Resolver o Simulado Professor - Biologia - FGV - Nível Médio

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Português

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   Depois de caminhar por alguns metros, Edgar Wilson percebe ao longe a carcaça de um animal. Segue pela estrada de terra batida, que fica deserta a maior parte do tempo e é usada como atalho pelos motoristas que conhecem bem as imediações. Edgard fora atraído para esse trecho por causa de uma revoada de abutres. Assim como a podridão os atrai, os que se alimentam dela atraem Edgard. Tanto as aves carniceiras quanto ele se valem dos próprios sentidos para encontrar os mortos, e ambas as espécies sobrevivem desses restos não reclamados. 
   Todo nascimento é também um pouco de morte. Edgar já viu algumas criaturas nascerem mortas, outras, morrerem horas depois. Sua consciência sobre o fim de todas as coisas tornou-se aguçada desde que abatia o gado e principalmente agora, ao recolher todas as espécies em qualquer parte. Assim como não teme o pôr do sol, Edgar Wilson entende que não deve temer a morte. Ambos ocorrem involuntariamente num fluxo contínuo. De certa forma, o inevitável lhe agrada. Sentir-se passível de morrer fortalece suas decisões. Não importa o que faça, seja o bem, seja o mal, ele deixará de existir.
   Distrai-se dos voos dos abutres e caminha mais alguns metros em outra direção, para a caveira de uma vaca atirada no meio da estrada. Nota que não foi atropelada. Os ossos estão intactos, nenhum sinal de fratura. O couro foi levemente oxidado, consumido pela exposição climática. Não há sinal de vermes necrófagos ou pequenos insetos a devorá-la. Edgar Wilson inclina ainda mais o corpo ao perceber uma colmeia presa às costelas da vaca. Apanha um galho de árvore caído no chão e cutuca a colmeia, mesmo sabendo que é perigoso. Nada acontece. Cutuca-a com mais força e a colmeia se parte. Não há abelhas. Percebe algo pastoso e brilhante. Leva a mão até a colmeia e arranca um favo de mel. Cheira-o. Toca a ponta da língua. Diferente do que imaginou, não está podre. Come um pouco do mel. Agradam-lhe as pequenas explosões do favo rompendo em sua boca, algumas lascas muito finas que se prendem entre os molares superiores. Lambe o excesso de mel nos dedos e os limpa no macacão.

(MAIA, Ana Paula. Enterre seus mortos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 71-72)
Na oração “Edgard fora atraído para esse trecho”(1º§), a forma verbal destacada está flexionada no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo. No contexto em que se encontra, constata-se que ela expressa uma ação:
  • A futura que se relaciona com um fato do passado.
  • B hipotética que poderia ter ocorrido no passado.
  • C passada e anterior a outra ação também passada.
  • D incompleta porque interrompida num momento passado.
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A frase que tem a palavra ou expressão em destaque empregada de acordo com o que prevê a norma escrita padrão é

  • A Perguntam-me porque Maria José era tão querida.
  • B O céu é aonde Maria José deve estar agora.
  • C Apresentou-me a muitos autores, por isso tornei-me um leitor voraz.
  • D Mau ela se foi, já sinto sua falta.
  • E Perdi quem me protegeu a um ano.
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É proibido chorar 

        Em um dos meus textos em que eu falava sobre as dificuldades de lançar meu livro e, ao mesmo tempo, de suportar as dores diárias da sobrevivência, muita gente se identificou com a minha luta.   
           
         Nenhuma surpresa nisso, pois desde que nascemos as pedras espreitam nosso caminho. 
           
         E a briga pelo leite, o choro, já era o nosso grito de que não aceitaríamos tudo calados.   
         
        Infelizmente, alguns deixaram de gritar, por isso, choram até hoje. Não tenho dó de quem sofre, tenho raiva de quem faz sofrer.   
       
        Sei de vários que estão na luta e merecem o meu e o nosso respeito: são os quixotes da periferia.   

       Não só os da periferia geográfica, mas todos os que vivem no centro do esquecimento da humanidade, quer seja artista (?), ou não. Aliás, ser artista neste país não é um privilégio, e sim um castigo, não sei por que tem tanta gente metida a besta só por conta disso.   
   
         Tristes figuras. Às vezes, os vejo por aí, os guerreiros, correndo atrás de sonhos e também me vejo neles, sou um deles também, nunca deixei de sonhar, coleciono pedras, mas também semeio quimeras. Vejo e me identifico com a luta, outras vezes, observo-os em silêncio e penso no que será que eles estão pensando, ou como deve ser a casa deles, e, na maioria das vezes, quantos inimigos devem ter. E a única coisa da qual tenho certeza e sei é sobre o que eles comem: poeira e lama. Seja procurando um emprego no centro da cidade, um CD demo debaixo do braço, uns poemas numas folhas de sulfite amareladas e sujas ou um simples bico de pedreiro, boa parte desses guerreiros passa a vida lutando e não se importa com as portas pesadas que cada vez se fecham mais para a nossa gente, que nasce sem as chaves certas e programadas.   

           A chave de tudo é não desistir, não há outra saída que não a ousadia, a perseverança e a teimosia. [...]

(VAZ, Sérgio. Literatura, pão e poesia: histórias de um povo lindo e inteligente. São Paulo: Global Editora, 2020, p. 39-40)
O título do texto possui um caráter imperativo. Considerando sua estrutura sintática, pode-se afirmar que: 
  • A a primeira oração apresenta um verbo transitivo.
  • B o sentido impositivo é apresentado por um substantivo.
  • C a segunda oração exerce a função de sujeito da primeira.
  • D o verbo da primeira oração não está flexionado.
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É proibido chorar 

        Em um dos meus textos em que eu falava sobre as dificuldades de lançar meu livro e, ao mesmo tempo, de suportar as dores diárias da sobrevivência, muita gente se identificou com a minha luta.   
           
         Nenhuma surpresa nisso, pois desde que nascemos as pedras espreitam nosso caminho. 
           
         E a briga pelo leite, o choro, já era o nosso grito de que não aceitaríamos tudo calados.   
         
        Infelizmente, alguns deixaram de gritar, por isso, choram até hoje. Não tenho dó de quem sofre, tenho raiva de quem faz sofrer.   
       
        Sei de vários que estão na luta e merecem o meu e o nosso respeito: são os quixotes da periferia.   

       Não só os da periferia geográfica, mas todos os que vivem no centro do esquecimento da humanidade, quer seja artista (?), ou não. Aliás, ser artista neste país não é um privilégio, e sim um castigo, não sei por que tem tanta gente metida a besta só por conta disso.   
   
         Tristes figuras. Às vezes, os vejo por aí, os guerreiros, correndo atrás de sonhos e também me vejo neles, sou um deles também, nunca deixei de sonhar, coleciono pedras, mas também semeio quimeras. Vejo e me identifico com a luta, outras vezes, observo-os em silêncio e penso no que será que eles estão pensando, ou como deve ser a casa deles, e, na maioria das vezes, quantos inimigos devem ter. E a única coisa da qual tenho certeza e sei é sobre o que eles comem: poeira e lama. Seja procurando um emprego no centro da cidade, um CD demo debaixo do braço, uns poemas numas folhas de sulfite amareladas e sujas ou um simples bico de pedreiro, boa parte desses guerreiros passa a vida lutando e não se importa com as portas pesadas que cada vez se fecham mais para a nossa gente, que nasce sem as chaves certas e programadas.   

           A chave de tudo é não desistir, não há outra saída que não a ousadia, a perseverança e a teimosia. [...]

(VAZ, Sérgio. Literatura, pão e poesia: histórias de um povo lindo e inteligente. São Paulo: Global Editora, 2020, p. 39-40)
Todos os vocábulos abaixo, retirados do texto, recebem o acento gráfico em razão da mesma regra de acentuação, exceto:
  • A diárias.
  • B sobrevivência.
  • C geográfica.
  • D privilégio.
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No que se refere ao correto uso da crase, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Fomos à Pirapora.
II – Eles foram à Moldávia.
III – Os professores foram à Tailândia.

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens II e III são verdadeiros.
  • E Nenhum dos itens é verdadeiro.
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Com base no texto 1 e na norma padrão escrita, a palavra “que” sublinhada nas alternativas pertence à mesma categoria morfológica, exceto em:

  • A “É preciso deixar claro que não se trata apenas de modismo, o que só reforça a necessidade de aprofundar o debate.” (linhas 23-25)
  • B "[...] a começar por encontrar um consenso entre os sistemas que usam diferentes pronomes neutros [...]” (linhas 14-15)
  • C “A linguagem neutra advoga o uso imediato de um pronome neutro exclusivo para pessoas, diferente do “it” inglês que denomina objetos, complementando os binários “ele/ela” no singular.” (linhas 06-08)
  • D “Essa iniciativa é válida e justificável para incluir e dar voz a pessoas não binárias, de gênero fluido ou transgêneras que não se enquadram no padrão de gêneros.” (linhas 09-10)
  • E “A discussão sobre linguagens inclusiva e neutra tem gerado embate caloroso entre pessoas que adotam pronomes neutros e alguns políticos que querem proibir sua aplicação.” (linhas 01-02)
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Assinale a opção que apresenta a frase em que o gerúndio está bem empregado.

  • A O policial viu o assaltante correndo pela ponte.
  • B O professor entrou em sala abrindo o livro de chamada.
  • C O turista saiu do museu sorrindo.
  • D Tirou o dinheiro do bolso, comprando o livro a seguir.
  • E Pensou um pouco sobre o assunto, decidindo fugir.
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“Cansei de ser pobre e desconhecido!”
Essa frase, de um cantor famoso, mostra a conjunção e com valor de adição, somando dois adjetivos; assinale a frase abaixo em que essa mesma conjunção mostra outro sentido.
  • A Comprei lápis e caneta.
  • B Vesti terno e gravata.
  • C Li jornais e revistas.
  • D Dormi triste e preocupado.
  • E Cheguei cansado e feliz.
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A palavra onde é empregada em relação a um lugar. Assinale a frase abaixo em que essa palavra se refere a outra coisa.

  • A Não sei onde você mora.
  • B Conheço a loja onde você comprou o livro.
  • C Escutei a conversa onde você se aborreceu.
  • D Observei a esquina onde houve o acidente.
  • E Visitei o país onde você nasceu.
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Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Como a integridade pode te ajudar a realizar teus sonhos.

Por Danilo España

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(Disponível em: https://exame.com/colunistas/o-que-te-motiva/ − texto adaptado especialmente
para esta prova).

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas nas linhas 11, 19 e 38.

  • A a − à − à
  • B a − a − à
  • C à − à − a
  • D à − à − à
  • E à − a − a

Ciências

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Analise as afirmativas a seguir:

I. De um modo geral, pode-se considerar que os oceanos possuem uma baixa taxa de fotossíntese e poucos nutrientes em suspensão, principalmente em áreas distantes da costa. Entretanto, há regiões onde as correntes marinhas realizam um movimento do fundo em direção à superfície, proporcionando uma alta disponibilidade de nutrientes.
II. O termo “ecossistema” refere-se ao conjunto de relações entre os organismos de uma mesma espécie e seu meio físico, apenas. Assim, no contexto escolar, compreender o conceito de ecossistema permite ao educando entender que todo corpo morre após atingir o ápice do seu metabolismo.

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
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Analise as afirmativas a seguir:

I. Atualmente, a crítica ao consumismo é frequentemente vista como uma contribuição para a construção de uma sociedade mais sustentável, pois reforça a percepção de que os atuais padrões de consumo estão nas raízes da crise ambiental.
II. O aumento no consumo de energia, da água, dos minerais e dos elementos da biodiversidade elevam as chances de prevenir sérios problemas ambientais em ecossistemas de todo o mundo. Ou seja, essas práticas reduzem as chances de ocorrência de poluição da água e do ar, de contaminação e do desgaste do solo, entre outros efeitos negativos da ação antropomórfica.

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
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Analise as afirmativas a seguir:

I. Entre as vantagens da reciclagem, pode-se incluir a redução da poluição ambiental, a redução no consumo de energia elétrica e a expansão dos negócios relativos à reciclagem.
II. Em ambientes terrestres, a disponibilidade da água ocorre através da chuva e das características físicas e químicas do solo. Em locais onde há seca prolongada, é comum encontrar plantas chamadas de caducifólias, que perdem suas folhas durante esse período e diminuem bastante suas atividades, para economizar a água que possuem. 

Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
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Sobre a constituição do sistema solar, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta: (__) Urano, Netuno, Éris, Ceres, e mais recentemente Haumea e Makemake, são considerados planetas anões. (__) O sol é constituído por gás, na sua maioria hidrogênio ionizado. (__) No núcleo solar produz-se energia, a temperatura atinge 8 milhões de graus e baixa até aos 7000ºC na superfície. (__) Um satélite natural, lua ou planeta secundário é um astro que circula em torno de um planeta principal, isto é, orbita em torno de uma estrela.

  • A V – V – F – F.
  • B V – F – V – F.
  • C F – V – F – V.
  • D F – V – V – F.
  • E F – F – V – V.
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Considere as propriedades das águas naturais, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Massa específica. 2. Viscosidade. 3. Calor específico. 4. Tensão superficial.
( ) Ocorre na interface entre o meio líquido e o meio atmosférico, onde há forte coesão entre as moléculas. ) Energia necessária para promover alterações de temperatura na água. ( ) Relação entre a massa e o volume de uma determinada substância. ( ) Caracterizada pela resistência que um líquido tem ao escoamento.
  • A 4 – 3 – 2 – 1.
  • B 3 – 4 – 2 – 1.
  • C 4 – 3 – 1 – 2.
  • D 3 – 2 – 1 – 4.
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Considerando as propriedades da água, assinale a afirmação verdadeira.

  • A Coesão, adesão e tensão superficial originam o fenômeno da capilaridade, que é o movimento ascendente da água por distâncias pequenas em um tubo de vidro ou em uma parede celular.
  • B Adesão é a forte atração mútua das moléculas de água entre si, que é resultante das ligações de hidrogênio.
  • C Coesão é força que atrai as moléculas de água para superfícies sólidas, devido à grande aderência da água por outras substâncias que têm, em sua molécula, grande quantidade de átomos de oxigênio e nitrogênio, tais como vidro, celulose, argila e proteínas.
  • D Tensão superficial é a característica que confere à camada superficial da água o comportamento elástico, propriedade causada pelas forças de adesão entre as moléculas de água, cuja resultante é diferente na interface com o ar.
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Já é primavera no hemisfério sul! E você deve ter sentido a sutil presença da floração dos ipês nas ruas e praças de Fortaleza. A estação de transição entre o inverno e o verão começou oficialmente segunda-feira, 23 de setembro, e vai até o dia 22 de dezembro. A chegada da primavera se deve a um fenômeno denominado de

  • A solstício, evento que resulta da mesma intensidade dos raios solares em ambos os hemisférios, ocasionando dias e noites com a mesma duração.
  • B equinócio, quando os raios solares incidem sobre a linha do equador, iluminando com a mesma intensidade ambos os hemisférios.
  • C solstício, quando a incidência solar é maior em um dos hemisférios, e os dias são mais longos do que as noites.
  • D equinócio, evento que dá início à primavera em setembro tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul.
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As moléculas de água permanecem unidas entre si por uma propriedade chamada de
  • A adesão.
  • B capilaridade.
  • C coesão.
  • D tensão superficial.
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Água

A grota inteira tá chorando de saudade

da umidade que fecunda a terra seca.

Vital retalho do céu que manda pro solo

divino orvalho, gozo que nos eterniza.

Intimidade que pertence à natureza.

Jatobá


A mudança de estado diretamente relacionada à formação das nuvens é a

  • A evaporação, que dá origem às gotículas que as formam.
  • B condensação, que dá origem ao estado gasoso da água.
  • C fusão, que dá origem ao vapor de água
  • D liquefação, que dá origem às gotículas de água.
  • E calefação, que dá origem à rápida vaporização da água.
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Num dia de ar seco, um professor esfregou um balão de borracha em uma flanela, também seca. Em seguida, aproximou o balão da cabeça de um aluno e a turma observou que os fios de cabelo do aluno foram atraídos em direção ao balão, conforme mostra a figura.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


O fenômeno é explicado pela transferência, durante o atrito do balão com a flanela, de partículas componentes da matéria denominadas

  • A prótons.
  • B elétrons.
  • C nêutrons.
  • D átomos.
  • E moléculas.

Biologia

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Em um ser humano adulto saudável, estima-se que a água seja responsável por 60% do total de sua massa corporal, e a maior parte dessa água localiza-se

  • A no líquido linfático.
  • B nas secreções corporais.
  • C no plasma sanguíneo.
  • D no líquido intersticial.
  • E no meio intracelular.
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No que se refere ao desenvolvimento embrionário humano, assinale a opção correta.

  • A O processo de clivagem tem início após a nidação, que ocorre no útero.
  • B Os sistemas respiratório e circulatório são originados de folhetos germinativos distintos.
  • C A gastrulação consiste nas divisões meióticas do desenvolvimento embrionário.
  • D O blastômero é responsável pela produção do hormônio gonadotrofina coriônica humana.
  • E A diferenciação e formação dos órgãos do indivíduo iniciam-se no último trimestre da gestação.
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Considerando-se as características de uma hemácia, de uma célula do pâncreas de um ser humano e de uma célula do parênquima foliar de um arbusto, julgue os itens que se seguem.
I A hemácia não possui retículo endoplasmático e mitocôndria.
II As mitocôndrias não estão presentes na célula do parênquima foliar.
III Todas possuem membrana plasmática, DNA e mitocôndria.
IV Todas possuem membrana plasmática, DNA e ribossomo.
Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens II e III estão certos.
  • D Apenas os itens III e IV estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.
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Na interfase, que é definida como o espaço de tempo em que a célula não está se dividindo,

  • A ocorrem a desestruturação do nucléolo e a redução da massa celular.
  • B os cromossomos ficam facilmente visíveis com microscópio óptico.
  • C os cromossomos começam a se alinhar.
  • D o movimento do centríolo é intenso.
  • E ocorre a síntese de proteína e RNA.
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A segunda lei de Mendel reúne princípios importantes para a produção mundial de alimentos e é aplicada a

  • A fenótipos associados a cromossomos homólogos.
  • B pares de alelos localizados em cromossomos diferentes distribuídos de forma independente na mitose.
  • C genes localizados no mesmo par de cromossomos.
  • D pares de genes localizados em diferentes cromossomos.
  • E alelos que possuem distribuição dependente um do outro no processo de meiose.
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O teste do pezinho é um dos principais exames realizados em crianças logo depois do nascimento e detecta seis doenças genéticas ou congênitas: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Em relação a essas doenças genéticas, assinale a opção correta.

  • A No caso da fenilcetonúria, tanto a prole homozigota quanto a heterozigota manifestam a doença.
  • B No caso da fibrose cística, com pais portadores do gene atípico, sem a doença, a probabilidade do nascimento de um filho com a doença é de 25% e, em uma próxima gestação, é de 50%.
  • C Apesar de ser uma doença genética, a fenilcetonúria não é hereditária.
  • D Um paciente com hipotireoidismo congênito pode ser tratado com reposição hormonal continuada, mesmo que a alteração genética persista ao longo de sua vida.
  • E A fenilcetonúria resulta em alteração metabólica que afeta, especialmente, a produção de muco nos pulmões e no pâncreas.
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No que se refere à fotossíntese, assinale a opção correta.

  • A A celulose gerada ao longo do processo de fotossíntese pode ser convertida em açúcar no metabolismo de células do trato digestivo de humanos.
  • B A fotossíntese é um processo que gera uma quantidade de energia na forma de ATP equivalente à do processo de respiração.
  • C A fotossíntese é um exemplo de catabolismo, pois é gerada energia e ocorrem reações de hidrólise de metabólitos no processo.
  • D A glicose é fundamental para a ocorrência da fase de fotofosforilação no cloroplasto.
  • E A geração de energia na forma de ATP depende de proteínas integrais de membrana presentes no tilacoide.
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Em relação ao sistema de grupos sanguíneos ABO, julgue os itens a seguir.
I É um sistema em que existe dominância e codominância entre alguns dos alelos envolvidos.
II Os antígenos ABO, presentes na membrada das hemácias, atuam como aloantígenos, ou seja, moléculas reconhecidas como estranhas ao organismo.
III A ausência de aglutinogênio é característica de um indivíduo que integra o grupo sanguíneo AB.
IV No sistema, alelos múltiplos são responsáveis pela determinação de três tipos de aglutinogênios e três tipos de aglutininas.
Estão corretos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C I e IV.
  • D II e III.
  • E II e IV.
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Em relação à regulação da glicólise e às rotas metabólicas de fermentação alcoólica, fermentação láctica e respiração, pelas quais a glicose é utilizada como fonte de energia, assinale a opção correta.

  • A As energias liberadas pelas três rotas da glicólise são equivalentes.
  • B A etapa do ciclo de Krebs ocorre em apenas uma das referidas rotas metabólicas.
  • C Apenas uma das citadas rotas metabólicas ocorre em células de organismos aeróbios.
  • D Em organismos eucariotos, a mitocôndria é responsável pela regulação da glicose.
  • E A velocidade da glicólise é regulada, principalmente, pela concentração de glicose na célula.
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Segundo dados do Governo Federal, o Brasil ocupa a 6º posição no ranking mundial no uso de energia eólica. Apesar dos avanços, especialistas afirmam que devido às condições climáticas, o Brasil poderia utilizar bem mais desse tipo de energia. Apesar da energia eólica ser considerada uma energia limpa, ela possui alguns impactos ambientais. Assinale a alternativa que descreve um impacto ambiental da energia eólica.

  • A Utilização, em larga escala, de produtos não renováveis.
  • B Interferência no movimento migratório das aves.
  • C Aumento dos gases do efeito estufa.
  • D Acidificação dos oceanos.
  • E Poluição da atmosfera.