Resolver o Simulado Professor - Biologia - FGV

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Biologia

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Os heredogramas (ou genealogias) são diagramas que mostram a distribuição dos fenótipos dos membros de uma família. Seu estudo permite identificar o padrão de transmissão dos alelos envolvidos e a probabilidade de uma pessoa apresentar ou não uma característica ou doença hereditária.
Considere o seguinte heredograma, em que os indivíduos assinalados em preto são portadores de uma característica determinada geneticamente.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas 
A partir de sua análise, é possível afirmar que essa característica tem herança

  • A autossômica recessiva.
  • B autossômica dominante.
  • C recessiva, ligada ao cromossomo X.
  • D dominante, ligada ao cromossomo X.
  • E ligada ao cromossomo Y.

Ciências

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O experimento conhecido como “gênio da garrafa” costuma causar grande impacto visual sobre os alunos e pode ser realizado, com segurança, pelo professor no ambiente de sala de aula. O experimento consiste em adicionar um pouco do catalisador permanganato de potássio (KMnO4 ) a uma garrafa contendo certo volume de peróxido de hidrogênio a 30%. No momento em que as substâncias entram em contato, ocorre a liberação de uma intensa fumaça, que parece um “gênio mágico” saindo da garrafa.
Sobre o experimento descrito, analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de um exemplo de fenômeno químico – a decomposição de uma substância reagente, formando dois novos produtos. II. O permanganato de potássio atua acelerando a velocidade da reação e desaparece ao final, pois é totalmente consumido durante o processo. III. A fumaça liberada contém moléculas diferentes das moléculas iniciais, embora os elementos químicos tenham se mantido os mesmos.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Biologia

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Durante o estudo dos grandes grupos de seres vivos, um professor pediu a seus alunos que preenchessem o seguinte diagrama, usando para isso as características gerais apresentadas por fungos, plantas e animais
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas 
Uma possível opção de preenchimento correto seria

  • A I – corpo formado por uma ou mais células.
  • B II – amido como substância de reserva.
  • C III – presença de quitina.
  • D I – glicogênio como substância de reserva.
  • E III- presença de parede celular.
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Leia o fragmento a seguir.
“O início da puberdade nas meninas
Por volta dos 8 anos, o hipotálamo libera um hormônio chamado _____, que atua sobre _____. Ali, inicia-se a produção de dois outros hormônios: o _____ e o _____.” 
(Adaptado de Veja Saúde , mar/2016)
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento.

  • A somatotrópico (SH) – a tireóidea – folículo estimulante (FSH) – luteinizante (LH).
  • B liberador de gonadotrofina (GnRH) – a hipófise – folículo estimulante (FSH) – luteinizante (LH).
  • C tireotrófico (TSH) – a tireóidea - folículo estimulante (FSH) – luteinizante (LH).
  • D liberador de gonadotrofina (GnRH) – os ovários - estrogênio – progesterona.
  • E somatotrópico (SH) – hipófise - estrogênio – progesterona.
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A imunidade pode ser entendida como a capacidade de defesa do nosso corpo contra a entrada e a multiplicação de microrganismos. Para fins didáticos, a imunidade pode ser classificada, quanto à sua produção, em passiva ou ativa, natural ou artificial.
Uma situação que exemplifica a imunidade passiva artificial é a

  • A inoculação de patógenos mortos ou atenuados, ou de seus componentes, em uma pessoa.
  • B transferência de anticorpos da mãe para o feto por meio do aleitamento.
  • C produção de imunoglobulinas pelo organismo após a exposição a diferentes patógenos.
  • D injeção de anticorpos específicos para o vírus da raiva em uma pessoa recém mordida por um cachorro.
  • E entrada de antígenos na corrente sanguínea por intermédio de um ferimento.
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“Com foco nas mudanças evolutivas em populações, podemos definir a evolução em sua menor escala, chamada de microevolução, como mudanças nas frequências alélicas em uma população ao longo de gerações.” (Reece et al, 2015) 
Considerando uma situação hipotética em que um incêndio florestal provoque a morte de grande número de indivíduos de uma população, essa catástrofe pode vir a ocasionar perda de variabilidade genética e, nesse caso, a frequência dos alelos pertencentes ao conjunto gênico da população atingida pode se alterar. Isso caracterizaria, segundo a definição citada, uma população em processo de evolução.
O exemplo acima descreve um fator evolutivo conhecido como
  • A isolamento gênico, que impede a produção de indivíduos férteis e viáveis.
  • B seleção natural, que proporciona a adaptação da espécie ao seu ambiente.
  • C deriva genética, que se caracteriza pela aleatoriedade de sua ocorrência.
  • D isolamento de habitat, que determina a ocorrência de especiação por alopatria.
  • E efeito do fundador, que depende da migração do grupo sobrevivente para um novo habitat.
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Os manguezais ou florestas de mangue podem ser encontrados em vários locais da costa brasileira; eles são característicos das regiões em que o mar encontra com a água doce dos rios.
Entre as adaptações encontradas em algumas plantas do manguezal estão as ramificações das raízes conhecidas como pneumatóforos. Essas estruturas são importantes adaptações do vegetal pois

  • A facilitam a eliminação de sal pela planta; essas raízes apresentam geotropismo positivo e são adaptadas a solos com drenagem deficiente.
  • B aumentam a base de fixação da planta ao solo, da mesma forma as raízes tabulares presentes em espécies de árvores encontradas nesse ecossistema.
  • C facilitam a absorção do oxigênio do ar pela planta; essas raízes apresentam geotropismo positivo e são adaptadas a solos com drenagem, mas sem aeração.
  • D aumentam a base de fixação da planta ao solo, da mesma forma que as raízes escoras presentes em espécies de árvores encontradas nesse ecossistema.
  • E facilitam a absorção do oxigênio do ar pela planta; essas raízes apresentam geotropismo negativo e são adaptadas a solos sem drenagem e sem aeração.
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Os equinodermos fazem parte da comunidade bentônica marinha. Alguns equinodermos são sésseis, mas outros, movem-se.
Os equinodermos que se movimentam, o fazem por meio

  • A do sistema hidrovascular, um sistema de canais celômicos onde circula um fluido semelhante à agua do mar e que se comunica com os pódios ou pés ambulacrários.
  • B da lanterna de Aristóteles, um sistema de tentáculos preenchido por linfa e que está relacionado às contrações das fibras epidérmicas longitudinais.
  • C do sistema ambulacrário, um sistema de canais extra celômicos pelo qual circula hemolinfa, que se comunica com os pódios ou pés ambulacrários.
  • D do madreporito, um sistema de canais onde circula um fluido semelhante à agua do mar e que se comunica com os pés ambulacrários.
  • E da ampola, um sistema de tentáculos e espinhos preenchido por hemolinfa e que está relacionado às contrações das fibras epidérmicas longitudinais.
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Em uma atividade realizada nas aulas de Biologia, os alunos trouxeram diferentes rótulos de alimentos consumidos por eles ao longo de uma semana. Em grupos, eles fizeram a leitura das informações contidas nos rótulos, pesquisaram seus significados e investigaram a função das diversas substâncias (nutrientes, conservantes etc.) presentes nesses alimentos. Ao final, realizaram um debate onde alguns aspectos da educação alimentar e nutricional foram abordados, tais como hábitos alimentares e cultura, o padrão de consumo alimentar atual e o grau de processamento dos alimentos consumidos.


Com relação à atividade descrita, analise os itens a seguir:

I. O termo diet, observado em alguns rótulos, é uma informação nutricional complementar, e indica que o alimento apresenta a quantidade de algum nutriente ou de seu valor energético ligeiramente reduzido, quando comparado a um alimento convencional.

II. Os rótulos de alimentos transgênicos podem servir de instrumento para estimular os alunos a pesquisar sobre as tecnologias do DNA, bem como analisar e debater aspectos éticos e legais do seu uso.

III. A atividade de leitura e compreensão das informações dos rótulos dos alimentos tem como um dos objetivos contribuir para a promoção da saúde e redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
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Todas as células são envolvidas por uma membrana. A membrana plasmática circunda a célula, define seus limites e mantém as diferenças essenciais entre o citosol e o ambiente extracelular. Já no interior das células eucarióticas, as membranas das organelas mantêm as diferenças características entre o conteúdo de cada organela e o citosol. Em relação a composição, estrutura e funcionamento das membranas biológicas, é correto afirmar que

  • A os fosfolipídios componentes da membrana plasmática são hidrofóbicos.
  • B o colesterol está presente em todas as membranas plasmáticas e participa do reconhecimento entre células.
  • C as monocamadas, interna e externa, da membrana plasmática podem apresentar diferentes tipos de lipídios.
  • D moléculas polares, como a glicose, atravessam livremente a bicamada lipídica da membrana.
  • E as membranas plasmáticas de todos os tipos celulares de um organismo apresentam composição lipídica e proteica idênticas.

Engenharia Ambiental e Sanitária

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Uma das dificuldades para a reciclagem das embalagens plásticas é que, em geral, elas são descartadas misturadas. Como as embalagens podem ser compostas de diferentes tipos de plástico, é preciso separá-los de acordo com sua constituição para que possam ser reciclados adequadamente, sem que as propriedades físicas e mecânicas sejam alteradas. Assim, em certas indústrias de reciclagem, depois que as embalagens plásticas são moídas, seus fragmentos passam por uma banheira com água para que ocorra a separação dos diferentes tipos de plástico que os compõem. No caso de garrafas de refrigerante, fragmentos de politereftalato de etileno (PET) que compõe o corpo da garrafa afundam, enquanto fragmentos de polietileno de alta densidade (PEAD), que compõe a tampa, flutuam.
Com relação à técnica de separação descrita e as propriedades dos plásticos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
( ) A separação do politereftalato de etileno (PET) e do polietileno de alta densidade (PEAD) é possível porque são plásticos que possuem densidades, respectivamente, maior e menor que 1,0 g/cm3. ( ) Se na mistura formada pelas partículas de embalagens moídas existir um plástico com densidade maior que a densidade do PET, será possível separá-lo adicionando uma quantidade determinada de sal à agua da banheira. ( ) Considere dois blocos maciços, um composto de plástico PET e o outro, de PEAD. Se os blocos possuem a mesma massa, o bloco composto de PET terá maior volume.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A F, V e F.
  • B F, V e V.
  • C V, F e F.
  • D V, V e F.
  • E F, F e V.

Biologia

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Quando estudamos o sistema circulatório dos animais, normalmente nos deparamos com classificações como circulação “aberta ou fechada”, “simples ou dupla”, “completa ou incompleta”.
No caso de aves e mamíferos, a circulação é classificada como dupla, o que significa que

  • A depois de sofrer a hematose, o sangue retorna ao coração para ser bombeado para o corpo.
  • B o coração tetracavitário possui dois átrios e dois ventrículos totalmente separados.
  • C não há mistura de sangue rico em oxigênio com o sangue pobre em oxigênio.
  • D o fechamento das válvulas cardíacas ocorre em dois momentos diferentes.
  • E a sístole do lado direito do coração ocorre de forma independente da sístole do lado esquerdo.

Ciências

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Para o estudo da fotossíntese, uma professora realizou com a turma o seguinte experimento:
1. Em dois tubos de ensaio, os alunos adicionaram 20mL de água contendo algumas gotas de solução de NaOH. Em seguida, adicionaram 5 gotas de azul de bromotimol em cada tubo. 2. Com um canudo, misturaram a água e o azul de bromotimol. A água dos tubos ficou azul. 3. Usando o canudo, um aluno soprou cuidadosamente em cada tubo, até que a água ficasse amarela. 4. Colocaram um pequeno ramo de elódea em cada tubo e tamparam os tubos com uma rolha. 5. Envolveram totalmente um dos tubos com cartolina preta e colocaram os dois tubos em frente a uma fonte de luz.
A figura a seguir ilustra as etapas do experimento descrito acima. 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas 
Transcorridas algumas horas após o início do experimento, deve-se esperar que a água do tubo mantido

  • A no escuro volte a ficar azul, já que ocorrerá apenas consumo de CO2, aumentando a acidez.
  • B iluminado permaneça amarela, pois ocorrerá apenas liberação de O2 , sem consumo, o que aumenta a acidez.
  • C no escuro permaneça amarelo, pois a respiração tornará o meio menos ácido.
  • D iluminado volte a ficar azul, já que a fotossíntese irá consumir parte do CO2 do tubo, reduzindo a acidez.
  • E no escuro permaneça amarela, já que a respiração não altera a acidez.
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A matriz elétrica brasileira é reconhecida como uma das mais limpas do mundo, como pode ser observado no gráfico a seguir, que mostra o conjunto de fontes disponíveis para a geração de energia elétrica.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas 
Sobre a matriz elétrica brasileira, analise os itens a seguir:
I. A biomassa corresponde à matéria orgânica, sendo dependente do processo fotossintético. Ela pode ser aproveitada diretamente como combustível ou usada para produção de biocombustíveis como o etanol. II. Apenas 9,1% da matriz é formada por fontes de energia não renováveis, o que faz com que o país emita, proporcionalmente, poucos gases de efeito estufa. III. As usinas hidrelétricas não causam impactos socioambientais, sendo por isso consideradas fontes de energia limpa.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
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Observe a seguir uma ilustração comumente usada nas aulas de ciências para representar a organização das partículas de uma substância nos diferentes estados físicos.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas 
 Em relação a este tema, é correto afirmar que

  • A as partículas dos sólidos não se agitam, já as partículas dos gases apresentam grande agitação.
  • B os estados físicos estão relacionados com o estado de agregação das partículas que constituem a matéria.
  • C os sólidos têm mais partículas do que os líquidos e os líquidos têm mais partículas do que os gases.
  • D não há espaço vazio entre as partículas dos sólidos, apenas entre as partículas das substâncias líquidas e gasosas.
  • E a mudança de temperatura modifica o volume dos gases, mas não interfere no volume de sólidos.
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Parte essencial do solo, os organismos que o habitam possuem funções de grande importância para sua manutenção e produtividade.
As opções a seguir mostram diversos grupos de organismos encontrados no solo e uma das funções exercidas por eles, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A bactérias – atuam na reciclagem de nutrientes.
  • B protozoários – regulam a densidade populacional de bactérias.
  • C minhocas – contribuem para a aeração do solo.
  • D fungos – realizam a degradação de compostos orgânicos
  • E micorrizas – realizam a fixação biológica de nitrogênio.
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Atualmente, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) define a biotecnologia moderna como “a aplicação da ciência e da tecnologia aos organismos vivos, bem como a partes, produtos e modelos dos mesmos, para alterar materiais vivos ou não vivos com finalidade de produção de conhecimentos, produtos e serviços”. (OECD, 2001)
Entre os processos biotecnológicos recentes, a biorremediação é aquele que utiliza organismos

  • A modificados geneticamente para produção de hormônios.
  • B no controle de pragas na agricultura.
  • C para degradar poluentes da água e do solo.
  • D fermentadores na produção de alimentos.
  • E na produção de novos medicamentos.
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Na atividade “O que diz a pirâmide alimentar: sua alimentação é balanceada e saudável?”, encontrada em um dos cadernos do aluno, publicação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, há o desenho de uma pirâmide alimentar composta de 7 níveis. O primeiro deles, a base, mostra figuras humanas se exercitando, indicando a necessidade da prática diária de atividade física e controle de peso. O segundo nível, está dividido em dois grupos: pães e cereais, e sementes oleaginosas. O terceiro nível mostra frutas e legumes. Já o quinto nível, peixes e ovos.
Com relação à pirâmide alimentar descrita e as moléculas nutrientes que compõem os alimentos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
( ) Na pirâmide, os alimentos estão posicionados por ordem de importância. Pães e cereais, alimentos energéticos, encontram-se no primeiro nível, já que seu consumo é mais importante do que o consumo de frutas e legumes. ( ) Embora nosso organismo não seja capaz de digerir e aproveitar as fibras de celulose, seu consumo ajuda a evitar problemas como prisão de ventre e câncer de cólon. As fibras estão presentes em alimentos de todos os níveis da pirâmide. ( ) O quinto nível da pirâmide mostra alimentos que fornecem substâncias com função estrutural, embora também atuem na defesa do organismo. Nesse nível também poderiam ser incluídos alimentos de origem vegetal, como os feijões.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A F, V e F.
  • B F, V e V.
  • C V, F e F.
  • D V, V e F.
  • E F, F e V.

Biologia

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O gráfico a seguir mostra a estimativa da mudança de temperatura diante de três diferentes cenários: um considerando uma faixa intermediária de emissões (SSP2-4,5), um segundo com o fim de todas as emissões e um terceiro com o fim das emissões apenas de CO2. Ao considerar o primeiro cenário (SSP2-4.5), a possibilidade de um aumento de 1,5oC na temperatura global é estimada em 42% atualmente, podendo chegar a 66% em 2029.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas 
(Adaptado de https://www.nature.com/articles/s41558-022-01372-y)
O problema ambiental, aqui considerado como antropogênico, que seria mitigado com a redução do gás indicado no gráfico seria o

  • A aquecimento global, resultado, principalmente, da diminuição do sequestro de carbono da atmosfera pelos fotossintetizantes.
  • B efeito estufa, resultado de períodos de aquecimento e de resfriamento do planeta ao longo de sua história sem a interferência humana.
  • C aquecimento global, resultado da alteração do fenômeno natural chamado efeito estufa. Além do dióxido de carbono, outro gás estufa é o metano.
  • D efeito estufa, resultado, principalmente, da diminuição do sequestro de carbono da atmosfera pelos fotossintetizantes.
  • E aquecimento global, resultado de períodos de aquecimento e de resfriamento do planeta ao longo de sua história sem a interferência humana.

Ciências

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As rochas são um agregado consolidado de um ou mais minerais e podem apresentar outros componentes como fósseis, água e vidro vulcânico.
Com relação à formação de rochas, analise as afirmativas a seguir:
I. A pedra-pomes é um exemplo de rocha metamórfica. II. Rocha metamórfica é aquela que se origina da transformação de outras rochas, como o mármore, cuja rocha de origem é o calcário. III. O basalto se forma na superfície da Terra com a solidificação da lava e é um exemplo de rocha magmática.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Matemática

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Fábio fez um empréstimo de R$ 10.000,00 em uma financeira que cobra 3% de juros ao mês. Após 30 dias do recebimento do empréstimo Fábio pagou R$ 3.000,00 para a financeira, diminuindo sua dívida. Após 30 dias desse primeiro pagamento Fábio fez um pagamento de R$ 4.000,00 para a financeira e, 30 dias após esse último pagamento, Fábio liquidou sua dívida fazendo o terceiro pagamento à financeira.
O valor do terceiro pagamento de Fábio foi de

  • A R$ 3.700,00.
  • B R$ 3.927,27.
  • C R$ 2.790,00.
  • D R$ 3.181,70.
  • E R$ 3.624,57.
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Considere a seguinte série temporal:
{130, 140, 135, 145, 141, 148, 144, X}.
Aplicando o método de previsão de médias móveis de dois pontos de dados, o valor para a projeção do oitavo item (X) será

  • A 148.
  • B 146.
  • C 122.
  • D 138.
  • E 141.
23

Os lados de um triângulo são proporcionais a 5, 6 e 9. Se a diferença entre as medidas do maior lado e do menor lado é 29cm, a soma dos lados desse triângulo é

  • A 135cm.
  • B 140cm
  • C 145cm.
  • D 150cm.
  • E 155cm.
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A diferença entre dois números inteiros positivos é 3 e a diferença entre os seus quadrados é 39. A soma desses números é igual a

  • A 13.
  • B 15.
  • C 17.
  • D 19.
  • E 21.
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Jorge tem 325 bolinhas de gude e vai dividi-las entre seus dois filhos em quantias inversamente proporcionais a 5 e 8. 
A diferença entre as quantidades de bolinhas recebidas pelos filhos de Jorge é

  • A 30.
  • B 45.
  • C 50.
  • D 60.
  • E 75.
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A figura a seguir ilustra um sólido obtido a partir de um paralelepípedo reto-retângulo maciço, com arestas medindo 6dm, 7dm e 12dm, do qual foi recortado e removido um outro paralelepípedo reto-retângulo de base quadrada e cujas arestas são paralelas às arestas do sólido original. 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O volume desse sólido é

  • A 432dm³.
  • B 456dm³.
  • C 465dm³.
  • D 484dm³.
  • E 504dm³.
27

A figura a seguir ilustra um círculo de raio medindo 4cm e um quadrado. Dos quatro vértices do quadrado, um coincide com o centro do círculo, outros dois estão sobre a borda do círculo e o último é exterior ao círculo. 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas 
Se a área de um círculo é dada por π ∙ R², em que R é a medida do seu raio, a área da região simultaneamente externa ao círculo e interna ao quadrado, em cm², é igual a

  • A 4π – 16.
  • B 16π – 16.
  • C 16 – 4π.
  • D 16 – 2π.
  • E 16 – π.
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O tempo de falha de lâmpadas LED de um determinado fabricante pode ser modelado com uma variável aleatória X que segue uma distribuição exponencial com taxa r.
Sobre a probabilidade de observar tempos de falha maiores ou iguais ao coeficiente de variação (cv), é correto afirmar que:

  • A Pr(X > cv) = 1 – e^-r;
  • B Pr(X > cv) = r* e^-1;
  • C Pr(X > cv) = 1 – e^-1;
  • D Pr(X > cv) = r* e^-r;
  • E Pr(X > cv) = 1 – r*e^-r.
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Sabe-se que a taxa de acerto em chutes de fora da área de uma certa distância é de 50%. Uma amostra de 100 chutes de fora da área da mesma distância do gol é observada.
A probabilidade de observar entre 35 e 65 chutes certos é, aproximadamente:

  • A menor que 95%;
  • B igual a 99,7%;
  • C menor que 0,1%;
  • D igual a 95%;
  • E menor que 0,3%.
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Seis máquinas impressoras idênticas são colocadas para trabalhar simultaneamente. Nessas condições, é esperado que elas encerrem uma dada tarefa, trabalhando juntas, em 10 horas. As máquinas operam ininterruptamente durante 4 horas, até que uma delas apresenta defeito e para de trabalhar. As cinco impressoras remanescentes continuam o trabalho, sem parar, mantendo o mesmo ritmo, durante 3 horas, quando outra máquina apresenta defeito. A partir desse instante, as quatro impressoras restantes mantêm o trabalho com a mesma velocidade.
Após a quebra da 2ª impressora, o tempo necessário para que as quatro impressoras disponíveis possam encerrar a tarefa original é de

  • A 4 horas e 45 minutos.
  • B 5 horas.
  • C 5 horas e 15 minutos.
  • D 5 horas e 25 minutos.
  • E 5 horas e 45 minutos.

Português

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No mercado encontramos vários tipos de auditor. Entre as empresas, o interno e o externo são os mais comuns.
Auditor interno? É o profissional contratado pela própria empresa para analisar e garantir o cumprimento dos regulamentos internos. Eles devem identificar falhas ou atestar se os procedimentos internos são cumpridos à risca, buscando sempre um altíssimo padrão de qualidade.
Auditor externo? Trabalha em um escritório especializado em auditoria e é chamado para atestar os dados patrimoniais e financeiros da empresa contratante.
Por lei, empresas de grande porte (faturamento acima de R$ 300 milhões anuais) e empresas de capital aberto precisam se submeter a um processo anual de auditoria externa.
Bancos, seguradoras, fundos de investimento e demais instituições financeiras devem obrigatoriamente passar por uma auditoria a cada seis meses.

Na frase “É o profissional contratado pela própria empresa para analisar e garantir o cumprimento dos regulamentos internos”, há dois infinitivos sublinhados.
Se essa frase for reescrita, substituindo esses infinitivos por formas nominais, a forma adequada será:

  • A É o profissional contratado pela própria empresa para a análise e garantia do cumprimento dos regulamentos internos
  • B É o profissional contratado pela própria empresa para que analise e garanta o cumprimento dos regulamentos internos 
  • C É o profissional contratado pela própria empresa para a análise e para garantir o cumprimento dos regulamentos internos 
  • D É o profissional contratado pela própria empresa para analisar e para a garantia do cumprimento dos regulamentos internos 
  • E É o profissional contratado pela própria empresa para que se analise e se garanta o cumprimento dos regulamentos internos
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Observe os dois pequenos textos a seguir.
Texto 1: Comece a fazer um tipo de investimento que assegure a aqueles que virão depois de você uma vida boa como a sua.
Texto 2: Ah, que bom ficar sem fazer nada, belo e tranquilo, tendo guardado o que ganhei na vida. Posso dormir depois do almoço enquanto os outros trabalham.
O que há de comum entre esses dois textos é:

  • A o aconselhamento de que se façam bons investimentos para a garantia econômica do futuro;
  • B a demonstração de que a poupança é o melhor meio para que sejam evitadas preocupações econômicas;
  • C a necessidade de cuidados com a tranquilidade econômica dos familiares que vêm após cada um de nós;
  • D a indicação de que uma boa vida futura é construída a partir do presente;
  • E o conselho de que tudo deve ser feito para que o dinheiro seja o centro de nossas preocupações.
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Leia a seguinte frase de um economista:
“Preço” e “valor” significam a mesma coisa, mas “não tem preço” e “não tem valor” são antônimos.
O pensamento abaixo que mostra uma estruturação apoiada em antônimos, é:

  • A A dor é uma advertência, assim como os pequenos prejuízos nos negócios nos ensinam a ser prudentes;
  • B Não se acomode com a maré mansa, uma grande onda pode estar se preparando;
  • C Acelerar demais a economia acaba levando a uma derrapagem perigosa;
  • D O comércio internacional não é um jogo de damas, é um jogo de interesses;
  • E A concorrência é uma prática dolorosa, mas produz ótimos resultados.
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Observe o seguinte pensamento do humorista Millôr Fernandes: “A economia compreende todas as atividades do país, mas nenhuma atividade do país compreende a economia”. O pensamento é composto por duas orações; sobre a sua estruturação, é correto afirmar que:

  • A a frase mostra uma rigorosa inversão dos termos nas duas orações que a compõem;
  • B enquanto a primeira oração mostra sentido lógico, a segunda mostra sentido figurado;
  • C o verbo “compreender” é empregado com significados distintos nas duas orações;
  • D enquanto a primeira oração é construída na voz ativa, a segunda é construída na voz passiva;
  • E o pensamento é estruturado sobre uma oposição entre presente X futuro.
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O vocábulo “você” é um pronome de tratamento íntimo, usado em relacionamentos de amizade. Em algumas frases, entretanto, ele se refere, indeterminadamente, a todas as pessoas. A frase abaixo em que isso ocorre, é:

  • A Quando você é mais jovem, as pessoas o culpam por crimes que você nunca cometeu, dizia-me meu avô;
  • B Num dos programas da TV, um famoso apresentador disse: “TV é tudo de mentira. Se o programa não estiver bom, finja que está. Pule, grite, assim você vai aparecer na telinha e ficar famoso”;
  • C Um ex-presidente da República ficou irritado quando, numa entrevista, o repórter o tratou por “você”;
  • D Meu pai repreendia constantemente a mãe dele: “Não interrompa quem lhe conta uma história que você já conhece”;
  • E Você, que é presidente atual do Senado, deve preocupar-se com as preocupações dos cidadãos.
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Observe o seguinte pensamento de A. Huxley:
“O dinheiro não traz nenhuma satisfação quando é necessário trabalhar para ganhá-lo: pois que, trabalhando para consegui-lo, não sobra tempo para gastá-lo”.
A afirmação adequada sobre o dinheiro, tendo em vista o que é dito nesse pensamento, é que ele:

  • A só traz satisfação quando, após o trabalho, ele pode ser gasto;
  • B nunca traz felicidade ao seu dono;
  • C traz alegria somente quando economizado;
  • D produz satisfação sempre que é gasto;
  • E só se justifica quando é conseguido pelo trabalho.
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Observe a seguinte frase: “Nunca roubes: desse modo, nunca terás sorte nos teus negócios. Procura ludibriar apenas”. Toda essa frase mostra o tratamento na segunda pessoa do singular; se a passarmos para a terceira pessoa do singular, a forma correta dessa frase seria:

  • A Nunca roubes: desse modo nunca terá sorte nos seus negócios. Procure ludibriar apenas;
  • B Nunca roube: desse modo nunca terá sorte nos seus negócios. Procure ludibriar apenas;
  • C Nunca roube: desse modo nunca terás sorte nos seus negócios. Procure ludibriar apenas;
  • D Nunca roube: desse modo nunca terá sorte nos teus negócios. Procure ludibriar apenas;
  • E Nunca roube: desse modo nunca terá sorte nos seus negócios. Procura ludibriar apenas.
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O ex-presidente John Kennedy declarou: “A paz mundial, como a paz em uma comunidade, não necessita que cada um ame o seu vizinho – mas que vivam com mútua tolerância, submetendo suas disputas a um acordo justo e pacífico”.
Infere-se dessa declaração que:

  • A o amor é indispensável para que não haja guerras;
  • B a paz no mundo e numa comunidade obedece a padrões diferentes;
  • C a tolerância entre países vizinhos é fruto de acordos justos e pacíficos;
  • D as disputas entre países são frutos da intolerância;
  • E os acordos são medidas transitórias de resolução de conflitos.
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Muitas frases são construídas tendo por inspiração outras frases muito conhecidas; a opção abaixo em que a frase inspiradora é vista com reprovação, é:

  • A Será que nossas filigranas jurídicas têm razões que a razão do interesse público desconhece?
  • B Conquista-se um eleitorado em situação calamitosa organizando festejos públicos e shows permanentemente, adaptando-se o pão e o circo dos romanos à modalidade cachaça e circo;
  • C A grande diferença entre liberais e conservadores: estes creem que o homem nasce mau e a sociedade o torna bom. Aqueles, que o homem nasce bom e a sociedade o faz mau;
  • D Quem dorme como bebê não tem bebê em casa;
  • E Nem só de pão vive o homem, pois o presunto de Parma e o queijo suíço também são necessários.
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Na escrita, um só termo pode substituir, de forma adequada, uma locução ou mesmo toda uma oração. Em todas as opções abaixo há uma locução adverbial sublinhada; a frase em que a locução foi substituída adequadamente por um advérbio de mesmo sentido, é:

  • A A sobremesa foi servida em seguida às iguarias / seguidamente;
  • B De antemão, o governo deve garantir certa estabilidade jurídica para que os negócios se realizem / Antecipadamente;
  • C De quando em quando as medidas governamentais surtem o efeito pretendido / Frequentemente;
  • D O acidente de ontem, como de ordinário, ocorreu em função das péssimas condições da rodovia / popularmente;
  • E As ordens da polícia foram seguidas ao pé da letra pela população do local / preliminarmente.