Resolver o Simulado Conselho Federal de Serviço Social - Assistente Social - FGV - Nível Superior

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Serviço Social

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O livro intitulado ‘Relações Sociais e Serviço Social no Brasil’, publicado em sua primeira edição em 1982, é um marco na história do Serviço Social.
A respeito desse livro, assinale a afirmativa correta.

  • A É resultado de uma pesquisa sobre a história do Serviço Social até a década de 1960.
  • B Para os autores, a profissão só existe em condições e relações sociais historicamente determinadas. 
  • C Inaugura a parceria intelectual entre os professores e pesquisadores Marilda Iamamoto e José Paulo Netto.
  • D Para os autores, o Serviço Social participa do processo social, mas não reproduz as contradições próprias da sociedade capitalista.
  • E Tem como objetivo entender a profissão em seu significado histórico-social, em uma perspectiva interseccional de classe, gênero e raça/etnia.
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A proposta das Diretrizes Curriculares da ABEPSS é voltada para a formação de um perfil profissional com capacitação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa para a apreensão teórico-critica do processo histórico como totalidade.
Nesse sentido, é correto afirmar que

  • A essas três dimensões são indissociáveis e contribuem para uma leitura crítica em uma perspectiva de totalidade. 
  • B a dimensão teórico-metodológica tem prevalência sobre as outras duas dimensões.
  • C as três dimensões constituem eixos autônomos a serem adequados aos diferentes campos sócio-ocupacionais.
  • D a relação do Serviço Social com a questão social não pode ser apreendida por um conjunto de processos sócio-históricos e teórico-metodológicos.
  • E dependendo de onde vai atuar, o Serviço Social prescinde de um rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social. 
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Com base no documento intitulado “Atuação de assistentes sociais no Sociojurídico -subsídios para reflexão”, publicado em 2014 pelo CFESS, avalie se as atribuições do Assistente Social no Ministério Público incluem: 
I. Avaliações sociais e perícia técnica em Serviço Social. II. Orientação a indivíduos e famílias. III. Avaliação de políticas públicas, avaliação de planos, orçamentos e relatórios de gestão de políticas públicas. IV. Organização de sistema de informação sobre a rede socioassistencial. V. Assessoramento técnico a grupos de trabalho internos e externos, que tenham como foco as políticas públicas que envolvem direitos humanos.
Estão corretas as atribuições

  • A I, II e III, apenas.
  • B III, IV e V, apenas.
  • C I, II, III e IV, apenas.
  • D II, III, IV e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
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Januzzi (2001, p.53) argumenta que: “se bem empregados, os indicadores sociais podem enriquecer a interpretação empírica da realidade social e orientar de forma mais competente a análise, formulação e implementação de políticas sociais”.  
Considerando a importância dos indicadores para a formulação de políticas sociais, avalie se as afirmativas a seguir, acerca de um indicador social bem empregado, são falsas (F) ou verdadeiras (V).
I. É muito relevante para a discussão da agenda de política social. II. É válido exclusivamente como representação de conceitos. III. É instrumento confiável para a formulação de políticas sociais bem sucedidas.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
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As fases de elaboração, implementação e avaliação de programas sociais são etapas de um processo contínuo de decisões que se alteram permanentemente. Deste modo, tais fases não configuram uma sequência linear, estanque e sucessiva.
Considerando esta visão, assinale a afirmativa correta. 

  • A A falta da eficiência, eficácia e efetividade das políticas sociais no Brasil se explica por essa não linearidade. 
  • B Mudanças de decisões são evidências de fragilidade na modelagem das políticas sociais. 
  • C Essa visão se refere exclusivamente ao modelo de planejamento participativo.  
  • D A avaliação é uma atividade permanente que acompanha todas as fases da política pública, desde a fase da sua elaboração até a análise dos resultados. 
  • E Elaborar, implementar e avaliar são termos que se equivalem e que retratam a volatilidade da política social.  
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Os assistentes sociais foram considerados por Netto (2005, p. 74), como profissionais que atuam “prioritariamente no patamar terminal da ação executiva”.
Essa afirmativa está relacionada com 

  • A a falta de capacidade técnica para o profissional se situar em outras frentes sócio-ocupacionais  
  • B o caráter intersetorial e multidisciplinar das políticas sociais. 
  • C a compreensão sobre práxis, consciência de classe e fetiche da mercadoria.
  • D as habilidades da profissão relativas à empatia, à escuta humanizada e ao trato com o sofrimento psíquico. 
  • E o lugar que ocupam na estrutura sócio-ocupacional, na qual realizam atividades que vão desde a administração de recursos até a implementação de serviços.
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Os assistentes sociais desenvolvem atribuições no âmbito da elaboração, execução e avaliação de políticas públicas, e também na assessoria a movimentos sociais e populares.
As atribuições profissionais dos assistentes sociais

  • A comprovam o caráter sincrético e subalterno da profissão de Serviço Social.  
  • B refletem a exploração da força de trabalho do Assistente Social no contexto da ofensiva neoliberal.  
  • C permitem ao profissional coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social. 
  • D indicam o perfil de liderança do profissional de Serviço Social em equipes multidisciplinares.
  • E explicam a predominância de profissionais de Serviço Social no âmbito da gestão das políticas públicas. 
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Em consonância com as competências e atribuições privativas asseguradas na Lei nº 8.662/1993, o CFESS publicou, em 2007, os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social. 
Segundo tal referência normativa, a intervenção profissional

  • A não deve se orientar pelo atendimento psicoterapêutico a indivíduos e famílias, mas sim à potencialização da orientação social com vistas à ampliação do acesso dos indivíduos e da coletividade aos direitos sociais.
  • B deve atender exclusivamente as necessidades pessoais e familiares dos indivíduos em situação de fragilidade e comorbidades. 
  • C é a concretização das metas institucionais aliadas aos objetivos da classe trabalhadora.  
  • D visa à profissionalização e à autonomia da população usuária, pois reconhece as expressões da questão social como decorrentes do desemprego.  
  • E é construída coletivamente com empregadores e população usuária dos serviços. 
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Segundo Iamamoto (2021: p.17-18), “Enquanto especialização do trabalho, legalmente regulamentada e normatizada pelo Estado brasileiro, a profissão tem, nas múltiplas expressões da questão social na vida dos sujeitos sociais, a matéria sobre a qual incide o trabalho das/os assistentes sociais”.  
Considerando essa perspectiva, as técnicas de intervenção são

  • A referências primordiais para mensuração, classificação e enfrentamento das questões sociais.
  • B instrumentos de luta e resistência dos profissionais e dos usuários das políticas sociais. 
  • C ferramentas operativas, fundamentadas pelas dimensões teórico-metodológica e ético-política da profissão.  
  • D a base do trabalho profissional e o que distingue esse trabalho das práticas consideradas assistencialistas. 
  • E modos de operar baseados na neutralidade axiológica e são estabelecidos pela Lei de Regulamentação da profissão. 
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Segundo Fávero (2020: p.45), “A elaboração de um estudo social e seu registro qualificado exige a inserção do objeto sobre o qual incide o trabalho profissional, na totalidade social que o produz e o explica.”  
Nesse sentido, o estudo social é

  • A uma técnica de intervenção obrigatória ao/à Assistente Social que permite desvelar aspectos encobertos na apresentação de uma demanda.
  • B um instrumento construído com base no conhecimento da realidade social, política, econômica e cultural e sua incidência na vida dos sujeitos.
  • C uma pesquisa aprofundada sobre temas superficialmente referidos em entrevistas com usuários/as e seus familiares.  
  • D um recurso metodológico que permite maior rigor e assertividade na produção de evidências pelos profissionais.  
  • E uma forma de individualizar as questões sociais que afetam os/as usuários/as e praticar a celeridade nos processos.  

Ciências Humanas

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“Os povos indígenas constituem apenas 5% da população mundial, mas são, no entanto, gestores vitais do meio ambiente. De acordo com Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, 28% da superfície terrestre do mundo, incluindo algumas das áreas florestais mais ecologicamente intactas e biodiversas, são gerenciadas principalmente por povos indígenas, famílias, pequenos proprietários e comunidades locais” (ONU NEWS, 2019). As alternativas abaixo são exemplos de práticas em que os povos indígenas contribuem para a conservação e preservação ambiental. Diante do exposto, assinale a incorreta.
  • A Restauram e conservam florestas e outros recursos naturais
  • B Adotam técnicas agrícolas que protegem os solos e matas ciliares
  • C Oferecem uma maior diversidade de alimentos e de culturas agrícolas
  • D Cultivam em sistemas de plantation com o uso de agroquímicos
  • E Coletam sementes e as armazenam num banco de sementes
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A arte do desenvenenamento é essencial para os povos que vivem na floresta, pois muitas plantas produzem venenos em virtude de seu metabolismo secundário. A ______ faz parte do grupo de plantas cianogênicas [...]. Quando o látex dos tubos leitosos é machucado, ocorre a ruptura da estrutura celular da raiz, e os glicosídeos cianídricos entram em contato com enzimas especiais da planta (linamarase) e o ácido cianídrico (HCN) altamente venenoso é liberado. Por este motivo, a planta possui poucos predadores (animais e insetos). Ela era utilizada pelos indígenas em diversos empregos, como alimento, bebida embriagante, veneno, remédio e como presente para mortos e vivos. (adaptado de GAUDÊNCIO; RODRIGUES; MARTINS, 2020).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A cúrcuma
  • B mandioca
  • C batata doce
  • D abóbora
  • E sapucaia
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“Um mapeamento prévio identificou 134 localidades indígenas em 39 municípios da Bahia. Esse contingente engloba 35 terras indígenas oficialmente delimitadas, 55 agrupamentos indígenas e 44 consideradas como “outras localidades indígenas”. Desde 1991, o Censo Demográfico traz informações específicas sobre a população indígena. Na última edição, em 2010, a Bahia era o terceiro estado com a maior população autodeclarada indígena do país: 56.381 pessoas, ficando atrás apenas de Amazonas (168.680) e Mato Grosso do Sul (73.295).” (G1, 2022). Diante do exposto, assinale a alternativa que seja correspondente a um Território Indígena pertencente ao estado da Bahia.
  • A Território Indígena Alto Turiaçu
  • B Terra Indígena Mbiguaçu
  • C Terra Indígena Kapinawá
  • D Terra Indígena Kaxixó
  • E Terra Indígena Tupinambá de Olivença
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Fonte: INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL, 2022.
A tabela acima traz dados sobre a área preservada dos biomas brasileiros nos tipos de ocupação tradicional - Terra Indígena (TI), Quilombo e Unidades de Conservação (UC). Comparando as categorias de ocupação tradicional em um mesmo bioma, assinale a alternativa em que as Terras Indígenas têm a maior taxa de área preservada, de forma correta.
  • A Amazônia
  • B Caatinga
  • C Pampa
  • D Cerrado
  • E Mata Atlântica
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Dentre as inúmeras heranças recebidas da matriz indígena para a formação da Cultura Brasileira, uma delas é uma técnica tradicional dos povos autóctones, absorvida posteriormente pelos brancos, de derrubar o mato e queimá-lo para fazer a roça. Quando se faz o desmatamento, retira-se a madeira que será aproveitada e, junta-se tudo o que não se usará em um só lugar. Quando a área é muito grande o procedimento é o seguinte: amontoa-se em linhas paralelas, ao secar as folhas e galhos, depois lança-se o fogo. No solo são deixados os troncos carbonizados impossíveis de ser removidos, entre os quais as plantas serão semeadas (adaptado de SILVA, 2010). Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a técnica agrícola de manejo do solo descrita no excerto.
  • A Coivara
  • B Associação de culturas
  • C Plantio direto na capoeira
  • D Pousio
  • E Cabruca

Sociologia

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A Sociologia surge no contexto das transformações socioeconômicas estabelecidas pela derrocada do sistema feudal de produção e do Antigo Regime e o surgimento do sistema capitalista e das democracias modernas.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Auguste Comte sistematiza uma “física social”, que mais tarde viria a chamar de “Sociologia” em seu “Curso de Filosofia Social” (1835). II. Considera-se Max Weber, filósofo alemão do final do séc. XIX, e sua obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” (1905), em que relaciona a moral protestante com o desenvolvimento do capitalismo, como um dos pais da Sociologia. III. Karl Marx, filósofo alemão, realiza um profundo estudo das relações sociais a partir de uma análise estrutural do sistema de produção capitalista e publica em 1867 o primeiro volume do livro “O Capital”.

Assinale a alternativa correta:
  • A As afirmativas I, II e III são verdadeiras
  • B Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras
  • C Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
  • D Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras
  • E As afirmativas I, II e III são falsas
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Leia atentamente o texto.
Max Weber em seus estudos a respeito do Calvinismo estabelece uma relação direta entre o reconhecimento divino e o resultado do trabalho. Para ele o “espírito do capitalismo” evidencia-se como a maximização da riqueza acumulada pelo indivíduo através do seu comprometimento com o trabalho e reflete a maior ou menor aprovação divina ao seu comportamento. Esta mesma ideia está contida na base da ______, doutrina religiosa contemporânea que apresentou, no Brasil, crescimento acentuado em relação ao da população.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 
  • A Teologia da Libertação
  • B Teologia da Prosperidade
  • C Movimento da “Renovação Carismática”
  • D Teologia dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons)
  • E Teocentrismo
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Em relação aos métodos de análise da realidade social é possível afirmar que, os assim considerados principais pensadores fundadores da Sociologia, Marx, Durkheim e Weber, possuíam entre si semelhanças e diferenças metodológicas evidentes. Enquanto Marx utilizava um método dedutivo, Durkheim e Weber utilizavam um método empirista.
Assinale a alternativa que melhor nomeie o método utilizado por Marx, Durkheim e Weber respectivamente: 
  • A Método Simples em Durkheim e Weber e Método Complexo em Marx
  • B Método Direto em Marx e Weber e Método Indireto em Durkheim
  • C Dialética Materialista em Marx; Método Comparativo em Durkheim e Método Compreensivo em Weber
  • D Dialética Hegeliana em Marx; Empirismo Apriorístico em Weber e Sofismo em Durkheim
  • E Método Comportamental em Marx e Durkheim e Pesquisa Cognitiva em Weber
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O uso de pesquisas quantitativas e qualitativas no estudo das relações sociais foi fundamental na estruturação da Sociologia, o que ocorreu a partir dos trabalhos realizados por Émile Durkheim em seu livro Regras do Método Sociológico (1895). Em relação ao tema abordado no gráfico, Durkheim escreveu outro livro, demonstrando a forma que utilizava as pesquisas em seus estudos. Assinale a alternativa que identifica esta obra: 
  • A Da divisão do trabalho social (1893)
  • B As formas elementares da vida religiosa (1912)
  • C A Educação e a Sociologia (1922)
  • D Sociologia e Filosofia (1929)
  • E O suicídio (1897)
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“É importante situar o suicídio como um fenômeno complexo e multifacetado, de etiologia multifatorial. A amplitude dos fatores envolvidos no comportamento suicida engloba desde fatores distais, como experiências adversas no início da vida e características genéticas e culturais, quanto fatores proximais, como experiências traumáticas e o abuso de substâncias psicoativas. Além disso, é necessário compreender o suicídio como uma experiência individual, marcada pela ambivalência entre a busca da morte, como mecanismo de cessação do sofrimento, e o desejo por socorro.”
O texto acima foi extraído do Boletim Epidemiológico nº 33 da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, publicado em setembro/2021.
Estabeleça as relações conceituais existentes entre o texto e o gráfico apresentado na figura 1.
  • A A informação contida no gráfico é a única causa da argumentação desenvolvida no texto
  • B A informação contida no gráfico não possui nenhuma relação com a argumentação contida no texto
  • C O texto e o gráfico relacionam-se a um mesmo grupo temático e podem manter uma relação entre si
  • D A informação contida no gráfico não pertence ao mesmo grupo temático, mas podem estar relacionadas entre si
  • E O texto se refere ao suicídio como uma experiência unicamente pessoal e o gráfico demonstra que o suicídio, estando presente em todas as regiões brasileiras, é um fenômeno social, desmentindo a afirmação do texto
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Para Karl Marx, as relações de produção estabelecidas historicamente, determinam a maneira pela qual uma parcela minoritária da população apropria-se do excedente de produção gerado pela maioria, através da maisvalia. A este processo histórico, Marx denomina:
  • A Sistema Socialista
  • B Sistema Escravagista
  • C Sistema Capitalista
  • D Sistema Feudal
  • E Sistema Comunista
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O processo de formação da sociedade brasileira, afirma Gilberto Freyre, em seu livro “Casa-grande & senzala”, desenvolveu-se sob a égide do patriarcalismo familiar. Na leitura que Jessé Souza realiza do clássico Freyriano, identifica que “a família patriarcal reunia em si toda a sociedade. Não só o elemento dominante, formado pelo senhor e sua família nuclear, mas também os elementos intermediários, constituídos pelo enorme número de bastardos e dependentes, além da base de escravos domésticos.” (Jessé Souza, 2019). Na visão de Jessé, essa ampliação do núcleo familiar está ligada ao surgimento de qual extrato social no Brasil Colônia. Diante do exposto, assinale a alternativa correta. 
  • A Advogados e Magistrados, que vieram a formar o Sistema Judiciário do Império
  • B Professores para o sistema educacional da colônia 
  • C Burgueses que engendraram a Industrialização do século XX 
  • D O surgimento da classe média de modo geral responsável, naquele contexto, pela burocracia de estado que garantia o poder, quase imperial, dos arrendatários e proprietários de terra
  • E Nenhum em particular, mas a integração destes excertos fez surgir uma radicalização da questão racial, com os legítimos herdeiros dos proprietários de terra combatendo qualquer tentativa de miscigenação e garantindo para si e seus herdeiros os direitos de herança
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A questão indígena ganhou uma relevância internacional nos últimos anos. No Brasil, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, os povos indígenas tiveram reconhecidos seus direitos à propriedade da terra que ocupam historicamente, a manutenção de suas culturas, incluindo hábitos e línguas. A FUNAI (Fundação Nacional do Índio) é o órgão da administração federal brasileira responsável pela gestão da política indigenista. Entre suas atribuições está a de monitorar as flutuações demográficas destas populações; através deste trabalho verificou-se um aumento significativo (da ordem de 10,8% aa) na população indígena registrada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O aumento das garantias constitucionais incentivou uma maior parcela da população indígena, não residente em áreas protegidas, a autodeclararem-se pertencentes a etnias originárias. ( ) A melhoria das condições materiais e a maior integração civilizatória das populações indígenas foi o principal fator motivador deste aumento populacional. ( ) A pressão de grupos extrativistas, como madeireiros e garimpeiros, sobre as populações indígenas, provoca um aumento na mortalidade destas populações, tanto pelo aumento da criminalidade, como pela piora nas condições médico-sanitárias. ( ) Costumes e tradições indígenas como “pajelança”, “rituais de passagem” e a caça de animais silvestres são fatores que demonstram uma menor evolução civilizatória destes povos quando comparados aos povos europeizados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
  • A V - F - V - F
  • B V - V - V - F
  • C F - F - V - V
  • D F - V - F - V
  • E V - F - F - V
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A contínua elevação dos índices de violência contra a mulher e a privação de direitos legais demonstram que ainda é grande a necessidade de uma política pública de igualdade de gênero no Brasil que trate de forma desigual aos desiguais, na medida de suas desigualdades. Leia as afirmações abaixo:
I. “Pobreza menstrual” é um conceito que compreende desde a falta de absorventes higiênicos, até a falta de conhecimento sobre o ciclo menstrual e de infraestrutura sanitária necessária à higiene íntima. II. Um dos pilares dos Movimentos pela Igualdade de Gênero em todo o mundo é a reinvindicação por isonomia salarial. No Brasil, apesar da garantia de igualdade estar disposto em lei desde 1952 ainda se verifica, em 2022, que mulheres recebem, em média, 22% à menos do que os homens. III. A população LGBTQIA+ têm sido historicamente vítima de discriminação estrutural, estigmatização, violência e violação de seus direitos fundamentais. Com o intuito de minimizar o constrangimento e possibilitar o direito à construção de identidade, o uso do Nome Social está garantido em lei desde 2016.

Assinale a alternativa que não apresenta o entendimento correto sobre política pública de igualdade de gênero.
  • A Políticas públicas de igualdade de gênero devem possuir capacidade para enfrentar a injustiça socioeconômica, expressada na distribuição injusta de bens e recursos
  • B Políticas públicas de igualdade de gênero devem combater as injustiças legais e culturais que se manifestam no domínio social
  • C Políticas públicas de igualdade de gênero devem promover proporcionalidade representativa nos órgãos legislativos e normativos
  • D A elaboração de políticas públicas de igualdade de gênero deve garantir a ampla participação popular na identificação e definição dos problemas, na formulação, na implementação e na avaliação das políticas implantadas
  • E Políticas públicas de igualdade de gênero devem garantir a igualdade total entre homens e mulheres no que diz respeito aos aspectos da vida cotidiana, do tratamento legal e profissional
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Leia atentamente a citação a seguir.
“Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições, um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho - a ele ensinar e não a de transferir conhecimento.” (Paulo Freire, 2004).
Assinale a alternativa que não representa ideias expressas no texto.
  • A O processo de educação deve ser participativo; a experiência do aprendizado é uma oportunidade de libertação social
  • B O desenvolvimento científico é um constructo social e deve ser instigado na escola pelo professor porque rompe com uma consciência individual ingênua
  • C Ensinar é mais do que um simples processo de transferência de conhecimento de quem ensina para quem é ensinado
  • D A pesquisa é ferramenta fundamental do processo de ensino: inexiste ensino sem pesquisa e vice-versa
  • E O professor, como ser social, deve estar adequado aos preceitos de uma ciência racional, fragmentada e reducionista