Resolver o Simulado Contador

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Auditoria Governamental

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No que diz respeito à independência e à ética do auditor, de acordo com a ISSAI 3100, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Independência significa os princípios morais de um indivíduo que incluem independência, integridade, objetividade, competência profissional e devido zelo, confidencialidade e comportamento profissional.
  • B O auditor deve estar ciente de quaisquer questões ou situações que possam ameaçar a independência da Entidade Fiscalizadora Superior e/ou dos membros da equipe de auditoria.
  • C As ameaças ao cumprimento dos requisitos aplicáveis à independência devem ser levadas em conta apenas depois da auditoria.
  • D Independência na aparência permite que o auditor realize atividades sem ser afetado por influências que comprometam o julgamento profissional; agir com integridade e exercer objetividade e ceticismo profissionais.
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Essa auditoria pode cobrir uma ampla variedade de objetos e pode ser realizada para fornecer asseguração razoável ou limitada, utilizando diversos tipos de critérios, procedimentos de obtenção de evidências e formatos de relatório. Podem ser trabalhos de certificação ou de relatório direto, ou ambos ao mesmo tempo. O relatório de auditoria pode ser apresentado em forma longa ou curta, e as conclusões podem ser expressas de várias formas: como uma declaração escrita, simples e clara, de opinião sobre a conformidade, ou como uma resposta mais elaborada a questões específicas de auditoria.
O texto acima faz referência ao conceito de:

  • A Auditoria de conformidade.
  • B Auditoria operacional.
  • C Auditoria regulatória.
  • D Auditoria interna operacional.
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A respeito do julgamento e ceticismo profissional no trabalho do auditor, julgue os itens a seguir assinalando V para verdadeiro e F para falso:
(__)São usados durante todo o processo de auditoria de conformidade para avaliar os elementos da auditoria. (__)O auditor deve ser capaz de avaliar uma variedade de tipos de evidência de auditoria de acordo com sua origem e relevância. (__)Uma atitude de ceticismo profissional significa que o auditor fará uma avaliação crítica, com uma mente questionadora. (__)Ceticismo faz referência à aplicação de treinamento, conhecimento e experiência aplicáveis, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria.

  • A F-V-V-V.
  • B V-V-V-F.
  • C V-F-V-F.
  • D V-V-F-V.
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A respeito da documentação em auditoria operacional, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A informação documentada deve ser suficientemente completa e detalhada para permitir que um usuário, sem nenhum contato prévio com a auditoria, possa posteriormente determinar qual trabalho foi feito a fim de chegar aos achados, às conclusões e às recomendações da auditoria.
  • B Auditores operacionais devem manter um registro documental adequado da preparação, dos procedimentos e dos achados de cada auditoria. O propósito e contexto da documentação são um tanto generalistas em auditoria operacional.
  • C O objetivo do relatório nas auditorias operacionais é, frequentemente, persuadir usuários razoáveis, fornecendo-lhes novas perspectivas em vez de uma declaração formal de asseguração.
  • D Como a metodologia e os critérios de auditoria podem ter sido desenvolvidos especificamente para um único trabalho, o auditor fica dispensado de justificar seu raciocínio de forma transparente.
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De acordo com a ISSAI 300, que trata das principais fases da auditoria operacional, assinale a alternativa CORRETA.

  • A  Na fase do Relatório, faz-se a coleta e análise de dados e informações.
  • B Na fase de planejamento, faz-se a apresentação dos resultados da auditoria.
  • C As fases não podem ser iterativas.
  • D Na fase de monitoramento, cabe determinar se as ações adotadas em resposta aos achados e recomendações resolveram os problemas e/ou deficiências subjacentes.
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Ao apreciar a competência e as habilidades esperadas da equipe como um todo, o auditor pode considerar se a equipe tem certas habilidades. Assinale a alternativa que NÃO inclui uma dessas habilidades necessárias.

  • A A compreensão das políticas e procedimentos de controle de qualidade das Entidades Fiscalizadoras Superiores.
  • B Especialização técnica, incluindo habilidades de TI necessárias e conhecimentos de áreas especializadas de contabilidade ou auditoria.
  • C Capacidade de cumprir os termos do mandato para realizar auditoria no ambiente pertinente, excluindo entendimento dos regimes de relatórios aplicáveis.
  • D Conhecimento, obtido através de treinamento adequado e experiência prática em trabalhos de auditoria de natureza e complexidade similares.
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O auditor deve reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo nas circunstâncias da auditoria, de modo a obter segurança razoável como base para expressar uma opinião de forma positiva. A respeito do tema, julgue os itens a seguir:
(__)O risco de auditoria em uma auditoria de demonstrações financeiras é o risco de que o auditor expresse uma conclusão inadequada, quando as informações sobre o objeto não contiverem distorções relevantes. (__)O auditor deverá reduzir o risco a um nível aceitavelmente baixo nas circunstâncias da auditoria, de modo a obter segurança razoável como base para expressar uma opinião de forma positiva (__)Para ser significativo, o nível de segurança obtido pelo auditor deve aumentar a confiança dos usuários acerca das informações sobre o objeto a um grau que seja claramente mais do que o trivial. (__)A avaliação de riscos é uma questão de julgamento profissional e não é passível de medição precisa.
Assinale a alternativa CORRETA.

  • A F-V-V-V.
  • B F-F-V-V.
  • C F-V-V-F.
  • D V-V-F-F.
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Esse conceito é determinado no planejamento da auditoria e não necessariamente estabelece um valor abaixo do qual as distorções não corrigidas, individualmente ou em conjunto, serão sempre avaliadas como não relevantes.
O texto acima faz referência ao conceito de:

  • A Risco de auditoria.
  • B Julgamento profissional.
  • C Materialidade.
  • D Achados de auditoria.
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Após o recebimento de uma série de recomendações e notificações do tribunal de contas sobre a aplicação de recursos de transferências vinculados à área de educação, uma entidade do setor público decidiu realizar uma auditoria com o objetivo de avaliar se ações realizadas na área ao longo do último exercício financeiro observaram os regulamentos aplicáveis aos recursos transferidos para esta área. À luz desse objetivo e dos Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público, o auditor deverá planejar o trabalho com base nas normas para realização de auditoria:

  • A de gestão;
  • B financeira;
  • C operacional;
  • D de desempenho;
  • E de conformidade.
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Uma equipe de auditores estava planejando um trabalho de auditoria em uma fundação pública, mantida com recursos do orçamento de um ente estadual. Sabendo que a recomendação da NBASP 100 é que devem planejar seu trabalho para assegurar que a auditoria seja conduzida de maneira eficiente e eficaz, analise os itens a seguir. I. Ao definir o escopo do trabalho, os auditores devem focar na natureza e extensão dos procedimentos. II. O planejamento de auditoria deve ser flexível e adaptável a mudanças significativas nas circunstâncias e condições. III. O planejamento de uma auditoria específica envolve tanto aspectos estratégicos quanto operacionais. O(s) item(ns) que está(ão) de acordo com os Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público é(são):

  • A somente I;
  • B somente III;
  • C somente I e II;
  • D somente II e III;
  • E I, II e III.

Administração Financeira e Orçamentária

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A receita orçamentária total prevista, a receita orçamentária total arrecadada e a receita corrente líquida de um ente público estadual no exercício financeiro de 2022 foram, respectivamente, R$ 9.600.000,00, R$ 9.900.000,00 e R$ 6.400.000,00. De acordo com a Lei Complementar no 101/2000, o limite máximo da Despesa Total com Pessoal do Poder Judiciário do referido ente, no exercício financeiro de 2022, foi, em R$,

  • A 384.000,00
  • B 576.000,00
  • C 594.000,00
  • D 3.840.000,00
  • E 5.940.000,00
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Consideram-se despesas obrigatórias de caráter continuado, de acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, as despesas derivadas de lei que fixe a um ente público a obrigação legal de

  • A distribuir materiais educacionais por um período de 12 meses e prestar serviço de apoio psicológico gratuito por um período de 36 meses.
  • B distribuir materiais educacionais por um período de 12 meses e construir moradias populares no prazo de 12 meses.
  • C prestar atendimento clínico-cirúrgico gratuito para cães por um período de 20 meses e adquirir transportes escolares no prazo de seis meses.
  • D distribuir cestas básicas por um período de 30 meses e prestar serviço de apoio psicológico gratuito por um período de 36 meses.
  • E fornecer medicamentos para duas crianças por um período de 15 meses e reparar estradas danificadas no prazo de 12 meses.
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Qual é o orçamento que envolve toda a programação de gastos da administração pública, direta e indireta, que, no âmbito federal abrange os poderes da União, das fundações, das autarquias e dos fundos?
  • A Fiscal.
  • B Social.
  • C Estatal.
  • D Geral.
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A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) limita a despesa total com pessoal em cada período de apuração e para cada ente da Federação. Os percentuais da receita corrente líquida aos quais a União, os Estados e os Municípios não podem exceder são, respectivamente,

  • A União: 50% (cinquenta por cento), Estados: 60% (sessenta por cento), Municípios: 60% (sessenta por cento).
  • B União: 40% (quarenta por cento), Estados: 50% (cinquenta por cento), Municípios: 60% (sessenta por cento).
  • C União: 40% (quarenta por cento), Estados: 60% (sessenta por cento), Municípios: 50% (cinquenta por cento).
  • D União: 50% (cinquenta por cento), Estados: 40% (quarenta por cento), Municípios: 30% (trinta por cento).
  • E União: 60% (sessenta por cento), Estados: 50% (cinquenta por cento), Municípios: 40% (quarenta por cento).
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À luz da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue os itens a seguir.

I A Lei vedou, de forma expressa, a obtenção de déficits primários no último ano de mandato do chefe do Executivo, como forma de não se comprometer o próximo mandato.
II A empresa estatal dependente é a empresa controlada que recebe, do ente controlador, recursos financeiros para o pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, os provenientes de aumento da participação acionária.
III A disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, a fundo ou à despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada.

Assinale a alternativa correta.

  • A Nenhum item está certo.
  • B Apenas o item III está certo.
  • C Apenas os itens I e II estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.
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Com relação aos princípios doutrinários e normativos que regem o ciclo orçamentário no Brasil, julgue os próximos itens.

I A destinação de recursos mínimos para as áreas da educação e da saúde é uma das ressalvas expressas ao princípio da não afetação da receita de impostos.
II Consagra o princípio da unidade que cada ente federativo contará com apenas uma peça orçamentária, não havendo possibilidade de existência de orçamentos paralelos em nenhuma hipótese.
III A reabertura de créditos especiais e extraordinários no início do exercício financeiro é uma exceção ao princípio da anualidade.

Assinale a alternativa correta.

  • A Nenhum item está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens I e II estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.
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Sobre a Lei 4.320/1964, é correto afirmar que estatui

  • A normas gerais de direito financeiro.
  • B o tributo como receita patrimonial.
  • C normas específicas para elaboração e controle dos orçamentos, exclusivamente, das pessoas jurídicas da administração direta.
  • D normas específicas para elaboração e controle dos orçamentos, exclusivamente, das pessoas jurídicas da administração indireta.
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Estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. Esse objetivo refere-se à lei que regulamenta

  • A o plano plurianual.
  • B o orçamento anual.
  • C os créditos adicionais.
  • D as diretrizes orçamentárias.
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De acordo com a previsão constitucional, a Lei Orçamentária Anual deverá conter

  • A as metas e prioridades da administração pública federal.
  • B o orçamento fiscal, de investimentos e da seguridade social.
  • C o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais.
  • D os objetivos e as metas da Administração Pública para as despesas de capital.
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Os créditos adicionais que serão autorizados por lei e abertos por decreto executivo são

  • A os extraordinários e especiais.
  • B os suplementares e especiais.
  • C os suplementares e extraordinários.
  • D todos os créditos adicionais.

Administração Pública

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Leia o texto a seguir.


Conjunto de mecanismos e procedimentos que responsabilizam os tomadores de decisão do governo pelos resultados de suas ações, garantindo maior transparência e visibilidade às politicas.


Essas informações referem-se

  • A à governança.
  • B ao compliance.
  • C à lei de transparência.
  • D ao accountability.
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No trecho a seguir, o autor descreve características associadas a um modelo teórico da Administração Pública.
“[...] a própria gestão política apresenta-se como assunto de seu interesse particular; as funções, os empregos e os benefícios que deles aufere relacionam-se a direitos pessoais do funcionário e não a interesses objetivos, como sucede no verdadeiro Estado burocrático, em que prevalecem a especialização das funções e o esforço para se assegurarem garantias jurídicas aos cidadãos. A escolha dos homens que irão exercer funções públicas faz-se de acordo com a confiança pessoal que mereçam os candidatos, e muito menos de acordo com as suas capacidades próprias.”
Fonte: HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
O Modelo descrito é o

  • A clientelista.
  • B ideocrático.
  • C burocrático.
  • D estruturalista.
  • E patrimonialista.
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Analise o trecho a seguir:
A gestão pública deve ser entendida como algo mais amplo do que a interpretação de gestão de negócios e do que as questões internas dos negócios de um governo.
(Matias-Pereira, 2016.)
Quanto à compreensão do conceito de gestão pública, uma justificativa que completa corretamente o raciocínio do autor é:
  • A A gestão pública atua em âmbito nacional, enquanto a gestão de negócios ocorre de forma localizada.
  • B A gestão pública é uma questão de legalidade e legitimidade, não apenas uma questão de eficiência e eficácia.
  • C A gestão pública ocupa-se apenas das questões internas de um governo, enquanto a de negócios lida com o mercado.
  • D A gestão pública lida com um contexto organizacional externo, enquanto a gestão de negócios lida com questões internas.
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Quanto aos serviços de atendimento ao cidadão, são diretrizes que devem ser observadas na Administração Pública:
  • A Utilização de linguagem simples e compreensível com o uso de siglas, jargões e estrangeirismos já incorporados ao contexto da Administração Pública.
  • B Observância dos códigos de ética ou de conduta aplicável às várias categorias de agentes públicos, primando pelo atendimento com urbanidade, desídia e acessibilidade.
  • C Aplicação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos de atendimento ao usuário e a propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações.
  • D Autenticação de documentos pelo próprio agente público, à vista dos originais apresentados pelo usuário, vedada a exigência de reconhecimento de firma, mesmo em caso de dúvida de autenticidade.
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Baseado em noções de gestão pública, pode-se definir o papel do Estado contemporâneo, especialmente, como: 
  • A Socialista, visto que busca a satisfação plena dos direitos sociais, em detrimento do desenvolvimento econômico e político do país.
  • B Intervencionista, visto que busca, cada vez mais, limitar a atuação do mercado em prol da ampliação da rede de serviços públicos.
  • C Reducionista, na medida em que busca o modelo de estado mínimo, deixando que a sociedade e a economia do país se autorregulem.
  • D Desenvolvimentista, na medida em que busca crescimento econômico, sustentabilidade ambiental e efetividade dos direitos dos cidadãos.
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Sobre a gestão pública estratégica, no que tange à eficiência, eficácia e excelência nos serviços públicos, assinale a afirmativa correta. 
  • A A atuação do Estado na prestação de serviços públicos demanda atender ao princípio da eficiência, sendo a eficácia mais atinente à atuação das organizações de mercado.
  • B A prestação dos serviços públicos pode ocorrer de forma descentralizada, visando ampliar os meios de acesso da população às comodidades e utilidades geridas pelo Estado.
  • C A prestação de serviços públicos, por meio de parcerias entre a sociedade e o poder público, permite a descentralização de atividades importantes como a segurança pública.
  • D Com a alteração do texto constitucional brasileiro, passando a constar como princípio fundamental a eficácia e não a eficiência, os serviços públicos tendem a ser mais efetivos.
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Sobre os processos de planejamento na Administração Pública, assinale a afirmativa correta.
  • A O planejamento estratégico do governo federal, por força de lei, deve aplicar a metodologia de objetivos e resultados-chave, conhecida pela sigla OKR em inglês.
  • B Uma das áreas estruturadas em planejamento governamental é a de orçamento e finanças, cujos instrumentos de planejamento estão previstos na Constituição Federal.
  • C No planejamento de políticas públicas sociais, o Estado exerce o papel de executor, havendo a participação da sociedade apenas na fase de elaboração e avaliação.
  • D O planejamento em compras públicas é uma realidade consolidada na gestão pública brasileira, já que desde 1990 exige-se a elaboração do plano plurianual de aquisições.
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Sobre conceitos e evolução do Estado contemporâneo, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A A ideia é de que governar bem é adaptar-se às circunstâncias que permitem o exercício do governo.
  • B A arte de governar está ligada à sabedoria prática, ao conhecimento da equidade, ao bom julgamento e à Justiça e nunca ao cálculo de decisões políticas.
  • C Governar é trabalhar com as diferentes finalidades que podem aparecer dentro de uma vida social. O bom governo se identifica com a gestão medida e sopesada de meios e fins.
  • D O aparecimento e o crescimento em importância da arte de governar é devido, também, no plano econômico, ao mercantilismo, embora este não tenha tido força para implantar definitivamente a arte econômica de governar.
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Considerando a implantação de gestão estratégica na Administração Pública, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A O desempenho de uma organização está condicionado às pessoas que nela atuam; por isso, o planejamento estratégico deve abranger desde o nível macro até o individual.
  • B A gestão de recursos humanos passa a assumir um papel estratégico dentro da organização, tendo ainda o dever de se atentar ao desempenho dos recursos humanos direcionando-os para os resultados.
  • C Após as mudanças pretendidas pelas reformas gerencialistas, principalmente na década de 1990, os dirigentes passaram a lidar com muito menos paradoxos relacionados à transformação contínua das organizações.
  • D No contexto da Administração Pública, são instrumentos de gestão estratégica: o planejamento de recursos humanos; a gestão por competências; a capacitação continuada com base em competências; e, a avaliação de desempenho fundada em competências.
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Analise as afirmativas a seguir.
I. O planejamento, em suas várias etapas, deve ser atividade permanente de toda a Administração Pública, desdobrando- -se a partir dos planos globais e estratégias até os programas de ação de cada órgão, decorrentes dos planos setoriais.
II. A execução das diretrizes e a das ações planejadas são orientadas pelo orçamento-programa e pela programação financeira de desembolso.
III. As atividades-meio da administração direta, notadamente as que se referem a serviços gerais, pessoal, contabilidade e auditoria, são organizadas sob a forma de sistemas orientados e controlados cada um por um órgão central.
Está correto o que se afirma em 
  • A I, II e III.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.