Resolver o Simulado CESGRANRIO - Nível Médio

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Marketing

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Um aspecto prático da gestão de marketing é a administração dos diversos estados de demanda.
Um profissional da área de marketing detecta uma nova demanda de mercado quando os

  • A desejos dos consumidores são viabilizados pelo seu poder de compra.
  • B concorrentes na área de atuação atendem os mesmos clientes.
  • C rumos da empresa são guiados pelas inovações no mercado.
  • D interesses nacionais de governo financiam os lançamentos da marca.
  • E produtos da empresa tornam-se cada vez melhores e mais eficientes.
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Um dos integrantes do Composto de Marketing de uma empresa é a Promoção, que se refere a todas as formas de

  • A créditos oferecidos ao mercado
  • B distribuição dos combustíveis
  • C divulgação da empresa
  • D créditos concedidos aos clientes
  • E pagamento cobrado pelos produtos
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Diversas empresas utilizam canais comerciais e de distribuição que são formados por intermediários, como os varejistas, que têm a função de

  • A conceituar a imagem da empresa e sua marca.
  • B definir os custos de produção e de distribuição do fabricante.
  • C planejar a comunicação institucional dos bens fabricados.
  • D tornar o produto acessível para o consumidor final.
  • E vender os produtos a atacadistas e distribuidores.
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Assim como as empresas, os mercados também se modificam ao longo dos anos, adaptando-se às transformações econômicas, políticas e sociais.
Uma característica do mercado, atualmente, é a

  • A ação estratégica com alto nível de monopolização de mercado.
  • B exigência por uma atuação ética e responsável das organizações.
  • C preferência por empresas, produtos e preços reduzidos.
  • D simpatia por atitudes que tragam lucros excessivos para os empresários.
  • E utilização limitada de recursos tecnológicos e digitais.
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Existem diversos tipos de custos envolvidos no processo de determinação de preço.
Custos variáveis são aqueles que

  • A incluem o prazo para pagamento, se houver.
  • B oscilam em função do nível da produção.
  • C refletem em lucro líquido positivo nas transações.
  • D representam o somatório dos custos totais da empresa.
  • E variam em função da matéria-prima disponível.
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O conceito de valor em marketing é um dos principais elementos na formação do preço. Com base nesse conceito, os gestores devem evitar a redução do valor de seus produtos.
Essa redução se caracteriza pela diminuição dos benefícios fornecidos em comparação com a

  • A alteração na comunicação da marca
  • B estratégia adotada pela direção da empresa
  • C manutenção do custo de aquisição pelos clientes
  • D redução do preço cobrado ao mercado
  • E situação financeira do consumidor final
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Um determinado banco apresenta um pacote de serviços bem avaliado tanto por seus clientes quanto pela opinião pública em geral e cobra taxas mais baixas que seus concorrentes. Essas vantagens são apresentadas em suas propagandas, que são veiculadas em meios de comunicação de massa e obtêm elevadas taxas de copy e recall. Contudo, esse banco conta apenas com dez agências localizadas em cinco capitais do Brasil, e não consegue atender às demandas de todos os potenciais clientes de seus serviços.

O ponto fraco da estratégia de marketing desse banco está localizado no componente do composto de marketing denominado

  • A praça
  • B preço
  • C produto
  • D pesquisa
  • E promoção
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A matriz de SWOT é um instrumento que auxilia os bancos a analisar o mercado e determinar as metas da empresa.

Ao elaborar essa matriz, um banco conclui corretamente que o(a)

  • A aumento do poder aquisitivo das classes C e D, no Brasil, representa uma força para o banco.
  • B cenário econômico negativo do mercado é uma ameaça para o próximo exercício de vendas.
  • C forte preparo da equipe em relação às técnicas de vendas é uma oportunidade de mercado.
  • D protecionismo externo para produtos brasileiros se configura como uma fraqueza para o país.
  • E saída do mercado de um banco concorrente é uma força para que a equipe melhore seus resultados.
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O gerente de um grande fabricante de computadores decide que a empresa deve focar-se na fabricação de computadores de alto desempenho, utilizando para tal os componentes mais avançados, e oferecer atualizações e melhorias dos aparelhos a cada três meses.

Por essa decisão, depreende-se que essa empresa é orientada para

  • A produção
  • B produto
  • C marketing
  • D relacionamento
  • E vendas
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Ao entrar em um posto de gasolina, o consumidor estava preocupado em calibrar os pneus de seu carro e encher o tanque em menos de quinze minutos, para não se atrasar para o trabalho. Dez minutos depois, o consumidor estava feliz porque os pneus estavam calibrados, o tanque cheio e até o para-brisas tinha sido lavado.

Uma comparação entre o que o consumidor esperava com relação ao serviço prestado pelo posto de gasolina e o que ele efetivamente recebeu expressa o conceito de

  • A custo
  • B desejo
  • C satisfação
  • D demanda
  • E necessidade

Administração Geral

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As resoluções assumidas por um gestor dependem, fundamentalmente, da consolidação de dados e informações que sustentam o processo de tomada de decisão. Assim sendo, ferramentas que têm por objetivo organizar e apresentar dados e informações relevantes ao processo de tomada de decisão são denominadas

  • A codecs
  • B dashboards
  • C hardening
  • D weblogs
  • E LMS (Learning Management Systems)

Conhecimentos Bancários

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Uma pessoa estava querendo fazer um empréstimo e descobriu que algumas instituições que praticam o shadow banking (“sistema bancário sombra”) geralmente servem como intermediários entre credores e tomadores de empréstimos, fornecendo crédito e capital para investidores e corporações. Ao fazer uso dessas instituições para fazer um empréstimo, a pessoa incorre em riscos?

  • A Não, pois vai ter toda a assessoria para fazer o empréstimo.
  • B Não, pois o shadow banking realiza operações passando por toda a supervisão ou regulação dos sistemas financeiros/ bancários do país.
  • C Sim, pois essas instituições não são bancárias, não recebem depósitos tradicionais como um banco tradicional e são estruturas paralelas aos mercados tradicionais.
  • D Sim, pois o shadow banking é uma estrutura paralela aos mercados tradicionais, embora passe por todas as regulações e seja uma instituição bancária.
  • E Sim, pois o shadow banking não é uma instituição financeira, embora tenha registro no Banco Central.
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A blockchain é um tipo específico de banco de dados distribuído, no qual há uma cadeia de blocos ordenados e interligados, com garantia de ordem cronológica. Os dados registrados nos blocos podem variar de transações financeiras a contratos inteligentes. Na blockchain da bitcoin, as entidades que registram novos blocos na cadeia são chamadas de

  • A registradores
  • B mineradores
  • C trabalhadores
  • D gerenciadores
  • E conectores
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Leia as considerações seguintes sobre o expressivo crescimento das criptomoedas nas movimentações financeiras internacionais. Criptomoeda, ou moeda criptografada, é um ativo digital denominado na própria unidade de conta que é emitido e transacionado de modo descentralizado, independentemente de registro ou validação por parte de intermediários centrais, com validade e integridade de dados assegurada por tecnologia criptográfica e de consenso em rede. Trata-se de instrumentos desenhados para viabilizar transferências de valores em rede de maneira segura e independente de um sistema de intermediação financeira (...). Outro aspecto econômico que merece destaque é o lado político-econômico da atribuição de valor a uma moeda. As moedas estatais de curso forçado contam não apenas com reservas legais, mas também com uma infraestrutura estatal ou privada (fortemente regulada) e com as políticas monetária e cambial oficiais (...). Muitas criptomoedas, mesmo que funcionem como instrumentos descentralizados, têm grande parte de sua base monetária em poder da organização que a desenvolveu. Stella, J.C. Moedas virtuais no Brasil: como enquadrar as criptomoedas. Revista da PGBC, v. 11, n. 2, dez. 2017, p. 151, 156. Disponível em: <https://revistapgbc.bcb.gov.br/index.php/revista/ issue/download/26/A9%20V.11%20-%20N.2>. Acesso em: 24 jul.2021.
O texto sugere que o mercado de criptomoedas é fonte de enorme instabilidade e preocupação dos bancos centrais, porque as empresas emissoras desses ativos monetários

  • A são reguladas pelos bancos centrais.
  • B têm enorme capacidade de manipulação da taxa de câmbio entre a criptomoeda emitida e os demais ativos digitais.
  • C conseguiram transformá-los no principal meio de troca utilizado nas transações financeiras internacionais.
  • D vinculam a unidade de conta da criptomoeda às principais moedas conversíveis, como o dólar norte-americano e o euro.
  • E forçam o enquadramento das criptomoedas emitidas na mesma categoria das demais moedas eletrônicas já existentes.

Administração Geral

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Um indivíduo abriu uma conta em um banco digital. Essa instituição tem um modelo de negócio que desburocratizou o mercado e oferece soluções simples por meio da tecnologia, otimizando serviços e deixando de repassar custos operacionais da empresa para seus clientes. Como são chamadas as empresas que introduzem inovações nos mercados financeiros por meio do uso intenso de tecnologia, com potencial para criar novos modelos de negócios? 

  • A Nutechs
  • B Inovatechs 
  • C Fintechs
  • D SmartTechs
  • E HealthTechs
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Um empreendedor atua em várias sociedades empresariais tendo, por consequência, contratos com inúmeras instituições financeiras. Por força desse contexto, possui visão ampla dos serviços prestados pelos bancos. Em determinado momento, um dos seus sócios encaminha problema para ser resolvido com a instituição financeira D, vez que a mesma respondeu que a sociedade empresária demorou mais de três meses para identificar o possível erro na prestação dos serviços.
Nos termos da Resolução n° 4.539, de 24 de novembro de 2016, constitui dever das instituições financeiras

  • A responder imediatamente aos reclamos dos clientes.
  • B indenizar, no prazo mais curto possível, os danos causados.
  • C monitorar o relacionamento com os clientes, inclusive por meio de métricas adequadas.
  • D aguardar passivamente o nível de reclamação dos usuários para tomar providências, após determinado nível de insatisfação. 
  • E desconsiderar os usuários que não mantenham relação negocial frequente.
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Em geral, os consumidores apresentam pouca familiaridade com os aspectos abstratos de boa parte dos serviços bancários, o que pode ser minimizado com o(a)

  • A acordo formal entre os clientes de um mesmo segmento.
  • B argumento de que os clientes têm sempre razão.
  • C estabelecimento de contratos de curto prazo.
  • D mínima interferência do prestador de serviço.
  • E transmissão de informações corretas e confiáveis.
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A elevada competitividade do mercado vem definindo novas formas de atuação dos bancários, que passam a ser avaliados por fatores como o(a)

  • A nível de desculpas aos gerentes.
  • B relacionamento com seus familiares.
  • C número de reclamação de seus clientes.
  • D regra de Pareto (80/20).
  • E frequência com que alcançam metas.
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Uma pesquisa junto aos clientes de um banco revelou que havia problemas com a dimensão da qualidade de serviços empatia.
Dessa forma, para melhorar a percepção da qualidade do serviço desse banco, os gerentes deveriam

  • A melhorar as instalações, equipamentos e mobiliário das agências.
  • B investir mais recursos em propagandas focadas nos clientes locais.
  • C instruir os funcionários a dedicar atenção individualizada aos clientes.
  • D reduzir os custos de operação e cobrar tarifas mais baixas pelos serviços.
  • E ampliar o treinamento dos funcionários e tornar os serviços mais confiáveis.
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Um funcionário, em um determinado setor, desenvolveu uma maneira própria de atuar, alinhado à visão e à missão da organização e aos normativos internos. Ele se tornou uma referência, por sempre ter um conselho ou uma orientação a dar aos colegas, mesmo que usando metáforas e uma linguagem nada usual, em uma espiral do aprendizado.
Visando à sustentabilidade organizacional, verifica-se que o funcionário converte conhecimento tácito em explícito por meio de

  • A combinação
  • B exteriorização
  • C institucionalização
  • D interiorização
  • E socialização

Atendimento ao Público

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Um cliente migrou para um banco digital e está avaliando a qualidade do serviço contrastando a expectativa que possui com o serviço que recebe de fato. Ele tem considerado a qualidade bastante satisfatória, a despeito de algumas dificuldades tecnológicas que tem enfrentado. Nesse caso, a avaliação de qualidade que o cliente faz é explicada pelo conceito de

  • A comunicação boca a boca
  • B experiência passada
  • C promessas de serviços explícitas
  • D promessas de serviços implícitas
  • E zona de tolerância
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Um meio de troca é aquilo que os compradores oferecem aos vendedores quando aqueles adquirem bens e serviços. Quando um consumidor, por exemplo, compra um perfume numa loja localizada numa economia onde o nível inflacionário é baixo e controlado, o vendedor entrega o produto para o cliente em troca de

  • A moeda, por ser o meio de troca de maior aceitabilidade.
  • B mercadoria, por ser o meio de troca mais eficiente.
  • C moeda-mercadoria, por ser o meio de troca mais durável.
  • D outro bem, por ser o meio de troca com menor custo de carregamento.
  • E outro serviço, por ser o meio de troca de maior divisibilidade.
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KB foi convidado para realizar auditoria no Banco C, instituição de pequeno porte, sediada no interior do Brasil, sendo sua carteira diversificada, abrangendo o financiamento de pequenos empreendedores das áreas urbana e rural de diversos municípios. Apurando a qualidade do relacionamento com os clientes e a obediência a normas regulamentares, o auditor avalia que alguns itens não estão observados, uma vez que os funcionários mantêm encontros eventuais com os clientes e entre si, não tendo ciência de qualquer norma sobre o tema. Nos termos da Resolução n° 4.539, de 24 de novembro de 2016, nesse caso, um dos itens não cumpridos é o de

  • A conferir liberdade plena aos colaboradores para atuar.
  • B olvidar programa de treinamento de empregados.
  • C impor atendimento a clientes da área rural.
  • D estabelecer competições para galgar posições na instituição.
  • E indicar metas para a venda de produtos e serviços.
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Um banco brasileiro de investimentos decidiu tornar-se banco múltiplo, oferecendo conta-corrente apenas no formato digital, com taxa zero aos seus clientes. Sustentou sua decisão por reconhecer a perecibilidade dos serviços de outros bancos tradicionais, já que algumas agências ficavam vazias na maior parte do dia, enquanto enormes filas se formavam em horários de pico, sendo menos custoso o atendimento virtual. Nesse caso, a decisão tomada deveu-se à seguinte característica dos serviços:

  • A existência de variação na consistência de entrega e dificuldade de padronização.
  • B existência de cocriação com participação física e direta de funcionário e cliente.
  • C dificuldade de explicar os benefícios de algo que não pode ser tocado.
  • D impossibilidade de ser guardado, estocado ou armazenado.
  • E facilidade de ser copiado por seus processos não serem patenteáveis.
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Um grupo empresarial, atuando em transportes terrestres, recebeu autorização da ANAC para operar voos comerciais no território nacional e decidiu lançar ações no mercado, visando a encomenda de aeronaves. A estratégia do novo entrante é vista com cautela por analistas de mercado, uma vez que essa indústria demanda volumes elevados de investimento e apresentou baixas margens nos últimos anos. Adicionalmente, o grupo encontra-se em processo de recuperação judicial, e sua entrada no mercado de aviação comercial acontece em crise do setor aéreo, diante dos efeitos da pandemia. Sendo assim, o analista teve cautela ao interpretar as informações sobre a barreira de entrada relacionada a

  • A diferenciação de serviços
  • B identidade da marca
  • C política governamental
  • D retaliação esperada
  • E requisitos de capital
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No marketing de relacionamento de uma empresa, foi utilizada uma venda consultiva. Isso significa que tal venda foi focada

  • A no recebimento dos pedidos de compra, buscando a minimização do preço para garantir a venda e a gestão de todas as contas.
  • B no canal de vendas (atração), fluxo e conversão, sem levar em conta os processos internos de atendimento e a divulgação do serviço.
  • C nos clientes interessados nos serviços de valor agregado, envolvendo os profissionais que têm conhecimento profundo da empresa.
  • D nos clientes que não estão interessados, ou que são incapazes de ter recursos para os serviços de valor agregado oferecidos pela empresa de venda.
  • E nas técnicas de coaching, onde o vendedor não fala para o cliente qual é a solução para o seu problema, conduzindo-o para insights através de perguntas.
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Um atendente comercial de um banco privilegia dois tipos de habilidades para a realização de seu trabalho: a observação refletida e a conceitualização abstrata. Assim sendo, ele gosta de criar modelos teóricos, raciocina por indução, se interessa pelas ideias e conceitos abstratos, gosta que suas teorias sejam bem fundamentadas e verídicas e procura diversas explicações para um evento que observa. Com base nessas características, verifica-se que o atendente do banco privilegia um estilo de aprendizagem de

  • A acomodação
  • B assimilação
  • C divergência
  • D convergência
  • E racionalização
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O crescimento dos canais eletrônicos está criando uma mudança fundamental na natureza do marketing, conforme notado no setor dos bancos. Muitas organizações estão substituindo um local físico onde fornecedores e clientes se encontram para fazer negócios, por um local virtual identificado como

  • A lugar de mercado
  • B espaço de mercado
  • C display de varejo
  • D cenário de serviço
  • E momento da verdade
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Para contribuir com as ações de marketing de relacionamento dos bancos, os escriturários devem, durante o atendimento,

  • A medir e mapear todos os serviços prestados por sua agência.
  • B divulgar a lucratividade da empresa expressa em seu balanço.
  • C esclarecer e divulgar as taxas cobradas por cada serviço bancário.
  • D pesquisar e mensurar a satisfação dos clientes.
  • E propor prêmios substanciosos para cada cliente conquistado.
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DD é estudante universitário na área de Ciências Exatas e participa de núcleo que constrói sistemas operacionais para facilitar a vida cotidiana. Um dos projetos é destinado a viabilizar a virtualização das atividades financeiras, buscando extinguir os atos físicos, inclusive moedas. O Banco LL realiza contrato com a Universidade que lidera o projeto e cria um setor para aplicar os programas criados. Em decorrência disso, seleciona vários clientes e estabelece condições para que todos os atos financeiros possam ser realizados por computadores e aparelhos celulares mediante criptografia, que confere segurança ao modelo. Nos termos da Resolução CMN n° 3.694/2009, as instituições financeiras, ao proporcionar aos clientes esses serviços,

  • A estão vedadas de realizar integralmente atividades por meio eletrônico.
  • B são condicionadas à educação tecnológica dos clientes escolhidos.
  • C devem apresentar projetos experimentais para obter autorização do agente regulador.
  • D devem alertar seus clientes das atividades em meio eletrônico, garantindo sua integridade e direitos.
  • E submetem-se a rígido controle operacional de empresas especializadas.

Conhecimentos Bancários

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A pandemia do coronavírus, declarada em março de 2020, alterou significativamente as relações sociais e econômicas ao redor do globo. Em resposta, autoridades mundiais atuaram tempestivamente, recorrendo a instrumentos monetários para dinamizar a economia, associando estímulo monetário com controle inflacionário. Com essa finalidade, no Brasil, em agosto de 2020, o Banco Central do Brasil (Bacen) anunciou a utilização de um instrumento denominado

  • A Teto dos gastos
  • B Isenção tributária
  • C Dominância fiscal
  • D Foward guidance
  • E Quantitative easing
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Aqueles que participam do mercado de câmbio de um país podem ser divididos entre os que produzem divisas e os que cedem divisas. Produzem e cedem divisas, respectivamente, os

  • A exportadores; os turistas estrangeiros.
  • B importadores; os que fazem transferências para o exterior.
  • C que recebem transferências do exterior; os que remetem lucro ao exterior.
  • D tomadores de investimentos quando remetem dividendos ao exterior; os exportadores.
  • E tomadores de empréstimos quando remetem o principal ao exterior; os importadores.
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A relação entre a mudança de percentual na taxa de câmbio à vista, ao longo do tempo, e o diferencial entre taxas de juros comparáveis em diferentes mercados de capitais nacionais é conhecida como o efeito Fisher internacional.
O Fisher-open, como é frequentemente chamado, indica que as taxas de câmbio à vista devem mudar em uma quantidade

  • A diferente, mas em direção oposta à diferença nas taxas de juros entre dois países.
  • B diferente, mas na mesma direção da diferença nas taxas de juros entre dois países
  • C desconhecida, mas na mesma direção da diferença nas taxas de juros entre dois países.
  • D igual, mas em direção oposta à diferença nas taxas de juros entre dois países.
  • E igual, mas na mesma direção da diferença nas taxas de juros entre dois países.
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Com a pandemia, observou-se intensa volatilidade das taxas de câmbio cotadas nos mercados de câmbio à vista no Brasil. Segundo dados do Banco Central do Brasil, a taxa de câmbio média negociada nos mercados à vista foi de R$5,46/US$ em agosto de 2020, comparativamente à taxa média de R$5,28/US$, observada em julho desse mesmo ano.
Sendo assim, constata-se que, entre julho e agosto de 2020, o Real brasileiro mostrou, em relação ao Dólar norte-americano,

  • A apreciação média de cerca de 3,41%, em termos nominais
  • B apreciação média de cerca de 3,41%, em termos reais
  • C depreciação média de cerca de 3,41%, em termos nominais
  • D depreciação média de cerca de 3,41%, em termos reais
  • E a mesma paridade nominal do poder de compra

Administração Geral

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Para implementar com sucesso uma estratégia de liderança em custos, uma empresa do mercado financeiro, após verificar

  • A a redução do custo de utilização pelo comprador e as características do produto, escolheu um produto considerado único pelos clientes.
  • B a paridade de preço e custo de um serviço, ofereceu um serviço melhor do que o dos concorrentes em termos de atributos técnicos, funcionalidade e confiabilidade.
  • C o aspecto visual e funcional de um produto, ofereceu ao mercado um produto diferente e singular, com características distintas dos produtos concorrentes.
  • D os esforços de redução de custos quanto à sustentabilidade, fez com que seu custo total fosse menor do que o de seus concorrentes.
  • E as preferências dos potenciais compradores de um serviço, atendeu melhor ao seu alvo estratégico do que aos concorrentes do setor.

Conhecimentos Bancários

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A principal característica do crédito direto ao consumidor (CDC) é que esse instrumento de financiamento dispensa

  • A avalista
  • B análise cadastral do cliente
  • C limite de prazo de pagamento
  • D limite de crédito
  • E identificação do cliente
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O texto seguinte diz respeito à generalização das políticas monetárias consideradas não convencionais por parte dos bancos centrais do mundo inteiro. Os bancos centrais globais agora percebem que políticas monetárias antes consideradas não convencionais e temporárias agora se revelam convencionais e duradouras. Obrigados a encontrar novas soluções devido à crise financeira de 2008 e novamente neste ano por causa da pandemia de coronavírus, o Federal Reserve (Fed, na sigla em inglês), o Banco Central Europeu e a maioria dos bancos centrais internacionais se tornaram mais agressivos e inovadores do que nunca na defesa das economias contra a recessão e ameaça de deflação. KENNEDY, S; DODGE, S. Política monetária não convencional agora é ferramenta duradoura. Exame, São Paulo, 15 set. 2020. Adaptado.Disponível em: https://exame.com/. Acesso em: 29 ago. 2021. 

Um exemplo de política monetária não convencional é a

  • A redução da taxa básica de juros
  • B compra de títulos públicos e privados por parte dos bancos centrais
  • C redução das taxas de redesconto
  • D expansão da base monetária
  • E venda de títulos com o compromisso de recompra pela autoridade monetária
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Embora as taxas de câmbio R$/US$, cotadas diariamente nos mercados de câmbio à vista, sejam expressas em valores nominais, ao longo do tempo essas taxas podem-se desviar de seus valores reais. Contribui para a apreciação real da moeda brasileira, em relação ao dólar norte-americano, a(o)

  • A redução da produtividade média no Brasil, comparativamente à dos Estados Unidos
  • B queda dos preços das commodities exportadas pelo Brasil
  • C taxa de inflação no Brasil maior do que a taxa de inflação norte-americana
  • D compra de reservas internacionais pelo Banco Central do Brasil
  • E maior grau de incerteza no Brasil
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A principal marca distintiva do Pix, em relação aos mecanismos de pagamento com cartões de débito automático, é que o Pix é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo(s)

  • A Banco do Brasil
  • B Banco do Nordeste
  • C Banco Central do Brasil
  • D bancos comerciais
  • E bancos de investimento
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Desde 1999, o Brasil adota um regime de câmbio flutuante (ou flexível). Considerando-se a prática brasileira desde então, nesse regime cambial, a

  • A taxa de câmbio é fixada pelo Banco Central do Brasil.
  • B taxa de câmbio é determinada pela oferta e demanda de moeda estrangeira.
  • C taxa de câmbio não sofre interferência do Banco Central do Brasil.
  • D taxa de câmbio não influencia a rentabilidade dos exportadores.
  • E fixação da taxa básica de juros (Selic) torna-se dependente da política cambial.