Resolver o Simulado Professor - Biologia - IDECAN - Nível Superior

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Português

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Andorinhas-azuis intrigam cientistas ao fazerem pequena ilha da Amazônia de casa

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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Daniel Grossman, Dado Galdieri. https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/12/andorinhas-azuis-intrigam-cientistas-ao-fazerem-pequena-ilha-da-amazonia-de-casa.shtml. 28.dez.2022)

A ilha de apenas cinco hectares – quase o tamanho do Estádio do Morumbi – atrai uma quantidade enorme dessas andorinhas de penugem cintilante. (linhas 9 e 10)
O pronome sublinhado no período acima desempenha papel 
  • A dêitico.
  • B anafórico.
  • C catafórico.
  • D exofórico.
  • E epanafórico.
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Andorinhas-azuis intrigam cientistas ao fazerem pequena ilha da Amazônia de casa

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(Daniel Grossman, Dado Galdieri. https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/12/andorinhas-azuis-intrigam-cientistas-ao-fazerem-pequena-ilha-da-amazonia-de-casa.shtml. 28.dez.2022)

Em relação às ideias do texto e suas possíveis inferências, analise as afirmativas a seguir:
I. A população de andorinhas-azuis não se reproduz em Comaru pois não há a intervenção humana para a construção de casulos, por exemplo, como ocorre na América do Norte. II. As pesquisas em torno das andorinhas-azuis podem gerar maior conhecimento acerca da razão de escolherem Comaru como refúgio e da trajetória que fazem entre as Américas. III. As andorinhas-azuis podem estar expostas a ameaças físicas e químicas, seja com o desaparecimento de Comaru ou com a possível contaminação por mercúrio oriundo da atividade de garimpo.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se nenhuma afirmativa estiver correta.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
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Andorinhas-azuis intrigam cientistas ao fazerem pequena ilha da Amazônia de casa

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(Daniel Grossman, Dado Galdieri. https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/12/andorinhas-azuis-intrigam-cientistas-ao-fazerem-pequena-ilha-da-amazonia-de-casa.shtml. 28.dez.2022)

Embora atualmente não haja planos de construir uma represa no rio Negro, uma futura hidrelétrica, por exemplo, poderia inundar a ilha que serve de poleiro. (linhas 54 a 56)
Assinale a alternativa em que o termo indicado poderia substituir o sublinhado no período acima, sem grave alteração de sentido.
  • A Porquanto
  • B Já que
  • C Eis que
  • D Conquanto
  • E Como
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Andorinhas-azuis intrigam cientistas ao fazerem pequena ilha da Amazônia de casa

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(Daniel Grossman, Dado Galdieri. https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/12/andorinhas-azuis-intrigam-cientistas-ao-fazerem-pequena-ilha-da-amazonia-de-casa.shtml. 28.dez.2022)

Assinale a alternativa em que a palavra indicada, no texto, desempenhe papel adjetivo.

  • A meio (linha 1)
  • B duas (linha 1)
  • C partida (linha 12)
  • D mais (linha 19)
  • E contaminados (linha 21)
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Andorinhas-azuis intrigam cientistas ao fazerem pequena ilha da Amazônia de casa

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(Daniel Grossman, Dado Galdieri. https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/12/andorinhas-azuis-intrigam-cientistas-ao-fazerem-pequena-ilha-da-amazonia-de-casa.shtml. 28.dez.2022)

Em 2007, Bridget Stutchbury, bióloga da York University em Toronto, Canadá, equipou os primeiros pássaros canoros (aqueles de cantos harmoniosos) – 20 andorinhas-azuis e 14 tordos-dos-bosques – com geolocalizadores. (linhas 45 e 46)
Os vocábulos sublinhados acima foram grafados corretamente, seguindo a regra convencionada para o uso do hífen.
Assinale a alternativa em que isso não tenha ocorrido. 
  • A mão de obra
  • B mico-leão-dourado
  • C tartaruga-marinha
  • D primeiro-sargento
  • E pé-de-moleque
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Andorinhas-azuis intrigam cientistas ao fazerem pequena ilha da Amazônia de casa

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(Daniel Grossman, Dado Galdieri. https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/12/andorinhas-azuis-intrigam-cientistas-ao-fazerem-pequena-ilha-da-amazonia-de-casa.shtml. 28.dez.2022)

As andorinhas-azuis fazem ninhos exclusivamente em estruturas que os humanos erguem para recebê-los – de cabaças ocas a miniaturas de "condomínios". Os pássaros muitas vezes voltam para o mesmo quintal, e até mesmo para a mesma estrutura, todos os anos, o que facilita a pesquisa com auxílio de dispositivos de rastreamento, que devem ser recuperados junto com as valiosas informações que trazem. (linhas 27 a 30)
No período acima, há
  • A sete artigos e dez preposições.
  • B sete artigos e onze preposições.
  • C oito artigos e dez preposições.
  • D oito artigos e doze preposições.
  • E nove artigos e onze preposições.
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Andorinhas-azuis intrigam cientistas ao fazerem pequena ilha da Amazônia de casa

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Pouco se (1) sabe sobre os desafios que a espécie encontra quando viaja. "Se (2) pudermos rastrear seus movimentos, descobrir o que estão comendo e analisar se (3) foram contaminados por pesticidas e outros poluentes, podemos aprender algo sobre como estão se (4) saindo aqui", afirma. (linhas 20 a 22)
A respeito das ocorrências da partícula SE no período acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Há duas ocorrências que apresentam a mesma classificação. II. Há uma ocorrência que se classifica como pronome oblíquo reflexivo. III. Em uma das ocorrências, trata-se de conjunção integrante.
Assinale
  • A se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • B se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • C se apenas a afirmativa III estiver correta.
  • D se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
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Quem está “on”?

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Martha Medeiros. In: NSC Total. Acesso em:https://www.nsctotal.com.br/colunistas/martha-medeiros/quem-esta-on , 14 out., 2022.

A respeito do texto e as possíveis inferências com base em sua leitura, analise as afirmativas a seguir:
I. Há uma relação de causa e consequência, estabelecida pela autora, entre o uso exessivo das redes sociais e a crescente falta de foco das pessoas. I. Do título infere-se que há um questionamento sobre o siginicado de “estar on” na vida virtual e na vida real. III. A autora questiona sobre a dinâmica das pessoas nas redes sociais e sobre a falta de inteligência na competência da leitura. IV. Conclui-se que a autora, ao final, sugere uma pausa para as pessoas se reconectarem.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I, III e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se apenas as alternativas I, II e IV estiverem corretas.
  • E se apenas uma das afirmativas estiver correta.
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Quem está “on”?

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Martha Medeiros. In: NSC Total. Acesso em:https://www.nsctotal.com.br/colunistas/martha-medeiros/quem-esta-on , 14 out., 2022.

. Houve um tempo em que as pessoas liam livros, muitos deles extensos, divididos em dois ou três volumes (linhas 7 e 8). A oração

  • A possui sujeito simples, representado pelo termo tempo.
  • B possui sujeito simples, representado pelo termo pessoas.
  • C é oração sem sujeito, pois contém verbo impessoal.
  • D é oração sem sujeito, pois o verbo haver está no tempo passado.
  • E possui sujeito indeterminado, com o verbo haver conjugado na terceira pessoa do singular.
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Quem está “on”?

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Martha Medeiros. In: NSC Total. Acesso em:https://www.nsctotal.com.br/colunistas/martha-medeiros/quem-esta-on , 14 out., 2022.

Dias antes, havia postado sobre o lançamento do meu novo livro no Rio, em fevereiro próximo, e disse na legenda: “Não há outras cidades confirmadas. Quando houver, avisarei”. (linhas 4 e 5). O uso dos dois pontos se explica

  • A porque há uma enumeração de falas da autora.
  • B porque há uma citação que se identifica pelo uso das aspas.
  • C porque há um esclarecimento sobre o que foi dito anteriormente.
  • D porque será apresentado um aposto.
  • E porque há a presença de um vocativo.
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Quem está “on”?

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Martha Medeiros. In: NSC Total. Acesso em:https://www.nsctotal.com.br/colunistas/martha-medeiros/quem-esta-on , 14 out., 2022.

Na linha 15, “Essa pressa toda pra quê mesmo?” O “quê” exerce a função de

  • A interjeição.
  • B substantivo.
  • C conjunção.
  • D advérbio.
  • E pronome.
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Quem está “on”?

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Martha Medeiros. In: NSC Total. Acesso em:https://www.nsctotal.com.br/colunistas/martha-medeiros/quem-esta-on , 14 out., 2022.
Em vez de a pessoa se dedicar uns minutinhos a concluir o que está fazendo – uns minutinhos!! (linha 16). Assinale a alternativa que desempenha o sinônimo do termo sublinhado:
  • A no lugar de
  • B ao invés de
  • C no inverso de
  • D a frente de
  • E além de
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Quem está “on”?

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Martha Medeiros. In: NSC Total. Acesso em:https://www.nsctotal.com.br/colunistas/martha-medeiros/quem-esta-on , 14 out., 2022.

Ninguém mais quer perder tempo, é o argumento de defesa. Mas não me convenço. (linha 10)

Assinale a alternativa em que as alterações do período acima modificam o sentido do enunciado:

  • A O argumento de defesa é que ninguém mais quer perder tempo, porém não me convenço.
  • B O argumento de defesa é que ninguém mais quer perder tempo, contudo não me convenço.
  • C Ninguém mais quer perder tempo, é o argumento de defesa, todavia não me convenço.
  • D Ninguém mais quer perder tempo, é o argumento de defesa, a partir disso não me convenço.
  • E Ninguém mais quer perder tempo, é o argumento de defesa, entretanto não me convenço.
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Quem está “on”?

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Martha Medeiros. In: NSC Total. Acesso em:https://www.nsctotal.com.br/colunistas/martha-medeiros/quem-esta-on , 14 out., 2022.

A palavra “miseravelmente” (linha 12), pode ser substituída, sem alteração de sentido por

  • A paulatinamente.
  • B amorosamente.
  • C infimamente.
  • D tardiamente.
  • E lentamente.
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Quem está “on”?

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Martha Medeiros. In: NSC Total. Acesso em:https://www.nsctotal.com.br/colunistas/martha-medeiros/quem-esta-on , 14 out., 2022.

Nas linhas 15 e 16, em “Dizem que é o tal do “Fear of Missing Out”, ou em bom português, “medo de ficar por fora”. O termo sublinhado exerce função sintática de

  • A adjunto adnominal.
  • B complemento nominal.
  • C predicativo do objeto.
  • D adjunto adverbial.
  • E objeto direto.
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Martha Medeiros. In: NSC Total. Acesso em:https://www.nsctotal.com.br/colunistas/martha-medeiros/quem-esta-on , 14 out., 2022.

Observe o seguinte trecho: “Adentre, amigo. Puxe uma cadeira e sente. Converse. Pergunte pela família. Olhe nos olhos.” (Linha 19). 
Assinale a alternativa em que o(s) verbo(s) estejam no mesmo modo verbal:

  • A Pensa na doçura das palavras. Pensa na dureza das palavras.
  • B Talvez ele chegue mais tarde por causa da chuva.
  • C Ainda que você se esforce bastante, não irá conseguir.
  • D Para o que der e vier.
  • E Eu não pensei que ele fosse aprovado tão rápido.
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Quem está “on”?

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Martha Medeiros. In: NSC Total. Acesso em:https://www.nsctotal.com.br/colunistas/martha-medeiros/quem-esta-on , 14 out., 2022.

O texto se encaixa mormente na tipologia

  • A narrativa.
  • B injuntiva.
  • C expositiva.
  • D descritiva.
  • E argumentativa.
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Quem está “on”?

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Martha Medeiros. In: NSC Total. Acesso em:https://www.nsctotal.com.br/colunistas/martha-medeiros/quem-esta-on , 14 out., 2022.
“Dizem que é o tal do “Fear of Missing Out”, ou em bom português, “medo de ficar por fora”.(Linhas 15 e 16)
O uso das aspas no trecho sublinhado explica-se por
  • A ser uma expressão escrita em língua estrangeira.
  • B ser uma expressão nova, ou seja, um neologismo.
  • C ser uma citação direta.
  • D ser um trecho que a autora quis dar ênfase.
  • E ser uma expressão irônica.
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Adentre, amigo.” (linha 19)


O termo em destaque exerce a função de

  • A sujeito.
  • B complemento nominal.
  • C adjunto adnominal.
  • D vocativo.
  • E agente da passiva.
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Quem está “on”?

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Martha Medeiros. In: NSC Total. Acesso em:https://www.nsctotal.com.br/colunistas/martha-medeiros/quem-esta-on , 14 out., 2022.

“Adentre, amigo. Puxe uma cadeira e sente. Converse. Pergunte pela família. Olhe nos olhos. Cinco minutos de atenção não arrancarão pedaço. Fique o suficiente para demonstrar que se importa com seu interlocutor.” (linhas 19 e 20) 
As orações desse trecho classificam-se como

  • A orações coordenadas sindéticas aditivas.
  • B orações coordenadas sindéticas adversativas.
  • C orações assindéticas com períodos justapostos.
  • D orações coordenadas sindéticas explicativas.
  • E orações assindéticas sem períodos justapostos.

Administração Pública

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No processo organizacional, a fase do planejamento se constitui uma das funções integrantes do processo administrativo, que inclui ainda

  • A Planejamento, organização e controle.
  • B Organização, direção e controle.
  • C Estratégia, controle e planejamento.
  • D Ética, direção e controle.
  • E Direção, controle e recursos.
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A administração baseada no modelo burocrático, rígido, tradicional e clássico de estrutura foi diminuindo a partir da década de:

  • A 80
  • B 70
  • C 60
  • D 50
  • E 90
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Analise as afirmativas a seguir, a respeito de eficiência, eficácia e efetividade no setor público:


I. No setor público, o eficaz é aquilo que tem bastante efetividade sem tanta eficiência.

II. O gestor público será considerado eficiente se, por exemplo, reduzindo os custos, conseguir o mesmo fim.

III. Considera-se efetiva toda ação pública que teve baixo custo econômico, ainda que não precisasse ser feita para a sociedade.


Assinale

  • A se apenas a afirmativa I estiver correta
  • B se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • C se apenas a afirmativa III estiver correta.
  • D se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
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Acerca da Administração Pública Patrimonialista, assinale a alternativa correta.

  • A Trata-se da Administração Pública em que a res publica se concentra nas mãos dos governantes, sendo comum a prática da corrupção e do nepotismo.
  • B Trata-se da Administração Pública focada no gerenciamento de bens do Estado e na execução de políticas públicas universais.
  • C Trata-se da Administração Pública direcionada para promover o patrimônio nacional, sendo o Estado o ente responsável pela coordenação de todo o processo de desenvolvimento econômico capitalista.
  • D Trata-se da Administração Pública desprovida de órgãos e repartições públicas, sendo representada por entidades terceirizadas.
  • E Trata-se da Administração Pública desestatizada e desburocratizada, que concentra o patrimônio público nas mãos da elite governante.
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O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) publicou um código com as melhores práticas de gestão empresarial com base na comparação de 15 códigos internacionais. As linhas mestras desse código são quatro princípios que norteiam a governança corporativa. Assinale a alternativa que não apresente um destes quatro princípios básicos.

  • A princípio da equidade
  • B princípio do sigilo contábil
  • C princípio da transparência
  • D princípio da prestação de contas
  • E princípio da responsabilidade coletiva
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No que diz respeito à administração, as organizações públicas da administração direta são consideradas mais formais e reguladas do que as empresas privadas, dentre outras razões, porque

  • A são empresas que, em geral, são sustentadas com fins lucrativos e visam ao favorecimento de seus acionistas.
  • B elas se mantêm por tributos, impostos e taxas cuja a administração é exclusivamente estatal.
  • C acumularam muito poder, em decorrência de sua expansão durante o século XX.
  • D se reduzem em agrupamentos políticos e ideológicos, movimentos propriamente políticos e grupos organizados por mudanças políticas e se formaram ao longo da história.
  • E são organizações que atuam em defesa do meio ambiente e organizações contra armas nucleares.
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No atual planejamento estratégico da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, foram aprovadas diversas intenções estratégicas que afetam a organização como um todo. Nesse contexto, assinale o que vai de encontro às melhores práticas de gestão.

  • A foco prioritário nas ações de curto prazo
  • B fortalecimento da identidade institucional
  • C gestão participativa
  • D sinergia nas equipes e com órgãos parceiros
  • E efetividade
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A despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos prestados à sociedade ou para a realização de investimentos. Para que ela possa ser executada, o gestor precisa obedecer a premissas legais que norteiam a Administração Pública. Qual o principal requisito para que uma despesa pública possa ser fixada e executada?
  • A Regularidade fiscal.
  • B Processo licitatório.
  • C Autorização legislativa.
  • D Disponibilidade de Caixa.
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“Os órgãos da Administração Pública podem apresentar diversos tipos de estrutura organizacional. As organizações lineares são caracterizadas pela formação piramidal ou verticalizada, na qual é evidenciada a clara hierarquização entre as linhas estruturais. São também marcadas pela centralização das tomadas de decisões.” A afirmativa anterior é:
  • A Verdadeira, sendo clássicos exemplos desta estruturação organizacional as antigas entidades religiosas medievais.
  • B Verdadeira, podendo dar-se como exemplo deste modelo a estruturação departamentalizada em razão da função.
  • C Falsa, tendo em vista que as organizações lineares são caracterizadas pela consideração da especialização funcional, de acordo com a área de atuação.
  • D Falsa, uma vez que no modelo linear há posição de assessoria para atender aos departamentos de linha básicos, primando por uma forma mais eficaz de se alcançar os objetivos da organização.
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Conhecer e estudar os tipos de usuários é uma obrigação das instituições governamentais e dos responsáveis pelo sistema contábil do governo, pois o contribuinte tem o direito de conhecer a realidade, principalmente a partir da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece a transparência como uma das premissas básicas da gestão responsável e indica instrumentos a serem utilizados com o objetivo de melhorar a interação entre o Estado e o Cidadão. Relacione adequadamente os tipos de informação para usuários com os integrantes do grupo de interesse.

1. Previdência Social.
2. Relacionados com a regulação legislativa e elaboração dos atos normativos pertinentes.
3. Relacionados com a prestação de contas dos governantes, possuem interesse no cumprimento da legalidade e utilização correta dos recursos públicos.
4. Relacionados com os aspectos econômicos e financeiros do Estado, como investidores.
5. Relacionados com o controle interno e auditoria.

( ) Poder Executivo.
( ) Dirigentes da entidade de todos os níveis.
( ) Empresários.
( ) Agências de rating.
( ) Poder Legislativo. 
A sequência está correta em  
  • A 1, 3, 5, 4, 2.
  • B 2, 5, 1, 4, 3.
  • C 3, 5, 2, 1, 4.
  • D 4, 1, 2, 3, 5.
  • E 5, 1, 3, 4, 2.

Linguística

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Uma das áreas da linguística mais estudadas atualmente é o gerativismo linguístico, que cria o conceito de Gramática Gerativa. Um dos linguistas mais respeitados nesse campo de pesquisa e conhecido também como o “pai” dessa gramática é

  • A Noam Chomsky.
  • B Ferdinand Saussure.
  • C William Labov.
  • D Carlos Alberto Faraco.
  • E Jacques Derrida.
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Como e por que as línguas mudam

      Segundo Saussure, a língua possui duas características aparentemente contraditórias entre si: a imutabilidade e a mutabilidade. Para ele, a língua é dada aos falantes como uma realidade que nenhum indivíduo pode transformar por sua própria vontade; a língua é fruto de uma convenção social, e mudá-la exigiria o consenso social. Além disso, é uma instituição herdada de gerações anteriores e não um contrato firmado entre os falantes no presente. Saussure insiste na arbitrariedade dos signos linguísticos (as palavras) como uma escolha e, ao mesmo tempo, uma coerção. Por outro lado, a mutabilidade dos signos – e, portanto, da língua – está ligada à própria inconsciência que os falantes têm das leis que regem o sistema, assim como à própria tensão entre a língua como bem social e os atos de fala individuais, com seu caráter particular e transitório.

    Mas, se a língua é produtora e produto da cultura, a diversidade cultural é causa da diversidade linguística e vice-versa. Além da mudança temporal, decorrente da evolução histórica, há também a diversidade geográfica, em que os diferentes habitats condicionam diferentes formas de cultura. Assim, a separação dos grupamentos humanos no tempo e no espaço conduz à sua diferenciação. Mais ainda, em sociedades complexas e extremamente heterogêneas como as pós-industriais, estratificadas pela organização política e a especialização das atividades econômicas, a classe social, o grupo profissional e a própria situação de comunicação levam à diferenciação.

      Existem, portanto, quatro fatores responsáveis pela mudança linguística: o tempo histórico, o espaço geográfico, a divisão das classes sociais e a variedade das situações de discurso, entendidas como os diferentes ambientes sociais, ligados às diversas práticas profissionais, religiosas, recreativas, culturais, etc., que condicionam diferentes formas de expressão do pensamento (isto é, diferentes escolhas de vocabulário e construção sintática), como é o caso dos discursos científico, político, jurídico, jornalístico, publicitário, dos jargões e das gírias específicas de cada grupo social (os médicos, os economistas, os surfistas...).

     Na mudança histórica, o aspecto que mais chama a atenção é a mutação fonética. A alteração da pronúncia ao longo do tempo pode, muitas vezes, ser mascarada pela grafia: o português cozer era pronunciado na Idade Média como codzer, distinguindo-se perfeitamente de seu hoje homófono coser. Uma alteração de pronúncia pode implicar mudança no sistema de sons distintivos da língua, os fonemas, pelo acréscimo, supressão ou reorganização das relações entre as unidades. Uma mudança ao nível dos fonemas pode, por sua vez, acarretar alterações em categorias morfológicas, como no caso da flexão de número em latim.                         Frequentemente, a mudança histórica se dá não apenas na pronúncia, mas também no significado. É assim que muitas palavras, independentemente da conservação ou mutação de sua forma fonética ou gráfica, adquirem novos significados, podendo manter ou não os antigos. Finalmente, novas palavras são introduzidas na língua, fruto de criação interna ou de empréstimo, enquanto outras caem em desuso e desaparecem.

      A mudança espacial é resultado da diferente evolução temporal da língua em comunidades linguísticas separadas geograficamente. A distância geográfica, responsável pela falta de comunicação entre dois grupos de falantes de uma mesma língua, produz em cada um dos grupos uma evolução histórica independente, que, a longo prazo, poderá resultar na não intercompreensão entre os grupos. As migrações humanas também são outro fator que conspira a favor da mudança espacial. Ocorre assim o fenômeno da dialetação, que pode, com o tempo, fazer surgirem novas línguas.

       A separação entre classes sociais, tanto do ponto de vista físico quanto em termos do modo de vida, faz com que indivíduos pertencentes a classes sociais distintas se expressem de formas diferentes e reproduzam visões de mundo parcialmente diversas. Surgem então os socioletos, ou formas de expressão particulares de cada classe social. Finalmente, os diferentes grupos sociais (grupos profissionais, religiosos, etários, etc.) existentes numa sociedade complexa tendem a produzir discursos privativos desses grupos. Temos aí os vários idioletos e tecnoletos de uma sociedade.

(Aldo Bizzocchi – Revista Língua Portuguesa – Editora Escala. Adaptado.)

Segundo Saussure,

  • A a língua é um contrato firmado entre os falantes no tempo presente e exclui o tempo passado.
  • B a língua é imutável até o momento em que um indivíduo a altere, de acordo com seu meio social.
  • C a arbitrariedade dos signos linguísticos é uma escolha imposta por padrões ligados ao espaço geográfico.
  • D a mudança da língua está também ligada aos atos de fala individuais com seu caráter particular e transitório.