Qual o maior número da lista a seguir: 27 , 221 , 37 , 212 ?
Observando as áreas marcadas na figura e o cálculo da área total do quadrado de lado x + y, temos uma representação geométrica de qual produto notável?
A figura abaixo mostra alguns números racionais sobre a reta numérica real, na qual as marcações indicadas são igualmente espaçadas. Qual fração representa o ponto, x, destacado?
Qual dos seguintes números é um número primo?
Maria possui uma grande quantidade de notas de 20 reais e de 50 reais (pelo menos trinta notas de cada), mas não possui notas de outras denominações (valores). Ela precisa pagar uma conta, em espécie, no valor de 1307 reais e gostaria de receber o menor valor possível de troco. Qual das alternativas representa este valor?
Na tabela abaixo, foram escritos números inteiros não negativos de modo que a soma dos números de cada linha é um múltiplo de três e a soma dos números em cada coluna é um múltiplo de 5. x 3 5 y 2 3 4 0 2 Qual o menor valor possível para x + y?
Uma menina ganhou certa quantidade de figurinhas de seu pai para iniciar uma coleção. Uma semana depois, ela ganhou mais 7 figurinhas de sua mãe. Em seguida, ela perdeu metade das figurinhas, restando apenas 22 delas. Ao contar essa história para seu irmão, ele conseguiu desvendar o número inicial de figurinhas que seu pai havia dado para a irmã. Qual das seguintes equações o irmão pode ter usado para solucionar esse problema?
É dada uma equação de segundo grau x2 + 2bx +c = 0, sobre a variável x, na qual b e c são constates reais. Sabe-se que a equação não possui raízes reais. Isso se traduz em exatamente quais restrições sobre os números b e c?
A tabela abaixo mostra alguns valores de uma função de segundo grau dada por f(x) = ax 2 + bx + c.
x f(x)
99 1100
100 1122
101 1142
Podemos afirmar corretamente que o valor de c é igual a:
Assinale a alternativa que indica o valor de m na seguinte equação de primeiro grau:
m/6 + m/3 + m/4 = 2m/3 + 1
Sabendo que a ≠ b, uma expressão que simplifica é:
Vinte e sete cubos de lado unitário são arranjados de modo a montar um cubo cuja aresta mede 3 unidades. Com isso, 1 dos cubos unitários fica na parte de dentro e os outros 26 ficam com alguma face exposta. Quantos desses 26 são “cantos”, quantos são “laterais” e quantos são “centros” das faces do cubo maior (veja a figura)?
Temos uma caixa no formato de um paralelepípedo retoretângulo com profundidade x − 1, comprimento x + 1 e largura x (em que x ≥ 1 é um número real). Qual polinômio expressa o volume, V(x), dessa caixa?
Um triângulo retângulo possui lados de medidas 3, 4 e 5 unidades de comprimento. Outro triângulo é semelhante ao primeiro e possui lados de medidas 6, x e y unidades, satisfazendo 6 < x < y. Qual é a área do triângulo maior?
Por volta do ano 250 antes de Cristo, Arquimedes usou o Método da Exaustão para encontrar valores aproximados de π, usando polígonos regulares de 4, 6, 8, 12, 24,... lados. Seja C um círculo de raio 1 (e, portanto, perímetro 2π). Seja Q1 um quadrado com todos os vértices sobre o círculo C (dizemos que tal quadrado é inscrito no círculo). E seja Q2 um quadrado em que todos os lados são tangentes ao círculo C (dizemos que tal quadrado é circunscrito ao círculo). A média dos perímetros desses dois quadrados é:
Sabemos que um litro (1 L) equivale ao volume de um cubo cuja aresta mede 10 centímetros. Qual o volume de um cubo cuja aresta mede 5 centímetros?
Durante a pandemia da COVID-19, muito se tem falado sobre o conceito de médias móveis. Esse conceito também é amplamente utilizado no estudo de gráficos de preços de ativos no mercado financeiro. O propósito da média móvel é suavizar o gráfico a fim de melhor visualizar tendências de longo prazo, ignorando oscilações de curto prazo, já que estas são, muitas vezes, causadas por instabilidades momentâneas ou pela irregularidade na coleta dos dados. Há vários tipos de médias móveis, entre elas a simples, a cumulativa e a exponencial. Para exemplificar, veja o gráfico com valores fictícios de um ativo financeiro e, em seguida, o gráfico das médias móveis desse ativo com período de 04 dias. Veja que a média móvel simples, de um ativo financeiro, com período 04 (quatro), é calculada em cada data, tomando-se a média aritmética dos valores do ativo em quatro dias consecutivos, sendo o último dia do período igual à data desejada. Com base nos dados das tabelas abaixo referentes ao mesmo ativo fictício, calcule o valor da média móvel com período 04 referente ao dia 24 (vinte e quatro).
Nos estudos de probabilidades, é muito comum definir a probabilidade de um evento como o número de elementos deste evento dividido pelo número de elementos do espaço amostral. Contudo, essa definição pressupõe que o espaço amostral seja finito e que a distribuição de probabilidade seja uniforme, ou seja, cada elemento do espaço tenha a mesma chance de ser selecionado. Isso dificilmente ocorre no mundo real, em que certos elementos do espaço terão mais chances de serem obtidos do que outros. Maria tem um dado viciado de 6 faces numeradas de 1 a 6, que foi adulterado de modo que a probabilidade de cada número ímpar ser obtido é duas vezes maior que a probabilidade de cada número par. Além disso, dentre os números pares, cada um deles tem a mesma probabilidade se ser obtido. Ao lançar o dado, qual a probabilidade de obter o número 6?
O sistema de numeração decimal posicional, recebe este nome pois são utilizados dez algarismos e a posição de cada algarismo dentro do número altera o seu valor. Assim, no numeral 343 o “3” à esquerda corresponde a 3 centenas e o “3” à direita corresponde a 3 unidades. Em qual dos números abaixo o algarismo “5” vale 500 unidades?
A figura abaixo mostra uma grade quadrangular cinco por quatro onde o lado de cada quadrado mede 1 unidade. Ela indica, também, quatro maneiras diferentes de se deslocar do ponto X até o ponto Y. Dentre tais maneiras a mais curta é que que passa por qual ponto?
Em referência aos pronomes existentes no primeiro parágrafo (l. 01 e 02), afirma-se corretamente que:
Assinale a alternativa em que as três palavras se acentuam em razão de regras distintas.
Levando-se em conta as regras de flexões nominal e verbal, caso se pluralizem os termos constantes deste período “Haveria aquele país que mal notaria a existência dos outros” (l. 02), de acordo com os aspectos sintático-morfossemânticos, ter-se-á este período composto:
Em “o fato de serem súditos de dom Pedro II” (l. 16 e 17), o numeral constante desse fragmento classifica-se como:
No tocante aos pronomes constantes do primeiro parágrafo (da l. 01 à l. 06), qual é a afirmativa correta?
Está na voz passiva o verbo da oração “Considerava-se a feijoada um prato regional” (l. 11); caso tal oração seja colocada na voz ativa, mantendo-se a mesma estrutura semântica oracional, deve-se forçosamente ter o seguinte período:
Em qual período a forma verbal em destaque está flexionada no mesmo tempo e modo em que está o verbo ficar neste excerto “O Brasil, sem a coroa, tinha ficado sem cara” (l. 17)?
Em referência aos preceitos da sintaxe de concordância verbal e à análise do período composto seguinte “Até a década de 1930, tudo aquilo que hoje achamos naturalmente brasileiro – o samba, a feijoada, a capoeira, o futebol – não eram ícones da identidade nacional” (l. 10 e 11), qual é a asserção certa?
Este extrato “O futebol era um estrangeirismo que muitos intelectuais reprovavam” (l. 13) compõe-se de:
No fragmento textual “Obcecado com sua identidade, em todas as sessões aborreceria os colegas” (l. 05 e 06), a palavra destacada apresenta formas homônimas; aponte a alternativa em que o homônimo foi empregado erroneamente de acordo com o seu significado no contexto em que está inserido.
Sair de um modelo de aprendizagem empirista para um modelo construtivista implica a compreensão de que:
Fazer a gestão de tempos e espaços escolares é imprescindível e isso não é uma ideia nova. Tendo como base essa informação, preencha as lacunas do texto a seguir.
Não se pode melhorar o tempo e o espaço, em especial os seus _________, sem considerar o conjunto do sistema _________ e do sistema _________. Se queremos uma _________ a serviço das _________, tempos e espaços devem ser pensados como peças importantes de uma arquitetura _________.
Qual a opção que contém a sequência correta para preencher as lacunas acima?
O planejamento é um ato através do qual o professor projeta, organiza e sistematiza o fazer docente, em relação aos seus meios, forma e conteúdo. Dentre os princípios que devem orientar a prática de planejamento do professor, encontramos:
Dentre as formas de organização curricular, as mais frequentes nas escolas brasileiras são o regime seriado e o regime de ciclos. Na oportunidade em que está ocorrendo a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que, no Ceará, deu origem ao DCRC (Documento Curricular Referencial do Ceará), a orientação é no sentido de que, seja qual for a organização curricular adotada, seja desenvolvido um currículo que:
I. traduza um conjunto de decisões sobre o projeto de homem/mulher que se pretenda formar, abrangendo valores sociais, interesses e aspirações pessoais e coletivos. II. mantenha a concepção tradicional de currículo, enquanto rol de disciplinas e conteúdos preestabelecidos, independente do projeto de sociedade buscado. III. favoreça maior interdisciplinaridade e contextualização, promovendo livre comunicação entre as diferentes áreas do conhecimento. IV. seja comprometido com a educação integral do estudante, rompendo com visões reducionistas que privilegiem a dimensão intelectual ou a dimensão afetiva.
Considerando as afirmativas acima como VERDADEIRAS ou FALSAS, qual a opção correta?
Um objetivo muito importante da prática educativa é garantir ao educando condições de aprendizagem. Por sua vez, a avaliação da aprendizagem, componente essencial do ato pedagógico, constitui a ação de investigar a qualidade e dimensão das aprendizagens buscadas. Desse modo, o desenvolvimento de um processo de avaliação construtivo, não excludente, que dê conta das aprendizagens efetivamente realizadas, exige: