Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Barra Bonita - Médico - Psicólogo - AMEOSC - Nível Superior

0 / 50

Psicologia

1

A Psicoterapia (terapia) envolve vários tratamentos (procedimentos psicológicos destinados a mudar o comportamento desajustado. Nessa dimensão científica, marque a alternativa que apresenta características corretas sobre a "Psicoterapia da Gestalt".

  • A Abordagem psicoterapêutica que se encarrega de preparar os indivíduos para conviverem de forma saudável na sociedade.
  • B Abordagem psicoterápica que supõe que problemas psicológicos surgem quando as pessoas negam aspectos de identidade e param de crescer.
  • C Abordagem psicoterapêutica que supõe que os problemas ocorrem quando as pessoas gastam energia rejeitando aspectos significativos de sua natureza e adotando características alheias.
  • D Abordagem de psicoterapia que supõe que os distúrbios psicológicos são causados por conflitos reprimidos.
2

Quando se pensa em Psicologia da Saúde, como disciplina explicativa, no curso de sua história, reproduz-se uma situação existente na Psicologia. Inicialmente, parte-se de uma perspectiva intra - individual para a explicação do processo merecedor de especial atenção, sabendo-se ele passou, numa fase posterior, a incorporar o social de forma mecânica e apenas recentemente adotou uma postura mais dinâmica face ao social, abraçando uma postura construtivista. (Adaptado)
(LANE, S. & CODO, W., org. Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo, Brasiliense, 1984)

Marque a alternativa com expressão que se relaciona com melhor propriedade ao processo mencionado no texto.

  • A Terapeuta - paciente.
  • B Saúde - doença.
  • C Diagnóstico - terapeuta.
  • D Paciente - terapia.
3

Analise as assertivas com V, para verdadeiro, ou F, para falso:


(  )A Lei nº 8.080/90 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, esta lei esta vigorando em todo o território nacional, para qualquer ação ou serviço de saúde realizado por pessoas ou empresas.


(  )A Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, dispões sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências, instituindo que o idoso só terá seus benefícios legais após setenta anos de idade.


(  )A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, institui: Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: Descentralização, com direção única em cada esfera de governo. Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. Participação da comunidade.


(  )A Lei nº 10.288, de 20 de julho de 2010, institui o Estatuto da Igualdade Racial, altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Instituindo no Art.6º É dever da União, do Ministério da Justiça, dos Estado, de todos os Municípios e da sociedade garantir a igualdade de oportunidades, reconhecendo a todo cidadão brasileiro, independentemente da etnia ou da cor da pele, o direito à participação na comunidade, especialmente nas atividades políticas, econômicas, empresariais, educacionais, culturais e esportivas, defendendo sua dignidade e seus valores religiosos e culturais.

(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm)



Marque a alternativa com a série CORRETA.

  • A V, V, F, V.
  • B F, V, F, F.
  • C V, V, V, V.
  • D V, F, V, F.
4

O Código de Ética Profissional do Psicólogo foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão, suas responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania. O processo ocorreu ao longo de três anos, em todo o país, com a participação direta dos psicólogos e aberto à sociedade. Este Código de Ética pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo.
(http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo_etica.pdf)
Considerando o conteúdo que construiu o "Código de Ética do Psicólogo", marque a alternativa INCORRETA.

  • A Criar e redimensionar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência, pois esses eixos atravessam todas as práticas e estas demandam uma contínua reflexão sobre o contexto social e institucional.
  • B Contemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção do psicólogo em contextos institucionais e em equipes multiprofissionais.
  • C Abrir espaço para a discussão, pelo psicólogo, dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos, questão crucial para as relações que estabelece com a sociedade, os colegas de profissão e os usuários ou beneficiários dos seus serviços.
  • D Estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e não em suas práticas particulares, uma vez que os principais dilemas éticos não se restringem a práticas específicas e surgem em quaisquer contextos de atuação.
5

Com relação aos transtornos, registre V, para verdadeiro, ou F, para falso:
(__)O Transtorno de Personalidade Esquizoide é um padrão de desconforto agudo em relacionamentos íntimos, distorções cognitivas e/ou da percepção e comportamento excêntrico.
(__)O Transtorno de Personalidade Paranoide aponta, entre os itens que o caracteriza, sensibilidade excessiva a contratempos e rejeições; tendência a guardar rancores persistentemente, isto é, recusa a perdoar insultos e injúrias ou desfeitas; um combativo e obstinado senso de direitos pessoais em desacordo com a situação real.
(__)O Transtorno Conversivo é um tipo de Transtorno Somatoforme que apresenta queixas de dores indiscriminadas e sentimentos de fragilidade e vulnerabilidade.
(__)Alguns transtornos são decorrentes do stress grave, a reação aguda ao stress possui uma sintomatologia tipicamente mista que comporta um estado de aturdimento e desorientação, frequentemente acompanhado de manifestações neurovegetativas. 

A sequência CORRETA é: 

  • A V, F, V, V.
  • B V, F, F, F.
  • C F, V, F, V.
  • D V, V, F, V.
6

De acordo com Jean Piaget o conhecimento humano é construído através da interação do indivíduo com o meio externo, ou seja, com o ambiente físico e social. Através do seu método de trabalho ele concluiu que a criança é uma participante ativa no seu processo de desenvolvimento, sendo capaz de construir seu próprio entendimento e conhecimento do mundo. Para que esse entendimento sobre o mundo seja desenvolvido, a criança começa de forma inata e se adaptar de maneira cada vez mais satisfatória ao meio em que vive. Para que esse processo de desenvolvimento cognitivo ocorra Jean Piaget definiu três processos:

  • A Assimilação, organização e adequação.
  • B Organização, adaptação e equilibração.
  • C Adequação, assimilação e organização.
  • D Acomodação, equilibração e adaptação.
7

Conforme a Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, são objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:

  • A A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
  • B A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei.
  • C A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
  • D Reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações.
8

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo é CORRETO afirmar que:

  • A As transgressões dos preceitos deste Código constituem infração disciplinar, com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais: advertência, censura pública, suspensão do exercício profissional, por até 90 dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia, e cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.
  • B Um dos princípios fundamentais do Código de Ética é a prestação de serviços psicológicos de qualidade, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional.
  • C O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
  • D Nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo registrará todas as informações colhidas no atendimento para o cumprimento dos objetivos do trabalho multidisciplinar.
9

De acordo com as diversas teorias da Psicologia da Aprendizagem é CORRETO afirmar.

  • A Piaget nomina como esquemas as estruturas cognitivas que são modificadas por meio do processo de adaptação. Os esquemas estão em contínuo movimento e permitem ao indivíduo melhor adaptar-se a uma realidade que, ele próprio, vai percebendo mais complexa e abrangente, exigindo formas de pensamento e comportamento mais evoluídas.
  • B Para Vygotsky, o aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas.
  • C De acordo com Piaget, o desenvolvimento da linguagem, instrumento de comunicação e síntese do conhecimento, marca quantitativamente a evolução do indivíduo.
  • D Definida como Epistemologia Genética, a teoria de Piaget estuda os mecanismos e processos que conduzem o sujeito de um estado de menor conhecimento para estados de conhecimento mais avançados. Suas pesquisas sobre desenvolvimento mental tinham a perspectiva de desenvolvimento cognitivo, com ênfase na experiência como elemento essencial ao desenvolvimento da aprendizagem.
10

Pode-se situar a origem do campo da Psicologia da saúde em alguns acontecimentos de repercussão mundial, como o conceito de saúde adotado a partir de 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o qual considera saúde como o estado de completo bem-estar físico, mental e social, não se restringindo à ausência de doença. Com esse novo conceito, estar saudável passa a significar algo mais complexo e subjetivo, pois cada sujeito buscará e compreenderá sua saúde a partir das suas vivências, história de vida, contexto social e econômico.
(Revista de Psicologia da IMED, Jan/Jun, 2014, vol. 6, nº 1, p. 4-9) - (Adaptado)

Nessa dimensão, analise as assertivas:
I.No Brasil, o novo conceito foi resgatado, durante a década de 80, quando surgiu a necessidade de construir um sistema público de saúde que refletisse as aspirações sociais e políticas que estavam emergindo no país.
II.O Sistema Único de Saúde (SUS) emergiu nesse contexto, defendendo que a atenção à saúde deve ser oferecida em três níveis: prevenção, promoção e tratamento, incorporando o conceito da OMS de que a saúde não é apenas a ausência de doença, mas envolve uma visão integral do indivíduo.
III.A partir deste momento sócio - histórico, a atuação do psicólogo em equipes multiprofissionais passou a ser reconhecida como importante para consolidar uma concepção integral de saúde. Contudo, tanto a classe profissional como o próprio campo de conhecimento ainda não estavam preparados para atender a esta nova demanda.
IV.Por um lado, reconhecia-se que o psicólogo, frente a essas transformações, poderia, de forma prescindível à saúde, tanto apresentar instrumentos como desenvolver práticas que auxiliariam nos três níveis de atenção em saúde, no entanto, as práticas e a formação oferecida ao psicólogo ainda eram insuficientes para atender a essas novas demandas.

Entre os dados apresentados, marque a alternativa CORRETA.

  • A Apenas, I e II.
  • B I, II, III e IV.
  • C Apenas, I, II e III.
  • D Apenas, II e IV.
11

Psicodinâmica trata de uma abordagem da psicologia que está diretamente ligada às teorias trabalhadas pela Teoria Psicanalítica. Essa abordagem trabalha os conflitos que estão no nosso inconsciente, ou seja, que não estão de fácil acesso nos nossos pensamentos e no nosso dia a dia, afirmam os psicólogos.

Nesse contexto teórico - científico, marque a alternativa com informação INCORRETA.

  • A Apesar de estar ligada à Psicanálise, a Psicoterapia Psicodinâmica tende a ser uma abordagem mais breve, tendo também um grande enfoque na dinâmica entre paciente e terapeuta.
  • B No rol dos benefícios trazidos pela Psicoterapia Psicodinâmica, identificam-se, entre outros: Desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, inteligência emocional.
  • C O objeto dessa abordagem é cicatrizar todos os conflitos e traumas na vida do paciente.
  • D Trata-se de uma teoria mais aprofundada, que trabalha os conflitos internos e inconscientes e que, geralmente, estão ligados à infância.
12

A Psicologia Institucional / organizacional é um modelo que difere da Psicologia Individual. Nesta, parte-se do indivíduo isolado para explicar as agrupações humanas e aplicam a estas últimas as categorias observáveis e conceituais que correspondem ou se utilizaram para o indivíduo isolado e, desta maneira, explicam-se os grupos, as instituições e as comunidades, pelas características dos indivíduos. Os modelos da Psicologia Social, de onde emanam as reflexões sobre a Psicologia Institucional, utilizam categorias adequadas ao caráter dos fenômenos das agrupações humanas (interação, comunicação, identificação, etc.) que, em grande parte, têm que ser descobertos e criados. Trabalhando em uma instituição, o Psicólogo centra sua atenção na atividade humana em que ela tem lugar e no efeito da mesma, para aqueles que nela desenvolvem determinada atividade. (Adaptado)
(BLEGER, José. (1922-1972). Psico higiene e psicologia Institucional. Livraria Alexandria São Paulo. p.33).
Nessa vertente teórica de conhecimento, analise as assertivas com V, para verdadeiro, ou F, para falso, considerando que para o conteúdo enunciado, impõe-se um mínimo de informação sobre a própria instituição / organização com suas inclusões pertinentes.
(__)Finalidade ou objetivo da instituição / organização, instalações e procedimentos com os quais se satisfaz seu objetivo.
(__)Origem e formação, evolução, história, crescimento, mudanças, flutuações, suas tradições.
(__)Organização e normas que a regem, contingente humano que nela intervém: sua estratificação social e estratificação de tarefas.
(__)Avaliação dos resultados de seu funcionamento, resultado para a instituição e para seus integrantes. Itens que a própria instituição utiliza para isto.

Marque a alternativa com a série CORRETA

  • A V, F, V, V.
  • B V, V, F, F.
  • C V, V, V, V.
  • D F, V, V, V.
13

Personalidade refere-se a padrões relativamente consistentes e duradouros de percepção, pensamentos, sentimentos e comportamentos que dão identidade distintas às pessoas.
DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. Makron Books. São Paulo. P.536.)
Sobre as "Teorias da Personalidade", analise as assertivas:
I.Esta teoria "Supõe que a personalidade desenvolve-se à medida que as pessoas resolvem conflitos psicológicos profundos".
II.Esta teoria "Focaliza o que as pessoas fazem em determinadas situações".
III.Esta teoria "Enxerga as pessoas basicamente como seres perceptivos e experienciadores".

As assertivas contêm elementos que identificam, respectivamente, as Teorias da Personalidade denominadas:

  • A Behaviorista, Fenomenológica, Behaviorista.
  • B Fenomenológica, Psicodinâmica, Fenomenológica.
  • C Fenomenológica, Psicodinâmica, Psicodinâmica.
  • D Psicodinâmica, Behaviorista, Fenomenológica.
14

No Brasil, a Psicologia da Saúde foi desenvolvida inicialmente no contexto hospitalar, sendo que apenas a partir da década de 90, a mesma ampliou seu âmbito de atuação, realizando estudos e intervenções em outros contextos, nos quais se trabalhava com a saúde dos indivíduos e comunidades, como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSF's). Essa origem ainda hoje marca a Psicologia da Saúde, levando inclusive a certa confusão entre essas duas áreas da Psicologia - Psicologia Hospitalar e Psicologia da Saúde (Teixeira, 2004). A Psicologia Hospitalar é uma subárea da Psicologia da Saúde, com necessidade de uma intervenção precisa e adequada em um ambiente acostumado a raciocinar com base em evidências, dada a predominância do modelo biomédico neste contexto. Porém, Psicologia da Saúde é um termo com sentido mais ampla, pois abrange também a atenção em saúde nos níveis _____________________. (Gorayeb, 2010; Almeida & Malagris, 2011).
(Revista de Psicologia da IMED, Jan.-Jun, 2014, v. 6, n. 1, p. 4-9) - (Adaptado)

Marque a alternativa com a expressão coerente para completar o enunciado:

  • A Interventivo e social
  • B Público e privado
  • C Clínico e terapêutico
  • D Primário e secundário
15

Trata-se de uma manobra inteiramente encobridora. Por trás da doença está a tentativa patológica e ambiciosa de o paciente ver a si mesmo como algo extraordinário... Os sintomas são um grande monte de lixo no qual o paciente se esconde. A superioridade fictícia do paciente data da época em que ele foi mimado... Enquanto vemos claramente o que ele faz, ele, sem perceber, está ocupado em erigir seus obstáculos, como um criminoso empedernido, ele está tentando assegurar um álibi... Sempre termina em 'o que eu não teria realizado se não tivesse sido impedido pelos sintomas'. A nossa tarefa é tornar conceitual o que nele estava não-conceitualizado. (Ansbacher e Ansbacher, 1964, p.198-199)
(HALL, Calvin S. et al. Teorias da Personalidade. ARTMED. Porto Alegre. 2000. p.125.)

O texto caracteriza corretamente:

  • A Autismo.
  • B Distúrbio desagregador infantil.
  • C Esquizofrenia.
  • D Neurose.
16

As Teorias psicodinâmicas veem o comportamento como o produto de forças psicológicas que interagem dentro do indivíduo, frequentemente fora de seu estado de consciência. Muito da vida mental é inconsciente e, como resultado, as pessoas podem comportar-se de maneiras que elas próprias não entendem. Freud baseou-se na física de sua época para cunhar o termo Psicodinâmica.
(MORRIS, Charles G. Introdução à Psicologia. Trad. de Ludmilla Lima e Maria S. Duarte Baptista. São Paulo: Prentice Hall, 2004. P. 344/5/6/7/8.)

Nessa dimensão, marque a alternativa incoerente com as "teorias psicodinâmicas".

  • A O desenvolvimento da personalidade envolve aprender a regular sentimentos sexuais e agressivos assim como tornar-se socialmente interdependente em vez de dependente.
  • B Os padrões instáveis de personalidade começam a se formar na infância tanto quanto as primeiras experiências influenciam bastante o desenvolvimento desses padrões.
  • C Os processos mentais, tais como emoções, motivações e pensamentos, agem paralelamente e podem, assim, ocasionar sentimentos conflitantes.
  • D As representações mentais que fazemos de nós mesmos, de outros e de nossos relacionamentos tendem a orientar nossas interações com as outras pessoas.
17

"É o desequilíbrio que gera o desenvolvimento, pois este é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior". As expressões "estado de menos equilíbrio " e "estado de equilíbrio superior " revelam que a vida não se fixa em uma só fase e que estas alternâncias da busca pela equilibração faz com que se busquem melhoras estimulando o homem à invenção, criação, realização para a tentar melhorar o mundo e sua própria vida. Essa caminhada ocorre em fases do desenvolvimento humano, de forma gradual e contínua.
Com base no enunciado, analise "A maturidade em suas dimensões principais", com V, para verdadeiro, ou F, para falso:
(  )Maturidade emocional - diz respeito à expressão e ao controle das emoções nas diversas idades - esta é a fase fundamental da vida humana.
( )Maturidade social - compreende a evolução da sociabilidade, no sentido de superação do egocentrismo infantil, na contribuição para o bem-estar social e a participação nas decisões de interesse social.
(  )Maturidade física - abrange o desenvolvimento das características físicas, estatura, peso, sexo, ser canhoto, etc.
(  )Maturidade intelectual - refere-se à maneira como a pessoa vai conhecendo a si mesma e ao mundo que a cerca.

Marque a alternativa com a série CORRETA.

  • A V, F, F, V.
  • B F, V, F, V.
  • C F, V, V, F.
  • D V, V, V, V.
18

Piaget se considera um epistemologista interessado pela relação complexa de elementos do conhecimento e, mais particularmente, um epistemologista genético, interessado, no sentido mais amplo possível pelas mudanças histórico - evolutivas que se dão na relação ___________________.
(FLAVELL, John H. A Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget. Livraria Pioneira Editora. S. Paulo. Cap.7. p.254.)
Marque a alternativa com a expressão que completa coerentemente o enunciado:

  • A Evolução e desenvolvimento
  • B Significante e significado
  • C Sujeito - objeto
  • D Acomodação - equilibração
19

A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do adolescente e dá outras providências.
(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm)

Toda vez que qualquer dispositivo da lei 8.069/90 tiver de ser interpretado, a fim de ter aplicação coerente, seguindo o que está escrito no Art. 6º, levar-se-á / levar-se-ão em conta:

  • A A função social, as exigências do bem comum, direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição específica da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.
  • B O interesse exclusivo da criança e do adolescente.
  • C Os princípios gerais do direito, voltados à guarda dos interesses da criança e do adolescente, buscando a inserção deste no seio social.
  • D O entendimento da Autoridade pública que tiver diante do caso específico, uma vez que a ela é facultado o ato discricionário.
20

Sobre  a  Avaliação Psicopatológica é CORRETO afirmar  que:

  • A O exame físico do paciente com transtorno psiquiátrico não difere, em essência, daquele dos indivíduos sem patologias mentais. Deve-se, entretanto, ressaltar que os pacientes com transtornos psiquiátricos apresentam morbidade física mais frequente que a população geral, motivo que reforça a necessidade de avaliação somática (anamnese e exame físico cuidadoso) desses indivíduos
  • B O exame do estado mental atual, juntamente com a observação cuidadosa do paciente, é, de fato, o principal instrumento de conhecimento da psicopatologia.
  • C A avaliação neurológica do paciente com transtorno mental é diferenciada à da clientela geral. Nesse caso, a avaliação neurológica depende de anamnese bem-colhida e de exame neurológico objetivo que, bem-realizado, visa identificar topograficamente uma possível lesão ou disfunção no sistema nervoso central e/ou periférico.
  • D A entrevista psicopatológica permite a realização dos dois principais aspectos da avaliação: o exame psíquico e a avaliação neurológica.

Português

21

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


O Purgatório e o Paraíso


A um rabino muito justo foi permitido que visitasse o purgatório e o paraíso.

Primeiramente foi levado ao purgatório, de onde provinham os gritos mais horrendos dos rostos mais angustiados que já vira.

Naquele estranho local, estavam todos sentados numa grande mesa.

Sobre ela, se viam iguarias, comidas das mais deliciosas que se possa imaginar, com a prataria e a louça mais maravilhosa que jamais se vira.

Não entendendo por qual motivo sofriam tanto, o rabino prestou mais atenção ao local e viu que seus cotovelos estavam invertidos, de tal forma que não podiam dobrar os braços e levar aquelas delícias às suas bocas.

O rabino foi levado ao paraíso, onde se ouvia deliciosas gargalhadas e onde reinava um clima de festa.

Porém, ao observar, para sua surpresa, encontrou o mesmo ambiente: todos sentados à mesma mesa que vira no purgatório, contendo as mesmas iguarias, as mesmas louças e os mesmos cotovelos invertidos.

Mas ali havia um detalhe muito especial: cada um levava a comida à boca do outro.

Essa história nos faz lembrar da música "O sal da Terra" de Beto Guedes, onde diz que vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois.

Por isso, para melhor construir a vida nova, e só repartir melhor o pão.

É preciso recriar o paraíso agora, para merecer quem vem depois.



https://www.contandohistorias.com.br. Adaptado

Na frase "Sobre ela, se viam iguarias, comidas das mais deliciosas que se possa imaginar, com a PRATARIA e a louça mais maravilhosa que jamais se vira." a palavra PRATARIA obedece ao processo de formação por derivação:

  • A Sufixal.
  • B Parassintética.
  • C Prefixal.
  • D Regressiva.
22
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS 2022 - texto auxiliar para a questão.


Poder antecipar o futuro é um dos sonhos da humanidade há muito tempo. Hoje, com a capacidade computacional para realizar pesquisas, não é preciso navegar no escuro: o mercado pode ser mais previsível do que aparenta. O relatório com as tendências para 2022 é uma luz, um horizonte para estar à frente na competição.

As doze tendências em tecnologia estão separadas em três grandes esferas: integração tecnológica, pois é preciso construir uma base de TI bem fundamentada; cocriação, já que é preciso trabalhar em conjunto, time de negócios e TI, para construir a inovação; expansão corporativa, em que depois de fundamentar a estrutura e a equipe, é hora de agregar valor.


(Disponível em: https://conteudo.oraex.com.br/12-tendencias-2022? gclid=Cj0KCQiAip-PBhDVARIsAPP2xc3MmTz07q-xR4y5-1DQbWhIkr DGSVzvl3fgIz-Eof8H-Sqx8LlK164aAjPBEALw_wcB. Adaptado.)

"O relatório com as tendências para 2022 é uma luz."

Assinale a opção CORRETA:

  • A A palavra "luz" é predicativo do sujeito.
  • B A expressão "para 2022" é adjunto adnominal.
  • C O predicado é verbal.
  • D A expressão "O relatório" é o núcleo do sujeito.
23
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas. O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes, afirmou Leslie Vosshall.
O vocábulo cuja classe gramatical compõe um advérbio de intensidade é:

  • A Basicamente.
  • B Atraentes.
  • C Se.
  • D Mais.
24
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas. O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram níveis mais altos de ácidos.

Assinale a opção CORRETA quanto à nova pontuação.

  • A Os pesquisadores encontraram, entre os odores mais atraentes níveis mais altos de ácidos.
  • B Os pesquisadores encontraram, entre os odores mais atraentes, níveis mais altos de ácidos.
  • C Os pesquisadores, encontraram entre os odores mais atraentes, níveis mais altos de ácidos.
  • D Os pesquisadores encontraram entre os odores mais atraentes, níveis mais altos de ácidos.
25
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas. O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Para realizar o confronto, o estudo pediu aos participantes que usassem os materiais de nylon ao redor dos antebraços. Ao substituir o substantivo masculino por um feminino correspondente, haverá o uso da crase na expressão:

  • A Aos participantes.
  • B O estudo.
  • C Dos antebraços.
  • D O confronto.
26
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas. O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Quem tem a impressão de que costuma atrair os mosquitos pode estar coberto de razão - e de picadas: um estudo realizado por cientistas da Universidade Rockefeller, em Nova York, nos EUA, concluiu que algumas pessoas produzem químicos expelidos pelo cheiro que "atraem" os insetos como um verdadeiro imã.
Assinale a opção CORRETA de acordo com o texto.

  • A Foi comprovada uma associação entre o perfume que usamos e a presença de bactérias em nossa pele. Resultado: quanto melhor o perfume e mais natural, melhor a fixação da bactéria no perfume.
  • B O trabalho foi realizado com cem voluntários e descobriu-se que certos ácidos na pele conseguem atrair os mosquitos, em até sessenta e quatro vezes mais do que em outros indivíduos.
  • C A pesquisa afirma que o mesmo mosquito que provoca três doenças diferentes, ao longo de três anos de experiência, comprovaram que o inseto reconhece os odores mesmo depois de muito tempo.
  • D O experimento utilizou três diferentes espécies de mosquitos que causam a dengue, a zika e a febre amarela e constatou que todos as três espécies têm uma forte tendência para odores que envolvem bactérias saudáveis presentes na pele.
27
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas. O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, 'que' transmite doenças como febre amarela, dengue e zika.
Em relação ao termo destacado, trata-se de:

  • A Conjunção integrante com função de objeto direto ao substituir o termo 'Aedes aegypti', presente na frase anterior.
  • B Pronome relativo com função de sujeito ao substituir o termo 'mosquitos', presente na frase anterior.
  • C Conjunção integrante com função de objeto direto ao substituir o termo 'experimento', presente na frase anterior.
  • D Pronome relativo com função de sujeito ao substituir o termo 'Aedes aegypti', presente na frase anterior.
28
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas. O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Você será o único no piquenique.


Assinale a opção CORRETA quanto à análise sintática.

  • A O vocábulo 'único' é o predicativo do sujeito.
  • B O predicativo do sujeito é o pronome do caso reto 'você'.
  • C O pronome do caso reto 'você' é o aposto da oração.
  • D O predicado é nominal cujo núcleo é o vocábulo 'piquenique'.
29
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas. O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para escolher o cheiro preferido.
Assinale a expressão que contenha dois adjetivos e um substantivo.

  • A Cada meia foi colocada.
  • B Mosquitos foram liberados.
  • C Escolher o cheiro preferido.
  • D Dentro de um longo tubo
30
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas. O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas.


O predicado da oração é a expressão:

  • A De fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas.
  • B Funcionam como um imã para os mosquitos.
  • C De fato, funcionam como um imã.
  • D Funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas.
31
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas. O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.
Em relação à acentuação gráfica, pode-se afirmar que há:

  • A Dois vocábulos acentuados por serem paroxítonos terminados em ditongo.
  • B Um vocábulo acentuado por ser monossílabo tônico terminado em 'e'.
  • C Dois vocábulos acentuados por serem proparoxítonos.
  • D Três vocábulos acentuados por serem proparoxítonos.
32
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas. O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas.
Assinale a opção cuja classe morfológica esteja em concordância com o vocábulo.

  • A E - preposição.
  • B Pessoas - pronome indefinido.
  • C Algumas - pronome indefinido.
  • D Para - conjunção.
33
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas.

O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Quem tem a impressão de que costuma atrair os mosquitos pode estar coberto de razão - e de picadas: um estudo realizado por cientistas da Universidade Rockefeller, em Nova York, nos EUA, concluiu que algumas pessoas produzem químicos expelidos pelo cheiro que "atraem" os insetos como um verdadeiro imã.
Assinale a opção CORRETA de acordo com o texto.

  • A O trabalho foi realizado com cem voluntários e descobriu-se que certos ácidos na pele conseguem atrair os mosquitos, em até sessenta e quatro vezes mais do que em outros indivíduos.
  • B Foi comprovada uma associação entre o perfume que usamos e a presença de bactérias em nossa pele. Resultado: quanto melhor o perfume e mais natural, melhor a fixação da bactéria no perfume.
  • C A pesquisa afirma que o mesmo mosquito que provoca três doenças diferentes, ao longo de três anos de experiência, comprovaram que o inseto reconhece os odores mesmo depois de muito tempo.
  • D O experimento utilizou três diferentes espécies de mosquitos que causam a dengue, a zika e a febre amarela e constatou que todos as três espécies têm uma forte tendência para odores que envolvem bactérias saudáveis presentes na pele.
34
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas.

O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Você será o único no piquenique.


Assinale a opção CORRETA quanto à análise sintática.

  • A O predicado é nominal cujo núcleo é o vocábulo 'piquenique'.
  • B O pronome do caso reto 'você' é o aposto da oração.
  • C O vocábulo 'único' é o predicativo do sujeito.
  • D O predicativo do sujeito é o pronome do caso reto 'você'.
35
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas.

O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram níveis mais altos de ácidos.
Assinale a opção CORRETA quanto à nova pontuação.

  • A Os pesquisadores encontraram entre os odores mais atraentes, níveis mais altos de ácidos.
  • B Os pesquisadores encontraram, entre os odores mais atraentes níveis mais altos de ácidos.
  • C Os pesquisadores encontraram, entre os odores mais atraentes, níveis mais altos de ácidos.
  • D Os pesquisadores, encontraram entre os odores mais atraentes, níveis mais altos de ácidos.
36
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas.

O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas.
Assinale a opção cuja classe morfológica esteja em concordância com o vocábulo.

  • A Para - conjunção.
  • B Algumas - pronome indefinido.
  • C Pessoas - pronome indefinido.
  • D E - preposição.
37
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas.

O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes, afirmou Leslie Vosshall.
O vocábulo cuja classe gramatical compõe um advérbio de intensidade é:

  • A Basicamente.
  • B Mais.
  • C Atraentes.
  • D Se.
38
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas.

O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.
Em relação à acentuação gráfica, pode-se afirmar que há:

  • A Três vocábulos acentuados por serem proparoxítonos.
  • B Dois vocábulos acentuados por serem paroxítonos terminados em ditongo.
  • C Um vocábulo acentuado por ser monossílabo tônico terminado em 'e'.
  • D Dois vocábulos acentuados por serem proparoxítonos.
39
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas.

O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Para realizar o confronto, o estudo pediu aos participantes que usassem os materiais de nylon ao redor dos antebraços.
Ao substituir o substantivo masculino por um feminino correspondente, haverá o uso da crase na expressão:

  • A Aos participantes.
  • B Dos antebraços.
  • C O estudo.
  • D O confronto.
40
Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo 'imã' de mosquito, diz estudo

Trabalhando com o odor corporal de sessenta e quatro voluntários ao longo de vários anos, a pesquisa descobriu que certos ácidos presentes na pele atraem os mosquitos até cem vezes mais do que outros.

Para realizar a comparação, o estudo pediu aos participantes que usassem meias de nylon ao redor dos antebraços, a fim de coletar o odor expelido pela pele: em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para "escolher" o cheiro preferido. "Eles basicamente se aglomeravam nos mais atraentes", afirmou Leslie Vosshall, neurobióloga da universidade e principal autora da pesquisa. "Então, a verdade tornou-se muito óbvia imediatamente", concluiu a pesquisadora.

Algumas pessoas, de fato, funcionam como um imã para os mosquitos e suas mordidas.

O experimento utilizou mosquitos Aedes aegypti, que transmite doenças como febre amarela, dengue e zika e, ao repetir o procedimento ao longo de três anos, concluiu que certos perfis de odores corporais atraíam, consideravelmente, mais os mosquitos e que tal magnetismo permanece com a passagem do tempo. Os insetos são fiéis aos cheiros que preferem, e escolhem sempre as mesmas vítimas, mesmo após a passagem do tempo.

O ácido que atrai os mosquitos é incorporado ao nosso cheiro por bactérias saudáveis na pele.

Entre os odores mais atraentes, os pesquisadores encontraram em comum níveis mais altos de ácidos, formados por "moléculas gordurosas" que funcionam como uma camada hidratante em nossa pele, e que são incorporados ao nosso perfume natural através de bactérias saudáveis, ao se alimentarem dos ácidos. "Se você tem altos níveis dessas coisas em sua pele, você será o único no piquenique recebendo todas as picadas", explica Vosshall. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell, e em breve será repetida com outros tipos de mosquito.

Não é apenas impressão: algumas pessoas são mesmo ?imã? de mosquito, diz estudo (msn.com). Adaptado.

Em seguida, cada meia foi colocada dentro de um longo tubo, e os mosquitos foram liberados para escolher o cheiro preferido.
Assinale a expressão que contenha dois adjetivos e um substantivo.

  • A Cada meia foi colocada.
  • B Escolher o cheiro preferido.
  • C Dentro de um longo tubo.
  • D Mosquitos foram liberados.

Conhecimentos Gerais

41

De acordo com a reportagem da CNN, o mundo no dia 15 de novembro de 2022 atingiu um marco em relação ao número de habitantes, dentre eles, com uma população idosa em crescimento. De acordo com o relatório World Population Prospects 2022 da ONU, a expectativa de vida no mundo atingiu 72,8 anos em 2019, o que representa um aumento de quase nove anos desde 1990. Ainda que tenha caído para 71,0 anos em 2021, como reflexo da pandemia, a projeção é de que a longevidade média global chegue a 77,2 anos em 2050. Até a metade do século, as Nações Unidas estimam que o número de pessoas com mais de 65 anos será maior do que o dobro do número de crianças com menos de 5 anos de idade. "Hoje, nós temos 1,1 bilhão de idosos, de 60 anos ou mais, no mundo. Em 2100 chegaremos em 3,1 bilhões. A população idosa vai triplicar", esclarece o doutor em demografia e pesquisador aposentado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) José Eustáquio.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional
Diante disso, marque a alternativa CORRETA que expressa a estimativa do quantitativo populacional mundial atual.

  • A 8 (oito) bilhões de habitantes.
  • B 9 (nove) bilhões de habitantes.
  • C 6,5 (seis e meio) bilhões de habitantes.
  • D 7 (sete) bilhões de habitantes.
42

De acordo com a reportagem da CNN, o mundo no dia 15 de novembro de 2022 atingiu um marco em relação ao número de habitantes, dentre eles, com uma população idosa em crescimento. De acordo com o relatório World Population Prospects 2022 da ONU, a expectativa de vida no mundo atingiu 72,8 anos em 2019, o que representa um aumento de quase nove anos desde 1990. Ainda que tenha caído para 71,0 anos em 2021, como reflexo da pandemia, a projeção é de que a longevidade média global chegue a 77,2 anos em 2050.
Até a metade do século, as Nações Unidas estimam que o número de pessoas com mais de 65 anos será maior do que o dobro do número de crianças com menos de 5 anos de idade. "Hoje, nós temos 1,1 bilhão de idosos, de 60 anos ou mais, no mundo. Em 2100 chegaremos em 3,1 bilhões. A população idosa vai triplicar", esclarece o doutor em demografia e pesquisador aposentado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) José Eustáquio.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional
Diante disso, marque a alternativa CORRETA que expressa a estimativa do quantitativo populacional mundial atual.

  • A 6,5 (seis e meio) bilhões de habitantes.
  • B 7 (sete) bilhões de habitantes.
  • C 8 (oito) bilhões de habitantes.
  • D 9 (nove) bilhões de habitantes.
43

"O(a) X é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, fundada em 4 de novembro de 1946 com o objetivo com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento mundial e auxiliando os Estados-Membros - hoje são 193 países - na busca de soluções para os problemas que desa?am nossas sociedades. É essa agência das Nações Unidas que atua nas seguintes áreas de mandato: Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação. Para isso desenvolve projetos de cooperação técnica em parceria com o governo - União, estados e municípios -, a sociedade civil e a iniciativa privada, além de auxiliar na formulação de políticas públicas que estejam em sintonia com as metas acordadas entre os Estados Membros da Organização".
Fonte (adaptada): http://portal.mec.gov.br/
Marque a alternativa que substitui corretamente o X no texto acima.

  • A UNICEF
  • B UNESCO
  • C OCHA
  • D Conselho Econômico e Social
44

Uma cepa de vírus nomeada de BQ.1 vêm preocupando a saúde no Brasil, pelo aumento rápido da taxa de contaminação. O vírus nomeado BQ.1 é responsável por causar a doença conhecida como:

  • A Covid-19.
  • B Poliomielite.
  • C Influenza.
  • D H1N1.
45

"COP 27 inicia colocando em pauta compensação climática para países mais pobres"
Acesso em: www.g1.com.br
A COP é o evento mais importante e o maior já realizado sobre o tema das mudanças climáticas, reunindo os maiores líderes mundiais, neste ano a COP 27 acontece no:

  • A Qatar.
  • B Egito.
  • C Japão.
  • D Estados Unidos.
46

"COP 27 inicia colocando em pauta compensação climática para países mais pobres"
Acesso em: www.g1.com.br
A COP é o evento mais importante e o maior já realizado sobre o tema das mudanças climáticas, reunindo os maiores líderes mundiais, neste ano a COP 27 acontece no:

  • A Egito.
  • B Estados Unidos.
  • C Japão.
  • D Qatar.
47

"COP 27 inicia colocando em pauta compensação climática para países mais pobres"
Acesso em: www.g1.com.br
A COP é o evento mais importante e o maior já realizado sobre o tema das mudanças climáticas, reunindo os maiores líderes mundiais, neste ano a COP 27 acontece no:

  • A Japão.
  • B Qatar.
  • C Estados Unidos.
  • D Egito.
48

Uma cepa de vírus nomeada de BQ.1 vêm preocupando a saúde no Brasil, pelo aumento rápido da taxa de contaminação. O vírus nomeado BQ.1 é responsável por causar a doença conhecida como:

  • A H1N1.
  • B Influenza.
  • C Covid-19.
  • D Poliomielite.
49

O conflito armado entre Rússia e Ucrânia que acontece no leste europeu, gera apreensão no resto do mundo, pois teme-se a expansão dos ataques, gerando a terceira guerra mundial. Segundo já declararam governantes, como o dos Estados Unidos, qual das alternativas abaixo cita uma ação que poderia acarretar o envolvimento de outras nações na guerra que até agora se concentra entre os dois países?

  • A A suspensão do fornecimento de gás natural da Rússia para o restante da Europa.
  • B A elevação do índice de mortalidade na Ucrânia para mais de 50%, por causa da guerra.
  • C O impedimento da exportação dos grãos ucranianos, que sustentam o restante do mundo.
  • D O ataque a algum país que pertença à Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN.
50

Relacionamento. Essa é a palavra utilizada por Raquel Casal para falar sobre alimentação. Muito além de dietas, treinos e outras palavras que parecem estar na moda, a mãe, modelo e influenciadora, acredita que a relação com a comida influencia nossas escolhas alimentares. E foi para falar desse assunto ainda pouco abordado por esse viés, que Raquel lançou o livro intitulado: "Não leve suas emoções para a mesa - alimente-se corretamente". A autora conta que a principal mensagem do livro é mostrar que ter uma alimentação saudável vai muito além de seguir regras ou ter um corpo dentro dos padrões impostos pela sociedade. "É prestar atenção em si, no que está acontecendo ao redor, observar as influências externas. E dessa forma ser livre para fazer boas escolhas de uma forma consciente e não de uma forma obrigatória ou imposta pelo benefício de um corpo físico bonito. E sim ver a saúde mental como um benefício também", ressalta.
Fonte: https://jornalsantacatarina.com.br

No que corresponde ao tópico saúde, recentemente foi publicado no Jornal Santa Catarina uma reportagem sobre hábitos alimentares. Sobre esse assunto relacionado ao texto, julgue os itens abaixo em V (verdadeiro) ou F (falso):
I.(  )As emoções pessoais não possuem nenhuma relação com os hábitos alimentares pessoais.
II.(  )Alimentar-se também deve fazer parte de um relacionamento com a comida a fim de que exista uma melhor conduta nas escolhas alimentares.
III.( )Os seres humanos devem ser livres para fazer suas boas escolhas alimentares, de forma conscientemente saudável e não apenas por padrões estéticos.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A I.F, II.V, III.V.
  • B I.V, II.F, III.F.
  • C I.V, II.F, III.V.
  • D I.V, II.V, III.F.