Resolver o Simulado Prefeitura de Maricá - RJ - COSEAC - Nível Médio

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Noções de Informática

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Observe a sequência de comandos executados no programa AutoCad listada a seguir.
Command: Line From point: 0,0 To point: 0,200 To point: @200,0 To point: @0,200 To point: @400<0 To point: 600,200 To point: @200,0 To point: @0,-200 To point: Enter (encerra o comando)
A área do polígono formado por essa sequência de comandos é de:

  • A 0,06 m2.
  • B 0,08 m2.
  • C 0,16 m2.
  • D 0,24 m2.
  • E 0,36 m2.
2

José, técnico de laboratório, foi incumbido de fazer o controle de estoque do material de informática e deseja separar as unidades dos microcomputadores. Neste contexto, são exemplos de unidades de entrada, unidades de saída e unidades de entrada e saída em microcomputadores, respectivamente:

  • A webcam, impressora e gravador de CD.
  • B teclado, touchpad e drive de CD-ROM.
  • C monitor, impressora e microfone.
  • D placas de vídeo, caixas de som e plotter.
  • E modem, scanner e mesa digitalizadora.
3

Um técnico precisa identificar a resolução de uma impressora. Das medidas seguintes, a que se refere à resolução de impressoras é:

  • A caracteres por segundo.
  • B linhas por minuto.
  • C pontos por polegada.
  • D páginas por minuto.
  • E gramas de toner por cartucho.
4

No laboratório de informática você dispõe de um dispositivo para apagar um determinado tipo de memória com tecnologia de luz ultravioleta (UV). Neste caso, as memórias a serem apagadas são do tipo:

  • A EPROM.
  • B RAM.
  • C PROM.
  • D Flash.
  • E EEPROM.
5

Como técnico do laboratório você precisa visualizar e configurar os componentes instalados na placa-mãe dos microcomputadores. Neste caso você utiliza o recurso:

  • A POST.
  • B Flash.
  • C DAT.
  • D SETUP.
  • E SSD.
6

Em um laboratório de informática é preciso instalar um software utilitário e um software aplicativo, respectivamente, em um microcomputador. Neste caso, você irá instalar:

  • A Linux e Antivírus.
  • B Winzip (compactador) e Java.
  • C Desfragmentador de discos e Excel.
  • D Antivírus e Linux.
  • E Powerpoint e Antivírus.
7

Existem softwares que não exigem pagamento de licenças, mas são protegidos por direitos autorais e existem outros que são disponibilizados no mercado para serem utilizados de forma gratuita por um período de tempo limitado ou com funções limitadas. Estes dois tipos de softwares são conhecidos, respectivamente, por:

  • A software proprietário e software livre.
  • B software freeware e software shareware.
  • C software freeware e software livre.
  • D software livre e software freeware.
  • E software shareware e software livre.
8

A seguir estão listados alguns dos comandos de controle e acesso no Linux, EXCETO:

  • A grep.
  • B logout.
  • C passwd.
  • D ssh.
  • E exit.
9

Suponha que você esteja no Windows e com o seu mouse você arrasta com o botão padrão, e sem apertar nenhum outro botão modificador, um arquivo de uma pasta do drive c padrão para outra pasta em outra unidade de disco do Windows. Neste caso o arquivo será:

  • A excluído da sua unidade.
  • B copiado para a pasta de destino.
  • C movido para a pasta de destino.
  • D enviado para a lixeira.
  • E copiado e enviado para a pasta downloads.
10

No Windows são extensões de arquivos de sistema:

  • A exe, dll e tmp.
  • B bat, exe e dll.
  • C com, bat e tmp.
  • D dll, tmp e reg.
  • E bat, com e rar.

Português

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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

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No título, “Aprenda a chamar a polícia”, os termos em destaque são classificados gramaticalmente, respectivamente, como

  • A artigo definido e pronome oblíquo.
  • B pronome oblíquo e preposição.
  • C artigo definido e artigo definido.
  • D preposição e pronome oblíquo.
  • E preposição e artigo definido.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

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A forma verbal sublinhada em “... os leves ruídos que vinham lá de fora...” (linhas 4-5), encontra-se no mesmo tempo da forma verbal presente no seguinte trecho:

  • A “(...) que não perderiam isso por nada neste mundo.”
  • B “(...) que não havia ninguém disponível.”
  • C “No meio do tumulto, um tenente se aproximou de mim (...)”
  • D “Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12 (...)”
  • E “Eu tenho o sono muito leve (...)”
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

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Na passagem “Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa.” (linhas 1-3), a relação estabelecida pelo conector “e” é de

  • A adição
  • B consequência
  • C oposição
  • D concessão
  • E tempo.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

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Assinale a opção em que todas as três palavras retiradas do Texto 2 pertencem à mesma classe gramatical.

  • A casa (linha 6) – sozinho (linha 8) – único (linha 24)
  • B passional (linha 28) – já (linha 28) – própria (33)
  • C esquinas (linha 13) – calçadas (linha 14) – carona (linha 18)
  • D transcreve (linha 3) – escrito (linha 4) – mandamentos (linha 5)
  • E alguns (linha 4) – táxi (linha 18) – país (linha 24)
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A reportagem sobre Elza Paulina de Souza destaca a desigualdade de gêneros vivida durante sua trajetória profissional. Representa um exemplo dessa desigualdade o seguinte fato citado no texto:

  • A “Trabalhou como empregada doméstica e dirigiu trator na roça.” (linhas 8-9)
  • B “...as agentes tinham que usar uma saia que limitava os movimentos e não podiam andar armadas...” (linhas 11-13)
  • C “Alta e com postura retilínea, Elza é uma figura imponente.” (linhas 14-15)
  • D “...muito pelo contrário, não passo a mão na cabeça, sou meio bruta, tropeços nos ambientes”. (linhas 16-18)
  • E “No programa Guardiã Maria da Penha, Elza foi a responsável pela instalação de uma espécie de botão de pânico virtual no aplicativo SP + Segura...” (linhas 27-30)
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Leia o fragmento a seguir para responder às questões 02 e 03:

“Primeira mulher nomeada comandante da maior guarda do país, Elza Paulina de Souza, 52 anos, viveu a desigualdade de gêneros durante sua trajetória. Mãe solteira, chegou a ter que esconder a filha pequena em um banheiro do seu posto de trabalho por não ter com quem deixá-la.” (linhas 1-7)

Cada expressão sublinhada no trecho em estudo exerce, respectivamente, a seguinte função sintática:

  • A Vocativo, adjunto adnominal, sujeito
  • B Predicativo, sujeito, adjunto adnominal
  • C Aposto, predicativo, objeto direto
  • D Sujeito, complemento nominal, predicativo
  • E Objeto direto, aposto, objeto indireto
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Leia o fragmento a seguir para responder às questões 02 e 03:

“Primeira mulher nomeada comandante da maior guarda do país, Elza Paulina de Souza, 52 anos, viveu a desigualdade de gêneros durante sua trajetória. Mãe solteira, chegou a ter que esconder a filha pequena em um banheiro do seu posto de trabalho por não ter com quem deixá-la.” (linhas 1-7)

Em “Mãe solteira, chegou a ter que esconder a filha pequena em um banheiro do seu posto de trabalho por não ter com quem deixá-la” (linhas 4-7), a oração sublinhada expressa ideia de:

  • A Modo
  • B Condição
  • C Lugar
  • D Fim
  • E Causa
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Os vocábulos “ex-doméstica” (título), “desigualdade” (linha 3), “meiguinha” (linha 16), formam-se, respectivamente, pelos processos de:

  • A Locução; conversão; composição
  • B Conversão; parassíntese; prefixação
  • C Composição; prefixação; conversão
  • D Regressão; sufixação; parassíntese
  • E Prefixação; prefixação e sufixação; sufixação
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Para responder às questões 05 e 06, leia o fragmento abaixo:
    
    “Alta e com postura retilínea, Elza é uma figura imponente. Diz que nunca foi conhecida por ser ‘meiguinha’ – ‘muito pelo contrário, não passo a mão na cabeça, sou meio bruta, tropeços nos ambientes’.
    Essa postura, ressalta, não tem a ver com uma maneira de marcar território em uma instituição historicamente masculina. ‘Não preciso cuspir no chão para mostrar que sou mais capaz que um homem’”. (linhas 14-23)

Em “Diz que nunca foi conhecida por ser ‘meiguinha’ – ‘muito pelo contrário, não passo a mão na cabeça, sou meio bruta, tropeços nos ambientes’”, as palavras sublinhadas exemplificam um caso de:

  • A Antítese
  • B Metáfora
  • C Hipérbole
  • D Eufemismo
  • E Metonímia
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Para responder às questões 05 e 06, leia o fragmento abaixo:
    
    “Alta e com postura retilínea, Elza é uma figura imponente. Diz que nunca foi conhecida por ser ‘meiguinha’ – ‘muito pelo contrário, não passo a mão na cabeça, sou meio bruta, tropeços nos ambientes’.
    Essa postura, ressalta, não tem a ver com uma maneira de marcar território em uma instituição historicamente masculina. ‘Não preciso cuspir no chão para mostrar que sou mais capaz que um homem’”. (linhas 14-23)

Expressões como “não passo a mão na cabeça” e “marcar território” são marcas de

  • A formalidade.
  • B coloquialismo.
  • C regionalismo.
  • D jargão profissional.
  • E licença poética.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

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São marcas de subjetividade no texto opinativo “Onde anda o Guarda Belo?”:

  • A o emprego da 1ª pessoa em “minha infância” (linha 2) e em “falei” (linha 22) e de qualificações de cunho pessoal: “boas, agradáveis lembranças” (linhas 6-7); “era o máximo” (linha 13).
  • B o uso da descrição detalhada: “uniforme azul-marinho, luvas brancas, cordão dourado descendo do ombro até o cinturão negro, quepe ou capacete, este último também branco para os guardas de trânsito” (linhas 13-17).
  • C a interlocução com o leitor: “Onde anda o Guarda Belo?” (título); “pasme” (linha 6) e “Sim, porque os guardas civis cuidavam do trânsito...” (linhas 17-18).
  • D a seleção vocabular própria de outra geração: “vive às turras” (linha 27); “gatos malandros” (linha 28); “se metendo em encrencas” (linha 29); “gatinhos endiabrados” (linha 30).
  • E a alternância entre os tempos do passado e o presente, momento em que fala o enunciador: “os guardas civis cuidavam do trânsito” (linha 18); “um dia ficaram” (linha 24); “Todas essas lembranças vêm a propósito” (linhas 36-37).
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

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Em “Há duas imagens de minha infância que permanecem muito vivas na lembrança. Ambas envolvendo polícia e ambas, pasme, boas, agradáveis lembranças.” (linhas 1-7) (...) “Uma delas...,” (linha 8) “A outra imagem...” (linha 22), evidencia-se o mecanismo de coesão textual da:

  • A Intertextualidade
  • B Elipse
  • C Anáfora
  • D Catáfora
  • E Repetição
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O emprego do travessão em “...comum a todos os que um dia ficaram — ou ainda ficam — diante de um desenho animado da TV e sabem quem é o Guarda Belo...” (linhas 23-26) tem como objetivo

  • A destacar o final do enunciado.
  • B indicar a fala o locutor.
  • C interpor um comentário.
  • D dar realce a uma conclusão.
  • E ligar grupos de palavras.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

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O trecho “A outra imagem de que falei também é da infância, aparentemente boba, mas comum a todos os que um dia ficaram — ou ainda ficam — diante de um desenho animado da TV e sabem quem é o Guarda Belo.” (linhas 22-26), tem seu sentido alterado se o conectivo sublinhado for substituído por

  • A contudo.
  • B entretanto.
  • C no entanto.
  • D porém.
  • E portanto.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

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No Texto 1, predomina o tipo textual

  • A narrativo, porque apresenta um ponto de vista dinâmico.
  • B expositivo, já que expõe um drama a que todo brasileiro está sujeito.
  • C descritivo, tendo em vista que descreve as ações do protagonista para chamar a polícia.
  • D argumentativo, pois o protagonista tenta convencer a polícia de que a situação na casa era grave.
  • E injuntivo, uma vez que, ao proceder a queixa, o protagonista dá instruções para que a polícia prenda o ladrão.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

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No texto de Veríssimo, o humor é consequência, sobretudo, da

  • A resposta dada, ao final, pelo protagonista ao tenente da polícia.
  • B expressão de assombro do assaltante ao ver um helicóptero sobrevoando a casa.
  • C estratégia utilizada pelo protagonista para atrair a polícia para a sua residência.
  • D “suposta” morte do assaltante e consequente o interesse da “turma dos direitos humanos”.
  • E demonstração de medo do protagonista que, mesmo estando em uma casa segura, faz questão de chamar a polícia.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

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No Texto 1, percebe-se o uso de uma linguagem mais informal, próxima da língua falada e de acordo com a situação de comunicação retratada. Analise as quatro assertivas a seguir sobre o uso da variante linguística utilizada no texto em análise.

I Em “Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas (...)” (linhas 1-2), a imprecisão referente à data é própria da linguagem informal.

II Em “Perguntaram-me se o ladrão estava armado (...)” (linha 13), a ênclise é própria da modalidade oral informal.

III Em “O tiro fez um estrago danado no cara!” (linha 24), “danado” é uma gíria muito comum e, nesse contexto, significa “enorme”.

IV Em “(...) e a turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo” (linhas 27-29), há uma problema de concordância, recorrente na variante informal da língua portuguesa.

É verdadeiro o que está contido somente em

  • A I e III.
  • B II e III.
  • C II e IV.
  • D III.
  • E IV.
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Na passagem “Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa (...).” (linhas 21-23), o termo em destaque exerce a função sintática de

  • A sujeito.
  • B objeto indireto.
  • C adjunto adverbial.
  • D adjunto adnominal.
  • E complemento verbal.
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Sob o ponto de vista morfológico, todas as palavras destacadas a seguir podem ser flexionadas em número, EXCETO

  • AEu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas (...)”
  • B “Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas (...)”
  • C “Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas (...)”
  • D “Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas (...)”
  • E “Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas (...)”
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

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No trecho em destaque “Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos direitos humanos (...)” (linhas 25-28), um dos mecanismos de coesão presente é

  • A a anáfora.
  • B a elipse.
  • C a catáfora.
  • D a hiperonímia
  • E o paralelismo estrutural.

Legislação de Trânsito

31

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, se o condutor do veículo, na ocasião do acidente, não prestar imediato socorro à vítima, ou, não podendo fazê-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxílio da autoridade pública, poderá ser configurado(a):

  • A Crime punido com detenção
  • B Infração média de trânsito
  • C Infração leve administrativa
  • D Contravenção punida com prisão simples
  • E Medida administrativa de cassação do direito de dirigir
32

De acordo com a gradação atribuída pelo Código de Trânsito Brasileiro, relacionada na coluna 1, estabeleça a correspondência com as infrações previstas na coluna 2.

Coluna 1

(1) gravíssima

(2) grave

(3) média

(4) leve

Coluna 2

( ) Usar o veículo para arremessar, sobre os pedestres ou veículos, água ou detritos.

( ) Estacionar veículo em acostamento, salvo motivo de força maior.

( ) Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso.

( ) Utilizar-se de veículo para, em via pública, demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus.

( ) Dirigir veículo com Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir cassada ou com suspensão do direito de dirigir.

( ) Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A 3, 4, 3, 1, 1, 2.
  • B 4, 2, 1, 2, 1, 3.
  • C 4, 2, 3, 1, 2, 1.
  • D 1, 2, 3, 4, 2, 1.
  • E 2, 2, 1, 3, 4, 4.
33

Com relação à circulação de bicicletas, julgue se os itens seguintes são Verdadeiros(V) ou Falsos(F).

( ) A circulação de bicicletas nas calçadas é proibida, em regra, pelo Código de Trânsito Brasileiro.

( ) Havendo ciclovia ou ciclofaixa, a circulação de bicicletas pode ser em sentido contrário ao da circulação de veículos (contramão).

( ) Os ciclomotores podem ser conduzidos nas vias de trânsito rápido.

( ) Onde não houver ciclovia ou acostamento, as bicicletas devem circular na pista de rolamento à direita, mesmo quando a faixa da direita for exclusiva para outro tipo de veículo.

A ordem correta, de cima para baixo, é:

  • A F, V, F, V.
  • B F, F, V, F.
  • C V, F, F, V.
  • D V, V, F, F.
  • E F, V, V, F.
34

A precedência de sinais de trânsito, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, são:

  • A indicações dos sinais, normas de trânsito, indicações do semáforo, ordens do agente de trânsito.
  • B ordens do agente de trânsito, indicações do semáforo, indicações dos sinais, normas de trânsito.
  • C normas de trânsito, ordens do agente de trânsito, indicações do semáforo, indicações dos sinais.
  • D ordens do agente de trânsito, normas de trânsito, indicações dos sinais, indicações do semáforo.
  • E indicações do semáforo, indicações dos sinais, ordens do agente de trânsito, normas de trânsito.

Raciocínio Lógico

35

Um conjunto A é formado pelas letras da palavra PROFESSOR, um conjunto B é formado pelas letras da palavra SALÁRIO. O número de letras do conjunto formado pela união desses dois conjuntos, é igual a:

  • A 9
  • B 12
  • C 14
  • D 15
  • E 16
36

Observe a seguinte sequência lógica:

A2H B4G C8F D16E

Seguindo a mesma lei de formação, o próximo elemento da sequência será:
  • A E32D.
  • B E32F.
  • C E64D.
  • D E64E.
  • E E64F.
37

São contratados 24 profissionais para que uma determinada tarefa fique pronta em 5 dias. Se a mesma tarefa tivesse que ficar pronta em 3 dias, com a mesma jornada diária de trabalho, o número necessário de profissionais a mais que deveriam ser contratados é:

  • A 8
  • B 16
  • C 40
  • D 42
38

Cláudia saiu de casa com dinheiro na bolsa para fazer compras. Gastou R$ 30,00 em uma loja e em outra, 25% do dinheiro que restava na bolsa. Tendo voltado com R$ 54,00, Cláudia saiu de casa com

  • A R$ 72,00
  • B R$ 102,00
  • C R$ 216,00
  • D R$ 306,00
39

Considere as seguintes proposições:


p: Todo X é Y.

q: Nada que é Y é Z.



Se p e p são verdadeiras, é verdadeira também a proposição:

  • A Todo Z é Y.
  • B Todo Z é X.
  • C Algum X é Z.
  • D Nada que é X é Z.
40

Pedro possui somente notas de dois, cinco e dez reais. Ele tem vinte e sete reais sem contar a única nota de dez reais que possui e tem doze reais em notas de dois reais. A quantidade de notas que Pedro possui é:

  • A 4
  • B 9
  • C 10
  • D 12
41

A tabela a seguir apresenta sequências numéricas que estão dispostas nas linhas Li , onde i ∈ IN

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas 


A soma do centésimo termo da L1 com o terceiro termo da L1000 vale 

  • A 2101
  • B 2002
  • C 3101
  • D 3003