Resolver o Simulado OBJETIVA - Nível Superior

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Direito da Criança e do Adolescente

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Recentemente, foi divulgado na imprensa, após o relato de um membro da equipe de enfermagem, o caso de uma artista que teria manifestado o desejo de entregar seu bebê à adoção após ser vítima de estupro. Nos termos da Lei nº 8.069/1990 — ECA, em um caso semelhante, a medida CORRETA a ser tomada é:

  • A Garantir à mãe o direito ao sigilo sobre o nascimento.
  • B Reportar o caso à direção do hospital.
  • C Relatar o caso à imprensa.
  • D Denunciar a mãe à polícia.
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A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

  • A Atendimento no Ensino Fundamental, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
  • B Ensino Fundamental, segundo a capacidade de cada um, inclusive para aqueles que não tiveram acesso a este na idade própria.
  • C Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, em escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
  • D Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, obrigatório e gratuito.
  • E Atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 a 6 de idade.
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O responsável por estabelecimento de atenção à saúde que deixar de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente, comete uma conduta atentatória aos direitos da criança e do adolescente, a qual é classificada, segundo a Lei nº 8.069/1990 — ECA, como:

  • A Contravenção penal.
  • B Crime inafiançável.
  • C Infração administrativa.
  • D Crime hediondo.
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Em conformidade com a Lei nº 8.069/1990 — ECA, no que se refere aos direitos de liberdade, respeito e dignidade ao público infanto-juvenil, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A É entendido como o direito a emancipação do jovem com quinze anos completos, independentemente da autorização de seus pais ou responsáveis.
  • B É definido como direito frente a medidas alternativas de detenção, uma vez que o jovem não pode ser culpado por nenhuma infração ou delito cometido por ação dele próprio antes dos dezenove anos completos.
  • C É subentendido como o direito da criança ao nascimento e à vida, não tendo relações com outras naturezas que completem bem-estar e saúde.
  • D É definido como um conjunto de medidas que garantem a dignidade ao indivíduo durante o seu desenvolvimento humano e social, amparado e assegurado pela Constituição brasileira.
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De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), analisar os itens abaixo:
I. Todos os direitos devem ser aplicados a todas as crianças e adolescentes sem discriminação. Não é possível diferenciar crianças e adolescentes em virtude de situações pessoais, econômicas, familiares ou em virtude da comunidade em que vivem.
II. A interpretação do estatuto deve levar em consideração os fins sociais ligados à proteção integral de crianças e adolescentes.
III. A criança ou adolescente é uma pessoa em desenvolvimento, o que significa dizer que a aplicação de seu conteúdo deve ser diferente daquela ordinária prevista para adultos.
Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens I e III.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Todos os itens.
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De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), analisar os itens abaixo:

I. Todos os direitos devem ser aplicados a todas as crianças e adolescentes sem discriminação. Não é possível diferenciar crianças e adolescentes em virtude de situações pessoais, econômicas, familiares ou em virtude da comunidade em que vivem.
II. A interpretação do estatuto deve levar em consideração os fins sociais ligados à proteção integral de crianças e adolescentes.
III. A criança ou adolescente é uma pessoa em desenvolvimento, o que significa dizer que a aplicação de seu conteúdo deve ser diferente daquela ordinária prevista para adultos.

Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens I e III.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Todos os itens.
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No que se refere à Lei nº 13.146/2015 — Estatuto da Pessoa com Deficiência, sobre a temática acesso à informação e à comunicação, é INCORRETO afirmar que:

  • A É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.
  • B Os fornecedores devem disponibilizar, prescindindo de solicitação, exemplares de bulas, prospectos, textos ou qualquer outro tipo de material de divulgação em formato acessível.
  • C Os congressos, os seminários, as oficinas e os demais eventos de natureza científico-cultural promovidos ou financiados pelo poder público devem garantir as condições de acessibilidade e os recursos de tecnologia assistiva.
  • D Os programas, as linhas de pesquisa e os projetos a serem desenvolvidos com o apoio de agências de financiamento e de órgãos e entidades integrantes da administração pública que atuem no auxílio à pesquisa devem contemplar temas voltados à tecnologia assistiva.
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De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), analisar os itens abaixo:
I. Todos os direitos devem ser aplicados a todas as crianças e adolescentes sem discriminação. Não é possível diferenciar crianças e adolescentes em virtude de situações pessoais, econômicas, familiares ou em virtude da comunidade em que vivem.
II. A interpretação do estatuto deve levar em consideração os fins sociais ligados à proteção integral de crianças e adolescentes.
III. A criança ou adolescente é pessoa em desenvolvimento, o que significa dizer que a aplicação de seu conteúdo deve ser diferente daquela ordinária prevista para adultos.
Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens I e III.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Todos os itens.
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De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), analisar os itens abaixo:
I. Todos os direitos devem ser aplicados a todas as crianças e adolescentes sem discriminação. Não é possível diferenciar crianças e adolescentes em virtude de situações pessoais, econômicas, familiares ou em virtude da comunidade em que vivem.
II. A interpretação do estatuto deve levar em consideração os fins sociais ligados à proteção integral de crianças e adolescentes.
III. A criança ou adolescente é uma pessoa em desenvolvimento, o que significa dizer que a aplicação de seu conteúdo deve ser diferente daquela ordinária prevista para adultos.
Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens I e III.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Todos os itens.
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A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. Considerando-se essa informação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(_) É direito da criança e do adolescente a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola até o Ensino Fundamental — Anos Finais.

(_) É direito da criança e do adolescente contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

(_) É direito da criança e do adolescente, quando menor aprendiz, ir à escola três vezes por semana. 

  • A C - E - C.
  • B C - C - E.
  • C E - C - E.
  • D E - C - C.
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Em conformidade com a Lei nº 8.069/1990 — ECA, em relação aos acompanhantes da gestante e da parturiente durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato, é CORRETO afirmar que elas têm direito a:

  • A Um número ilimitado de acompanhantes.
  • B Três acompanhantes de sua preferência.
  • C Dois acompanhantes de sua preferência.
  • D Um acompanhante de sua preferência.
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O adolescente tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho, observados, entre outros, os seguintes aspectos:
I. Respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. II. Capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho. III. Remuneração variável ao adolescente em relação ao trabalho prestado.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente o item II.
  • C Somente o item III.
  • D Somente os itens I e II.
  • E Nenhum dos itens.
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Considerando-se a Lei nº 8.069/1990 - ECA, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(  ) É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. (  ) A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 meses, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária. (  ) Será garantida a convivência integral da criança com a mãe adolescente que estiver em acolhimento institucional.

  • A C - E - C.
  • B E - C - E.
  • C C - C - C.
  • D E - E - C.
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Sobre os deveres do Estado em relação à criança e ao adolescente, disposto no Art. 54 da Lei nº 8.069/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente em rede especial de ensino.
  • B Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.
  • C Progressiva extensão da obrigatoriedade e parcial gratuidade ao ensino médio.
  • D Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
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Em conformidade com a Lei nº 8.069/1990 - ECA, sobre o direito à vida e à saúde, analisar a sentença abaixo:

O Poder Público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, exceto aos filhos de mães submetidas à medida privativa de liberdade (1ª parte). Os profissionais das unidades primárias de saúde desenvolverão ações sistemáticas, individuais ou coletivas, visando ao planejamento, à implementação e à avaliação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável, de forma contínua (2ª parte). Os serviços de Unidades de Terapia Intensiva neonatal deverão dispor de banco de leite humano ou unidade de coleta de leite humano (3ª parte).

A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em suas 1ª e 2ª partes.
  • C Correta somente em suas 1ª e 3ª partes.
  • D Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.
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Em conformidade com a Lei nº 8.069/1990 - ECA, sobre o direito à vida e à saúde, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, com prejuízo de outras providências legais.
  • B As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para a adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, com constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude.
  • C O Sistema Único de Saúde promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos.
  • D É facultativa a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.
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Em conformidade com a Lei nº 12.594/2012, sobre os conceitos utilizados para aplicação dessa lei, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: Entende-se por _________ a base física necessária para a organização e o funcionamento de programa de atendimento para o cumprimento das medidas socioeducativas.

  • A ministério
  • B unidade
  • C entidade
  • D programa
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Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Para os efeitos da Lei nº 8.069/1990 - ECA, considera-se adolescente a pessoa entre _________ e __________ anos de idade.

  • A onze | dezenove
  • B onze | dezoito
  • C doze | dezoito
  • D doze | dezenove
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De acordo com a Lei nº 8.069/1990 - ECA, as medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados:
I. Por ação ou omissão da sociedade ou do Estado. II. Por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável. III. Em razão de sua conduta.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item III.
  • B Somente os itens I e II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Somente os itens II e III.
  • E Todos os itens.
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De acordo com a Lei nº 8.069/1990 - ECA, as medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados:
I. Por ação ou omissão da sociedade ou do Estado. II. Por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável. III. Em razão de sua conduta.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item III.
  • B Somente os itens I e II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Somente os itens II e III.
  • E Todos os itens.

Direitos Humanos

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De acordo com a Lei nº 12.288/2010 — Estatuto da Igualdade Racial, quanto ao ingresso e à inclusão da população negra no mercado de trabalho, analisar os itens abaixo:


I. Objetiva-se eliminar as formas existentes de segregação e distinção racial.

II. A igualdade de oportunidades se limita apenas a assegurar o direito de acesso ao trabalho, entretanto esquiva-se de fornecer qualificação profissional para a população negra.

III. Uma das formas que viabilizam a contratação de pessoas negras na esfera privada se dá por meio de incentivos do governo ao contratante.


Estão CORRETOS: 

  • A Todos os itens.
  • B Somente os itens I e II.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Somente os itens I e III.
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Com base na Lei nº 10.216/2001 e considerando-se os tipos de internação psiquiátrica, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Internação voluntária. (2) Internação compulsória. (3) Internação involuntária.


( ) Aquela que se dá com o consentimento do usuário. ( ) Aquela determinada pela Justiça. ( ) Aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro.
  • A 1 - 3 - 2.
  • B 3 - 2 - 1.
  • C 1 - 2 - 3.
  • D 2 - 1 - 3.
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Segundo CARREIRA, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, reconhece o direito humano à educação, em seu artigo 26, e estabelece que o objetivo da educação é o pleno desenvolvimento da pessoa humana e o fortalecimento do respeito aos direitos humanos. Em relação aos direitos humanos, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
São um conjunto de princípios comprometidos com a garantia da dignidade humana. Eles são ____________, ____________ e ____________ e devem ser exigidos frente aos governos por meio da pressão política da sociedade e de ações jurídicas. O Brasil assinou diversos documentos internacionais, com força de lei, que reconhecem a todas as pessoas o direito humano à educação.

  • A particulares - singulares - representativos
  • B universais - interdependentes - indivisíveis
  • C exclusivos - únicos - divisíveis
  • D pessoais - específicos - inclusivos
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Com base nos direitos humanos, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Toda pessoa tem direito de acesso, em condições de igualdade, às funções públicas do seu país.
  • B Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.
  • C Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação.
  • D Todas as alternativas acima estão corretas.

Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul

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Em conformidade com a Lei Orgânica do Município, sobre os programas de desenvolvimento e obras, analisar os itens abaixo:
I. A lei de diretrizes urbanísticas do Município compreenderá a definição de áreas de ordenamento prioritário e de ordenamento deferido, o parcelamento e a ocupação do solo, somente. II. O código de obras e edificações conterá normas edilícias relativas às construções no território municipal, consignando princípios sobre segurança, funcionalidade, higiene, salubridade e estética das construções, e definirá regras sobre proporcionalidade entre ocupação e equipamento urbano.

  • A Os itens I e II estão corretos.
  • B Somente o item I está correto.
  • C Somente o item II está correto.
  • D Os itens I e II estão incorretos.
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Considerando-se a Lei Orgânica do Município, em relação à saúde e à assistência social, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O Município manterá, com a cooperação técnica e financeira exclusivamente do Estado, serviços de saúde pública, higiene e saneamento a serem prestados à população. ( ) A assistência social será prestada pelo Município a quem necessitar, mediante articulação com os serviços federais e estaduais congêneres, tendo como um dos objetivos o incentivo à mendicância e ao desemprego, mediante integração ao mercado de trabalho.

  • A C - C.
  • B C - E.
  • C E - C
  • D E - E.
27

De acordo com a Lei Orgânica do Município, sobre os servidores municipais, analisar a sentença abaixo:
Os direitos e os deveres dos servidores públicos do Município serão disciplinados em lei ordinária, que instituir o regime jurídico (1ª parte). O Município instituirá regime previdenciário de caráter contributivo ou vincular-se-á a regime previdenciário federal (2ª parte).
A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em sua 1ª parte.
  • C Correta somente em sua 2ª parte.
  • D Totalmente incorreta.
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De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos do Município, sobre o procedimento disciplinar, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Quando o fato denunciado, de modo evidente, não configurar infração disciplinar, a denúncia será arquivada por falta de objeto. ( ) As irregularidades e as faltas funcionais serão apuradas em processo regular com direito a plena defesa unicamente por sindicância investigatória.

  • A C - C.
  • B E - C.
  • C C - E.
  • D E - E.
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Considerando-se o Estatuto dos Servidores Públicos do Município, em relação às licenças, analisar a sentença abaixo:
Ao servidor ocupante de cargo efetivo que for convocado para o serviço militar ou outros encargos de segurança nacional será concedida licença sem remuneração (1ª parte). O servidor ocupante de cargo efetivo que concorrer a mandato eletivo federal, estadual, distrital ou municipal fará jus à licença sem remuneração (2ª parte).
A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em sua 1ª parte.
  • C Correta somente em sua 2ª parte.
  • D Totalmente incorreta.
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De acordo com a Lei Municipal nº 127/2015 — Política Municipal do Meio Ambiente, compete à Diretoria do Meio Ambiente (DMA):
I. Planejar, coordenar, executar e controlar atividades que visem à proteção, à conservação e à melhoria do meio ambiente. II. Submeter à deliberação do CRAS as propostas de políticas definidas para o gerenciamento ambiental Municipal. III. Exercer o Poder de Polícia nos casos de infração da Lei Ambiental e de inobservância de norma ou padrão estabelecido.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente o item II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Somente os itens II e III.
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Em conformidade com a Lei Municipal nº 127/2015 — Política Municipal do Meio Ambiente, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
É obrigação do ___________ do imóvel a execução de adequadas instalações domiciliares de abastecimento, armazenamento, distribuição e esgotamento de água, cabendo ao ___________ do imóvel a necessária conservação.

  • A usuário | locatário
  • B proprietário | usuário
  • C locatário | locador
  • D locador | proprietário
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Segundo a Lei Municipal nº 347/2018 — Licenciamento Ambiental, quando a atividade não estiver conforme os planos Estaduais, Federais e Municipais de uso e ocupação do solo ou, quando em virtude de suas repercussões ambientais, for incompatível com os usos e as características ambientais do local proposto ou suas adjacências, não será concedida a:

  • A Licença de Regularização.
  • B Licença Prévia.
  • C Licença de Instalação.
  • D Licença de Operação.
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Considerando-se a Lei Municipal nº 347/2018 — Licenciamento Ambiental, no caso de não existir necessidade de estabelecimento de processo de licenciamento ambiental, pelas características do empreendimento e/ou da atividade, o Órgão Ambiental Municipal expedirá, entre outros, documento do tipo:
I. Declaração. II. Requerimento. III. Memorando.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente o item II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Somente os itens II e III.
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Conforme a Lei Orgânica do Município de Canoas, em relação aos Atos Municipais, analisar os itens abaixo:
I. A publicação das leis e dos atos municipais será feita pela imprensa oficial do Município, quando houver, e por afixação na sede da Prefeitura ou da Câmara, conforme o caso.
II. Semestralmente, o Poder Executivo publicará relatório da execução financeira da despesa em educação, por fontes recursos, discriminando os gastos mensais.
III. A publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, nela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou de servidor público.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item III.
  • B Somente os itens I e II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Somente os itens II e III.
  • E Todos os itens.
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De acordo com a Lei Orgânica do Município de Canoas, o uso, a título gratuito ou oneroso, de bens municipais por pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas, será formalizado por meio de autorização, permissão, concessão e cessão de uso. Sobre o assunto, assinalar a alternativa INCORRETA:

  • A A permissão incidirá sobre bem público de uso especial ou dominical para atividades específicas, transitórias e de interesse local, formalizada por termo de permissão de uso.
  • B A autorização incidirá sobre qualquer bem público para atividades específicas, transitórias e de interesse local, pelo prazo máximo de 60 dias, formalizada por termo de autorização de uso.
  • C A permissão de uso especial incidirá sobre qualquer bem público, para o desenvolvimento de atividade econômica, que não desnature a finalidade do bem, precedida de licitação e formalizada por termo de permissão de uso especial.
  • D A concessão de uso será formalizada por contrato e incidirá sobre qualquer bem público, precedida de autorização legislativa e licitação, podendo esta ser dispensada quando houver relevante interesse público.
  • E A cessão de uso, que será formalizada por termo, incidirá sobre bem público de uso especial ou dominical, nas relações estabelecidas entre a Administração Pública direta e a indireta e entre aquela e outros entes da Federação.
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De acordo com a Lei Municipal nº 5.082/2006 — Regime Próprio de Previdência Social do Município (RPPS), analisar a sentença abaixo:


A filiação do participante ao FAPEC ocorrerá a pedido, a partir da posse em cargo eletivo do Município, de suas autarquias e fundações, e a filiação dos seus dependentes será feita automaticamente (1ª parte). Ocorrendo o falecimento do participante, sem que tenha sido feita a inscrição de dependente, cabe a este promovê-la, por si ou por representantes, para recebimento de parcelas futuras (2ª parte). Os pais ou irmãos deverão, para fins de percepção de benefícios, comprovar a inexistência de dependentes preferenciais, mediante declaração firmada perante o CANOASPREV (3ª parte).


A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em suas 1ª e 2ª partes.
  • C Correta somente em suas 1ª e 3ª partes.
  • D Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.
  • E Totalmente incorreta.
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Conforme a Lei Municipal nº 5.082/2006 — RPPS, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Para fins de concessão de aposentadoria pelo FAPEC é permitida a contagem de tempo de contribuição fictício em situações determinadas por Lei.
(_) Qualquer dos benefícios previstos nessa Lei será depositado em juízo e transferido ao beneficiário.
(_) Concedida a aposentadoria ou a pensão, será o ato publicado e encaminhado à apreciação da Secretaria da Fazenda.

  • A C - C - C.
  • B C - E - C.
  • C E - E - C.
  • D C - C - E.
  • E E - E - E.
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Considerando-se o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Por triênio de ininterrupto exercício, assegurar-se-á ao funcionário, desde que solicitado, o direito de gozar de licença-prêmio. ( ) Terá preferência para entrar em gozo de licença-prêmio o funcionário que a requerer por motivo de moléstia positivada pelo órgão de biometria médica do Município. ( ) A conversão da licença-prêmio em vantagem pecuniária obedecerá às regras previstas em Lei específica.

  • A C - E - E.
  • B E - C - C.
  • C E - E - C.
  • D E - C - E.
  • E C - E - C.
39

Em conformidade com o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, analisar os itens abaixo:
I. O funcionário em disponibilidade não poderá ser aposentado.
II. O retardamento do ato declaratório da aposentadoria compulsória impede que o funcionário deixe o exercício do cargo no dia imediato aquele em que completar setenta anos de idade.
III. A aposentadoria especial, com vinte e cinco anos de serviço, será dada ao funcionário que trabalhou, pelo menos, vinte anos naquela atividade, em grau mínimo.
Está(ão) CORRETO(S):

  • A Todos os itens.
  • B Somente os itens I e II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Somente os itens II e III.
  • E Nenhum dos itens.
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De acordo com o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município, assinalar a alternativa INCORRETA:

  • A Vencimento básico: retribuição paga ao funcionário pelo efetivo exercício do cargo correspondente ao padrão fixado em Lei.
  • B Vencimentos: padrão fixado em Lei, acrescido dos avanços trienais e das gratificações adicionais de quinze por cento (15%) e vinte e cinco por cento (25%).
  • C Remuneração são os vencimentos acrescidos das vantagens pecuniárias que a ele não se incorporam, percebidas com continuidade em razão do exercício.
  • D A remuneração deve obedecer à equivalência na Câmara Municipal, em relação aos do Executivo, quando as atribuições forem iguais ou assemelhadas.
  • E O funcionário perderá um terço da remuneração, durante o afastamento em virtude de condenação, por decisão definitiva, a pena que não implique na perda do cargo.
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Em conformidade com a Lei Municipal nº 6.526/2021 — Código de Ética da Administração Direta e Indireta do Município, analisar a sentença abaixo:
É dever dos agentes públicos, diante de qualquer situação, verificar se há conflito com os princípios e as diretrizes deste Código, devendo questionar se o seu ato viola lei ou regulamento (1ª parte). Deve questionar também se o seu ato é razoável e prioriza o interesse privado (2ª parte). Se o agente público tiver dúvidas, deverá consultar a Controladoria-Geral da União (3ª parte).
A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em sua 1ª parte.
  • C Correta somente em sua 2ª parte.
  • D Correta somente em suas 1ª e 3ª partes.
  • E Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.
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Considerando-se a Lei Municipal nº 6.526/2021, sobre quais são objetivos do Código de Ética da Administração Direta e Indireta do Município, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Assegurar ao agente público a preservação de sua imagem e de sua reputação, quando sua conduta estiver em desacordo com as normas éticas estabelecidas no Código de Ética.
( ) Assegurar transparência e publicidade à atividade administrativa, com processos céleres e previsíveis, com fundamento nos princípios da segurança jurídica e da confiança legítima.
( ) Orientar a tomada de decisão dos agentes públicos, a fim de que se pautem sempre pelo interesse público, com razoabilidade e proporcionalidade, com pouco favorecimento para si ou para outrem.

  • A C - C - C.
  • B C - E - E.
  • C C - E - C.
  • D E - C - C.
  • E E - C - E.
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Em conformidade com a Lei Municipal nº 6.526/2021 — Código de Ética da Administração Direta e Indireta do Município, sobre o que é vedado ao agente público, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(  ) Retirar da repartição pública, com a devida autorização, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público. (  ) Exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso. ( ) Apresentar morosidade para iniciar suas atividades, bem como para desempenhar suas funções.

  • A C - C - C.
  • B C - E - E.
  • C E - C - C.
  • D E - E - C.
  • E E - C - E.
44

Consoante à Lei Orgânica do Município, analisar a sentença abaixo:
As tarifas dos serviços públicos e das utilidades públicas deverão ser fixadas pelo Legislativo, tendo em vista a justa remuneração (1ª parte). O Município poderá realizar obras e serviços de interesses comuns, mediante convênio exclusivo com o Estado (2ª parte).
A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em sua 1ª parte.
  • C Correta somente em sua 2ª parte.
  • D Totalmente incorreta.

Português

45
A neblina da menopausa

         Neblina cerebral é queixa frequente na perimenopausa. Ela refere-se às dificuldades de concentração encontradas ao se fazerem contas ou tentar lembrar palavras e nomes de pessoas, ao comprometimento do raciocínio lógico e ao “cansaço mental” que se instalam quando as menstruações se tornam irregulares.
      Em cerca de 80% das mulheres, essas queixas costumam vir acompanhadas de crises de sensação de calor intenso e sudorese abundante, seguidas de um frio siberiano. São os fogachos, em linguagem popular — ou, para os médicos, sintomas vasoativos.             Essa fase, que algumas atravessam com poucos sintomas, provoca sofrimentos de longa duração à maioria delas: insônia, ressecamento da pele e das mucosas, dor às relações sexuais, infecções urinárias de repetição, inchaço, cólicas abdominais, diminuição da libido e fadiga, entre outros transtornos. Além disso, o psiquismo é invadido por pensamentos negativos, crises de choro inexplicável, irritabilidade e depressão.                 Infelizmente, a medicina levou séculos para se interessar pela fisiopatologia responsável por distúrbios cerebrais tão variados. Uma das primeiras descobertas aconteceu apenas na década de 1990, quando Naomi Rance, neuropatologista da Universidade do Arizona, demonstrou que, nas autópsias de mulheres na menopausa, o hipotálamo duplicava de tamanho às custas do aumento do número de neurônios. Como a essa região do cérebro é atribuído o controle da termorregulação e das sensações térmicas, Rance considerou que o achado deveria guardar relação com os sintomas vasoativos que afligem tantas mulheres.
        Esse trabalho inicial trouxe investimentos para a área dos medicamentos, uma vez que o único tratamento disponível era a reposição hormonal, com estrogênio e progesterona. Pesquisas com camundongos nos quais foi adaptado um pequeno dispositivo para medir as mudanças de temperatura, ocorridas depois da retirada dos ovários, permitiram avaliar a influência da neurocinina B no aparecimento dos sintomas vasoativos.
    Quando as moléculas de neuromicina B se ligam aos receptores ancorados na membrana dos neurônios, surgem os sintomas vasoativos. O contrário acontece quando esses receptores são bloqueados por manipulação farmacológica.
       A redução nas concentrações de estrogênio que chegam ao cérebro por ocasião da falência dos ovários tem grande impacto no metabolismo e no sistema imunológico do tecido cerebral de seres humanos e de roedores. A presença de estrogênio é fundamental para a captura e o metabolismo da glicose, a principal fonte de energia para eles. 
     Na perimenopausa, as irregularidades menstruais refletem o sobe e desce na produção de estrogênio. Essas variações imprevisíveis não dão tempo para que o metabolismo dos circuitos cerebrais de neurônios se adapte às novas circunstâncias. A alteração resultante pode provocar um processo inflamatório no cérebro que contribui para as queixas de “neblina” e para o aumento do risco de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.
      Por outro lado, o aparecimento do fezolinetant, primeiro medicamento não hormonal para tratamento dos fogachos, representa uma mudança de paradigma. A menopausa deixa de ser interpretada apenas como uma condição restrita aos ovários, para ser considerada um fenômeno biológico complexo, que interfere nas funções de múltiplos órgãos e na neurobiologia do cérebro.

(Fonte: Drauzio Varella. A neblina da menopausa — adaptado.)

Com relação à pontuação, assinalar a alternativa em que a proposição de acréscimo ou de retirada de vírgula ALTERA o sentido da frase original:

  • A “Rance considerou que o achado deveria guardar relação com os sintomas vasoativos que afligem tantas mulheres” — acréscimo de vírgula após “vasoativos”.
  • B “Além disso, o psiquismo é invadido por pensamentos negativos, crises de choro inexplicável, irritabilidade e depressão” — retirada da vírgula após “Além disso”.
  • C “Esse trabalho inicial trouxe investimentos para a área dos medicamentos, uma vez que o único tratamento disponível era a reposição hormonal, com estrogênio e progesterona” — retirada da vírgula após “hormonal”.
  • D “Na perimenopausa, as irregularidades menstruais refletem o sobe e desce na produção de estrogênio” — retirada da vírgula após “perimenopausa”.
  • E “A alteração resultante pode provocar um processo inflamatório no cérebro que contribui para as queixas de ‘neblina’ e para o aumento do risco de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson” — acréscimo de vírgula após “neurodegenerativas”.
46

A palavra que apresenta o número de fonemas oposto ao das demais é a:

  • A Também.
  • B Bombom.
  • C Sãos.
  • D Ilhéus.
47

Está CORRETO o emprego de ambos os elementos sublinhados em:

  • A O preço desse material está acessível de todas as pessoas porque a loja está cheia de promoções.
  • B Esforçou-se de estudar, por isso está apto a dirigir a partir de agora.
  • C O filme a que assistimos tinha a classificação etária adequada para a idade do meu filho.
  • D A moça quem fiz menção estava impaciente com a espera de horas.
48

Uma nova redação da frase “Apesar da chuva, eles foram à festa a fantasia ontem.” mostra-se CORRETA e coerente com o sentido original na seguinte formulação:

  • A Eles foram à festa a fantasia ontem, contudo estava chovendo.
  • B Ainda que estivesse chovendo, eles foram à festa a fantasia ontem.
  • C Eles foram à festa a fantasia ontem, portanto estava chovendo.
  • D Conforme estava chovendo, eles foram à festa a fantasia ontem.
49

Considerando-se as relações de sentido expressas pelas preposições sublinhadas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Finalidade. (2) Meio. (3) Direção.
(_) Diz que era uma velhinha que andava de lambreta. (_) Achou que não era e mandou a velhinha saltar da lambreta para verificar o saco. (_) Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente.

  • A 2 - 1 - 3.
  • B 1 - 2 - 3.
  • C 3 - 1 - 2.
  • D 2 - 3 - 1.
50

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento verbal do que o verbo sublinhado na frase “Eu prefiro dias de sol a dias de chuva” é:

  • A De agora em diante, custa-me acreditar em você.
  • B A aniversariante agradeceu o presente ao amigo.
  • C Paulo namora minha prima desde a adolescência.
  • D Eles casaram ano passado.
51

No trecho “Gosta de música sertaneja, mas também gosta de música de axé.”, a oração em destaque é:

  • A Oração coordenada sindética aditiva.
  • B Oração coordenada sindética adversativa.
  • C Oração coordenada sindética explicativa.
  • D Oração coordenada assindética.
52

Em relação à ortografia, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Beneplássito.
  • B Dessasnado.
  • C Alvíssaras.
  • D Grassolar.
53

A respeito das diferenças entre o pretérito perfeito e imperfeito, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Pretérito perfeito. (2) Pretérito imperfeito.
(_) Você estudou bastante para o teste. (_) Ele escreveu uma carta para o prefeito. (_) Eles viajavam em muitas embarcações. (_) Eu estudava para as provas quando estava no colégio.

  • A 2 - 1 - 1 - 2.
  • B 1 - 2 - 1 - 1.
  • C 1 - 1 - 2 - 2.
  • D 2 - 2 - 1 - 1.
54
A neblina da menopausa

         Neblina cerebral é queixa frequente na perimenopausa. Ela refere-se às dificuldades de concentração encontradas ao se fazerem contas ou tentar lembrar palavras e nomes de pessoas, ao comprometimento do raciocínio lógico e ao “cansaço mental” que se instalam quando as menstruações se tornam irregulares.
      Em cerca de 80% das mulheres, essas queixas costumam vir acompanhadas de crises de sensação de calor intenso e sudorese abundante, seguidas de um frio siberiano. São os fogachos, em linguagem popular — ou, para os médicos, sintomas vasoativos.             Essa fase, que algumas atravessam com poucos sintomas, provoca sofrimentos de longa duração à maioria delas: insônia, ressecamento da pele e das mucosas, dor às relações sexuais, infecções urinárias de repetição, inchaço, cólicas abdominais, diminuição da libido e fadiga, entre outros transtornos. Além disso, o psiquismo é invadido por pensamentos negativos, crises de choro inexplicável, irritabilidade e depressão.                 Infelizmente, a medicina levou séculos para se interessar pela fisiopatologia responsável por distúrbios cerebrais tão variados. Uma das primeiras descobertas aconteceu apenas na década de 1990, quando Naomi Rance, neuropatologista da Universidade do Arizona, demonstrou que, nas autópsias de mulheres na menopausa, o hipotálamo duplicava de tamanho às custas do aumento do número de neurônios. Como a essa região do cérebro é atribuído o controle da termorregulação e das sensações térmicas, Rance considerou que o achado deveria guardar relação com os sintomas vasoativos que afligem tantas mulheres.
        Esse trabalho inicial trouxe investimentos para a área dos medicamentos, uma vez que o único tratamento disponível era a reposição hormonal, com estrogênio e progesterona. Pesquisas com camundongos nos quais foi adaptado um pequeno dispositivo para medir as mudanças de temperatura, ocorridas depois da retirada dos ovários, permitiram avaliar a influência da neurocinina B no aparecimento dos sintomas vasoativos.
    Quando as moléculas de neuromicina B se ligam aos receptores ancorados na membrana dos neurônios, surgem os sintomas vasoativos. O contrário acontece quando esses receptores são bloqueados por manipulação farmacológica.
       A redução nas concentrações de estrogênio que chegam ao cérebro por ocasião da falência dos ovários tem grande impacto no metabolismo e no sistema imunológico do tecido cerebral de seres humanos e de roedores. A presença de estrogênio é fundamental para a captura e o metabolismo da glicose, a principal fonte de energia para eles. 
     Na perimenopausa, as irregularidades menstruais refletem o sobe e desce na produção de estrogênio. Essas variações imprevisíveis não dão tempo para que o metabolismo dos circuitos cerebrais de neurônios se adapte às novas circunstâncias. A alteração resultante pode provocar um processo inflamatório no cérebro que contribui para as queixas de “neblina” e para o aumento do risco de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.
      Por outro lado, o aparecimento do fezolinetant, primeiro medicamento não hormonal para tratamento dos fogachos, representa uma mudança de paradigma. A menopausa deixa de ser interpretada apenas como uma condição restrita aos ovários, para ser considerada um fenômeno biológico complexo, que interfere nas funções de múltiplos órgãos e na neurobiologia do cérebro.

(Fonte: Drauzio Varella. A neblina da menopausa — adaptado.)

Em “Ela refere-se às dificuldades de concentração [...]”, o verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do sublinhado está na frase:

  • A “Essa fase [...] provoca sofrimentos de longa duração à maioria delas [...]”.
  • B “Esse trabalho inicial trouxe investimentos para a área dos medicamentos [...]”.
  • C “[...] o único tratamento disponível era a reposição hormonal [...]”.
  • D “[...] as moléculas de neuromicina B se ligam aos receptores [...] na membrana dos neurônios [...]”.
  • E “A alteração resultante pode provocar um processo inflamatório no cérebro [...]”.

Pedagogia

55

Considerando-se o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Conceituando gramática. (2) Conceituando língua. (3) Fatos linguísticos e fatos sociais.
(_) Todas as variedades são boas e corretas e funcionam segundo regras tão rígidas quanto se imagina que são as da “língua clássica dos melhores autores”. (_) Designa um conjunto de regras que devem ser seguidas por aqueles que querem “falar e escrever corretamente”. (_) Conjunto das variedades utilizadas por uma determinada comunidade, reconhecidas como heterônimas.

  • A 2 - 3 - 1.
  • B 1 - 3 - 2.
  • C 2 - 1 - 3.
  • D 3 - 1 - 2.
56

De acordo com a Lei nº 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:

  • A Contraposição de condições para o acesso e a permanência na escola.
  • B Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
  • C Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
  • D Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
57

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular — Ensino Fundamental: Língua Inglesa, apesar das diferenças entre uma terminologia e outra, suas ênfases, seus pontos de contato e suas eventuais sobreposições, o tratamento que deve ser dado ao componente Língua Inglesa deve priorizar sua função social e política e, nesse sentido, passar a tratá-la em seu status de língua:

  • A Contemporânea.
  • B Franca.
  • C Miscigenada.
  • D Adicional.
58

À luz da Lei nº 8.069/1990 — Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. Sobre o assunto, analisar os itens abaixo:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II. Direito de ser respeitado por seus educadores. III. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores somente em casos extremos. IV. Direito de organização e participação em entidades estudantis.
Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I, II e III.
  • B Somente os itens I, II e IV.
  • C Somente os itens IV e III.
  • D Somente os itens I e IV.
59

Sobre as habilidades contempladas na BNCC — Ensino Fundamental (1º ao 5º ano): Língua Portuguesa, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Planejar, sem a ajuda do professor, o texto que será produzido.
  • B Não utilizar seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção textual.
  • C Identificar a função social de textos.
  • D Editar a versão final do texto, mas não em colaboração com os colegas, apenas com o professor.
60

A Arte propicia a troca entre culturas e favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre elas. Considerando-se a organização do componente curricular na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) A unidade temática Artes Visuais instaura a experiência artística multissensorial de encontro com o outro em performance.
(_) A BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule as quatro dimensões do conhecimento artístico: criação, crítica, estesia e expressão.
(_) No Ensino Fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens: as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro.
(_) Ainda que, na BNCC, as linguagens artísticas das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro sejam consideradas em suas especificidades, as experiências e as vivências dos sujeitos em sua relação com a Arte não acontecem de forma compartimentada ou estanque.

  • A C - C - E - E.
  • B E - E - C - C.
  • C C - E - E - C.
  • D E - C - C - E.
61

Sobre os principais benefícios da tecnologia na educação para os alunos, analisar os itens abaixo:
I. Possibilidade de assistir à aula a qualquer momento.
II. Maior facilidade de acesso a materiais digitais.
III. Acessibilidade para pessoas com deficiência.

Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens I e III.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Todos os itens.
62

Em conformidade com o Manual de Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais, um processo pedagógico que privilegie a diversidade étnico-racial deve:

  • A Trabalhar com a dissociação entre corpo, emoção e cognição no ato de aprender.
  • B Adotar uma visão compartimentada dos conteúdos escolares.
  • C Privilegiar a ação individual, com propostas de trabalho próprias, levando em conta a singularidade.
  • D Reconhecer a importância de se conviver e de aprender com as diferenças, promovendo atividades nas quais as trocas sejam privilegiadas e estimuladas.
  • E Ter como referência a heteronomia e defender que a equidade não é conquistada, e sim ofertada pelas maiorias às minorias.
63

Em uma sociedade na qual o conhecimento transformou-se no principal fator de produção, é natural que muitos conceitos transitem entre os universos da economia e da educação. No contexto educacional, a noção de competência é muito mais fecunda e abrangente, mantendo com a ideia de disciplina importantes vínculos, como, por exemplo, o caráter de mediação. A primeira característica absolutamente fundamental da ideia de competência referese à:

  • A Qualidade.
  • B Racionalidade.
  • C Funcionalidade.
  • D Eficiência.
  • E Pessoalidade.
64

Quanto aos recursos financeiros destinados ao setor educacional descritos na Lei nº 9.394/1996 — LDB, analisar os itens abaixo:

I. São provenientes da receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
II. Podem ser advindos da receita de incentivos fiscais.
III. Não podem ser obtidos de outras fontes de receita, ainda que existam leis que regulamentem a aceitação de tais recursos.
IV. Tal lei deixa esclarecido que os profissionais da esfera da educação são isentos de contribuições ou impostos direcionados à Receita Federal, uma vez que o profissional de educação contribui para uma sociedade mais justa e igualitária.

Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens I e III.
  • C Somente os itens II e III.
  • D Somente os itens III e IV.
  • E Todos os itens.
65

Os termos interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade são de difícil definição, porque são polissêmicos e imprecisos. O importante não é apenas a ideia de inter, multi ou transdisciplinaridade, mas também a necessidade de “ecologizar” as disciplinas, isto é, levar em conta tudo que lhes é:

  • A Externo.
  • B Interno.
  • C Comum.
  • D Intangível.
  • E Contextual.
66

Em relação à plasticidade cerebral, analisar os itens abaixo:

I. Continua por toda vida, enquanto os neurônios mudam de tamanho e de formato em resposta à experiência ambiental.
II. Refere-se à maleabilidade ou à modificabilidade do cérebro.
III. É uma característica geral do desenvolvimento que se aplica a todos os membros de uma espécie, e não há diferenças individuais na plasticidade de respostas aos eventos do ambiente.
IV. Engloba as etapas cronologicamente definidas e necessárias para a passagem ao estado adulto.

Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens I e III.
  • C Somente os itens II e IV.
  • D Somente os itens I, II e III.
  • E Somente os itens II, III e IV.
67

Sobre o trabalho a partir da metodologia de projetos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Favorece a concepção de realidade como algo problemático e responde ao princípio de integração e de totalidade, o que dá lugar ao ensino globalizado.
( ) Possibilita a atividade coletiva com um propósito real e dentro de um ambiente natural.
( ) Oportuniza a separação das atividades de acordo com sua natureza disciplinar, priorizando o espaço para o desenvolvimento de atividades manuais, artísticas ou estéticas.
( ) Torna o trabalho escolar algo autenticamente competitivo, pois as atividades desenvolvidas favorecem o processo de seleção entre os alunos mais dedicados.

  • A C - C - E - E.
  • B E - C - C - E.
  • C C - E - E - C.
  • D E - C - E - C.
  • E C - E - C - E.
68

A escola aberta a todos é o grande alvo e, ao mesmo tempo, o grande problema da educação nesses novos tempos. Para mudar a escola é preciso enfrentar muitas frentes de trabalho, cujas tarefas fundamentais são:


I. Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino individualizado.

II. Reorganizar pedagogicamente as escolas, abrindo espaços para que a competição, o espírito prático e a racionalidade sejam exercitados nas escolas, por professores, administradores, funcionários e alunos, porque são habilidades mínimas para o exercício da verdadeira cidadania.

III. Garantir uma metodologia de trabalho igualitária, que possa igualar as diferenças e as necessidades de aprendizagem de todos os alunos.

IV. Aprimorar continuamente e valorizar o professor, para que tenha condições e estímulo para ensinar a turma toda, sem exclusões e exceções.


Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item III.
  • B Somente o item IV.
  • C Somente os itens I e II.
  • D Somente os itens III e IV.
  • E Somente os itens I, III e IV.
69

Vygotsky era um intelectual excepcional, e, hoje, sua teoria sociocultural é uma referência inegável no desenvolvimento histórico da psicologia. Em relação à teoria sociocultural, é CORRETO afirmar que:

  • A O foco central dessa abordagem é a compreensão dos fatores internos que interferem no comportamento. Essa abordagem valoriza a experiência pessoal e a orientação autônoma da vida social.
  • B Está sustentada em um sistema unidirecional de estímulo-resposta, visto que a fonte do conhecimento é externa ao sujeito.
  • C Acredita na existência de diferentes domínios genéticos necessários para entender a conduta humana e os processos psicológicos, entre eles o filogenético, o sociogenético, o ontogenético e o microgenético.
  • D A inteligência desenvolve-se em uma sequência predeterminada, sem necessidade de intervenção pedagógica.
  • E Caracteriza-se pela ênfase no objeto, no conhecimento. Seu método de ensino utiliza a cópia, o ditado, a memória de curto prazo e a leitura mecânica para posterior leitura compreensiva.
70

O professor, ao dar regras e transmitir uma disciplina, não impede o aluno de criar. Ao contrário, possibilita a criação. Assim, as regras e as disciplinas não são só reguladoras, mas também:

  • A Regimentais.
  • B Normativas.
  • C Constitutivas.
  • D Avaliativas.
  • E Conceituais.
71

Em relação à avaliação mediadora, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
A avaliação mediadora é uma ação sistemática e intuitiva. Ela se constitui no cotidiano da sala de aula. Nem todas as situações de sala de aula ou tarefas realizadas pelo aluno têm por objetivo a verificação de suas aprendizagens, podendo absorver diferentes dimensões avaliativas. O que define tal dimensão é a _________________ do educador ao propor a tarefa.

  • A capacidade
  • B intencionalidade
  • C espontaneidade
  • D prontidão
  • E originalidade
72

A teoria genética aborda o estudo da aprendizagem de maneira extremamente peculiar. Em relação aos pressupostos adotados por Piaget, analisar a sentença abaixo:
O ato de ensinar dentro dessa abordagem faz uso de técnicas que conduzem o educando a aprender, a partir de estratégias de reconhecimento, para conseguir os comportamentos esperados (1ª parte). A aprendizagem é um dado imediato, visto que a experiência é suficiente para explicar o conhecimento (2ª parte). O conhecimento é um processo e, como tal, deve ser estudado em seu devir, de maneira histórica (3ª parte).
A sentença está:

  • A Correta somente em sua 1ª parte.
  • B Correta somente em sua 3ª parte.
  • C Correta somente em suas 1ª e 2ª partes.
  • D Correta somente em suas 1ª e 3ª partes.
  • E Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.
73

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Piaget afirma que a equilibração atua como um verdadeiro motor do desenvolvimento. O sistema cognitivo dos seres humanos participa da tendência de todos os organismos vivos de restabelecer o equilíbrio perdido — equilibração ________________. O sistema cognitivo humano mostra uma tendência a reagir diante das perturbações externas, introduzindo modificações em sua organização que assegurem um equilíbrio melhor, isto é, que lhe permitam antecipar e compensar um número maior de perturbações possíveis — equilibração ________________.

  • A simples | majorante
  • B estruturada | estruturante
  • C própria | reflexionante
  • D dissociativa | associativa
  • E funcional | complexa
74

Dois conceitos são especialmente poderosos para a aprendizagem hoje: a aprendizagem híbrida e a aprendizagem ativa. Sobre o que destaca a aprendizagem híbrida, analisar os itens abaixo:
I. Flexibilidade. II. Mistura e compartilhamento de espaços, de tempos, de atividades, de materiais, de técnicas e de tecnologias. III. Competitividade IV. Simplificação didática dos conteúdos, incluindo identificação, explicação e interpretação dos fenômenos.
Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens II e IV.
  • C Somente os itens III e IV.
  • D Somente os itens I, II e III.
  • E Somente os itens I, II e IV.