Resolver o Simulado Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) - Analista de Proteção e Defesa do Consumidor - ACAFE - Nível Superior

0 / 21

Administração Geral

1

A Matriz de Priorização de GUT é uma ferramenta que ajuda na priorização da resolução de problemas das organizações, pois auxilia na definição de prioridades e na tomada de decisão. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta o termo que corresponde ao critério que avalia o impacto ou intensidade que o problema pode gerar se não for solucionado.

  • A Necessidade.
  • B Urgência.
  • C Tendência.
  • D Gravidade.
  • E Utilidade.
2

Max Weber, ao apresentar os conceitos de burocracia, demonstra pontos relevantes para esse desenvolvimento pessoal. De acordo com Santiago (2011), alguns desses pontos são: tarefas orientadas por tarefas escritas, sistematização da divisão do trabalho, cargos estabelecidos de forma hierarquizada. Da mesma maneira, como consequência humana, surgem distorções ao burocratismo, conforme Santiago. Assinale a alternativa que NÃO representa uma distorção ao burocratismo.

  • A Problema de poder.
  • B Fenômenos de coisificação.
  • C Processo decisório obscuro.
  • D Profissionalização dos participantes.
  • E Resiste à mudança e à história.
3

Liderança, para Cintra e Dalbem (2016), é a interação entre dois ou mais membros de um grupo que, com frequência, envolve a estruturação ou reestruturação da situação e das percepções e expectativas dos membros. Conforme as autoras, Chiavenato (2014) aponta a pesquisa de Kurt Lewin, em 1930, na Universidade de Iowa, como o primeiro estudo acerca dos estilos de liderança. Foram definidos três estilos de liderança:
I. Liderança liberal ou laissez-faire: dá total liberdade aos colaboradores, exercendo participação mínima nas decisões da equipe, ou regulando as ações do grupo.
II. Liderança autocrática: o líder esboça suas ideias e as expõe aos colaboradores, incentivando todos a participarem das decisões, conduzindo e orientando a equipe.
III. Liderança democrática: poder centralizado no líder, que toma todas as decisões e as impõe aos colaboradores, que devem acatar sem questionar.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
4

O Balanced Score Card é muito utilizado em todo o mundo, seja no âmbito privado ou público. Um dos motivos de seu sucesso se deve ao fato de que o Balanced Score Card

  • A propicia a visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso.
  • B apresenta três dimensões: perspectiva financeira, perspectiva do cliente e perspectiva governamental.
  • C apresenta quatro dimensões: perspectiva financeira, perspectiva do cliente, perspectiva interna, e perspectiva governamental.
  • D apresenta duas dimensões: perspectiva financeira e perspectiva governamental.
  • E enfatiza apenas o resultado financeiro final.
5

No contexto da liderança nas organizações, é comum a análise da Teoria Caminho − Meta ou Caminho − Objetivo, que elenca, entre os possíveis comportamentos do líder, o comportamento

  • A autoritário-coercitivo, em que o líder decide todo o processo, o que será feito, quando será feito e como será feito.
  • B diretivo, em que o líder deixa claro o que se espera dos liderados, organizando e proporcionando diretrizes claras sobre como as tarefas deverão ser realizadas.
  • C benevolente, em que o líder toma as decisões com base na satisfação das necessidades dos subordinados.
  • D consultivo, em que o líder compartilha as decisões com os subordinados, permitindo flexibilidade na realização das tarefas.
  • E carismático, em que o líder motiva os subordinados em face de traços próprios de personalidade e comportamento.
6

O Balanced Score Card é muito utilizado em todo o mundo, seja no âmbito privado ou público. Um dos motivos de seu sucesso se deve ao fato de que o Balanced Score Card

  • A propicia a visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso.
  • B apresenta três dimensões: perspectiva financeira, perspectiva do cliente e perspectiva governamental.
  • C apresenta quatro dimensões: perspectiva financeira, perspectiva do cliente, perspectiva interna, e perspectiva governamental.
  • D apresenta duas dimensões: perspectiva financeira e perspectiva governamental.
  • E enfatiza apenas o resultado financeiro final.
7

No contexto da liderança nas organizações, é comum a análise da Teoria Caminho − Meta ou Caminho − Objetivo, que elenca, entre os possíveis comportamentos do líder, o comportamento

  • A autoritário-coercitivo, em que o líder decide todo o processo, o que será feito, quando será feito e como será feito.
  • B diretivo, em que o líder deixa claro o que se espera dos liderados, organizando e proporcionando diretrizes claras sobre como as tarefas deverão ser realizadas.
  • C benevolente, em que o líder toma as decisões com base na satisfação das necessidades dos subordinados.
  • D consultivo, em que o líder compartilha as decisões com os subordinados, permitindo flexibilidade na realização das tarefas.
  • E carismático, em que o líder motiva os subordinados em face de traços próprios de personalidade e comportamento.
8

O Balanced Score Card é muito utilizado em todo o mundo, seja no âmbito privado ou público. Um dos motivos de seu sucesso se deve ao fato de que o Balanced Score Card

  • A propicia a visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso.
  • B apresenta três dimensões: perspectiva financeira, perspectiva do cliente e perspectiva governamental.
  • C apresenta quatro dimensões: perspectiva financeira, perspectiva do cliente, perspectiva interna, e perspectiva governamental.
  • D apresenta duas dimensões: perspectiva financeira e perspectiva governamental.
  • E enfatiza apenas o resultado financeiro final.
9

No contexto da liderança nas organizações, é comum a análise da Teoria Caminho − Meta ou Caminho − Objetivo, que elenca, entre os possíveis comportamentos do líder, o comportamento

  • A benevolente, em que o líder toma as decisões com base na satisfação das necessidades dos subordinados.
  • B autoritário-coercitivo, em que o líder decide todo o processo, o que será feito, quando será feito e como será feito.
  • C diretivo, em que o líder deixa claro o que se espera dos liderados, organizando e proporcionando diretrizes claras sobre como as tarefas deverão ser realizadas.
  • D consultivo, em que o líder compartilha as decisões com os subordinados, permitindo flexibilidade na realização das tarefas.
  • E carismático, em que o líder motiva os subordinados em face de traços próprios de personalidade e comportamento.
10

O Balanced Score Card é muito utilizado em todo o mundo, seja no âmbito privado ou público. Um dos motivos de seu sucesso se deve ao fato de que o Balanced Score Card

  • A apresenta duas dimensões: perspectiva financeira e perspectiva governamental.
  • B propicia a visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso.
  • C apresenta três dimensões: perspectiva financeira, perspectiva do cliente e perspectiva governamental.
  • D apresenta quatro dimensões: perspectiva financeira, perspectiva do cliente, perspectiva interna, e perspectiva governamental.
  • E enfatiza apenas o resultado financeiro final.
11

No contexto da liderança nas organizações, é comum a análise da Teoria Caminho − Meta ou Caminho − Objetivo, que elenca, entre os possíveis comportamentos do líder, o comportamento

  • A autoritário-coercitivo, em que o líder decide todo o processo, o que será feito, quando será feito e como será feito.
  • B benevolente, em que o líder toma as decisões com base na satisfação das necessidades dos subordinados.
  • C diretivo, em que o líder deixa claro o que se espera dos liderados, organizando e proporcionando diretrizes claras sobre como as tarefas deverão ser realizadas.
  • D consultivo, em que o líder compartilha as decisões com os subordinados, permitindo flexibilidade na realização das tarefas.
  • E carismático, em que o líder motiva os subordinados em face de traços próprios de personalidade e comportamento.

Alemão

12
    Kira und Felix Stütz taten am 22. August etwas, was man in Zeiten der Pandemie eigentlich nicht macht: Sie besuchten ein großes Pop-Konzert in der Arena Leipzig. Dabei ging es aber weniger um die Musik des Sängers Tim Bendzko als um Wissenschaft. Die beiden waren nämlich die freiwilligen Versuchskaninchen in einem Experiment.
    Die Studie Restart-19 will das Verhalten der Menschen in Konzerthallen erforschen, damit man die Risiken bei Großveranstaltungen in Zukunft besser einschätzen kann.

https://www.dw.com/de/ein-pop-konzert-als-corona-experiment/... - adaptado.

De acordo com o texto, analisar os itens abaixo:
I. O que Kira e Felix Stütz fizeram, na verdade, não se faz em tempos de pandemia. II. Na Arena em Berlim, foi feito um experimento com uma apresentação do cantor Tim Bendzko. III. O estudo Restart-19 visa pesquisar o comportamento das pessoas em salas de concerto.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente o item II.
  • C Somente os itens I e II.
  • D Somente os itens I e III.
  • E Todos os itens.
13
    Kira und Felix Stütz taten am 22. August etwas, was man in Zeiten der Pandemie eigentlich nicht macht: Sie besuchten ein großes Pop-Konzert in der Arena Leipzig. Dabei ging es aber weniger um die Musik des Sängers Tim Bendzko als um Wissenschaft. Die beiden waren nämlich die freiwilligen Versuchskaninchen in einem Experiment.
    Die Studie Restart-19 will das Verhalten der Menschen in Konzerthallen erforschen, damit man die Risiken bei Großveranstaltungen in Zukunft besser einschätzen kann.

https://www.dw.com/de/ein-pop-konzert-als-corona-experiment/... - adaptado.

Assinalar a alternativa que apresenta um significado da palavra “freiwilligen” (segundo parágrafo):

  • A Erst vor kurzer Zeit hergestellt.
  • B Letzte.
  • C Von vielen Menschen bekannt.
  • D Die Älteste.
  • E Ohne Zwang ausgeführt.
14

Considerando-se o significado das palavras, e de forma a preencher as lacunas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Wer (2) Wohin (3) Welche
( ) __________ sind die Resultate? ( ) __________ hat den Becher zerbrochen? ( ) __________ du gehst?

  • A 1 - 2 - 3.
  • B 3 - 1 - 2.
  • C 2 - 3 - 1.
  • D 2 - 1 - 3.
  • E 1 - 3 - 2.
15

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo com a forma CORRETA do verbo “sein”:
Anna _______ nach Berlin geflogen. • _______ ihr Geschwister? • Ich _______ in ein Konzert gegangen. • Marijana und Klaus _______ nach Hamburg geflogen.

  • A ist |Seid | bin | sind
  • B ist | Sind |seid | bin
  • C sind |Seid | sind | ist
  • D ist | Sind | bin |seid
  • E bist |Sind | bin | sind
16

Tendo em vista a relação palavra - antônimo dos seguintes adjetivos, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Fleißig - arbeitsam.
  • B Langweilig - langsam.
  • C Hübsch - schön.
  • D Einfach - leicht.
  • E Teuer - billig.
17

Assinalar a alternativa que apresenta a resposta que corresponde à pergunta abaixo:
Hier ist die Suppe. Möchten Sie auch einen Salat?

  • A Nein, bitte!
  • B Ja, er möchte.
  • C Nein, danke!
  • D Nein, ich mag die Suppe nicht.
  • E Danke, bitte!
18

Em relação ao uso dos pronomes reflexivos, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Ich fühle uns frei.
  • B Du freust sich, wenn du ihn siehst.
  • C Er wäscht sich jeden Morgen.
  • D Wir interessieren euch für Naturwissenschaft.
  • E Ihr schämt sich für Vergangenheit.
19

Segundo BALLWEG et al., sobre como outras línguas ajudam na aprendizagem da língua alemã, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Es muss den Lernenden im Unterricht erst bewusst werden, dass es Ähnlichkeiten und Unterschiede zwischen den bereits gelernten Sprachen nicht gibt. ( ) Da Deutsch oft als zweite Fremdsprache gelernt wird und die erste Fremdsprache meist Englisch ist, ist der Vergleich zwischen Englisch und Deutsch naheliegend, um mögliche Parallelen zu entdecken, die das Erlernen des Deutschen erleichtern könnte. ( ) Die Sprachenkenntnisse, die wir erworben haben, sind miteinander verbunden.

  • A C - C - E.
  • B E - C - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - E.
  • E C - C - C.
20

Text 1


Tour durch Murtens Geschichte

Mit der Rundfahrt “Zeitreise per Velo” können Touristen das Städtchen Murten und seine Geschichte sportlich neu entdecken.

Die Tour startet am Bahnhof von Murten, wo die sportlichen Teilnehmer auf das eigene oder ein gemietetes Velo steigen. Die weniger sportlichen und jene, die es schon immer ausprobieren wollten, steigen aufs ElektroVelo. Dieses kann ebenfalls am Bahnhof gemietet werden.

Vom Bahnhof führt der Weg auf den historischen Hügel, wo Karl der Kühne sein Hauptquartier aufbaute, bevor sein Heer im Jahr 1476 besiegt wurde. Die Sportlichen kommen bei der Fahrt auf den Hügel ins Schwitzen, während die E-Biker ganz einfach den Elektromotor nutzen.

Oben angekommen kann man die wunderbare Aussicht auf den Murtensee genießen. Nach einer kurzen Pause geht es weiter nach Merlach. Dort steht ein Denkmal für Soldaten, die in der Schlacht bei Murten 1476 umgekommen sind. Danach geht die Fahrt zum Hafen und in die Altstadt. Unterwegs erfahren die Velofahrer vieles über die Region.

“Mit der Velorundfahrt für Gruppen wollen wir unser Angebot für aktive Radfahrer erweitern”, sagt der Geschäftsführer von Murten Tourismus. Damit soll sowohl das Gebiet für Velo-Touristen interessant gemacht als auch der Trend zum E-Bike unterstützt werden.

In diesem Text geht es darum, dass …

  • A die Gechichte von Murten neu erzählt wird.
  • B es ein neues Tourismus-Angebot gibt.
  • C man in Murten neue Velo-Wege bauen will.
  • D man in Murten wandern wollen.
21

Text 1


Tour durch Murtens Geschichte

Mit der Rundfahrt “Zeitreise per Velo” können Touristen das Städtchen Murten und seine Geschichte sportlich neu entdecken.

Die Tour startet am Bahnhof von Murten, wo die sportlichen Teilnehmer auf das eigene oder ein gemietetes Velo steigen. Die weniger sportlichen und jene, die es schon immer ausprobieren wollten, steigen aufs ElektroVelo. Dieses kann ebenfalls am Bahnhof gemietet werden.

Vom Bahnhof führt der Weg auf den historischen Hügel, wo Karl der Kühne sein Hauptquartier aufbaute, bevor sein Heer im Jahr 1476 besiegt wurde. Die Sportlichen kommen bei der Fahrt auf den Hügel ins Schwitzen, während die E-Biker ganz einfach den Elektromotor nutzen.

Oben angekommen kann man die wunderbare Aussicht auf den Murtensee genießen. Nach einer kurzen Pause geht es weiter nach Merlach. Dort steht ein Denkmal für Soldaten, die in der Schlacht bei Murten 1476 umgekommen sind. Danach geht die Fahrt zum Hafen und in die Altstadt. Unterwegs erfahren die Velofahrer vieles über die Region.

“Mit der Velorundfahrt für Gruppen wollen wir unser Angebot für aktive Radfahrer erweitern”, sagt der Geschäftsführer von Murten Tourismus. Damit soll sowohl das Gebiet für Velo-Touristen interessant gemacht als auch der Trend zum E-Bike unterstützt werden.

Der Geschäftsführer von Murten Touriswmus will, dass...

  • A es in Murten mehr Stadtführungen für Gruppen gibt.
  • B die Leute normale Velos staat Elektro-Velos benutzen.
  • C mehr Velo-Touristen in die Region kommen.
  • D keine E-Bike unterstützr werden.