Em relação ao nível hierárquico em que são tomadas as decisões, as organizações podem adotar um modelo centralizado ou descentralizado. Assinale a opção que indica vantagens do modelo descentralizado.
As teorias organizacionais apresentam diversas concepções acerca da motivação humana, variando desde uma perspectiva meramente material, fundamentada pelo pressuposto do “homem econômico”, até visões mais complexas que reconhecem as peculiaridades e as características pessoais dos indivíduos.
Dentre essas perspectivas, assinale a opção que identifica teorias e abordagens motivacionais utilizadas pelas organizações.
Zé Roberto, proprietário de uma famosa franquia de chocolates, resolveu se afastar da gerência de sua loja para passar mais tempo com sua família. Para substituí-lo no cargo de gerente, Zé Roberto decidiu colocar Victor, por ser um funcionário com iniciativa, integridade, determinação e autoconfiança.
Com base nas teorias acerca de liderança, é possível considerar que Zé Roberto utilizou, para a escolha do funcionário, a teoria
Uma empresa especializada na perfuração de poços artesanais é contratada por uma organização sem fins lucrativos para executar um serviço em uma comunidade no Município de Niterói.
Após a realização do serviço, apesar de ter realizado a perfuração gastando muito menos que o previsto, a empresa não conseguiu atingir a meta de litros de água estipulada no projeto. Com base apenas nas informações do texto acima, é correto afirmar que a empresa atuou de forma
A Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niterói, tendo em vista o concurso para a contratação de servidores, organiza uma comissão para definir a missão do órgão. Dentre as opções a seguir, assinale a que pode ser utilizada como missão.
Acerca dos tipos de ferramentas e configurações de controles organizacionais posteriores, analise os termos a seguir.
I. Avaliação de Desempenho. II. Supervisão Direta. III. Inspeção de Matérias Primas.
Está correto o que se afirma em
Assinale a opção que indica a estrutura organizacional que melhor se adequa a um ambiente dinâmico e altamente mutável.
Na gestão da qualidade, processo fundamental para o sucesso de uma atividade e para sua execução adequada, é de grande utilidade o uso de ferramentas específicas. Entre essas ferramentas, pode ser destacado o ciclo PDCA. Sobre o ciclo PDCA, assinale a afirmativa incorreta.
As opções a seguir indicam práticas de boa conduta profissional no ambiente de trabalho, à exceção de uma. Assinale-a.
O objetivo que está relacionado à perspectiva de aprendizagem e crescimento do Balanced Scorecard (BSC) é:
Assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo de um mapa estratégico no contexto do Balanced Scorecard (BSC):
Conforme Chiavenato (2014), a Administração se refere a um amplo conjunto de princípios, práticas e técnicas empregadas com o objetivo de conduzir a ação de um grupo de indivíduos, com a finalidade de se chegar a um determinado resultado. Sobre as funções atinentes ao processo administrativo, assinale a alternativa correta.
De acordo com Chiavenato (2014), a Administração, com o passar do tempo, se adequou a interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação e garantir a competitividade organizacional. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA a respeito da teoria da Administração Científica, desenvolvida por Frederick Taylor (1856-1915).
A respeito das expectativas sobre a conduta ética e profissional de um agente administrativo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Ser hábil nas relações interpessoais, demonstrando aptidão ao diálogo e à negociação. ( ) Ter fluência oral e escrita, expressando-se de forma clara e cortês. ( ) Estar aberto à aprendizagem de novas competências, apresentando flexibilidade e capacidade de adaptação.
As afirmativas são, respectivamente,
Quanto à sua conduta, é adequado ao agente público:
I. Fazer sempre o que é certo e justo mesmo que isso seja mais trabalhoso e difícil.
II. Tratar os outros de maneira formal, primando pela despersonalização dos relacionamentos, evidenciando o padrão de comportamento com o qual o próprio servidor gostaria de ser tratado.
III. Atender o cidadão com atenção, respeito, eficiência e celeridade, identificando nele o destinatário de todos os seus esforços e a razão de existir dos governos.
Está(ão) CORRETO(S):
O Código de Ética do servidor público federal (Decreto n. 1171/94) estabelece a obrigatoriedade de criação de uma Comissão de Ética. Trata-se de importante órgão na estrutura administrativa para assegurar a higidez e a moralidade na prestação de serviços públicos.
Em relação a essa entidade, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre o comportamento do servidor público, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Dos ocupantes dos cargos públicos não se espera um vínculo _____________ ou ____________, mas uma concentração, intelectual e emocional, na função pública escolhida. Por isso, essa função tem que estar relacionada a um talento real, desenvolvido pela educação e pela experiência ao exercê-la.
Em relação a princípios e valores, analise as afirmativas a seguir:
I. A igualdade e a liberdade são princípios humanos vinculados à ética. II. Os princípios e valores éticos se relacionam com os valores morais que norteiam a conduta humana. III. Os valores humanos são normas de conduta que podem determinar condutas importantes a fim de estabelecer a relação entre as pessoas pautada em justiça.
Assinale
A respeito de ética no âmbito público, analise as afirmativas a seguir:
I. A ética no serviço público é pressuposto do servidor público.
II. Os trabalhadores com vínculo com entidades governamentais precisam seguir uma série de valores e regras estabelecidos para esse serviço.
III. Como se relaciona à moral, a ética pode sofrer ajustes pessoais de acordo com os valores morais e princípios individuais de cada cidadão.
Assinale
Com base no universo da ética, analise as afirmativas a seguir:
I. A ética depende dos valores que a pessoa carrega, e pode, assim, ser adaptável às situações em que vive, dependendo dos seus interesses e carga cultural.
II. O estudo da ética demonstra que a consciência moral nos inclina para o caminho da virtude, que seria uma qualidade própria da natureza humana.
III. Um homem para ser ético precisa necessariamente ser virtuoso, ou seja, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente.
Assinale
A condição de cidadania implica o listado nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Em relação à ética e à moral, analise as afirmativas a seguir:
I. A ética busca explicar a moral, agindo como uma reflexão sobre ela.
II. A moral são as regras dispostas no cotidiano, adotadas pelos cidadãos.
III. Tanto ética quanto moral constroem as bases da conduta humana.
Assinale
Em relação aos princípios e valores, analise as afirmativas a seguir:
I. Os princípios são a base para a construção dos valores. II. Os princípios são regras individuais que orientam as ações e as decisões das pessoas. III. Os valores se submetem a fatores externos, como contexto, época e cultura.
Assinale
A respeito da relação entre ética e democracia, analise as afirmativas a seguir:
I. A manutenção e o estímulo da conduta ética do Estado efetiva e materializa a democracia. II. A democracia não é um simples plano de intenções do Estado e da sociedade. III. A democracia se cinge às leis, ao passo que a ética deve se efetivar ao largo delas.
Assinale
Leia o texto a seguir:
“O assédio moral consiste na repetição deliberada de gestos, palavras (orais ou escritas) e/ou comportamentos que expõem o/a servidor/a, o/a empregado/a ou o/a estagiário/a, ou ainda, o grupo de servidores/as ou empregados/as a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de lhes causar ofensa à personalidade, à dignidade ou à integridade psíquica ou física, com o objetivo de excluí-los/las das suas funções ou de deteriorar o ambiente de trabalho. A habitualidade da conduta e a intencionalidade são indispensáveis para a caracterização do assédio moral.”
Fonte: https://www12.senado.leg.br/institucional/responsabilidade-social/equidade/pages/pdfs/ cartilha-assedio-moral-e-sexual-no-trabalho
Segundo a Cartilha de Assédio Moral e Sexual no Trabalho do Senado Federal, NÃO pode ser caracterizado como assédio moral:
De acordo com o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa correta quanto aos principais deveres do servidor público:
I.A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público.
ASSIM
II.Os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm
Após avaliar os excertos, é possível AFIRMAR que:
Mesmo no ambiente onde o poder público é conduzido por lei, as relações interpessoais possuem papel fundamental no exercício da organização, para manter o clima organizacional tranquilo é essencial ter um bom comportamento com os colegas de trabalho e público atendido.
Fonte: Decreto nº 1171, de 22 de Junho de 1994.
Qual papel do servidor público em seu ambiente de trabalho?
Marque a opção CORRETA que condiz com papel do servidor público.
A moralidade da Administração Pública:
I.Não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.
O EQUILÍBRIO
II.Entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm
A partir da análise dessas asserções, é possível AFIRMAR que:
Probidade é a qualidade de quem é probo, o que significa retidão, honradez, brio e observância rigorosa dos deveres da justiça e da ética. Integridade tem significado semelhante e é uma qualidade atribuída a uma pessoa honesta, incorruptível, cujos atos são irrepreensíveis.
Essas qualidades se estabelecem por meio de um vínculo entre passado, presente e futuro: uma boa reputação não se constrói do dia para a noite; ela se faz ao longo de toda uma carreira. Como passou pela prova do tempo, a reputação dá uma noção segura do caráter e da personalidade do servidor. À autoridade formal associa-se, então, a autoridade ética. E ao poder do cargo junta-se a confiança na pessoa do seu ocupante.
O decoro, a probidade e a integridade não são apenas patrimônios pessoais. São caracteres imediatamente transferidos à personalidade do Estado. Isso quer dizer que uma administração pública proba, íntegra e atenta ao decoro é função direta da probidade, integridade e honestidade de seus funcionários.
(Disponível em: https://curtlink.com/uDq5rYh. Adaptado.)
O que significa dizer que "uma administração pública proba, íntegra e atenta ao decoro é função direta da probidade, integridade e honestidade de seus funcionários"?
São preceitos éticos esperados da conduta de um servidor público no exercício de seus deveres:
Existem normas de conduta que norteiam o comportamento do servidor. Dentre elas, estão os códigos de ética. Assim, é missão do servidor ser leal aos princípios éticos e às leis acima das vantagens financeiras do cargo e/ou de qualquer outro interesse particular. Sobre a ética no serviço público, analisar os itens abaixo:
I. As próprias leis possuem sanções e mecanismos que penalizam servidores públicos que agem em desacordo com suas atividades. Um exemplo é a Lei Geral de Punição ao Servidor.
II. Os códigos de ética — o federal, o estadual ou os municipais — são um conjunto de normas que dizem respeito à conduta dos servidores dentro de seu serviço, além de penalidades a serem aplicadas pelo não cumprimento dessas normas.
III. O agente público tem o dever de buscar o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na tentativa de proporcionar a consolidação da moralidade do ato administrativo praticado.
Está(ão) CORRETO(S):
O trecho a seguir mostra um documento que faz parte do processo de organização e realização de reuniões administrativas.
Aos dezenove dias do mês de março de dois mil e vinte, às nove horas, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Administração (SMA), na Rua Visconde de Sepetiba, 987/4º andar, Centro – Niterói, sob a presidência do Secretário, estando presentes os representantes de associações de moradores, procedeu-se aos seguintes trabalhos: aprovação das resoluções pendentes da reunião anterior; debate a respeito dos eventos culturais para o município de Niterói; orçamento e organização para os eventos (...).
Assinale a opção que identifica corretamente o tipo de documento exemplificado no trecho.
Relacione a tipologia de documentos utilizados em correspondências administrativas às respectivas finalidades.
1. Memorando 2. Ofício 3. Despacho
( ) É a correspondência usada por dirigentes de hierarquia equivalente ou superior à do signatário para comunicação escrita, de caráter oficial.
( ) É a correspondência usada por autoridades para emitir pareceres e decisões em requerimentos.
( ) É a correspondência usada para assuntos rotineiros, devendo conter mensagens curtas, simples e claras.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Dentre as características abaixo, aquela(s) que NÃO faz(em) parte dos atributos da Redação Oficial, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, é(são) a
De acordo com o Manual da Presidência da República, no corpo do texto padrão “Ofício”, é necessário atenção para o uso de pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto.
Relacione as colunas a seguir:
1 - Endereçamento 2 - Vocativo 3- Tratamento no corpo do texto
( ) Senhor Secretário-Executivo ( ) Vossa Excelência ( ) Senhor Ministro ( ) A Sua Excelência o Senhor ( ) Excelentíssimo Senhor Presidente da República
A sequência correta é
Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto.
Fonte: Manual de redação da presidência da república.
Disponível em:<http://www4.planalto.gov.br/centrodees tudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da -republica/manual-de-redacao.pd>
Observe as opções abaixo e assinale a opção CORRETA.
Analise as assertivas abaixo:
I.A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora.
PORQUE
II.A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço privado e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos.
Fonte: Manual de Redação da Presidência da República. Disponível em:(http://www4.planalto.gov.br/centrodeestud os/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-repu blica/manual-de-redacao.pdf)
A partir do julgamento dessas assertivas, é possível AFIRMAR que:
Analise as asserções:
I.O fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o remetente.
II.No fecho para autoridades de hierarquia superior à do remetente, inclusive o Presidente da República, é utilizado respeitosamente.
III.Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento somente no corpo do texto.
Fonte: Manual de Redação da Presidência da República.
É correto o que se afirma em:
Como o autor deve se dirigir ao destinatário no início do documento de uma correspondência oficial, no vocativo?
Fonte: Manual de Redação da Presidência da República.
Assinale a alternativa correta:
Quanto à grafia de local e data do documento no Padrão Ofício, é CORRETO afirmar que:
O fecho das comunicações objetiva saudar o destinatário. Em relação a essa utilização em comunicações oficiais, é CORRETO afirmar que:
No âmbito das documentações oficiais, é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, exclusivamente interna. Possui como características marcantes a agilidade e a simplicidade. Esse documento oficial denomina-se
Sobre a ambiguidade, analisar os itens abaixo:
I. Ambígua é a frase ou oração que pode ser tomada em mais de um sentido.
II. A omissão de certos termos, própria da língua falada, ao fazer uma comparação, deve ser evitada na língua escrita, pois compromete a clareza do texto.
Sobre os elementos de ortografia, em relação ao uso das aspas, assinalar a alternativa CORRETA:
Pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. A respeito da grafia do local e data do documento no Padrão Ofício, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Na composição do campo local e data do documento, deve existir obrigatoriamente apenas o local, sendo a data opcional para o redator.
(_) O nome da cidade deve ser acompanhado pela sigla da unidade da federação em que ela está localizada.
(_) Com relação à pontuação do campo, sempre se deve colocar o ponto final após a data.
As certidões são documentos nos quais se dá testemunho de um fato. É declaração legal, de fim comprobatório, baseada em registros públicos. O tipo de certidão que afirma não existir o fato ou o ato que se quer conhecer, e é objeto do requerimento, é denominada:
Analise as asserções a seguir:
I.Quando o destinatário de uma comunicação oficial é uma autoridade da mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos, o fecho utilizado é "atenciosamente".
II.Nas comunicações endereçadas aos Ministros dos Tribunais Superiores, o vocativo a ser utilizado é "Excelentíssimo Ministro".
III.Nos documentos oficiais direcionados ao Presidente da República, não se usa abreviatura.
É correto o que se afirma em:
Consiste em registro sucinto escrito de acontecimentos e/ou decisões de uma reunião e deve ser elaborada de forma a impedir alterações posteriores. Pode ser assinada apenas pelo secretário e pelo presidente ou, além desses, por todos os membros presentes, a depender das normas estabelecidas em regimento próprio. Isso posto, de acordo com texto, qual documento está sendo descrito?
Para a elaboração de documentos oficiais, é preciso atenção, seguir a estrutura do padrão ofício, por exemplo. É preciso elaborar de acordo com a ordem com que cada elemento aparece no documento oficial. Isso posto, avalie a estrutura descrita a seguir, as partes do documento no padrão ofício e identifique a correta:
O ponto de pedido é importante para não atingir a ruptura do estoque. A ruptura ocorre quando a organização não possui estoque para atender sua demanda. Para fazer um novo pedido, é necessário observar o tempo de reposição (TR).
Esse tempo é composto por três partes:
Leia o texto a seguir.
Possui a finalidade de identificar e corrigir as diferenças, ajudando também a diminuir ou eliminar as prováveis perdas ocorridas nas operações de rotina do estoque. Utiliza um processo de contagem contínua dos itens armazenados. É programado de forma que os itens sejam contados em ciclos ou períodos, sendo dimensionado pelas categorias dos itens estocados.
Esse conceito refere-se ao inventário
Quanto ao almoxarifado, assinale a alternativa correta.
Com relação ao almoxarifado, assinale a alternativa correta.
Acerca do almoxarifado, assinale a alternativa correta.
No que se refere ao almoxarifado, assinale a alternativa correta.
A respeito do almoxarifado, assinale a alternativa correta.
Quanto às noções de administração de recursos materiais, assinale a alternativa correta.
Em relação à gestão de estoque na administração de recursos materiais, assinale a alternativa correta.
A respeito da administração de materiais, assinale a alternativa correta.
A respeito da administração de recursos materiais, assinale a alternativa correta.
Qual das seguintes afirmações não é verdadeira sobre a administração de materiais e patrimônio?
Qual dos seguintes itens representa uma função da administração de materiais e patrimônio?
Uma vantagem competitiva na administração de materiais é a gestão de estoques.
Fonte: Administração de materiais / Paulo Sergio Gonçalves.- 3.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Marque a alternativa correta:
Com base na conceituação de tipos de reposição de estoque existentes, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O _____________________________ parte do pressuposto de que a demanda do item de material é constante. De acordo com esse sistema, partindo-se de um nível máximo de estoque, ocorre a demanda até o instante em que o estoque atinge um nível denominado ponto de pedido, quando deve ocorrer a solicitação do almoxarifado para a área de compras da organização. Nesse momento, passa a contar o tempo de ressuprimento (ou de reposição).
No contexto da Administração de Materiais, algumas ferramentas são utilizadas para auxiliar na gestão e no controle dos estoques. A técnica que permite a classificação dos produtos de acordo com sua importância ou impacto, permitindo maior produtividade no tratamento dos itens, é conhecida como
Sobre a curva ABC, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)É um método de análise que envolve a categorização de itens com base em seu peso. (__)É comumente utilizado no controle de estoque. (__)O objetivo da Curva ABC é economizar tempo na gestão de estoque, bem como reduzir os custos de armazenagem, direcionando o foco do time e a maior parte dos recursos para os itens que possuem maior valor agregado ao negócio.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
No que tange à Gestão de Documentos, é correto afirmar que é o conjunto de procedimentos
Sobre o princípio arquivístico da proveniência, assinale a afirmativa correta.
Na literatura arquivística, o vocábulo protocolo possui mais de um sentido.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) É o setor encarregado de receber, registrar e movimentar documentos em curso.
( ) É o comprovante da recepção de documentos caracterizado por um número que também é registrado no respectivo documento.
( ) É o conjunto de operações técnicas que controla a tramitação e o arquivamento de documentos, com vistas à eliminação ou ao recolhimento para guarda permanente.
As afirmativas são, respectivamente,
A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico que objetiva definir prazos de guarda e destinação de documentos, para garantir o acesso à informação. Sua estrutura básica é composta por um conjunto de campos a serem preenchidos com informações pertinentes. A esse respeito, relacione cada campo às informações que deve conter.
1. Assunto 2. Prazos de Guarda 3. Destinação Final
( ) indicação do tempo em que um documento ficará arquivado, nas fases corrente e intermediária. ( ) definição do que fazer com os documentos – descarte, digitalização, conservação – em função de seu valor. ( ) apresentação dos conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício de suas atividades.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
Leia o trecho a seguir.
Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, utilizando diferentes métodos, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Adaptado.
O trecho caracteriza a atividade arquivística denominada
Os documentos arquivísticos devem ser utilizáveis por todo o tempo que se fizer necessário, garantindo-se sua autenticidade, longevidade, funcionalidade e acesso contínuo.
Sobre preservação de documentos manuscritos, datilografados ou impressos, analise as afirmativas a seguir.
I. Ela depende da manutenção das plataformas de acesso, inclusive mudando a resolução, o suporte e o formato dos documentos.
II. Ela depende da prevenção da obsolescência de hardware e software, mediante atualização periódica do ambiente tecnológico.
III. Ela depende do controle da radiação ultravioleta, mediante filmes especiais nos vidros de janelas e em lâmpadas fluorescentes.
Está correto o que se afirma em
As opções a seguir apresentam proibições que contribuem para um manuseio correto de acervos textuais, à exceção de uma. Assinale-a.
Com relação ao protocolo, assinale a alternativa correta.
No que se refere à gestão de documentos, assinale a alternativa correta.
Acerca das noções de arquivologia, assinale a alternativa correta.
No que diz respeito às noções de arquivologia, assinale a alternativa correta.
Acerca das noções de arquivologia, assinale a alternativa correta.
De acordo com a Teoria das Três Idades no âmbito da Arquivologia, é correto afirmar, em consonância com referencial teórico de Arquivo/Documento Corrente:
Para os efeitos da Lei 12.527/2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação, considera-se:
Mais importante do que guardar (arquivar) é achar, rapidamente, recuperar as informações, no momento desejado. Para alcançar estes objetivos, as organizações utilizam alguns métodos de arquivamento para a organização dos acervos arquivísticos.
Fonte: Paes, Marilena Leite, Arquivo Teoria e Prática, 3 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
São métodos utilizados para organização dos arquivos, EXCETO:
Consiste num conjunto de operações que visam o controle dos documentos produzidos, daqueles ainda em tramitação e dos recebidos pelo órgão ou entidade, de modo a assegurar sua imediata distribuição, localização, expedição e recuperação, garantindo o acesso às informações.
Fonte: Manual de atividades de Protocolo, IFPB, 2019.
Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o conceito acima.
A gestão dos documentos numa organização envolve procedimentos que estão ligados à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento. Os documentos podem ser organizados e classificados como mostram os itens a seguir, EXCETO:
Observe as alternativas a seguir e faça a correlação das colunas I e II, de acordo com o contexto de cada método utilizado para arquivar documentos:
I.Coluna: método
1.Método geográfico. 2.Métodos numérico. 3.Método ideográfico. 4.Médodo alfabético.
II.Coluna: contexto
(__)Este método pode ser classificado como simples, cronológico ou dígito-terminal.
(__)É preferido quando o principal elemento a ser considerado em um documento é a procedência ou local.
(__)Não é de fácil aplicação, pois depende de interpretação dos documentos sob análise, além de muito conhecimento das atividades institucionais.
(__)Um dos métodos mais conhecidos, que organiza os documentos pela ordem do alfabeto, tornando a consulta aos arquivos mais intuitiva.
Fonte: Disponível em: < https://www.pradochaves.com.br/metodos-de-arquivamento/>
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: