Um professor de Matemática organizou os dominós de acordo com um padrão lógico, omitindo a última peça, como mostra a imagem a seguir.
Assim, das peças abaixo, a que completa a sequência é
Na Mega-Sena há 60 dezenas numeradas de 1 a 60 e a menor aposta corresponde a um jogo de 6 dezenas que custa R$ 3,50. Os valores das apostas aumentam em relação à quantidade de jogos com 6 dezenas que proporcionam, sendo que um jogo com 10 dezenas, por exemplo, custa R$ 735,00. Se fosse possível uma aposta com 20 dezenas, em um único jogo, o seu custo seria de
Alan, Beatriz, Carlos e Dilma moram no mesmo prédio, no 1º, 2º, 3º e 4º andar, não necessariamente nesta ordem. O andar em que Dilma mora situa-se entre o de Beatriz e o de Alan, enquanto o andar de Beatriz está entre os de Alan e o de Carlos. Com estas informações, é possível concluir que o andar de
Considere os argumentos a seguir.
I- Todos os peritos criminais receberão uma gratificação. Logo, alguns peritos criminais não receberão gratificação.
II- Médicos legistas estudaram na UFPA ou na UEPA. Ana é médica legista e não estudou na UFPA. Logo, Ana estudou na UEPA.
III- Alguns peritos são engenheiros. Alguns engenheiros estudaram na UFPA. Logo, todos os peritos estudaram na UFPA.
Após a análise das argumentações, pode-se concluir que
Um número natural com dois algarismos A e B, nessa ordem, é tal que a diferença entre o das dezenas A e o das unidades B é igual a 2. Se a divisão desse número de dois algarismos pelo quociente de A por B for igual a 21, então B será igual a
Uma associação é constituída por 10 professores de Matemática que precisam eleger a diretoria, composta por um presidente, um vice-presidente, um tesoureiro e um secretário. Considerando-se Cn,p e An,p, respectivamente, como combinação e arranjo de n elementos p a p e Pn como permutação de n elementos, a quantidade de possibilidades de formação de chapas para essa eleição pode ser calculada com o auxílio da fórmula
Em um grupo de 13 professores, 5 lecionam Português e 8 Matemática. Se 6 desses professores são somente graduados, enquanto os demais concluíram cursos de pós-graduação, então a quantidade mínima de professores de Matemática desse grupo que concluiu curso de pós-graduação é igual a
A negação da proposição “Se o professor mora em Marabá, então ele mora no Pará” é
Abaetetuba é um dos maiores produtores de cupuaçu e bacuri no estado do Pará. Uma pesquisa foi realizada com 715 abaetetubenses sobre o consumo destas frutas regionais e obteve-se o seguinte resultado: 253 pessoas consomem bacuri, 412 consomem cupuaçu e 125 pessoas não consomem ambas as frutas. O número de pessoas pesquisadas que consomem as duas frutas é
José, Maria e Pedro exercem as funções de médico(a), contador(a) e engenheiro(a) em um banco, não necessariamente nessa ordem. Nessa instituição eles têm diferentes tempos de serviço e cumprem diferentes jornadas diárias de trabalho.
A médica é a que cumpre a maior jornada diária de trabalho, mas não é a que tem mais tempo de serviço no banco, enquanto José é o que tem menos tempo de serviço na instituição e Pedro, que não é engenheiro, não cumpre a menor jornada diária de trabalho. Com base nessas premissas, é correto afirmar que entre os três,
Considerando os temas no Microsoft Office Word 2019 versão para área de trabalho, julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I. Para acessar os temas disponíveis, selecione a aba Design e o botão Temas. Ao passar o mouse sobre um tema é possível ver como será a aparência no documento. Deve-se clicar no tema para selecioná-lo.
II. Para alterar as cores de um tema, selecione a aba Tema e o botão Cores. Ao passar o mouse sobre uma cor é possível ver como será a aparência no documento. Deve-se selecionar um esquema de cores.
III. Para alterar a fonte de um tema, selecione a aba Tema e o botão Fontes. Ao passar o mouse sobre uma fonte é possível ver como será a aparência no documento. Deve-se selecionar uma fonte para aplicá-la ao tema.Considerando os tipos de invasões que um sistema computacional pode sofrer, julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I. Um Adware é um malware que se passa por um software legítimo ou vem integrado em um, abrindo pontos de segurança vulneráveis para outros tipos de invasores.
II. O Spyware é projetado para espionar usuários, salvar senhas, informações de cartões de crédito, padrões de comportamento on-line e outros dados pessoais, enviando essas informações a quem está espionando.
III. O Ransomware é utilizado para sequestrar arquivos, criptografa-os e pode chantagear as vítimas em troca de algum benefício para liberar a chave de descriptografia.TAR é a abreviação de Tape ARchive e Z
I. é um formato que suporta compactação de dados sem perdas. Sobre compactação de arquivos, julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I. Um arquivo ZIP pode conter um ou mais arquivos ou diretórios compactados.
I. são arquivos de compactação.
II.. É possível compactar um arquivo TAR utilizando o formato ZIP.Considere as seguintes afirmativas sobre o Sistema Operacional Windows:
I. Um atalho é um arquivo com extensão LNK que aponta para outro arquivo, uma pasta ou qualquer outro recurso acessível pelo Windows. Contudo, mesmo na sua versão mais atual, chamada de Windows 10, o Windows não permite a criação de atalhos para websites.
II. O programa utilitário Limpeza de Disco vasculha as unidades do computador à procura de arquivos que possam ser apagados pelo usuário a fim de liberar mais espaço nesses discos.
III. Diferentemente do aplicativo WordPad, o Bloco de Notas é um programa classificado como processador de texto por possuir recursos de formatação avançados e alguns efeitos extras, como a possibilidade de inserção de imagens e tabelas ao documento.Considerando o sistema operacional GNU/Linux, julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
I. É um sistema operacional Unix-like, multitarefa, multiusuário e de código aberto.
II. EXT é um sistema de arquivos desenvolvido especificamente para sistemas GNU/Linux.
III. Usa o comando attrib +s +h <nomearquivo> para tornar um arquivo oculto.No Microsoft Office PowerPoint 2019, uma maneira de exibir a apresentação com as anotações do orador em um computador pessoal enquanto o público assiste apenas aos slides na tela projetada é utilizar o modo de
A figura a seguir, apresenta uma parte do menu REV
I.ÃO do editor de texto Word 2013, versão área de trabalho, da Microsoft. Julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I. A opção Mostrar Comentários serve para inserir anotações em determinados trechos do documento.
II. A opção Controlar Alterações serve para indicar as modificações realizadas no documento.
III. A opção Contar Palavras serve para contabilizar não apenas palavras, mas também, páginas, caracteres, parágrafos e linhas.Considerando que a célula A1 esteja exibindo o número "12000,9789", a fórmula usada para arredondar esse número para um número inteiro para cima é
A respeito dos compactadores e descompactadores de arquivos, é correto afirmar que
No Microsoft Office PowerPoint 2019, uma maneira de exibir a apresentação com as anotações do orador em um computador pessoal enquanto o público assiste apenas aos slides na tela projetada é utilizar o modo de
Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.
Cristiane Guterres Disponível em https://www.uol.com.br/universa/colunas/cris-guterres/2022/01/05/felicidade-xideal-de-beleza-o-conceito-que-aprisiona-geracoes-de-mulheres.htm Acessado em 5/01/2022 Texto adaptado * Beauty wash: banho de beleza ** Extreme makeover: programa do tipo reality show que consiste em reformar as residências dos participantes
Por meio de seu texto, a autora critica