Resolver o Simulado Professor - Geografia - FADESP - Nível Superior

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Português

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Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.


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Cristiane Guterres Disponível em https://www.uol.com.br/universa/colunas/cris-guterres/2022/01/05/felicidade-xideal-de-beleza-o-conceito-que-aprisiona-geracoes-de-mulheres.htm Acessado em 5/01/2022 Texto adaptado * Beauty wash: banho de beleza ** Extreme makeover: programa do tipo reality show que consiste em reformar as residências dos participantes

Por meio de seu texto, a autora critica

  • A o senso comum.
  • B a indústria cultural.
  • C os padrões sociais.
  • D as opiniões genéricas.
  • E o ideal conservador.
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Cristiane Guterres Disponível em https://www.uol.com.br/universa/colunas/cris-guterres/2022/01/05/felicidade-xideal-de-beleza-o-conceito-que-aprisiona-geracoes-de-mulheres.htm Acessado em 5/01/2022 Texto adaptado * Beauty wash: banho de beleza ** Extreme makeover: programa do tipo reality show que consiste em reformar as residências dos participantes

A autora do texto apreciava, na adolescência, o filme "As Patricinhas de Bervely Hills" porque este retratava uma personagem negra que

  • A vivia como qualquer jovem.
  • B era uma atriz bonita e rica.
  • C se realizou após mudar a aparência.
  • D representava um ideal de felicidade.
  • E descobria o amor aos 14 anos.
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Para Cristiane Guterres, o filme "As Patricinhas de Bervely Hills"

  • A ensinou-lhe valores importantes.
  • B permitiu-lhe a realização de sonhos.
  • C despertou-lhe sentimentos dolorosos.
  • D ajudou-a a aceitar sua aparência.
  • E fez-lhe sair do estado de inércia.
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De acordo com o texto, as mulheres

  • A não se interessam mais em conquistar o homem dos sonhos.
  • B precisam da aprovação de outras pessoas para se respeitar.
  • C buscam atingir um ideal que a sociedade não valoriza.
  • D não dependem da popularidade para se sentirem bonitas.
  • E podem se realizar profissionalmente com o próprio empenho.
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Com o enunciado Mesmo que não existam referências, faça do seu reflexo no espelho a sua própria referência e vá em busca de ser feliz agora (linhas 72 a 74), a autora do texto deixa às mulheres a seguinte mensagem:

  • A respeite seu corpo como ele é.
  • B busque a felicidade aceitando-se.
  • C encare suas características físicas.
  • D seja feliz apesar de seus defeitos.
  • E acredite que você é perfeita.
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Do enunciado É como se existisse um passaporte pela felicidade e ele fosse um extreme makeover** (linhas 26 e 27) é correto compreender que a felicidade é

  • A o destino da pessoa que detém o passaporte.
  • B a função do passaporte na vida de quem o possui.
  • C a justificativa para a obtenção do passaporte.
  • D a razão para se almejar o passaporte.
  • E a origem do desejo de ter o passaporte.
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Em Sucesso dos anos 90, não à toa, o filme transcendeu sua época e até hoje é muito comentado entre as gerações z e millennial (linhas 11 e 12), o verbo transcender é sinônimo de

  • A ultrapassar.
  • B valorizar.
  • C salientar.
  • D exceder.
  • E destacar.
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Do enunciado Me sinto um lixo quando percebo que não consigo valorizar todas as vitórias profissionais e emocionais que tive nos últimos anos e fico à espera de um corpo, um carro, uma roupa e um penteado para ser feliz. E eu sei que muitas das pessoas que lerão este texto também se sentem, sejam elas mulheres ou homens ou sem gênero. (linhas 53 a 57), entende-se que é comum

  • A a supervalorização de bens materiais.
  • B a frustração diante de exigências do mercado.
  • C o sentimento de insatisfação sexual.
  • D a busca daquilo que ainda não se conquistou.
  • E o descontentamento com o próprio corpo.
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Para a autora, é instagramável (linha 62) o que

  • A agrada aos usuários do Instagram.
  • B está de acordo com os padrões.
  • C é objeto da admiração geral.
  • D se permite publicar na internet.
  • E todos consideram unanimidade.
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Uma regra de regência foi desobedecida em

  • A Eu tinha 14 anos e era a primeira vez que via uma jovem negra de tranças na TV interpretando uma adolescente como as jovens brancas que eu assistia nos filmes da Sessão da Tarde: linda, sem problemas financeiros e que namorava (linhas 6 a 9).
  • B Sucesso dos anos 90, não à toa, o filme transcendeu sua época e até hoje é muito comentado entre as gerações z e millennial (linhas 11 e 12).
  • C Não só o filme das patricinhas, mas a maioria dos filmes que assistimos contribuiu para ferrar com o conceito que temos sobre o nosso corpo (linhas 18 a 20).
  • D Você se reconstrói, se transforma e encontra aquele boy lindo dos sonhos, conquista o emprego desejado, se torna uma das pessoas mais populares do seu grupo (linhas 28 a 30).
  • E Mesmo que não existam referências, faça do seu reflexo no espelho a sua própria referência e vá em busca de ser feliz agora (linhas 72 a 74).

Geografia

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A usina hidrelétrica de Curuá-Una, localizada no rio Curuá-Una (PA), foi inaugurada em 1977 e contribui para o abastecimento da região Oeste do Pará. A respeito das características dessa usina é correto afirmar que

  • A abasteceu com amplitude a região Oeste do Pará e foi considerada um mega-empreendimento, comparando-se, inclusive, com a magnitude das hidrelétricas de Tucurui e Belo Monte.
  • B sua construção ocorreu durante o regime militar (1964-1985), o que contribuiu para a presença de danos ambientais devidos, principalmente, à falta de leis bem definidas ou rígidas que regulamentassem obras de desenvolvimento.
  • C esse projeto teve como diferencial as vastas discussões com a população local e a realização de estudos ambientais, o que contribuiu para a ausência de danos socioambientais na região Oeste do Pará
  • D atualmente encontra-se interligada ao Sistema Interligado Nacional através da Tramoeste Balbina, visto que essa usina é considerada desde a década de 1990, uma central hidroelétrica do rio Curuá-Una.
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A partir de uma visão crítica do espaço geográfico, o ensino de Geografia tem contribuído, entre outras coisas, na formação de indivíduos que compreendam as transformações no território e as relacionem com os conteúdos estudados. É correto afirmar que

  • A a utilização do livro didático e o estímulo da memorarização de informações por parte do professor de geografia, nos dias de hoje, tem contribuído para a formação do pensamento crítico e de cidadãos questionadores e autônomos.
  • B a utilização de novas metodologias no ensino da Geografia tem cada vez mais caracterizado essa ciência como descritiva, cujos estudos se concentram em identificar os componentes da paisagem, a exemplo de vegetação, relevo e clima.
  • C a ênfase da ciência dos lugares na abordagem do ensino tradicional da Geografia contribuiu e continua contribuindo para o aumento das relações socioespaciais e a valorização dos aspectos físicos.
  • D o avanço no ensino da Geografia tem proporcionado aos alunos a compreensão de que ser cidadão é também ter o sentimento de pertencer a uma realidade na qual as interações de sociedade e natureza formam um todo que está em constante transformação.
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No topo do sistema integrado de cidades situam-se as duas metrópoles globais do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Sobre essas metrópoles globais é correto afirmar que

  • A representam as cidades com maior grau de complexidade socioeconômica e geográfica do país, pois abrigam sedes dos principais polos financeiros, bolsas de valores, multinacionais e outros, e exercem forte influência sobre áreas além do território nacional.
  • B restringem suas áreas de influência a um nível regional, com polarização limitada e forte conexão sobre parte da America do Sul e da África onde comanda um grande número das indústrias desses lugares.
  • C apresentam baixos índices de periferização ou favelização, de violência urbana e desemprego, em razão do acentuado nível de urbanização e desenvolvimento econômico.
  • D concentram um reduzido número de universidades e centros de pesquisas científicas e tecnológicas, o que influencia diretamente a formação reduzida de mão de obra qualificada e mal remunerada.
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A Região Amazônica, até a década de 1970, era pautada no extrativismo vegetal. No entanto, essa atividade econômica foi sendo relegada a um segundo plano ao longo das últimas décadas, apesar de ainda ser considerada importante. Sobre as transformações econômicas pós-1970 é correto afirmar que

  • A são crescentes as dinâmicas relacionadas com a agropecuária, mineração e outros, que, na medida em que se expandem, ampliam índices de desmatamento e ocupação de reservas indígenas e de populações tradicionais.
  • B a mineração, atividade econômica que mais cresce na região em razão das novas descobertas geológicas, tem promovido uma melhor distribuição de renda na região, além de garantir a preservação dos recursos naturais e redução da poluição dos rios.
  • C a pecuária extensiva e de corte teve um grande crescimento a partir de 1970, através da exportação da carne de gado e do uso de técnicas modernas, o que contribuiu para a redução de derrubada da floresta.
  • D a abertura de novas rodovias, a exemplo da Transamazônica, Perimetral Norte e BR-364, na década de 1970, contribuiu para a redução dos conflitos pela posse de terras e para os baixos níveis de desmatamento.
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A Amazônia brasileira é uma região com muitas peculiaridades sociais, culturais e econômicas e essas peculiaridades requerem uma ação estatal planejada para toda a região, visando a seu desenvolvimento econômico-social, mas também à preservação de seus ecossistemas. Por isso foi instituído, em 1953, o conceito de Amazônia Legal, que inclui vários estados brasileiros. Compõem, hoje, a chamada Amazônia Legal, os seguintes estados:

  • A Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia e Roraima.
  • B Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.
  • C Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e parte do estado do Maranhão.
  • D Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão e parte dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.
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A Amazônia brasileira é uma região com muitas peculiaridades sociais, culturais e econômicas e essas peculiaridades requerem uma ação estatal planejada para toda a região, visando a seu desenvolvimento econômico-social, mas também à preservação de seus ecossistemas. Por isso foi instituído, em 1953, o conceito de Amazônia Legal, que inclui vários estados brasileiros. Compõem, hoje, a chamada Amazônia Legal, os seguintes estados:

  • A Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia e Roraima.
  • B Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.
  • C Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e parte do estado do Maranhão.
  • D Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão e parte dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.
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Segundo o Portal Energia (https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/, acessado em 29/11/2018), as fontes de energia renovável são “aquelas em que a sua utilização e uso é renovável e pode-se manter e ser aproveitado ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento dessa mesma fonte”. Uma fonte de energia renovável é a energia do(a)

  • A carvão.
  • B petróleo.
  • C gás natural.
  • D biomassa.
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A Amazônia brasileira é uma região com muitas peculiaridades sociais, culturais e econômicas e essas peculiaridades requerem uma ação estatal planejada para toda a região, visando a seu desenvolvimento econômico-social, mas também à preservação de seus ecossistemas. Por isso foi instituído, em 1953, o conceito de Amazônia Legal, que inclui vários estados brasileiros. Compõem, hoje, a chamada Amazônia Legal, os seguintes estados:

  • A Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia e Roraima.
  • B Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.
  • C Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e parte do estado do Maranhão.
  • D Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão e parte dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.
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Segundo o Portal Energia (https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/, acessado em 29/11/2018), as fontes de energia renovável são “aquelas em que a sua utilização e uso é renovável e pode-se manter e ser aproveitado ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento dessa mesma fonte”. Uma fonte de energia renovável é a energia do(a)

  • A carvão.
  • B petróleo.
  • C gás natural.
  • D biomassa.
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A geografia é o estudo do espaço geográfico, isto é, o espaço da sociedade humana, em que homens e mulheres vivem e, ao mesmo tempo, produzem modificações que o (re)constroem permanentemente. Neste contexto, é correto afirmar que

  • A com a interligação entre as várias partes do globo e com o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, pode-se dizer que em nosso planeta, há uma única sociedade humana, onde as desigualdades e diversidades desapareceram.
  • B no mundo atual cheio de propagandas e informações enganosas, os conceitos geográficos são responsáveis por fornecer informações superficiais que auxiliam os sofisticados meios de comunicação.
  • C o ensino de Geografia, por meio de suas categorias de análise, desenvolve no aluno um espírito crítico que permite fazer uma triagem de vários fatos e informações de que o mundo das comunicações nos inunda a cada dia.
  • D o ensino da geografia, na escola de hoje, e o mundo das comunicações, por meio de fatos e informações, desenvolve nos alunos a habilidade de fazer coisas novas e superficiais que contribuem para a formação de gerações que aceitam tudo o que lhes é oferecido.

Legislação Federal

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Sobre a Ação Civil Pública na Constituição Federal do Brasil de 1988, é certo afirmar que

  • A segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é inconstitucional a delimitação dos efeitos da sentença proferida em sede de ação civil pública aos limites da competência territorial de seu órgão prolator.
  • B dentre os temas que conferem legitimidade ao Ministério Público para promover ação civil pública, segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, não está incluída aquela cujo fundamento seja a ilegalidade de reajuste de mensalidades escolares.
  • C segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a definição do juízo competente para o processamento de ações civis públicas cuja sentença tenha projeção regional ou nacional se encontra no âmbito de livre determinação do autor da ação civil pública.
  • D segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, em se tratando de ação civil pública com abrangência nacional ou regional, sua propositura deve ocorrer sempre no Distrito Federal.
  • E segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a delimitação dos efeitos territoriais da sentença proferida em sede de ação civil pública depende da formação da maioria absoluta dos membros do Tribunal ou dos membros do respectivo órgão especial.
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Sobre a concessão de serviços públicos prevista na Lei n. 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, pode-se afirmar que

  • A aos usuários do serviço público não se aplicam os direitos e obrigações previstos no Código de Defesa do Consumidor.
  • B a concessão de serviço público só é objeto de prévia licitação quando envolva a execução de obra pública.
  • C no julgamento da licitação para concessão de serviço público será adotada, preferencialmente, o critério da melhor proposta técnica, com preço fixado no edital.
  • D o contrato de concessão poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem.
  • E a transferência da concessão ou do controle societário da concessionária não afeta o contrato de concessão e independe de anuência do poder concedente por estar protegida no âmbito da liberdade empresarial.
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Sobre a desapropriação por utilidade pública regulamentada pelo Decreto-Lei n. 3.365, de 21 de junho de 1941, pode-se afirmar que

  • A a desapropriação por utilidade pública somente pode ser realizada pela União, Estados e Distrito Federal. Os Municípios precisam de autorização do Estado onde estejam localizados.
  • B não pode ser considerado caso de utilidade pública para fins de desapropriação, o aproveitamento industrial das minas e das jazidas minerais, das águas e da energia hidráulica.
  • C a declaração de utilidade pública far-se-á por Decreto Legislativo do Congresso Nacional, Assembleia Legislativa, Câmara Legislativa ou Câmara de Vereadores, conforme o ente federativo que esteja em questão.
  • D o Poder Judiciário pode, em processo de desapropriação, decidir se se verificam ou não os casos de utilidade pública.
  • E a declaração de utilidade pública far-se-á por decreto do Presidente da República, Governador, ou Prefeito.
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O PDI da UEPA anuncia, em acordo com o que estabelece o artigo 9º do Estatuto da Universidade, os princípios fundamentais da Universidade do Estado do Pará. Entre estes princípios, pode-se citar o(a)

  • A desenvolvimento da filosofia, da ciência, da tecnologia, das letras e das artes, comprometido com o processo de humanização da sociedade.
  • B defesa dos direitos humanos e a preservação do meio ambiente.
  • C respeito à ética e à diversidade étnica, cultural, biológica, de gênero e de orientação sexual.
  • D flexibilidade de métodos, critérios e procedimentos acadêmicos.
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Um dos objetivos da área do ensino de graduação anunciados no PDI da UEPA é

  • A melhorar a capacidade de desenvolvimento institucional e de gestão operacional.
  • B ampliar o acesso e a permanência à educação superior em áreas e/ou regiões estratégicas para o desenvolvimento do estado.
  • C aprimorar o Sistema de Gestão Acadêmica.
  • D promover cursos para elaboração e gestão de projetos.
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É uma estratégia prevista no PDI da UEPA para alcançar a meta três da área de extensão da Universidade

  • A implementar o Programa de Mobilidade Nacional na Graduação.
  • B ampliar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio de convênios, consórcios, contratos, parcerias e participação em editais.
  • C promover a formação continuada dos profissionais da educação, especificamente assessoria pedagógica e docente.
  • D fortalecer e ampliar a política de bolsas nos projetos de extensão e projetos acadêmicos.
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Atualmente, os Centros Acadêmicos existentes na estrutura organizacional da UEPA são:

  • A Centro de Filosofia, Ciências Humanas e Educação – CFCHE; Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS; Centro de Ciências e Tecnologia – CCT.
  • B Centro de Ciências Naturais e Tecnologia – CCNT; Centro de Ciências da Saúde – CCS; Centro de Educação e Ciências Sociais – CECS.
  • C Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE; Centro de Ciências da Sociedade – CCS; Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS.
  • D Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS; Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE; Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - CCNT.
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Uma das diretrizes pedagógicas que norteiam as ações da Universidade do Estado do Pará, previstas no PDI da Instituição, é

  • A desenvolver ações que visem à internacionalização de currículo acadêmico.
  • B combater / enfrentar a evasão no ensino superior.
  • C acompanhamento psicopedagógico da comunidade acadêmica.
  • D ampliar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio de convênios, consórcios, contratos, parcerias e participação em editais.
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A administração pública, seja na sua forma direta (em seus órgãos diretos) ou na sua forma indireta (fundações, sociedades de economia mista, autarquias, entre outros), em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá a princípios fundamentais. Considerando esses princípios, analise as alternativas: I – Quando comprovado que o administrador não possui recursos disponíveis para o seguimento de parcela pequena das leis às quais está submetido, ele estará livre para agir, ainda que infrinja em algum grau o princípio da legalidade. II – O administrador público pode atuar em processos envolvendo interesses de parentes, sem ferir o princípio da impessoalidade, desde que sua relação seja no mínimo de 2º grau. III – Quando comprovado que o servidor público não serviu à nação com presteza, exatidão e bom rendimento funcional, este servidor terá violado o princípio da eficiência da administração pública. IV – Os contratos estabelecidos pela administração pública devem ser divulgados de modo a respeitarem a chamada “Lei de Acesso à Informação”, Lei nº 12.527 de 2011, sob pena de ferir o princípio da publicidade da administração pública, exceto por decisão contrária do gestor máximo do órgão público responsável pelo processo de contratação. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A II, III e IV.
  • B I, II e III.
  • C III e IV somente.
  • D III somente.
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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Nº 9.394, de 20/12/1996, em seu capítulo IV, trata da Educação Superior, que deve abranger, entre seus cursos e programas, os cursos sequenciais

  • A de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
  • B abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.
  • C abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino.
  • D oferecidos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pela legislação vigente e pelas instituições de ensino.