Observe a sequência de comandos executados no programa AutoCad listada a seguir.
Command: Line From point: 0,0 To point: 0,200 To point: @200,0 To point: @0,200 To point: @400<0 To point: 600,200 To point: @200,0 To point: @0,-200 To point: Enter (encerra o comando)
A área do polígono formado por essa sequência de comandos é de:
José, técnico de laboratório, foi incumbido de fazer o controle de estoque do material de informática e deseja separar as unidades dos microcomputadores. Neste contexto, são exemplos de unidades de entrada, unidades de saída e unidades de entrada e saída em microcomputadores, respectivamente:
Um técnico precisa identificar a resolução de uma impressora. Das medidas seguintes, a que se refere à resolução de impressoras é:
No laboratório de informática você dispõe de um dispositivo para apagar um determinado tipo de memória com tecnologia de luz ultravioleta (UV). Neste caso, as memórias a serem apagadas são do tipo:
Como técnico do laboratório você precisa visualizar e configurar os componentes instalados na placa-mãe dos microcomputadores. Neste caso você utiliza o recurso:
Em um laboratório de informática é preciso instalar um software utilitário e um software aplicativo, respectivamente, em um microcomputador. Neste caso, você irá instalar:
Existem softwares que não exigem pagamento de licenças, mas são protegidos por direitos autorais e existem outros que são disponibilizados no mercado para serem utilizados de forma gratuita por um período de tempo limitado ou com funções limitadas. Estes dois tipos de softwares são conhecidos, respectivamente, por:
A seguir estão listados alguns dos comandos de controle e acesso no Linux, EXCETO:
Suponha que você esteja no Windows e com o seu mouse você arrasta com o botão padrão, e sem apertar nenhum outro botão modificador, um arquivo de uma pasta do drive c padrão para outra pasta em outra unidade de disco do Windows. Neste caso o arquivo será:
No Windows são extensões de arquivos de sistema:
No título, “Aprenda a chamar a polícia”, os termos em destaque são classificados gramaticalmente, respectivamente, como
A forma verbal sublinhada em “... os leves ruídos que vinham lá de fora...” (linhas 4-5), encontra-se no mesmo tempo da forma verbal presente no seguinte trecho:
Na passagem “Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa.” (linhas 1-3), a relação estabelecida pelo conector “e” é de
Assinale a opção em que todas as três palavras retiradas do Texto 2 pertencem à mesma classe gramatical.
A reportagem sobre Elza Paulina de Souza destaca a desigualdade de gêneros vivida durante sua trajetória profissional. Representa um exemplo dessa desigualdade o seguinte fato citado no texto:
Cada expressão sublinhada no trecho em estudo exerce, respectivamente, a seguinte função sintática:
Em “Mãe solteira, chegou a ter que esconder a filha pequena em um banheiro do seu posto de trabalho por não ter com quem deixá-la” (linhas 4-7), a oração sublinhada expressa ideia de:
Os vocábulos “ex-doméstica” (título), “desigualdade” (linha 3), “meiguinha” (linha 16), formam-se, respectivamente, pelos processos de:
Em “Diz que nunca foi conhecida por ser ‘meiguinha’ – ‘muito pelo contrário, não passo a mão na cabeça, sou meio bruta, tropeços nos ambientes’”, as palavras sublinhadas exemplificam um caso de:
Expressões como “não passo a mão na cabeça” e “marcar território” são marcas de
São marcas de subjetividade no texto opinativo “Onde anda o Guarda Belo?”:
Em “Há duas imagens de minha infância que permanecem muito vivas na lembrança. Ambas envolvendo polícia e ambas, pasme, boas, agradáveis lembranças.” (linhas 1-7) (...) “Uma delas...,” (linha 8) “A outra imagem...” (linha 22), evidencia-se o mecanismo de coesão textual da:
O emprego do travessão em “...comum a todos os que um dia ficaram — ou ainda ficam — diante de um desenho animado da TV e sabem quem é o Guarda Belo...” (linhas 23-26) tem como objetivo
O trecho “A outra imagem de que falei também é da infância, aparentemente boba, mas comum a todos os que um dia ficaram — ou ainda ficam — diante de um desenho animado da TV e sabem quem é o Guarda Belo.” (linhas 22-26), tem seu sentido alterado se o conectivo sublinhado for substituído por
No Texto 1, predomina o tipo textual
No texto de Veríssimo, o humor é consequência, sobretudo, da
No Texto 1, percebe-se o uso de uma linguagem mais informal, próxima da língua falada e de acordo com a situação de comunicação retratada. Analise as quatro assertivas a seguir sobre o uso da variante linguística utilizada no texto em análise.
I Em “Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas (...)” (linhas 1-2), a imprecisão referente à data é própria da linguagem informal.
II Em “Perguntaram-me se o ladrão estava armado (...)” (linha 13), a ênclise é própria da modalidade oral informal.
III Em “O tiro fez um estrago danado no cara!” (linha 24), “danado” é uma gíria muito comum e, nesse contexto, significa “enorme”.
IV Em “(...) e a turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo” (linhas 27-29), há uma problema de concordância, recorrente na variante informal da língua portuguesa.
É verdadeiro o que está contido somente em
Na passagem “Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa (...).” (linhas 21-23), o termo em destaque exerce a função sintática de
Sob o ponto de vista morfológico, todas as palavras destacadas a seguir podem ser flexionadas em número, EXCETO
No trecho em destaque “Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos direitos humanos (...)” (linhas 25-28), um dos mecanismos de coesão presente é
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, se o condutor do veículo, na ocasião do acidente, não prestar imediato socorro à vítima, ou, não podendo fazê-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxílio da autoridade pública, poderá ser configurado(a):
De acordo com a gradação atribuída pelo Código de Trânsito Brasileiro, relacionada na coluna 1, estabeleça a correspondência com as infrações previstas na coluna 2.
Coluna 1
(1) gravíssima
(2) grave
(3) média
(4) leve
Coluna 2
( ) Usar o veículo para arremessar, sobre os pedestres ou veículos, água ou detritos.
( ) Estacionar veículo em acostamento, salvo motivo de força maior.
( ) Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso.
( ) Utilizar-se de veículo para, em via pública, demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus.
( ) Dirigir veículo com Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir cassada ou com suspensão do direito de dirigir.
( ) Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Com relação à circulação de bicicletas, julgue se os itens seguintes são Verdadeiros(V) ou Falsos(F).
( ) A circulação de bicicletas nas calçadas é proibida, em regra, pelo Código de Trânsito Brasileiro.
( ) Havendo ciclovia ou ciclofaixa, a circulação de bicicletas pode ser em sentido contrário ao da circulação de veículos (contramão).
( ) Os ciclomotores podem ser conduzidos nas vias de trânsito rápido.
( ) Onde não houver ciclovia ou acostamento, as bicicletas devem circular na pista de rolamento à direita, mesmo quando a faixa da direita for exclusiva para outro tipo de veículo.
A ordem correta, de cima para baixo, é:
A precedência de sinais de trânsito, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, são:
Um conjunto A é formado pelas letras da palavra PROFESSOR, um conjunto B é formado pelas letras da palavra SALÁRIO. O número de letras do conjunto formado pela união desses dois conjuntos, é igual a:
Observe a seguinte sequência lógica:
A2H B4G C8F D16E
Seguindo a mesma lei de formação, o próximo elemento da sequência será:São contratados 24 profissionais para que uma determinada tarefa fique pronta em 5 dias. Se a mesma tarefa tivesse que ficar pronta em 3 dias, com a mesma jornada diária de trabalho, o número necessário de profissionais a mais que deveriam ser contratados é:
Cláudia saiu de casa com dinheiro na bolsa para fazer compras. Gastou R$ 30,00 em uma loja e em outra, 25% do dinheiro que restava na bolsa. Tendo voltado com R$ 54,00, Cláudia saiu de casa com
Considere as seguintes proposições:
p: Todo X é Y.
q: Nada que é Y é Z.
Se p e p são verdadeiras, é verdadeira também a proposição:
Pedro possui somente notas de dois, cinco e dez reais. Ele tem vinte e sete reais sem contar a única nota de dez reais que possui e tem doze reais em notas de dois reais. A quantidade de notas que Pedro possui é:
A tabela a seguir apresenta sequências numéricas que estão dispostas nas linhas Li , onde i ∈ IN
A soma do centésimo termo da L1 com o terceiro termo da L1000 vale