Resolver o Simulado Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS) - Analista - Ciências Contábeis - FGV - Nível Superior

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Administração Financeira e Orçamentária

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Os princípios orçamentários são premissas a serem observadas na elaboração e na execução da lei orçamentária. Sua aplicação é dinâmica e pode adquirir novas abordagens em decorrência de inovações legislativas, a exemplo da Lei de Responsabilidade Fiscal, que trouxe mecanismos para assegurar a responsabilidade na gestão fiscal.
Um desses mecanismos pressupõe uma ação que pode ser associada ao princípio orçamentário do(a):

  • A especificação;
  • B exclusividade;
  • C não vinculação;
  • D planejamento;
  • E precedência.
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Os instrumentos de planejamento orçamentário previstos na Constituição da República de 1988 devem ser elaborados, aprovados e executados de forma integrada e harmônica, de modo a contribuir para os diferentes níveis de planejamento.
O instrumento que dispõe sobre as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital:

  • A deve apresentar detalhamento de receitas e despesas estimadas para o exercício;
  • B deve ter suas metas avaliadas em audiências públicas quadrimestrais;
  • C em decorrência do dinamismo da ação governamental, deve ser elaborado a cada exercício financeiro;
  • D está relacionado com a perspectiva do planejamento estratégico;
  • E trata também dos critérios de priorização dos programas governamentais.
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A estrutura da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve apresentar uma série de conteúdos para subsidiar o acompanhamento da gestão fiscal e a elaboração do orçamento anual.
No que tange ao Anexo de Metas Fiscais, a Lei de Responsabilidade Fiscal dispõe que deve conter:

  • A apresentação das metas do exercício de referência e, quando aplicável, do exercício anterior;
  • B avaliação do impacto e dos riscos da aplicação de recursos em fundos públicos;
  • C detalhamento das fontes de recursos e riscos dos investimentos para o exercício;
  • D informações sobre a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos;
  • E medidas adotadas em situações de descumprimento de limites fiscais.
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O orçamento de um dado ente federativo dava autorização para o início de um programa de manutenção e expansão das instalações físicas da rede pública de educação básica.
À luz das orientações do Manual Técnico de Orçamento (MTO), para a classificação programática da despesa:

  • A todas as ações do programa serão classificadas como um projeto;
  • B se parte das ações do projeto forem custeadas com recursos de operações de crédito, será uma operação especial;
  • C por se tratar de um programa autorizado na lei orçamentária do ente, os recursos do tesouro são a única fonte;
  • D não é permitida a existência de um mesmo projeto em mais de uma esfera orçamentária ou em programas diferentes;
  • E os recursos serão destinados às ações do programa na modalidade aplicação direta.
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O planejamento da ação pública que implique geração de despesa ou assunção de obrigação deve considerar as disposições legais para assegurar a sua regularidade.
Uma análise da geração de despesa, à luz da Lei de Responsabilidade Fiscal, deve concluir que a despesa é considerada adequada à lei orçamentária anual quando:

  • A colaborar com a expansão da ação pública;
  • B for discutida em audiências públicas temáticas;
  • C for objeto de dotação específica e suficiente;
  • D possibilitar procedimentos específicos de controle prévio e concomitante;
  • E tiver seu ciclo de execução concluído no exercício financeiro de referência.
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No processo de planejamento da ação pública, os entes precisam definir seus objetivos e metas para um determinado período. Um servidor recém-empossado, que foi designado para a instância de planejamento de um ente público, estava em dúvida sobre onde os objetivos e metas da administração do ente para as despesas relativas aos programas de duração continuada deveriam constar. Um servidor mais experiente o orientou que deveriam ser inicialmente apresentados no(a):

  • A plano plurianual;
  • B anexo de metas fiscais;
  • C lei orçamentária anual;
  • D lei de diretrizes orçamentárias;
  • E relatório da execução orçamentária.
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No dia 05 de setembro de um dado exercício financeiro, a partir de prévia autorização na LOA, o chefe do Poder Executivo de um ente público solicitou a abertura de créditos adicionais suplementares para cobrir despesas de manutenção urbana classificadas na função 15 - Urbanismo, no montante de R$ 9 milhões. Como fonte de recursos foi indicada a anulação de dotações no mesmo montante, sendo R$ 5 milhões de programações na mesma classificação funcional do crédito pretendido e o restante era destinado a programações na função 16 - Habitação. À luz das disposições legais sobre a abertura de créditos adicionais, deve-se considerar que:

  • A este procedimento não pode ser realizado no último quadrimestre do exercício;
  • B o ato deve ser questionado pelo tribunal de contas pela ausência de audiência pública prévia;
  • C o crédito adicional aberto deve priorizar como fonte de recursos aqueles alocados na reserva de contingência;
  • D o crédito adicional aberto não pode ser reaberto no exercício seguinte, caso reste saldo a empenhar; 
  • E o ente não pode promover a anulação de dotação em função de despesa diversa da do crédito adicional pretendido.
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O processo orçamentário brasileiro se configura a partir de disposições constitucionais e legais, aplicáveis a todas as esferas de governo. No âmbito do orçamento federal, uma das funções definidas na Constituição da República de 1988 para a comissão mista permanente é:

  • A aprovar regras para apresentação de emendas de natureza impositiva;
  • B compatibilizar as emendas apresentadas com as disposições do PPA em vigor;
  • C definir critérios para execução de despesas decorrentes de emendas do relator;
  • D emitir parecer sobre as emendas apresentadas ao projeto de lei do orçamento;
  • E indicar as fontes de recursos para cobertura das emendas apresentadas.
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O gestor máximo de um ente assumiu o compromisso de ser mais transparente na evidenciação dos gastos públicos. Uma das iniciativas foi instalar outdoors na cidade com gráficos e informações simplificadas sobre a execução do orçamento. Um ponto destacado pelo gestor foi que o cidadão deve ser informado sobre o que se pretende alcançar com a implementação de uma política pública.

Nesse contexto, as informações mais apropriadas para que a assessoria de comunicação prepare o material informativo podem ser obtidas a partir da classificação da despesa por: 

  • A função;
  • B programas;
  • C identificador de uso;
  • D modalidade de aplicação;
  • E grupo de natureza de despesa.
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A classificação da receita orçamentária, a exemplo do que ocorre na despesa, é de utilização obrigatória por todos os entes da Federação. Uma das classificações exigidas é por fonte/destinação de recursos, sobre a qual é correto considerar que:

  • A contempla codificação relativa aos desdobramentos para identificação de peculiaridades da receita;
  • B é obrigatória na apresentação dos programas no plano plurianual;
  • C identifica a procedência das receitas no momento em que ingressam nos cofres públicos;
  • D permite identificar destinação vinculada e não vinculada (ou livre);
  • E segrega o recurso arrecadado em receita principal ou de acréscimos legais.

Contabilidade Pública

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Na elaboração de um relatório de gestão, nos moldes exigidos pelo respectivo tribunal de contas, uma entidade apresentou os valores pagos a título de serviços de terceiros - pessoa física (PF) e pessoa jurídica (PJ) em um único item informacional, em decorrência de eles apresentarem menos de 10% das despesas pagas pela entidade no período.
À luz da NBC TSP Estrutura Conceitual, esse julgamento feito pela entidade:

  • A aprimora a relevância e a objetividade da informação contábil;
  • B decorre de uma análise minuciosa do custo-benefício da geração da informação;
  • C deve ser feito à luz do princípio orçamentário da especificação;
  • D promove melhor compreensibilidade da informação reportada;
  • E situa-se no contexto da materialidade, que é uma restrição relacionada à apresentação da informação contábil.
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O texto da NBC TSP Estrutura Conceitual dispõe que o Relatório Contábil de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG) contém os componentes centrais da transparência da informação contábil dos governos e de outras entidades do setor público.
Na elaboração desse relatório, uma entidade do setor público deve considerar que o RCPG:

  • A necessita apresentar informações alinhadas às disposições da Lei nº 4.320/1964;
  • B deve ser divulgado ao longo do exercício como anexo do relatório resumido da execução orçamentária;
  • C no contexto da convergência, é de elaboração facultativa a entidades de pequeno porte;
  • D pode compreender múltiplos relatórios, atendendo a diferentes objetivos da divulgação da informação contábil;
  • E tem o propósito de atender a finalidade específica de conformidade e prestação de contas.
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Em um Município há uma praça pública onde estão instalados alguns bancos, aparelhos de ginástica ao ar livre e três quiosques utilizados por permissionários. O equipamento é administrado pela Prefeitura Municipal. A fim de incentivar os artesãos e empreendedores locais, a Prefeitura lançou um projeto para a promoção de feiras nos finais de semana. Entre outras ações, a Prefeitura contratou a locação de tendas para os expositores.
Essa contratação deve ser tratada como:

  • A ativo imobilizado, pois envolve a instalação das tendas na praça pública;
  • B despesas de natureza extraordinária abertas por créditos adicionais;
  • C obras e instalações, com custos cobertos pelos expositores;
  • D serviço de terceiros, pois não há ampliação dos benefícios econômicos associados ao equipamento público;
  • E variação patrimonial com impacto qualitativo no patrimônio do Município.
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A NBC TSP Estrutura Conceitual trata das bases de mensuração de ativos e passivos do setor público, enfocando suas principais características. O texto inclusive coloca em paralelo as bases que se referem a ativos e passivos. Uma dessas bases é o preço presumido, que representa o montante que a entidade racionalmente aceitaria na troca pela assunção do passivo existente.
Essa base de mensuração de passivos pode ser associada à seguinte base de mensuração de ativos:

  • A custo de liberação;
  • B custo de reposição;
  • C preço líquido de venda;
  • D valor de mercado;
  • E valor recuperável líquido.
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Na estrutura de apresentação do Balanço Orçamentário preconizada pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) há informações sobre as receitas e despesas em cada estágio de planejamento e execução que possibilitam análises mais detalhadas.
Para apurar e analisar os saldos a executar de cada grupo de natureza da despesa, é necessário subtrair as despesas:

  • A pagas das despesas liquidadas;
  • B empenhadas da dotação inicial;
  • C liquidadas da dotação atualizada;
  • D empenhadas da dotação atualizada;
  • E liquidadas das despesas empenhadas.
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Em decorrência de uma falha no módulo de demonstrações contábeis do sistema de processamento de informações orçamentárias, contábeis e financeiras de um ente público, o balanço financeiro (BF) apresentou um erro no processamento do item “Depósitos Restituíveis e Valores Vinculados”, conforme modelo proposto no MCASP.
O BF precisou ter seus saldos ajustados em uma planilha eletrônica, pois valores relativos ao referido foram apresentados equivocadamente no grupo:

  • A pagamentos extraorçamentários;
  • B recebimentos extraorçamentários;
  • C receita orçamentária;
  • D saldo do exercício anterior;
  • E saldo para o exercício seguinte.
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Analise as situações descritas a seguir no contexto da execução orçamentária de um ente público, sob as regras preconizadas pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).

Situação I – Empenho de uma despesa com aquisição de bens em que estes serão entregues somente em um momento posterior;
Situação II – Um serviço de manutenção foi prestado por uma empresa especializada, mas, por um erro do setor, o empenho só aconteceu após a sua conclusão e reconhecimento patrimonial;
Situação III – Empenho de uma despesa de prestação de serviço, com todas as etapas concluídas; e o fornecedor dos serviços entregou toda a documentação comprobatória regularmente;
Situação IV – Empenho de despesas relativas à folha de pessoal, com previsão de pagamento até o quinto dia útil do mês subsequente. Nesse intervalo, serão feitos os ajustes decorrentes da apuração de faltas e horas extras.

Considerando apenas as informações dadas e à luz do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, as situações que ensejam contabilização como Crédito Empenhado em Liquidação são somente:

  • A I e II;
  • B I e III;
  • C II e IV;
  • D III e IV;
  • E II, III e IV.
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Para contribuir com a consistência da consolidação das contas públicas nos diversos níveis de governo, com a adequada elaboração das DCASP e do BSPN, foi criado no PCASP um mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação.
Uma transação que deverá ser registrada com o dígito 1 no 5º nível do PCASP, pois representa saldos que não serão excluídos nos demonstrativos consolidados do orçamento fiscal e da seguridade social, é ilustrada pelo reconhecimento, por parte de uma Prefeitura:

  • A de uma obrigação de pagar débitos atrasados junto ao INSS;
  • B de um valor a pagar relativo a uma obrigação junto a um prestador de serviços;
  • C de uma obrigação patronal devida ao órgão previdenciário do referido Município;
  • D de valores relativos a transferências constitucionais obrigatórias pela repartição de receitas da União;
  • E do direito a receber valores do Estado da federação ao qual pertence.
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Na elaboração dos demonstrativos fiscais há anexos a serem apresentados em cada período de divulgação e outros apenas no encerramento do exercício.
No caso específico do Relatório de Gestão Fiscal, um anexo exclusivo do último quadrimestre refere-se a:

  • A limite de concessão de garantias;
  • B inscrição de despesas em restos a pagar;
  • C recursos destinados a parcerias público-privadas;
  • D receita de alienação de ativos e aplicação dos recursos;
  • E medidas corretivas adotadas, se ultrapassado qualquer dos limites.
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O empenho é a primeira etapa da execução da despesa no ciclo orçamentário e pode ser considerado como o comprometimento do crédito orçamentário. Por ser legalmente previsto, está sujeito a algumas normas.
Entre outros pontos, a lei dispõe que a emissão de empenho por estimativa:

  • A deve ser associada a uma fonte de recursos quando se realizar no último ano de mandato;
  • B é autorizada somente para despesas abertas por meio de créditos extraordinários e especiais;
  • C é facultada em casos de execução de despesas de natureza extraorçamentária;
  • D é permitida para despesa cujo montante não se possa determinar;
  • E é vedada nos últimos quatro meses do exercício financeiro.

Contabilidade Geral

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A comunicação efetiva de informações nas demonstrações contábeis as torna mais relevantes e contribui para uma representação fidedigna de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas da entidade.
Em se tratando dos preceitos das normas CPC 00 e CPC 26, é correto afirmar que:

  • A a agregação torna as informações mais úteis ao resumir grande quantidade de detalhes. Contudo, deve-se observar um limite de 10%, de modo que as informações relevantes não sejam obscurecidas;
  • B a entidade deve apresentar separadamente nas demonstrações contábeis cada classe material de itens semelhantes que ultrapassem o limite de 10%;
  • C a entidade não precisa fornecer uma divulgação específica, requerida por Pronunciamento Técnico, Interpretação ou Orientação do CPC, se a informação resultante da divulgação não for material;
  • D a comunicação efetiva de informações nas demonstrações contábeis requer concentrar-se em regras e objetivos de divulgação e apresentação em vez de concentrar-se em princípios;
  • E os relatórios financeiros para fins gerais fornecem todas as informações de que necessitam investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais.
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Uma empreiteira foi contratada para construir uma fábrica para um terceiro. O preço do contrato é de R$ 250 milhões mais um bônus de R$ 25 milhões se a instalação for concluída em uma data específica. A expectativa é de que o contrato leve três anos para ser concluído. A empreiteira tem um longo histórico de construção de instalações semelhantes. O prêmio do bônus é binário (ou seja, há apenas dois resultados possíveis) e deve ser pago integralmente após a conclusão da instalação. O empreiteiro não receberá os R$ 25 milhões se a instalação não for concluída na data especificada. A contratada acredita, com base em sua experiência, que tem 95% de chance que o contrato seja concluído com sucesso e antes da data prevista.
Nesse caso, considerando-se as informações apresentadas, o método a ser utilizado e o preço da transação são, respectivamente:

  • A método do valor mais provável e preço de R$ 275 milhões;
  • B método do valor esperado e preço de R$ 275 milhões;
  • C método de produto e preço de R$ 250 milhões;
  • D método do valor mais provável e preço de R$ 261,25 milhões;
  • E método de insumo e preço de R$ 250 milhões.
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Uma empresa adquiriu em janeiro de X1 um ativo a custo de R$ 1.000 que será depreciado contabilmente em 4 anos e, para fins fiscais, será depreciado em 10 anos. Assume-se que as receitas tributáveis são de R$ 1.200 e as despesas dedutíveis de R$ 400 (os R$ 400 não consideram a depreciação contábil e fiscal) no primeiro ano (X1).
Considerando-se somente as informações apresentadas e uma alíquota de 34% de imposto de renda, ao fim do primeiro ano (X1):

  • A o imposto de renda corrente totaliza R$ 51 e o imposto de renda diferido de R$ 187;
  • B Ativo contábil < Ativo fiscal, gerando uma diferença temporária dedutível de R$ 150 e, portanto, um ativo fiscal diferido de R$ 51;
  • C o lucro líquido do período totalizou um valor de R$ 200;
  • D Ativo contábil  > Ativo fiscal e a diferença temporária dedutível de R$ 150 e, portanto, um passivo fiscal diferido de R$ 51;
  • E o EBITDA (earnings before interest, taxes, depreciation and amortization) totalizou um valor de R$ 1.600.

Contabilidade Pública

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Uma entidade adquiriu a prazo um equipamento em 01/07 de um dado exercício; o equipamento foi entregue em 01/09 e, após a devida instalação, foi colocado em operação no dia 01/10 do mesmo exercício. Foi estimada uma vida útil de dez anos para o equipamento. Os valores relativos à aquisição do equipamento estão descritos no quadro a seguir.
Valor de aquisição do equipamento à vista         R$ 236.000,00 Custo adicional de aquisição a prazo (juros)       R$ 22.000,00 Custo de transporte e instalação                         R$ 12.000,00 Valor residual                                                       R$ 8.000,00
Ao final do referido exercício, a despesa de depreciação pelo método da linha reta a ser registrada como variação patrimonial diminutiva é de:

  • A R$ 5.700,00;
  • B R$ 6.000,00;
  • C R$ 6.550,00;
  • D R$ 8.000,00;
  • E R$ 8.733,33.
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O conjunto completo das demonstrações contábeis apresenta uma série de informações na estrutura de cada demonstrativo que possibilita análises sobre a posição patrimonial e financeira da entidade, auxiliando os processos de tomada de decisão, de prestação de contas e de responsabilização. No caso em que se deseja avaliar a composição e a evolução do saldo relativo ao uso de bens, serviços e consumo de capital fixo deve-se recorrer à estrutura do(a):

  • A balanço patrimonial;
  • B demonstração das mutações do patrimônio líquido;
  • C demonstração das variações patrimoniais;
  • D demonstrativo da receita de alienação de ativos e aplicação dos recursos;
  • E demonstrativo das receitas de operações de crédito e despesas de capital.

Contabilidade Geral

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Uma empresa atualizou seu sistema contábil. Após a finalização de implementação do novo sistema, o plano de contas não mais segregava as contas a receber de controladas e coligadas. Nesse caso, a mudança ocorrida afeta a:

  • A tempestividade, devido ao atraso na divulgação da informação contábil, prejudicando a sua confiabilidade;
  • B materialidade, devido à informação ser incompleta e fora dos limites de materialidade e custo;
  • C consistência, pois a apresentação e a classificação de itens nas demonstrações contábeis devem ser mantidas de um período para outro;
  • D compensação de valores, pois a entidade deve compensar ativos e passivos ou receitas e despesas para divulgação ao usuário interno;
  • E uniformidade, pois permite aos usuários identificar e compreender similaridades e diferenças.
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Uma empresa vendeu mercadorias a prazo por R$ 50.000,00 com vencimento para 10 meses. Com base em estimativas passadas, a companhia projeta que 5% dessas vendas não serão cobradas. Dessa forma, o contador deve contabilizar uma:

  • A provisão para devedores duvidosos e credora de R$ 2.500,00 no ativo;
  • B perda estimada de créditos de liquidação duvidosa e credora de R$ 2.500,00 no ativo;
  • C provisão para devedores duvidosos e devedora de R$ 2.500,00 no ativo;
  • D perda estimada de créditos de liquidação duvidosa e devedora de R$ 2.500,00 no ativo;
  • E provisão para devedores duvidosos e devedora de R$ 5.000,00 no resultado.

Contabilidade Pública

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Uma empresa comercial realizou as seguintes operações em seus estoques na compra de pares de tênis:
- Em 15/03 comprou um lote de 20 pares por R$ 600,00 cada; - Em 17/03 comprou um lote de 20 pares por R$ 700,00 cada; e - Em 20/03 vendeu 20 pares por R$ 1.000,00 cada.
Considerando-se as informações apresentadas e segundo o critério de valoração de estoques:

  • A o critério do UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair) resulta no maior lucro bruto;
  • B o critério do UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair) resulta em um lucro bruto de R$ 750,00 maior que o custo médio ponderado;
  • C o critério do PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair) resulta no menor lucro bruto;
  • D o critério do custo médio ponderado resulta no maior lucro bruto;
  • E o critério do PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair) resulta em um lucro bruto de R$ 1.500,00 maior que o UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair).

Contabilidade Geral

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Uma empresa adquiriu à vista, em 01/01/2023, um seguro no valor de R$ 9.000,00 para o prédio administrativo. O referido seguro tem vigência entre 01/01/2023 e 31/12/2023. Nesse caso, o contador deve contabilizar os lançamentos de reconhecimento inicial e de apropriação da despesa pelo regime de competência, respectivamente:

  • A Débito – Caixa/Bancos (Ativo Circulante) R$ 9.000,00 Crédito – Seguros Antecipados (Ativo Circulante) R$ 9.000,00 e Débito – Despesas com Seguros (Ativo Circulante) R$ 750,00 Crédito – Seguros Antecipados (Ativo Circulante) R$ 750,00;
  • B Débito – Despesas com Seguros (Despesa) R$ 9.000,00 Crédito – Seguros Antecipados (Ativo Circulante) R$ 9.000,00 e Débito – Seguros Antecipados (Ativo Circulante) R$ 750,00 Crédito – Caixa/Bancos (Ativo Circulante) R$ 750,00;
  • C Débito – Seguros Antecipados (Ativo Circulante) R$ 9.000,00 Crédito – Caixa/Bancos (Ativo Não Circulante) R$ 9.000,00 e Débito – Despesas com Seguros (Passivo) R$ 750,00 Crédito – Seguros Antecipados (Ativo Não Circulante) R$ 750,00;
  • D Débito – Seguros Antecipados (Ativo Circulante) R$ 9.000,00 Crédito – Caixa/Bancos (Ativo Circulante) R$ 9.000,00 e Débito – Despesas com Seguros (Despesa) R$ 750,00 Crédito – Seguros Antecipados (Ativo Circulante) R$ 750,00;
  • E Débito – Seguros Antecipados (Ativo Circulante) R$ 8.250,00 Crédito – Caixa/Bancos (Ativo Circulante) R$ 8.250,00 e Débito – Despesas com Seguros (Despesa) R$ 750,00 Crédito – Seguros Antecipados (Ativo Circulante) R$ 750,00.
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Uma empresa comercial vendeu um produto pelo valor prefixado de R$ 28.000,00 para ser recebido daqui a 14 meses. A taxa de juros da operação, conhecida, era de 1,924% ao mês. 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Considerando as informações apresentadas, o contador deve registrar os seguintes lançamentos: 

  • A Débito – Clientes (Ativo Não Circulante) R$ 28.000,00 Crédito –Ajuste a valor presente (Ativo Não Circulante) R$ 4.040,40 Crédito – Receita Líquida com vendas (Demonstração do Resultado do Exercício) R$ 23.959,60;
  • B Débito – Clientes (Ativo Não Circulante) R$ 28.000,00 Débito – Ajuste a valor presente (Demonstração do Resultado do Exercício) R$ 4.040,40 Crédito – Receitas com vendas (Demonstração do Resultado do Exercício) R$ 23.959,60;
  • C Débito – Clientes (Ativo Circulante) R$ 28.000,00 Crédito –Ajuste a valor presente (Ativo Circulante) R$ 4.040,40 Crédito – Receita Líquida com vendas (Demonstração do Resultado do Exercício) R$ 23.959,60;
  • D Débito – Clientes (Ativo Não Circulante) R$ 23.959,60 Débito – Ajuste a valor presente (Demonstração do Resultado do Exercício) R$ 4.040,40 Crédito – Receitas com vendas (Demonstração do Resultado do Exercício) R$ 28.000,00;
  • E Débito – Clientes (Ativo Não Circulante) R$ 28.000,00 Crédito – Receita Líquida com vendas (Demonstração do Resultado do Exercício) R$ 28.000,00.