Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Cajamar - Agente Administrativo - INDEPAC - Nível Médio

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Administração Geral

1
Nos departamentos do TJ/CE foram feitas as instalações de modernas tecnologias para melhor atender ao público.
Assinale a opção que apresenta os fatores da ferramenta análise SWOT que se relacionam à informação apresentada.
  • A fatores internos e de forças
  • B fatores externos e de forças
  • C fatores temporários e de oportunidades
  • D fatores operacionais e de fraquezas
  • E fatores externos e de ameaças
2
A metodologia ______ surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, os japoneses receberam orientação de especialistas americanos para o controle da qualidade. O que os americanos faziam bem foi aperfeiçoado no Japão, formando -se o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês, ou Total Quality Control (TQC – Controle da Qualidade Total). Diante do exposto, assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A Benchmarking
  • B 5S
  • C 5W2H
  • D Matriz GUT
  • E PDCA
3
A palavra comunicação é uma derivação do latim communicatio, que significa ato de repartir, de distribuir e tornar comum. Em sua raiz, a palavra evoca a condição de sua existência, ou seja, só podemos admitir a comunicação como ação interativa. Ela pressupõe relação entre sujeitos (emissor-receptor) e a transferência de informações. Existem barreiras para a comunicação que não são intransponíveis e podem ser superadas seguindo procedimentos. São barreiras da Comunicação nas organizações:
  • A gestão democrática, ruído e excesso de feedback.
  • B sobrecarga de trabalho, generalização e gestão flexível.
  • C níveis organizacionais, autoridade da administração e especialização.
  • D sobrecarga de informações, organograma focado em processos e gestão por projetos. 
4
Em uma organização, ainda que a equipe possa ser definida como um agrupamento de pessoas, ela envolve particularidades que a distinguem de um grupo de trabalho. Considera-se característica de uma equipe
  • A a busca pelo sucesso do grupo em alcançar a meta que seus membros, coletivamente e em uníssono, estabeleceram.
  • B as discussões e os relacionamentos são caracterizados por agendas que se alteram, por subgrupos de poder e pela concordância com decisões ao invés de um compromisso sincero.
  • C a existência de uma orientação de ganhar-perder, na qual uma pessoa ou subgrupo sobrepõe seus desejos ao desejo de outras pessoas.
  • D a tendência a ter um conjunto de personalidades com agendas próprias, que podem ser mais valiosas para elas do que a agenda que a maioria dos membros do grupo busca cumprir.
5
A estrutura de processos bem definida possibilita à organização operar como uma rede, com poucos níveis hierárquicos, agregando valor ao cliente. São características da Gestão por Processos:
  • A foco em resultados, trabalho em equipe e estruturas verticalizadas.
  • B visão integrada dos processos, subotimização do todo e redução de fluxos.
  • C divisão do trabalho, estruturas verticalizadas e baseada em estratégias comuns.
  • D responsabilização, estruturas horizontalizadas e baseada em objetivos comuns.
6
A gestão de processos permite a percepção do trabalho sequenciado e integrado para a realização dos objetivos estratégicos da organização. Tal sequenciamento envolve atividades e uma cadeia de relações entre pessoas e equipes, que dependem de ação gerencial, de forma a convergir a visão coletiva do trabalho. Esses processos são organizados nos tipos:
  • A conclusivos, de apoio e urgentes.
  • B estratégicos, táticos e operacionais.
  • C finalísticos, de apoio e críticos.
  • D finalísticos, estratégicos e críticos.
7
Um executivo de determinada empresa é responsável pelo planejamento das ações dessa organização. Ao desenvolver esses planos, elabora análises amplas sobre o contexto e o ambiente de atuação da organização, de forma ampla, com forte orientação externa e de longo prazo, buscando objetivos gerais e genéricos. Essa estrutura de planejamento é caracterizada como no nível
  • A tático.
  • B top-down. 
  • C operacional.
  • D estratégico.
  • E horizontal.
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Em relação ao nível hierárquico em que são tomadas as decisões, as organizações podem adotar um modelo centralizado ou descentralizado. Assinale a opção que indica vantagens do modelo descentralizado.

  • A Maior uniformidade nas decisões.
  • B Tendência à duplicação de recursos.
  • C Decisões mais adaptadas às condições locais.
  • D Melhor controle e avaliação de desempenho na organização.
  • E Facilidade em localizar os responsáveis por decisões erradas.
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As teorias organizacionais apresentam diversas concepções acerca da motivação humana, variando desde uma perspectiva meramente material, fundamentada pelo pressuposto do “homem econômico”, até visões mais complexas que reconhecem as peculiaridades e as características pessoais dos indivíduos.
Dentre essas perspectivas, assinale a opção que identifica teorias e abordagens motivacionais utilizadas pelas organizações.

  • A Teorema de Pareto, Teoria da Expectativa e Ciclo de Juran.
  • B Cubo de Rubik, 14 pontos de Wilson e Teoria da Expectativa.
  • C Cubo de Rubik, 14 pontos de Wilson e Diagrama de Ishikawa.
  • D Cubo de Rubik, Teoria dos Dois Fatores e Teoria da Expectativa.
  • E Pirâmide de Maslow, Teoria dos Dois Fatores e Teoria da Expectativa.
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Zé Roberto, proprietário de uma famosa franquia de chocolates, resolveu se afastar da gerência de sua loja para passar mais tempo com sua família. Para substituí-lo no cargo de gerente, Zé Roberto decidiu colocar Victor, por ser um funcionário com iniciativa, integridade, determinação e autoconfiança.
Com base nas teorias acerca de liderança, é possível considerar que Zé Roberto utilizou, para a escolha do funcionário, a teoria 

  • A situacional.
  • B do laissez-faire.
  • C da grade gerencial.
  • D dos traços de liderança.
  • E da liderança contingencial.
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Uma empresa especializada na perfuração de poços artesanais é contratada por uma organização sem fins lucrativos para executar um serviço em uma comunidade no Município de Niterói.
Após a realização do serviço, apesar de ter realizado a perfuração gastando muito menos que o previsto, a empresa não conseguiu atingir a meta de litros de água estipulada no projeto. Com base apenas nas informações do texto acima, é correto afirmar que a empresa atuou de forma

  • A ineficiente.
  • B ineficaz.
  • C contingencial.
  • D efetiva.
  • E redundante.
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A Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niterói, tendo em vista o concurso para a contratação de servidores, organiza uma comissão para definir a missão do órgão. Dentre as opções a seguir, assinale a que pode ser utilizada como missão.

  • A Ser referência de Gestão Pública nas políticas administrativas, sempre com ênfase na valorização do servidor.
  • B Tornar-se o principal órgão gestor do desenvolvimento urbano da cidade.
  • C Planejar, monitorar e fiscalizar o uso e a ocupação do solo urbano.
  • D Demonstrar responsabilidade social e ambiental, seguir princípios éticos e participar de ações inovadoras.
  • E Adotar procedimentos inovadores nas relações interpessoais, probidade no trato da coisa pública e mostrar empenho para com o cidadão.
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Acerca dos tipos de ferramentas e configurações de controles organizacionais posteriores, analise os termos a seguir.
I. Avaliação de Desempenho. II. Supervisão Direta. III. Inspeção de Matérias Primas.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
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Assinale a opção que indica a estrutura organizacional que melhor se adequa a um ambiente dinâmico e altamente mutável.

  • A Funcional.
  • B Territorial.
  • C Matricial.
  • D Por produtos.
  • E Divisional.
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Na gestão da qualidade, processo fundamental para o sucesso de uma atividade e para sua execução adequada, é de grande utilidade o uso de ferramentas específicas. Entre essas ferramentas, pode ser destacado o ciclo PDCA. Sobre o ciclo PDCA, assinale a afirmativa incorreta.

  • A É um método interativo de melhoria.
  • B Consiste na execução de quatro passos relacionados.
  • C É definido como um esforço único e limitado no tempo.
  • D Desenvolve ações corretivas após a verificação de erros.
  • E Estabelece objetivos e metas durante a etapa de planejamento.
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As opções a seguir indicam práticas de boa conduta profissional no ambiente de trabalho, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Ter cuidado com a aparência, evitando trajes extravagantes.
  • B Usar linguagem apropriada ao entendimento do receptor, independentemente do tipo de comunicação.
  • C Operacionalizar, adequadamente, o processo de comunicação com o público interno e externo.
  • D Ter paciência e seriedade, demonstrando flexibilidade e empatia na resolução de problemas.
  • E Manter um comportamento informal, para gerar um ambiente de trabalho criativo e amistoso.
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O objetivo que está relacionado à perspectiva de aprendizagem e crescimento do Balanced Scorecard (BSC) é:

  • A Desenvolver habilidades e conhecimento dos funcionários.
  • B Melhorar a pontualidade de entrega dos produtos.
  • C Aumentar o retorno sobre o patrimônio líquido.
  • D Aumentar a lealdade do cliente.
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Assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo de um mapa estratégico no contexto do Balanced Scorecard (BSC):

  • A Focar no desenvolvimento de competências e habilidades dos funcionários.
  • B Identificar e priorizar os objetivos financeiros de curto prazo da empresa.
  • C Monitorar apenas indicadores financeiros e não financeiros isoladamente.
  • D Visualizar e comunicar a relação entre objetivos, perspectivas e iniciativas estratégicas.
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Conforme Chiavenato (2014), a Administração se refere a um amplo conjunto de princípios, práticas e técnicas empregadas com o objetivo de conduzir a ação de um grupo de indivíduos, com a finalidade de se chegar a um determinado resultado. Sobre as funções atinentes ao processo administrativo, assinale a alternativa correta.

  • A O Controle pode ser definido como a função desenvolvida para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.
  • B A função Comando pode ser vista como o processo que faz o plano para que se possa sair da situação atual para a situação futura desejada.
  • C A função Organização busca preparar, estruturar e integrar os recursos disponíveis para que as ações a serem realizadas possam atingir o sucesso.
  • D O Planejamento é a função relacionada ao desenho da estrutura organizacional, da estrutura de órgãos, cargos, rotinas e procedimentos de cada departamento e definição de métodos e processos de trabalho e de operação.
  • E A função Controle está relacionada com a condução dos trabalhos executados, para que os objetivos da organização possam ser atingidos. Trata-se, portanto, do relacionamento entre os administradores e os seus subordinados, permanecendo centrada nas relações humanas.
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De acordo com Chiavenato (2014), a Administração, com o passar do tempo, se adequou a interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação e garantir a competitividade organizacional. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA a respeito da teoria da Administração Científica, desenvolvida por Frederick Taylor (1856-1915).

  • A Tinha como objetivo maximizar o desempenho das organizações através do atingimento do melhor desempenho possível no exercício das tarefas, reduzindo as perdas e os desperdícios.
  • B Enfocava o estudo dos tempos e movimentos dos empregados como forma de melhorar o desempenho do chão de fábrica.
  • C A visão sobre os trabalhadores era de homem econômico, sendo assim há a concepção de que as pessoas são influenciadas pelo salário e recompensas financeiras e materiais.
  • D Uma das críticas feitas a essa teoria recai sobre escassa abrangência de seu campo de atuação, visto que se limitou à análise do chão de fábrica industrial.
  • E Dava plena importância ao papel da estrutura organizacional como um todo na obtenção de elevados graus de eficiência, de modo que o foco estava centrado sobre o papel do executivo de alto nível da organização.

Ética na Administração Pública

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A respeito das expectativas sobre a conduta ética e profissional de um agente administrativo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Ser hábil nas relações interpessoais, demonstrando aptidão ao diálogo e à negociação. ( ) Ter fluência oral e escrita, expressando-se de forma clara e cortês. ( ) Estar aberto à aprendizagem de novas competências, apresentando flexibilidade e capacidade de adaptação.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D V – V – V.
  • E F – F – V.
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Quanto à sua conduta, é adequado ao agente público:
I. Fazer sempre o que é certo e justo mesmo que isso seja mais trabalhoso e difícil.
II. Tratar os outros de maneira formal, primando pela despersonalização dos relacionamentos, evidenciando o padrão de comportamento com o qual o próprio servidor gostaria de ser tratado.
III. Atender o cidadão com atenção, respeito, eficiência e celeridade, identificando nele o destinatário de todos os seus esforços e a razão de existir dos governos.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente o item II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Somente os itens II e III.
  • E Todos os itens.
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O Código de Ética do servidor público federal (Decreto n. 1171/94) estabelece a obrigatoriedade de criação de uma Comissão de Ética. Trata-se de importante órgão na estrutura administrativa para assegurar a higidez e a moralidade na prestação de serviços públicos.
Em relação a essa entidade, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A Comissão de Ética tem por atribuição orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público.
  • B Os procedimentos na Comissão de Ética poderão ser utilizados para fundamentar e instruir promoções e demais procedimentos próprios da carreira.
  • C A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética será a censura e a multa.
  • D O servidor faltoso terá ciência da pena aplicável pela Comissão de Ética.
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Sobre o comportamento do servidor público, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Dos ocupantes dos cargos públicos não se espera um vínculo _____________ ou ____________, mas uma concentração, intelectual e emocional, na função pública escolhida. Por isso, essa função tem que estar relacionada a um talento real, desenvolvido pela educação e pela experiência ao exercê-la.

  • A eventual | profundo
  • B permanente | profundo
  • C eventual | superficial
  • D permanente | superficial
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A aplicação da ética no serviço publico vem sendo alvo de cada vez mais cobrança. As políticas de integridade e os códigos de conduta têm deixado de ser meros documentos impressos para se tornarem efetivas normas orientadoras de conduta. Nesse sentido, considerando um comportamento ético, um servidor
  • A pode retardar a prestação de contas quando lhe for útil pessoalmente.
  • B deve ser abster de participar de greves em qualquer situação.
  • C pode omitir ou falsear a verdade, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada.
  • D deve prestar atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento.
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Em relação a princípios e valores, analise as afirmativas a seguir:
I. A igualdade e a liberdade são princípios humanos vinculados à ética. II. Os princípios e valores éticos se relacionam com os valores morais que norteiam a conduta humana. III. Os valores humanos são normas de conduta que podem determinar condutas importantes a fim de estabelecer a relação entre as pessoas pautada em justiça.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.
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A respeito de ética no âmbito público, analise as afirmativas a seguir:
I. A ética no serviço público é pressuposto do servidor público.
II. Os trabalhadores com vínculo com entidades governamentais precisam seguir uma série de valores e regras estabelecidos para esse serviço.
III. Como se relaciona à moral, a ética pode sofrer ajustes pessoais de acordo com os valores morais e princípios individuais de cada cidadão.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.
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Com base no universo da ética, analise as afirmativas a seguir:
I. A ética depende dos valores que a pessoa carrega, e pode, assim, ser adaptável às situações em que vive, dependendo dos seus interesses e carga cultural.
II. O estudo da ética demonstra que a consciência moral nos inclina para o caminho da virtude, que seria uma qualidade própria da natureza humana.
III. Um homem para ser ético precisa necessariamente ser virtuoso, ou seja, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.
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A condição de cidadania implica o listado nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A direitos e deveres dos cidadãos
  • B conjunto de normas que permitem ao cidadão exercer suas garantias fundamentais
  • C exercício pleno da vida em sociedade e coletividade
  • D delimitação de diferenças em sociedade, de acordo com o grau de importância do indivíduo
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Em relação à ética e à moral, analise as afirmativas a seguir:

I. A ética busca explicar a moral, agindo como uma reflexão sobre ela.

II. A moral são as regras dispostas no cotidiano, adotadas pelos cidadãos.

III. Tanto ética quanto moral constroem as bases da conduta humana.

Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.
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Em relação aos princípios e valores, analise as afirmativas a seguir:
I. Os princípios são a base para a construção dos valores. II. Os princípios são regras individuais que orientam as ações e as decisões das pessoas. III. Os valores se submetem a fatores externos, como contexto, época e cultura.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.
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A respeito da relação entre ética e democracia, analise as afirmativas a seguir:
I. A manutenção e o estímulo da conduta ética do Estado efetiva e materializa a democracia. II. A democracia não é um simples plano de intenções do Estado e da sociedade. III. A democracia se cinge às leis, ao passo que a ética deve se efetivar ao largo delas.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.
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Leia o texto a seguir:
“O assédio moral consiste na repetição deliberada de gestos, palavras (orais ou escritas) e/ou comportamentos que expõem o/a servidor/a, o/a empregado/a ou o/a estagiário/a, ou ainda, o grupo de servidores/as ou empregados/as a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de lhes causar ofensa à personalidade, à dignidade ou à integridade psíquica ou física, com o objetivo de excluí-los/las das suas funções ou de deteriorar o ambiente de trabalho. A habitualidade da conduta e a intencionalidade são indispensáveis para a caracterização do assédio moral.”
Fonte: https://www12.senado.leg.br/institucional/responsabilidade-social/equidade/pages/pdfs/ cartilha-assedio-moral-e-sexual-no-trabalho
Segundo a Cartilha de Assédio Moral e Sexual no Trabalho do Senado Federal, NÃO pode ser caracterizado como assédio moral:

  • A entregar, de forma permanente, quantidade superior de tarefas comparativamente a seus colegas ou exigir a execução de tarefas urgentes de forma permanente.
  • B desconsiderar sumariamente a opinião técnica da mulher em sua área de conhecimento.
  • C transferir o servidor ou o empregado para outra lotação ou outro posto de trabalho.
  • D desconsiderar recomendações médicas às gestantes na distribuição de tarefas.
  • E controlar a frequência e o tempo de utilização de banheiros.
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De acordo com o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa correta quanto aos principais deveres do servidor público:

  • A manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, mesmo que, para isso, for necessária a utilização de métodos não convencionais
  • B desempenhar, a qualquer tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular.
  • C retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo.
  • D apresentar-se ao trabalho com vestimentas que se sentir à vontade para o exercício da função.
  • E facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços por quem de direito.
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I.A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público.
ASSIM
II.Os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm
Após avaliar os excertos, é possível AFIRMAR que:

  • A Somente o excerto I está correto.
  • B Somente o excerto II está correto.
  • C Os excertos I e II estão corretos.
  • D Os excertos I e II estão incorretos.
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Mesmo no ambiente onde o poder público é conduzido por lei, as relações interpessoais possuem papel fundamental no exercício da organização, para manter o clima organizacional tranquilo é essencial ter um bom comportamento com os colegas de trabalho e público atendido.
Fonte: Decreto nº 1171, de 22 de Junho de 1994.
Qual papel do servidor público em seu ambiente de trabalho?
Marque a opção CORRETA que condiz com papel do servidor público.

  • A Apresentar-se, embriagado, no serviço ou fora dele, habitualmente.
  • B Permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores.
  • C Tratar cuidadosamente, os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.
  • D Prejudicar, deliberadamente, a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.
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A moralidade da Administração Pública:
I.Não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.
O EQUILÍBRIO
II.Entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm
A partir da análise dessas asserções, é possível AFIRMAR que:

  • A I, está correta e II, está incorreta.
  • B I e II, estão corretas.
  • C I, está incorreta e II, está correta.
  • D I e II, estão incorretas.
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Probidade é a qualidade de quem é probo, o que significa retidão, honradez, brio e observância rigorosa dos deveres da justiça e da ética. Integridade tem significado semelhante e é uma qualidade atribuída a uma pessoa honesta, incorruptível, cujos atos são irrepreensíveis.
Essas qualidades se estabelecem por meio de um vínculo entre passado, presente e futuro: uma boa reputação não se constrói do dia para a noite; ela se faz ao longo de toda uma carreira. Como passou pela prova do tempo, a reputação dá uma noção segura do caráter e da personalidade do servidor. À autoridade formal associa-se, então, a autoridade ética. E ao poder do cargo junta-se a confiança na pessoa do seu ocupante.
O decoro, a probidade e a integridade não são apenas patrimônios pessoais. São caracteres imediatamente transferidos à personalidade do Estado. Isso quer dizer que uma administração pública proba, íntegra e atenta ao decoro é função direta da probidade, integridade e honestidade de seus funcionários.
(Disponível em: https://curtlink.com/uDq5rYh. Adaptado.)
O que significa dizer que "uma administração pública proba, íntegra e atenta ao decoro é função direta da probidade, integridade e honestidade de seus funcionários"?

  • A A administração pública reflete diretamente as qualidades de seus funcionários, como probidade, integridade e honestidade.
  • B A administração pública é responsável por garantir a probidade, integridade e honestidade de seus funcionários.
  • C Mesmo com a ausência de probidade, integridade e honestidade, a administração pública pode ser eficiente.
  • D As qualidades de probidade, integridade e honestidade têm relações distintas com a administração pública.
  • E As qualidades dos funcionários são fatores indiferentes à administração pública em se tratando de probidade.
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São preceitos éticos esperados da conduta de um servidor público no exercício de seus deveres:

  • A decoro e presteza.
  • B indolência e negligência.
  • C sonegação e inassiduidade.
  • D adoção de práticas nepotistas e procrastinação.
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Existem normas de conduta que norteiam o comportamento do servidor. Dentre elas, estão os códigos de ética. Assim, é missão do servidor ser leal aos princípios éticos e às leis acima das vantagens financeiras do cargo e/ou de qualquer outro interesse particular. Sobre a ética no serviço público, analisar os itens abaixo:
I. As próprias leis possuem sanções e mecanismos que penalizam servidores públicos que agem em desacordo com suas atividades. Um exemplo é a Lei Geral de Punição ao Servidor.
II. Os códigos de ética — o federal, o estadual ou os municipais — são um conjunto de normas que dizem respeito à conduta dos servidores dentro de seu serviço, além de penalidades a serem aplicadas pelo não cumprimento dessas normas.
III. O agente público tem o dever de buscar o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na tentativa de proporcionar a consolidação da moralidade do ato administrativo praticado.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente os itens I e III.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Todos os itens.

Redação Oficial

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O trecho a seguir mostra um documento que faz parte do processo de organização e realização de reuniões administrativas.
Aos dezenove dias do mês de março de dois mil e vinte, às nove horas, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Administração (SMA), na Rua Visconde de Sepetiba, 987/4º andar, Centro – Niterói, sob a presidência do Secretário, estando presentes os representantes de associações de moradores, procedeu-se aos seguintes trabalhos: aprovação das resoluções pendentes da reunião anterior; debate a respeito dos eventos culturais para o município de Niterói; orçamento e organização para os eventos (...).
Assinale a opção que identifica corretamente o tipo de documento exemplificado no trecho.

  • A Aviso.
  • B Pauta.
  • C Ata.
  • D Memorando.
  • E Apresentação.
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Relacione a tipologia de documentos utilizados em correspondências administrativas às respectivas finalidades.

1. Memorando 2. Ofício 3. Despacho

( ) É a correspondência usada por dirigentes de hierarquia equivalente ou superior à do signatário para comunicação escrita, de caráter oficial.
( ) É a correspondência usada por autoridades para emitir pareceres e decisões em requerimentos.
( ) É a correspondência usada para assuntos rotineiros, devendo conter mensagens curtas, simples e claras.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • A 1 – 3 – 2.
  • B 3 – 1 – 2
  • C 3 – 2 – 1.
  • D 2 – 1 – 3.
  • E 2 – 3 – 1.
43

A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Dentre as características abaixo, aquela(s) que NÃO faz(em) parte dos atributos da Redação Oficial, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, é(são) a

  • A clareza e a precisão.
  • B objetividade.
  • C concisão.
  • D pessoalidade.
  • E formalidade e a padronização.
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De acordo com o Manual da Presidência da República, no corpo do texto padrão “Ofício”, é necessário atenção para o uso de pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto.
Relacione as colunas a seguir:
1 - Endereçamento 2 - Vocativo 3- Tratamento no corpo do texto
( ) Senhor Secretário-Executivo ( ) Vossa Excelência  ( ) Senhor Ministro ( ) A Sua Excelência o Senhor ( ) Excelentíssimo Senhor Presidente da República
A sequência correta é

  • A 2, 3, 2, 1, 2.
  • B 3, 2, 3, 1, 2.
  • C 3, 1, 2, 3, 3.
  • D 2, 1, 2, 3, 1.
  • E 1, 2, 3, 1, 2.
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Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto.
Fonte: Manual de redação da presidência da república.
Disponível em:<http://www4.planalto.gov.br/centrodees tudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da -republica/manual-de-redacao.pd>
Observe as opções abaixo e assinale a opção CORRETA.

  • A O vocativo é uma invocação ao destinatário.
  • B Deputado Federal, o tratamento no corpo do texto é Senhor candidato.
  • C Presidente da República, é permitido o uso de abreviatura no documento oficial.
  • D No corpo do texto, é empregado os pronomes de tratamento em sua forma abreviada, sempre.
46

Analise as assertivas abaixo:
I.A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora.
PORQUE
II.A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço privado e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos.
Fonte: Manual de Redação da Presidência da República. Disponível em:(http://www4.planalto.gov.br/centrodeestud os/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-repu blica/manual-de-redacao.pdf)
A partir do julgamento dessas assertivas, é possível AFIRMAR que:

  • A I e II, estão corretas.
  • B I, está correta e II, está incorreta.
  • C I e II, estão incorretas.
  • D I, está incorreta e II, está correta.
47

Analise as asserções:
I.O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o remetente.
II.No fecho para autoridades de hierarquia superior à do remetente, inclusive o Presidente da República, é utilizado respeitosamente.
III.Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento somente no corpo do texto.
Fonte: Manual de Redação da Presidência da República.
É correto o que se afirma em:

  • A III, apenas.
  • B I, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II, apenas.
  • E I, II e III.
48

Como o autor deve se dirigir ao destinatário no início do documento de uma correspondência oficial, no vocativo?
Fonte: Manual de Redação da Presidência da República.
Assinale a alternativa correta:

  • A Correspondência oficial direcionada ao Oficial-General das Forças Armadas: Chefe + Posto.
  • B Correspondência oficial direcionada ao Presidente da República: Líder.
  • C Correspondência oficial direcionada ao Embaixador: Ilustríssimo Embaixador.
  • D Correspondência oficial direcionada ao Deputado Federal: Senhor Deputado.
  • E Correspondência oficial direcionada ao Ministro de Estado: Doutor Ministro.
49

Quanto à grafia de local e data do documento no Padrão Ofício, é CORRETO afirmar que:

  • A É utilizada a sigla da unidade da federação depois do nome da cidade.
  • B É utilizado zero à esquerda do número que indica o dia do mês.
  • C O nome do mês deve ser escrito com inicial maiúscula.
  • D O texto da data deve ser alinhado à margem direita da página.
50

O fecho das comunicações objetiva saudar o destinatário. Em relação a essa utilização em comunicações oficiais, é CORRETO afirmar que:

  • A Utiliza-se “respeitosamente” para autoridades de hierarquia superior a do remetente.
  • B Utiliza-se “atenciosamente” para autoridades de hierarquia superior a do remetente.
  • C Utiliza-se “respeitosamente” para autoridades de hierarquia inferior a do remetente.
  • D Utiliza-se “atenciosamente” em qualquer caso, independentemente de hierarquias.
51

No âmbito das documentações oficiais, é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, exclusivamente interna. Possui como características marcantes a agilidade e a simplicidade. Esse documento oficial denomina-se

  • A ofício.
  • B parecer.
  • C memorando.
  • D ata.
52
Levando em consideração algumas peculiaridades da redação oficial, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Impessoalidade. 2. Padronização. 3. Concisão. 4. Clareza. 
( ) O texto deve possibilitar imediata compreensão pelo leitor. ( ) O texto deve conseguir transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. ( ) A clareza de digitação, o uso de papéis uniformes e a correta diagramação do texto são indispensáveis. ( ) A redação deve ser isenta da interferência da individualidade. 
A sequência está correta em 
  • A 4, 3, 2, 1.
  • B 1, 2, 3, 4.
  • C 3, 4, 1, 2.
  • D 2, 1, 4, 3.
53
Na comunicação oficial há padrões que devem ser seguidos e observados. Estabeleça a correspondência correta entre algumas características e o documento indicado a seguir. 
1. Circular. 2. Ordem de serviço. 3. Comunicação Interna (CI). 4. Ofício.
( ) Linguagem simples e breve. Usada em órgãos públicos e empresas privadas. ( ) Constitui um aviso com responsabilidade quanto ao cumprimento; vários destinatários. ( ) Correspondência interna na qual um superior hierárquico estabelece normas e revoga ordens. 
A sequência está correta em
  • A 3, 1, 2.
  • B 1, 4, 3.
  • C 2, 3, 1.
  • D 4, 1, 3.
54

Sobre a ambiguidade, analisar os itens abaixo:


I. Ambígua é a frase ou oração que pode ser tomada em mais de um sentido.

II. A omissão de certos termos, própria da língua falada, ao fazer uma comparação, deve ser evitada na língua escrita, pois compromete a clareza do texto.

  • A Os itens I e II estão corretos.
  • B Somente o item II está correto.
  • C Somente o item I está correto.
  • D Os itens I e II estão incorretos.
55

Sobre os elementos de ortografia, em relação ao uso das aspas, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Devem ser usadas antes e depois de uma citação textual direta, quando esta tem até três linhas, sem utilizar itálico.
  • B Se o texto original já contiver aspas, estas não serão substituídas.
  • C Quando a citação ocupar quatro ou mais linhas, deve-se optar pelo uso das aspas e sem itálico.
  • D As aspas não podem ser utilizadas para diferenciar títulos, termos técnicos, expressões fixas, definições, exemplificações e assemelhados.
56

Pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. A respeito da grafia do local e data do documento no Padrão Ofício, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Na composição do campo local e data do documento, deve existir obrigatoriamente apenas o local, sendo a data opcional para o redator.
(_) O nome da cidade deve ser acompanhado pela sigla da unidade da federação em que ela está localizada.
(_) Com relação à pontuação do campo, sempre se deve colocar o ponto final após a data.

  • A C - C - E.
  • B E - E - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - C.
57

As certidões são documentos nos quais se dá testemunho de um fato. É declaração legal, de fim comprobatório, baseada em registros públicos. O tipo de certidão que afirma não existir o fato ou o ato que se quer conhecer, e é objeto do requerimento, é denominada:

  • A Certidão de inteiro teor.
  • B Certidão em breve relatório ou reconto.
  • C Certidão negativa.
  • D Certidão parcial.
58

Analise as asserções a seguir:


I.Quando o destinatário de uma comunicação oficial é uma autoridade da mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos, o fecho utilizado é "atenciosamente".

II.Nas comunicações endereçadas aos Ministros dos Tribunais Superiores, o vocativo a ser utilizado é "Excelentíssimo Ministro".

III.Nos documentos oficiais direcionados ao Presidente da República, não se usa abreviatura.


É correto o que se afirma em:

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D I, II e III.
  • E I, apenas.
59

Consiste em registro sucinto escrito de acontecimentos e/ou decisões de uma reunião e deve ser elaborada de forma a impedir alterações posteriores. Pode ser assinada apenas pelo secretário e pelo presidente ou, além desses, por todos os membros presentes, a depender das normas estabelecidas em regimento próprio. Isso posto, de acordo com texto, qual documento está sendo descrito?

  • A Portaria.
  • B Correio Eletrônico.
  • C Ata.
  • D Memorando.
  • E Ofício.
60

Para a elaboração de documentos oficiais, é preciso atenção, seguir a estrutura do padrão ofício, por exemplo. É preciso elaborar de acordo com a ordem com que cada elemento aparece no documento oficial. Isso posto, avalie a estrutura descrita a seguir, as partes do documento no padrão ofício e identifique a correta:

  • A Cabeçalho, identificação do expediente, local e data do documento, endereçamento, assunto, texto do documento, identificação do signatário e numeração das páginas. 
  • B Cabeçalho, identificação do expediente, local e data do documento, endereçamento, assunto, texto do documento, fechos para comunicações, identificação do signatário e numeração das páginas.
  • C Cabeçalho, local e data do documento, endereçamento, texto do documento, fechos para comunicações, identificação do signatário e numeração das páginas.
  • D Cabeçalho, identificação do expediente, endereçamento, assunto, texto do documento, fechos para comunicações, identificação do signatário e numeração das páginas.
  • E Cabeçalho, identificação do expediente, local e data do documento, assunto, texto do documento, fechos para comunicações e numeração das páginas.

Administração de Recursos Materiais

61


O ponto de pedido é importante para não atingir a ruptura do estoque. A ruptura ocorre quando a organização não possui estoque para atender sua demanda. Para fazer um novo pedido, é necessário observar o tempo de reposição (TR).

Esse tempo é composto por três partes:

  • A envio do pedido, entrega do pedido e separação do pedido.
  • B emissão do pedido, preparação do pedido e entrega do pedido.
  • C envio do pedido, preparação do pedido e devolução do pedido.
  • D emissão do pedido, transporte do pedido e acompanhamento do pedido.
62

Os tipos de modais de transportes utilizados no Brasil são o ferroviário, o rodoviário, o aquaviário (maritimo) o dutoviário e o aéreo. São caracteristicas do modal dutoviário:
  • A grandes volumes de movimentação, fluxo continuo, longas distâncias e baixa velocidade.
  • B pequenas e médias distâncias, serviço ponto a ponto, produtos acabados e velocidade média.
  • C pequenos volumes de movimentação, longs distâncias, confiabilidade média e baixa velocidade.
  • D grandes volumes de movimentação, longas distâncias, itens de baixo valor agregado e baixa velocidade.
63

Cargas combinadas possuem muitas vantagens, pois reduzem o tempo de descarga e o congestionamento no destino, além de facilitar o manuseio de materiais, ainspeção das mercadorias na entrada e a localização dos materiais para a separação de pedidos. Nesse contexto, são métodos de unitização de cargas:
  • A flow-rack, monovias e pontes rolantes.
  • B paletes, lingas e contêineres.
  • C cantiléver, pusb-back e esteiras.
  • D guindastes, gruas e comboios.
64


Leia o texto a seguir.


Possui a finalidade de identificar e corrigir as diferenças, ajudando também a diminuir ou eliminar as prováveis perdas ocorridas nas operações de rotina do estoque. Utiliza um processo de contagem contínua dos itens armazenados. É programado de forma que os itens sejam contados em ciclos ou períodos, sendo dimensionado pelas categorias dos itens estocados.


Esse conceito refere-se ao inventário

  • A rotativo.
  • B periódico.
  • C permanente.
  • D contábil.
65

Quanto ao almoxarifado, assinale a alternativa correta.

  • A Os fatores fundamentais para uma boa gestão de recursos materiais dividem-se em quatro: qualidade do material; quantidade necessária; prazo de entrega; e preço.
  • B Somente as características físicas do material impactam na escolha dos métodos para seu manuseio e sua estocagem.
  • C A qualidade do material manipulado por vez e a frequência com que são realizadas as diversas movimentações estão ligadas às variações que o material sofre durante o processo, a seu grau de especialização e às características dos produtos nas diversas fases.
  • D Não se associam à administração de materiais os serviços a eles relacionados, como, por exemplo, assistência técnica, seguros, distribuição regionalizada e reposição automática.
  • E As áreas e os itens a serem inventariados deverão ser arrumados da melhor forma possível, agrupando-se os produtos iguais e identificando-se todos os materiais com seus respectivos cartões.
66

Com relação ao almoxarifado, assinale a alternativa correta.

  • A Na gestão de estoques, é necessário estabelecer um sistema de inventário fixo, que possibilite, a qualquer momento, a determinação do valor de cada item e o total dos materiais em estoque.
  • B É desnecessária a estocagem de todos os materiais em locais previamente designados, visto que tal método não privilegia a eficiência da gestão de estoques.
  • C O relatório de inspeção é uma descrição dos materiais recebidos, na qual devem constar: quantidades; fornecedor; número do pedido de compra; e outras informações entendidas como oportunas.
  • D O relatório de teste de materiais deve constar do relatório de recebimento.
  • E O controle de estoque pode ser entendido como a medição do progresso em relação aos objetivos-padrão, à análise do que precisa ser feito e à tomada de iniciativas para a devida correção, a fim de se realizarem os objetivos ou se alcançar o padrão.
67

Acerca do almoxarifado, assinale a alternativa correta.

  • A A normalização é uma descrição minuciosa que possibilita um melhor entendimento entre o consumidor e o fornecedor quanto ao tipo de material a ser requisitado.
  • B A especificação ocupa-se da maneira como devem ser utilizados os materiais, em suas diversas finalidades.
  • C O setor de inspeção de recebimento desempenha as funções de desembalagem dos bens recebidos e de verificação das quantidades e das condições quantitativas.
  • D O objetivo da classificação de materiais é definir a catalogação, a simplificação, a especificação, a normalização, a padronização e a codificação de todos os materiais componentes do estoque da empresa.
  • E O sistema de inventário fixo utilizado na gestão de estoques facilita a determinação do total de materiais e do valor de cada item.
68

No que se refere ao almoxarifado, assinale a alternativa correta.

  • A A eficiência do sistema de armazenagem e o capital necessário para sua execução independem da escolha adequada de sistema, uma vez que haverá sempre uma adaptabilidade do sistema escolhido.
  • B O almoxarifado está diretamente ligado à movimentação e ao transporte interno de cargas.
  • C As características de natureza física e química do material não impactam na escolha dos métodos para manuseio e estocagem.
  • D A quantidade de material manipulado por vez e a frequência com que são realizadas as diversas movimentações estão ligadas, exclusivamente, a seu grau de especialização.
  • E Qualquer funcionário do almoxarifado pode ser responsável pela manutenção do sistema de localização de materiais.
69

A respeito do almoxarifado, assinale a alternativa correta.

  • A Toda indústria é um fluxo limitado de materiais, que são processados ao longo de várias atividades no sistema produtivo.
  • B As empresas primárias são chamadas, também, de empresas de transformação, pelo fato de partirem de uma matéria-prima adquirida de terceiros para processá-la e transformá-la em produto acabado.
  • C Os serviços são atividades especializadas que as empresas oferecem ao mercado.
  • D As matérias-primas são as que passam por processamento ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo da empresa.
  • E O fluxo de produção é o ponto em que a produção é mais demorada, fazendo com que o material fique parado por mais tempo.
70

Quanto às noções de administração de recursos materiais, assinale a alternativa correta.

  • A A padronização ocupa-se da maneira como devem ser utilizados os materiais, em suas diversas finalidades.
  • B É desnecessária a especificação do material, uma vez que sua simplificação já possibilita um melhor entendimento entre o consumidor e o fornecedor.
  • C Um sistema de classificação é primordial para qualquer departamento de materiais, pois sem ele não pode existir um controle eficiente dos estoques.
  • D O sistema alfabético é o mais utilizado pelas empresas, devido à sua simplicidade e à possibilidade de haver itens em estoque e informações imensuráveis.
  • E O ponto central na política de estoques é o custo de aquisição de materiais.
71

Em relação à gestão de estoque na administração de recursos materiais, assinale a alternativa correta.

  • A Os controles para o gerente de materiais devem descer a um nível muito reduzido de detalhamento.
  • B O controle pode ser definido como a medição do progresso em relação aos objetivos ou aos padrões, à análise do que precisa ser feito e à tomada de iniciativas para a devida correção, a fim de realizar os objetivos ou alcançar o padrão.
  • C A finalidade de um controle é simplesmente a verificação de obediência aos objetivos a serem alcançados.
  • D É desnecessária a elaboração de um sistema de controle de estoque no qual os fornecimentos se realizem sob a requisição dos setores, conforme as quantidades pedidas e no tempo pedido.
  • E O setor de protocolo desempenha as funções de desembalar os bens recebidos e de verificar as quantidades.
72

A respeito da administração de materiais, assinale a alternativa correta.

  • A É desnecessária a centralização das compras em um setor de compras sob a direção e a responsabilidade de um especialista, com rotinas de procedimento bem claras e definidas.
  • B É ineficaz o desenvolvimento de um sistema de controle que demonstre o custo dos materiais em cada estágio, desde o almoxarifado de matéria-prima até o almoxarifado de produtos acabados.
  • C É desnecessária a determinação de limites, mínimos e máximos, para cada item do estoque.
  • D É necessária a emissão regular de relatórios de materiais comprados e entregues, de saldos, de itens obsoletos, de devoluções a fornecedores e de registro de toda e qualquer informação que se faça necessária para uma correta avaliação do desempenho.
  • E É desnecessário o estabelecimento de um sistema de inventário rotativo, que possibilite, a qualquer momento, a determinação do valor de cada item e do total de materiais em estoque.
73

A respeito da administração de recursos materiais, assinale a alternativa correta.

  • A O sistema variadex é uma combinação de letras e números e permite uma quantidade de itens em estoque superior à quantidade permitida pelo sistema alfabético.
  • B É desnecessária a centralização das compras em um setor de compras sob uma direção estratégica, com rotinas bem definidas.
  • C O relatório de checagem é uma descrição dos materiais recebidos, na qual devem constar: quantidades; fornecedor; número do pedido de compra; grau e condições dos materiais; e outras informações entendidas como oportunas.
  • D Um sistema logístico integrado, que começa no planejamento das necessidades de matéria e termina com a colocação do produto acabado para o cliente final, deve ser desenvolvido dentro de uma realidade de disposição dos recursos financeiros.
  • E Constitui característica básica para a elaboração de uma política de administração de matérias a criação de um sistema interno de conferência, de forma que todas as operações envolvidas na compra e no consumo de materiais sejam verificadas por qualquer pessoa.
74

Qual das seguintes afirmações não é verdadeira sobre a administração de materiais e patrimônio?

  • A A administração de materiais envolve o planejamento, aquisição, controle, armazenagem, distribuição e manutenção de recursos materiais.
  • B A administração do patrimônio envolve a gestão de bens permanentes, como imóveis, máquinas, equipamentos e móveis.
  • C A gestão de estoques de materiais não é importante para o funcionamento eficiente de uma organização.
  • D A administração do patrimônio inclui o registro patrimonial, o controle da utilização e a gestão de contratos de locação e manutenção.
  • E A administração de materiais e patrimônio é fundamental para a eficiência operacional e a preservação do patrimônio de uma organização.
75

Qual dos seguintes itens representa uma função da administração de materiais e patrimônio?

  • A Gestão de estoques e suprimentos de insumos para a produção.
  • B Controle de qualidade de produtos acabados no processo de fabricação.
  • C Elaboração de planos estratégicos de marketing para produtos da empresa.
  • D Desenvolvimento de novas tecnologias para o setor produtivo da empresa.
  • E Definição de políticas de remuneração e benefícios para os colaboradores da empresa.
76

Uma vantagem competitiva na administração de materiais é a gestão de estoques.
Fonte: Administração de materiais / Paulo Sergio Gonçalves.- 3.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Marque a alternativa correta:

  • A Comprar muitos materiais para armazenar em estoque, sendo estes desnecessários, por já ter em quantidade essencial para atender à demanda, não influencia nos custos excedentes.
  • B A previsão de consumo de dado material em uma organização não cabe à gestão de estoque, é responsabilidade do setor de compras.
  • C A gestão de estoque é responsável pelo gerenciamento dos materiais com uso de técnicas, é realizada a previsão do consumo.
  • D A gestão do estoque de materiais realizada de modo falho não reflete na produtividade da organização.
  • E A contabilidade na gestão de estoque, com intuito de mensurar a quantidade de materiais disponível, é irrelevante.
77

Com base na conceituação de tipos de reposição de estoque existentes, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:


O _____________________________ parte do pressuposto de que a demanda do item de material é constante. De acordo com esse sistema, partindo-se de um nível máximo de estoque, ocorre a demanda até o instante em que o estoque atinge um nível denominado ponto de pedido, quando deve ocorrer a solicitação do almoxarifado para a área de compras da organização. Nesse momento, passa a contar o tempo de ressuprimento (ou de reposição). 

  • A Modelo de intervalo fracionada
  • B Sistema de reposição periódica
  • C Sistema de reposição intermitente
  • D Sistema de reposição contínua
78

No contexto da Administração de Materiais, algumas ferramentas são utilizadas para auxiliar na gestão e no controle dos estoques. A técnica que permite a classificação dos produtos de acordo com sua importância ou impacto, permitindo maior produtividade no tratamento dos itens, é conhecida como

  • A curva ABC.
  • B matriz SWOT.
  • C tabela de temporalidade.
  • D folhas de verificação.
79
CONHECIMENTOS DO CARGO 
A armazenagem é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter os materiais estocados, que podem ser internamente, na fábrica, como em locais externos, mais próximos dos clientes. Dentro desse contexto são consideradas algumas das atividades de armazenagem, EXCETO: 
  • A Devolução.
  • B Estocagem.
  • C Alienação e venda.
  • D Recebimento (controle quantitativo e qualitativo).
80

Sobre a curva ABC, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)É um método de análise que envolve a categorização de itens com base em seu peso. (__)É comumente utilizado no controle de estoque. (__)O objetivo da Curva ABC é economizar tempo na gestão de estoque, bem como reduzir os custos de armazenagem, direcionando o foco do time e a maior parte dos recursos para os itens que possuem maior valor agregado ao negócio.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A F - V - V.
  • B V - F - F.
  • C F - F - F.
  • D V - V - V.
  • E V - F - V

Arquivologia

81

No que tange à Gestão de Documentos, é correto afirmar que é o conjunto de procedimentos

  • A tecnológicos e processuais relativos às atividades de criação, intermediação, classificação e arquivamento dos documentos na fase corrente, de modo a eliminá-los dentro do prazo estabelecido pela instituição.
  • B interligados a um sistema de informações relacionado à produção, utilização e destino dos documentos indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.
  • C e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento à guarda permanente.
  • D referentes à análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a determinar quais serão objeto de arquivamento permanente e quais serão eliminados por terem perdido seu valor de informação.
  • E que inclui as atividades de recebimento, classificação, registro, expedição e arquivamento de documentos em fase intermediária bem como a elaboração de normas de consulta e recuperação de informações.
82
O acondicionamento e o armazenamento de documentos têm como objetivo protegê-los de diversos agentes de degradação, prevenindo a ocorrência de danos e retardando a degradação intrínseca do papel. Sob a ótica de uma conservação adequada, é correto afirmar:
  • A A oscilação da temperatura cria condições ideais para a conservação dos documentos de arquivo.
  • B Deve-se evitar objetos metálicos na juntada de documentos devido ao processo de ferrugem dessas peças.
  • C Deve-se manter índices elevados de umidade no local, visto que são essenciais para a conservação do papel. 
  • D É indicado o uso de fitas adesivas para as pequenas restaurações dos documentos em suporte de papel, no caso de ocorrerem rasgos.
83
Arquivologia é a ciência que estuda teorias e métodos de organização e tratamento de documentos e sua conversão em potencial de informação. São formas de se classificar esses documentos:
  • A origem, tipo e cor.
  • B cor, origem e destino.
  • C espécie, gênero e tipo.
  • D gênero, destino e espécie.
84

Sobre o princípio arquivístico da proveniência, assinale a afirmativa correta.

  • A Fixa a identidade de um documento relativamente a seu produtor.
  • B Classifica os documentos em função do conteúdo que abordam.
  • C Mantém o caráter específico de um documento, em função de seu contexto de produção.
  • D Garante a indivisibilidade e a integridade dos fundos de um arquivo.
  • E Respeita a organização estabelecida pela entidade produtora da documentação.
85

Na literatura arquivística, o vocábulo protocolo possui mais de um sentido.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) É o setor encarregado de receber, registrar e movimentar documentos em curso.
( ) É o comprovante da recepção de documentos caracterizado por um número que também é registrado no respectivo documento.
( ) É o conjunto de operações técnicas que controla a tramitação e o arquivamento de documentos, com vistas à eliminação ou ao recolhimento para guarda permanente.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – F – V.
  • B F – F – V.
  • C F – V – V.
  • D V – V – F.
  • E V – F – F.
86

A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico que objetiva definir prazos de guarda e destinação de documentos, para garantir o acesso à informação. Sua estrutura básica é composta por um conjunto de campos a serem preenchidos com informações pertinentes. A esse respeito, relacione cada campo às informações que deve conter.
1. Assunto 2. Prazos de Guarda 3. Destinação Final
( ) indicação do tempo em que um documento ficará arquivado, nas fases corrente e intermediária. ( ) definição do que fazer com os documentos – descarte, digitalização, conservação – em função de seu valor. ( ) apresentação dos conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício de suas atividades.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada. 

  • A 1 – 3 – 2.
  • B 2 – 3 – 1.
  • C 1 – 2 – 3.
  • D 3 – 2 – 1.
  • E 2 – 1 – 3.
87

Leia o trecho a seguir.
Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, utilizando diferentes métodos, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Adaptado.
O trecho caracteriza a atividade arquivística denominada

  • A custódia.
  • B recolhimento.
  • C arranjo.
  • D eliminação.
  • E avaliação.
88

Os documentos arquivísticos devem ser utilizáveis por todo o tempo que se fizer necessário, garantindo-se sua autenticidade, longevidade, funcionalidade e acesso contínuo.
Sobre preservação de documentos manuscritos, datilografados ou impressos, analise as afirmativas a seguir.
I. Ela depende da manutenção das plataformas de acesso, inclusive mudando a resolução, o suporte e o formato dos documentos.
II. Ela depende da prevenção da obsolescência de hardware e software, mediante atualização periódica do ambiente tecnológico.
III. Ela depende do controle da radiação ultravioleta, mediante filmes especiais nos vidros de janelas e em lâmpadas fluorescentes.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.
89

As opções a seguir apresentam proibições que contribuem para um manuseio correto de acervos textuais, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Ao tomar notas nos livros, não fazer nenhum tipo de anotação nas folhas dos documentos. 
  • B Ao fazer a leitura, não dobrar os cantos das páginas dos documentos com a intenção de marcá-las.
  • C Ao fazer reparos nos livros ou documentos, não utilizar fitas adesivas, tipo durex.
  • D Ao acondicionar os documentos, não usar caixas–arquivo produzidas em material inerte ou alcalino.
  • E Ao secar volumes ou documentos que tenham sido atingidos por água, não os expor ao sol.

Administração Geral

90

Com relação ao protocolo, assinale a alternativa correta.

  • A A quantidade de material manipulado por vez e a frequência com que são realizadas as diversas movimentações estão ligadas às variações que o material sofre durante o processo, a seu grau de especialização e às características dos produtos nas diversas fases.
  • B O protocolo está diretamente ligado à movimentação e ao transporte interno de cargas.
  • C A internalização ocupa-se da maneira como devem ser utilizados os materiais, em suas diversas finalidades, e da padronização e da identificação do material.
  • D Os inventários nominais são efetuados ao fim do exercício fiscal e abrangem todos os itens de estoque de uma só vez.
  • E O sistema de classificação é dispensável para qualquer departamento de matérias, pois existem outros meios de controle eficientes dos estoques.

Arquivologia

91

No que se refere à gestão de documentos, assinale a alternativa correta.

  • A O método alfabético pode ser subdivido em específico, geográfico, mnemônico e variadex.
  • B O método genérico, pertencente ao método alfabético, possui maior dificuldade de classificação, pela demanda da definição de uma palavra-chave para cada assunto a ser arquivado.
  • C O método numérico genérico é direto, visto que exige a preparação e a consulta anterior a um índice ou a um arquivo de fichas relativo ao assunto em questão.
  • D O método semialfabético baseia-se na classificação e na ordem alfabética rigorosas.
  • E O método terminológico consiste em atribuir a cada documento ou grupo de documentos um número em ordem crescente, de acordo com sua entrada.
92

Acerca das noções de arquivologia, assinale a alternativa correta.

  • A O método numérico é indireto, visto que exige a preparação e a consulta anterior a um índice ou arquivo de fichas para se encontrar o número atribuído ao assunto em questão.
  • B O método alfabético procura combinar as letras do alfabeto, de forma a auxiliar a memória na busca da informação no material de arquivo.
  • C No método numérico enciclopédico, prevalece a classificação pelos assuntos básicos ou temas que admitem diversas decomposições.
  • D No método alfanumérico, deve-se observar, além da ordem numérica, a data de produção do documento.
  • E O método genérico consiste em dar cores a um grupo de letras para buscar a informação do material de arquivo.
93

No que diz respeito às noções de arquivologia, assinale a alternativa correta.

  • A Os documentos classificados como de segunda idade ainda possuem uso administrativo e são abertos ao público em geral.
  • B A conservação é o conjunto de medidas e de estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem, direta ou indiretamente, para a proteção do patrimônio.
  • C São agentes de degradação internos os agentes físicos e os biológicos, tais como: radiação ultravioleta; temperatura; umidade relativa; e poluição.
  • D De acordo com o princípio da cumulatividade, os fundos de arquivos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
  • E A função para a qual o documento é criado determina seu uso e o destino de seu armazenamento.
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Acerca das noções de arquivologia, assinale a alternativa correta.

  • A Não é recomendável que a fase de implementação seja precedida de uma campanha de sensibilização que atinja todos os níveis hierárquicos envolvidos, para neutralizar possíveis resistências às mudanças que se pretenda implementar, quando da organização do arquivo.
  • B O método alfanumérico não se inclui nas classes de métodos básicos e padronizados e é considerado um sistema direto.
  • C No método numérico simples, os documentos são organizados tomando-se por base uma data que, em geral, é a data de produção do documento ou o período a que este se refere.
  • D O método de arquivamento por assunto é de fácil aplicação e depende da interpretação dos documentos sob análise, além de amplo conhecimento das atividades institucionais.
  • E O método geográfico é direto e possui o local ou a procedência do documento como elemento principal a ser considerado.
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De acordo com a Teoria das Três Idades no âmbito da Arquivologia, é correto afirmar, em consonância com referencial teórico de Arquivo/Documento Corrente:

  • A Apesar de não estarem em tramitação ou uso regular, devem ser mantidos em armazenamento em decorrência de seus valores legais, probatórios ou financeiros;
  • B São arquivos de Segunda Idade no ciclo de vida dos documentos e, portanto, devem ser mantidos em armazenamento;
  • C Corresponde ao conjunto de documentos que já cumpriram a finalidade de sua criação, devendo ser eliminados mediante elaboração de Tabela de Temporalidade;
  • D Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.
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Para os efeitos da Lei 12.527/2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação, considera-se:

  • A Integridade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações;
  • B Informação pessoal: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;
  • C Disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados;
  • D Primariedade: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato.
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Mais importante do que guardar (arquivar) é achar, rapidamente, recuperar as informações, no momento desejado. Para alcançar estes objetivos, as organizações utilizam alguns métodos de arquivamento para a organização dos acervos arquivísticos.
Fonte: Paes, Marilena Leite, Arquivo Teoria e Prática, 3 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
São métodos utilizados para organização dos arquivos, EXCETO:

  • A Método burocrático.
  • B Métodos numéricos.
  • C Método alfabético.
  • D Método geográfico.
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Consiste num conjunto de operações que visam o controle dos documentos produzidos, daqueles ainda em tramitação e dos recebidos pelo órgão ou entidade, de modo a assegurar sua imediata distribuição, localização, expedição e recuperação, garantindo o acesso às informações.
Fonte: Manual de atividades de Protocolo, IFPB, 2019.
Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o conceito acima.

  • A Expedição
  • B Materiais.
  • C Protocolo.
  • D Gestão qualidade.
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A gestão dos documentos numa organização envolve procedimentos que estão ligados à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento. Os documentos podem ser organizados e classificados como mostram os itens a seguir, EXCETO:

  • A Documentos permanentes.
  • B Documentos intermediários.
  • C Documentos correntes.
  • D Documentos bônus.
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Observe as alternativas a seguir e faça a correlação das colunas I e II, de acordo com o contexto de cada método utilizado para arquivar documentos:
I.Coluna: método
1.Método geográfico. 2.Métodos numérico. 3.Método ideográfico. 4.Médodo alfabético.
II.Coluna: contexto
(__)Este método pode ser classificado como simples, cronológico ou dígito-terminal.
(__)É preferido quando o principal elemento a ser considerado em um documento é a procedência ou local.
(__)Não é de fácil aplicação, pois depende de interpretação dos documentos sob análise, além de muito conhecimento das atividades institucionais.
(__)Um dos métodos mais conhecidos, que organiza os documentos pela ordem do alfabeto, tornando a consulta aos arquivos mais intuitiva.
Fonte: Disponível em: < https://www.pradochaves.com.br/metodos-de-arquivamento/>
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

  • A 4, 2, 1, 3.
  • B 3, 4, 2, 1.
  • C 1, 3, 4, 2.
  • D 2, 1, 3, 4.
  • E 1, 2, 3, 4.