Você está participando da etapa do diagnóstico estratégico da Secretaria de Planejamento de determinado estado. A atividade atual exige que os participantes listem os pontos fortes e pontos fracos do órgão. Você, corretamente, indicaria na lista dos pontos fortes:
I- sistema informatizado para relacionamento com fornecedores; II- excelente capacidade gerencial e administrativa; Ill- elevada demanda de usuários pelos serviços prestados; IV- baixa pressão do governo e da sociedade sobre as atividades operacionais.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A combinação de algumas estratégias multiplicará as chances de que a mensagem enviada por Ana Maria seja compreendida da forma correta pelo seu time. Que dicas você daria, corretamente, para Ana Maria tornar a sua comunicação mais assertiva?
I- Demonstrar e dar exemplos quando estiver explicando algo, uma vez que isto facilita a compreensão. Il- Evitar gráficos e tabelas durante as apresentações, porque eles dificultam o entendimento da informação. Ill- Dispensar o contato visual, já que ele corresponde a apenas 7% do processo de comunicação.
Est(á)ão correta(s):
Na quarta a onda de inovação, também conhecida como “A Quarta Revolução Industrial”, “A Indústria 4.0” ou “A Era da Informação”, as tecnologias emergentes e as inovações generalizadas são difundidas muito mais rápida e amplamente do que nas anteriores, as quais continuam a desdobrar-se em algumas partes do mundo. Segundo a consultoria empresarial Boston Consulting Group, alguns pilares tecnológicos fazem parte desta onda. São eles:
I- A capacidade de coletar, organizar e analisar grandes quantidades de dados de diversas fontes é uma das grandes “estrelas” da quarta onda de inovação. A aplicação do Big Data e do Data Analytics otimiza a qualidade da produção, economiza energia e melhora o desempenho dos equipamentos. Il- Embora a computação em nuvem já seja usada por muitas organizações, na quarta onda de inovação, o desempenho das tecnologias em nuvem é dificultado pelo aumento da capacidade e velocidade de processamento. lll- As integrações horizontais e verticais estão relacionadas a sistemas de tecnologia consistentes e interconectados dentro das empresas (engenharia, produção, serviços e outros) e fora (empresas, fornecedores, distribuidores e clientes). Com redes universais de integração de dados, as empresas da quarta revolução industrial ficam mais isoladas e protegidas. IV- Cuidado especial com Cyber segurança, porque em um mundo altamente conectado e integrado, proteger dados e sistemas contra ameaças cibernéticas se torna um enorme desafio.
Estão corretas apenas as afirmativas:
As inovações tecnológicas contribuem para a mudança dos cenários organizacionais, mais especificamente para o aumento da capacidade de processamento de dados, da estrutura organizacional e dos fluxos de informação, uma vez que as organizações estão descobrindo como os computadores, as redes, a inteligência artificial, e outras inovações tecnológicas podem capacitá-las a se destacar no contexto atual. O que se precisa ter em mente, no entanto, é que uma das principais atividades das organizações contemporâneas é o processamento de informações, em especial, a transformação de dados em decisões. Para isto, precisa-se observar alguns fatores, como, por exemplo:
“Por volta de 500 anos a.C, o filósofo grego Heráclito observou que 'não se pode pisar duas vezes no mesmo rio’ (...) atualmente, David Bohm (...) desenvolveu uma notável teoria que convida a compreensão do universo como uma unidade que flui e é indivisível."
Fonte: MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.
Tais ideias são importantes para que se possa compreender a natureza das organizações, porque:
Sabe-se que a mudança de uma mesa e cadeira de um ponto da sala para outro pode causar inumeros problemas dentro de um espaço ocupacional. Para minimizar conflitos desta natureza, João, servidor do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado de Santa Luzia, considera, corretamente, observar em seu local detrabalho:
I- a quantidade de servidores existentes;
II- a necessidade de comunicação entre os servidores incluídos no campo da análise;
III- a necessidade de arquivamento e armazenagem;
IV- o isolamento auditivo e visual necessário.
Estão corretos:
O Ciclo PDCA pode ser usado na análise e solução de diversos problemas indesejaveis de processo que ocorrem dentro das organizações. Quando utilizado da forma correta, permite a realização do controle de qualidade em toda a empresa. Na etapa do planejamento, deve-se:
Na área da qualidade, o metodo 5S é uma filosofia voltada para a mobilização dos empregados por meio da implementação de mudanças no ambiente de trabalho, que se traduzem em vários resultados, são eles:
I- eliminação de estoques intermediários;
II- padronização dos procedimentos;
III- redução do empowerment,
IV- fortalecimento da disciplina.
É correto o que se afirma em:
Alguns fatores críticos norteiam quaisquer iniciativas de implantação de programas de melhoria nas organizações. Contudo, alguns são primordiais e devem estar presente nos profissionais que conduzem os processos de mudanças, destacam-se, entre eles, exceto:
Com o objetivo de refletir sobre um dos processos de sua área de trabalho, em busca de melhoria, Pedro Santos convidou sua equipe para a realização de um Brainstorming, já que esta ferramenta possui as características de:
I- indefinição de tempo;
II- presença de julgamento previo;
III- registro de ideias;
IV- liberação da criatividade.
É correto o que se afirma em:
Às penas restritivas de direito, de acordo com o fixado no art. 8º são, exceto:
Considera-se infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente. Analise as assertivas em Verdadeira (V) ou Falsa (F) e marque a alternativa com a sequência correta: I- Qualquer pessoa, constatando infração ambiental, poderá dirigir representação às autoridades relacionadas no parágrafo anterior, para efeito do exercício do seu poder de polícia. Il- As infrações ambientais são apuradas em processo administrativo próprio, assegurado o direito de ampla defesa e o contraditório, observadas as disposições desta Lei.