netuno, Éris, Ceres, e mais recentemente Haumea e Makemake, são considerados planetas anões. (__) O sol é constituído por gás, na sua maioria hidrogênio ionizado. (__) No núcleo solar produz-se energia, a temperatura atinge 8 milhões de graus e baixa até aos 7000ºC na superfície. (__) Um satélite natural, lua ou planeta secundário é um astro que circula em torno de um planeta principal, isto é, orbita em torno de uma estrela.

  • A V – V – F – F.
  • B V – F – V – F.
  • C F – V – F – V.
  • D F – V – V – F.
  • E F – F – V – V.
15
Considere as propriedades das águas naturais, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Massa específica. 2. Viscosidade. 3. Calor específico. 4. Tensão superficial.
( ) Ocorre na interface entre o meio líquido e o meio atmosférico, onde há forte coesão entre as moléculas. ) Energia necessária para promover alterações de temperatura na água. ( ) Relação entre a massa e o volume de uma determinada substância. ( ) Caracterizada pela resistência que um líquido tem ao escoamento.
  • A 4 – 3 – 2 – 1.
  • B 3 – 4 – 2 – 1.
  • C 4 – 3 – 1 – 2.
  • D 3 – 2 – 1 – 4.
16

Considerando as propriedades da água, assinale a afirmação verdadeira.

  • A Coesão, adesão e tensão superficial originam o fenômeno da capilaridade, que é o movimento ascendente da água por distâncias pequenas em um tubo de vidro ou em uma parede celular.
  • B Adesão é a forte atração mútua das moléculas de água entre si, que é resultante das ligações de hidrogênio.
  • C Coesão é força que atrai as moléculas de água para superfícies sólidas, devido à grande aderência da água por outras substâncias que têm, em sua molécula, grande quantidade de átomos de oxigênio e nitrogênio, tais como vidro, celulose, argila e proteínas.
  • D Tensão superficial é a característica que confere à camada superficial da água o comportamento elástico, propriedade causada pelas forças de adesão entre as moléculas de água, cuja resultante é diferente na interface com o ar.
17

Já é primavera no hemisfério sul! E você deve ter sentido a sutil presença da floração dos ipês nas ruas e praças de Fortaleza. A estação de transição entre o inverno e o verão começou oficialmente segunda-feira, 23 de setembro, e vai até o dia 22 de dezembro. A chegada da primavera se deve a um fenômeno denominado de

  • A solstício, evento que resulta da mesma intensidade dos raios solares em ambos os hemisférios, ocasionando dias e noites com a mesma duração.
  • B equinócio, quando os raios solares incidem sobre a linha do equador, iluminando com a mesma intensidade ambos os hemisférios.
  • C solstício, quando a incidência solar é maior em um dos hemisférios, e os dias são mais longos do que as noites.
  • D equinócio, evento que dá início à primavera em setembro tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul.
18
As moléculas de água permanecem unidas entre si por uma propriedade chamada de
  • A adesão.
  • B capilaridade.
  • C coesão.
  • D tensão superficial.
19

Água

A grota inteira tá chorando de saudade

da umidade que fecunda a terra seca.

Vital retalho do céu que manda pro solo

divino orvalho, gozo que nos eterniza.

Intimidade que pertence à natureza.

Jatobá


A mudança de estado diretamente relacionada à formação das nuvens é a

  • A evaporação, que dá origem às gotículas que as formam.
  • B condensação, que dá origem ao estado gasoso da água.
  • C fusão, que dá origem ao vapor de água
  • D liquefação, que dá origem às gotículas de água.
  • E calefação, que dá origem à rápida vaporização da água.