Resolver o Simulado FCC

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Administração de Recursos Materiais

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Castiglioni (2013) define que a logística é um processo dinâmico e praticamente interminável e o processo logístico tem como espinha dorsal a seguinte sequência: fornecedor, recebimento, armazenagem, processo produtivo, expedição, distribuição, atendimento e cliente. Segundo o autor, entre as atividades básicas da estrutura de armazenagem está a estocagem que:
I. É um conjunto de operações realizadas à guarda do material e que constitui um dos pontos mais vitais na formação do conjunto de atividades da armazenagem, exigindo técnicas específicas para alcançar a eficiência da racionalização e da economia desejada.
II. Trata-se de um conjunto de operações que envolvem a identificação do material recebido, o confronto do documento fiscal com o pedido, a inspeção qualitativa e quantitativa do material e sua aceitação formal.
III. Refere-se a um conjunto de operações próprias relacionadas à expedição do material, envolvendo a acumulação do que foi recebido da estocagem, a embalagem adequada e a respectiva entrega ao requisitante.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
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Com base em Chiavenato (2022), analise as afirmações abaixo, relativas à Classificação ABC:
1. A Classificação ABC divide os estoques, de acordo com sua quantidade ou seu valor monetário, em três classes: Classe A, Classe B e Classe C.
2. Classe A: é constituída de poucos itens (de 15% a 20% do total de itens) que são responsáveis por aproximadamente 80% do valor monetário dos estoques.
3. Classe B: é constituída de uma quantidade média de itens (de 35% a 40% do total de itens) que representam aproximadamente 15% do valor monetário dos estoques.
4. Classe C: é constituída de uma enorme quantidade de itens (de 40% a 50% do total de itens) de pequeno volume e que representam um valor desprezível de 5% a 10% do valor monetário dos estoques.
5. A Classificação ABC pode ser transformada na Curva de Dente de Serra, colocando-se os itens num rol decrescente de grandeza, partindo-se dos itens mais importantes para os menos importantes.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações INCORRETAS é:

  • A 03.
  • B 04.
  • C 05.
  • D 06.
  • E 07.
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O ponto de pedido é importante para não atingir a ruptura do estoque. A ruptura ocorre quando a organização não possui estoque para atender sua demanda. Para fazer um novo pedido, é necessário observar o tempo de reposição (TR).

Esse tempo é composto por três partes:

  • A envio do pedido, entrega do pedido e separação do pedido.
  • B emissão do pedido, preparação do pedido e entrega do pedido.
  • C envio do pedido, preparação do pedido e devolução do pedido.
  • D emissão do pedido, transporte do pedido e acompanhamento do pedido.
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Os tipos de modais de transportes utilizados no Brasil são o ferroviário, o rodoviário, o aquaviário (maritimo) o dutoviário e o aéreo. São caracteristicas do modal dutoviário:
  • A grandes volumes de movimentação, fluxo continuo, longas distâncias e baixa velocidade.
  • B pequenas e médias distâncias, serviço ponto a ponto, produtos acabados e velocidade média.
  • C pequenos volumes de movimentação, longs distâncias, confiabilidade média e baixa velocidade.
  • D grandes volumes de movimentação, longas distâncias, itens de baixo valor agregado e baixa velocidade.
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Cargas combinadas possuem muitas vantagens, pois reduzem o tempo de descarga e o congestionamento no destino, além de facilitar o manuseio de materiais, ainspeção das mercadorias na entrada e a localização dos materiais para a separação de pedidos. Nesse contexto, são métodos de unitização de cargas:
  • A flow-rack, monovias e pontes rolantes.
  • B paletes, lingas e contêineres.
  • C cantiléver, pusb-back e esteiras.
  • D guindastes, gruas e comboios.
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Leia o texto a seguir.


Possui a finalidade de identificar e corrigir as diferenças, ajudando também a diminuir ou eliminar as prováveis perdas ocorridas nas operações de rotina do estoque. Utiliza um processo de contagem contínua dos itens armazenados. É programado de forma que os itens sejam contados em ciclos ou períodos, sendo dimensionado pelas categorias dos itens estocados.


Esse conceito refere-se ao inventário

  • A rotativo.
  • B periódico.
  • C permanente.
  • D contábil.
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Quanto ao almoxarifado, assinale a alternativa correta.

  • A Os fatores fundamentais para uma boa gestão de recursos materiais dividem-se em quatro: qualidade do material; quantidade necessária; prazo de entrega; e preço.
  • B Somente as características físicas do material impactam na escolha dos métodos para seu manuseio e sua estocagem.
  • C A qualidade do material manipulado por vez e a frequência com que são realizadas as diversas movimentações estão ligadas às variações que o material sofre durante o processo, a seu grau de especialização e às características dos produtos nas diversas fases.
  • D Não se associam à administração de materiais os serviços a eles relacionados, como, por exemplo, assistência técnica, seguros, distribuição regionalizada e reposição automática.
  • E As áreas e os itens a serem inventariados deverão ser arrumados da melhor forma possível, agrupando-se os produtos iguais e identificando-se todos os materiais com seus respectivos cartões.
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Com relação ao almoxarifado, assinale a alternativa correta.

  • A Na gestão de estoques, é necessário estabelecer um sistema de inventário fixo, que possibilite, a qualquer momento, a determinação do valor de cada item e o total dos materiais em estoque.
  • B É desnecessária a estocagem de todos os materiais em locais previamente designados, visto que tal método não privilegia a eficiência da gestão de estoques.
  • C O relatório de inspeção é uma descrição dos materiais recebidos, na qual devem constar: quantidades; fornecedor; número do pedido de compra; e outras informações entendidas como oportunas.
  • D O relatório de teste de materiais deve constar do relatório de recebimento.
  • E O controle de estoque pode ser entendido como a medição do progresso em relação aos objetivos-padrão, à análise do que precisa ser feito e à tomada de iniciativas para a devida correção, a fim de se realizarem os objetivos ou se alcançar o padrão.
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Acerca do almoxarifado, assinale a alternativa correta.

  • A A normalização é uma descrição minuciosa que possibilita um melhor entendimento entre o consumidor e o fornecedor quanto ao tipo de material a ser requisitado.
  • B A especificação ocupa-se da maneira como devem ser utilizados os materiais, em suas diversas finalidades.
  • C O setor de inspeção de recebimento desempenha as funções de desembalagem dos bens recebidos e de verificação das quantidades e das condições quantitativas.
  • D O objetivo da classificação de materiais é definir a catalogação, a simplificação, a especificação, a normalização, a padronização e a codificação de todos os materiais componentes do estoque da empresa.
  • E O sistema de inventário fixo utilizado na gestão de estoques facilita a determinação do total de materiais e do valor de cada item.
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No que se refere ao almoxarifado, assinale a alternativa correta.

  • A A eficiência do sistema de armazenagem e o capital necessário para sua execução independem da escolha adequada de sistema, uma vez que haverá sempre uma adaptabilidade do sistema escolhido.
  • B O almoxarifado está diretamente ligado à movimentação e ao transporte interno de cargas.
  • C As características de natureza física e química do material não impactam na escolha dos métodos para manuseio e estocagem.
  • D A quantidade de material manipulado por vez e a frequência com que são realizadas as diversas movimentações estão ligadas, exclusivamente, a seu grau de especialização.
  • E Qualquer funcionário do almoxarifado pode ser responsável pela manutenção do sistema de localização de materiais.

Administração Geral

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O modelo das três linhas de defesa apresenta uma forma de estabelecer os papéis e responsabilidades essenciais de cada gestor dentro da organização para protegê-la dos riscos por meio de uma estrutura adequada de governança.
Nesse modelo, as linhas de defesa são, respectivamente,

  • A amplitude de controle; priorização; supervisão e monitoramento
  • B coordenação; unidade de comando; controle
  • C execução; supervisão e monitoramento; avaliação
  • D mapeamento; implementação; avaliação
  • E planejamento; execução; coopetição
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Nos departamentos do TJ/CE foram feitas as instalações de modernas tecnologias para melhor atender ao público.
Assinale a opção que apresenta os fatores da ferramenta análise SWOT que se relacionam à informação apresentada.
  • A fatores internos e de forças
  • B fatores externos e de forças
  • C fatores temporários e de oportunidades
  • D fatores operacionais e de fraquezas
  • E fatores externos e de ameaças
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A metodologia ______ surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, os japoneses receberam orientação de especialistas americanos para o controle da qualidade. O que os americanos faziam bem foi aperfeiçoado no Japão, formando -se o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês, ou Total Quality Control (TQC – Controle da Qualidade Total). Diante do exposto, assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A Benchmarking
  • B 5S
  • C 5W2H
  • D Matriz GUT
  • E PDCA
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Conforme Chiavenato (2014), a Administração se refere a um amplo conjunto de princípios, práticas e técnicas empregadas com o objetivo de conduzir a ação de um grupo de indivíduos, com a finalidade de se chegar a um determinado resultado. Sobre as funções atinentes ao processo administrativo, assinale a alternativa correta.

  • A O Controle pode ser definido como a função desenvolvida para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.
  • B A função Comando pode ser vista como o processo que faz o plano para que se possa sair da situação atual para a situação futura desejada.
  • C A função Organização busca preparar, estruturar e integrar os recursos disponíveis para que as ações a serem realizadas possam atingir o sucesso.
  • D O Planejamento é a função relacionada ao desenho da estrutura organizacional, da estrutura de órgãos, cargos, rotinas e procedimentos de cada departamento e definição de métodos e processos de trabalho e de operação.
  • E A função Controle está relacionada com a condução dos trabalhos executados, para que os objetivos da organização possam ser atingidos. Trata-se, portanto, do relacionamento entre os administradores e os seus subordinados, permanecendo centrada nas relações humanas.
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De acordo com Chiavenato (2014), a Administração, com o passar do tempo, se adequou a interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação e garantir a competitividade organizacional. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA a respeito da teoria da Administração Científica, desenvolvida por Frederick Taylor (1856-1915).

  • A Tinha como objetivo maximizar o desempenho das organizações através do atingimento do melhor desempenho possível no exercício das tarefas, reduzindo as perdas e os desperdícios.
  • B Enfocava o estudo dos tempos e movimentos dos empregados como forma de melhorar o desempenho do chão de fábrica.
  • C A visão sobre os trabalhadores era de homem econômico, sendo assim há a concepção de que as pessoas são influenciadas pelo salário e recompensas financeiras e materiais.
  • D Uma das críticas feitas a essa teoria recai sobre escassa abrangência de seu campo de atuação, visto que se limitou à análise do chão de fábrica industrial.
  • E Dava plena importância ao papel da estrutura organizacional como um todo na obtenção de elevados graus de eficiência, de modo que o foco estava centrado sobre o papel do executivo de alto nível da organização.
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De acordo com Chiavenato (2014), a estrutura organizacional define de que forma o trabalho será dividido entre as áreas, departamentos e unidades. Envolve, portanto, a definição da estrutura básica da empresa, bem como de que maneira as tarefas serão divididas e distribuídas entre os departamentos, áreas, unidades e cargos. Sobre o tema explanado, assinale a alternativa que indica o elemento da estrutura organizacional responsável pela análise do quantitativo de pessoas que cada executivo pode dirigir de forma eficaz e eficiente.

  • A Especialização do Trabalho.
  • B Descentralização.
  • C Amplitude de Controle.
  • D Formalização.
  • E Padronização.
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De acordo com Chiavenato (2014), a departamentalização é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão, de maneira a facilitar o trabalho dos administradores, pois possibilita um aproveitamento mais racional dos recursos da organização. Sendo assim, a estrutura organizacional é o todo e os departamentos são partes desse todo. A departamentalização utilizada em contextos bastante instáveis, em que cada demanda recebida do ambiente é tratada por um processo moldado para esse fim, possuindo como pontos fortes o compartilhamento flexível de recursos humanos e a adequação para decisões complexas e, por outro lado, como pontos fracos a ocorrência de dupla autoridade, o que pode ser frustrante e confuso para os participantes, é denominada:

  • A Funcional.
  • B Matricial.
  • C Linha-staff.
  • D Geográfica.
  • E Linear.
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Gérson Silveira, recentemente empossado no cargo de auxiliar administrativo de uma entidade pública, recebeu um manual informativo acerca da estrutura, atividades, políticas e rotinas do ente. Ao começar a leitura, já na primeira página do documento, deparou-se com um gráfico, cuja premissa básica era a representação hierárquica das partes da organização, sintetizando a estrutura da entidade. Sobre esse tema, assinale a alternativa que exibe a denominação correta do gráfico apresentado no documento.

  • A Fluxograma.
  • B Cronograma.
  • C Manual Descritivo.
  • D Organograma.
  • E Histograma.
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Para Chiavenato (2022), feito o pedido de compra, o órgão de compras precisa se assegurar de que a entrega do material será feita dentro dos prazos estabelecidos e na quantidade e qualidade negociadas. Para tanto, deve haver um acompanhamento ou seguimento (__________) do pedido, por meio de constantes contatos pessoais ou telefônicos com o fornecedor, para saber como está sendo providenciada a produção do material requisitado.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A backlog
  • B forwarding
  • C warehousing
  • D gateway
  • E follow-up

Economia

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Segundo Marjotta-Maistro (2015), os agregados macroeconômicos são construções estatísticas que sintetizam aspectos relevantes da atividade econômica em um período de tempo. O(A) _____________________________ de um país ou região representa a produção de todas as unidades produtoras da economia (empresas públicas e privadas produtoras de bens e prestadoras de serviços, trabalhadores autônomos, governo) num dado período (ano ou trimestre) a preço de mercado, e que também pode ser obtido(a) na sua forma per capita, sendo essa uma referência importante como medida-síntese do padrão de vida e de desenvolvimento econômico dos países.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A Produto Nacional Bruto (PNB)
  • B Renda Nacional Bruta (RNB)
  • C Produto Interno Bruto (PIB)
  • D Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
  • E Renda Privada Disponível (RPD)

Administração Pública

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Julgue os excertos abaixo.
I. A governança envolve a criação de um ambiente que promova a responsabilidade, transparência, integridade e ética prioritariamente no círculo da alta administração.
II. A governança refere-se às estruturas, processos e práticas utilizadas pelas organizações municipais para dirigir e controlar suas atividades.
III. A governança, enquanto um processo estático, requer um compromisso constante de todos os envolvidos para estabelecer e manter práticas eficazes.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):

  • A apenas III.
  • B apenas II.
  • C I e II.
  • D I, II e III.
  • E I e III.
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Leia o texto a seguir.


Conjunto de mecanismos e procedimentos que responsabilizam os tomadores de decisão do governo pelos resultados de suas ações, garantindo maior transparência e visibilidade às politicas.


Essas informações referem-se

  • A à governança.
  • B ao compliance.
  • C à lei de transparência.
  • D ao accountability.
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No trecho a seguir, o autor descreve características associadas a um modelo teórico da Administração Pública.
“[...] a própria gestão política apresenta-se como assunto de seu interesse particular; as funções, os empregos e os benefícios que deles aufere relacionam-se a direitos pessoais do funcionário e não a interesses objetivos, como sucede no verdadeiro Estado burocrático, em que prevalecem a especialização das funções e o esforço para se assegurarem garantias jurídicas aos cidadãos. A escolha dos homens que irão exercer funções públicas faz-se de acordo com a confiança pessoal que mereçam os candidatos, e muito menos de acordo com as suas capacidades próprias.”
Fonte: HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
O Modelo descrito é o

  • A clientelista.
  • B ideocrático.
  • C burocrático.
  • D estruturalista.
  • E patrimonialista.
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O modelo da Nova Gestão Pública, também conhecido como Administração Pública Gerencial, permitiu o desenvolvimento dos sistemas e métodos adotados na gestão pública brasileira em prol do aumento da produtividade e da eficiência dos serviços prestados à sociedade. A esse respeito, é correto afirmar

  • A É característica da Administração Pública Gerencial inspirar-se em práticas produtivas de gestão adotadas pela iniciativa privada, com o objetivo de aperfeiçoar o serviço prestado no âmbito público.
  • B A promulgação da Constituição de 88 contribuiu, de forma incisiva, com o avanço para a fase gerencial ao permitir a desburocratização em diversos níveis, com destaque para a maior flexibilização do aparelho estatal e a criação do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE).
  • C A Administração Pública Gerencial tem como premissas basilares o controle de processos e pessoas, as relações hierárquicas, o profissionalismo, a impessoalidade e o poder racional-legal, com os interesses do Estado voltados para si próprio, enquanto protagonista dos efeitos de suas ações.
  • D O Modelo da Administração Pública Gerencial representa o renascimento do Modelo Patrimonialista ao estabelecer como premissa central o fortalecimento das classes aristocráticas por meio das práticas de gestão pública.
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Assinale a alternativa que não é uma característica da gestão pública gerencial:

  • A Gestão baseada em metas e desempenho.
  • B Ênfase na inovação e na flexibilidade na tomada de decisões.
  • C Enfoque na hierarquia e nas regras formais.
  • D Delegação de autoridade e responsabilidade aos funcionários.
  • E Foco nos resultados e eficiência na entrega de serviços.
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Assinale a opção que não é uma característica da gestão pública burocrática?

  • A Implementação de procedimentos padronizados e obediência estrita às normas e regulamentos estabelecidos.
  • B Foco na contratualização e controle dos resultados.
  • C Decisões tomadas de forma centralizada e hierárquica.
  • D Ênfase na hierarquia e nas regras formais.
  • E Ênfase na divisão do trabalho e na especialização das tarefas.
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Qual das seguintes opções representa uma característica do modelo gerencial, em oposição aos modelos burocrático e patrimonialista?

  • A Decisões tomadas de forma centralizada e hierárquica, sem participação dos servidores e da sociedade civil.
  • B Foco na eficiência e na entrega de serviços de qualidade, com maior autonomia para os gestores públicos.
  • C Forte ênfase na hierarquia e na obediência estrita às regras formais.
  • D Ênfase na manutenção do status quo, com baixa capacidade de inovação e adaptação às mudanças.
  • E Predominância dos interesses pessoais dos governantes e dos seus aliados, em detrimento do interesse público.
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A reforma do aparelho do Estado tornou-se imperativa nos anos 1990 por se constituir em uma resposta à crise generalizada do Estado e também por ser caracterizada como uma forma de defender o Estado como res pública (coisa do povo). 
Avalie as seguintes opções me marque a alternativa incorreta:

  • A A defesa da coisa pública vem sendo realizada nas democracias modernas em dois níveis distintos: o nível político e o administrativo.
  • B No nível político, tem-se as instituições fundamentais da democracia, por meio das quais se defendem não apenas os direitos individuais e sociais dos cidadãos, mas também os “direitos públicos” à participação igualitária na coisa pública.
  • C As eleições livres e a liberdade de pensamento e de imprensa são formas de defender o cidadão e a coisa pública.
  • D A explicitação dos direitos públicos ao patrimônio que é de todos é um passo que, hoje, está sendo dado apenas na américa do sul.
  • E No plano democrático, a prática cada vez mais frequente da participação e do controle direto da administração pública pelos cidadãos, principalmente no nível local, é uma forma de defender a coisa pública.

Contabilidade Geral

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Uma indústria automotiva está equalizando seu mais novo Software para serviços contábeis. Alguns trabalhadores, buscando demonstrar entendimento sobre contabilidade, decidiram propor como devem ser equalizados os registros do software. Desse modo, assinale a alternativa que contém a fala que corresponde com a alternativa correta da escrituração contábil:

  • A Pedro disse: Contas do ativo para débitos aumentos e créditos diminuições. Contas do passivo para débitos diminuições e créditos aumentos. Contas de Patrimônio Líquido para débitos diminuições e créditos aumentos.
  • B Otavio disse: Contas do ativo para débitos aumentos e Créditos diminuições. Contas do passivo para débitos diminuições e créditos aumentos. Contas de Patrimônio Líquido para débitos aumentos e créditos diminuições.
  • C Fernando disse: Contas do ativo para débitos diminuições e créditos aumentos. Contas do passivo para débitos diminuições e créditos aumentos. Contas de Patrimônio Líquido para débitos diminuições e créditos aumentos.
  • D Jefferson disse: Contas do ativo para débitos diminuições e Créditos aumentos. Contas do passivo para débitos aumentos e créditos diminuições. Contas de Patrimônio Líquido para débitos aumentos e créditos diminuições.
  • E Henrique disse: Contas do ativo para débitos aumentos e créditos diminuições. Contas do passivo para débitos aumentos e créditos diminuições. Contas de Patrimônio Líquido para débitos diminuições e créditos aumentos.

Administração Pública

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Em auditoria contábil pública, entende-se que a prestação de contas (accountability ) além de informar e justificar, traz elementos que obrigam o cumprimento da lei. Nesse sentido, a accountability deve envolver 3 dimensões, assinale a alternativa correspondente:

  • A Informação, Caracterização e Data.
  • B Justificação, Caracterização e Amparo legal.
  • C Sanção, Aspecto temporal e Amparo legal.
  • D Informação, Justificação e Sanção.
  • E Sanção, Aspecto temporal e Aspecto fiscal.

Administração Financeira e Orçamentária

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A receita orçamentária total prevista, a receita orçamentária total arrecadada e a receita corrente líquida de um ente público estadual no exercício financeiro de 2022 foram, respectivamente, R$ 9.600.000,00, R$ 9.900.000,00 e R$ 6.400.000,00. De acordo com a Lei Complementar no 101/2000, o limite máximo da Despesa Total com Pessoal do Poder Judiciário do referido ente, no exercício financeiro de 2022, foi, em R$,

  • A 384.000,00
  • B 576.000,00
  • C 594.000,00
  • D 3.840.000,00
  • E 5.940.000,00
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Consideram-se despesas obrigatórias de caráter continuado, de acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, as despesas derivadas de lei que fixe a um ente público a obrigação legal de

  • A distribuir materiais educacionais por um período de 12 meses e prestar serviço de apoio psicológico gratuito por um período de 36 meses.
  • B distribuir materiais educacionais por um período de 12 meses e construir moradias populares no prazo de 12 meses.
  • C prestar atendimento clínico-cirúrgico gratuito para cães por um período de 20 meses e adquirir transportes escolares no prazo de seis meses.
  • D distribuir cestas básicas por um período de 30 meses e prestar serviço de apoio psicológico gratuito por um período de 36 meses.
  • E fornecer medicamentos para duas crianças por um período de 15 meses e reparar estradas danificadas no prazo de 12 meses.
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Qual é o orçamento que envolve toda a programação de gastos da administração pública, direta e indireta, que, no âmbito federal abrange os poderes da União, das fundações, das autarquias e dos fundos?
  • A Fiscal.
  • B Social.
  • C Estatal.
  • D Geral.
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A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) limita a despesa total com pessoal em cada período de apuração e para cada ente da Federação. Os percentuais da receita corrente líquida aos quais a União, os Estados e os Municípios não podem exceder são, respectivamente,

  • A União: 50% (cinquenta por cento), Estados: 60% (sessenta por cento), Municípios: 60% (sessenta por cento).
  • B União: 40% (quarenta por cento), Estados: 50% (cinquenta por cento), Municípios: 60% (sessenta por cento).
  • C União: 40% (quarenta por cento), Estados: 60% (sessenta por cento), Municípios: 50% (cinquenta por cento).
  • D União: 50% (cinquenta por cento), Estados: 40% (quarenta por cento), Municípios: 30% (trinta por cento).
  • E União: 60% (sessenta por cento), Estados: 50% (cinquenta por cento), Municípios: 40% (quarenta por cento).
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Muitos princípios que regem o processo orçamentário brasileiro estão inseridos no texto constitucional. Nos termos da Constituição Federal de 1988, o princípio da exclusividade prevê que a lei orçamentária anual (LOA) não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a

  • A concessão da reposição inflacionária anual ao funcionalismo público, desde que autorizada pela lei de diretrizes orçamentárias.
  • B autorização para a abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
  • C autorização para a abertura de créditos suplementares e especiais, bem como a contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.
  • D revisão dos subsídios do chefe do Poder Executivo, dos secretários ou dos ministros e dos membros dos Poderes Legislativo e Judiciário.
  • E concessão de subsídios e de incentivos fiscais, visando ao desenvolvimento econômico do ente federativo, com vistas à redução das desigualdades inter-regionais.
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À luz da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue os itens a seguir.

I A Lei vedou, de forma expressa, a obtenção de déficits primários no último ano de mandato do chefe do Executivo, como forma de não se comprometer o próximo mandato.
II A empresa estatal dependente é a empresa controlada que recebe, do ente controlador, recursos financeiros para o pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, os provenientes de aumento da participação acionária.
III A disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, a fundo ou à despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada.

Assinale a alternativa correta.

  • A Nenhum item está certo.
  • B Apenas o item III está certo.
  • C Apenas os itens I e II estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.
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Com base na LRF, assinale a alternativa incorreta.

  • A Em âmbito municipal, o teto máximo para as despesas com pessoal do Poder Executivo é de 54% da receita corrente líquida no período de apuração.
  • B A verificação do cumprimento dos limites de despesas com pessoal será realizada ao fim de cada quadrimestre, sendo demonstrada no relatório de gestão fiscal. 
  • C A receita corrente líquida não incorpora os valores recebidos a título de transferências de capital.
  • D Em âmbito municipal, o teto máximo para as despesas com pessoal do Poder Legislativo é de 6% da receita corrente líquida no período de apuração.
  • E Os entes que não instituírem, preverem e, efetivamente, arrecadarem todos os tributos de sua competência ficarão vedados de receber transferências constitucionais até implementarem as medidas requeridas pela Lei.
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Com relação aos princípios doutrinários e normativos que regem o ciclo orçamentário no Brasil, julgue os próximos itens.

I A destinação de recursos mínimos para as áreas da educação e da saúde é uma das ressalvas expressas ao princípio da não afetação da receita de impostos.
II Consagra o princípio da unidade que cada ente federativo contará com apenas uma peça orçamentária, não havendo possibilidade de existência de orçamentos paralelos em nenhuma hipótese.
III A reabertura de créditos especiais e extraordinários no início do exercício financeiro é uma exceção ao princípio da anualidade.

Assinale a alternativa correta.

  • A Nenhum item está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens I e II estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.
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Para fins de apuração dos resultados projetados no Anexo de Metas Fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias, as receitas e as despesas orçamentárias são classificadas em

  • A originárias e derivadas.
  • B correntes e de capital.
  • C efetivas e não efetivas.
  • D livres e vinculadas.
  • E primárias e financeiras.
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    O prefeito do município de Tucano Azul, pretendendo realizar um leilão de veículos inservíveis (cujo valor contábil líquido é de R$ 45.000), obteve a devida autorização legislativa da Câmara Municipal em 1.º /11/2022, que concedeu o prazo de seis meses para a realização do procedimento. O leilão foi realizado quatro meses depois, tendo os bens sido arrematados em um único lote, pelo valor total de R$ 60.000, recebido à vista.

Nos termos da LRF, os recursos arrecadados com a referida operação de leilão de veículos municipais

  • A não podem ser aplicados em despesas orçamentárias correntes, não havendo qualquer exceção para essa regra.
  • B apenas podem ser aplicados na aquisição de ativo imobilizado ou intangível das entidades integrantes do orçamento fiscal e da seguridade social.
  • C podem ser aplicados pelo gestor da forma que lhe convier, desde que vinculados a objetos de despesa das áreas da saúde ou da educação.
  • D apenas podem ser aplicados em ações e serviços relacionados à segurança pública, à assistência social, à saúde e à educação, ainda que em despesas correntes.
  • E não podem ser aplicados em despesas orçamentárias correntes, salvo se destinadas por lei aos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos.

Direito Administrativo

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Determinados órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional do município de São Paulo pretendem celebrar contrato administrativo nos seguintes termos: o órgão A. para prestação de serviço em que, por suas características, sejam necessárias contratações permanentes: o órgão B, para realização de obra de engenharia em que, por suas características, haja necessidade de contratações frequentes, e o projeto seja padronizado, sem complexidade técnica e operacional: o órgão C, para aquisição de bem previamente definido quantitativamente pela administração e o órgão D. para locação de bens para atendimento a programas de governo. 


Nessa termos do Decreto nos situação hipotética. n.° 62.100/2022, poderá ser adotado o sistema de registro de preços no contrato administrativo a ser celebrado por

  • A A, B e C, somente
  • B todos os órgãos citados.
  • C A, B e D, somente.
  • D B, C e D, somente.
  • E A, C e D,somente.
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A Lei n.º 8.666/1993 e a Lei n.º 13.019/2014 dispensam, respectivamente, a licitação e a realização do chamamento público na hipótese de

  • A celebração de contrato de programa com ente da Federação.
  • B intervenção da União no domínio econômico.
  • C guerra ou grave perturbação da ordem.
  • D comprometimento da segurança nacional.
  • E contratação com instituições de ensino, pesquisa e extensão.
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O município de São Paulo pretende celebrar dois protocolos de intenções para consórcios públicos, sendo um com o município de Campinas e o outro com o estado de São Paulo. 


Nessa situação hipotética, nos termos da Lei n.° 11.107/2005, os referidos contratos de consórcio público serão celebrados com a ratificação dos protocolos de intenções mediante

  • A decreto, e a área de atuação de ambos os consórcios será a área territorial do município de São Paulo.
  • B decreto, e a área de atuação do consórcio público com o estado de São Paulo será a área territorial do município de São Paulo.
  • C portaria administrativa, e a área de atuação de ambos os consórcios será a área territorial do município de São Paulo.
  • D lei, e a área de atuação de ambos os consórcios será a área territorial do município de São Paulo.
  • E lei, e a área de atuação do consórcio público com o estado de São Paulo será a área territorial do município de São Paulo.
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Conforme a Lei n.º 13.303/2016, a atribuição de implementar e supervisionar os sistemas de gestão de riscos e de controle interno estabelecidos para a prevenção e mitigação dos principais riscos a que está exposta a empresa pública ou a sociedade de economia mista compete

  • A ao acionista controlador.
  • B ao conselho de administração.
  • C ao conselho fiscal.
  • D à diretoria.
  • E ao comité de auditoria estatutário.
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Após regular processo licitatório, determinado órgão público celebrou três contratos administrativos (A, B e C), regidos pela Lei n.º 8.666/1993. Posteriormente, ocorreram as seguintes situações:

I modificação do projeto do contrato A, para melhor adequação técnica nos seus objetivos;
II necessidade de modificação do valor do contrato B, em decorrência de diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos pela lei; e
III conveniência em substituir a garantia de execução do contrato C.
Nessa situação hipotética, à luz da Lei n.º 8.666/1993, a administração pública, com as devidas justificativas, poderá alterar
  • A os três contratos unilateralmente.
  • B os três contratos somente por acordo entre as partes.
  • C unilateralmente somente os contratos B e C.
  • D unilateralmente somente o contrato A.
  • E unilateralmente somente os contratos A e B.
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Assinale a opção correta em relação à Lei n.º 14.230/2021, que trata da improbidade administrativa.


  • A O novo regime prescricional previsto nessa lei alcança a eficácia dos atos validamente praticados antes da alteração legislativa.
  • B A supressão da modalidade culposa do ato de improbidade administrativa nessa lei instituiu a possibilidade de responsabilização objetiva por ato de improbidade.
  • C A modalidade culposa do ato de improbidade administrativa revogada por essa lei deve ser aplicada retroativamente, com base no principio da retroatividade da lei penal em beneficio do réu. 
  • D A reforma da Lei de Improbidade Administrativa promovida por essa lei abre oportunidade de revisão das condenações transitadas em julgado. 
  • E São imprescritíveis as ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato doloso tipificado na Lei de Improbidade Administrativa.
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Julgue os itens a seguir, relativos à Lei n.° 14.230/2021. 

I O Ministério Público tem legitimidade exclusiva para ajuizar ação de improbidade administrativa.  
II O Ministério Público tem legitimidade ativa concorrente e disjuntiva com as pessoas jurídicas interessadas para celebrar acordo de não persecução civil.
III Presidentes de conselhos profissionais não são agentes públicos e, portanto, carecem de legitimidade passiva para responder por atos de improbidade.  
IV As sanções previstas nessa lei não se aplicarão à pessoa jurídica se o ato de improbidade administrativa for também sancionado como ato lesivo à administração pública nos termos da Lei Anticorrupção. 
Assinale a opção correta.
  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens II e IV estão certos. 
  • D Apenas os itens III e IV estão certos.
  • E Apenas os itens I, III e IV estão certos.
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Acerca de concessões públicas, assinale a opção correta.

  • A A prorrogação de concessão de serviço público em razão de reequílibrio econômico-financeiro independe de previsão no contrato de concessão.
  • B A concessão de serviço público é uma forma de delegação eminentemente precária, que pode ser desfeita discricionariamente a qualquer tempo durante o prazo da concessão por motivo de interesse público, sem gerar direito à indenização à pessoa jurídica ou ao consórcio de empresas contratado.
  • C A transferência de concessão ou do controle societário da concessionária será condicionada à prévia anuência do poder concedente e à realização de licitação. 
  • D Sempre que forem atendidas as condições do contrato, considera-se mantido seu equilíbrio econômico-financeiro.
  • E fiscalização exercida pelo órgão competente sobre a concessão isentará a concessionária da responsabilização civil pelos danos causados aos usuários ou a terceiros na execução do serviço.
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Em relação a bens públicos, assinale a opção correta, com base na legislação e na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

  • A A administração pública não pode exigir remuneração pelo uso do bem de uso comum, exceto durante a vigência de estado de emergência.
  • B A administração pública pode desistir da desapropriação se a indenização não tiver sido integralmente paga e se o bem puder ser devolvido sem modificação substancial que comprometa a sua utilização como antes do processo desapropriatório.
  • C Bens públicos móveis estão sujeitos a usucapião nos termos da jurisprudência pátria. 
  • D Bens de uso comum do povo são destinados ao uso pela administração pública para a prestação de serviços à população, como, por exemplo, as repartições públicas.
  • E A alienação de bens da administração pública prescinde da existência de interesse público devidamente justificado, bastando a observância das regras previstas na Lei de Licitações Públicas.
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Julgue os seguintes itens, a respeito da responsabilidade civil do estado. 


I Conforme a CF, a responsabilidade civil estatal subsume-se à teoria do risco integral, no que diz respeito tanto às condutas estatais comissivas quanto às omissivas..


II Sob o regime da responsabilidade objetiva, a administração pública responderá civilmente pela ação ou omissão administrativa mesmo diante de evidências de ocorrência de culpa atribuível à própria vítima.


III Em caso de inobservância do dever específico de proteção previsto na CF, o Estado é responsável pela morte de detento 


IV O Estado não responde objetivamente por danos decorrentes de crime praticado por pessoa foragida do sistema prisional, quando não for demonstrado o nexo causal direto entre o momento da fuga e a conduta praticada. 


V A ação por danos causados por agente público deve ser ajuizada contra o Estado ou a pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviço público, sendo parte ilegítima para a ação o autor do ato, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa. 


Assinale a opção correta.

  • A Apenas os itens I e II estão certos.
  • B Apenas os itens III e V estão certos. 
  • C Apenas os itens I, II e IV estão certos. 
  • D Apenas os itens III, IV e V estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

Ética na Administração Pública

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Sobre o comportamento do servidor público, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Dos ocupantes dos cargos públicos não se espera um vínculo _____________ ou ____________, mas uma concentração, intelectual e emocional, na função pública escolhida. Por isso, essa função tem que estar relacionada a um talento real, desenvolvido pela educação e pela experiência ao exercê-la.

  • A eventual | profundo
  • B permanente | profundo
  • C eventual | superficial
  • D permanente | superficial
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A aplicação da ética no serviço publico vem sendo alvo de cada vez mais cobrança. As políticas de integridade e os códigos de conduta têm deixado de ser meros documentos impressos para se tornarem efetivas normas orientadoras de conduta. Nesse sentido, considerando um comportamento ético, um servidor
  • A pode retardar a prestação de contas quando lhe for útil pessoalmente.
  • B deve ser abster de participar de greves em qualquer situação.
  • C pode omitir ou falsear a verdade, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada.
  • D deve prestar atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento.
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Em relação a princípios e valores, analise as afirmativas a seguir:
I. A igualdade e a liberdade são princípios humanos vinculados à ética. II. Os princípios e valores éticos se relacionam com os valores morais que norteiam a conduta humana. III. Os valores humanos são normas de conduta que podem determinar condutas importantes a fim de estabelecer a relação entre as pessoas pautada em justiça.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.
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A respeito de ética no âmbito público, analise as afirmativas a seguir:
I. A ética no serviço público é pressuposto do servidor público.
II. Os trabalhadores com vínculo com entidades governamentais precisam seguir uma série de valores e regras estabelecidos para esse serviço.
III. Como se relaciona à moral, a ética pode sofrer ajustes pessoais de acordo com os valores morais e princípios individuais de cada cidadão.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.
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Com base no universo da ética, analise as afirmativas a seguir:
I. A ética depende dos valores que a pessoa carrega, e pode, assim, ser adaptável às situações em que vive, dependendo dos seus interesses e carga cultural.
II. O estudo da ética demonstra que a consciência moral nos inclina para o caminho da virtude, que seria uma qualidade própria da natureza humana.
III. Um homem para ser ético precisa necessariamente ser virtuoso, ou seja, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.
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A condição de cidadania implica o listado nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A direitos e deveres dos cidadãos
  • B conjunto de normas que permitem ao cidadão exercer suas garantias fundamentais
  • C exercício pleno da vida em sociedade e coletividade
  • D delimitação de diferenças em sociedade, de acordo com o grau de importância do indivíduo
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Em relação à ética e à moral, analise as afirmativas a seguir:

I. A ética busca explicar a moral, agindo como uma reflexão sobre ela.

II. A moral são as regras dispostas no cotidiano, adotadas pelos cidadãos.

III. Tanto ética quanto moral constroem as bases da conduta humana.

Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.
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Em relação aos princípios e valores, analise as afirmativas a seguir:
I. Os princípios são a base para a construção dos valores. II. Os princípios são regras individuais que orientam as ações e as decisões das pessoas. III. Os valores se submetem a fatores externos, como contexto, época e cultura.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.
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A respeito da relação entre ética e democracia, analise as afirmativas a seguir:
I. A manutenção e o estímulo da conduta ética do Estado efetiva e materializa a democracia. II. A democracia não é um simples plano de intenções do Estado e da sociedade. III. A democracia se cinge às leis, ao passo que a ética deve se efetivar ao largo delas.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.
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Em relação à ética e à moral, analise as afirmativas a seguir:
I. A ética busca explicar a moral, agindo como uma reflexão sobre ela. II. A moral são as regras dispostas no cotidiano, adotadas pelos cidadãos. III. Tanto ética quanto moral constroem as bases da conduta humana.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.

Gestão de Pessoas

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De acordo com Chiavenato (2021), o Ensino a Distância (EaD) está expandindo-se por duas razões fundamentais: o uso da internet e das intranets e a tremenda evolução da TI. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo, relativas à educação corporativa:
1. Muitas organizações estão caminhando gradativamente do T&D para a educação corporativa, em uma migração paulatina e definitiva.
2. A educação corporativa apresenta a vantagem de ser holística, sistêmica, proativa e sinergética.
3. A educação corporativa, pela sua própria natureza e configuração, é quase sempre local, tópica, just in time, reativa, micro-orientada, agregadora.
4. Muitas vezes, a educação corporativa é feita por meio do conceito de universidade corporativa.
5. A universidade corporativa representa mais um processo, uma mentalidade, um estado de espírito generalizado do que propriamente um local físico ou uma entidade concreta.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

  • A 09.
  • B 10.
  • C 12.
  • D 14.
  • E 15.
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Chiavenato (2020) define que em uma era de intensa competitividade, a remuneração fixa tornou-se insuficiente para motivar e incentivar as pessoas ou promover o comportamento proativo e empreendedor na busca de metas e resultados excelentes. Para incrementar as relações de intercâmbio com os seus colaboradores, as empresas estão utilizando planos de incentivo para ostensivamente premiar o valor de cada colaborador em função de suas conquistas no trabalho. Entre os principais planos de incentivo utilizados no mercado está um relacionado com o desempenho do colaborador no alcance de metas e resultados estabelecidos para um determinado período de tempo e que corresponde a uma porcentagem ou fatia de valor com que cada colaborador participa dos resultados da empresa ou do departamento. A esse plano de incentivo, Chiavenato (2020) denominou de:

  • A Plano de bonificação anual.
  • B Participação nos resultados alcançados.
  • C Remuneração por competência.
  • D Distribuição do lucro aos colaboradores.
  • E Distribuição de ações da organização aos colaboradores.
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Segundo Chiavenato (2020), entre os principais métodos tradicionais de avaliação do desempenho de pessoas dentro das organizações, estão:
I. Escalas gráficas. II. Escalonamento simples. III. Escolha forçada.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas I e III.
  • E I, II e III.
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Leia o texto a seguir.


Envolve examinar o desempenho do sujeito e considerar um conjunto de frases descritivas que enfocam certas características comportamentais. O Avaliador recebe uma folha contendo um conjuto de setenças e deve marcar a sentença que melhor representa suas observações sobre o comportamento do avaliado.


Esse método de avaliação de desempenho refere-se

  • A aos incidente críticos.
  • B à lista de verificação.
  • C à escolha forçada.
  • D à escala gráfica.
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Quanto ao desenvolvimento de equipes, assinale a alternativa correta.

  • A Ao se participar de uma equipe, o objetivo é agregar um resultado positivo a um interesse maior, a um interesse coletivo.
  • B Um grupo possui dependência mútua entre seus membros.
  • C Na equipe, as habilidades de seus membros são complementares.
  • D Os membros do grupo possuem um processo interno de aprendizagem.
  • E Nos grupos, a motivação é essencial para sua composição e sua manutenção.
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No que se refere à avaliação no processo organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A A avaliação do desempenho é uma responsabilidade individual.
  • B A avaliação do desempenho deve envolver cada pessoa da equipe, a própria equipe, o gestor e sua unidade organizacional.
  • C A avaliação do desempenho é uma atividade a ser realizada de forma pontual.
  • D No reforço positivo, explica-se para cada pessoa o que ela está desempenhando corretamente.
  • E No reforço positivo, as punições são aplicadas de maneira privada.
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Acerca das relações humanas e do desenvolvimento de equipes de trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão.
  • B A compreensão do comportamento organizacional é importante, pois permite a manutenção e a melhoria da gestão de pessoas, ao fornecer insumos para o trabalho do setor de recursos humanos.
  • C Executivos com boas habilidades técnicas são a garantia de um ambiente de trabalho mais agradável.
  • D As habilidades técnicas dos executivos consistem na necessidade de entender, com clareza, como as partes e as funções da organização ajustam-se e inter-relacionam-se.
  • E O cerne do comportamento organizacional está na relação entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais, que, quase sempre, se contrapõem.
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Com relação ao desenvolvimento de equipes, assinale a alternativa correta.

  • A A liderança não pode ser ensinada e aprendida por todos os indivíduos. É um fenômeno restrito a apenas algumas pessoas.
  • B O poder coercitivo é o poder que existe, por exemplo, no colega de trabalho que atrai todos para seu lado na hora das reuniões de departamento, devido a seu carisma e a seu nível de prestígio e de admiração.
  • C A liderança pode ser entendida como uma influência exercida sobre determinada situação pelo processo de comunicação, visando a um ou mais objetivos.
  • D A dominância tradicional refere-se à submissão coletiva a um conjunto de regras formalmente definidas e aceitas por todos os integrantes.
  • E A autoridade é a capacidade do indivíduo de influenciar os demais, independentemente de seu cargo na hierarquia.
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No que se refere à cultura organizacional e ao desenvolvimento de equipes, assinale a alternativa correta.

  • A A gestão estratégica por competências pressupõe a realocação do funcionário com base, exclusivamente, em suas competências.
  • B O domínio pessoal é a disciplina que possibilita, continuamente, esclarecer e aprofundar a visão pessoal, concentrar as energias, desenvolver a paciência e ver a realidade objetivamente.
  • C O planejamento estratégico é individual e visa à melhoria do comportamento dos funcionários diante dos desafios da globalização.
  • D As competências emergentes são fundamentais para o funcionamento da organização e permanecem relevantes ao longo do tempo.
  • E Os dados são informações que foram organizadas e ordenadas de forma coerente.
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O desempenho humano na organização é extremamente contingencial. A avaliação do desempenho deve proporcionar benefícios para a organização e para as pessoas. Com base nas linhas básicas que a avaliação de desempenho precisa atender, é correto afirmar que a avaliação deve

  • A ser aceita por ambas as partes: avaliador e avaliado.
  • B enfatizar a impressão a respeito dos hábitos pessoais observados no trabalho.
  • C se concentrar em uma análise subjetiva de hábitos e não em produtividade do colaborador, que tende a melhorar sem essa condução.
  • D cobrir o desempenho atual nas atividades, e não o alcance de metas e objetivos, que deve ser avaliado separadamente, em outro momento.