Resolver o Simulado CETAP - Nível Médio

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Direito Ambiental

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A questão a seguir foi elaborada com base na Lei de Crimes Ambientais.

Às penas restritivas de direito, de acordo com o fixado no art. 8º são, exceto:

  • A prestação de serviços à comunidade.
  • B interdição temporária de direitos.
  • C prestação pecuniária.
  • D recolhimento carcerário.
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A questão a seguir foi elaborada com base na Lei de Crimes Ambientais.

Considera-se infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente. Analise as assertivas em Verdadeira (V) ou Falsa (F) e marque a alternativa com a sequência correta: I- Qualquer pessoa, constatando infração ambiental, poderá dirigir representação às autoridades relacionadas no parágrafo anterior, para efeito do exercício do seu poder de polícia. Il- As infrações ambientais são apuradas em processo administrativo próprio, assegurado o direito de ampla defesa e o contraditório, observadas as disposições desta Lei.

  • A I- V; II-F.
  • B I- F; II-V.
  • C I-V; II-V.
  • D I-F; II-F.

Gestão de Pessoas

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Vivemos na na sociedade 4.0, em que novas práticas de trabalho estão cada vez mais comuns nas organizações. Entre elas, estão:
I- a metodologia ágil, cujo conceito abrange o uso de OKRs individuais para cada time e maior número de metas para os empregados; Il- formatos híbridos de trabalho, com a já presente participação equilibrada de homens e mulheres em cargos de gestão; IIl- aprendizagem contínua e adoção da tecnologia como o principal instrumento de aprendizado e registro de novos conhecimentos no mundo organizacional; IV- criação de valor social por meio do trabalho, o salário não será o único fator decisório na hora de segurar um profissional a um emprego que não lhe faça sentido ou que não esteja conectado às aspirações pessoais e seu propósito.
Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A I e ll.
  • B III e IV.
  • C II, III e IV.
  • D I, III e IV.
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A área de Gestão de Pessoas (GP) da Prefeitura de Águas Lindas acompanhou a performance de uma equipe de montagem de equipamentos após um treinamento sobre Lean (metodologia focada na eliminação de desperdícios nos processos). Maria, gestora da área, verificou que os funcionários que participaram do treinamento reduziram, consideravelmente, os desperdícios do setor. Neste caso, pode-se, corretamente, afirmar, que a área de GP acompanhou qual critério de avaliação de treinamento?

  • A Reação.
  • B Aprendizado.
  • C Atuação.
  • D Resultados.
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Existem categorias específicas atribuídas para a construção de programas de qualidade de vida no trabalho. Uma das propostas clássicas mais referenciadas é a de Walton (1975) que será, inclusive, usada por Joana no Plano Diretor de Gestão de Pessoas da Secretaria de Planejamento de Bom Sucesso. Entre suas premissas, estão:
I- respeito pela autonomia, responsabilidades e capacidade do trabalhador para realizar suas tarefas, que devem ser dignas e não dependem do uso de suas habilidades; Il- equilíbrio entre vida profissional e pessoal, com mecanismos de descanso, férias e limite de horas trabalhadas; IIl- possibilidade de os colaboradores serem promovidos, assumirem mais responsabilidades e se capacitarem para melhorar suas competências.
Est(á)ão correta(s):

  • A apenas a afirmativa I.
  • B as afirmativas l e ll.
  • C as afirmativas I e IIl.
  • D as afirmativas Il e Ill.
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Com a evolução das tecnologias de informação e a necessidade das organizações em utilizar banco de dados unificados para processos cada vez mais flexíveis, as empresas fabricantes de software tiveram a oportunidade de desenvolver sistemas voltados para o desempenho de processos. Essa inovação nos tipos de software recebeu o nome de sistemas de medição de performance de processos (process performance measurement system — PPMS). Os PPMS vieram cobrir uma lacuna referente à dificuldade de medição do desempenho dos processos de forma mais ágil, permitindo aos gestores uma ação mais proativa na solução de problemas e na melhoria dos processos. Para isto, eles devem:

  • A avaliar o desempenho de apenas uma parte da organização.
  • B ser unidimensionais, sem necessariamente ter um responsável para cada indicador a ser medido.
  • C estar vinculados a fatores críticos de sucesso.
  • D aferir o desempenho esporadicamente, evitando distorções em suas análises.
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Quando os trabalhadores se mobilizam para negociar melhores condições de trabalho, ambientes mais seguros, horários mais flexíveis e salários melhores, eles estão buscando satisfazer quais necessidades de acordo com Hierarquia das necessidades de Maslow?

  • A Necessidades de auto-realização.
  • B Necessidades fisiológicas e de segurança.
  • C Necessidades sociais.
  • D Necessidades de autoestima.
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Leia a citação seguinte da Profa. Marisa Eboli e responda à questão.

"A base de geração de riqueza das nações advém de seu conhecimento criador. Assim, o tema Universidades Corporativas vem assumindo importância vital no dia a dia das organizações."
Marisa Eboii.

Fonte: EBOLI, Marisa. O desenvolvimento de pessoas e a educação corporativa. IN: FLEURY, Maria Tereza (COORD). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.

Como fatores que influenciam significativamente este fenômeno estão:

  • A a emergência de organização não-hierárquica, mais enxuta e inflexível.
  • B o advento e a consolidação da economia do conhecimento.
  • C o comprometimento da empresa com a educação e o desenvolvimento das pessoas de forma fragmentada.
  • D o novo perfil do empregado e maior valorização das competências técnicas em relação as comportamentais.
  • E a ideia de que o capital financeiro é o maior fator de diferenciação das empresas.
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Leia a citação seguinte da Profa. Marisa Eboli e responda à questão.

"A base de geração de riqueza das nações advém de seu conhecimento criador. Assim, o tema Universidades Corporativas vem assumindo importância vital no dia a dia das organizações."
Marisa Eboii.

Fonte: EBOLI, Marisa. O desenvolvimento de pessoas e a educação corporativa. IN: FLEURY, Maria Tereza (COORD). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.

Para a construção de uma Universidade corporativa, devem as organizações:

I- utilizar as tecnologias de informação e comunicação, que incentivam o aprendizado em qualquer hora e qualquer lugar;
II- responsabiiizar os gestores das equipes de trabalho pelo fortalecimento de uma cultura focada em conhecimento:
III- considerar os objetivos da organização no momento em que definem as competências a serem desenvolvidas nas equipes de trabalho;
IV-dissociar o vínculo da empresa com a cidadania empresarial.


Estão corretos:

  • A apenas I e II.
  • B apenas I e IV.
  • C apenasI, II e III
  • D apenas l, l l e lV .
  • E I, II, III e IV.
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Em Junho de 1998, a revista Exame publicou uma matéria cujo o destaque eram as vultosas quantias de investimentos em treinamento no Brasil e o alto grau de insatisfação com os resultados obtidos. A percepção de ineficácia de alguns programas colaborou para a crescente preocupação das empresas em não desperdiçar recursos com atividades que não gerem resultados mensuráveis. Para evitar que isto ocorra, é importante que:

  • A a definição dos conteúdos dos programas de treinamento seja de responsabilidade limitada da área de recursos humanos.
  • B os indicadores de medição dos resultados dos programas de treinamento priorizem a reação dos treinandos.
  • C sejam priorizados pela área de RH “cardápios prontos oferecidos para a maioria das empresas.
  • D sejam estabelecidas estratégias de agregação das competências desenvolvidas durante o treinamento ao trabalho cotidiano de cada empregado.
  • E sejam utilizados indicadores que medem a participação dos empregados nos programas de treinamento.
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Maria aprendeu corretamente em um curso técnico que um banco de dados é um sistema de armazenamento e acumulação de dados devidamente codificados e disponíveis para o processamento e obtenção de informações, Na área da Gestão de Pessoas, utiliza-se vários bancos de dados interligados que permitem obter e armazenar dados a respeito de diferentes estratos, como, por exemplo:

!- cadastro de pessoal, com dados pessoais sobre cada empregado;
II- cadastro de cargos, com dados sobre os ocupantes de cada cargo;
III- cadastro de remuneração, com dados sobre os salários e incentivos salariais; IV- cadastro de treinamento, com dados sobre programas de treinamento.

Estão corretos:

  • A apenas I e II.
  • B apenas I e IV
  • C apenas I, lI e III.
  • D apenas I, II e IV.
  • E I, II, III e IV.
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São consideradas diretrizes para um feedback construtivo:
I- Reformule a mensagem com suas próprias palavras para que a pessoa perceba que você ouviu e compreendeu o que foi dito;
II- Relate a situação o mais objetivamente possível. Exemplos baseados no passado remoto não têm maior probabilidade de levar a divergências sobre os fatos;
III- Nem sempre fale em seu próprio nome, sirva de canal para as críticas de outros.
Está(ão) CORRETO(S):
  • A apenas o item I.
  • B apenas os itens I e II.
  • C apenas os itens II e III.
  • D apenas os itens I e III.
  • E os itens I, II e III.

Redação Oficial

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Como sobreviver a um ataque de leão.
    Na noite passada tive um dos sonhos mais desesperadores que alguém pode ter: estar sob a mira do olhar atento, faminto e extremamente ágil de um leão. Aintensidade de um sonho se dá, imagino eu, muito pela quantidade de elementos reais. Enquanto sonhamos, na maioria das vezes, não percebemos que estamos presos a uma ficção. Agimos, sentimos e, principalmente, sofremos como se tudo estivesse acontecendo diante dos nossos olhos, naquela fração de tempo chamada “agora”.
    Lembro-me de que estava em um hotel desses que possuem passeios de safári. Tenho flashes também de estarmos em um carro aberto passeando pela selva. Vi girafas, inclusive filhotes, naquele cenário repleto de relva e animais de todos os portes. Avistei também tigres - que são tão lindos quanto ameaçadores. Sem falar nos hipopótamos que, “DiscoveryChannelmente” falando, conseguem atingir um metro e meio de altura e cerca de mile oitocentos quilos. Digo isso para que você consiga sentir a dimensão da minha imersão dentro de um  simples sonho.
    Estava tudo calmo e tranquilo, até então. Voltamos para um alojamento e estávamos reunidos em uma sala. Era um ambiente rústico, com móveis de madeira. O cansaço derrubou todos nós, amigos no sonho, porém desconhecidos na vida real, nos sofás deliciosamente aconchegante em couro marrom, meio envernizado, combinando em todo resto da decoração. Foi nesse momento que ouvimos aquele rugido. Forte. Seco. Capaz de fazer o chão tremer. Lembro, claramente, e pensar que era o fim dalinha para mim.
    Um rugido de leão é capaz de ecoar por oito quilômetros, mas ele está apenas a algum metros de mim. Senti um suor frio percorrer todo meu corpo. Nesse momento, ouvi as seguintes instruções: “Mantenham-se de pé com os braços erguidos e gritando o mais forte e bravos que conseguirem. O leão não ataca presas que ele percebe que são maiores, se mostrem como gigantes, se quiserem sobreviver”. Esse foi o sábio conselho do guia, que tinha estado em passagens superiores do meu sonho.
    Ficamos então de pé, alguns em cima da cadeiras, dos próprios sofás, outros lutando para não entrar em pânico quando vimos aquela beleza selvagem adentrar o nosso espaço. O animal sentou sobre as patas traseiras, exatamente no limite entre a porta e o corredor, nos encarcerando. O guia repetiu, mas desta vez com mais ênfase, que deveríamos gritar o mais alto possível naquele momento. O leão estaria, naqueles minutos de contemplação, decidindo se seríamos o seu almoço ou se não valeria a pena lutar contra tantos. Éramos aproximadamente dez.
    Não adiantava correr. Essa é a verdade. Se o fizéssemos, precisaríamos de alguns segundos a mais para pular as janelas, já que a sala, apesar de ampla, não oferecia melhor roteiro de fuga. Mas até lá ele já teria nos mordido. Leões atingem a velocidade de oitenta quilômetros por hora. Eu dificilmente conseguiria correr a vinte, seria uma presa bastante fácil. Então, seguimos as sugestões do guia. O leão por sua vez, ficou de pé e passou próximo a alguns de nós, senti sua respiração rente a mim...mas não passou disso. Ele foi embora, como se só quisesse pregar uma peça na gente e testar os nossos limites.
    Assim que ele cruzou a porta, o guia a trancou e disse algumas palavras, como se alguém tivesse entrado em meu sonho para me dizer as frases que eu mais precisava ouvir naqueles momentos da minha vida. “É importante saber que fugir * do problema não o fará sumir. É necessário olhar de frente para ele e se mostrar maior. Mais capaz. Às vezes, a vida nos oferece desafios como o ataque de um leão, mas disfarçados de qualquer outra coisa para que aprendamos como agir. Se demos as costas, somos atacados. Se nos mostrarmos imóveis, somos devorados. Se silenciarmos aos rugidos, perecemos”.
    Acordei quase chorando. Era um misto de alívio por ter me livrado daquele ambiente hostil e medo do ataque iminente que, apesar de criação da minha mente, havia sido real e quase palpável. Fiquei atordoado com a constatação de um homem que apareceu durante o meu sono para me dizer como agir diante da minha própria vida. Sinto um arrepio contando isso, pois aquele conselho veio como um sacolejo em um dos momentos mais oportunos do mundo. Espero que ele sirva também a você. Se há algo que te aflige agora, perceba como você está se comportando diante disso. Talvez o meu guia também possa ajudá-lo a se salvar.
FONTE: ROCHA, Matheus. Pressa de ser feliz: crônicas de um ansioso. 7 ed, p. 75-77.

Somente em uma alternativa há afirmação correta sobre pronomes de tratamento e redação oficial.

  • A Os cardeais devem ser tratados como Vossa Santidade.
  • B Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal.
  • C Quando a referência é para pessoa de quem se fala substitui-se “sua” por “vossa”.
  • D Os pronomes de tratamento incluem-se entre os relativos.
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Leia, com atenção, o texto de Lucília Diniz, 66 DIAS PARA | | MUDAR e responda o que se pede no comando da questão.

66 DIAS PARA MUDAR
Eis o tempo médio para incorporarmos um novo hábito.
    Não é fácil incorporar um novo hábito à rotina. Mas também não é especialmente difícil. Não há regra geral. Depende da rotina que se quer mudar, do hábito a ser adquirido e, sobretudo, de cada um de nós. De qualquer maneira, não é algo que ocorra da noite para o dia. Pode levar poucas semanas ou alguns meses. Por mais elástico que seja o prazo, no entanto, é importante termos um horizonte à vista, para calibrar nossas expectativas e aplacar ansiedades naturais.
    Muitos anos atrás, quando eu investi na formação de hábitos saudáveis, responsáveis pela eliminação da metade dos meus 120 quilos, não havia referências confiáveis sobre o tempo que o processo duraria. Nos anos 60, o que estava disponível na praça era o mito de que a automação de um novo comportamento consumia no mínimo 21 dias. Era um número mágico, saído da cartola de um bestseller americano, o médico Maxwell Maltz, que difundiu essa métrica a partir da experiência própria e da observação de alguns pacientes. Mas, na falta de um benchmark baseado em estatísticas robusta, as tais três semanas ganharam ares de verdade absoluta.
    Hoje, estudos mais consistentes sobre o fenômeno de mudança de hábito evitam cravar o intervalo de tempo necessário para a adaptação da mente e do corpo, uma vez que são muitas as variáveis que influenciam a transformação. Uma pesquisa de 2009, publicada numa revista especializada, a European Journal of Social Psychology, mostrou que leva de 254 dias para uma pessoa incorporar um novo hábito. A variação é tão grande que teria pouca utilidade a quem busca um parâmetro. Mas o mesmo estudo conclui que, na média, levamos 66 dias para que um exercício diferente ou nova dieta entrem no modo piloto automático.
    Pela minha própria experiência, considero esse um prazo bastante razoável. Não é tão curto a ponto de criar falsas esperanças, nem tão longo que provoque desânimo. Quando embarquei em minha revolução comportamental teria sido mentalmente reconfortante contar com esse referencial. Na época, eu ignorava quanto deveria insistir para concluir a travessia do deserto - o obstáculo inicial para implementar um novo hábito. Comecei e terminei muitas dietas por imaginar que aquele período duro de adaptação não teria fim. Venci, por fim, vivendo um dia de cada vez, mas é claro que a estratégia adotada intuitivamente teria sido facilitada no caso de uma contagem regressiva em direção a essa linha de chegada imaginária dos 66 dias. A medida não é relevante por si própria, mas por quantificar o desafio. Cada xis rabiscado no calendário é um pequeno passo que nos aproxima de um tempo melhor. O processo de mudança é gradativo. Como dizia Mark Twain, “a gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela; é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau”.
    O nosso cérebro, que valoriza a eficiência, gosta da rotina. Afinal, se não precisamos pensar para praticar certas ações, como escovar os dentes ou afivelar o cinto de segurança, liberamos a mente para tarefas mais nobres - como nos preparar para o desafio de normalizar novos hábitos nos próximos 66 dias.
FONTE: DINIZ, Lucilia. Revista Veja, 07/07/2021.

Entre os princípios que regulam a redação oficial não consta:

  • A Impessoalidade, sem interferência de opinião.
  • B Prolixidade - detalhamento de informação para evitar ambiguidade.
  • C Utilização do nível de linguagem na norma culta.
  • D Pronomes e expressões de tratamento para manter a formalidade.
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Amanda, Secretária do Procurador Geral do Estado de Águas Limpas, precisa fazer um ofício para determinado Deputado Federal. Nos termos do Manual de Redação da Presidência da República, ela deverá usar o vocativo:

  • A Excelentissimo Senhor Deputado Federal.
  • B Senhor Deputado.
  • C Vossa Senhoria.
  • D Vossa Excelência.
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João, técnico-administrativo, deve elaborar um ofício que será encaminhado ao Juiz do Trabalho da 1ª Vara do município de Santa Fé. Depois de muito pensar sobre qual vocativo deveria ser utilizado, consultou Paulo, seu colega de trabalho, que Ihe disse corretamente com base no Manual de Redação Ofícial da Presidência da República:

  • A “Neste caso, como se trata de um Juiz, o correto é: Excelentissimo Senhor Juiz” .
  • B "Neste caso, como se trata de um Juiz, o correto é: Senhor Juiz” .
  • C "Neste caso, como se trata de um Juiz, o correto é: Vossa Excelencia Senhor Juiz” .
  • D “Neste caso, como se trata de um Juiz, o correto é: Magnífico Juiz” .
  • E “Neste caso, como se trata de um Juiz, o correto é: Reverendssimo Senhor Juiz".
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Maria precisa enviar um comunicado ao setor de Recursos Humanos do órgão em que trabalha, informando o aviso de férias de um dos servidores da sua área, bem como o servidor que ocupará o seu lugar durante este período. Tal modalidade de comunicação chama-se:

  • A Ofício.
  • B Carta regular.
  • C Memorando.
  • D Aviso.
  • E Exposição de motivos.
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De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto, a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:

I- a impessoalidade, que estimula a duplicidade de interpretações decorrente de um tratamento personalista dado ao texto;
II- o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição compatível com vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;
III- a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;
IV- a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.
Estão CORRETOS apenas os itens:
  • A I e II.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I e III.
  • E II e IV.
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A ata é um documento de valor jurídico, e deve ser lavrada de tal forma que nada lhe poderá ser acrescentado ou modificado. Sobre esse assunto, julgue os itens seguintes:
I- Nos casos de erros constatados no momento de redigi-la, emprega-se a partícula corretiva “digo”, ratificando o pensamento;
II- Nas atas, os números devem ser escritos por extenso, evitando-se também as abreviações;
III- As atas manuscritas são redigidas com parágrafos e alíneas, além de espaços para melhor formatação do documento;
IV- Quanto à assinatura, deverão fazê-lo todas as pessoas presentes ou, quando deliberado, apenas o presidente e o secretário.
Estão INCORRETOS apenas os itens: 
  • A I e II.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I e III.
  • E II e IV.
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São considerados elementos constituintes básicos de uma ata:
I- dia, mês, ano e hora da reunião;
II- local da reunião e ordem do dia;
III- relação e identificação das pessoas presentes.
Após a análise dos itens anteriores, marque a única alternativa CORRETA: 
  • A Apenas os itens I e II estão corretos.
  • B Apenas os itens II e III estão corretos.
  • C Apenas os itens I e III estão corretos.
  • D Todos os itens estão corretos.
  • E Todos os itens estão errados.
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Sabe-se que o emprego dos pronomes de tratamento obedece a secular tradição. São de uso consagrado, conforme o Manual de Redação da Presidência da República,:
I- Vossa Excelência, para as seguintes autoridades do Poder Executivo: Presidente da República, Vice-Presidente da República, como também para os Ministros de Estado;
II- Vossa Magnificência, empregada por força da tradição, em comunicações dirigidas a reitores de universidade;
III- Vossa Excelência Reverendíssima é usado em comunicações dirigidas a Arcebispos, sacerdotes, clérigos e demais religiosos.
Está(ão) CORRETO(S) apenas: 
  • A o item I.
  • B o item II.
  • C o item III.
  • D os itens I e III.
  • E os itens I e II.
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De acordo com a Instrução Normativa n.° 4, de 06 de março de 1992, “há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício”, todos os três devem conter:
I- tipo e número do expediente, antecedida da sigla do órgão que o expede;
II- local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à esquerda;
III- vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula;
IV- texto, fecho e assinatura do autor da comunicação;
V- identificação do signatário, excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República.
Assinale a alternativa CORRETA:
  • A Os itens I, II, e V estão corretos.
  • B Os itens II, IV e V estão corretos.
  • C Os itens III, IV e V estão corretos.
  • D Os itens I, III e IV estão corretos.
  • E Os itens I, II, III estão corretos.