Resolver o Simulado Nível Superior

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Direito Processual Civil

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José, na última acirrada discussão com sua vizinha Eunice, afirmou que a demandará judicialmente. Larissa, amiga de ambos, recomendou que busquem resolver suas diferenças com a contribuição da mediadora Lídia.
Assinale a alternativa correta

  • A A recomendação de Larissa só terá sentido até a propositura de eventual demanda judicial, já que a adoção de meios consensuais de solução de controvérsias não deve ser estimulada no curso de processos judiciais.
  • B Lídia auxiliará os interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si mesmos, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.
  • C Caso aceitem a recomendação mas, apesar da tentativa, não celebrem acordo, Lídia poderá testemunhar em futuras demandas judiciais sobre fatos ou elementos oriundos da mediação.
  • D Lídia não poderá aplicar técnicas negociais com o objetivo de proporcionar ambiente favorável à autocomposição.

Psicologia

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A psicóloga Flavia trabalha em uma clínica de Reprodução Assistida e faz a avaliação psicológica das pessoas que buscam esse tratamento.
Avalie se as seguintes afirmativas acerca da realização da avaliação psicológica são falsas (F) ou verdadeiras (V):
I. Os testes psicológicos são fonte fundamental e obrigatória de informação. II. Apenas testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional podem ser usados. III. Os testes projetivos substituem as entrevistas psicológicas e de anamnese individual.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A V, V e F.
  • B V, F e V.
  • C F, V e V.
  • D V, F e F.
  • E F, V e F.
3

Júlia, 8 anos, tem o sono agitado por pesadelos sobre morte, perdeu o interesse pela escola e tem reações de sobressalto a qualquer discussão, isso desde que viu seu pai atacando sua mãe com um facão. 
Com fundamento no DSM V, considerando os critérios para o diagnóstico do transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), assinale a afirmativa correta.

  • A Testemunhar pessoalmente um evento traumático ocorrido com outras pessoas não satisfaz os critérios para o diagnóstico de TEPT. 
  • B O diagnóstico de TEPT é reservado a adolescentes e adultos; em menores de doze anos deve-se falar de transtorno fóbico-ansioso. 
  • C A ocorrência de sonhos angustiantes recorrentes com conteúdos ou sentimentos relacionados ao evento traumático é um critério para o diagnóstico do TEPT. 
  • D A hipovigilância e a hipertenacidade são critérios diagnósticos que distinguem o TEPT de outros quadros de transtorno de ansiedade.  
  • E Pacientes com TEPT buscam reviver as sensações dos eventos traumáticos por meio de flashbacks e de lembranças intrusivas e involuntárias. 
4

Uma reunião marcada para a escolha do coordenador da equipe técnica foi suspensa sem qualquer decisão após debates acalorados e ânimos exaltados. Parte dos membros da equipe defendia a recondução do atual coordenador, enquanto que outra parte defendia a alternância na função.
O conflito aqui descrito pode ser classificado como  

  • A interpessoal latente.
  • B intragrupal manifesto.
  • C intrapessoal percebido.
  • D intergrupal democrático
  • E interorganizacional sentido.
5

A mediação é um instrumento com dinâmica própria, reconhecido como efetivo na reparação de danos e restauração de laços sociais rompidos por força de situações de conflito e outras.
Na condução do processo de mediação, compete ao mediador 

  • A persuadir os participantes da mediação quanto às vantagens do acordo.
  • B fornecer o parecer técnico sobre o caso em questão.
  • C apresentar relatório circunstanciado com o teor das conversas.
  • D tomar as decisões consensuais que geram benefícios mútuos.
  • E promover um diálogo equitativo entre as partes envolvidas.
6

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo oferece estratégias para abordagem e tratamento visando à cessação do vício. No protocolo clínico do programa, o tratamento não medicamentoso, baseado na terapia cognitivo-comportamental, tem o formato de aconselhamento estruturado com abordagem intensiva. 
De acordo com esse programa, nas sessões de aconselhamento programadas, cabe ao profissional abordar as seguintes discussões, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A A ambivalência quanto a parar de fumar.
  • B A prioridade da adesão ao tratamento medicamentoso.
  • C As estratégias para superar a crise de abstinência.
  • D O estímulo à prática de exercícios de relaxamento.
  • E A identificação das armadilhas que levam às recaídas.
7

A Nota Técnica 11/2019 do Ministério da Saúde, publicada em 04/02, trouxe mudanças na Política de Álcool e outras Drogas e passou a incluir as comunidades terapêuticas e os hospitais psiquiátricos na Rede de Atenção Psicossocial do SUS.
Essas mudanças foram consideradas por muitos especialistas como um retrocesso em relação à política de saúde mental até então vigente em função 

  • A do foco no cuidado em rede, com base territorial e respeito à liberdade e singularidade dos usuários.  
  • B das práticas de atenção desenvolvidas nos hospitais psiquiátricos, orientadas pela lógica da redução de danos e centralidade nos usuários.  
  • C do retorno à lógica manicomial, com a prática de internação prolongada, isolamento e o forte componente religioso que orienta as ações das comunidades terapêuticas. 
  • D da elaboração do projeto terapêutico singular, institucional e educacional, incentivando a autonomia e participação das pessoas que se encontram na condição de internos. 
  • E do incentivo ao uso das drogas lícitas, que não têm potencial de causar danos, e da abstinência do uso das drogas ilícitas, por seu potencial de causar dependência. 
8

A comunicação não violenta, metodologia desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg, tem sido reconhecida como um método de resolução pacífica de conflitos em diferentes contextos. 
A comunicação não violenta tem como característica

  • A o emprego de palavras positivas ao se fazer a crítica construtiva da responsabilidade do oponente no conflito. 
  • B o uso de técnicas de sugestão com a finalidade de se atingir uma solução que atenda a todos os envolvidos. 
  • C a escolha de um árbitro imparcial para a escuta empática das razões de cada parte e para a decisão sobre a lide.  
  • D o reconhecimento da responsabilidade pessoal pelos próprios sentimentos, necessidades e comportamentos. 
  • E a formulação de solicitações em linguagem abstrata e aberta permitindo que o outro faça sua própria interpretação. 
9

O Al-Anon é uma organização sem fins lucrativos que oferece suporte para familiares e amigos de pessoas com dependência de álcool. O funcionamento do Al-Anon se baseia em reuniões semanais nas quais os participantes compartilham suas experiências e se apoiam mutuamente. Ao frequentar essas reuniões, Andrea se apercebeu de seu comportamento codependente em relação ao marido Oscar, dependente de álcool há anos.
Sobre essa situação, assinale a afirmativa correta.  

  • A O termo codependência alcoólica se refere ao uso compartilhado do álcool pelo casal e/ou outros membros da família. 
  • B O alcoolismo de Oscar tem causa emocional decorrente das cobranças domésticas e da relação conjugal conflituosa com Andrea.  
  • C O objetivo do grupo é ajudar os familiares a lidarem com suas próprias emoções e comportamentos na relação com o usuário de álcool. 
  • D O codependente precisa assumir seu papel de cuidador para proteger o dependente das consequências danosas de seu vício. 
  • E A dependência de álcool é uma escolha pessoal do alcoolista crônico, portanto, a família deve se abster de apoiar o dependente no tratamento.  
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André, casado há dois anos e esperando seu primeiro filho com a esposa, recebeu por e-mail a notícia de sua demissão. André alterna sintomas de ansiedade aguda e de depressão, e finalmente aceitou a oferta de atendimento psicológico.
A abordagem de intervenção em crise é indicada para André 

  • A por ser a única opção terapêutica acessível financeiramente para o paciente desempregado. 
  • B por permitir o autoconhecimento por meio da análise profunda da personalidade de André. 
  • C pelo foco nas estratégias de enfrentamento mais adequadas, naquele momento, na busca de soluções. 
  • D como medida preventiva contra futuras demissões e para o aumento da resiliência de André. 
  • E para a aceitação por André de sua condição psiquiátrica e para sua adaptação à nova realidade como paciente. 

Pedagogia

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Leia o texto a seguir de Albert Einstein, extraído do livro Como Vejo o Mundo, da editora Nova Fronteira.
“Minha condição humana me fascina. Conheço o limite de minha existência e ignoro o por que estou nesta terra, mas às vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mas ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções semelhantes às minhas. E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida — corpo e alma — integralmente tributária do trabalho dos vivos e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro de receber. Mas depois experimento o sentimento satisfeito de minha solidão e quase demonstro má consciência ao exigir ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se diferenciarem pelas classes sociais e sei que nada as justifica a não ser pela violência. Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e natural, de corpo e de espírito.”
A partir da leitura, podemos afirmar que o texto apresenta o seguinte tipo de conhecimento:
  • A Filosófico
  • B Empírico
  • C Teológico
  • D Científico
  • E Analógico
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Entender o próprio homem e tudo que o rodeia sem recorrer aos deuses era o objetivo inicial das ciências humanas. Visa-se a sistematização do conhecimento, o abandono dos mitos e a gradual substituição pela racionalização. A amplitude do conhecimento humano não pode ser razão de limitação do conhecer, antes, deveria permitir compor uma constante ampliação de competências aos profissionais de todas as áreas. As facilidades tecnológicas e de comunicação, em si, compõem grandes oportunidades de interações e diálogos, sobretudo, em meio à estrutura do sistema capitalista fordista. Contudo, caso tal sistema traga ausência de uma formação humanizada, poder-se-á gerar consequências desagradáveis nos diversos campos profissionais com prejuízos que se acumulam e avolumam na sociedade. Isto não significa que o teor técnico profissional deva ser abandonado, mas sim, que a formação nas ciências humanas contribua no enriquecimento deste conhecimento, sendo valorizadas, estudadas e aprofundadas. Após leitura e reflexão sobre o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. O texto versa sobre a necessidade de uma formação na qual a humanização, reflexão e o diálogo não sejam colocados de lado em nome da automação funcionalista.
II. Os humanos carecem de uma formação puramente tecnicista em prol de melhor realizarem suas atividades profissionais no mundo globalizado.
III. As ciências humanas – como formação – desenvolve a consciência do mundo, amplia o senso crítico, cria autonomia, capacidade de resolução de problemas de forma integrada e integradora.
IV. O pensamento no âmbito humanista vê o conhecimento e as pessoas como parte de um todo sistêmico.

Após análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.
  • A Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
  • B Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
  • C Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
  • D Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • E Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
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Sobre as linguagens das ciências e das artes em sua relação com a comunicação humana, grandes cientistas, como Galileu Galilei e Leonardo da Vinci, transitaram pelas vias de conexão entre a ciência e a arte ao desenvolverem o conhecimento e comunicação das mais diferentes formas, deixando legados inestimáveis à humanidade. Artistas têm uma sensibilidade apurada para a percepção dos problemas da sociedade e comumente sintetizam e antecipam questões cruciais. O ser humano nunca viveu sem utilizar a arte como forma de expressão, uma indicação de que a linguagem da arte é a própria linguagem da humanidade. Por isso, e para isso, a arte precisa ser mais bem compreendida e valorizada na educação, em todos os níveis de ensino, para a formação de docentes e cientistas com orientação holística. A arte pode se combinar com a ciência como parte de uma estratégia pedagógica explícita para a educação científica da população. Com base no texto, analise as afirmativas a seguir.
I. Atividades de ciência e arte possibilitam o desenvolvimento de novas intuições, ajudam a construir um discurso interno e público sobre a relação entre arte, ciência, atividades humanas e tópicos relacionados a atividades multidisciplinares e multiculturais.
II. A arte pode ser incluída na educação científica não apenas para tornar as coisas mais belas, apesar de frequentemente isso acontecer, mas primariamente porque os artistas oferecem olhares sobre a natureza diferentes daquelas que fazem os cientistas.
III. Os artistas usam bases diferentes para tomar decisões enquanto criam suas obras - seus experimentos – mas, tanto artistas como cientistas, nos ajudam no entendimento da natureza e de seus efeitos nas pessoas.

Após análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.
  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • C As afirmativas I, II e III estão corretas
  • D Apenas a afirmativa II está correta
  • E Apenas a afirmativa III está correta

Filosofia

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A Filosofia nasce em um momento e lugar específicos, ou seja, na Antiga Grécia, século VI a.C. caracterizando-se como uma forma específica de discurso, no qual procura-se entender o mundo que nos cerca. Este discurso tem uma especificidade que difere em relação ao pensamento mítico que o precedeu na Antiga Grécia. A respeito da relação entre o discurso filosófico e o mítico assinale a alternativa incorreta.
  • A O discurso dos primeiros filósofos pretende buscar uma explicação do mundo natural (a physis) baseada essencialmente em causas naturais, o que consistirá na chamada “atitude naturalista”. Já o discurso mítico tem como um de seus elementos essenciais sua forma de explicar a realidade com a ajuda de elementos sobrenaturais, misteriosos, sagrados e mágicos
  • B A ruptura entre o pensamento filosófico e o mito não ocorre de forma completa e imediata. Embora a Filosofia proponha uma nova forma de explicação do mundo, isso não significa o desaparecimento por completo do mito, o qual sobrevive e vai mudando de função progressivamente tornando-se uma parte da tradição cultural do povo grego e menos uma explicação da realidade. Entretanto, podemos ainda ver sua influência em escolas de pensamento filosófico como o pitagorismo e na obra de Platão
  • C A Filosofia por se apresentar como uma expressão da verdade exige uma adesão e aceitação, por todos, aos seus pressupostos e conceitos. Já o mito é parte de uma tradição cultural e engendra uma visão de mundo nos indivíduos que é coletiva, orientando uma maneira de vivenciar a realidade. Por ser uma crença ele não pressupõe a adesão e aceitação por parte de todos indivíduos participantes
  • D A Filosofia grega antiga, mesmo quando organizada por escolas filosóficas, é fruto de indivíduos com autoria e assinatura. Já o mito é essencialmente fruto de uma tradição cultural e não da elaboração de um determinado indivíduo
  • E A Filosofia compreende que nossos pensamentos operam obedecendo à leis, regras e normas universais e necessárias, às quais quando conduzidas corretamente conduzem a distinção do verdadeiro e do falso. O mito ao contrário não se preocupa com contradições, com o fabuloso e o incompreensível, sendo estes os traços próprios do discurso mítico
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Aristóteles, no livro I da Metafísica definiu um filósofo como sendo o primeiro. Dentre os nomes abaixo, segundo Aristóteles, o primeiro filósofo seria: 
  • A Anaximandro de Mileto
  • B Heráclito de Éfeso
  • C Pitágoras de Samos
  • D Tales de Mileto
  • E Xenófanes de Cólofon
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“Quando acompanhamos a história das ideias éticas, desde a Antiguidade clássica (greco-romana) até nossos dias, podemos perceber que, em seu centro, encontra-se o problema da violência e dos meios para evitá-la, diminuí-la, controlá-la. Diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, de relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamentos sociais que pudessem garantir a integridade física e psíquica de seus membros e a conservação do grupo social.” (CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. SP: Ed. Ática, 2000; p.432).
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. O conceito de agente autônomo é essencial no pensamento ético. Suas origens são do grego antigo, sendo a junção das palavras autos que significa “eu mesmo” ou “si mesmo” e a palavra nomos que significa “lei”, “norma”, “regra”. Portanto trata-se daquele que tem o poder para dar a si mesmo a regra, a norma, a lei, gozando de liberdade e autonomia. II. O valor supremo da ética é a liberdade, então nada pode restringir a ação de um agente livre, mesmo quando ele causa dor para outros indivíduos. A moral como relativa historicamente e variável para cada sociedade não pode ter valores universais. Uma determinada sociedade pode conter indivíduos que gostem de sentir dor e serem humilhados. III. No pensamento ético existe uma relação entre meios e fins para se atingir objetivos. Porém, essa relação pressupõe a ideia de discernimento, ou seja, o uso da razão para distinguir entre meios morais e imorais, tais como nossa sociedade os definem. Esse discernimento precisa ser educado e desenvolvido para os valores morais, pois ele é criado pela vida intersubjetiva e social, e não nasce conosco, sendo um item fundamental no desenvolvimento de uma pedagogia voltada para o desenvolvimento humano. IV. A conduta ética é aquela na qual o agente não sabe exatamente o que está em seu poder de realizar, deixando-se arrastar pelas circunstâncias e instintos. Também pode ser considerada uma atitude ética quando se submete a uma vontade alheia, recusando-se a independência e capacidade de autodeterminação.

Estão corretas as afirmativas: 
  • A II e IV apenas
  • B I, II e IV apenas
  • C I, II, III e IV
  • D II e III apenas
  • E I e III apenas
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Jean Paul Sartre é considerado um dos maiores filósofos e escritores do século passado. Criou uma interessante relação entre suas filosofias e seus romances, peças teatrais e ensaios filosóficos. Ele foi escritor porque filósofo, ei-lo filósofo porque escritor. Tirava da filosofia o melhor das invenções formais de seus romances, mas também tirou de seu talento de romancista as hipóteses mais audaciosas de sua ontologia e moral. Foi um filósofo famoso nos meios de comunicação da indústria cultural e como figura pública. Provocou um abalo e uma revolução da filosofia acadêmica, embora nunca tivesse ministrado aula na Universidade. Criou frases sintéticas e paradoxais que sempre provocavam controvérsias e discussões apaixonadas. Leia as frases abaixo de Sartre.
1) A ______ precede a ______. 2) No mundo estamos condenados a ser ______.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A essência / existência / infelizes
  • B filosofia / magia / passivos
  • C luta / vontade / infiéis
  • D sabedoria / filosofia / torturados
  • E existência / essência / livres

Pedagogia

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Sobre os objetivos e condições do ensino de filosofia no ensino médio, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A elevação do senso comum à consciência crítica é um dos elementos centrais do significado do conhecimento filosófico, como também uma das principais razões que sustentam a necessidade de ensinar conteúdos de Filosofia na escola e fazer a experiência do filosofar entre os estudantes. ( ) A Lei Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu Artigo 36, inciso 12 IV, institui “serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.” A partir da implantação dessa obrigatoriedade, a disciplina de Filosofia volta a fazer parte do currículo do Ensino Médio. ( ) O pensar filosófico é essencial para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, autônomos e capazes de mudar os rumos da sociedade. A motivação da Filosofia é a descoberta de um problema, ao contrário das outras ciências que procuram resolver os problemas. ( ) O conteúdo da filosofia é o filosofar. Este é entendido como exercício de pensamento cujas características são o pensar meditante, reflexivo, a busca, a admiração, o espanto, o diálogo, a escolha, o amor, a paixão, o diálogo consigo mesmo e com os autores ao longo da história da filosofia, a abertura, a suspeita, a crítica, a criação, o questionamento, a imaginação, o sonho, a desmistificação da realidade, o desvelamento da ideologia e do processo ideológico e de alienação, a responsabilidade ética, o compromisso, a criatividade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - V - V
  • B V - V - F - F
  • C V - F - F - V
  • D F - F - V - V
  • E F - V - V - V

Raciocínio Lógico

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Reflita sobre o seguinte processo lógico de pensamento: REGRA: Todos os feijões deste saco são brancos. CASO: Estes feijões são deste saco. RESULTADO: Estes feijões são brancos. Sobre como se nomeia na lógica esse tipo de raciocínio, assinale a alternativa correta. 
  • A Indutivo
  • B Dedutivo
  • C Abdutivo
  • D Hipotético
  • E Falacioso

Filosofia

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Platão foi um filósofo discípulo de Sócrates e cidadão ateniense. Fundou em Atenas a escola com o nome de Academia, na qual ensinava-se filosofia, matemática e ginástica. Considerando o núcleo central da filosofia de Platão em sua maturidade, tais como sua epistemologia, política e ética, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma das principais questões para Platão foi analisar e diferenciar aquilo que é eterno e imutável em contraposição aquilo que flui, movimentando-se. Concluiu que aquilo que é eterno e imutável está no plano ideal da razão, o qual chamou de mundo das ideias. Já aquilo que flui pertence ao mundo dos sentidos e acontecimentos, sendo sujeito à corrosão do tempo. II. Para Platão, a razão é eterna e imutável sempre emitindo juízos verdadeiros, pois ela se manifesta sobre dados que são eternos e universais. Já as opiniões do senso comum as quais são baseadas naquilo que é transitório são simples acontecimentos percebidos pelos sentidos que podem nos dar ideias falsas ideias, noções e conceitos sobre o que sentimentos ou percebemos. As opiniões dos homens estão baseadas na transitoriedade e não podem ascender por nenhum método para o mundo das verdades. III. Platão concebeu uma sociedade ideal, a qual ele compara com o corpo humano. A cabeça seria a sede da razão, o peito seria a sede da vontade e os desejos seriam a sede do baixo-ventre. A razão deve desenvolver a sabedoria; a vontade deve desenvolver a coragem e os desejos devem ser controlados. Essa sociedade ideal e harmônica deveria ser organizada, em analogia com o corpo humano, com os governantes sendo a cabeça, os soldados sendo o peito e os trabalhadores em geral sendo o baixo-ventre. Esse conceito platônico de sociedade foi considerado como a origem da concepção de “bem-estar social” e da democracia. IV. Na filosofia de Platão existe uma divisão entre dois mundos, a qual engendra também sua visão do homem como um ser separado por corpo de alma. O corpo sofre inclinações e paixões, sendo irracional, sensível e inferior, contaminando a pureza da alma racional e impedindo-a de contemplar as ideias perfeitas e eternas. A alma por não ser material pode ter acesso ao mundo das ideias.

Assinale a alternativa correta. 
  • A Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
  • B Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
  • C As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
  • D Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • E Apenas as afirmativas I e IV estão corretas

Análises Clínicas

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Sobre os testes sorológicos para detecção da toxoplasmose, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: I. Aumento dos níveis de anticorpos da classe IgG acima de 1:2048 indica a presença de infecção ativa, sendo extremamente importante ser acompanhada da testagem para anticorpos da classe IgM em sorologias pareadas. II. Níveis de anticorpos IgG baixos e estáveis (1:2 a 1:500) podem representar infecções crônicas, passadas ou persistentes. III. Um teste negativo praticamente descarta uma condição clínica suspeita, não se fazendo necessária nova sorologia para descarte.
  • A I, II e III são corretas
  • B Apenas I e II são corretas.
  • C Apenas I e III são corretas.
  • D Apenas II é correta.
  • E Apenas III é correta.
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Sobre os testes para diagnóstico da doença de Chagas, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: I. Presença de anticorpos IgM anti-T. cruzi no sangue indica doença aguda quando associada a fatores clínicos e epidemiológicos compatíveis. II. Caracteriza doença crônica a presença de anticorpos IgG anti-T. cruzi detectados por dois testes sorológicos de princípios distintos, sendo a Imunofluorescência Indireta (IFI), a Hemoaglutinação (HE) e o ELISA os métodos recomendados. III. Por serem de baixa sensibilidade, os métodos parasitológicos são desnecessários para o manejo cl ínico dos pacientes; no entanto, testes de xenodiagóstico, hemocultivo ou PCR positivos podem indicar a doença crônica
  • A I, II e III são corretas.
  • B Apenas I e II são corretas.
  • C Apenas I e III são corretas.
  • D Apenas II é correta.
  • E Apenas III é correta.
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Feminicídio é um termo utilizado para designar toda a violência contra mulher. O feminicídio não íntimo é cometido por alguém que não tenha relacionamento íntimo com a mulher. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a região da América Latina é uma das mais conturbadas por crimes como este: estupros, assédios e assassinatos, por discriminação de gênero. No caso do crime sexual, a identificação de sêmen ou esperma em amostras é indispensável para comprovar a penetração/ato sexual. Na análise forense a combinação de algumas técnicas é na maioria das vezes conveniente para alcançar esse objetivo. Sobre as diferentes técnicas para identificação de sêmen ou esperma é correto afirmar:

  • A Na microscopia óptica, uma das técnicas de coloração de amostras usualmente utilizada é a Christmas Tree, cujo produto, se positivo, é o espermatozoide com citoplasma corado em rosa claro e o núcleo em rosa escuro.
  • B Atécnica de colocar o sedimento em uma lâmina, fixando pelo calor, cobrir com o reagente Corin Stockis, lavar em água e secar com álcool etílico absoluto e, posteriormente observar ao microscópio, é denominada Reação de Barbério.
  • C A maior dificuldade do emprego da análise de regiões STR (short tandem repeats) específicas do cromossoma Y, através da utilização da técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), na solução de crimes de violência sexual, reside na freqüente mistura de material biológico de origem feminina e masculina nas amostras.
  • D Elisa e teste imunocromatográficos são exemplos de testes imunológicos que têm por alvo uma glicoproteína de origem prostática, de peso molecular em torno de 30.000, denominada PSA ou P30 encontrada em grandes concentrações no líquido seminal.
  • E No teste químico, denominado Reação de Florence, o reagente é uma solução saturada de ácido pícrico em água destilada que em uma reação aquecida com o esperma forma cristais de cor amarelada (cristais de picrato de espermina), com aspecto de agulhas grossas e losangos com ângulos obtusos truncados e arredondados.
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Para confirmar diagnóstico de dengue em um paciente, podem ser realizados diferentes tipos de ensaios que visam à detecção de anticorpos contra proteínas virais ou do vírus propriamente dito na amostra do paciente. Todos os métodos abaixo são compatíveis com a detecção do vírus em amostras de pacientes, exceto:
  • A microscopia eletrônica.
  • B Western-blot.
  • C PCR.
  • D microscopia ótica.
  • E ELISA-(Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay).
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Um teste sorológico deve ser sempre interpretado em associação com o histórico e os sintomas clínicos do paciente, pois um resultado sorológico negativo pode ter várias interpretações. A única afirmativa que não explicaria um resultado negativo de um teste sorológico é:
  • A paciente imunologicamente comprometido.
  • B teste realizado no período inicial da doença, quando anticorpos ainda estão em baixa quantidade não podendo ainda ser detectados.
  • C paciente já vacinado contra o agente etiológico.
  • D ausência de contato com o agente etiológico.
  • E erro de manipulação no momento da realização do teste, como por exemplo, erros de diluições.
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Com relação à metodologia para utilização de sangue periférico para diagnóstico citogenético, analise as afirmativas a seguir:

I. O sangue coletado deve permanecer por alguns minutos sem adição de qualquer outra substância de forma que as células vermelhas sedimentem mais rápido que os linfócitos e se depositem.

II. A colchicina é utilizada para interromper o processo de divisão celular, pois interfere na formação do fuso mitótico.

III. Após a ação da colchicina, as células devem ser fixadas e, posteriormente, submetidas a uma solução salina hipotônica (KCl).

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se todas as alternativas estiverem corretas.
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Os conceitos de Sensibilidade e Especificidade são conceitos importantes na área médica, visto tratarem de medir a eficiência de testes diagnósticos ou vacinas. Suponha que um determinado teste possui valores de sensibilidade = 0,95 e especificidade = 0,99, a partir desta informação pode se concluir que o seu resultado apresentará aproximadamente:
  • A 5% de falso negativo e 99% de falso positivo.
  • B 5% de falso negativo e 1% de falso positivo.
  • C 95% de falso negativo e 99% de falso positivo.
  • D 5% de falso positivo e 1% de falso negativo.
  • E 95% de falso positivo e 99% de falso negativo.
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Segundo as Boas Práticas de Laboratório, toda unidade operacional, deve ter uma unidade de Garantia da Qualidade, diretamente ligada ao gerente. Tal unidade assegura que os estudos serão realizados de acordo com os princípios das Boas Práticas de Laboratório. Sobre a Unidade de Garantia da Qualidade, assinale a alternativa correta.
  • A O pessoal da unidade de Garantia da Qualidade deve ter treinamento, especialização e experiência necessários para desempenhar suas funções e as pessoas pertencentes a essa unidade não devem estar envolvidas na condução dos estudos.
  • B Em estudos de campo, é necessário mais de uma pessoa para desempenhar a função da unidade de Garantia da Qualidade, que devem ser necessariamente de uma mesma unidade operacional.
  • C Pela alta freqüência e pela natureza rotineira de vários estudos de curta duração, cada estudo é auditado individualmente pela unidade de Garantia da Qualidade durante sua fase experimental.
  • D A unidade de Garantia da Qualidade deve assegurar, por meio de inspeções periódicas na unidade operacional ou de auditoria nos estudos em curso, que o plano de estudo e os procedimentos operacionais padrão (POP) estejam sendo seguidos. No entanto, registros desse procedimento não precisam ser arquivados.
  • E Uma importante responsabilidade da unidade de Garantia da Qualidade é assegurar que o plano de estudo e os procedimentos operacionais padrão (POP) estejam disponíveis para o pessoal da Garantia da Qualidade logo que se inicie o estudo.
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Um método de diagnóstico simples e rápido para identificação preliminar de bactérias é a microscopia. Sobre os métodos de microscopia para diagnósticos em bacteriologia, assinale a afirmativa que melhor correlaciona o método com o patógeno.
  • A Método de coloração de Gram e Treponema pallidum.
  • B Método de coloração de Kinyoun e Leptospira interrogans.
  • C Método de coloração de Auramina-Rodamina e Bacillus spp.
  • D Método de coloração de Gimenez e Legionella pneumophila.
  • E Método de coloração de Wirtz-Conklin e Corynebacterium diphtheriae.
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Membros do gênero Listeria são bacilos Gram positivos regulares, não esporulados, anaeróbios facultativos e cujos estudos genéticos demonstram maior relação filogenética com o gênero Brochothrix (um microrganismo ambiental).

Com relação às principais características do gênero Listeriaassinale a alternativa correta.
  • A Membros do gênero Listeria são organismos móveis a 37ºC, cuja mobilidade deve-se a flagelos peritríquios, cuja mobilidade é reduzida a temperaturas entre 25 e 28ºC.
  • B Espécimes clínicos coletados em sítios “estéreis” com suspeita de Listeria devem ser imediatamente cultivados à 35ºC ou estocados à temperatura ambiente por 48 horas.
  • C Espécies do gênero Listeria são classificadas como anaeróbios facultativos, oxidase positivos e catalase negativos, sendo esse último positivos para algumas cepas
  • D No gênero Listeria, apenas Listeria monocytogenesListeria ivanovii são consideradas patogênicas, sendo a primeira um patógeno primariamente animal e a segunda um patógeno humano.
  • E Testes fenotípicos usados como ferramentas na identificação de espécies de Listeria incluem: hidrólise da esculina, cujo resultado é positivo, e hidrólise de uréia e gelatina, cujos resultados são negativos.