Resolver o Simulado Auxiliar de Biblioteca - Nível Médio

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Biblioteconomia

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É uma das atividades de fundamental importância para o bom funcionamento de uma biblioteca. Faz o papel de intermediário entre o acervo e o usuário, oferecendo respostas às solicitações pessoalmente, por telefone ou via Internet.
O texto acima faz menção ao serviço de

  • A referência.
  • B arquivamento.
  • C controle.
  • D documentação.
  • E indexação.
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No processo de organização de uma biblioteca, o tratamento da informação envolve atividades que irão representar descritivamente as obras. A atividade de descrever informações da obra como título, autor e ano, por exemplo, é chamada na literatura da área de

  • A sumarização.
  • B documentação.
  • C classificação.
  • D catalogação.
  • E publicação.
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Acerca das Normas Técnicas de informação e documentação, é correto afirmar que a NBR 6023:2018 estabelece

  • A os princípios gerais para apresentação dos elementos que constituem a publicação periódica técnica e/ou científica, impressa e(ou) eletrônica, no que couber.
  • B os requisitos para redação e apresentação de resumos, resenhas e recensões.
  • C os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices.
  • D os elementos a serem incluídos em referências bibliográficas e fixa a ordem que devem aparecer no documento.
  • E os princípios gerais para apresentação dos elementos que constituem o livro ou folheto.
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Ana, que trabalha em uma grande biblioteca, está envolvida com ações destinadas à proteção das obras, prolongando sua vida e integridade para o futuro. Está também envolvida com ações de recuperação de obras que já se encontram em estado adiantado de deterioração.
Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que o conjunto de práticas com as quais Ana está envolvida se refere, respectivamente, aos processos de

  • A organização e preservação.
  • B restauração e arquivamento.
  • C conservação e organização.
  • D preservação e restauração.
  • E tratamento e conservação.
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Em conformidade com MEDEIROS e HERNANDES, a pesquisa bibliográfica significa o levantamento da bibliografia referente a um assunto. A fase que consiste na obtenção e reunião do material desejado é denominada:

  • A Identificação.
  • B Localização.
  • C Compilação.
  • D Fichamento.
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Diz-se que uma biblioteca é enciclopédica quando objetiva

  • A adquirir todas as publicações editadas em um campo do saber.
  • B cobrir a totalidade dos campos do saber.
  • C dedicar-se, exaustivamente, a um campo particular do saber.
  • D fornecer informações gerais sobre diversos campos do saber.
  • E proporcionar acesso livre a diversos campos do saber.
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Na década de 1960, analistas e bibliotecários buscavam um nome para a nova disciplina emergente, que evoluía e se ocupava, por exemplo, da estrutura, propriedades e comportamento da informação científica. Na época, o nome proposto por bibliotecários soviéticos foi

  • A Ciência da Comunicação.
  • B Ciência da Informação.
  • C Documentação.
  • D Documentalística.
  • E Informática.
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O crescimento exponencial dos acervos bibliográficos, como consequência do volume de publicações, desde o advento da tipografia no século XV, é nomeado em estudos precursores como

  • A Bibliografia Material.
  • B Explosão da Informação.
  • C Galáxia de Gutenberg.
  • D Modelo Gutenberguiano.
  • E Sobrecarga de Informação.
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Considerando o contexto do Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O bibliotecário deve garantir a confidencialidade da pesquisa e guardar sigilo profissional de fatos que não exijam comunicação, denúncia ou relato previstos em lei. ( ) A urgência de difusão da informação justifica, em casos excepcionais, que o bibliotecário apoie a nomeação de pessoas não habilitadas para cargos privativos de bibliotecário. ( ) O objeto de trabalho do bibliotecário é a informação, por isso, deve aplicar todo zelo e assumir responsabilidades pelas informações fornecidas no exercício de sua profissão.

  • A F – F – V.
  • B F – V – F.
  • C F – V – V.
  • D V – F – F.
  • E V – F – V.
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A afirmação de que os catálogos de biblioteca refletem os valores dominantes da sociedade, como consequência das escolhas na representação do conteúdo temático dos documentos, tem permeado dilemas éticos que questionam

  • A a dispersão da informação que circula na Internet.
  • B a neutralidade dos bibliotecários no exercício de suas atividades.
  • C as teorias e métodos complexos de organização do conhecimento.
  • D o crescimento da desinformação em ambientes de biblioteca.
  • E os sistemas de informação e seus critérios de relevância.

Atendimento ao Público

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É considerada boa prática no atendimento por telefone:

  • A utilizar linguagem informal, ao ter identificado o perfil do cidadão.
  • B encaminhar o cidadão para o atendimento completo via sítio da internet.
  • C não passar de 5 minutos para comunicar-se, após interrupção do contato.
  • D usar de empatia sem perder o profissionalismo.
  • E ter uma escuta passiva e astuta, avaliando o cidadão.
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A criação de valor público consiste em

  • A entregar serviços com qualidade, que atendam aos benefícios prometidos, dentro do prazo e conforme foram definidos no orçamento público. 
  • B gerar ambiente favorável à criação de valor na administração pública.
  • C utilizar recursos disponibilizados na gestão de investimentos, treinamento e desenvolvimento de gestores. 
  • D estabelecer ou aperfeiçoar instrumentos de avaliação de desempenho para dimensionar a efetividade dos objetivos e das metas desejados.
  • E fazer mais com menos, sem desconsiderar as características específicas dos serviços públicos.
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Comunicação é a capacidade de transmitir informações, ideias e sentimentos para outras pessoas, de forma inteligível, é a habilidade de descrever, transformando o pensamento em imagens e palavras, por meio da fala, escrita e gesticulação, de forma a transmitir significado. Analise as afirmativas a seguir.


I. Fornecer feedback construtivo sobre as informações recebidas de outras pessoas.

II. Ouvir com atenção e ativamente outras pessoas.

III. Habilidade de questionar, de solicitar informações e opiniões de forma a conseguir as respostas apropriadas.


Assinale a alternativa correta que corresponde a(s) habilidade(s) de comunicação de uma pessoa.

  • A Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • B As afirmativas I, II e III estão corretas
  • C Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • D Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • E Apenas a afirmativa III está correta
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Durante o atendimento telefônico, deve-se evitar o que se chama de robotismo, evidenciado

  • A por um vocabulário marcado por gírias.
  • B por informações respondidas de forma automática.
  • C pelo tratamento distante e desagradável.
  • D pelo apego demasiado às normas.
  • E pela tentativa de livrar-se do usuário.
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O profissional que trabalha com atendimento ao público ou com relações públicas deve se esforçar sempre para 
  • A revelar uma postura curiosa e falante.
  • B revelar uma postura sensata e equilibrada.
  • C distrair os visitantes impacientes.
  • D fazer atendimentos bilíngues.
  • E decorar os números de telefone dos principais clientes.
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O conceito de um sistema de comunicação se replica dentro da estrutura organizacional das empresas. A importância do fluxo comunicacional tem adquirido importância estratégica para que os planejamentos possam ser executados com eficiência. Na formatação destes sistemas encontra-se um elemento que se caracteriza por retroalimentar este fluxo de forma que a comunicação tenha sentido bidirecional.
Que nome recebe este elemento?

  • A Canal
  • B Emissor
  • C Feedback
  • D Mensagem
  • E Receptor
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As empresas em geral, tanto as do setor público quanto as do privado, devem realizar esforços permanentes para que o fluxo de comunicação circule de forma correta por todos os níveis hierárquicos com total clareza e transparência. Para isto os canais utilizados, assim como as mensagens criadas, devem seguir um padrão que seja compreendido por todos os colaboradores da organização. Muitas vezes estas mensagens não conseguem atingir os resultados de comunicação planejados devido a alguns elementos que interferem na mesma.
Assinale a alternativa que indica corretamente o nome que esses elementos recebem.

  • A Ruídos
  • B Canais
  • C Pessoas
  • D Sistemas
  • E Mensagens
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A qualidade do atendimento ao público, independentemente se for uma empresa do setor privado, ou um órgão federal, estadual ou municipal, é de extrema importância para a satisfação ou fidelização de clientes no sentido mais amplo, podendo ser consumidores no caso do setor privado ou cidadãos no caso do público.

Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. As boas relações no atendimento se criam a partir de atitudes tais como cordialidade, empatia e simpatia. 2. Ter conhecimento a respeito dos processos ou produtos pelos quais o cliente ou cidadão está procurando ajudará muito a qualidade do atendimento. 3. Para realizar um ótimo atendimento são necessárias atividades como organização, treinamento, atenção, boa disposição e proatividade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
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Assinale a alternativa incorreta sobre a afirmação a seguir.
Call center é o lugar onde chamados telefônicos são feitos ou recebidos por operadores em seus postos de trabalho com o seguinte objetivo: 
  • A Suporte técnico
  • B Serviços ao cliente
  • C Processos de vendas e marketing
  • D Processo de globalização
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O crescimento do Call Center no Brasil e no mundo é decorrente de diversos fatores econômicos, políticos, sociais e culturais. O atendimento em call center é dividido em três tipos, assinale a alternativa incorreta
  • A Receptivo
  • B Ativo
  • C Reativo
  • D Híbrido

Atualidades

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Nos últimos meses, o Presidente Lula tem criticado severamente o patamar da taxa básica de juros da economia brasileira, ao passo que o Banco Central do Brasil, mantendo-se contrário a uma redução acelerada da Taxa SELIC, tem demonstrado preocupação com as pressões inflacionárias. Todo esse embate institucional envolve as decisões tomadas pelo(a):

  • A Procon.
  • B Decon.
  • C Secom.
  • D Copom.
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“Petrobrás terá preços mais baixos”, disse Jean Paul Prates, presidente da empresa estatal, a jornal de grande circulação (Estadão Online - 12.05.2023). Para buscar concretizar esse objetivo, a Petrobrás decidiu alterar a política de preços dos combustíveis, acabando com a chamada Política de Paridade de Importação (PPI). A partir de agora, a nova estratégia comercial da Petrobrás usará referências de mercado como:

  • A o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e o valor marginal para a Petrobrás.
  • B custo cambial interno para a Petrobras e efeitos inflacionários diretos e indiretos para a população em geral.
  • C análise de subsídios simples ou compostos aos clientes e precificação da demanda inflacionária atrelada ao curso da Taxa SELIC.
  • D precificação inflacionária por demanda contratada e custos marginais de importação para a Petrobrás.
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“É uma sublinhagem da variante XBB, que, por sua vez, é uma ‘descendente’ da ômicron. Mas a XBB.1.16 tem uma característica que a difere das anteriores: um dos sintomas apresentados é a irritação nos olhos, como a conjuntivite (principalmente em crianças), acompanhada de febre alta e tosse”. O texto em destaque faz referência à nova variante do coronavírus chamada de:
  • A cepuscron.
  • B arcturus.
  • C gama.
  • D deltacron.
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No Brasil, assim como o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação é bastante conhecido pela população, sendo o responsável para tratar da educação em geral, a qual abrange, dentre outras áreas, o ensino fundamental, o médio, o superior e a educação de jovens e adultos. Atualmente, o cargo de Ministro da Educação é ocupado pelo(a):

  • A sobralense Cid Gomes, engenheiro civil e professor.
  • B mato-grossense Simone Tebet, advogada e professora.
  • C cratense Camilo Santana, engenheiro agrônomo.
  • D paulista Fernando Haddad, economista.
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Aposta aqui, aposta ali. Patrocínio aqui, dinheiro ali. E o futebol virou uma grande vitrine de apostas, desta feita comandadas por dezenas de casas de apostas que inundam a publicidade brasileira. E a falta de regulamentação e controle sobre o tema tem gerado um grande mercado negro no mundo da bola. Sobre os atuais escândalos que envolvem apostas e profissionais de futebol, assinale a alternativa correta.

  • A Times do futebol brasileiro, de todas as principais divisões e campeonatos, estão mergulhados institucionalmente nesse escândalo das apostas, que essa semana motivou a abertura de inquérito por parte da FIFA, entidade maior do futebol mundial.
  • B Apesar da gravidade das denúncias contra atletas de futebol, nenhum dos times brasileiros, suspendeu ou rompeu contrato com jogadores envolvidos nesse escândalo. Isso só acontecerá ao final das investigações
  • C O escândalo das apostas no futebol brasileiro é um fato novo nesse esporte. Nunca houve nenhum tipo de problema dessa natureza, envolvendo atletas, dirigentes, times e federações, por isso mesmo é um fato que deve ser entendido com maior cuidado e resolvido com brevidade.
  • D Dezenas ou até centenas, de profissionais do futebol têm sido abordados e corrompidos com volumosos pagamentos de propinas para efetuarem determinadas tarefas, imorais e antiéticas, com a finalidade de beneficiarem grupos escusos de apostadores, capitaneados por inescrupulosos que aferem lucro com essas tarefas, em apostas pré-determinadas.
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Tramita no Congresso Nacional, já em fase de aprovação um projeto que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. O tema é polêmico e vem debatido desde 2020. O projeto estabelece normas relativas à transparência de redes sociais e de serviços de mensagens privadas, sobretudo no tocante à responsabilidade dos provedores pelo combate à desinformação e pelo aumento da transparência na internet, à transparência em relação a conteúdos patrocinados e à atuação do poder público, bem como estabelece sanções para o descumprimento da lei. O Projeto de Lei é popularmente conhecido como:

  • A Projeto de Lei das Fake News.
  • B Marco Regulatório da Internet.
  • C Marco Civil das Redes Sociais.
  • D Lei da Desinformação.
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Sobre a administração pública brasileira e a participação dos diversos segmentos da sociedade nas discussões das políticas públicas, leia o enunciado abaixo e responda:
Criado em 2003, funcionou por mais de 15 anos, até ser extinto em 2019. Foi recriado e teve sua primeira reunião no dia 4 de maio. Destaque-se aqui, que políticas como o Minha Casa, Minha Vida; o Programa de Aceleração do Crescimento; o crédito consignado e a política de valorização do salário mínimo surgiram de diálogos desse colegiado. Para o presidente Lula, ele desempenhará um papel importante para vencer desafios como a fome, as desigualdades e as urgências ambientais.
O enunciado se refere à recriação do:

  • A Colegiado de Líderes do Congresso Nacional.
  • B Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável – Conselhão.
  • C Grupo de Trabalho Interministerial – GTI.
  • D Conselho de Administração da Petrobras.
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"Dez meses após o Congresso aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do piso salarial da enfermagem, a nova remuneração da categoria segue repleta de incertezas e ainda não é uma realidade na maior parte do país."
Acesso em: https://g1.globo.com/economia
O novo piso da enfermagem é um assunto que vem sendo amplamente debatido desde o ano de 2022, principalmente por seu impacto na economia. Com a aprovação do piso, o salário do enfermeiro(a) passa a ter valor de:

  • A R$ 6300,00, conforme definido pela Lei nº 14.434.
  • B R$ 3750,00, conforme definido pela Lei nº 14.434.
  • C R$ 4750,00, conforme definido pela Lei nº 14.434.
  • D R$ 5550,00, conforme definido pela Lei nº 14.434.
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As mudanças climáticas em âmbito global afetam diretamente no clima local, isso torna necessário o enfrentamento da mudança do clima por meio de uma governança que adote ações de enfrentamento da mudança climática como parte do desenvolvimento local. Nesse sentido, foram sugeridas aos formuladores de políticas públicas e tomadores de decisão, a fim de promover a resiliência dos sistemas naturais e humanos e garantir o desenvolvimento sustentável do DF e da RIDE-DF, dentre outras, as seguintes estratégias, EXCETO
  • A mobilizar centros geradores de conhecimento científico, academias científicas, universidades, institutos técnicos e fundações de apoio à pesquisa para a produção científica de pesquisas climáticas voltadas para o DF e a RIDE-DF
  • B promover a revisão e a regulamentação da Lei de Clima do DF, orientando-se pelos últimos achados científicos para a escala local.
  • C desenvolver políticas públicas educativas nas escolas de educação infantil tendo como foco as questões ambientais e o desenvolvimento sustentável.
  • D requerer o aprofundamento de investigações científicas do clima voltadas à escala local, como forma de subsidiar permanentemente políticas públicas locais.
  • E requerer inventário periódico (off-line e on-line) de emissões e sumidouros de GEE, de modo a monitorar o cumprimento de metas e determinar as melhores opções, estratégias e tecnologias de mitigação.
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Em relação às mudanças no clima do Distrito Federal (DF) e da RIDE-DF observadas nas últimas décadas, assinale a alternativa correta. 
  • A Houve uma diminuição da amplitude térmica (DRT) entre as temperaturas máxima e mínima diária.
  • B Diminuição da quantidade de dias com umidade relativa do ar abaixo de 30% no ano.
  • C O período mais quente ocorre entre julho e dezembro, no qual a média histórica das temperaturas mais altas chega aos quase 38 °C.
  • D Cerca de 90% da precipitação ocorre na estação das chuvas abril/maio a setembro.
  • E Diminuição de mais de 3°C na temperatura mínima no período no final do outono e início do inverno.