De acordo com a Lei Orgânica de Saúde, assinale a alternativa correta sobre ação pertinente ao campo de atuação do SUS.
Estudo epidemiológico realizado em uma população definida, com dados de exposição e doença coletados ao mesmo tempo, indicado para doenças ou exposições de alta prevalência e de rápida execução, é do tipo
O fumo é importante causa de perda de saúde, estando associado ao desenvolvimento de doenças respiratórias, cardiovasculares e neoplasias. Um estudo entrevistou 1800 indivíduos, com idade entre 18 e 88 anos, dos quais 1045 eram mulheres e 846 tinham de 6 a 11 anos de escolaridade. As bebidas alcoólicas eram consumidas por 1285 dos indivíduos e 600 referiram consumo de tabaco.
Nesse estudo, a prevalência de tabagismo é de
Nas doenças transmissíveis, o tempo que transcorre desde a infecção até que a pessoa se torne infectada é denominado período
Considerando a História Natural da Doença, de Leavell & Clarck, assinale a alternativa que apresenta duas medidas de prevenção primária, do nível proteção específica.
Atividade de vigilância em saúde, executada rotineiramente em área urbana com a finalidade de levantar os índices larvários, visando monitorar a introdução do Aedes, detectar seus focos e debelá-los precocemente.
Trata-se de uma atividade denominada vigilância
Caso confirmado de covid-19 com origem no próprio município onde foi notificado é denominado caso
No Brasil, vem-se observando um declínio na taxa de mortalidade infantil, com uma diminuição de 5,5% ao ano nas décadas de 1980 e 1990, e 4,4% ao ano desde 2002.
É correto afirmar que
As ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde têm sua organização e funcionamento pactuados nas Comissões Intergestores. É correto afirmar que
Compete aos Conselhos de Saúde
No dia 06 de outubro de 2020, a Academia Real das Ciências da Suécia anunciou Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez como ganhadores do Prêmio Nobel 2020 de Física. (G1. Disponível em https://g1.globo/3jQgcm. Adaptado. Acesso em 13.08.2021) Esses cientistas foram responsáveis por descobertas sobre
Em dezembro de 2020, a Agência Brasil divulgou que a diretoria executiva do Fida (Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola) das Nações Unidas, por unanimidade, havia aprovado um financiamento de 1,2 bilhão de reais para pequenos agricultores da Região Nordeste. (Agência Brasil. EBC. Disponível em https://bit.ly/3CMsJQw. Adaptado. Acesso em 13.08.2021) A finalidade específica do financiamento está dirigida para
No dia 20 de maio de 2021, as agências noticiosas divulgavam “um cessar fogo “mútuo e simultâneo”, mediado pelo Egito”. O acordo passou a valer a partir de 2h daquela data, mas, “cerca de 90 minutos antes da trégua entrar em vigor”, os beligerantes ainda faziam bombardeios e lançavam foguetes. (G1. Disponível em https://glo.bo/3ANCprZ. Adaptado. Acesso em 15.08.2021) O acordo de cessar fogo mediado pelo Egito foi feito entre
No final de janeiro de 2021, foi divulgado um levantamento feito pelo Lowy Institute, de Sydney, sobre a qualidade do gerenciamento da pandemia pelos países. O estudo levou em conta seis critérios: casos confirmados, mortes, casos e mortes por milhão de habitantes, diagnósticos em relação à proporção de testes e exames feitos a cada mil pessoas. Os dados foram registrados durante 36 semanas. (folha.uol. Disponível em https://bit.ly/37lWmUq. Acesso em 13.08.2021) De acordo com a pesquisa, o Brasil
Pensilvânia e Nevada, dois dos principais campos de batalha da eleição presidencial dos Estados Unidos, certificaram nesta terça-feira (24.nov.) a vitória do presidente eleito, o democrata Joe Biden. Também nesta terça, Biden apresentou formalmente parte da equipe do novo governo. (G1.globo.com https://bitlybr.com/2zSJ. 24.11.2020. Adaptado) Em relação à equipe apresentada pelo presidente dos Estados Unidos da América, é correto afirmar:
O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que manter o afastamento do governador Wilson Witzel é “imprescindível para garantir a higidez da investigação judicial. (CNN Brasil https://bitlybr.com/Dhxci. 04.09.2020. Adaptado) Wilson Witzel foi afastado do cargo de governador no Estado do
Um incêndio atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O prédio que pegou fogo nesta quinta-feira (29. jul.) é o que fica na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 18h30. Pessoas que estão na esquina estavam no prédio e conseguiram sair a tempo. (G1.globo.com https://bitlybr.com/xuSj8cU. 29.07.2021. Adaptado) Sobre o incêndio ocorrido na Cinemateca Brasileira, é correto afirmar que o prédio
“Perdoem todas as minhas falhas cometidas neste ano”, disse Igor Matovic ao renunciar ao cargo nesta terça- -feira (30) após uma crise gerada pela negociação de dois milhões de doses da vacina Sputnik V fabricadas na Rússia. Matovic defendia a compra do imunizante russo para por fim à curva ascendente de casos e mortes no país. Apesar de iniciarem uma trajetória de queda, os números diários do coronavírus ainda estão altos, segundo a agência France Presse. (G1. Disponível em https://bityli.com/FeK0x. Acesso em 01.04.2021. Adaptado)
O renunciante era
Uma das mudanças ministeriais divulgadas pelo governo nesta 2a feira (29.mar) traz de volta à Advocacia-Geral da União (AGU) um antigo ocupante do cargo, que havia deixado a AGU, em abril de 2020, para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele assume o lugar do advogado-geral que foi demitido pelo Presidente da República. (SBT. Disponível em https://bityli.com/XfeEH. Acesso em 02.04.2021. Adaptado)
O novo Advogado Geral da União chama-se
Uma explosão no porto de Beirute, Líbano, na terça-feira (04.08.20) devastou bairros inteiros, deixando mais de 300 000 pessoas desabrigadas e causando mais de 150 mortes e 6 000 feridos, além de dezenas de desaparecidos. (G1. Disponível em https://bitlybr.com/kTR2me. Acesso em 02.04.2021. Adaptado)
A explosão foi causada
Assinale a alternativa que apresente uma das atribuições específicas dos enfermeiros na atenção primária da saúde (APS).
Assinale a alternativa correta no tocante à varicela ou catapora.
Um senhor de 74 anos de idade, após 21 dias de internação por COVID-19, tendo ficado 4 dias na unidade de terapia intensiva, recebe alta, enfraquecido, tendo perdido 10 quilos. Não consegue ficar em pé e necessita de ajuda para tomar banho e outras atividades cotidianas em geral. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
A Política Nacional de Humanização tem como uma das características
Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) começa a ser procurada por várias trabalhadoras de 15 a 17 anos com pequenas queimaduras nas coxas e nas mãos. Ao investigar as causas, verifica-se que elas trabalham em uma pequena empresa fabricante de bijuterias, e a atividade de trabalho consiste em montar as peças com o uso de solda quente. Assinale a alternativa correta no tocante aos procedimentos adequados por parte da UBS.
A Política Nacional de Humanização tem como uma das características
A Política Nacional de Humanização tem como uma das características
Assinale a alternativa correta no tocante à influenza.
Segundo o Calendário de Vacinação no Brasil, em 2020, a vacina
Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) começa a ser procurada por várias trabalhadoras de 15 a 17 anos com pequenas queimaduras nas coxas e nas mãos. Ao investigar as causas, verifica-se que elas trabalham em uma pequena empresa fabricante de bijuterias, e a atividade de trabalho consiste em montar as peças com o uso de solda quente.
Assinale a alternativa correta no tocante aos procedimentos adequados por parte da UBS.