Resolver o Simulado Professor - Matemática - IMPARH - Nível Superior

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Matemática

1

Qual o maior número da lista a seguir: 27 , 221 , 37 , 212 ?

  • A 27 .
  • B 221 .
  • C 37 .
  • D 212 .
2

Observando as áreas marcadas na figura e o cálculo da área total do quadrado de lado x + y, temos uma representação geométrica de qual produto notável? Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A x2y2 = (x y)(x +y)
  • B (xy)2 = x2 − 2xy + y2
  • C (x + y) 2 = x2 + 2xy + y2
  • D x2 + y2 = x2 + xy +y2
3

A figura abaixo mostra alguns números racionais sobre a reta numérica real, na qual as marcações indicadas são igualmente espaçadas. Qual fração representa o ponto, x, destacado? Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A 1/3.
  • B 4/8.
  • C 5/8.
  • D 13/21.
4

Qual dos seguintes números é um número primo?

  • A 877.
  • B 1.573.
  • C 43.983.
  • D 1.357.588.
5

Maria possui uma grande quantidade de notas de 20 reais e de 50 reais (pelo menos trinta notas de cada), mas não possui notas de outras denominações (valores). Ela precisa pagar uma conta, em espécie, no valor de 1307 reais e gostaria de receber o menor valor possível de troco. Qual das alternativas representa este valor?

  • A 3 reais.
  • B 7 reais.
  • C 13 reais.
  • D 43 reais.
6

Na tabela abaixo, foram escritos números inteiros não negativos de modo que a soma dos números de cada linha é um múltiplo de três e a soma dos números em cada coluna é um múltiplo de 5. x 3 5 y 2 3 4 0 2 Qual o menor valor possível para x + y?

  • A 2.
  • B 3.
  • C 5.
  • D 11.
7

Uma menina ganhou certa quantidade de figurinhas de seu pai para iniciar uma coleção. Uma semana depois, ela ganhou mais 7 figurinhas de sua mãe. Em seguida, ela perdeu metade das figurinhas, restando apenas 22 delas. Ao contar essa história para seu irmão, ele conseguiu desvendar o número inicial de figurinhas que seu pai havia dado para a irmã. Qual das seguintes equações o irmão pode ter usado para solucionar esse problema?

  • A x/2 + 7 = 22.
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas= 22.
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas= 22.
  • D 2(x + 7) = 22.
8

É dada uma equação de segundo grau x2 + 2bx +c = 0, sobre a variável x, na qual b e c são constates reais. Sabe-se que a equação não possui raízes reais. Isso se traduz em exatamente quais restrições sobre os números b e c?

  • A 0 < √c < b.
  • B b > √c > 0.
  • C c > 0 e b < √c.
  • D b2 < 4c.
9

A tabela abaixo mostra alguns valores de uma função de segundo grau dada por f(x) = ax 2 + bx + c.

x f(x)

99 1100

100 1122

101 1142

Podemos afirmar corretamente que o valor de c é igual a:

  • A −20.878.
  • B −10.978.
  • C 1001.
  • D 11.022.
10

Assinale a alternativa que indica o valor de m na seguinte equação de primeiro grau:

m/6 + m/3 + m/4 = 2m/3 + 1

  • A m = 6.
  • B m = 10.
  • C m = 12.
  • D m = 15.
11

Sabendo que a b, uma expressão que simplifica Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas é:

  • A a - b .
  • B a2b2
  • C a2 + ab + b2 .
  • D (a + b)2 .
12

Vinte e sete cubos de lado unitário são arranjados de modo a montar um cubo cuja aresta mede 3 unidades. Com isso, 1 dos cubos unitários fica na parte de dentro e os outros 26 ficam com alguma face exposta. Quantos desses 26 são “cantos”, quantos são “laterais” e quantos são “centros” das faces do cubo maior (veja a figura)? Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A 12 cantos, 8 laterais e 6 centros.
  • B 8 cantos, 12 laterais e 6 centros.
  • C 8 cantos, 8 laterais e 6 centros.
  • D 8 cantos, 6 laterais e 12 centros.
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Temos uma caixa no formato de um paralelepípedo retoretângulo com profundidade x − 1, comprimento x + 1 e largura x (em que x ≥ 1 é um número real). Qual polinômio expressa o volume, V(x), dessa caixa? Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A V(x) = x2 − 1.
  • B V(x) = x3 − 1.
  • C V(x) = x3x.
  • D V(x) = x3 + 2x 2 +x.
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Um triângulo retângulo possui lados de medidas 3, 4 e 5 unidades de comprimento. Outro triângulo é semelhante ao primeiro e possui lados de medidas 6, x e y unidades, satisfazendo 6 < x < y. Qual é a área do triângulo maior?

  • A 8 unidades de área.
  • B 12 unidades de área.
  • C 15 unidades de área.
  • D 24 unidades de área.
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Por volta do ano 250 antes de Cristo, Arquimedes usou o Método da Exaustão para encontrar valores aproximados de π, usando polígonos regulares de 4, 6, 8, 12, 24,... lados. Seja C um círculo de raio 1 (e, portanto, perímetro 2π). Seja Q1 um quadrado com todos os vértices sobre o círculo C (dizemos que tal quadrado é inscrito no círculo). E seja Q2 um quadrado em que todos os lados são tangentes ao círculo C (dizemos que tal quadrado é circunscrito ao círculo). A média dos perímetros desses dois quadrados é: Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Menor que 2π.
  • B Exatamente igual a 2π.
  • C Maior que 2π.
  • D Impossível de determinar.
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Sabemos que um litro (1 L) equivale ao volume de um cubo cuja aresta mede 10 centímetros. Qual o volume de um cubo cuja aresta mede 5 centímetros?

  • A 125 mililitros (125 mL).
  • B 250 mililitros (250mL).
  • C 500 mililitros (500 mL).
  • D 1000 mililitros (1000 mL).
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Durante a pandemia da COVID-19, muito se tem falado sobre o conceito de médias móveis. Esse conceito também é amplamente utilizado no estudo de gráficos de preços de ativos no mercado financeiro. O propósito da média móvel é suavizar o gráfico a fim de melhor visualizar tendências de longo prazo, ignorando oscilações de curto prazo, já que estas são, muitas vezes, causadas por instabilidades momentâneas ou pela irregularidade na coleta dos dados. Há vários tipos de médias móveis, entre elas a simples, a cumulativa e a exponencial. Para exemplificar, veja o gráfico com valores fictícios de um ativo financeiro e, em seguida, o gráfico das médias móveis desse ativo com período de 04 dias. Veja que a média móvel simples, de um ativo financeiro, com período 04 (quatro), é calculada em cada data, tomando-se a média aritmética dos valores do ativo em quatro dias consecutivos, sendo o último dia do período igual à data desejada. Com base nos dados das tabelas abaixo referentes ao mesmo ativo fictício, calcule o valor da média móvel com período 04 referente ao dia 24 (vinte e quatro). Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A 5,00.
  • B 5,50.
  • C 5,75.
  • D 6,00.
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Nos estudos de probabilidades, é muito comum definir a probabilidade de um evento como o número de elementos deste evento dividido pelo número de elementos do espaço amostral. Contudo, essa definição pressupõe que o espaço amostral seja finito e que a distribuição de probabilidade seja uniforme, ou seja, cada elemento do espaço tenha a mesma chance de ser selecionado. Isso dificilmente ocorre no mundo real, em que certos elementos do espaço terão mais chances de serem obtidos do que outros. Maria tem um dado viciado de 6 faces numeradas de 1 a 6, que foi adulterado de modo que a probabilidade de cada número ímpar ser obtido é duas vezes maior que a probabilidade de cada número par. Além disso, dentre os números pares, cada um deles tem a mesma probabilidade se ser obtido. Ao lançar o dado, qual a probabilidade de obter o número 6?

  • A 1/9.
  • B 1/6.
  • C 1/3.
  • D 1/2.
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O sistema de numeração decimal posicional, recebe este nome pois são utilizados dez algarismos e a posição de cada algarismo dentro do número altera o seu valor. Assim, no numeral 343 o “3” à esquerda corresponde a 3 centenas e o “3” à direita corresponde a 3 unidades. Em qual dos números abaixo o algarismo “5” vale 500 unidades?

  • A 55.
  • B 457.
  • C 5387.
  • D 10583.
20

A figura abaixo mostra uma grade quadrangular cinco por quatro onde o lado de cada quadrado mede 1 unidade. Ela indica, também, quatro maneiras diferentes de se deslocar do ponto X até o ponto Y. Dentre tais maneiras a mais curta é que que passa por qual ponto?


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A A.
  • B B.
  • C C.
  • D D.

Português

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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Em referência aos pronomes existentes no primeiro parágrafo (l. 01 e 02), afirma-se corretamente que:

  • A se tem um pronome interrogativo.
  • B nenhum dos pronomes é indefinido.
  • C tais pronomes têm a mesma classificação.
  • D se contam mais de três formas pronominais.
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O Brasil nacionalista
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


NARLOCH, Leandro. Guia politicamente incorreto da história do Brasil. Rio de Janeiro: Leya, 2011, p. 150-152

Assinale a alternativa em que as três palavras se acentuam em razão de regras distintas.

  • Apróprios” – “colônias” – “relevância”.
  • Bacarajé” – “português” – “vocês”.
  • CImpério” – Suíça” – “República”.
  • Ddécada” – ícones” – “súditos”.
23
O Brasil nacionalista
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


NARLOCH, Leandro. Guia politicamente incorreto da história do Brasil. Rio de Janeiro: Leya, 2011, p. 150-152

Levando-se em conta as regras de flexões nominal e verbal, caso se pluralizem os termos constantes deste período “Haveria aquele país que mal notaria a existência dos outros” (l. 02), de acordo com os aspectos sintático-morfossemânticos, ter-se-á este período composto:

  • A Haveriam aqueles países que mal notariam as existências dos outros.
  • B Haveriam aqueles países que mal notariam a existência dos outros.
  • C Haveria aqueles países que mal notariam as existências dos outros.
  • D Haveria aqueles países que mal notariam a existência dos outros.
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O Brasil nacionalista
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


NARLOCH, Leandro. Guia politicamente incorreto da história do Brasil. Rio de Janeiro: Leya, 2011, p. 150-152

Em “o fato de serem súditos de dom Pedro II” (l. 16 e 17), o numeral constante desse fragmento classifica-se como:

  • A ordinal.
  • B cardinal.
  • C fracionário.
  • D multiplicativo.
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O Brasil nacionalista
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


NARLOCH, Leandro. Guia politicamente incorreto da história do Brasil. Rio de Janeiro: Leya, 2011, p. 150-152

No tocante aos pronomes constantes do primeiro parágrafo (da l. 01 à l. 06), qual é a afirmativa correta?

  • A A palavra “que” (l. 04) é exemplo de pronome relativo.
  • B O termo “próprio” (l. 05) é um pronome indefinido.
  • C Não há pronomes pessoais oblíquos.
  • D Inexiste pronome de tratamento.
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O Brasil nacionalista
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


NARLOCH, Leandro. Guia politicamente incorreto da história do Brasil. Rio de Janeiro: Leya, 2011, p. 150-152

Está na voz passiva o verbo da oração “Considerava-se a feijoada um prato regional” (l. 11); caso tal oração seja colocada na voz ativa, mantendo-se a mesma estrutura semântica oracional, deve-se forçosamente ter o seguinte período:

  • A Considerava a feijoada um prato regional.
  • B Consideravam a feijoada um prato regional.
  • C Era considerada a feijoada um prato regional.
  • D Consideravam-se a feijoada um prato regional.
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O Brasil nacionalista
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


NARLOCH, Leandro. Guia politicamente incorreto da história do Brasil. Rio de Janeiro: Leya, 2011, p. 150-152

Em qual período a forma verbal em destaque está flexionada no mesmo tempo e modo em que está o verbo ficar neste excerto “O Brasil, sem a coroa, tinha ficado sem cara” (l. 17)?

  • A O Brasil, sem a coroa, teria ficado sem cara.
  • B O Brasil, sem a coroa, tem ficado sem cara.
  • C O Brasil, sem a coroa, ficaria sem cara.
  • D O Brasil, sem a coroa, ficara sem cara.
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O Brasil nacionalista
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


NARLOCH, Leandro. Guia politicamente incorreto da história do Brasil. Rio de Janeiro: Leya, 2011, p. 150-152

Em referência aos preceitos da sintaxe de concordância verbal e à análise do período composto seguinte “Até a década de 1930, tudo aquilo que hoje achamos naturalmente brasileiro – o samba, a feijoada, a capoeira, o futebol – não eram ícones da identidade nacional” (l. 10 e 11), qual é a asserção certa?

  • A O pronome relativo “que” tem a função de sujeito do verbo achar.
  • B O termo “tudo aquilo” representa o sujeito da forma verbal “eram”.
  • C O sujeito da forma verbal “eram” constitui-se no termo “ícones da identidade nacional”.
  • D O verbo ser (“eram”) concorda com o termo “o samba, a feijoada, a capoeira, o futebol”.
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O Brasil nacionalista
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


NARLOCH, Leandro. Guia politicamente incorreto da história do Brasil. Rio de Janeiro: Leya, 2011, p. 150-152

Este extrato “O futebol era um estrangeirismo que muitos intelectuais reprovavam” (l. 13) compõe-se de:

  • A uma oração principal e de uma oração subordinada adjetiva.
  • B duas orações coordenadas: uma assindética e outra sindética.
  • C uma oração coordenada assindética e de uma oração subordinada substantiva.
  • D duas orações subordinadas, sendo a primeira substantiva e a segunda, adjetiva.
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O Brasil nacionalista
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


NARLOCH, Leandro. Guia politicamente incorreto da história do Brasil. Rio de Janeiro: Leya, 2011, p. 150-152

No fragmento textual “Obcecado com sua identidade, em todas as sessões aborreceria os colegas” (l. 05 e 06), a palavra destacada apresenta formas homônimas; aponte a alternativa em que o homônimo foi empregado erroneamente de acordo com o seu significado no contexto em que está inserido.

  • A Durante essa década, documentaram-se várias cessões de glebas a imigrantes por pura xenofilia.
  • B Algumas cessões do Senado, naquela época, foi palco para a queda da monarquia brasileira.
  • C Em várias seções de jornais, na década de 1930, liam-se artigos contra a paixão nacional...
  • D As seções da Constituição de 1934 comprovam os argumentos apresentados pelo autor.

Pedagogia

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Sair de um modelo de aprendizagem empirista para um modelo construtivista implica a compreensão de que:

  • A na perspectiva construtivista, o conhecimento é concebido como uma cópia do real, incorporado diretamente pelo sujeito aprendente.
  • B a construção do conhecimento pelo sujeito que está aprendendo, conforme defende o construtivismo, desautoriza a intervenção pedagógica do professor.
  • C o modelo construtivista exige que a informação seja oferecida pelo professor da forma mais simples possível, uma de cada vez, para não confundir aquele que aprende.
  • D no construtivismo, o aprendiz é um sujeito protagonista do seu processo de aprendizagem, que, com a mediação do professor, transforma a informação em conhecimento.
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Fazer a gestão de tempos e espaços escolares é imprescindível e isso não é uma ideia nova. Tendo como base essa informação, preencha as lacunas do texto a seguir.
Não se pode melhorar o tempo e o espaço, em especial os seus _________, sem considerar o conjunto do sistema _________ e do sistema _________. Se queremos uma _________ a serviço das _________, tempos e espaços devem ser pensados como peças importantes de uma arquitetura _________.
Qual a opção que contém a sequência correta para preencher as lacunas acima?

  • A mecanismos, gerencial, patrimonial, ação, metas, motivadora.
  • B usos, didático, escolar, escola, aprendizagens, pedagógica.
  • C objetivos, arquitetônico, legal, educação, metas, institucional.
  • D recursos, pedagógico, legal, ação, tecnologias, moderna.
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O planejamento é um ato através do qual o professor projeta, organiza e sistematiza o fazer docente, em relação aos seus meios, forma e conteúdo. Dentre os princípios que devem orientar a prática de planejamento do professor, encontramos:

  • A participação, coerência, objetividade e formalização.
  • B improvisação, subjetividade, individualismo e rigor burocrático.
  • C disciplina, reprodução, fragmentação e ordenamento tecnicista.
  • D racionalização, burocratização, padronização e uniformidade.
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Dentre as formas de organização curricular, as mais frequentes nas escolas brasileiras são o regime seriado e o regime de ciclos. Na oportunidade em que está ocorrendo a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que, no Ceará, deu origem ao DCRC (Documento Curricular Referencial do Ceará), a orientação é no sentido de que, seja qual for a organização curricular adotada, seja desenvolvido um currículo que:
I. traduza um conjunto de decisões sobre o projeto de homem/mulher que se pretenda formar, abrangendo valores sociais, interesses e aspirações pessoais e coletivos. II. mantenha a concepção tradicional de currículo, enquanto rol de disciplinas e conteúdos preestabelecidos, independente do projeto de sociedade buscado. III. favoreça maior interdisciplinaridade e contextualização, promovendo livre comunicação entre as diferentes áreas do conhecimento. IV. seja comprometido com a educação integral do estudante, rompendo com visões reducionistas que privilegiem a dimensão intelectual ou a dimensão afetiva.
Considerando as afirmativas acima como VERDADEIRAS ou FALSAS, qual a opção correta?

  • A Todas são verdadeiras.
  • B I, II e IV são verdadeiras.
  • C I, III e IV são verdadeiras.
  • D II, III e IV são verdadeiras.
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Um objetivo muito importante da prática educativa é garantir ao educando condições de aprendizagem. Por sua vez, a avaliação da aprendizagem, componente essencial do ato pedagógico, constitui a ação de investigar a qualidade e dimensão das aprendizagens buscadas. Desse modo, o desenvolvimento de um processo de avaliação construtivo, não excludente, que dê conta das aprendizagens efetivamente realizadas, exige:

  • A o permanente acompanhamento de metas traçadas, fortalecendo mecanismos que ampliem a possibilidade de obtenção das mencionadas metas.
  • B a eficiente execução de uma avaliação classificatória que assegure ao professor o desenvolvimento das aprendizagens envolvidas nas metas estabelecidas.
  • C a definição da média necessária para a aprovação do aluno e a adoção de mecanismos variados que permitam ao professor definir a média alcançada pelo aluno e concluir por sua aprovação ou reprovação.
  • D o acompanhamento e registro pelo professor de processos de aprendizagem realizados pelo aluno, com espaço para diagnóstico de possíveis bloqueios ocorridos e reorientações para saná-los.