Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Anchieta - Pedagogo - RBO

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Matemática

1

Foi identificado que após a divulgação de uma campanha promocional de chá gelado, em apenas dois dias foram comercializadas 251 embalagens com 6 garrafas de 2 litros cada uma. Com isso, é possível afirmar que a quantidade de litros de chá vendidos foi de

  • A 3.012.
  • B 2.992.
  • C 2.430.
  • D 1.704.
  • E 1.506.
2

Um supermercado vendia uma marca de refrigerante na embalagem de 2 litros por R$ 6,50. Para impulsionar as vendas, foi divulgado que o mesmo produto seria vendido com 20% de desconto. O novo valor comercializado deste refrigerante é

  • A R$ 4,50.
  • B R$ 4,80.
  • C R$ 4,95.
  • D R$ 5,00.
  • E R$ 5,20.
3

Uma teoria criada no Japão na década de 1960 diz: para que as pessoas deixem de ser sedentárias, devem dar 10 mil passos por dia, todos os dias. Considerando que um passo normal médio das pessoas é de aproximadamente 85 centímetros, se uma pessoa der 15 mil passos em um dia, ela se deslocará por

  • A 5.000 metros.
  • B 8.665 metros.
  • C 9.992 metros.
  • D 12.750 metros.
  • E 13.150 metros.
4

Um grande avião fará uma viagem de 10 horas de duração e precisa garantir 4 refeições para cada um dos 360 passageiros durante a viagem. A quantidade de refeições que precisam ser carregadas no avião, no aeroporto de origem, é de

  • A 1.610 refeições.
  • B 1.526 refeições.
  • C 1.440 refeições.
  • D 1.345 refeições.
  • E 1.230 refeições.
5

Celso tem disponível para aplicação R$ 15.000,00. Ele pretende aplicar esse dinheiro a uma taxa de 18% ao ano e no final gostaria de ter R$ 8.100,00 de juros. Para isso, o capital de Celso deverá ficar aplicado durante

  • A 2 anos
  • B 3 anos
  • C 5 anos
  • D 7 anos
6

Aristides tem dois rolos de fita, um com 10 metros e outro com 15 metros. Precisa cortá-los em pedaços de mesmo tamanho que seja menor que 125 cm e também não tenha desperdício. O maior tamanho possível e a quantidade de pedaços serão, respectivamente,

  • A 50 cm; 5 pedaços
  • B 50 cm; 25 pedaços.
  • C 100 cm; 25 pedaços.
  • D 100 cm; 5 pedaços.
7

Um produto custava R$ 342,00 e sofreu um aumento de 15%, passando a custar

  • A R$ 351,30.
  • B R$ 362,10.
  • C R$ 385,60.
  • D R$ 393,30.
8

Um quadrado e um retângulo possuem a mesma área. O quadrado tem lado igual a 18 cm e o retângulo tem comprimento de 20 cm. A largura desse retângulo mede

  • A 12 cm.
  • B 13,2 cm.
  • C 14 cm.
  • D 16,2 cm.
9

O carro que Juliano comprou por R$ 63.000,00, há dois anos, sofreu uma depreciação de 30%, isto é, seu valor caiu 30%. Dessa forma, o carro atualmente custa

  • A R$ 44.100,00.
  • B R$ 38.000,00.
  • C R$ 50.300,00.
  • D R$ 60.000,00.
10

Nayara correu 10 quilômetros em 50 minutos. Dessa forma, mantendo o ritmo, percorrerá em 1h15.

  • A 12 km.
  • B 15 km.
  • C 20 km.
  • D 25 km.

Português

11

Tive uma reunião junto __ coordenadoria. Após, fui __ casa de Bruno e contei __ duas pessoas presentes como havia sido __ reunião.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as respectivas lacunas acima.

  • A a / a / à / à
  • B à / a / à / a
  • C à / à / a / a
  • D a / à / a / a
  • E à / a / a / a
12

Considerando a frase “Pode ocorrer ventanias e granizo”, é correto afirmar que

  • A está em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa.
  • B “ventania” é adjetivo.
  • C há somente um verbo na frase.
  • D apresenta uma incorreção de concordância nominal.
  • E apresenta uma incorreção de concordância verbal.
13

Observe as seguintes orações:

I. Foi lubridiado duas vezes no mesmo dia pela mesma pessoa.

II. Buscam comforto acima de tudo.

É correto afirmar que

  • A ambas orações estão de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
  • B somente a oração I apresenta incorreção de ortografia.
  • C somente a oração II apresenta incorreção de ortografia.
  • D ambas orações apresentam incorreção de ortografia.
14

Assinale a alternativa que apresenta uma conjunção concessiva.

  • A À medida em que o tempo passava, confortava-se.
  • B Ainda que pareça fácil, trata-se de matéria de difícil compreensão
  • C Patrícia, bem como sua irmã, aprecia a leitura de grandes clássicos.
  • D Tudo o que quiser, desde que estude e passe de ano.
15
Considere o texto abaixo para responder à questão.

Arte digital e leilões pela internet revolucionaram o mercado

   Os NFTs, certificados de autenticidade digital de conteúdos da internet (como imagens e animações), revolucionaram o mercado de arte no mundo, o que colocou a criação contemporânea como "locomotiva" do setor - afirma o relatório anual da empresa francesa Artprice publicado nesta segunda-feira, 4. As vendas públicas alcançaram o recorde de US$ 2,7 bilhões durante o ano fiscal 2020-2021, o que representa um aumento anual de 117%.
   Considera-se arte contemporânea qualquer obra de um artista (tanto pintura, escultura, instalações, desenho, fotografia, gravuras, vídeos e, agora, NFT) nascido depois de 1945.
   Entre 30 de junho de 2020 e 30 de junho de 2021, 102 mil obras contemporâneas foram vendidas no mundo, o que representa 23% do mercado mundial de arte. Um índice que era de apenas 3% em 2000-2001, destaca a Artprice, líder mundial das informações sobre o setor.
   Com 40% das vendas no mundo, China continental, Taiwan e Hong Kong, viraram o principal mercado de arte contemporânea, à frente de Estados Unidos (32%) e Reino Unido (16%). Nova York continua liderando a lista de mercados emblemáticos da arte, mas Hong Kong está bem perto, destronando Londres do segundo lugar.
   As mulheres representam 37% das artistas, quase metade no setor de fotografia, disse à AFP o presidente da Artprice, Thierry Ehrmann.
   As obras digitais em NFT representam dois terços do valor das vendas pela internet, e 2% do mercado global de arte em 2021, segundo o relatório.
   "Há artistas emergentes como Beeple, que saem do nada, sem galeristas nem exposições, que se recusam a entrar no circuito tradicional da arte", afirma Ehrmann.
   Considerados em algumas ocasiões uma "bolha especulativa", "os NFTs permitem que jovens artistas ganhem a vida com isto, sobretudo, os criadores de 'street art', efêmera por natureza". Banksy, um dos mais famosos artistas de rua, registrou no primeiro semestre de 2021 um volume de negócios de US$ 123 milhões. Ele está entre os cinco artistas mais rentáveis nas salas de leilões, atrás de Picasso, Basquiat, Warhol e Monet, segundo o relatório.
   (...) Os NFTs chamam a atenção de "novos colecionadores, com idade média de 32 anos, a geração 2.0 que compra arte a preços mais baratos, mas como um modo de vida", explica Thierry Ehrmann.
   Outro fato relevante do ano é a forte presença de artistas afro-americanos, afro-britânicos e africanos no mercado de leilões. O pintor Amoako Boafo, de Gana, viu seu quadro Baba Diop ser leiloado em dezembro de 2020, em Hong Kong, por US$ 1,14 milhão, 10 vezes mais que a estimativa inicial.

Fonte: https://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,arte-digital-e-leiloes
pela-internet-revolucionaram-o-mercado,70003859081

Assinale a alternativa que apresenta um sinônimo para a palavra “emblemático”.

  • A Diplomático.
  • B Exclusivo.
  • C Representativo.
  • D Saturado.
  • E Instável.
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Considere o texto abaixo para responder à questão.

Arte digital e leilões pela internet revolucionaram o mercado

   Os NFTs, certificados de autenticidade digital de conteúdos da internet (como imagens e animações), revolucionaram o mercado de arte no mundo, o que colocou a criação contemporânea como "locomotiva" do setor - afirma o relatório anual da empresa francesa Artprice publicado nesta segunda-feira, 4. As vendas públicas alcançaram o recorde de US$ 2,7 bilhões durante o ano fiscal 2020-2021, o que representa um aumento anual de 117%.
   Considera-se arte contemporânea qualquer obra de um artista (tanto pintura, escultura, instalações, desenho, fotografia, gravuras, vídeos e, agora, NFT) nascido depois de 1945.
   Entre 30 de junho de 2020 e 30 de junho de 2021, 102 mil obras contemporâneas foram vendidas no mundo, o que representa 23% do mercado mundial de arte. Um índice que era de apenas 3% em 2000-2001, destaca a Artprice, líder mundial das informações sobre o setor.
   Com 40% das vendas no mundo, China continental, Taiwan e Hong Kong, viraram o principal mercado de arte contemporânea, à frente de Estados Unidos (32%) e Reino Unido (16%). Nova York continua liderando a lista de mercados emblemáticos da arte, mas Hong Kong está bem perto, destronando Londres do segundo lugar.
   As mulheres representam 37% das artistas, quase metade no setor de fotografia, disse à AFP o presidente da Artprice, Thierry Ehrmann.
   As obras digitais em NFT representam dois terços do valor das vendas pela internet, e 2% do mercado global de arte em 2021, segundo o relatório.
   "Há artistas emergentes como Beeple, que saem do nada, sem galeristas nem exposições, que se recusam a entrar no circuito tradicional da arte", afirma Ehrmann.
   Considerados em algumas ocasiões uma "bolha especulativa", "os NFTs permitem que jovens artistas ganhem a vida com isto, sobretudo, os criadores de 'street art', efêmera por natureza". Banksy, um dos mais famosos artistas de rua, registrou no primeiro semestre de 2021 um volume de negócios de US$ 123 milhões. Ele está entre os cinco artistas mais rentáveis nas salas de leilões, atrás de Picasso, Basquiat, Warhol e Monet, segundo o relatório.
   (...) Os NFTs chamam a atenção de "novos colecionadores, com idade média de 32 anos, a geração 2.0 que compra arte a preços mais baratos, mas como um modo de vida", explica Thierry Ehrmann.
   Outro fato relevante do ano é a forte presença de artistas afro-americanos, afro-britânicos e africanos no mercado de leilões. O pintor Amoako Boafo, de Gana, viu seu quadro Baba Diop ser leiloado em dezembro de 2020, em Hong Kong, por US$ 1,14 milhão, 10 vezes mais que a estimativa inicial.

Fonte: https://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,arte-digital-e-leiloes
pela-internet-revolucionaram-o-mercado,70003859081

De acordo com o texto, é correto afirmar que

  • A a arte digital revolucionou o mercado por ser exclusivamente feminina.
  • B o sucesso da arte digital se deve ao foco no público mais velho.
  • C China lidera a lista de mercados emblemáticos da arte.
  • D a arte digital nem sempre é composta pelos mesmos artistas do circuito tradicional da arte.
  • E toda obra criada a partir de 1945 é contemporânea.
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Acerca da pontuação, emprega(m)-se para anunciar:
I. uma citação. II. uma enumeração explicativa. III. um esclarecimento, uma síntese ou uma consequência do que foi enunciado.
Os conceitos acima se tratam

  • A do travessão.
  • B dos parênteses.
  • C das aspas.
  • D das reticências.
  • E dos dois pontos.
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Considere o texto abaixo para responder a questão.


Hidrogênio verde: os 6 países que lideram a produção do 'combustível do futuro'

Os cientistas deixaram claro: se quisermos evitar os piores impactos das mudanças climáticas, devemos encontrar uma maneira de impedir que as temperaturas globais continuem subindo.

O desafio é imenso. As temperaturas já estão 1°C acima dos níveis pré-industriais e, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), uma alta adicional de apenas 0,5 °C é suficiente para que os efeitos sejam devastadores.

Diante deste cenário, muitos países estão buscando urgentemente formas de suprir suas demandas energéticas sem continuar prejudicando o meio ambiente.

Uma das soluções que algumas nações estão desenvolvendo é o hidrogênio verde, também conhecido como hidrogênio renovável.

Recentemente, o fundador da Microsoft, Bill Gates — que lançou um livro intitulado Como evitar um desastre climático —, classificou esse combustível como a melhor inovação dos últimos tempos para combater o efeito estufa.

"Não sei se vamos conseguir (produzir hidrogênio verde a um preço acessível), mas, se conseguirmos, isso resolveria muitos problemas", disse ele no podcast Armchair Expert.

"Me anima que se fale muito sobre como alcançar isso. Isso não acontecia há três ou quatro anos", acrescentou.

O que é hidrogênio verde?

O hidrogênio é o elemento químico mais abundante do universo. As estrelas, como o nosso Sol, são formadas principalmente por esse gás, que também pode assumir o estado líquido.

O hidrogênio é muito poderoso: tem três vezes mais energia do que a gasolina.

Mas, ao contrário dela, é uma fonte de energia limpa, uma vez que só libera água (H2O), na forma de vapor, e não produz dióxido de carbono (CO2).

No entanto, embora existam há muitos anos tecnologias que permitem usar o hidrogênio como combustível, há várias razões pelas quais até agora ele só foi usado em ocasiões especiais (como para impulsionar as espaçonaves da Nasa, a agência espacial americana).

Uma delas é que é considerado perigoso por ser altamente inflamável — por isso, transportá-lo e armazená-lo com segurança é um grande desafio.

Mas um obstáculo ainda maior tem a ver com as dificuldades para produzi-lo.

Na Terra, o hidrogênio só existe em combinação com outros elementos. Ele está na água, junto ao oxigênio, e se combina com o carbono para formar hidrocarbonetos, como gás, carvão e petróleo. Portanto, o hidrogênio precisa ser separado de outras moléculas para ser usado como combustível.

E conseguir isso requer grandes quantidades de energia, além de ser muito caro.

Até agora, os hidrocarbonetos eram usados para gerar essa energia, então a produção de hidrogênio continuava a poluir o meio ambiente com CO2.

Há alguns anos, contudo, o hidrogênio começou a ser produzido a partir de energias renováveis, como solar e eólica, por meio de um processo chamado eletrólise.

A eletrólise usa uma corrente elétrica para dividir a água em hidrogênio e oxigênio em um dispositivo chamado eletrolisador.

O resultado é o chamado hidrogênio verde, que é 100% sustentável, mas muito mais caro de se produzir do que o hidrogênio tradicional.

No entanto, muitos acreditam que ele pode oferecer uma solução ecológica para algumas das indústrias mais poluentes, incluindo a de transportes, química, siderúrgica e de geração de energia.

Uma aposta para o futuro

Atualmente, 99% do hidrogênio usado como combustível é produzido a partir de fontes não-renováveis.

E menos de 0,1% é produzido por meio da eletrólise da água, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

No entanto, muitos especialistas em energia preveem que isso mudará em breve.

As pressões para reduzir a poluição ambiental têm levado uma série de países e empresas a apostar nesta nova forma de energia limpa, que muitos acreditam ser essencial para "descarbonizar" o planeta.

Companhias de petróleo como Repsol, BP e Shell estão entre as que lançaram projetos de hidrogênio verde.

E vários países anunciaram planos de produção nacional deste combustível renovável. (...)

Fonte (Adaptado): https://www.bbc.com/portuguese/geral-56604972.

Acessado em 13/04/2021.

Sobre o texto, é INCORRETO afirmar que

  • A o hidrogênio verde é 100% sustentável, mas muito mais caro de se produzir do que o hidrogênio tradicional.
  • B o hidrogênio, por ser o elemento químico mais abundante do universo, é acessível e seguro, não apresentando obstáculos para seu uso como combustível.
  • C no nosso planeta, o hidrogênio só existe em combinação com outros elementos.
  • D atualmente, 99% do hidrogênio usado como combustível é produzido a partir de fontes não-renováveis.
19

Considere o texto abaixo para responder a questão.


Hidrogênio verde: os 6 países que lideram a produção do 'combustível do futuro'

Os cientistas deixaram claro: se quisermos evitar os piores impactos das mudanças climáticas, devemos encontrar uma maneira de impedir que as temperaturas globais continuem subindo.

O desafio é imenso. As temperaturas já estão 1°C acima dos níveis pré-industriais e, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), uma alta adicional de apenas 0,5 °C é suficiente para que os efeitos sejam devastadores.

Diante deste cenário, muitos países estão buscando urgentemente formas de suprir suas demandas energéticas sem continuar prejudicando o meio ambiente.

Uma das soluções que algumas nações estão desenvolvendo é o hidrogênio verde, também conhecido como hidrogênio renovável.

Recentemente, o fundador da Microsoft, Bill Gates — que lançou um livro intitulado Como evitar um desastre climático —, classificou esse combustível como a melhor inovação dos últimos tempos para combater o efeito estufa.

"Não sei se vamos conseguir (produzir hidrogênio verde a um preço acessível), mas, se conseguirmos, isso resolveria muitos problemas", disse ele no podcast Armchair Expert.

"Me anima que se fale muito sobre como alcançar isso. Isso não acontecia há três ou quatro anos", acrescentou.

O que é hidrogênio verde?

O hidrogênio é o elemento químico mais abundante do universo. As estrelas, como o nosso Sol, são formadas principalmente por esse gás, que também pode assumir o estado líquido.

O hidrogênio é muito poderoso: tem três vezes mais energia do que a gasolina.

Mas, ao contrário dela, é uma fonte de energia limpa, uma vez que só libera água (H2O), na forma de vapor, e não produz dióxido de carbono (CO2).

No entanto, embora existam há muitos anos tecnologias que permitem usar o hidrogênio como combustível, há várias razões pelas quais até agora ele só foi usado em ocasiões especiais (como para impulsionar as espaçonaves da Nasa, a agência espacial americana).

Uma delas é que é considerado perigoso por ser altamente inflamável — por isso, transportá-lo e armazená-lo com segurança é um grande desafio.

Mas um obstáculo ainda maior tem a ver com as dificuldades para produzi-lo.

Na Terra, o hidrogênio só existe em combinação com outros elementos. Ele está na água, junto ao oxigênio, e se combina com o carbono para formar hidrocarbonetos, como gás, carvão e petróleo. Portanto, o hidrogênio precisa ser separado de outras moléculas para ser usado como combustível.

E conseguir isso requer grandes quantidades de energia, além de ser muito caro.

Até agora, os hidrocarbonetos eram usados para gerar essa energia, então a produção de hidrogênio continuava a poluir o meio ambiente com CO2.

Há alguns anos, contudo, o hidrogênio começou a ser produzido a partir de energias renováveis, como solar e eólica, por meio de um processo chamado eletrólise.

A eletrólise usa uma corrente elétrica para dividir a água em hidrogênio e oxigênio em um dispositivo chamado eletrolisador.

O resultado é o chamado hidrogênio verde, que é 100% sustentável, mas muito mais caro de se produzir do que o hidrogênio tradicional.

No entanto, muitos acreditam que ele pode oferecer uma solução ecológica para algumas das indústrias mais poluentes, incluindo a de transportes, química, siderúrgica e de geração de energia.

Uma aposta para o futuro

Atualmente, 99% do hidrogênio usado como combustível é produzido a partir de fontes não-renováveis.

E menos de 0,1% é produzido por meio da eletrólise da água, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

No entanto, muitos especialistas em energia preveem que isso mudará em breve.

As pressões para reduzir a poluição ambiental têm levado uma série de países e empresas a apostar nesta nova forma de energia limpa, que muitos acreditam ser essencial para "descarbonizar" o planeta.

Companhias de petróleo como Repsol, BP e Shell estão entre as que lançaram projetos de hidrogênio verde.

E vários países anunciaram planos de produção nacional deste combustível renovável. (...)

Fonte (Adaptado): https://www.bbc.com/portuguese/geral-56604972.

Acessado em 13/04/2021.

Considere o seguinte trecho do texto: “Recentemente, o fundador da Microsoft, Bill Gates — que lançou um livro intitulado Como evitar um desastre climático —, classificou esse combustível como a melhor inovação dos últimos tempos para combater o efeito estufa”. O termo em destaque é

  • A sujeito
  • B adjunto adverbial.
  • C objeto direto.
  • D objeto indireto.
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Considere o texto abaixo para responder a questão.


Hidrogênio verde: os 6 países que lideram a produção do 'combustível do futuro'

Os cientistas deixaram claro: se quisermos evitar os piores impactos das mudanças climáticas, devemos encontrar uma maneira de impedir que as temperaturas globais continuem subindo.

O desafio é imenso. As temperaturas já estão 1°C acima dos níveis pré-industriais e, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), uma alta adicional de apenas 0,5 °C é suficiente para que os efeitos sejam devastadores.

Diante deste cenário, muitos países estão buscando urgentemente formas de suprir suas demandas energéticas sem continuar prejudicando o meio ambiente.

Uma das soluções que algumas nações estão desenvolvendo é o hidrogênio verde, também conhecido como hidrogênio renovável.

Recentemente, o fundador da Microsoft, Bill Gates — que lançou um livro intitulado Como evitar um desastre climático —, classificou esse combustível como a melhor inovação dos últimos tempos para combater o efeito estufa.

"Não sei se vamos conseguir (produzir hidrogênio verde a um preço acessível), mas, se conseguirmos, isso resolveria muitos problemas", disse ele no podcast Armchair Expert.

"Me anima que se fale muito sobre como alcançar isso. Isso não acontecia há três ou quatro anos", acrescentou.

O que é hidrogênio verde?

O hidrogênio é o elemento químico mais abundante do universo. As estrelas, como o nosso Sol, são formadas principalmente por esse gás, que também pode assumir o estado líquido.

O hidrogênio é muito poderoso: tem três vezes mais energia do que a gasolina.

Mas, ao contrário dela, é uma fonte de energia limpa, uma vez que só libera água (H2O), na forma de vapor, e não produz dióxido de carbono (CO2).

No entanto, embora existam há muitos anos tecnologias que permitem usar o hidrogênio como combustível, há várias razões pelas quais até agora ele só foi usado em ocasiões especiais (como para impulsionar as espaçonaves da Nasa, a agência espacial americana).

Uma delas é que é considerado perigoso por ser altamente inflamável — por isso, transportá-lo e armazená-lo com segurança é um grande desafio.

Mas um obstáculo ainda maior tem a ver com as dificuldades para produzi-lo.

Na Terra, o hidrogênio só existe em combinação com outros elementos. Ele está na água, junto ao oxigênio, e se combina com o carbono para formar hidrocarbonetos, como gás, carvão e petróleo. Portanto, o hidrogênio precisa ser separado de outras moléculas para ser usado como combustível.

E conseguir isso requer grandes quantidades de energia, além de ser muito caro.

Até agora, os hidrocarbonetos eram usados para gerar essa energia, então a produção de hidrogênio continuava a poluir o meio ambiente com CO2.

Há alguns anos, contudo, o hidrogênio começou a ser produzido a partir de energias renováveis, como solar e eólica, por meio de um processo chamado eletrólise.

A eletrólise usa uma corrente elétrica para dividir a água em hidrogênio e oxigênio em um dispositivo chamado eletrolisador.

O resultado é o chamado hidrogênio verde, que é 100% sustentável, mas muito mais caro de se produzir do que o hidrogênio tradicional.

No entanto, muitos acreditam que ele pode oferecer uma solução ecológica para algumas das indústrias mais poluentes, incluindo a de transportes, química, siderúrgica e de geração de energia.

Uma aposta para o futuro

Atualmente, 99% do hidrogênio usado como combustível é produzido a partir de fontes não-renováveis.

E menos de 0,1% é produzido por meio da eletrólise da água, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

No entanto, muitos especialistas em energia preveem que isso mudará em breve.

As pressões para reduzir a poluição ambiental têm levado uma série de países e empresas a apostar nesta nova forma de energia limpa, que muitos acreditam ser essencial para "descarbonizar" o planeta.

Companhias de petróleo como Repsol, BP e Shell estão entre as que lançaram projetos de hidrogênio verde.

E vários países anunciaram planos de produção nacional deste combustível renovável. (...)

Fonte (Adaptado): https://www.bbc.com/portuguese/geral-56604972.

Acessado em 13/04/2021.

Sobre o trecho “Mas um obstáculo ainda maior tem a ver com as dificuldades para produzi-lo”, é correto afirmar que

  • A contém uma palavra que deveria receber acento agudo.
  • B contém uma palavra que deveria receber acento circunflexo.
  • C está em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa.
  • D contém duas palavras que deveriam receber acento agudo.

Pedagogia

21

Sobre as especificidades da Educação Básica, assinale a alternativa correta.

  • A A escola poderá reclassificar os alunos somente quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior.
  • B Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
  • C O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, inclusive visando a redução do número de horas letivas quando necessário.
  • D A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição facultativa.
22

Em conformidade com o disposto na Lei de diretrizes e bases da educação nacional acerca da incumbência dos docentes, assinale a alternativa correta.

  • A Elaborar e executar a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
  • B Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar parcialmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
  • C Reportar ao Conselho Tutelar os casos de maustratos envolvendo seus alunos.
  • D Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
23

Em consonância com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 2, para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo, EXCETO:

  • A a resolução de problemas como forma de aprendizagem.
  • B a importância da interação exclusiva com crianças da mesma idade como fator de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.
  • C os conhecimentos prévios de qualquer natureza, que as crianças já possuem sobre o assunto, já que elas aprendem por meio de uma construção interna ao relacionar suas ideias com as novas informações de que dispõem e com as interações que estabelece.
  • D o grau de desafio que as atividades apresentam e o fato de que devam ser significativas e apresentadas de maneira integrada para as crianças e o mais próximo possível das práticas sociais reais.
24

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 3, traz que “um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar”. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.

  • A Considera-se “Ambiente alfabetizador” uma sala com paredes cobertas de textos expostos e etiquetas nomeando móveis e objetos.
  • B Na instituição de educação infantil, não são variadas as situações de comunicação que necessitam da mediação pela escrita.
  • C A seleção do material escrito deve estar guiada pela necessidade de iniciar as crianças no contato com os diversos textos e de facilitar a observação de práticas sociais de leitura e escrita nas quais suas diferentes funções e características sejam consideradas.
  • D A experiência com textos variados e de diferentes gêneros não é fundamental para a constituição do ambiente de letramento.
25

De acordo com o disposto na Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, analise as assertivas abaixo e, considerando V para verdadeiro e F para falso, assinale a alternativa que apresenta a correta sequência.
( ) A proposta pedagógica das instituições de educação infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. ( ) As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira. ( ) Na transição para o ensino fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no ensino fundamental.

  • A V / V / V
  • B V / V / F
  • C V / F / V
  • D F / V / V
26

Assinale a alternativa em DESCONFORMIDADE com o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente no que se refere à prevenção.

  • A É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.
  • B A criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
  • C A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes.
  • D A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade apenas da pessoa jurídica, nos termos do referido Estatuto.
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O direito à educação, entendido como um direito inalienável do ser humano, constitui o fundamento maior das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. A educação, ao proporcionar o desenvolvimento do potencial humano, permite o exercício dos direitos civis, políticos, sociais e do direito à diferença, sendo ela mesma também um direito social, e possibilita

  • A uma educação com qualidade moral, igualmente entendida como direito humano.
  • B a formação cidadã e o usufruto dos bens sociais e culturais.
  • C assegurar a cada um e a todos o acesso ao conhecimento e aos elementos da história.
  • D o desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade contemporânea.
  • E o desenvolvimento comum, independentemente da grande diversidade da população escolar e das demandas culturais.
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A execução do PNE (Plano Nacional de Educação) e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados por instâncias como

  • A Ministério da Cultura – MIC.
  • B Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores – CECV.
  • C Comissão de Cultura e Desporto do Senado Federal – CCDSF.
  • D Conselho Nacional de Educação – CNE.
  • E Fórum Estadual de Educação – FEE.
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As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica apontam que o Sistema Nacional de Educação é tema que vem suscitando o aprofundamento da compreensão sobre sistema, no contexto da história da educação, nesta Nação tão diversa geográfica, econômica, social e culturalmente. O que a proposta de organização do Sistema Nacional de Educação enfrenta é, fundamentalmente, o desafio de superar

  • A o impacto na estrutura do financiamento estudantil e a conquista da qualidade social das aprendizagens.
  • B a unidade curricular setorizada e o sistema nacional de educação em regime de colaboração.
  • C a desintegração dos sistemas autônomos e a formação educativa conjunta coerente e operante.
  • D a fragmentação das políticas públicas e a desarticulação institucional dos sistemas de ensino entre si.
  • E a conquista de uma articulação orgânica e a articulação das políticas sociais.
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Há uma tendência em se valorizar demasiadamente os conceitos científicos, entretanto esses não ficam isolados. Vigotsky dizia que outros conceitos também serão importantes. Sobre o assunto, considere as proposições a seguir.


I. As práticas educativas viabilizam ao aluno a apropriação do saber científico, de modo a ultrapassar seus conceitos cotidianos.

II. Os chamados conceitos cotidianos são importantes para melhor entendimento dos conceitos científicos.

III. Os conceitos científicos são todos aqueles que aprendemos nas interações sociais em determinados espaços de convivência.

IV. Conceitos cotidianos existem, mas são rapidamente descartados quando contrapostos aos conceitos científicos, imaginativos e perceptivos.

V. Conceitos são definições para o inexplicável e, quando passíveis de explicação, atribui-se o termo cunhado de cientificismo.


É correto o que se afirma apenas em

  • A III e V.
  • B I e II.
  • C II e III.
  • D I, II e III.
  • E I e IV.
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A educação inclusiva respalda-se em valores constituídos de modo universal. Mesmo com tantos anos transcorridos, profissionais da educação ainda afirmam ser um desafio lidar com “as dificuldades” (Nova Escola, 2013). Nesse contexto, analise as assertivas abaixo.


I. Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular, é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde.

II. A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

III. Há necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos.


É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.
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Cada escola possui uma realidade, entretanto, a função social da escola é a mesma. Assim, em cada escola, intenções educativas estarão expressas no projeto pedagógico a fim de ratificar o contexto de intenções maiores que integram o âmbito de sua função dentro da sociedade. Dentro desse contexto, é INCORRETO afirmar que projeto pedagógico da escola

  • A atrela-se ao compromisso social e político numa sociedade.
  • B traz à tona interesses coletivos de transformação da realidade.
  • C expressa interesses de uma minoria detentora das ações decisórias.
  • D jamais se desvinculará da função social da escola em qualquer realidade escolar.
  • E tem viés político e ideológico concebido pela coletividade.
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Há uma estreita relação entre a função social da escola e o currículo. Assim, em meio à diversidade, às diferenças, as posturas desrespeitosas manifestas por discriminações e atos de preconceito constituem-se cerne norteador para o cumprimento da função esperada. Para tanto, espera-se das escolas, quanto ao exercício de função e papel da educação,

  • A o discurso replicado com as orientações previstas nos documentos curriculares.
  • B um efetivo trabalho de preparação das gerações vindouras à convivência ética e de respeito na e entre sociedades.
  • C adotar práticas de tolerância para todos que sejam identificados como diferentes.
  • D favorecer o estreitamento de relações entre os indivíduos de diferentes nacionalidades.
  • E tornar o ambiente escolar aberto a ouvir as demandas sociais em prol do indivíduo.
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Dentro de uma abordagem ________________, a aprendizagem é verificada por meio de diferentes modalidades de avaliação. A modalidade de avaliação _____________, por exemplo, é importante por elucidar ______________ conduzindo às construções de ____________ gradativamente __________ e ___________.


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas do trecho acima.

  • A tradicional / classificatória / conhecimentos reais / conhecimento / complexos / exatos
  • B construtivista / diagnóstica / aprendizagens/ conhecimento / amplos / complexos
  • C humanista / diagnóstica / habilidades / aprendizagens / amplas / subjetivas
  • D socioconstrutivista / interacionista / compartilhamentos / conteúdos / extensos / coletivos
  • E comportamentalista / mensurável / aprendizagens reais / esperadas / responsivas
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Errar é humano! Esta afirmativa é exclamada em diversas ocasiões e contextos, não necessariamente escolares. Contudo, se o erro acontece dentro do ambiente escolar, e mais especificamente no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, algo deverá ser feito em prol das aquisições de conhecimento por parte do aluno. Desse modo, o pressuposto que norteará o professor NÃO deverá considerar que

  • A o aluno aprende por meio de abstrações reflexivas, retirando as informações necessárias de um dado objeto e/ou situação que se apresente, coordenando e reordenando suas ações para futuras construções de conhecimento.
  • B existem diferentes estilos cognitivos na aprendizagem.
  • C o aluno precisa de autonomia investigativa para chegar ao motivo de seu erro, sem intervenção direta e/ou indireta do professor.
  • D a efetiva aprendizagem reconhece o erro como algo inerente às aquisições do saber.
  • E o aluno aprende por meio de abstrações, extrações e reordenações de informações.