Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Portalegre - Professor - FUNDATEC - Nível Médio

0 / 30

Português

1

Texto I


Seja em Guimarães Rosa, Monteiro Lobato ou Benedito Ruy Barbosa, a onça-pintada - maior felino das Américas e terceiro do mundo atrás do leão e do tigre - é destaque na literatura brasileira há décadas. Milhares de turistas brasileiros e estrangeiros visitam o Pantanal atrás de suas pegadas, fincando a maior planície alagável do mundo no mapa dos principais safáris fotográficos.

Das páginas dos livros, a onça-pintada saltou para as redes sociais.

Maior planície alagada do planeta, o Pantanal desponta como o local mais propício do mundo para avistar a onça-pintada, apesar de a região não ter a maior população do felino - este título é da região Amazônica, mas sua floresta dificulta a observação do animal.

Em Mato Grosso, Porto Jofre se destaca como uma das áreas com maior densidade do felino no planeta, e com mais de 300 animais já catalogados por especialistas.

Quem flagrar uma onça nunca observada antes ainda tem a chance de, confirmado o avistamento inédito, batizar o animal. Todas elas têm manchas diferentes umas das outras - ou seja, suas pintas são como as digitais humanas e as diferenciam, ainda que à distância pareçam iguais.


(Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/turismo/2022/11/pantanal-desponta-como-melhor-local-do-mundo-para-avistar-onca-pintada.shtml.

Acesso em 16/11/2022)

De acordo com o texto, o que faz com que “o Pantanal tenha despontado como o local mais propício do mundo para avistar a onça-pintada” é: 
  • A apresentar, na região, a maior população desses felinos.
  • B ter registradas as pegadas dos felinos na planície alagada.
  • C ser uma planície com uma das maiores densidades desse felino.
  • D receber milhares de turistas estrangeiros como visitantes.
2

Texto I


Seja em Guimarães Rosa, Monteiro Lobato ou Benedito Ruy Barbosa, a onça-pintada - maior felino das Américas e terceiro do mundo atrás do leão e do tigre - é destaque na literatura brasileira há décadas. Milhares de turistas brasileiros e estrangeiros visitam o Pantanal atrás de suas pegadas, fincando a maior planície alagável do mundo no mapa dos principais safáris fotográficos.

Das páginas dos livros, a onça-pintada saltou para as redes sociais.

Maior planície alagada do planeta, o Pantanal desponta como o local mais propício do mundo para avistar a onça-pintada, apesar de a região não ter a maior população do felino - este título é da região Amazônica, mas sua floresta dificulta a observação do animal.

Em Mato Grosso, Porto Jofre se destaca como uma das áreas com maior densidade do felino no planeta, e com mais de 300 animais já catalogados por especialistas.

Quem flagrar uma onça nunca observada antes ainda tem a chance de, confirmado o avistamento inédito, batizar o animal. Todas elas têm manchas diferentes umas das outras - ou seja, suas pintas são como as digitais humanas e as diferenciam, ainda que à distância pareçam iguais.


(Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/turismo/2022/11/pantanal-desponta-como-melhor-local-do-mundo-para-avistar-onca-pintada.shtml.

Acesso em 16/11/2022)

O texto começa com a enumeração de autores que são associados por meio de uma relação de:
  • A alternância.
  • B oposição.
  • C comparação.
  • D conformidade.
3
Em “Milhares de turistas brasileiros e estrangeiros visitam o Pantanal” (1º§), os vocábulos destacados exercem, sintaticamente, a função de: 
  • A núcleo do sujeito composto.
  • B adjunto adnominal.
  • C complemento nominal.
  • D adjunto adverbial.
4
“onça-pintada” é um substantivo composto ligado por hífen. A partir do Novo Acordo Ortográfico, algumas palavras, porém, sofreram alteração na grafia. Dentre as palavras abaixo, assinale a alternativa que não sofreu alteração após esse Acordo.
  • A ultrassonografia.
  • B contrarregra.
  • C minissaia.
  • D suprassumo.
5
Na oração “Todas elas têm manchas diferentes umas das outras” (5º§), percebe-se a correta concordância do verbo com o sujeito. Dentre as frases abaixo, assinale a que também apresenta correção de concordância e de ortografia.
  • A Eles, normalmente, vêm o filme juntos.
  • B A velha planilha mantêm os dados anteriores.
  • C As páginas contém material diversificado.
  • D No trabalho, o técnico detém o cronograma.
6
Considere a última oração do texto “ainda que à distância pareçam iguais” (5º§) para responder a questão  seguinte.
A expressão que introduz o trecho deve ser classificada, morfologicamente, como uma locução: 
  • A conjuntiva de valor concessivo.
  • B prepositiva de valor adversativo.
  • C adverbial de valor temporal.
  • D adjetiva de valor explicativo.
7
Considere a última oração do texto “ainda que à distância pareçam iguais” (5º§) para responder a questão  seguinte.
O acento grave presente em “à distância” permite concluir que essa expressão cumpre o mesmo papel sintático da que se destaca em: 

  • A “fincando a maior planície alagável do mundo” (1º§).
  • B “destaque na literatura brasileira há décadas” (1º§).
  • C “mas sua floresta dificulta a observação do animal” (3º§).
  • DEm Mato Grosso, Porto Jofrese destaca” (4º§).
8
Considere a última oração do texto “ainda que à distância pareçam iguais” (5º§) para responder a questão  seguinte.
Ao analisar o predicado dessa oração, pode-se afirmar, a respeito de sua construção que: 
  • A possui dois núcleos, sendo um verbo e um advérbio.
  • B classifica-se como nominal e tem um adjetivo como núcleo.
  • C é um predicado verbal, pois possui um só núcleo verbal.
  • D apresenta um verbo impessoal seguido de adjetivo.
9
Texto II

Depois que
(Marina Colasanti)

    Carregava consigo um vasto cemitério. Amigos, parentes haviam se deitado ao longo dos anos aumentando a carga, tumba a tumba. Ora com um ora com outro, conversava em silêncio ou em voz baixa, sorridente, mantendo atualizada a relação, embora à distância.
    Breve, chegaria a sua vez. Mas não se incorporaria ao seu próprio cemitério. Seria carregado por alguém, filho ou mulher, passando a fazer parte de outro repertório. E inquietava-se menos consigo do que com o silêncio que, como uma hera, tomaria as lápides com as quais havia dialogado tão longamente. 
Os vocábulos “cemitério” e “repertório”, no texto, podem ser entendidos simbolicamente, apontando, assim, para um conjunto de:
  • A lápides.
  • B lembranças.
  • C mulheres.
  • D tumbas.
10
Texto II

Depois que
(Marina Colasanti)

    Carregava consigo um vasto cemitério. Amigos, parentes haviam se deitado ao longo dos anos aumentando a carga, tumba a tumba. Ora com um ora com outro, conversava em silêncio ou em voz baixa, sorridente, mantendo atualizada a relação, embora à distância.
    Breve, chegaria a sua vez. Mas não se incorporaria ao seu próprio cemitério. Seria carregado por alguém, filho ou mulher, passando a fazer parte de outro repertório. E inquietava-se menos consigo do que com o silêncio que, como uma hera, tomaria as lápides com as quais havia dialogado tão longamente. 
O texto II pertence à tipologia narrativa e faz uso de verbos para marcar a passagem do tempo. Desse modo, o emprego do pretérito imperfeito, no início, expressa uma ação: 
  • A futura que se relaciona com o passado.
  • B presente, afetada pelo passado.
  • C passada que se prolonga no tempo.
  • D presente com caráter atemporal.

Pedagogia

11

A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
(L8069 (planalto.gov.br)
Analise o Art. 4º e marque a alternativa cujos dados não fazem coerência com o Parágrafo único.
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

  • A Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
  • B Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
  • C Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
  • D Compreensão para destinação privilegiada de recursos públicos federais nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
12

A respeito do planejamento e organização no contexto escolar, consta na Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 - Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que:

1. A BNCC é um documento que contém leis, diretrizes e planejamentos, previamente definidos, que devem ser executados pelos professores da educação básica de todo território Nacional.

2. A BNCC é referência nacional para os sistemas de ensino e para as instituições ou redes escolares públicas e privadas da Educação Básica, dos sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, para construírem ou revisarem os seus currículos.

3. A BNCC deve fundamentar a concepção, formulação, implementação, avaliação e revisão dos currículos, e consequentemente das propostas pedagógicas das instituições escolares, contribuindo, desse modo, para a articulação e coordenação de políticas e ações educacionais desenvolvidas em âmbito federal, estadual, distrital e municipal, especialmente em relação à formação de professores, à avaliação da aprendizagem, à definição de recursos didáticos e aos critérios definidores de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da oferta de educação de qualidade.

4. A implementação da BNCC deve superar a fragmentação das políticas educacionais, ensejando o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e balizando a qualidade da educação ofertada.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
13

Consta nos documentos oficiais que a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir:

1. Acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.

2. Transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.

3. Oferta do atendimento educacional especializado.

4. Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.

5. Acessibilidade arquitetônica nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
14

Entre as atribuições do Assistente Educacional na recepção das crianças na entrada da escola, marque a alternativa CORRETA.

  • A Receber os pais ou responsáveis pelas crianças matriculadas na escola, quando eles forem convidados para reuniões pedagógicas.
  • B Acompanhar as crianças em visitas de estudo e excursões pedagógicas, mantendo atenção aos pais que preferiram acompanhar seus filhos.
  • C Receber as crianças à porta da escola sempre com acolhimento carinhoso.
  • D Manter atenção às atitudes das crianças em todas as dependências da escola, durante o expediente escolar.
15

Diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes e tradições de um povo, podendo ser representada, dentre muitos elementos, através da língua, das crenças, dos comportamentos, dos valores, por meio da culinária, da política, da arte, da música, representando, portanto: ____________.
Disponível em:(https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/antropologia/ diversidade-cultural) - (Adaptado)
Marque a alternativa com informação adequada para completar o enunciado:

  • A A extrospecção entre culturas populares
  • B A multidisciplinaridade entre culturas internacionais
  • C A pluralidade cultural
  • D A particularidade cultural centrada unicamente no local de educação
16

Dentro de uma instituição educacional, o relacionamento interpessoal torna-se palavra-chave, pois todos devem manter boas relações entre si.

Desta forma, tem-se como resultado positivo:
I.Aumento da confiança entre os componentes da instituição educacional.
II.Relação saudável entre os membros que fazem parte da instituição educacional, melhorando a autoestima de todos.
III.Melhor atendimento aos alunos que estudam na instituição educacional.
IV.A certeza de um ambiente confiável em todos os aspectos, assegurando um bem-estar comum.

É CORRETO o que se afirma em:

  • A Apenas, I, II e III.
  • B I, II, III e IV.
  • C Apenas, I e II.
  • D Apenas, II e IV.
17

Nas escolas, o cotidiano de trabalho é organizado por uma rotina planejada de atividades, que se organizam por turnos, devendo ter início a partir da chegada das crianças na escola. (...)
(A atividade docente com as crianças de zero a três anos (1library.org) - (Adaptado)
Nessa perspectiva, temos como algo muito importante:

  • A Atuação do assistente educacional ao docente em todas as atividades de atendimento às crianças.
  • B A agenda da criança como instrumento de comunicação entre famílias e comunidade.
  • C A participação do assistente educacional na elaboração do projeto pedagógico.
  • D Participação dos gestores escolares nas atividades pedagógicas efetivas de atendimento às crianças.
18

Como eixos norteadores do trabalho educativo-pedagógico, as brincadeiras e os jogos são muito importantes, porque a criança constrói e reconstrói a consciência da realidade, priorizando o entrosamento das relações e fatos sociais reais. Nesse contexto, o papel do professor é mostrar as diversas possibilidades em relação às brincadeiras e aos jogos, adequando a imaginação à realidade, através do diálogo. (...)
Disponível em: (https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalh
o-docente/as-diversas-linguagens-da-crianca.htm) - (Adaptado)

Sobre "Brincadeiras, interações e diferentes linguagens como eixos norteadores do trabalho educativo-pedagógico", marque a alternativa INCORRETA.

  • A As brincadeiras são atividades importantes nas interações das crianças, e suas diferentes linguagens ajudam no desenvolvimento do trabalho educativo-pedagógico.
  • B As brincadeiras são atividades prescindíveis nas interações infantis, pelo fato de serem utilizadas como eixos norteadores do trabalho educativo-pedagógico.
  • C Ao interagir e se expressar, a criança descobre as regras da brincadeira e toma decisões, portanto o brinquedo é uma peça muito valiosa no desenvolvimento infantil.
  • D Ao brincar, a criança busca parceria e, na exploração de objetos, interage com seus pares e se expressa através de múltiplas linguagens.
19

Os primeiros socorros são fundamentais para manter os sinais vitais e aumentar as chances de recuperação do acidentado. Devem ser aplicados em vítimas que não têm condições de se auto assistir, especialmente em ocorrências graves. No entanto, são procedimentos emergenciais e não dispensam o atendimento especializado que deve ser logo acionado.
(INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS (escolaeducacao.com.br)

Entre as noções básicas de primeiros socorros, marque a que se deve considerar para que o socorrista inicie o atendimento à vítima.

  • A O socorrista deve estar seguro de que tem condições de prestar os primeiros socorros à vítima.
  • B Colocar a vítima numa maca e deitá-la de bruços (decúbito ventral).
  • C Pedir ajuda a qualquer pessoa que esteja passando pelo local.
  • D Administrar um calmante leve para tranquilizar a vítima.
20

Sobre o trabalho auxiliar do Assistente Educacional em atividades escolares com vistas ao desenvolvimento das crianças, marque o que não se tem como desenvolvimento coerente.

  • A Emocional.
  • B Social.
  • C Disciplinar.
  • D Físico.

Atualidades

21

Analise as afirmativas abaixo com relação à guerra entre Rússia e Ucrânia.

1. Como consequências do conflito, podemos citar uma grande onda de refugiados.

2. Uma das causas do conflito é a possibilidade de a Ucrânia ingressar na Otan.

3. Os Estados Unidos e os aliados-membros da OTAN anunciaram sanções à Rússia e providenciaram assistência militar à Ucrânia.

4. O governo russo de Voloymyr Zelensky insiste em um cessar-fogo imediato.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

  • A São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
22

Estudo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) realizado em sete países em quatro continentes revela que integrar biodiversidade nas florestas é saída para combater mudança climática, promover sustentabilidade e garantir segurança alimentar. Assinale a alternativa correta no que se refere a esse tema e a assuntos correlatos.

  • A Santa Catarina apresentou na COP 27, no Egito, dados de redução das taxas de desmatamento, revertendo um quadro que era negativo até poucos anos atrás.
  • B O Brasil tem se destacado, sendo um dos países que mais reduziram o desmatamento no mundo.
  • C De janeiro a dezembro de 2021, a perda de vegetação nativa na Floresta Amazônica foi praticamente nula, sendo o melhor ano da década em termos de devastação ambiental.
  • D A exploração de recursos naturais e a expansão do agronegócio não tem relação com o desmatamento.
  • E A retirada de cobertura vegetal não compromete a biodiversidade da área.
23

Diante da realidade do Brasil no ano de 2022, assinale a alternativa que apresente um fato verdadeiro ocorrido nesse ano.

  • A Eleições municipais.
  • B Início da vacinação contra a Covid-19.
  • C Bicentenário da independência brasileira.
  • D Reinauguração do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.
  • E Anulação de todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, relacionadas à Operação Lava-Jato.

Conhecimentos Gerais

24

A reciclagem é uma atividade econômica que deve ser vista como um elemento dentro do conjunto de atividades integradas no gerenciamento dos resíduos, não se traduzindo, portanto, como a principal “solução” para o lixo, já que nem todos os materiais são técnica ou economicamente recicláveis [...]. A educação ambiental tem se mostrado a chave fundamental para o sucesso dos programas de reciclagem, pois propicia a aprendizagem do cidadão sobre o seu papel como gerador de resíduos, atingindo escolas, repartições públicas, residências, escritórios, fábricas, lojas, enfim, todos os locais onde os cidadãos geram resíduos.
Disponível em: http://www.deecc.ufc.br/Download/ Gestao_de_Residuos_Solidos_PGTGA/Apostila_Gestao_e_ Gerenciamento_de_RS_Schalch_et_al.pdf. Acesso em: 1 set. 2022.
Sobre a compreensão do conceito de reciclagem apresentado no texto, é correto afirmar:

  • A A dificuldade do mercado em aceitar os produtos reciclados está ligada à baixa qualidade e durabilidade.
  • B O fato de nem todo resíduo ser reciclável torna a reciclagem ineficaz no gerenciamento dos resíduos urbanos.
  • C Os longos anos de investimento na educação ambiental combateram os riscos de degradação do meio ambiente.
  • D A reciclagem é uma das fases do gerenciamento dos resíduos, demandando outras iniciativas para lidar com os problemas do lixo.
25

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações conta com uma unidade de pesquisa chamada Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Sobre sua área de atuação, assinalar a alternativa INCORRETA:

  • A Desenvolver capacidade científica, tecnológica e de inovação para aperfeiçoar os alertas de desastres naturais.
  • B Contribuir para a melhoria de seu sistema de alerta antecipado, com o objetivo final de reduzir o número de vítimas e prejuízos em todo o País.
  • C Monitorar e emitir alertas de desastres naturais assim que forem detectados e comprovados.
  • D Monitorar as áreas em que não há risco de ocorrência de desastres naturais.
26

Instituído no âmbito da Polícia Federal do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e conforme dispõe a legislação, qual o nome da plataforma que manterá cadastro nacional das armas de fogo importadas, produzidas e comercializadas no País?

  • A Departamento de Segurança Institucional.
  • B Sistema Nacional de Armas (Sinarm).
  • C Banco Brasileiro de Balística.
  • D Centro Nacional de Inteligência.
27

São atitudes eticamente corretas por parte do servidor público, EXCETO:

  • A Exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento.
  • B Desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular.
  • C Buscar sempre a resolução de um eventual problema de maneira eficiente e eficaz.
  • D Utilizar a estabilidade como prerrogativa para cometer erros sucessivos e infundados.
28

Apesar de ter muita importância para as pessoas com deficiência, tendo em vista o histórico de privação da participação desse público nas redes de ensino, a Educação Inclusiva é uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Assinalar a alternativa em que a ideia apresentada NÃO condiz com os princípios da Educação Inclusiva:

  • A O processo educativo não é um processo social.
  • B O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.
  • C O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular.
  • D Toda pessoa aprende.
29

Harmoniza o crescimento econômico com a promoção da equidade social e a preservação do patrimônio natural, garantindo, assim, que as necessidades das atuais gerações sejam atendidas sem comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras. O trecho refere-se ao conceito ambiental de:

  • A Desenvolvimentos sustentável.
  • B Etnodesenvolvimento.
  • C Ação antrópica.
  • D Intemperismo.
30

Na lista dos problemas mais complexos em relação à conservação do meio ambiente, a produção de lixo certamente está entre os itens mais alarmantes. Por ano, são geradas dezenas de milhões de toneladas de resíduos sólidos no país. Segundo estudos recentes, o principal material poluente, que vem sendo uma ameaça crescente em todos os ecossistemas, representando a maior parte dos resíduos que chegam aos oceanos, é o:

  • A Papel.
  • B Plástico.
  • C Carvão.
  • D Plâncton.