Resolver o Simulado Assistente Administrativo - FEPESE - Nível Médio

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Administração Pública

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Assinale a alternativa que corresponde à atividade típica do setor de protocolo em organização pública.

  • A Alienação de ativos
  • B Destruição de documentos
  • C Gestão de ativos financeiros
  • D Registro de documentos
  • E Apuração de lucros
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Analise as afirmativas abaixo sobre administração de pessoas na administração pública. 1. Servidores públicos do quadro permanente podem ser demitidos sempre que a chefia imediata julgar pertinente, por meio de processo sumário. 2. Servidores públicos do quadro permanente podem ser exonerados após o devido rito legal. 3. Servidores públicos do quadro permanente não devem passar por programas de treinamento e desenvolvimento. 4. Servidores públicos do quadro permanente devem passar por programas de treinamento e desenvolvimento. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 3.
  • C É correta apenas a afirmativa 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
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Assinale a alternativa correta no tocante ao uso do requerimento na administração pública.

  • A Deve ser usado para solicitar algo.
  • B Deve ser usado para fazer declaração pública.
  • C Deve ser utilizado para apresentar renúncia a um cargo público.
  • D Deve ser utilizado para anunciar o resultado parcial de licitações públicas.
  • E Deve ser usado para relatar reuniões oficiais.
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Assinale a alternativa que relaciona consequência típica da adoção de rotinas administrativas na administração pública.

  • A Maior desorganização nos processos internos.
  • B Maior cobrança para obtenção de lucros.
  • C Maior cobrança para distribuição de dividendos.
  • D Maior exigência dos acionistas.
  • E Maior organização nos procedimentos internos.
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É correto afirmar sobre a organização administrativa do Estado:

  • A Os órgãos públicos exercem suas atividades por meio de descentralização administrativa.
  • B A desconcentração é a distribuição interna de atividades ou de atribuições administrativas.
  • C A pessoas jurídicas de direito privado somente poderão exercer função administrativa por meio da desconcentração do serviço público.
  • D As entidades da administração pública indireta poderão delegar funções para órgãos da administração direta por meio da descontração administrativa.
  • E A descentralização administrativa é um instituto de utilização restrita à administração direita.
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São exemplos de rotinas administrativas típicas do setor público:

  • A Gestão de estoques, programação financeira de pagamentos e apuração do lucro ou prejuízo da Prefeitura em um dado período.
  • B Gestão de estoques, realização do pagamento de dividendos aos acionistas da Prefeitura e organização de certames licitatórios.
  • C Gestão de estoques, programação financeira de pagamentos e organização de certames licitatórios.
  • D Organização do ambiente de trabalho, organização da contabilidade e realização de reuniões entre os acionistas da Prefeitura.
  • E Organização do ambiente de trabalho, organização da contabilidade e distribuição dos lucros da Prefeitura.
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Tendo em vista os objetivos de uma empresa, organizar os materiais de escritório é importante para garantir:

  • A sua adequada utilização.
  • B o recolhimento de tributos.
  • C o pagamento dos salários dos funcionários.
  • D uma boa administração de recursos humanos.
  • E o correto gerenciamento do estoque de produtos acabados.
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No tocante às noções de uso e conservação de equipamentos de escritório, assinale a alternativa que descreve a atitude correta.

  • A Disponibilizar os manuais de uso dos equipamentos de escritório é suficiente para garantir o uso adequado dos mesmos.
  • B Realizar a manutenção preventiva indicada para cada tipo de equipamento de escritório.
  • C Enviar e-mails com tutoriais de uso dos equipamentos de escritório é suficiente para garantir o uso adequado dos mesmos.
  • D Não gastar recursos e energias com orientações acerca do uso de equipamentos de escritório que tenham baixo custo de manutenção, como as impressoras.
  • E Manter um ambiente asseado não guarda relação com uso e conservação de equipamentos de escritório.
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Analise as afirmativas abaixo, no tocante a finanças públicas.
1. As finanças públicas de um país estão orientadas para a gestão de operações relacionadas com a receita, a despesa, o orçamento e o crédito público.
2. Tributos são impostos cobrados cujo valor arrecadado não possui um fim específico.
3. Impostos têm como fato gerador a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
4. Tributo é toda prestação pecuniária facultativa, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, do sujeito passivo da obrigação tributária.
5. Os tributos englobam impostos, taxas e contribuições de melhoria.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
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Assinale a alternativa correta quanto às licitações.

  • A As modalidades de licitação são nesta ordem de importância da Lei: tomada de preço, dispensa, concorrência e concurso.
  • B As licitações serão efetuadas no local onde se situar a repartição interessada, salvo por motivo de interesse público, devidamente justificado.
  • C A concorrência é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
  • D A tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 horas da apresentação das propostas.
  • E Quando for de interesse público o Ente da federação poderá criar outra modalidade de licitação, além das previstas em Lei.
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Um princípio básico da administração pública que não está enumerado no artigo 37 da Constituição Federal é:

  • A Legalidade.
  • B Planejamento.
  • C Impessoalidade.
  • D Publicidade
  • E Eficiência.
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Analise as afirmativas abaixo em relação à expressão Accountability.

1. Refere-se à prestação de contas das políticas públicas à sociedade.

2. Tem como um de seus objetivos a responsabilização pelos atos e resultados decorrentes da utilização de recursos públicos.

3. Ligada à contabilidade pública, tem como objetivo a elaboração de um orçamento sustentável para o órgão público.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 2.
  • B É correta apenas a afirmativa 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
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A afirmação “O conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente” é a expressa definição de:

  • A Protocolo
  • B Gestão de RH.
  • C Contabilidade.
  • D Correspondência.
  • E Gestão de documentos.
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Ocasionalmente em uma instituição, a informação de documentos originais é migrada para outro tipo de suporte.

Este procedimento é conhecido como:

  • A Pesquisa.
  • B Protocolo.
  • C Conciliação.
  • D Atualização de arquivo.
  • E Revalidação de dados.
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Pessoas que usam o telefone, embora seja um instrumento corriqueiro no ambiente de trabalho, ainda cometem muitos erros. Suponha que você trabalhe numa grande corporação e seja o secretário do Sr. Waldemar, um alto funcionário.

Suponha também que você está prestes a atender a um telefonema na sua mesa. Assinale a alternativa que indica a maneira correta de atender a tal ligação.

  • A “Sim?”
  • B “Quem fala?”
  • C “É a Aninha” ou “É o Pedrinho”.
  • D “Seu Waldemar falando”
  • E ”Bom dia (ou semelhante), secretário do Sr. Waldemar.”

Administração de Recursos Materiais

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Assinale a alternativa correta no que tange aos objetivos típicos da administração de materiais nas organizações.

  • A Contratar campanhas publicitárias.
  • B Abrir novos mercados para os produtos e serviços da empresa.
  • C Manter a cadeia de produtiva suprida com os recursos necessários.
  • D Conferir o custo dos produtos vendidos pela empresa.
  • E Controlar o cumprimento das metas de vendas da empresa.
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Assinale a alternativa que aponta função típica da área de administração de materiais no contexto organizacional.

  • A Organização da equipe de vendas
  • B Assessoria fiscal
  • C Limpeza e manutenção das instalações administrativas e operacionais
  • D Gestão de estoques
  • E Relações institucionais
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As funções típicas do almoxarifado em um órgão público têm como objetivo:

  • A servir de estacionamento para a frota de veículos oficiais.
  • B gerar relatórios financeiros para o Tribunal de Contas do Estado.
  • C receber, guardar e conservar materiais.
  • D conferir a folha de pagamento do órgão.
  • E organizar o processo de licitação de materiais inservíveis.
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Assinale a alternativa que aponta rotina administrativa típica em organizações públicas.

  • A Organização e controle de estoque.
  • B Organização de eventos de integração dos servidores públicos com os usuários de serviços públicos nos finais de semana.
  • C Organização de horário para prática e culto religioso durante o expediente.
  • D Realização de revista física nos funcionários.
  • E Realização de exercícios físicos durante o expediente.
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No tocante ao tema de gestão de estoques, assinale a alternativa correta.

  • A O controle de estoque não tem relação direta com a gestão de custos.
  • B O uso de inventário não é relevante para o controle de estoques.
  • C O controle de estoques deve ser realizado por pessoas, uma vez que a tecnologia não tem sido capaz de auxiliar essa atividade de gestão.
  • D Para que se controle de forma eficaz o estoque de uma organização basta que se controle a entrada de insumos na organização.
  • E O controle de estoque objetiva saber a quantidade disponível de insumos e produtos armazenados na organização, bem como o seu valor financeiro.

Administração Financeira e Orçamentária

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Conforme disposto na Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, é correto afirmar:

  • A A renúncia de receitas não contempla a anistia, o subsídio e o crédito presumido.
  • B Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.
  • C A despesa total com pessoal ativo e inativo dos Municípios, em cada período de apuração, não poderá exceder o percentual de 50% da receita corrente líquida.
  • D É permitido consignar na lei orçamentária créditos com finalidades imprecisas ou com dotação ilimitada.
  • E Os Municípios encaminharão as suas contas ao Poder Executivo da União, com cópia ao Poder Executivo Estadual, até o dia quinze de janeiro de cada ano.
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De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a alternativa correta acerca da lei orçamentária anual.

  • A É vedada a previsão de crédito com dotação ilimitada na lei orçamentária anual.
  • B As despesas com finalidade imprecisa consignadas da lei orçamentária anual deverão ser compatíveis com a lei de diretrizes orçamentárias.
  • C A elaboração da lei de diretrizes orçamentárias deverá ser compatível com o projeto da lei orçamentária anual.
  • D O projeto da lei orçamentária anual deverá contemplar a estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes.
  • E O projeto de lei orçamentária anual, devido ao princípio da especialidade financeira, não precisa ser compatível com o plano plurianual.
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Analise o texto abaixo:
O Plano Plurianual (PPA) ...(1)... , a Lei de Diretrizes Orçamentárias ..(2)..., e a Lei Orçamentária Anual ..(3).. .


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
  • A (1) prioriza ; (2) planeja ; (3) quantifica e aloca os recursos
  • B (1) quantifica e aloca os recursos ; (2) planeja ; (3) prioriza
  • C (1) planeja ; (2) prioriza ; (3) quantifica e aloca os recursos
  • D (1) organiza os recursos ; (2) planeja ; (3) prioriza
  • E (1) planeja ; (2) quantifica e aloca os recursos ; (3) prioriza
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Autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento são denominados(as):

  • A créditos adicionais.
  • B débitos orçamentários.
  • C emendas orçamentárias.
  • D emendas constitucionais.
  • E demandas extraorçamentárias.
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Ao conjunto de ações desenvolvidas com o objetivo de estabelecer o fluxo de caixa da União, para determinado período, tendo como parâmetros a previsão da receita, os limites orçamentários da despesa e sua demanda e a tendência de resultado para o mesmo período denomina-se:

  • A ação ordinária.
  • B série temporal.
  • C programação financeira.
  • D créditos adicionais.
  • E orçamento.

Arquivologia

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De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), a sequência de operações intelectuais e físicas que visam à guarda ordenada de documentos é denominada:

  • A Eliminação.
  • B Arquivamento.
  • C Gerenciamento.
  • D Orçamentação.
  • E Estocagem.
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No setor de protocolo, quando o destinatário de um documento público é externo à instituição, procede-se à(ao):

  • A Tradução do documento.
  • B Destruição do documento.
  • C Arquivamento do documento.
  • D Devolução do documento.
  • E Expedição do documento.
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Um importante conceito para a compreensão de arquivos em organizações é o ciclo de vida dos documentos.

Assinale a alternativa que lista corretamente as três fases do ciclo de vida dos documentos.

  • A Coerente, incendiário e permanente.
  • B Coerente, intermediário e permanente.
  • C Corrente, intermediário e permanente.
  • D Corrente, movimentação e estacionária.
  • E Corrente, movimentação e intervalar.
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Assinale a alternativa que lista corretamente método de arquivamento tipicamente usado nas organizações públicas.

  • A Eleitoral
  • B Acionário
  • C Alfabético
  • D Ideológico
  • E Partidário
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Assinale a alternativa que relaciona atividade típica do setor de protocolo de uma organização pública:

  • A Transcrição de discursos
  • B Autuação de documentos
  • C Impressão de notas fiscais
  • D Revisão de documento contábeis
  • E Elaboração de justificativas para projetos de lei

Atendimento ao Público

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Assinale a alternativa que revela expressão que pode ser usada na saudação inicial de atendimento telefônico profissional em órgão da administração pública:

  • A Adriana, Departamento de Licitações e Contratos, E aí, magrão? Tudo bem?
  • B Adriana, Departamento de Licitações e Contratos, quem tá falando aí?
  • C Adriana, Departamento de Licitações e Contratos, estou ocupada agora, espera uns minutinhos!
  • D Adriana, Departamento de Licitações e Contratos, fala aí, tchê!
  • E Adriana, Departamento de Licitações e Contratos, bom-dia!
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Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o atendimento profissional ao telefone.

( ) Não se deve tratar o interlocutor como “meu querido” ou “fofinho”.
( ) Usar expressões como “obrigado pela ligação” e “tenha uma boa semana” ao final do atendimento.
( ) Iniciar o atendimento com expressões como: “bom-dia”, “boa-tarde” ou “boa-noite”.
( ) Usar um tom informal no início do atendimento, com expressões como “E aí, meu irmão!?”.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • F
  • B V • V • F • V
  • C F • F • V • V
  • D F • F • V • F
  • E F • F • F • V
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O atendimento telefônico é amplamente utilizado no atendimento no setor público.


Com relação ao tema, assinale a alternativa de revela comportamento que cabe ao servidor público que atende o público ao telefone:

  • A Atender com rapidez e prestar informações de forma prolixa.
  • B Atender com atenção e prestar informações com objetividade e precisão.
  • C Atender com rapidez e prestar informações de forma lacônica.
  • D Atender com atenção e prestar informações com objetividade e imprecisão.
  • E Atender com atenção e prestar informações com tecnicismo.
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Assinale a alternativa que indica uma expressão que pode ser usada na saudação inicial de atendimento telefônico profissional em órgão da administração pública.

  • A Hello!
  • B Bom-dia, tchê!
  • C Bom-dia, meu cidadão querido! Como posso lhe servir?
  • D Bom-dia, meu amigo cidadão! Roberta, ao seu inteiro dispor!
  • E Roberta, Departamento de Estradas e Rodagem, bom-dia!
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No ambiente de trabalho o atendimento pelo telefone é um dos principais canais utilizados com o público externo.


Como se deve atender o telefone?

  • A Gritar: “Qual é?”
  • B Gritar: “Quem é?”
  • C Falar: “Qual foi? Fala rápido que estou sem tempo”
  • D Atender sempre grosseiramente para desligar mais rápido possível.
  • E Falar o nome da instituição e em seguida cumprimentar com bom-dia, boa-tarde ou boa-noite.

Raciocínio Lógico

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Para ir da cidade A para a cidade B, existem 6 caminhos, dos quais 2 são asfaltados e os outros são de estrada de chão. Para ir da cidade B para C, existem 5 caminhos, dos quais 3 são asfaltados e os outros são de estrada de chão.

Desta forma, ao escolher aleatoriamente um caminho da cidade A para a cidade C, passando por B (e usando somente os caminhos mencionados), a probabilidade de o caminho escolhido conter apenas estradas asfaltadas é: 

  • A Maior que 27%.
  • B Maior que 25% e menor que 27%.
  • C Maior que 23% e menor que 25%.
  • D Maior que 21% e menor que 23%.
  • E Menor que 21%.
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Para uma ceia de final de ano, um restaurante dispõe de 6 opções de entradas, 5 opções de prato principal e 8 opções de sobremesa. Uma pessoa quer montar uma ceia contendo 3 entradas distintas, 2 pratos principais distintos e 4 sobremesas distintas.

De quantas maneiras diferentes esta pessoa pode montar a referida ceia?

  • A Mais de 14.000
  • B Mais de 12.000 e menos de 13.000
  • C Mais de 11.000 e menos de 12.000
  • D Mais de 10.000 e menos de 11.000
  • E Menos de 10.000
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Um hotel hospeda 100 pessoas e todas utilizam a sauna ou a piscina disponível. Destas pessoas, 60 pessoas utilizam a sauna e 32 utilizam a sauna e a piscina.

Logo, o número de pessoas que utilizam a piscina e não utilizam a sauna é:

  • A Maior que 39.
  • B Maior que 36 e menor que 39.
  • C Maior que 33 e menor que 36.
  • D Maior que 30 e menor que 33.
  • E Menor que 30.
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Assinale a alternativa que representa uma sentença logicamente equivalente a “Joaquim não é otimista ou Ana é rude.

  • A Se Ana é rude, então Joaquim é otimista.
  • B Se Joaquim é otimista, então Ana é rude.
  • C Se Joaquim é otimista, então Ana não é rude.
  • D Se Joaquim não é otmista, então Ana não é rude.
  • E Se Ana não é rude, então Joaquim é otimista.
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Doze colegas (entre eles Rafael e Bruno) vão jogar uma partida de futebol. Para isto, devem formar dois times de 6 jogadores cada time. Porém, Rafael e Bruno devem ficar em times diferentes.

Levando as informações acima em consideração, de quantas formas distintas os times podem ser formados?

  • A Mais de 270
  • B Mais de 260 e menos de 270
  • C Mais de 250 e menos de 260
  • D Mais de 240 e menos de 250
  • E Menos de 240

Ética na Administração Pública

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Analise as afirmativas abaixo que tratam de Ética e Responsabilidade Social nas organizações:


1. As organizações contemporâneas devem valorizar o comportamento ético de seus funcionários e agir de forma responsável em relação ao seu ambiente de atuação.

2. As organizações contemporâneas devem buscar seus resultados independentemente dos padrões éticos e morais empregados para obtê-los.

3. A responsabilidade social é sempre um custo desnecessário para as organizações.

4. Ações de responsabilidade social podem valorizar a imagem organizacional.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
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Identifque abaixo as afrmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a temática ética.

( ) Compromisso, justiça social, respeito à diversidade, responsabilidade são exemplos de princípios éticos para o exercícios de qualquer profssão na sociedade.
( ) Alteridade é um princípio ético que parte do pressuposto que todo homem social é alterno e independente.
( ) A dignidade, o decoro, o zelo, a efcácia e a inconsciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V – V – V
  • B V – F – V
  • C V – F – F
  • D F – V – F
  • E F – F – V
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Assinale a alternativa correta em relação à ética no serviço público.

  • A Em caso de premente necessidade é permitido desviar servidor público para atendimento a interesse particular.
  • B É vedado ao servidor deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento das suas funções.
  • C A qualquer tempo o servidor poderá retirar da repartição pública, mesmo que sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.
  • D O servidor poderá fazer o uso do cargo ou função, utilizar facilidades, amizades, tempo, posição e infuências para obter qualquer favorecimento, desde que comprovadamente para si.
  • E Em prol do interesse público é facultado ao servidor usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa.
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Assinale a alternativa correta em relação à ética no serviço público.

  • A Em razão do interesse público indireto, os atos administrativos não precisam ser publicados.
  • B O conceito de moralidade da Administração Pública é restrito aos procedimentos internos praticados pelos servidores.
  • C O servidor poderá omitir ou falsear a verdade, quando necessário aos interesses da Administração Pública.
  • D O desempenho da função pública não demanda profissionalismo, uma vez que tal princípio é inerente à iniciativa privada que busca lucros e resultados
  • E A moralidade administrativa se integra ao Direito como elemento indissociável dos atos praticados pela administração pública, e, como consequência, atua como fator de legalidade.
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Competência técnica, aprimoramento constante, respeito às pessoas, confidencialidade, privacidade, tolerância, fexibilidade, fidelidade, envolvimento, afetividade, correção de conduta, boas maneiras, relações genuínas com as pessoas e responsabilidade são atitudes que fazem referência íntima à (ao):
  • A Nível de ensino.
  • B Condição social.
  • C Ética profissional.
  • D Profissional da saúde.
  • E Disponibilidade de recursos financeiros.

Logística

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As expressões “Portas fechadas”; “Portas semifechadas” e “Portas abertas” são termos utilizados para designar tipos de:

  • A CQT.
  • B Inventários.
  • C Instruções.
  • D Obituários.
  • E Falências.