No livro “Democratização da Escola Pública”, José Carlos Libâneo defende que é preciso valorizar a escola como instrumento de apropriação do saber, para uma participação organizada e ativa no processo de transformação da sociedade. Essa concepção de escola constitui a tendência pedagógica conhecida como:
É equivocado chamar a BNCC de currículo nacional, pois, dadas as características constitutivas do Brasil (autonomia dos entes federados, diversidade cultural e desigualdades sociais), surge a necessidade de garantir a equidade na educação, que exige a construção de currículos diferenciados e adequados a cada sistema, rede e instituição escolar. Isso implica:
Fazendo uma análise crítica do espontaneísmo educacional, Gadotti, com base em Snyders (1916), afirma que “a omissão do professor torna-se não uma atitude democrática, mas uma ação conservadora disfarçada sob a aparência do respeito humano” (GADOTTI, 2005, p.305). Nesse sentido, ao assumir seu compromisso ético e social, o professor deve:
Documento de caráter normativo, a conhecida Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica o que os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Esse conjunto orgânico e progressivo de conhecimentos e competências, apresentado no documento, recebe o nome de:
Observe a ilustração abaixo:
Fonte: CECCON, Claudius. OLIVEIRA, Miguel Darcy de. OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. A vida na escola e a escola da vida. Petrópolis: Editora Vozes, 1998
Com base na mensagem veiculada pela imagem, espera-se que a escola seja, para todos, como uma escada rolante que leva a um patamar superior, a uma condição de vida melhor, a empregos e salários melhores. Entretanto, isso ainda não é uma realidade. Um dos motivos é a:
De acordo com a BNCC, no ensino fundamental, espera-se que o trabalho pedagógico esteja comprometido com o desenvolvimento de competências fundamentais para o letramento matemático, que são as seguintes:
Ana, professora de anos iniciais do ensino fundamental, está planejando o ensino de linguagens para sua turma de 3º ano. De acordo com os fundamentos teórico-metodológicos elencados na BNCC, Ana deve privilegiar em seu planejamento:
Segundo a professora Ilma Passos da Veiga (1998), pode-se entender o projeto político-pedagógico como:
Flávia concluiu o curso de Pedagogia em junho do presente ano e pretende atuar em classes de educação infantil. Sendo assim, suas ações pedagógicas serão voltadas às crianças de zero a cinco anos, com o objetivo de:
O educador John Dewey (1859-1952) é considerado criador do Método dos Projetos, que sugere a substituição da ação dos professores pela ação dos alunos. A fórmula de sua pedagogia é:
Segundo informações disponíveis no texto:
O texto anterior pode ser classificado como um exemplo de:
Se o verbo destacado em “A iniciativa atraiu 1.184 participantes em 2021” (7º parágrafo) estivesse no futuro do pretérito, a frase seria escrita da seguinte forma:
Na palavra DESPOVOAMENTO, o sufixo destacado cumpre a função de indicar:
Em “Os incentivos financeiros evidenciam os desafios que o Japão enfrenta com sua baixa taxa de natalidade e longa expectativa de vida” (3º parágrafo), a palavra destacada pertence à mesma classe gramatical da palavra destacada em:
No trecho “Famílias da área metropolitana de Tóquio poderão receber 1 milhão de ienes (cerca de R$ 41 mil) por criança a partir do ano fiscal de 2023 ao se mudarem para uma área despovoada — mais do que o triplo do incentivo de 300 mil ienes (R$ 12.300) já existente, disseram as notícias” (2º parágrafo), a vírgula foi empregada para:
Em “O governo nacional do Japão deu início aos incentivos para atrair pessoas para áreas regionais em 2019, autorizando que as famílias que moram na área metropolitana central de Tóquio por cinco anos solicitem fundos de apoio caso se mudem” (5º parágrafo), o conectivo destacado indica:
No trecho “O governo do Japão planeja aumentar o apoio financeiro oferecido às famílias que se mudarem da sua capital [...]” (1º parágrafo), a oração destacada classifica-se como:
Em “O aumento do apoio para crianças se soma a um pagamento fixo de 1 milhão de ienes que as famílias podem obter para se mudar. Ou seja, sob a nova proposta, uma família com dois filhos pode ganhar 3 milhões de ienes (R$ 123 mil) em apoio se deixar a área de Tóquio” (4º parágrafo), a expressão destacada cumpre a função de:
Em “As áreas rurais sofreram um rápido despovoamento à medida que os jovens se mudavam para cidades em busca de oportunidades, deixando as localidades repletas de casas vazias e com diminuição da receita tributária” (3º parágrafo), à luz da norma-padrão, o conectivo destacado tem o mesmo sentido de:
1. Leia o texto a seguir:
Dificuldade de concentração pode ser sinal de nevoeiro cerebral; veja como cuidar
Sintomas incluem esquecimento, lentidão e sobrecarga com tarefas banais
Segundo o texto, o nevoeiro cerebral pode ser provocado por:
1. Leia o texto a seguir:
Dificuldade de concentração pode ser sinal de nevoeiro cerebral; veja como cuidar
Sintomas incluem esquecimento, lentidão e sobrecarga com tarefas banais
O texto apresentado fundamenta-se na investigação de um fato baseado em perspectivas atuais sobre o tema. Nesse sentido, pode ser considerado um exemplo de:
1. Leia o texto a seguir:
Dificuldade de concentração pode ser sinal de nevoeiro cerebral; veja como cuidar
Sintomas incluem esquecimento, lentidão e sobrecarga com tarefas banais
Em “Embora não seja um diagnóstico clínico oficial que acabaria em um prontuário médico, o nevoeiro cerebral pode surgir após várias noites sem dormir” (4º parágrafo), a conjunção destacada tem valor:
1. Leia o texto a seguir:
Dificuldade de concentração pode ser sinal de nevoeiro cerebral; veja como cuidar
Sintomas incluem esquecimento, lentidão e sobrecarga com tarefas banais
“Nos últimos anos, o termo também começou a ser associado ao comprometimento cognitivo que muitas pessoas vivem durante ou após a Covid-19” (7º parágrafo). No texto, esse trecho cumpre o papel de estabelecer uma relação de:
1. Leia o texto a seguir:
Dificuldade de concentração pode ser sinal de nevoeiro cerebral; veja como cuidar
Sintomas incluem esquecimento, lentidão e sobrecarga com tarefas banais
Em “Algumas pessoas experimentam uma espécie de nevoeiro cerebral após uma grande refeição” (5º parágrafo), o verbo destacado está conjugado no:
1. Leia o texto a seguir:
Dificuldade de concentração pode ser sinal de nevoeiro cerebral; veja como cuidar
Sintomas incluem esquecimento, lentidão e sobrecarga com tarefas banais
Em “Aproximadamente 20% a 30% dos pacientes de Covid têm nevoeiro cerebral que persiste ou se desenvolve durante os três meses após a infecção inicial, e mais de 65% daqueles com Covid longa também relatam sintomas neurológicos” (8º parágrafo), o termo destacado faz referência aos:
1. Leia o texto a seguir:
Dificuldade de concentração pode ser sinal de nevoeiro cerebral; veja como cuidar
Sintomas incluem esquecimento, lentidão e sobrecarga com tarefas banais
Na palavra “neurologista”, o sufixo -ista tem o mesmo significado encontrado na palavra:
1. Leia o texto a seguir:
Dificuldade de concentração pode ser sinal de nevoeiro cerebral; veja como cuidar
Sintomas incluem esquecimento, lentidão e sobrecarga com tarefas banais
Em “Algumas pessoas experimentam uma espécie de nevoeiro cerebral após uma grande refeição, durante períodos particularmente estressantes da vida ou quando passam por grandes mudanças hormonais, como durante a gravidez ou a menopausa” (5º parágrafo), o termo destacado cumpre o papel de indicar a ideia de:
1. Leia o texto a seguir:
Dificuldade de concentração pode ser sinal de nevoeiro cerebral; veja como cuidar
Sintomas incluem esquecimento, lentidão e sobrecarga com tarefas banais
Em “Algumas pessoas são capazes de continuar seu trabalho e sua vida normal, mas podem precisar fazer pausas mais frequentes entre as tarefas” (12º parágrafo), a conjunção destacada introduz a noção de:
1. Leia o texto a seguir:
Dificuldade de concentração pode ser sinal de nevoeiro cerebral; veja como cuidar
Sintomas incluem esquecimento, lentidão e sobrecarga com tarefas banais
Em “Aproximadamente 20% a 30% dos pacientes de Covid têm nevoeiro cerebral que persiste ou se desenvolve durante os três meses após a infecção inicial, e mais de 65% daqueles com Covid longa também relatam sintomas neurológicos” (8º parágrafo), o elemento destacado introduz uma oração subordinada:
De acordo com a Lei Orgânica do Município de Nova Mutum-MT, é de competência privativa desse Município:
Segundo a Lei Orgânica do Município de Nova Mutum-MT, o número de vereadores que compõem a Câmara Municipal é de:
Com o objetivo de se definir a localização para implantação e operação de um aterro sanitário, é necessário realizar o estudo da coleção hídrica do município. Com base na norma ABNT NBR nº 13.896 (ABNT, 1997), que trata da implantação e operação de aterros sanitários, recomenda-se um distanciamento horizontal mínimo em relação a qualquer coleção hídrica, curso de água ou áreas de possíveis inundações, em metros, de:
As características do solo influenciam diretamente na definição de áreas favoráveis à disposição final dos resíduos sólidos, sendo fundamental conhecer suas características. Dessa forma, a Norma Brasileira nº 13.896 (ABNT, 1997) recomenda que as áreas de disposição final de resíduos sólidos possuam solos disponíveis para a cobertura do aterro com baixas permeabilidades, em centímetros por segundo, inferiores a:
Segundo a Lei Orgânica do Município de Cuiabá, de 05/04/1990, as pessoas jurídicas, públicas ou privadas que exercem atividades potencialmente poluidoras ou que possam causar danos ambientais serão responsáveis pela coleta e tratamento dos resíduos poluentes por elas gerados. Com base na referida legislação, a responsabilidade por realizar o correto manejo dos resíduos oriundos dos estabelecimentos de saúde mantidos pelo poder público municipal é:
A destinação inadequada dos resíduos sólidos pode resultar na proliferação de organismos que transmitem doenças infecciosas, chamados vetores. Há uma relação dessa questão com a presença de resíduos sólidos no meio ambiente, especialmente nas áreas urbanas. Comparando-se dados do ano de 2019 com 2018, no Estado do Mato Grosso, em relação aos casos de dengue, zika e Chikungunya, houve:
Conforme análise gravimétrica dos resíduos sólidos domésticos gerados no Município de Cuiabá, realizada em 2019, a maior parcela se refere aos resíduos orgânicos, seguida pelos plásticos, em percentuais, respectivamente, de:
No Município de Cuiabá, no Estado de Mato Grosso, os resíduos sólidos domiciliares provenientes do serviço de coleta regular têm como destinação final:
De acordo com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos de Cuiabá (MT), os resíduos sólidos da construção civil referentes à “Classe C” são:
A legislação urbana do município de Cuiabá (MT) prevê, entre outros, dois importantes índices urbanísticos: coeficiente de Ocupação (C.O.) e o Coeficiente de Aproveitamento (C.A.). Para fins de cálculo para um lote com 750m² de área localizado em uma região onde o C.O. = 0,50 e o C.A. = 2,00, a construção de um edifício poderia ter como característica:
Por lei, a gestão democrática do ensino público é efetivada, dentre outros elementos, mediante a garantia de:
De acordo com a Lei Complementar nº 62/2008 do Município de Pontes e Lacerda/MT, a qual dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que deve ser cometido a um servidor recebe o nome de:
Dom é prefeito do município Cal e pretende arrecadar valores com a alienação de imóveis públicos. Nos termos da Lei Orgânica do município de Cuiabá, a alienação de bens municipais, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será sempre precedida de:
Abigail quer utilizar, de forma privada, determinados bens municipais. Nos termos da Lei Orgânica do município de Cuiabá, o uso de bens municipais por terceiros poderá ser feito mediante:
Frances W. é servidora municipal ocupando cargo de provimento efetivo, tendo sido aprovada em concurso público e passado, com louvor, no estágio probatório. Desejosa de seguir carreira política, inicia atuando no sindicato dos servidores. Nos termos da Lei Orgânica do município de Alto Araguaia, caso o servidor seja eleito para mandato federal, em relação ao seu cargo deve ser:
Júlia A., economista, foi convidada para ocupar o cargo de secretária municipal de planejamento. Após assumir o cargo, verificou a necessidade de aquisição de imóveis para realizar atividades essenciais do município. Nos termos da Lei Orgânica do município de Alto Araguaia, a aquisição de bens imóveis pelo Município, por compra, dependerá de prévia: